Esse foi o tema da Redação do Enem de 2017 A repercussão trouxe à tona uma questão da sociedade brasileira: que é a negligência com essa parte da população. O Enem abrangeu isso daí pros surdos de uma forma que está todo mundo falando essa semana, mas não sabem nem o que significa O que é a inclusão. O Brasil tem cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo o IBGE, mas nesse universo há uma grande diversidade Há surdos que se comunicam em Libras, a língua brasileira de sinais, há outros que nascem surdos e aprendem a falar Há também os bilíngues e aqueles que perderam audição, mas sabiam falar antes.
É comum ouvir a expressão 'surdo-mudo', mas não existe a figura do surdo-mudo Os surdos, sejam eles oralizados ou sinalizados tem capacidade de comunicação e não podem ser considerados mudos Em geral, pessoas que conseguem ouvir um pouco ou perderam a audição depois de aprender a língua portuguesa, se acomodam melhor em escolas regulares. Vão precisar na escola, às vezes, de auxílio da tecnologia, como aparelho auditivo, implantes cocleares e até radiotransmissores para os professores. Professor pode simplesmente ter uma atenção especial, falando de forma devagar, pra que os surdos oralizados desenvolvam a leitura labial.
Um processo que, segundo educadores, é bem complexo e exige muito dos alunos. O professor dizia que não sabia libras Então tem que aprender. Pois é, eu uso língua de sinais e você fala, e agora?
Eu fiquei desestimulado e parei de estudar O professor fala de costas, eu sou surdo e não entendo nada Escrever em português é uma grande dificuldade Eu entendo muito pouco de português. Prefiro sinais porque o português é difícil Ser surdo de nascença e se oralizar ou aprender libras vai depender de cada pessoa, depende dos acessos, das oportunidades. Então eu acho que essa parte de "o aluno se adapta" ela é muito boa pra quem tem capacidade pra isso Do contrário, a escola tem que oferecer o que o aluno precisa O meu medo do ensino do futuro dela É ela mudar de escola, e ficar parada, bloqueada, isolada, excluída.
Porque não existe inclusão Existe exclusão! Como é que os nossos filhos vão entender, Olhar pra lousa e olhar pro intéprete, o interlocutor ao mesmo tempo? Nós queremos que nossos filhos tenham uma educação voltada pra eles Porque a primeira língua dos nossos filhos não é português É libras.
O português é só escrito pra eles. Por isso que têm essa dificuldade. A libras é uma língua própria, é uma língua oficial do Brasil tem até sotaque de cada Estado.
O surdo que se alfabetizou em libras tem uma cultura própria, é uma língua que muda de país pra país. É comum que essas pessoas chamadas de surdos sinalizados aprendam a língua portuguesa como uma segunda língua em escolas bilíngues Este grupo, segundo estimativas somam 700 mil pessoas vai demandar uma educação especializada com professores treinados em libras que não façam apenas tradução Por isso, a videoprova do Enem traduzida pra libras foi o recurso usado por 1635 candidatos com surdez ou deficiência auditiva. A tecnologia pode ajudar a retomada da capacidade auditiva dessas pessoas, mas muitas delas defendem que continuam surdas porque essa é a condição natural delas.
O primeiro passo não é procurar uma inclusão perfeita, O primeiro passo é procurar as atitudes junto com o aluno, junto com as famílias. que possam trazer essa criança pra ser incluída em sala de aula São várias vertentes que a gente pode usar, mas a base de tudo é a atitude de quere incluir de querer que o aluno seja parte da turma, e isso é o mais difícil. Gostou desse vídeo?
curta, comente e compartilhe e se inscreva no nosso canal no Youtube.