Pai Nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal Amém enviai senhor o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vó ó Maria Concebida sem pecado rogai por nós que recorremos
a vós em nome do pai e do filho e do Espírito Santo amém Então ontem nós terminamos o caminho de Abraão mas eu queria terminar convidando-os a olhar para a Virgem Maria a filha de Abraão nossa mãe na fé que eu vou dizer aqui basicamente eu disse para uma das turmas a segunda turma para qual eu preguei aqui em Juiz de Fora quando preguei o retio sobre os encontros de Jesus porque Dom Gil me cobrou eu tinha eu tinha feito para primeira turma Os encontros Aí depois ele ainda disse que faltava um encontro com nossa
senhora que eu não tinha pensado porque não existe assim um encontro mas aí eu terminei fazendo uma meditação e na outra turma na segunda turma paraa qual eu preguei do clero então eu coloquei os um encontro com a Virgem Maria e aqui né falando sobre Abraão Achei por bem também colocar porque Maria é perfeita filha de Abraão como Abraão é nosso pai na fé a Virgem Maria é Nossa mãe na fé e eu começo aqui com uma frase uma umas palavras do Frei Inácio larranaga a vida de Maria não foi turismo né turismo você sai
com tudo marcado já antes os hotéis as cidades até o carregador de mala você já paga o ônibus o caminho de Nossa Senhora não foi turismo não foi n a gente Às vezes tem uma visão muito floreada e pouco teológica muito de uma afetividade flor de laranja e pouco bíblica sobre a Virgem Maria isso é muito triste porque o papel de Nossa Senhora o papel da mãe de Deus na Igreja é altíssimo mas não é esse floreado que a gente faz é de outra qualidade é de outra qualidade por exemplo né A Via Sacra que
nós fizemos colocam as coisas de Nossa Senhora que tão mais no lado da ilação do afeto do que da Como diz O Matuto Nordeste falta sustância ele diz assim Falta consistência bíblico teológica então é nós precisamos de uma mariologia uma mariologia de fibra uma virgem maria com com a escritura e com a igreja revela pois bem a vida de Maria não foi turismo como todos nós ela foi descobrindo o mistério de Jesus Cristo com a atitude típica dos Pobres de Deus abandono busca humilde confiante também a mãe teve que ir peregrinando entre ruas vazias e
vales escuros nessa vida buscando pouco a pouco o rosto e a vontade do pai como nós não foi brincadeira o caminho de Nossa Senhora as escrituras Santas e a contínua tradição da igreja costumam aproximar A Fé de Abraão o pai do antigo povo de Deus da Fé da Virgem Maria Mãe do Novo Israel que é a igreja é muito bonito ligado ao antigo Israel ao nascimento do antigo Israel a um modelo da Fé o pai Abraão ligado ao nascimento da igreja há um outro modelo de fé mais excelente que Abraão a mãe a Virgem Maria
não é por acaso a palavra do anjo Gabriel a Virgem para Deus nada é impossível eu já fiz referência a isso aqui durante o Retiro de onde vem essa palavra que Lucas coloca na boca de Gabriel ele pega do Gênesis 18 trata-se efetivamente de uma referência da palavra do eterno a Sara a esposa de Abraão que duvidou acaso existe algo de tão maravilhoso para o senhor para Deus nada é impossível veja Lucas vê aí em Maria uma nova Sara mas a Sara que crê a mãe do Novo Israel veja mãe da igreja é interessante se
a gente fosse pegar só nos Evangelhos o que os Evangelhos dizem não de modo direto mas como os os orientais fazem como os homens da Bíblia pass de reminiscência sobre Nossa Senhora tá para fazer uma ladaia para São Lucas Maria é Arca da Aliança veja né para São Lucas Maria é a filha de Sião para São Lucas Maria é a esposa do Altíssimo é a nova Videira então há toda toda uma uma uma uma verdadeira mariologia ali como aqui veja Maria é a nova Sara é a verdadeira Sara acolhendo em pleno a perene consciência da
igreja o Concílio Vaticano sego afirmou que a virgem santíssima sobressai entre os humildes e os pobres do Senhor que confiadamente dele esperam e recebem a salvação né O que significa o que são esses pobres esses hum aqueles que começando com Abraão nosso pai passando por todos os profetas de Israel por todos os justos do Antigo Testamento peregrinaram diante de Deus Não colocaram condições se deixaram guiar se deixaram moer por Deus Esses são os pobres Esses são os pobres como o salmista diz eu eu sou Peregrino como todos os meus pais veja então nossa senhora é
dessa como como Ana que derrama o seu Cora diante de Deus emo como Isabel de Zacarias Estér veja as mães de Israel como Judite que confiando só em Deus enfrente a lof como que praticamente vê sua vida perdida ao aparecer Diante do Rei sem ser chamada e confia no senhor Então nossa senhora se coloca nessa longa fila de homens de mulheres que caminharam que peregrinaram diante de Deus e ela se sobressai entre os humildes e pobres e a gente vai ver por o Concílio afirmou por de modo profundo e comovente e a gente devia valorizar
tanto essa afirmação que também a bem-aventurada virgem peregrinou no Caminho da Fé peregrinou ela foi como diz São Paulo de fé para fé viveu de fé Coitada acompanhemos pois de modo sucinto vão ajeitando aí o português est impressionante peregrinação da virgem fiel que está na origem do Novo Israel lembre sempre que nossa senhora é modelo é ícone da igreja o melhor lugar para fazer eclesiologia é olhar Nossa Senhora a igreja é virgem a igreja é discípula a igreja é mãe a leva Jesus a igreja mostra Jesus exatamente o que a Virgem faz a igreja é
esposa a igreja é Imaculada veja não nos seus membros não pelo que os seus membros apronta mas em si mesmo igreja não é santa e pecadora isso é luteranismo a igreja é santa igreja é Imaculada indefectivelmente Santa dizer que a igreja santa e pecadora é transferir eclesiologia o erro de Lutero na antropologia da graça né dizer que a gente depois de justificado não é pecador isso Concílio de Trento condenem Lutero e já antes os concílios de Cartago o Indío celestine e já diziam que não e a escritura diz que não todo aquele que está em
Cristo é uma nova criatura né a gente tem pecado mas não é pecado lembre cono os concelos de Cartago e o indíos dizem a Deus nada mais desagrada naquele que foi justificado pois bem mas não é esse o caso agora segundo as escrituras sagradas a efetiva peregrinação da virgem nas vias da Fé de Abraão começa com o anúncio o convite que o senhor lhe fez por meio de Gabriel nosso senhor desmantela totalmente a vida de Nossa Senhora Veja uma jovenzinha devia ter quantos anos 13 15 como toda jovem da Galileia certamente pensava em casar em
ter filhos e aí Deus entra já estava Prometida Deus invade a vida de Maria invade ser a mãe do Messias de Israel aquele descendente de Abraão que reinaria na casa de Jacó para sempre uma coisa muito bonita é o realismo de Nossa Senhora sua fé sua Total abertura para o Deus santo de Israel não a afasta do concreto de sua situação e das implicações de sua escolha veja ela não é desposada ainda ela é Virgem Maria não é uma deslumbrada uma mulher muito realista como é que vai ser isso eu não conheço homem algum veja
tem um problema Gabriel eu não conheço homem veja não é uma tonta uma deslumbrada a resposta de Gabriel é inaudita absolutamente senão impossível o espírito santo o espírito do Deus de Israel o espírito pelo qual no qual tudo foi criado o espírito que abriu o mar vermelho aquele vento coco que deu sopra imagem do Espírito o mesmo que é soprado nas águas do batismo pois bem o espírito de Deus o espírito do eterno virá sobre ti o poder do isso aqui é né lembre daqu da da da poética bíblica isso aqui é quase que são
dois versos paralelismo né o espírito virá sobre ti o poder do Altíssimo te cobrirá ou seja o espírito é o poder do Altíssimo o poder do Altíssimo é o espírito vai te cobrir com a sua sombra como cobriu a tenda de reunião como cobriu o Monte Sinai Veja a chequin presença Luminosa de Deus gloriosa vai te cobrir é que coisa impressionante ali está a nova tenda outro título pela adinha Tenda de reunião né ou até monte onde a lei é dada lembre que o monte sinal é coberto por uma nuvem trovões relâmpagos é o espírito
de Deus a glória de Deus a chequin de Deus o santo que nascer de ti será chamado filho de Deus é uma teofania que vai acontecer na virgem maria vejam é é uma coisa inaudita o anjo fala Deus tinha feito mulheres estéreis conceber Sara Ana Rebeca tantas outras mas aqui não era um estério conceber aqui é uma virgem conceber e o Anjo lhe dá um sinal Maria Não pede mas o Anjo dá né a gravidez da parente idosa e estéril como Sara Mãe de Israel pois para Deus nada é impossível não foi impossível tornar fecundo
o ventre de Sara não será impossível tornar fecundo o ventre da virgem e Deus dá o sinal tua apenta Isabel que mora lá longe no Sul na Judeia que Tu conheces de nome pelo menos é est é idosa está grávida é o sexto mês notícias assombrosas e José o queia veja não é brincadeira um filho que não era seu acreditaria iria abandoná-la pela lei de Israel José poderia e deveria abandoná-la vai ficar com um filho que não é dele vai roubar um filho de outro o que diria a gente miúda mesquinha de um povoado Zinho
de nada como Nazaré veja tinha uma palavra ebraica para isso né arufa temem toda língua essa palavra né uma mulher que que aparece grávida de um filho que um filho que não é do marido não tem não é um nome bonito depois vocês procur a tradução né quer dizer a violada a a bom o não é um nome bonito tá certo era este o duro apelativo para uma mãe solteira sua vida estaria destroçada para sempre é o senhor quem pede é o eterno o santo de Israel quem lhe faz a proposta Nossa Senhora não diz
volte amanhã eu vou consultar José não a Virgem crê é como Abraão Abraão eis-me aqui e Abraão fez como o senhor lhe ordenara a Virgem crê espera no senhor coloca nele mes esperança a ele se entrega de um modo Total eu sou a serva do senhor faça-se em mim segundo a tua palavra é uma coisa muito bonita na na perícope da Anunciação é que aparecem dois nomes de Maria Deus dá um nome a Maria toda agraciada é como se Gabriel mudasse o nome dela alegra-te ó toda agraciada Este é teu nome cheia de graça em
ti não há espaço PR desgraça do pecado e essa pericope termina com Maria dando o nome a ela eu sou a serva é muito bonito eu sou a serva Nossa Senhora se vê como Jesus Diante do pai Se você perguntasse a Jesus Jesus de Nazaré Quem és tu dele sairia uma palavra só que mostra qual era consciência dele eu sou o filho Toda a relação de Jesus para com o Deus de Israel é de filho é de filho o único modo como Jesus chama Deus é pai pai abá quando no Calvário ele diz meu Deus
meu Deus é porque tá Citando de Qual salmo salmo 21 22 meu Deus meu Deus porque que me abandonastes e ficais longe do meu pranto e minha prece ó meu Deus por voz eu grito e não respondes veja porque Jesus nunca chama Deus de Deus pai ele é o filho do mesmo modo a virgem santíssima na consciência dela diante de Deus ela é a serva eu sou a serva totalmente disponível vai Gabriel Diz ao Senhor eu estou disponível para o que ele quiser vocês Imaginem o que significa isso Imagine o que é isso na nossa
vida dizer Senhor eu estou aqui aquilo que Santa Teresa dizia vossa sou para vós nasci que quereis fazer de mim não é brincadeira ou Como dizia char de de mim eu te dou graças estou disposto a tudo Aceito tudo essa é a atitude de Nossa Senhora a serva é o nome que ela mesma se dá totalmente receptiva disponível confiante serva eis a essência da autoconsciência da virgem diante do Deus de Israel obediente como Abraão disponível como Abraão e o Anjo retirou-se e a partir daí é silêncio desculpe a expressão Maria que se V como Abraão
Abraão oferece o teu filho e o silêncio de Deus não é que no outro dia Gabriel diz Maria como você dormiu depois da notícia de ontem bem coragem não não não é assim que Deus age Deus não é bonzinho o Deus de Jesus Cristo não é bonzinho é bom é bom mas é exigente Maria confiou abandonou-se Mas aquela que tudo guardava no coração Imagine quanto de perguntas de apreensões não traria nesse coração como é que uma Mena de 12 15 anos guardar só para si isso e como é essa gravidez vai ser como como é
que vem quando é que começa eu vou contar a quem isso contar a quem uma coisa dessa contar a quem Imagine se isso fosse hoje hoje não porque hoje na internet essa moçada conta tudo de um modo tão vulgar tão superficial mas uma pessoa boa da cabeça contar quem uma coisa dessa dizer Olhe ontem nosso senhor me revelou que eu tô grávida e não é do noivo e de quem é não foi um anjo vou dizer ao padre O que é que o padre diria né diria minha filha eu sei qual é o Anjo veja
você tem tem coisas vocês não imaginam a solidão de um profeta vocês não imaginam a solidão de Moisés a solidão de alguém que tem que tem uma notícia de Deus para dar e que recebeu essa notícia de um modo absolutamente único e para convencer que não é doido e que tá dizendo a verdade é um negócio tão apavorante tem uma solidão tão grande com quem Maria podia conversar com quem Maria podia conversar Deus foi mais Generoso Deus foi mais Generoso Deus foi mais assim fácil com a mãe de sã que a Bíblia nem diz o
nome da cuidada o Anjo aparece dizendo que ela vai ficar grávida aí ela corre Diz ao marido né o marido chamava manué diz olha apareceu um homem dizendo que eu vou ficar grávida e que o menino não é para tomar bebida forte não é para cortar o cabelo Bê Bá pronto aí depois o Anjo aparece novamente ela corre para chamar o marido el chega que o homem tá lá fora novamente e o marido chega disse foi você que falou com essa mulher é interessante como não é ele disse fui eu mesmo e então o que
que a gente tem que fazer com esse menino mas veja com Maria não ela sozinha que prova guardar para si somente um mistério tão grande seria mesmo verdade teria sido uma ilusão tanta é A Luminosa noite noa da serva que ela se agarra a sinal concedido pelo senhor ela não pediu mas deus deu ela correu apressadamente a casa de Isabel Nossa Senhora Vai Correndo à casa de Isabel não é para servir Isabel não é estando lá ela serve e é um modelo de sensibilidade e de serviço mas ela não foi para isso ela não ia
sair da Galileia no norte paraa Judeia no sul uma distância danada Veja com um país em convulsão social com um país so ajudar Isabel com quem ela certamente nem intimidade tinha ela vai correndo para ver o sinal é o único contato dela com a realidade Maria eu não estou mentindo tua parenta do est está grávida no sexto mês é um sinal tanto que ol como Lucas diz entrou na casa de Zacarias saudou Zacarias Não negócio dela ver a barriga de Isabel veja e o que é lindo é é são as delicadezas de Nosso Senhor Isabel
Não só está grávida mas mais bonita ainda Isabel já sabe o segredo de Nossa Senhora ela não precisa contar ela não precisa convencer Isabel Dee me vem que a mãe do meu Senhor venha me visitar Isabel naqueles 3S meses Isabel foi um alento para nossa senhora foi um refúgio o que aquelas duas mulheres e naqueles três meses não devem ter conversado sobre as maravilhas de Deus sobre o cuidado de Deus sobre a fidelidade de Deus sobre o que seus filhos seriam então por isso Maria corre à casa de Isabel Por isso a explosão São Lucas
é muito fino quando coloca isso quando ela vê Isabel grávida e escuta o que Isabel Diz ela explode na louvação ao Deus de Abraão ao constatar que a parente estava realmente grávida e mas já sabia da sua gravidez Observe que o magníficat é o resumo da história de Israel Maria recorda toda a história de Israel quem é o poderoso que Deus derrubou é o faraó do Egito é o rei da assíria é o império babilônio são os Peas veja Deus derruba os poderosos Deus exalta Israel e vai consumar essa exaltação no Messias que vem é
um canto Pascal veja entre as penumbras da fé e as provações o Deus santo vai conduzindo sua serva vai sustentando o seu caminho o resto é silêncio tremendo né Depois de 3S meses Mari tem Maria tem que voltar agora a barriga está o ventre está crescido e José vai dizer o qu é José seria um capítulo a parte meditar sobre a atitude de José que é belíssima mas não é o caso agora então silêncio da virgem que não tem o que dizer a José silêncio de Deus silêncio de José vejam que coisa como Maria viveu
aqueles dias o que lhe passou pelo coração não sabemos ao mistério do encontro do coração da virgem com o coração do Altíssimo como deve ter rezado essa mulher como deve ter se abandonado nas mãos de Deus como deve ter pedido a misericórdia de Nosso Senhor que resolvesse uma questão que não tinha solução humana não nenhuma depois a pobreza de Belém do Nascimento pobre de aperto precária somente remediada pela espontânea simplicidade dos pastores e pela admirável história que narra contaram o quees fora dito a respeito do menino aquele Nascimento tão pobre nãoé chegam os pastores com
história interessante queja Deus diz Nossa Senhora queo será filho do Altíssimo será ungido e mais nada outros vão falando do menino nossa senhora vai montando um quadro um mosaico como a gente vai montando o Mosaico da vontade de Deus na nossa vida pouco a pouco nosso senhor não mostra tudo no começo primeiro ele disse se jogue dêu o passo que eu lhe mostro a gente diz não mostre primeiro que eu dou depois não primeiro você dá se tu creres verás a glória de Deus primeiro crê primeiro abandona Maria contudo conservava cuidadosamente esses acontecimentos e os
meditava em seu coração a Virgem vai peregrinando na fé acostumando-se a caminhar diante do Senhor Deus que nos conduz por caminhos tão se nosso senhor cresceu em sabedoria e graça Quanto mais a Virgem Maria não é um jogo de carta marcada ela tem de peregrinar crer não é compreender tudo meus irmãos eu eu já disse tanto essa frase aqui crer Exige se entregando despojando-se de si próprio de seus planos desses modos dos modos e expectativas nossas né Deus Deus antes de nos consolar nos desola Deus não é um Deus que responde às nossas perguntas não
responde ele muda o nosso modo de perguntar Deus não corresponde às nossas expectativas ele muda não é um Deus de encomenda a gente não tem Deus na palma da mão não tem nós estamos nas mãos dele ele não está nas nossas mãos ele é o santo ele é o eterno eu sou o senhor vosso Deus que não aceita suborno não adianta não se não se barganha com Deus crê é ir deixando que os Senhor nos habite inteiramente português Aqui tá todo bagunçado a virgem no corpo experimentou isto viveu isto e foi se tornando sempre mais
virgem no seu coração disponível e Pobre a virgindade do corpo tá no começo da vida a virgindade do coração a gente vai adquirindo Nossa Senhora no corpo vai se tornando virgem no coração quanto mais o coração vai se unificando no Senhor mas é um coração virginal o Salmo diz mostra-me o teu caminho e andarei na tua verdade dá-me um coração um coração simples que tema o teu santo nome porque nosso coração é quebrado quer mil coisas quero ser pobre Maso quero acumular ou dinheiro ou vontade ou espaço ou poder oou prestígio o afeto veja quero
ser santo mas não quero perder a vida quero Deus mas quero a mim mesmo nós somos assim São Bento Citando os provérbios diz afasta-te das tuas vontades no plural para encontrar a vontade no singular de Deus a Virgem vai se tornando virgem no coração um coração totalmente pobre 40 dias depois da noite de Belém a palavra Tão misteriosa tão dolorosa do velho semeano imagine o aperto no coração de nossa Sen senhora que significa a palavra desse homem desconhecido aquele menino seria sinal de contradição sua paz seria inquieta desinstalar provocaria divisões e conflitos e ela mesma
a mãe estaria envolvida em toda esta dolorosa realidade a ti uma espada transpassará tua alma é inaceitável inaceitável a visão desses Pentecostais da tradição protestante dizer que nossa senhora não é ministra da salvação tá aqui Veja a nossa salvação a cruz respinga atinge a Virgem Maria uma espada veja o cravo que traspassa os membros de Cristo em forma de espada traspassa o teu coração aqui daqui Depende você afirmar que o fiel que o discípulo participa ou não da obra salvífica do senhor a escritura os apóstolos dizem que participa somos cooperadores de Deus cooperadores da Verdade
embaixadores do de Deus embaixadores de Cristo Vejam sirineu a virgem é a primeira e de modo excelente a participar da obra da salvação veja mais do que São Paulo ela pode dizer eu completo na minha carne veja o que faltou dos padecimentos de Cristo em benefício do seu corpo que é a igreja começa cedo começa cedo ela não será ppada ela estará implicada pessoalmente na missão daquele menino vindo do Deus santo de Israel mais uma vez a Virgem silencia Nossa Senhora é um poço de silêncio um poço de acolhimento veja de mistério acolhe cala-se sofre
espera no senhor também bem aqui ela é modelo da igreja como a igreja hoje tem um déficit de silêncio como a igreja hoje tem um déficit de escutar quantos documentos como a gente fala que igreja tagarela parece aquelas mulheres que não não param de matraquear fala o tempo todo fala sobre tudo a gente devia fazer uma moratória de palavras escutar o senhor passar uns tempo uns 10 sem um documento Só escutando a palavra do senhor desintoxicar de tanta ideia de tanta escutar o senhor repousar o coração desintoxicarse Aí sim sairia de nossa boca palavras que
iluminaria o mundo de verdade veja Deus de Israel bendito sejas tu pelos teus desígnios bendito seja tu sejas tu nos teus caminhos a nosso respeito por tudo quanto fizeres no nosso incerto futuro nós te damos graças pois sabemos com a certeza da fé que nossa pobre vida estará sempre em tuas mãos benditas certamente assim Maria se colocou diante daquele anúncio de semeão Depois ainda a tremenda angústia da fuga para o Egito Como pode que coisa escandalosa por causa daquele menino inocentes crianças perderam a vida de modo crudelíssimo por quê onde estava Deus em tudo isto
por que o senhor age assim por que permitia por que não quis salvar os inocentes de Belém como agora Brumadinho já falei para vocês umas três vezes nisso Veja tudo é silêncio de Deus por que senhor só na fé a gente pode digerir só na fé chorando sofrendo a gente pode no fim de tudo dizer Amém senhor que não é um Amém de conformismo mas é o amé doloroso da Obediência da Fé como os profetas Como Jesus na cruz pois bem a Virgem cala-se acolhe medita procura compreender Peregrina na densa e fria penumbra da Fé
quanto mistério quanta dor pense ainda na dura vida de exilados políticos da Sagrada Família A vida num país estrangeiro a solidão o medo as apreensões de quem vive escondido a saudade de Sião o Senhor Deus silenciosamente aparentemente ausente ia costurando seu desígnio salvífico descendo na existência de Maria e Jesus não vi anjo do céu servir a mesa não vim Arcanjo varrer a casa não é a vida miúda do dia a dia aquela vida meio opaca do dia a dia é nessa vida que a gente tem que descobrir Deus ou a gente descobre Deus nessa vida
aparentemente insignificante ou não vai descobri-lo nunca é a fé que transforma as coisas pequenas aparentemente insignificantes em caminho de salvação como nosso pai Abraão nossa senhora foi construindo Altares no seu coração altares de obediência de silêncio de abandono a Virgem pobre e disponível ia se deixando moldar conduzir como Abraão esperança de Israel Senhor por que és como um estrangeiro sobre a terra já li essa citação durante o retiro como um viajante que só passa uma noite porque és como um homem consternado como um guerreiro que não pode salvar por que é tão ausente senhor tão
misterioso Mas tu estás em nosso meio Senhor nome é invocado sobre nós não nos abandones Maria viveu isso Maria a Mística dela é a Mística das mulheres da Bíblia por isso a liturgia Olha a liturgia é uma fonte de espiritualidade sólida segurs por isso a liturgia nas festas da Virgem Maria nos faz falar de esté de Judite de Sara das Mães de Israel porque elas preparam prefiguram a Virgem Maria no plano de Deus elas prefiguram a Virgem filha de Sião então a gente para entender a Virgem Tem que olhar essas mulheres porque nelas no exemplo
delas a Virgem bebeu o próprio nome da virgem é uma homenagem à irmã de Moisés é homenagem a irmã de Moisés aí ainda na infância a misteriosa perícope da subida ao templo de Jerusalém com o menino Jesus o filho fica no templo no meio dos doutores seus pais procuram no angustiados por três dias mais uma vez aparece claro que o Senhor Deus se nos ama se é um Deus presente e atuante não é contudo Aquele que nos culpa dos embates da vida mas sim aquele que nos sustenta nos fortalece nos dá força para caminhar para
prosseguir mesmo nas provações nosso senhor não culpa Maria imagine três dias procurando esse menino e não tem um anjo dizendo Olha você vai encontrá-la coragem mais um pouquinho não é o silêncio de Deus o silêncio daqueles que apavoram a quanto a Virgem deve ter rezado Quanto deve ter se angustiado chorado e quando encontram Jesus a Virgem de modo tão humano tão materno desafoga toda a sua apreensão com palavras tão espontâneas meu filho por que agiste assim conosco Olha que teu pai e eu Aflitos te procurávamos a resposta do menino é tão distante por que me
procurares quase uma repreensão não sabias que devo estar na casa do meu pai cuidado de José escutar isso veja José fica no canto Jesus quase diz não meu compromisso é com outro veja o filho da virgem tem outra prioridade tem outro amor seu compromisso não é com seus pais Maria e José vão perdendo aquele menino filho tão deles e tão distante deles tão livre tão misterioso que nasce da Carne é carne é preciso nascer do espírito do Espírito de Deus veja é preciso passar do homem terreno para o homem celeste do homem psíquico para o
homem pneumático eles não compreenderam a palavra que ele lhes dissera Não compreenderam mesmo doeu e eles não compreenderam E agora tem que digerir na fé como a gente a digestão a gente faz na fé meditando voltando aquilo ontem eu estava meditando no profeta Jeremias e ele acusava no capítulo 2 ele acusa Israel veja Israel não perguntou por mim Israel não perguntou onde está o senhor ou seja Israel não brigou comigo Jó brigou com Deus Onde Estás por que não falas Por que não me respondes crer é brigar com nosso senhor a vida todinha é uma
guerra e a maior felicidade é quando ele fere a gente e nos vence porque quando ele vence nos salto no salo como Jacó é isso Veja a Virgem aqui vej a Virgem não entendeu coitada nem ela nem José o resto é humilde paciente silêncio o longo período aparentemente insignificante e rotineiro em Nazaré desceu então com eles para Nazaré era-lhe Submisso sua mãe porém guardava a lembrança de todos estes fatos em seu coração quantas vezes Nossa Senhora não deve ter perguntado Senhor o que vai ser desse menino senhor quem é esse inino quem é qual o
destino desse inino perguntas perguntas e o silêncio de Deus assim o senhor vai educando provando amadurecendo os seus amigos pensemos agora na vida pública do Senhor comecemos por canar da Galileia houve um casamento faltando vinho a mãe de Jesus lhe disse Eles não têm vinho a atitude da virgem é tão materna Tão natural ela sabe como qualquer mãe deste mundo que pode contar com o filho ele e seus discípulos poderiam tomar alguma Providência Caná não era longe de Nazaré eles conheciam todo mundo ali conheciam todo mundo né veja tanto que eles foram convidados para aquelas
núpcias Jesus lhe respondeu mulher que há entre mim ti a minha hora ainda não chegou é uma resposta tremenda primeiramente de novo marca uma distância entre Jesus e sua mãe como que negando a Virgem qualquer direito materno sobre o seu ministério seus tempos suas iniciativas pode procurar na Bíblia toda essa expressão que há entre mim e ti é sempre essa de distância de marcar um limite para o outro depois mais uma vez a declaração do seu compromisso unicamente com a hora do pai a minha hora ainda não chegou a hora só vai chegar em João
17:1 pai chegou a hora é a hora da Cruz mas na hora a mulher vai est lá novamente viu mulher é fogo não chegou ela vai marcar quando chegar a hora ela vai chegou e eu tô aqui ao pé da Cruz vejam bem a Virgem vai ter que ir sempre mais deixando Que Deus seja o tudo na vida de Jesus sua maternidade biológica vai sendo cada vez mais deixada em segundo plano tudo nela dolorosamente pouco a pouco vai sendo colocado em função do Reinado de Deus que há entre m o que nasce da Carne é
carne mas é surpreendente a atitude de Nossa senora não discute não objeta sua mãe disse aos que estav servindo T imaginar a cena Nossa Senhora escuta aquilo deve ter se calado pensado engolido aquilo lá e sem saber como mas sabendo pelo instinto da Fé chamado servos veja fazei tudo o que ele vos disser entrega a ele nem ela sabia o que ele ia fazer entrega ele entrega tão surpreendente quanto a resposta do senhor é a Inesperada reação da virgem não contesta não se espanta não desanima ela é uma pobre apenas uma serva como o nosso
pai Abraão ela é despojada de amor própria como que já experimentada com a atitude de Jesus lembra do Templo dos três dias simplesmente ordena aos servos que vão a Jesus que sua ordem exprime uma Total confiança no filho uma certeza convicta de que ele faria algo de efetivo conforme o seu pedido ela não sabe direito o que é ela se abandona e no entanto a resposta do Senhor não deixa de ferir de marcar certa distância de significar uma perta O que há entre mim e te Maria A pobre a que vai sempre em tudo perdendo
tudo para o senhor deixando que ele invada a sua vida que vá plasmando a sua existência Jesus disse enchei as talhas de água agora tirai e levai ao encarregado da festa o encarregado provou sem saber de onde viesse chamou o noivo e disse-lhe tu guardaste o vinho bom até agora é realmente impressionante se ainda não chegar a sua hora por que Jesus realizou o sinal apesar de marcar distância em relação ao pedido da sua mãe ele prontamente realiza o seu desejo a virgem na sua obediência na sua pobreza diante do Senhor torna-se rica Poderíamos dizer
dela o que dizemos dos verdadeiros pobres e peregrinos de Deus tendo Deus tinha tudo mas para chegar a ter tudo foi preciso ir se despojando de tudo para que Deus fosse o tudo do seu coração Maria viveu isso Maria não tinha direitos sobre Jesus não tinha é a pobre pela sua pobreza e liberdade interior corou o vinho bom naquela boda pelo seu desapego de todo amor próprio os noivos alegraram-se com o vinho melhor pela sua persistência humilde e confiante Jesus fez brilhar algo da sua hora antes da hora e manifestou a sua glória como Abraão
a Virgem vai se tornando uma bênção ser uma esura o vinho não é sinal da Bênção Não é sinal do espírito da Alegria Messiânica vejam que a disponibilidade a pobreza a humildade o silêncio de Nossa Senhora Fazem agora um passo adiante no caminho da peregrinação da mãe do Senhor nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo ao seu redor estava sentada muita gente disseram tua mãe e teus irmãos e irmã estão lá fora e te procura Ele respondeu quem é minha mãe quem são meus irmãos e
passando o olhar sobre os que estavam sentados ao redor eis minha mãe e meus irmãos quem faz a vontade de Deus outro texto de sentido profundo mas à primeira vista desconcertante no tocante à Virgem veja temos que perguntar por esta resposta tão dura de Jesus marcando distância em relação aos seus familiares Inclusive a sua mãe primeiro vejamos O que é que eles queriam indo lá São Marcos diz Jesus voltou para casa e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar quando os seus familiares souberam disso vieram para detê-lo pois diziam
está ficando louco Eles foram lá para deter Jesus para levá-lo para casa veja Eis Aqui a verdade é que de modo geral Jesus não gozava de boa reputação entre os seus João diz mesmo no Capítulo 7 que a família não tinha Jesus em boa fama a família de Jesus tinha uma mágoa grande dele né porque ele era filho único de mãe viúva e deixou a mãe só nas costas da parentela e foi pregar o reino de Deus isso é uma coisa grave pode procurar nos escritos judaicos honra teu pai e tua mãe cuida de teu
pai e de tua mãe veja Jesus tem pena da viúva de Naim porque era mãe viúva de um filho único mas deixa dele sozinho olha as dores do Reino de Deus por isso a Virgem sempre aparece com os irmãos de Jesus sempre aparece nas costas dos parentes Nossa Senhora não deve ter ouvido coisas muito bonitas sobre Jesus no seio da família é interessante isso pode olhar João 7:5 talvez Jesus fosse tido como um exótico alguém fora de si um visionário um alucinado sendo filho único de mãe viúva certamente não era bem visto pelos familiares é
este o contexto e o Espírito de ânimo que levam seus parentes a irem buscá-lo né de modo a trazê-lo se possível a força Será que a Virgem Maria partilhava Tais sentimento observando o comportamento Geral de Maria nos Evangelhos não seria este o seu estado de ânimo ela meditava guardava no coração intuía sabia observar em silêncio Então por foi buscar o seu filho junto com os parentes teria motivos para fazêlo o cuidado materno pela saúde de um filho que não se pulpa a pressão dos parentes para ajudá-los a convencê-lo a vir para casa a tentativa tão
feminina e tão materna de mediar a situação de conflito familiar como quer que seja a Virgem vai como carne da carne de Jesus como sua mãe com responsabilidade materna em relação ao filho mas Jesus não se deixa condicionar ou prender pelos laços da Carne Ele veio para estabelecer o novo Israel como uma nova família nascida do Espírito de Deus e no espírito de Deus uma família que ultrapassaria o Israel segundo a carne por isso a resposta de Jesus a minha família A que nasce do espírito é quem ouve a palavra de Deus uma nova família
um novo nascimento do Espírito derramado nas águas batismais na Perspectiva do reino tudo com sentido Belo profundo em função do reino Mas isso não alivia a ponta de dor no coração da virgem ela ia se tornando sempre mais pobre Maria foi perdendo o direito sobre o filho segundo a carne que nasce da Carne é carne cada vez mais serva mais despojada mas centrada no Deus santo de Israel onde é que nosso senhora ia buscar refúgio e consolo nessas coisas em Deus eu sou a séa faça-se veja é o que o conselho Diz ela peregrinou na
fé finalmente a hora tremenda da Cruz né está lá de pé está lá de pé encanar Jesus dissera mulher a minha hora ainda não chegou agora a hora chegara pai chegou a hora é a hora da glorificação do enviado do pai a hora da Glória E aí encontra-se a mulher né nossa senhora é como uma Mura do quarto evangelho tá no começo e no fim ela está quando a hora não chegou e está quando a hora chegou veja ela está como mãe né mãe a mãe de Jesus estava lá mas ela é também a discípula
que vai com o Senhor até a cruz veja se alguém quer ser meu discípulo siga-me para João ela é a mãe é a mãe do Senhor para os sinos ela é a discípula perfeita de pé encontram-se a mãe de Jesus e o discípulo quro vezes neste nestes três Versículos aparece a palavra mãe Segundo João a maternidade da Virgem está fortemente presente na hora da Cruz a hora do Senhor parece ser também a hora da manifestação da Maternidade eclesial de Maria a mãe e o discípulo Amado Este último representando cada discípulo todo discípulo que vai com
o seu Senhor até a cruz todo discípulo que vai com Jesus até a cruz encontra a mãe a mãe está lá com o discípulo na hora da cruz de Cristo na hora em que o discípulo participa da cruz de Cristo nosso senhor diz tu estás aí gemendo participando da minha cruz eis a tua mãe que te consola que te anima ela que também sofreu Ao Pé da Cruz Jesus ao ver sua mãe ao lado dela o discípulo diz mulher Eis o teu filho não a chama mãe não é uma cena íntima não é é uma
cena teológica mulher é a mulher do Gênesis o mesmo Jardim do Gênesis tá al é o Jardim havia ali perto no Jardim onde sepultaram Jesus a a árvore do Gênesis a árvore da Cruz e ali está a mulher é a Virgem Maria veja o novo Adão Cristo e a nova Eva que vai nascer do lado de Cristo na água e no sangue mas que é personificada em Maria veja mulher nova Eva Eis o teu filho meu discípulo Amado aqui é um outro dado importante isso aqui impressionante como os protestantes T coragem de negar isso aqui
todo discípulo de Jesus todo é filho de Maria ou dito de outro modo qua quer o discípulo queira quer não queira Maria é mãe dele nosso senhor diz mulher Eis o teu filho não pergunta se o discípulo quer ou não quer mulher Eis o teu filho é meu discípulo é teu filho pronto agora depois Jesus convida o discípulo a acolhê-la eis a tua mãe mas veja as duas vocações os dois as duas exortações nascem do próprio Jesus mulher é teu filho cuida pronto depois Jesus ol por dizer olha ela é tua mãe e o evangelho
termina dizendo o que o discípulo deve fazer a partir daquele momento o discípulo al levou para o que era seu para a sua intimidade para a sua vida para a sua casa então a experiência de discipulado tem a presença da Virgem Maria isso é normativo na sagrada escritura é normativo veja pois bem aqui se cumpre o mistério de EVA não é interessante que o nome da primeira Eva é uma mentira porque Eva na etimologia bíblica é mãe dos viventes mas depois do pecado a gente não é vivente em coisa nenhuma a gente nasce marcado pela
morte a gente tá numa situação de morte a verdadeira mãe dos viventes dos daqueles nascidos da água e do espírito é Maria ela muda o nome de EVA ela redime a honra de EVA né pois bem depois dis depois então aí sim Nossa Senhora no correr da história ela pode dizer como São Paulo essa frase caberia perfeitamente nos lábios de Nossa Senhora de Gálatas 4:19 filhinhos por quem sofro continuamente as d até que Cristo seja formado em Vós a gente vai ver Nossa Senhora formando os discípulos no No cenáculo veja é interessante que para João
a cruz é um prenúncio de Pentecostes uma coisa muito bonita que Ao Pé da Cruz tem a Virgem a mãe e a igreja representada no discípulo Jesus e entrega o espírito essa entrega ao Espírito é prenúncio de Pentecostes é prenúncio do que o senhor vai continuar fazendo para sempre até o fim dos tempos entregando o espírito à igreja nos sacramentos mas Observe antes de entregar o espírito ele inclina a cabeça quase que para soprar sobre a mãe e o discípulo quase que mais uma tornar fecunda mãe para que ela Gere o discípulo para formar e
gerar Cristo em nós gerar a igreja aquilo que são Lucas vê em Pentecostes São João vê misticamente na cruz os padres da igreja deitam e en rolam nisso aí mostra isso de modo maravilhoso veja Maria é mãe da igreja o título que o Vaticano que Vaticano seg não que Paulo VI deu para Nossa Senhora porque é interessante o foi proposto no Vaticano seg dá a Maria o título de mãe da igreja e os padres conciliares não deram tiveram medo que diz mas na tradição não existe uma afirmação explícita de que ela é mãe da igreja
ela é mãe dos cristãos é mãe de cada Cristão mas ela não é mãe da igreja Ela é filha da igreja ela é membro super eminente da igreja mas aí no final do Concílio no encerramento Paulo VI né dis se nós damos a Virgem este título suavíssimo Mãe da Igreja Mat Eclésia está certo está certo é mãe da tem fundamento bíblico de sobra mãe da igreja e a cena de Pentecostes né é muito interessante que na iconografia seja como uma boa teologia Tem que olhar como a fé da igreja evolui como o espírito fecundou quantas
vezes nas cenas de Pentecostes quem está no centro a Virgem Maria o Espírito descendo é quase descendo sobre ela para torná-la fecunda para gerar a igreja a mãe da cabeça se torna Mãe do Corpo mãe de cada membro e mãe do corpo todo ela é é filha da igreja e é mãe da igreja como o Dante dizia né Maria filha do teu filho também a igreja a gente pode dizer a Maria né que ela é filha como que ela é filha da tua filha porque ela é mãe da igreja e é filha da igreja é
membro da igreja membro supereminente da igreja são as coisas de Deus não não é a nossa lógica cartesiana é lógica de Deus que ultrapassa a nós pois bem a gente e aí a gente vê Nossa Senhora em Pentecostes pode ver Nossa Senhora no capítulo 12 do Apocalipse a mulher vestida de sol né mas para terminar nesse último parágrafo aqui o que significa não é o que significam todos esses textos veja Maria foi mãe plenamente humana mãe no pleno sentido da Maternidade né uma mãe cuidadosa uma mãe com instinto de proteção de super proteção ao filho
Jesus foi quebrando isso em Nossa Senhora não para destruir a maternidade mas para abri-la pra perspectiva do reino Jesus foi preparando nossa senhora para passar de uma maternidade segundo a cas para uma maternidade segundo o espírito por isso ele foi cortando o cordão umbilical se a gente deixasse pegar pelos laços da Carne a gente tá frito tá frito eu perdi minha mãe há 4 anos atrás nãoé mas eu bispo e às vezes a mamãe ligava e queria mandar na minha vida eu dizia mãe a senora já percebeu que eu tenho branco e que sou Bispo
Mas eu sou sua mãe com essa frase aí né então nosso senhor foi cortando né nosso senhor foi pegando a mãe dele atenção e colocando-a na Perspectiva do Reino é fantástico isso de modo que Ao Pé da Cruz Você tem uma mulher pronta você não tem nossa senhora se descabelando desmaiando Ah meu filho não é de uma dignidade de uma maturidade de uma liberdade ela está pronta para perder o filho e ganhar os filhos ela está pronta para colocar a maternidade dela na Perspectiva do Reino de Deus e assim como o sacrifício agora veja que
coisa impressionante para terminar o Deus que poupou o filho de Abraão no Monte Moriá não poupa o próprio filho não poupa o filho de Maria no Monte Calvário e como Abraão sacrificou Isaque Maria oferece o filho a participação de Maria ao pé da cruz é ativa tá lá em João quando a gente canta virgem ofer sem igual nesse sentido Maria está muito presente no nosso sacerdócio Por que é que em todas as famílias litúrgicas não só o rito Latino Não só a família Latina em todas as famílias litúrgicas na Eucaristia na Santa sinax na divina
liturgia se pronuncia o nome da Virgem Maria e dentro da anáfora dentro da oração eucarística é proibido Celebrar Eucaristia sem citar a Virgem Maria não é por acaso é porque a igreja não pode oferecer o Divino sacrifício sem fazer menção àquela que foi virgem oferenda que esteve ao pé da Cruz Então ela é mãe dos sacerdotes ela tá muito presente no nosso ministério ela nos ajuda a entrar nessa dinâmica da Fé então que ela nos ajude ela que caminhou na fé ela nos ajude meus irmãos a caminhar diante de Deus na fé como nosso pai
Abraão até a terra prometida que não é uma posse desse mundo mas o próprio Deus nunca esqueça menos do que Deus não serve não enche nosso coração a ele a glória pelos séculos dos séculos [Música] l [Música]