Os gêneros do discurso - BAKHTIN (Parte 3 de 3)

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Saber Linguagem - Prof. Dr. Lucas Maciel
O que a conclusibilidade específica dos enunciados na teoria de Bakhtin? É sobre isso que falamos ne...
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é bom nesse terceiro vídeo vou falar a respeito dos aspectos que são colocados pelo batismo a parte final do texto em anexo a divisão em três partes não é divisão que aparece no texto gêneros do discurso eu que estou fazendo essa divisão para apresentar o texto em três vídeos é a base para discussão é o que surgem os discursos que se encontra hoje no livro gêneros do discurso aduzido pelo Paulo Bezerra e publicado pela Editora 34 em 2016 mais antes disso nós já contávamos com outra tradução do Paulo Bezerra é publicado na coletânea estética da
criação verbal continua os aspectos que o Batman comenta nesse texto nós temos as características do enunciado é uma das características do enunciado é a como possibilidade específico O que é essa conclusibilidade específica há três aspectos a estabilidade do objeto sentido o projeto e discursivo Ou vontade discursivas o falante e as formas típicas composicionais e do gênero do acabamento vamos ver cada uma delas e o que seria a eu usar a habilidade do objeto sentido exaurir ao é falar tudo o que eu quero falar sobre algo em determinado momento é o escrever tudo que eu quero
escrever a respeito de algo em um determinado momento em um determinado o texto em uma determinada a sala indeterminado enunciado é isso que eu abordo o tema sobre o qual scorro assunto sobre falo o Batman 6 objeto Então esse é o objeto falar tudo sobre um determinado tema falar tudo sobre um determinado assunto então eu usar habilidades objeto é dizer tudo que se pretende dizer a respeito Tchau e um objeto um assunto um tema obviamente quando nós nos propomos a fazer numa fala a seus interesses nós imaginamos como nós falaremos a respeito daquilo e daremos
conclusibilidade aquele teu up assunto no ES e essa fala no espaço desse texto como correndo de alguma maneira esse assunto esse tema daqueles limites daquele anunciada daquele texto daquela fala mais além de exaure o objeto o bate Fala respeita eu celebridade do sentido que é o sentido aí nós precisamos lembrar que batting e os membros do circo fazem uma diferença entre significado e sentir significado seria o significado corrente de determinadas palavras o fato de que determinadas frases textos e fala são inteligíveis são compreensíveis mas a diferença entre um texto uma fala no enunciado se inteligível
compreensível e o modo como aquele anunciado é compreendido o modo como aquele anunciava recepcional nós sabemos o sentidos que farão os nós e nós sabemos Ou pelo menos nós imaginamos determinados receptores determinados destinatarios para os pais nós mudamos os nossos enunciados imaginando a resposta deles imaginamos sentido com que eles aprenderam os novos enunciados então sentido é na verdade uma conjugação entre um aspecto temporal e espacial eu sei onde eu estou quando eu falo eu sei qual é o tempo que eu falo e portanto eu me relaciono não apenas com significados a minha avó mas como
sentidos que estão a minha vó então então quando eu acabo um texto para não arcar com uma fala eu usei uma conclusibilidade para um determinado o tema dentro de um determinado enunciado Eu sei eu pelo menos Prevejo algum sentido para esse enunciado acabar tu bom então e os alimentos vários sentidos é saber que o enunciado sempre é concebido e recepcionado por um certo sentido em um certo sentido então eu consigo mesmo sábado pensando nesse sentido que meu anunciado é vai ter relação aos outros enunciados com os pais eles a obra pensando nas relações de mortes
e também justamente aí na recepção que receberá o meu é um chá por exemplo Vamos pensar na questão da honra do homem algum tempo atrás s.a. na década de 70 de 1980 um advogado fosse a fazer uma limpeza de um cliente que assassinou a sua mulher talvez esse advogado se sentisse muito à vontade é de levantar a tese da honra né dizer que o o homem MS uma mulher legítima defesa de sol hoje embora para os advogados possam fazer esse tipo de defesa Provavelmente o advogado sabe que fazer esse tipo de defesa tem um sentido
para ele e será recepcionado com determinado sentido se naquele momento na década de setembro de 80 provavelmente haveria uma recepção muito mais favorável a essa tese a essa ideia desse advogado hoje Possivelmente Ele já sabe que essa tese Essa Ideia vai receber muito Possivelmente mas só não tão positivo no outro aspecto nós podemos imaginar se é que isso não é bastante atual que nós temos hoje das referências a pessoas não-binárias é isso quer dizer que nós sem bônus é adequadamente realizar essa referência mais simples pa de que nós estejamos nós estejamos preocupados com essa com
esse modo de nos referenciar a essas pessoas preocupados em ter uma postura de respeito para essas pessoas Isso mostra que nós sabemos quando o nosso essa o nosso enunciado está sendo composto Qual o sentido deixa anunciado como esse anunciado real é diálogo com outros enunciados cada um mês os seus sentidos e essa luz assim vai 1950/1960 Muito provavelmente essa questão da referência a pessoas não-binárias é amar era praticamente desconsiderar Então as pessoas se sentiam muito à vontade em apenas referenciar-se a homem e mulher e fazer uso dessas categorias nas demais palavras da língua e hoje
ainda que nós sempre estejamos começando a pensar nessa opção os simples fatos que eu tenha essa provação mostra que o meu enunciado hoje e é pensado nesse sentido Por exemplo eu vou fazer uma falha o escrever um texto Então eu paro e penso Será que eu estou mexendo adequadamente uma pessoa não binária ou seja eu estou pensando no sentido do meu texto e em qual sentido aquele texto em qual sentido aquele anunciado será recepcionado poderia ainda da outra é outro exemplo a questão das pessoas pretas negras eu devo usar a expressão e sou a preta
e só a negra hoje isso é uma questão você vai escrever o seu texto você vai realizar a sua fala pensando no modo como você vai se referenciar a essas pessoas e isso não estavam em Pauta alguns anos atrás pelo menos e eh acredito eu te amo globalmente tão difundida mente na sociedade como or então quando um sujeito hoje vai fazer referência à questão da honra do homem em Face da mulher vai fazer uma referência a pessoa não binária vai fazer referência a uma pessoa preta o que ele está pensando ele não está só pensando
nas palavras não é só uma palavra é um sentido é o como vai ser anunciado dele provoca um sentido e será recepcionado a partir desse tipo tô passando mais à frente nós temos a questão ainda dentro da compreensibilidade específico do projeto discursivo Ou vontade dos por cima do Palácio e esse projeto discursivo Ou vontade discursivo para toda vez que eu vou falar toda vez que eu vou escrever eu tenho a vontade de falar eu tenho a vontade de escrever o cara nos uma necessidade de falar escrever e eu vou moldar essa vida vontade a um
determinado gênero então o falante ou escrevente patins para mim falante mas nós podemos ver aqueles presente também ele já imagina tudo o que pretende descer então por exemplo quando eu compro os esse vídeo a ideia desse vídeo chama-me tudo o que eu pretendia dizer nesse vídeo eu já tenho um projeto discursivo mas alguém vai escrever um artigo científico no mesmo novo isso eu já tem um projeto por se ela vai fazer uma monografia de conclusão de curso Ela também tem um projeto discursiva ministrar uma aula o projeto discursivo Então os falantes presente ele já imaginar
tudo o que pretende dizer por isso eles foram gênero para realizar os anunciado e ajusta o seu projeto é de dizer a este anunciado por quê Por exemplo tudo que eu estou expondo nesse gênero nesse vídeo eu poderia estar expondo em um artigo científico o meu projeto de dizer ele pode ser realizado no gênero vídeo ou ele pode ser realizado no gênero artigo científico por exemplo e a partir desse do meu projeto discursivo eu escolho penso Qual é o melhor caminho fazer um vídeo ou fazer um artigo científico e daí eu ajusto o meu projeto
discursivo a s g por exemplo escolher entre falante diretamente ou mandar um e-mail para o professor para negociar formas de avaliação e vamos supor aqui nós estejamos lá tendo aula com determinado professor e que Ele propôs como a variação uma prova de múltipla escolha todos nós alguns ou muitos de nós arrumamos queremos a verdade realizar o trabalho escrito realizar uma resenha e nós podemos fazer e nós podemos ou falar diretamente como se Professor oralmente no mundo é trepar mesmo é as poderíamos abordar esse professor em sala de aula e falar para ele olha nós estamos
querendo na verdade realizar uma resenha hoje nós podemos enviar um áudio pelo WhatsApp pelo telegram ou então mandar no meio e essa escolha é feita pensando em relação ao uma domínio aquele gênero o quanto eu me sinto capaz sim me desenvolver naquele gênero e também não destinatário se é um professor mais receptivo provavelmente alguns vou sentir mais à vontade de mandar um áudio de conversar com os professores ser um professor Talvez um pouco menos e receptivo talvez eles pensem Então vamos elaborar um e-mail porque daí Nós elaboramos pensamos é revisando os trocamos algumas e não
dá para recebido um campo é cuidado é na oralidade seja em um áudio seja acordando diretamente Professor então eu moro meu projeto é possível ajuste já escureceu a um determinado jeito e essa é uma das características da conclusividade específico porque uma vez escolhido eu monto o meu projeto a esse gênero e ele vai receber então um formato de gênero vai acabar com o formato final acabamento final deste gênio não preci as perto da conclusibilidade específicas as formas típicas composicionais e do gênero do acabamento O que quer dizer isso quando terminei de dizer quando eu terminei
de falar não tenho nem de escrever eu uso um gênero eu encerrei um gênio um sujeito vão conseguir entender que o meu gênero que o o texto é minha fala está acabado até eu tomei por uns errado o meu projeto de dizer que o exaure o objeto dentro de Juliano discursivo ganhando um formato de gênero discursivo e nesses três aspectos eu já examinou Jet sentido porque eu realizei meu projeto e discursivo dentro de formas típicas composicionais hidrogênio acabamento eu conseguir dar uma conclusibilidade específica a e se anunciavam que é realizado necessariamente sob a forma de
um determinado gênero se nesse sentido todos os gêneros tem um acabamento tipo um formar o acabamento não é o final texto ou da fa é um formato geral desde o início até o fim que dá a unidade para esse gênero um formato geral que uma vez realizado indica estar o gênero acabado pronto as formas composicionais típicas a Índia acabamento nos indicam quando alguém terminou de dizer não escrever tudo que queria exaure o objeto por exemplo telenovelas e filmes O nós estamos assistindo a uma tendo ela nos conhecemos esse gênero então nós sabemos por exemplo mesmo
que nós não tenhamos acompanhado desde o início ela nós podemos imaginar ele está mais ao início ao meio ou final que nos conhecemos aquele jeito hora se eu estou começando acompanhar matéria novela e eu vejo que o mocinho EA Mocinha já se encaminham para casar todos os problemas narrativos estão sendo resolvidos e imagine está chegando ao final assim também um filme Se eu vejo se turista concluindo eu vejo que está se acabando então nós conhecemos conseguimos reconhecer as formas típicas e composicionais assim também por exemplo uma aula e hoje por exemplo imaginemos uma aula gravada
Então eu estou assistindo na aula por algum motivo eu não consegui estar desde o início e eu peguei a sala mais ou menos ao meio o aquilo que o Supremo amei mas eu começo a perceber que professor já está encerrando a aos como eu consigo no serviço os eu cheguei muito adiantado e de repente o começo a ouvir a faca Olha eu acho que ele está começando ao é porque eu conheço rígido eu sei como aquele gênero começa se desenvolve e termina dando formato geral temos acabamento geral quando eu tenho esse acabamento geral é sinal
de que o enunciado cumprimos uma forma típica composicional oposto de entre gênero e recebeu uma forma atípica de acabamento daquele gênero mais uma característica que mostra que esse anunciado possui naqueles momentos a com os e ele concluir um determinado tema que foi abordado em um determinado motos a partir de um determinado por getsource recebendo uma forma atípica de gênero de sendo concluído enquanto enunciado outra questão aí já saindo das características é não sair das características mas saindo da questão da conclusividade especifica que o batting vai falar a respeito enunciado é questão da expressividade da inflamação
e tu denunciado Expresso informação um modo avaliativo de um enunciador se relacionar tanto com seu enunciado quanto o anunciar ali quando eu falo quando eu escrevo eu não Apenas digo escrevo a palavra eu me relaciono com as palavras porque necessariamente eu falo sobre algo ao que eu gosto algo que eu não gosto autodomínio alto no domínio então eu tenho um modo avaliativo modo emocional de me relacionar um determinado os temas que são objetos da minha falta que são objetos do meu texto que são objetos do enunciado assim também onde eu trago a palavra do ou
a palavra do outro não é só uma inserção de palavras de frases dentro do mesmo saco e me relaciono emocionalmente para essas palavras eu me relaciono seja em termos de respeito de descaso de amor e desamor como e aos iniciados nos outros que eu convoco que eu trago pro meu anunciado então todo enunciado possui uma seita expressividade uma certa entonação o certo modo avaliativo de me relacionar com tema do meu próprio enunciado e com as vozes Alício para o meu iniciado continuando na questão da especificidade decoração nos conseguimos Reconhecer mais facilmente entonação na fala para
porque ela fala se alguém irônico se alguém diz assim não gosto muito daquilo provavelmente entendo que está sendo irônico mas também não escrito nós procuramos por alguns sinais grátis comunitário e ficou mais rastros marcar a informação de determinadas frases de determinadas alados É nesse ponto interessante falar sobre a diferença que bakhtin estabelecem entonação expressiva que é própria denunciado em oração gramatical que a própria dentro da oração a informações possível é essa interação a que me referi o amor o óleo referência o descaso setra um pau e o mi relación o meu enunciado o tema do
enunciado com assunto sobre o qual Faro determinado momento se eu falo isso passando que eu gosto sobre o assunto que eu não gosto já as orações do ponto de vista estritamente gramatical Elas têm uma entonação gramática ou seja nos podem ser uma informação podem ser uma ligação a polícia interrogação mas é assim informação gramatical ela não se confunde com a informação específico porque por exemplo eu posso dizer algo eu gosto muito disso estou fazendo uma afirmação com qual é a expressividade mais possibilidade como se eu quisesse mais assim eu gosto muito disso mas além agora
se eu falo assim eu gosto muito disso eu ainda Fiz uma afirmação mas eu estou sendo irônico então a entonação gramatical relax de inveja é indiferente da informações principal informação gramatical ao que eu vejo do ponto de vista da estrutura linguística da língua da oração e entonação expressiva pertence ao Inicial ao modo como eu me relaciono é um tema do meu iniciado é com as com aquilo sobre que eu falo de ativar denunciado e como os enunciados a lei diz o meu e toma essas palavras alheias em síntese - podemos dizer que não existe o
palavra neutra toda a palavra tem um tom tem uma internação tem uma avaliação e continuando ainda nesse tópico nós observamos relações entre as palavras alheias e as palavras minhas que são sempre semelhantes Porque mesmo quando eu não se diz prestamente mesmo quando eu tenho a ilusão de estar falando ao totalmente autoral é muito provável que eu esteja reclamando palavras alheias então provar que em toda a palavra de alguma maneira ela é uma palavra alheio É porque ela fique Toma enunciar os amigos seja explícita ou implicitamente tem ao enunciador consciência ou não de quem está retomando
palavras amigas e inclusive watching é vai abordar que estamos treinamento da palavra do outro da minha palavra e ele vai dizer o seguinte que quando eu trago uma palavra do outro para mim a palavra quando eu trago um trecho de um texto de outra pessoa para o meu texto para Trás uma palavra de outra pessoa para o meu discurso eu tenho uma dupla expressão a expressão da minha palavra que acolheu essa palavra Lei e a expressão da própria palavra ali e a minha palavra ela recobre aquela palavra num determinado o Tom Então vamos supor que
indeterminado sujeito fez um discurso super cê mas eu pego aquela palavra alheia e trago para minha palavra de que recubra aquele tão sério como estou de ironia de humor esse tom série de alguma maneira deve permanecer no meu anunciao para que inclusive haja esse confronto uma esse tom de um modo Dipirona linha eu coloco sobre essa palavra então ali eu tenho uma inflamação e-book uma palavra em Rio corpo é recoberto pela informação mas também permanece de alguma madeira ou em formação original da Qual é do enunciado a qual ela provém e assim algumas observações e
em baixo interessantes é a finalizar o texto é uma pista muito comum a Os estudantes as pessoas falarem só olha mas determinado momento latim fala denunciado no Borges Então existe no centro óleo que existe é um enunciado aparentemente imunológico Às vezes a pessoa acredita está realizando renunciar monológico que só tem a voz dela aquilo que ela fala daquilo que ela escreve e às vezes ela não só acredita mas ela quer fazer parecer que não existe palavra alheia na anunciado dela então ela suprime tudo que ela imagina vá mostrar que aquele anunciado dela também pertence ao
outro é mas em qualquer um desses casos o fato é que anunciado é sempre de a loja porque é dialógico e que mesmo quando eu faço um logo mesmo quando eu faço uma fala sozinha eu estou me relacionando com voz Alice um voz anteriores que já falaram sobre o que eu falei o quê para eu falar algo eu precisei ler antes daquilo eu precisei ouvir pessoas falando sobre aquilo e o meu enunciado ele pode ser objeto de respostas culturas de avaliações culturas então mesmo enunciado que aparentemente aparente seja Lógico ele é necessariamente a morte não
existe você aluno mostra o que eu posso ter uma impressão de uma hoje mas o enunciado sempre bem das relações de amor e e por fim moto aspecto aqui é talvez por vezes desconsideradas quando nós olhamos aí o texto gêneros do discurso é questão de que cada gênero e tem destinatário ainda que presumido isso modo próprio gênero se vestir então quando eu faço um vídeo eu imagino quem serão os espectadores e isso molda o modo comeu como esse vídeo Isso moda o estilo onde eu faço esse vídeo Ah e assim todos os sujeitos se uma
pessoa escreve artigo científico imagina que ensina os leitores e qual o estilo próprio de se esses leitores entendem mais adequado aquele gênio bom então toda anunciado desde o simples ourico Romance no e-mail um relatório um áudio no WhatsApp todos esses gêmeos eles possuem deste Natal mesmo que não saiba exatamente Quem vai assistir o vídeo Eu imagino Quem são os possíveis expectadores desse vídeo é mágico que sejam pessoas da área de letras e linguística de pedagogia e Psicologia de AIDS em pessoas que têm interesse pelas questões do universo batinha então eu é passo o meu anunciado
pensando nessas pessoas ainda que elas não estejam fisicamente presentes todos nós fazemos isso quando um grande romancista eles caem aqui um romance mesmo que ele diga que ele não escreveu Para ninguém Isso não é é totalmente verdade ele já imagina como romance dele vai ser recepcionado pelos possíveis leitores ou um acidente vai ser recepcionado pela crítica ou seja ele mora o seu enunciado pensando na recepção pública todo gênero em um destinatário isso móvel próprio gênero e estilo do gênero exemplos e-mail e telenovela como o nosso escrevemos um e-mail nós sabemos que o e-mail deve conter
alguns aspectos e nós mudamos o nosso estilo a depender de para quem nós escrevamos só vou escrever um e-mail para um colega Provavelmente você mais informal mas eu fui escrever o nome para o meu chefe provavelmente eu gostei mais formal também assim uma telenovela ela o autor da telenovela ele sabe Oi pelas pressupõe que são os prováveis espectadores da telenovela ele sabe o ele pelo menos pressupõe o que se o secador disposta Ao estilo de telenovela eles gostam ele moda o segundo social para esse destinatário é que ele Imagina é o destinatário do gênero desconhecido
E aí
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