O QUE É A VERDADE? | Concepção clássica: Aristóteles e São Tomás

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Veritas Perpetua
O que é a verdade? Uma questão que atravessa os séculos só pode ser expressada através da concepção ...
Video Transcript:
e existem muitas concepções que tentam explicar o que é verdade mas assim como em muitos outros assuntos os nossos ancestrais mais antigos os filósofos clássicos já haviam descoberto a tempos sobre isso aquilo que até os povos contemporâneos tentam negar mas acabam sempre por afirmar que e a concepção clássica na verdade expressa por troços como são tomás de aquino e aristóteles é clara evidente inegável eles mostram que apesar de haver em tantas línguas diferentes e gramáticas diferentes ao redor do mundo apenas uma única idêntica ciência cognitiva a único modo de procedimento da nossa mente por isso
que os filósofos modernos que sempre tentam negar a teoria clássica da verdade sempre acabam afirmando porque ela está respaldada sobre a própria lógica da nossa mente que é igual para todos os seres humanos a lógica que rege depende das estruturas intelectuais do ser humano é válida para todos por isso é que nós não podemos negá-la e contradizê-la porque ela é grande e os princípios não podem ser negados como pelo princípio da contradição por exemplo eu não posso dizer que a capa deste livro é azul e não é azul ao mesmo tempo isso seria uma contradição
então todo ser humano admite aqui a capa deste livro é azul e se ela é azul ela não pode não ser azul ao mesmo tempo a não ser que passa por um processo de modificação além da lei da contradição o princípio da contradição a também a lei da causalidade que admite que todas as coisas incluindo este livro tem uma causa para todo o efeito a uma causa então não posso afirmar que este livro surgiu do nada eu não simplesmente pensei em livro que falasse sobre a ideia de verdade e simplesmente ele surgiu aqui agora não
todos admitem para mim e a um agente causador disso aqui o autor escreveu esta obra mas isso não foi suficiente foi necessário que esse livro fosse impresso que passasse por um processo de produção de redistribuição e tudo mais então há sempre uma causa e essas são as duas os dois grandes princípios que regem a ciência da lógica da nossa mente o princípio da contradição ea lei da causalidade ea sobre estes princípios que está fundamentado na concepção clássica da verdade são tomás de aquino diz que a verdade é a adequação do objeto ao intelecto ou a
conformidade da coisa com a mente portanto nesse caso a verdade existe quando a proposição o juízo formado por um intelecto faz correspondência direta com a realidade a ser daquele objeto que está se referindo ou seja é quando há uma adequação entre o que eu estou dizendo e o que existe de fato na realidade se não houver essa equação não a verdade aristóteles diz que a verdade não estão não está nos objetos não está nas coisas e sim mas ela está presente no intelecto porque é verdade provém de um juízo formado pelo intelecto que tem correspondência
com a realidade mas a verdade não está nas coisas em si ensino intelecto capaz de formar juízos e que tem fundamento sobre o ser da coisa pensada para ficar bem claro então a noção de verdade depende de 3 coisas depende do intelecto do sujeito pensante ou sujeito cognoscente depende do objeto de conhecimento da coisa-em-si e depende e do juízo formado pelo intelecto aquela obra posição quis prime o que está sendo afirmado tem algum desses elementos não a verdade a verdade depende desses três elementos isso é verdade uma identificação daquilo que acontece na mente do sujeito
cognoscente em relação à realidade se depende dessa correspondência então é verdade só pode ser o objetivo é que a mente dos seres humanos funcionam segundo os mesmos princípios ea realidade também é em si mesma não pode curtir contradizer ela também é únicas se observado sobre os mesmos aspectos nesse sentido a verdade só pode ser objetiva portanto a verdade não pode ser subjetivo como pensava protágoras por causa depende de nós ela não depende do nosso juízo particular apenas ela depende dessa adequar e com a realidade sujeito de es algo que não está de acordo com a
realidade eles não ele não está em conformidade com a verdade ele não está dizendo a verdade nem como uma índice diz mas realmente né é por isso que existem essas noções de verdade e mentira porque existem tão incrível que a idade pessoas que não acreditam nisso pelo aos que tentaram negar isso ao longo da história como diz aristóteles não é porque nós pensamos de modo verdadeiro que tu és branco mas é porque esse branco que a dizer que é nós descemos a verdade veja então a verdade depende da própria realidade do ser das coisas embora
a verdade não esteja nos seres e sim na mente do sujeito que exprime uma proposição referente a essa coisa entenderam a verdade não é um objeto mas é uma propriedade do juízo do sujeito ainda seguindo essa linha de raciocínio tava concepção clássica são tô eu disse que a verdade ela é imutável a própria verdade ela é sujeita a mudanças o que está sujeita a mudanças são os juízos particulares que podem mudar ao longo do tempo tem um a distinção entre verdade conhecimento a verdade é imutável conhecimento é notável por quê porque o conhecimento pode mudar
ou seja ser humano pode ir descobrindo a verdade ao longo do tempo a verdade completa então não é porque a anos atrás não se sabia sobre a realidade determinado assunto que ele não existiria que não existe na verdade sobre tal assunto olha que o ser humano ainda não havia descoberto sobre isso então conhecimento e se altera longo dos anos como nós temos a ciência vai progredindo evoluindo para fazer novas descobertas tem um conhecimento se altera mas na verdade sobre esses conhecimentos não se alteram ela sempre existiu por isso que a verdade e não muda em
relação esse processo de conhecimento da verdade é preciso deixar claro que isso não é um processo passivo em relação ao sujeito o sujeito que conhece a verdade não faz uma cópia da realidade né como esse fotografasse a realidade para sua mente não ele tem um papel ativo sem internet que tem um papel ativo e musculosos não entenderam esse criticaram essa concepção clássica o sujeito tem papel ativo porque a emissão de um juízo depende da ação do seu intelecto do seu espírito que dá origem às formas e intelectuais que não ser o conteúdo para ser mentira
a proposição sem essas formas abstratas não se pode fazer uma proposição afirmação as formas intelectuais elas devem existir antes de um juízo e é por isso que não pode haver juízo e o papel ativo do intelecto humano para afirmar que a mesa branca eu preciso saber o que é que significa branco qual o conceito de branco não posso afirmar uma coisa se eu não sei os termos eu não conheço os termos daquilo que eu estou afirmando ser necessário conhecimento anterior esse essas ideias abstratas não existisse então não seria possível a ciência não será possível mas
tem sente leis o conhecimento de leis é interessante porque muito céticos né igual a verdade e acreditam e adoram a ciência praticamente então é muita contradição mas isso tudo não significa que o juízo do ser humano que o ser humano faz sobre as coisas seja infalível o intelecto não se engana mas o intelecto pode se enganar na hora de emitir um juízo na hora de julgar então por exemplo eu sei o que é branco mas eu posso entrar na hora de emitir um juízo sobre algo que é branco podem não ser bom é mas quando
isso acontece geralmente se deve por algumas razões e aí agora essa parte do vídeo é muito importante porque nós precisamos entender que para descobrir conhecer na verdade nós precisamos de certas disposições sem essas disposições não conseguiremos ter uma visão clara da verdade no podemos emitir juízos verdadeiros essas disposições resumem a em primeiro lugar a uma certa docilidade uma certa de exposição para conhecer e para reconhecer também os seus próprios limites em segundo lugar é necessário uma sinceridade profunda consigo mesmo e para com os outros admitindo também que se pode aprender com outro portanto é necessário
um caminho de purificação mental a fim de eliminar certas dificuldades que existem dificuldades interiores que impedem a ação crítica da inteligência o em 16 provém das nossas paixões desordenadas dos pecados capitais daquilo daquilo que está desordenado em nós e como vimos a verdade da vem depende do nosso juiz da nossa inteligência e sem inteligência não está em sua no seu pleno funcionamento aí podem provir muitos erros muitas falsidades por isso que a busca pela verdade deve ser acompanhada de uma vigilância moral só é realmente capaz de busca na verdade que aquele que está ordenado que
é moralmente correto sabendo disso fica claro que a ideologia mata toda a inteligência e toda a capacidade de julgar de conhecer a verdade porque uma vez que a sua mente está contaminada como alergia você segue simplesmente os princípios aquela cirurgia tudo é jogado segundo os padrões da ideologia e não é segundo os padrões da inteligência da ver e além disso o analfabetismo funcional também é um grande impedimento para o conhecimento da verdade porque eu não comento funcional ele não sabe não compreende os termos mais simples para que se possa fazer um juiz um julgamento uma
parece conceber uma proposição verdadeira tô nossa mais funcional ele tem um sério impedimento em relação à sua própria inteligência seu próprio intelecto que o impede de conhecer a verdade por estas razões essas pessoas acabam explorando como quem capazes de conhecer e chegar a um conhecimento verdadeiro sabendo disso não é não é impressionante que sejam estas pessoas que estejam a bradar por aí que não a verdade
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