Sexualidade: história de repressão e mudanças | Mary del Priore

136.23k views6304 WordsCopy TextShare
Café Filosófico CPFL
Quando olhamos para trás e conhecemos os costumes dos nossos antepassados, a forma como eles lidavam...
Video Transcript:
[Música] ae [Música] a mulher cativante não recebe o homem com uma longa lista de problemas que ela teve naquele dia a mulher cativante sempre avisa onde está e gosta de esperar o marido em casa com comida pronta a mulher cativante sabe que o sexo representa um papel muito importante na vida do marido por isso ela sabe também que não pode recusá lo tudo o que fizer na cama dirá que aprendeu com ele a mulher cativante aceita que o homem se interessa por futebol e pela companhia dos amigos a mulher cativante não desconfia quando o marido
trabalha longas horas e chega tarde a mulher cativante na obrigação de passar batom se maquiar e aparecer bonita e perfumada a mulher cativante deve considerar o homem a pessoa mais importante da sua vida é vitali mais valor do que todas as outras pessoas inclusive a si mesmo você acredita nisso tem alguma coisa errada que tirei todas as frases da revista seleções de outubro de 1969 nome do texto que torna mulher cativante o psiquiatra americano fiador robin quem concorda com essas afirmações não é machista escravagistas você não quer uma mulher mas uma escrava trate de mudar
o seu destino será o sebo onde encontrei a revista ou a delegacia esta série do café filosófico sob a curadoria do cronista fabrício carpinejar traz também a psicanalista diana corso e historiador a mary del priore em cada programa uma reflexão sobre a sexualidade eo papel da mulher ao longo do tempo quando olhamos para trás e conhecemos os costumes dos nossos antepassados a forma como eles lidavam com o próprio corpo ea sexualidade compreendemos muito de nossos preconceitos e dos hábitos que reproduzimos ou eliminamos um mergulho na história conduzido por mary del priore revela que a repressão
sexual vem de longa data vamos começar com o concílio de trento que foi um momento importante de definição de comportamentos sexuais e lembro a vocês que nesse momento da reforma do catolicismo que a igreja católica vai convidar os seus fiéis a pensar o sacramento do matrimônio como talvez um dos tratamentos mais importantes da sua liturgia mas mais do que consagrar o matrimônio como uma forma de controle social que garante inclusive a união de riqueza de pessoas iguais garantir que esses recursos de uma maneira ou de outra chegassem até a igreja e que as famílias constituídas
através do casamento funcionar sem uma correia de transmissão de valores e de crenças de verdades a igreja resolve entrar na intimidade dos casais e é desse momento que datam a idéia junto com aparecendo à imprensa os primeiros manuais do confessor que vão ensinar aos casais católicos literalmente a ter relações sexuais ou seja as relações sexuais tais como elas eram praticadas com muita liberdade e como a gente encontra quem conhece um pouquinho de documentação das visitas em 15 são o brasil vai ver lá é tudo que se vê hoje na internet relações uma erótica sodomia sexo
anal é sexo oral petulla na documentação da inquisição os inquisidores vinho não só atrás dos capitais que estão os novos judeus mas eles vinham também atrás dos pecados da carne mas o que contam os padres então aos professores eles ensinam não é que a relação sexual tem um único isso o objetivo de procriação deus nos criou homens e mulheres para procriarmos para nos multiplicarmos e fora desse princípio o objetivo não é nada a fazer então é importante que essa coisa que vai ser feita seja rápida de preferência cirúrgica nada de trocas eróticas nada de carícias
né as posições são pré determinadas pelo conselho de 30 anos e faz qualquer maneira nós estamos vendo aí a igreja tomando conta e o casamento então ele vai despindo a mulher dentro na do matrimônio de outra outro papel que não seja o de mãe e qualquer outra forma de diversão de erotismo mais alegre e esse deve ser feito no bordel deve ser feito fora de casa que os homens amam em suas esposas é tão justo recomendado mas que eximiu a festa em que as tratam se transforma em danos nos mesmos que as amam é intolerável
é a mulher o centro dos apetites desejoso de muitas coisas e se o homem com vier com seus desejos facilmente cairá nos maiores precipícios é o homem que deve mandar a mulher somente criada para obedecer mas como sejam todos natural a repugnância da sujeição todo o seu empenho é sereno mandar iguais quando não podem aspirar aos superiores nós temos grandes historiadores na europa é que têm trabalhos ao caso do jogo e chandran grande livro dele o sexo o acidente que trata justamente dessa dupla moral que essa exigência do concílio de trento vai tirar daqui a
em casa um comportamento na rua outro comportamento aqui no brasil é obviamente nós todos esses ditames o concílio de trento você chegar com algum atraso nós vimos uma grande nestes agem as ordens religiosas estavam estabelecidas apenas no litoral as pequenas paróquias do interior em geral tinha padre que tinha muitos filhos muitos os portugueses que vivem no brasil também muitas vezes não traziam os seus papéis e tomavam aqui constituindo uma segunda família sendo depois acusado de bigamia exatamente por que remontar né toda aquela burocracia que tem retire o casamento era muito complicado então a família real
quando ela chega encontra uma colônia onde a vida social se limitava às missas de domingo onde você tinha um número enorme né de homens como a vida dupla então é esse clima não é que vai de alguma maneira durante o primeiro reinado tomar o rio de janeiro nós temos vários casos de adultério vários processo de adultério e embora a legislação portuguesa polícias sempre a mulher adúltera assim como o indivíduo que obviamente tivesse adulterando com ela o marido traído podia matar ambos pelo que o homem se apaixonava no século 19 vão lembrar um pouquinho aí da
literatura dos romances que a gente leu josé de alencar mas a serenidade se derramar a por toda a sua pessoa se de alguma sorte desmaia cintilação de sua beleza em breve de um fluido inefável de meiguice carinho que a torna irresistível sombreia formoso semblante uma tinta de melancolia que não lhe é habitual desde certo tempo e que não obstante se dirigiu matiz mais própria das feições delicadas a mulheres assim a quem um perfume de tristeza idealiza as mais violentas paixões são inspiradas por esses anjos de exílio longe de hoje onde a mulher tem que ser
quase que um produto ela se produz para ser amada no século 19 a mulher ela tinha de ser doce ela tinha outras qualidades a beleza física que aumente talvez fosse dos últimos critérios de avaliação no casão a doçura abrigue se a elegância você pegar em todos os contos e todos os romances de josé de alencar vocês raramente verão uma descrição em que ele diz essa mulher era bonita formosa era belíssima são sobretudo esses adjetivos que falam dessas qualidades que remetem à mulher ao ar na que coloca a mulher essa gaiola dourada que a casa que
é a maternidade elas têm que ter um pudor inacreditável elas têm que ser comparáveis a nossa senhora tem que ser tão puras tão castas quanto a nossa senhora seja pois a mulher se procura para a esposa formosa ou feia dobra mecânica trabalhador braçal rica ou pobre porém não deixa de ser virtuosa honesta honrada e discreta o objeto de desejo do homem mas enfim mais a conspícuo aquele que ele mais almejava eram os pés femininos que as mãos mãos que estávamos sempre protegidas por luvas as mulheres não podiam tocar os homens né elas tinham sempre mesmo
quando dançava a valsa atitude tinha que ser um pouco de nojo daquela mão masculina né a mão apenas pousava sobre a mão do homem ninguém segurava na mão de ninguém ninguém ficava apertando coisa nenhuma tudo era mantida à distância máximo que o homem conseguia era aplicar numa mulher o chamado mínimo de portugal em nome de doce mas não é era um bis cão que era dado justamente no ante braço da mulher e quanto mais rosto ficava mais significava o indivíduo estava apaixonada mas enfim esses eram os lugares já feto e é interessante que se a
igreja toma conta da sexualidade até o início do século 19 com a evolução da medicina e sobretudo a faculdade de medicina as teses de medicina quem passa se ocupada sexualidade sobretudo do corpo da mulher somos médicos durante séculos a vida sexual das mulheres no brasil foi determinada hora pelo controle da igreja católica hora por teses de saúde declaradas em discursos médicos a exaltação da imaginação a excitação dos sentidos e as emoções violentas tão freqüentes no amor desgraçado abalou muitas vezes o sistema nervoso a ponto de produzir ataque de nervos histeria epilepsia e mesmo catalepsia os
trabalhos de medicina dos belíssimos de medicina do século 18 17 eles são todos muito objetivos em condenar os excessos as paixões são ruins né os amores completamente desenfreados sem limites esses acabam com a saúde a grande preocupação do médico é com a saúde então é muito importante que não haja desgaste durante a relação sexual nós estamos aí retomando novamente que os padres diziam né só uma posição só de vez em quando só para procriação e agora são os médicos que vão se apropriar dessa linguagem e vão começar a postular o que é bom eo que
é ruim para os casais e é muito interessante que esse é o momento em que a vida também está se a burguesia zanzando essas mulheres que estão completamente destituído de qualquer erotismo que estão ali exclusivamente nessa função é de criar filho elas vão absorver esse mundo burguês que está se desenhando à sua volta e que está mudando inclusive o cotidiano dos brasileiros por que passa se justamente daqueles casebres aquelas choupanas que existiam na existiram até o final do século 18 para os sobrados né agora estamos vivendo nas cidades há mesmo os grandes plantadores no eixo
do vale do paraíba sul de minas são paulo e rio de janeiro estão todos organizados eles estão nas suas cidades as casas que vêm sendo construídas são casas que de alguma maneira abraão essa atividade feminina mas é essa vida burguesa que elege o quarto do casal com uma espécie de altar não onde se dá essa procriação e os médicos estão lá publicando muito cuidadosos recomendações para o uso da sexualidade qual é o objetivo dos médicos neste momento controlar a o que eles chamavam de emissão de esperma supérflua quarta vez que o homem usava e retirava
de dentro dele muita energia então se o gozo fosse repetido muitas vezes o homem ficava desfibrado e ficar doente ele ficava enfraquecido então essa idéia de economizar o esperma é muito ligado à ideia burguesa já a ação punitiva de capital quer dizer eu boto meu dinheiro de lado o meu esperma também tem que ser de alguma maneira poupado não é porque ele na realidade vale muito tão interessante como essas casas elas vão ganhando justamente esse aspecto burguês inclusive no uso da sexualidade o quarto volto a dizê lo era um verdadeiro voltar da procriação uma cômoda
de santos aqueles santos todos olhando ele pra cama um crucifixo pendurado no leito que cada vez que a cama mexia também um crucifixo batia na madeira as mulheres cobertas por longas camisolas e os homens de camisola também momento que a mulher entrasse na menopausa e imediatamente suspender qualquer tipo de relação que afinal de contas ela podia se transformar numa messalina ea questão da maternidade uma questão de honra para as nossas antepassadas hoje para qualquer uma de nós a realização profissional a busca da felicidade a busca do equilíbrio não é talvez a agenda básica na independência
daquela época é importante nós não cometemos anacronismos e não colocarmos a cabeça das nossas antepassadas e esqueçam os nossos projetos ruas naquela época a maternidade eo casamento era o objetivo de toda mulher o grande momento do casamento grande consagração do lar da família da vida burguesa casas que vão se preparando para receber essas famílias justamente para atender esse consumo burguês que começa a se operar no século 19 e que segundo alguns historiadores vai compensar justamente essa sexualidade reprimida que quanto mais imprimir da sexualidade mas vamos gastar agora é muito interessante porque os homens e eles
continuavam com a sua dupla moral não é a coisa continuar vale vicejando nós temos inúmeros casos josé bonifácio joaquim nabuco enquanto as figuras importantes da nossa história dom pedro primeiro tempo 43 filhos bastardos e conhecidos que vai bastar dia ficava dentro de casa muitas vezes as mulheres criaram de forma condescendente aquele filho natural que vim aqui fazer parte da família pagar vão seguir os estudos ajudava se aquele menino a a a prosperar a estudar é comum que serve um ambiente familiar onde a maternidade psicológica quase que se sobrepunha à a maternidade biológica para os homens
continuam tranquilamente com a sua vida e é interessante como o figo na segunda metade do século 19 para atender essa demanda masculina nós vamos ver a sofisticação cada vez maior dos bordéis de prostituição ea mais velha profissão do mundo todos sabemos e achamos algumas cidades que até hoje os historiadores identificam nos mapas como as cidades que tinham ruas exclusivamente às chamadas casinhas né onde as prostitutas exercer o seu ofício mas no século 19 a coisa tá muito sofisticada vieram vários produtos a frança chega o champanhe chega o sorvete chegam as bonecas francesas e olhos azuis
e cabelos louros a chega maquiagem chega às joalherias chegam os tecidos e chegam às prostitutas as famosas cocottes quantas vezes nos embarcam nas praias do rio grupos de 10 e 12 mulheres formosas brancas de neve os tipos perfeitos das raças do oriente saídas como promessa do gozo de vida honesta e trabalhadora nas ruas de peste o viena dos portos de trieste ou dos plantios da itália que apenas chegadas ali em vez de trabalho nesta que foram contratadas são levadas à força sem dó nem piedade para o sal courses pelo capim o kartista cáften nessa figura
parece também é nesse momento para organizar esse tráfico internacional de mulheres que se torna muito acelerado muito ágil inclusive que o porto do rio de janeiro esse momento graças ao café explode tem uma enorme atividade o porto de santos também bahia salvador também e a curiosity como com os jornais inclusive os jornais aqui de são paulo volte e meia né publicam notícias sobre a mulher estão vendendo seus serviços na rua tal incomodando os seus vizinhos o fulano de tal cantar tem é que oferece mulheres na rua tal tão interessante então como uma espécie de controle
da comunidade sobre essas coisas que não estão de acordo com as regras comunitárias maciças bordéis eles são como digo a vocês extremamente sofisticados e da mesma maneira que a vida da mulher casada essa burguesa a vida da prostituta da corte também vai saborear esá ela não vai trabalhar numa casinha nomes que nunca saem dos pedaços vai trabalhar numa casa ama mesmo clos que aí tudo era francês à época só se falava em francês ela fazia trotto ar ela não ia fazer a vida ia fazer ou toalha trabalhar uma vez um clos onde tinha um sofá
exatamente igual à da sofá da casa do fazendeiro é de café e é muito interessante porque toda a literatura do final do século 19 justamente vai mostrar como ter uma cocottes é ter uma prostituta estrangeira faz parte então da vida daqueles que haviam ganhado dinheiro ou com café o com tráfico de escravos ou com aluguel de casas faz parte desse universo quem é essa senhora perguntei a sá a resposta foi um sorriso inexprimível mistura de sarcasmo de economia de fato idade não é uma senhora paulo uma mulher bonita quero ficar em cena compreende cor e
de minha simplicidade provinciana que confundir a máscara hipócrita do vício com um modesto recato da inocência só então notei que aquela moça estava só e que a ausência de um pai e um marido ou de um irmão deviam ter feito suspeitar a verdade esse mesmo momento em que digamos as grandes capitais começam a se tornar é digamos mais abertas à digamos a as questões do erotismo da sexualidade eu lembro inclusive que são as prostitutas européias que vão trazer para o brasil não só um refinamento nas formas enfim de ter relações sexuais vocês pegarem por exemplo
os processos de meados do século 19 o que era ter relação sexual era o homem abaixar a calça mulher levantar sai o gregório de matos tem um poema em que ele chama isso de tikrit mas é um pouco a sensação que a gente tem que não passa disso né não há nenhuma nenhuma aproximação amorosa não há nenhuma ternura não há nenhuma delicadeza então são estas prostitutas que vão introduzir um certo finamente ano enquanto de corpos e além disso elas vão ser também as grandes difusores dos cuidados contra sífilis porque a sífilis no século 19 realmente
abateu metade da nossa intelectualidade abateu metade dos nossos avós de café porque essas filas era contraída nesses bordéis e as prostitutas estrangeiras traziam com elas é digamos os primeiros cuidados com relação às doenças sexualmente transmissíveis junto com isso chega no brasil também uma coisa muito interessante estamos aqui falou de sexo né que são os primeiros livros eróticos eróticos que eram vendidos muitas vezes numa livraria mas dentro de um armário que só os homens podiam ver uma portinha fechada ela se trancava o livreiro e ali então iser apresentada a coleção dos livros eróticos a uma antropólogos
fez um trabalho sensacional há sempre de falar o nome dela é alessandra é o farc trabalhou a literatura pornográfica do século 19 e fez um trabalho notável mostrando que a maior parte dos livros eróticos que chegavam no brasil eram traduções de livros eróticos franceses que traduzidas do francês para o português de portugal mas os portugueses muito pudicos né com uma presença muito grande da igreja católica em vez de colocar as palavras chulas né eles colocavam sempre eu fique sempre procurava metáforas eufemismos né então vocês terem uma idéia o membro sexual masculino que em francês aparecia
né com todas o salão com seus pés e rené virava por exemplo varinha de condão é lindo o torre de marfim então essas histórias todas ficam todas muito cedo o correto é muito engraçado é muito interessante como a uma espécie de fundo moralista nessa literatura pornográfica que obviamente se perdeu e hoje a pornografia está realmente pouco se incomodando com valores pouco moral o século 21 é um período de revoluções entre avanços e retrocessos ao mesmo tempo que a mulher ainda sofre repressão controle e um forte moralismo é também uma época de grandes conquistas para a
libertação feminina essa transição do século 19 para o 20 ela vai a conjugar uma série de invenções tecnológicas que vão impactar no conhecimento do corpo na relação que se tem com corpo e lembra que a invenção da fotografia e as fotografias eróticas ela já circulam na mesma da segunda metade no fim da segunda metade do do século 19 em toda parte em geral são prostitutas ou atrizes franceses mas quando os irmãos lumiere inventam o cinema o filme porno imediatamente começa a ser produzido é impressionante como nós já temos filmes pornográficos importantes que são lançados nessa
época e coisas pesadas pra época né o sexo anal sexo oral isso tudo estamos aí na virada do século 19 para o século 20 mas nada mais adorável prazer para nós bojo compararmos com o que rola na internet do que o avô do playboy que obviamente é produzido no brasil no ano de 1900 e a nossa primeira revista pornográfica e que tem o nome adorável de o rio não quer uma revista produzida por alguns jornalistas e por freqüentadores nos bordéis que escreviam faziam colunas davam sugestões indicavam novidade chegou na casa da mãe joana uma menina
que veio do interior com 16 anos e é esse tipo de informação que rolava no rio muita piada muita coisa engraçada interessante como o sexo no brasil pelo menos até esse momento era uma coisa pra fazer rir né era engraçado era divertido e para vocês também porque é desse período essa virada de século o que nós vamos começar a colocar no papel na a nossa homofobia porque os primeiros tratados médicos sobre homofobia surgem também no final do século 19 com essa obsessão da medicina pela higiene a higiene dos corpos ea higiene dos casais os médicos
também vão se debruçar sobre assuntos tais quais prostituição e nós temos então os primeiros tratados sobre o que na época se chamava de perder ozzy que era o afeto que homens mais velhos teriam por garotos que nós sabemos que a pedofilia aliás também está presente lá atrás século 16 né nós já temos casos de pedofilia na documentação da inquisição nesse momento reaparece e há os amores vão eróticos tratados com uma doença tratados como uma normalidade na junto com o organismo que é também um verdadeiro terror dos médicos e momento também www é de vários colégios
internos masculinos e femininos então acatadas incríveis sobre organismos mas a verdade é que os homossexuais começam a ser perseguidos nesse momento e através de políticas públicas de higienização das cidades e por que eu sou homossexual já estava organizada aliás sempre estiveram mas é interessante perceber como frente a existência desses grupos já organizados né a resposta da sociedade também era homofobia era perseguição e era considerar isso tudo como uma doença e como uma anormalidade a nossa vida sexual esteve sob o controle da igreja da medicina da moral burguesa mas também do estado foram políticas de expansão
demográfica com sedutoras propagandas convidando a fazer filhos para a pátria difundindo ideais como maternidade sagrada e educadoras dos cidadãos de amanhã e até instituiu-se o dia das mães durante o governo de getúlio vargas nós vamos ter aqui no brasil uma preocupação muito grande com a questão da identidade nacional e sobretudo uma preocupação muito grande em multiplicar o número de brasileiros considerar esses países como uma espécie de grande vazio demográfico falta de população falta de gente e isso era uma das preocupações do estado todo mas uma espécie de multiplicação de preocupação com o exército informação do
exército mas gente identidade nacional família família ea fábrica de filhos lugar da mulher em casa e isso causava muito bem com a idéia do getúlio de que o lugar da mulher é em casa que era importante está perto dos filhos e criá-los uma preocupação muito grande e tal como nos outros governos nacionalistas realizadas com a questão da educação sexual dos jovens nesse período vai aparecer e isso é muito curioso vão aparecer os primeiros manuais de educação para os jovens e aí aparecem os manuais são muito engraçados que mostram exatamente a visão que se tinha da
mulher como se a fragilizar um ser menor não ser que quanto menos informação tivesse né é mais se apura mais casta ela seria porque os manuais masculinos são manuais em rigorosos muitas páginas várias ilustrações vários desenhos desenhos dos órgãos sexuais várias explicações em geral os professores de história natural que tinham que dar esse tipo de explicação para os seus alunos os manuais femininos eram os quadros meia dúzia de páginas nenhuma imagem as meninas só podiam ler se ela estivesse mais de 18 anos estivesse noivas não podia ler o tal do manual de educação sexual é
os meninos se as meninas nada né então é mostra exatamente esse descompasso que vai desaguar numa outra febre que nós vamos ver nessa nesses primeiros anos da do governo vargas que são os anuais de casamento bom esses manuais de casamento partem do princípio não é um princípio que era consagrado as mulheres tinham nojo de ter relações sexuais dizer porque a ideia atua desde que a mulher não soubesse rigorosamente nada sobre sexo uma mulher que quisesse casada tinha que ser casta pura levar uma coleção de camisas bolas e chegar na primeira noite né de notícias eu
lembro que a lua de mel inventada pelos ingleses para afastar a mulher da sua família evitando por exemplo ela saísse correndo no meio da noite querendo voltar pra casa dos pais o que não era raro de acontecer né então esse afastamento era a possibilidade do homem ensinar para a mulher não aquilo que ele tinha aprendido no bordel que aquilo era absolutamente proibidos queria iniciar a mulher com isso conhecimento eróticos era algo de absolutamente descartado o que era preciso é que ele iniciasse tal como o professor sabe tudo mostrando pra ela que ela tinha que fazer
né ela por sua vez segue dominar o seu nojento a sua repugnância daquele a exceder a mável médico nós vamos ter também nesse momento impacto muito grande de chegada é sobretudo depois da segunda guerra mundial do cinema vocês sabem nos filmes americanos né ea da rádio a rádio eo cinema revista do rádio a vida dos artistas nós estamos aí no mundo da imagem que é esse mundo que nós hoje estamos levando às últimas consequências mas é nesse momento graças à fotografia graças ao cinema que novos padrões de relação de comportamento ou em relação à sexualidade
vão começar a ser perseguidos percebidos então entra no campo da digamos dos possíveis o beijo é o beijo que hoje nós conhecemos não beijo na boca o beijo de língua graças à pasta e escova de dente difundida depois da segunda guerra mundial é de higiene bucal eu lembro também os avanços da higiene né é muito difícil mas imaginamos um casal à vontade no seu dom pedro 1º com a marquesa de santos a sua banheira mas fora disso é difícil a gente mas não passar vontade respirando odores embora as sensibilidades olfativas fossem diferentes nos séculos passados
mas enfim é depois da água encanada e depois eletricidade e depois que todo mundo tomar banho que chega a indústria de sabonete desodorante que as pessoas vão começar a se despir com mais facilidade e o cinema americano vai ter um impacto muito grande no beijo mas era o famoso selinho e que começou a mostrar que era possível las abraçar e nós temos então aqui o aparecimento depois da guerra desses novos padrões amorosos né é possível beijar é preciso é possível estar junto à mão na mão aí de ditado por regra de namoro muito muito severa
mas essa imagem da menina eu estou usando expressões de época caída da menina furada os rapazes diziam reconhecer as moças furadas pela maneira de andar eu acho absolutamente fantástico mas é exatamente a a todos os preconceitos que cercavam aquela menina que sedia antes de caminhar para o tarso a virgindade era sagrada na prática isso significava sexo vetado para os namorados ou noivos e obrigatório para os cônjuges tratava se de uma dupla condenação na vida de solteiro sexo limitado as liminares na vida de casado o sexo regido pela obrigação e aí nós entramos novamente nessa dicotomia
de santas futuras versus anão santa e não pura prostituta com as famosas meninas para casar e maçanetas ou vassourinhas né quero um nome que se dava a essas meninas com quem podia se fazer tudo menos né ter relações sexuais é porque elas conservava a virgindade da silva pôde abusar dessas meninas mas na hora de casar tinha-se que casar com a menina pura menina virgem as revistas femininas é dessa época são também um tesouro de informações sobre mortalidade é do período não ficar sozinha nunca jamais não ceder porque a vida se tornar um inferno porque depois
de casado marido jogaria na cara nadaf da esposa que ela teria cedido antes do tempo quer dizer os interditos que cercavam o caminho para voltar né eram em ter dito se realmente muito forte e eu lembro que para as mulheres nessa época felicidade era sinônimo de casamento casar quer uma aliança no dedo ser a senhora falou no edital a pós guerra o importante era ter a babá enceradeira o aspirador é aquela ideia da abelhinha trabalhadora que cuida da colmeia está em casa batendo bolo essa várias receitas a partir dos anos 60 nós começamos a ter
algumas mudanças no brasil que são ecos da revolução de maio de 68 na frança cujo lema não sei se vocês se recordam era amar vos uns sobre os outros né então era bens exatamente esse tipo de informação que começa a chegar no brasil os campi californianos todos com aquelas famílias rhipicephalus meninas hits [Música] todas essas influências um grupo importante de mulheres já na universidade anos 70 o início inclusive dos primeiros grupos feministas na universidade não preciso dizer a vocês que as feministas são extremamente mal recebidas pela imprensa são tidas como ressentidos né não gostam de
homens quiser todo um discurso também pra caricaturizar de forma de tratativa as feministas mas é um momento de grandes mudanças e grande mudança que não se opera só o nível das ideias mas se opera na vida real com a chegada da pílula anticoncepcional esses anos 70 eu diria que foram abençoados por que eles são uma espécie de janela entre a fifa e liz do século 19 e início do 20 e aids vai chegar nos anos 80 o nosso imaginário era totalmente diferente do imaginário dos nossos pais que sacraliza a instituição do casamento favorecendo os amores
clandestinos o que nós queríamos a diferença deles era o amor livre cuja trombetas operávamos com disposição inigualável sexo primava sobre o amor ea hipocrisia implícita no modelo anterior do casamento era desqualificada questionávamos de várias maneiras a fidelidade pregávamos com fervor a lealdade em outras palavras apostamos tudo no gozo sem desconfiar que este poderia nos escravizar na verdade escapamos a repressão imposta às gerações anteriores mas nos tornamos vítimas do nosso ideário e não sei se alguns é que se lembram de uma revista chamada ele ela essa revista depois virou uma revista pornográfica mas essa revista quando
é fundada nos anos 70 no rapaz uma proposta que fez um trabalho notável com essa revista essa revista ela consagra a libertação sexual essa revista é publicada para falar para os jovens casais que precisa viver a sua sexualidade é que é legal a gente tem um casamento harmonioso que sexo faz bem para a saúde que é interessante que a revista de cola começa a ser vendida com essa digamos com esse suposto conteúdo não sei se vocês lembram também tinha aquele seriado as panteras é um sintoma as mulheres com uma cabeleira ao vento neve fantásticas muito
curvilínea seu início aliás um modelo barbie chegando ao brasil eu digo sempre que as academias de ginástica e a barda ela chegou ao brasil juntos nos anos 70 né uma boneca que ensina consumir a gastar num ensina maternar mas chegam juntas e aí as mulheres começam a se observar que esse negócio de botox e silicone academia o tempo todo isso tudo anos 70 muito interessante que essa mulher pantera está na capa tem que viver sua sexualidade já depois de alguns números o melhor mesmo é que ela aprenda a fazer algumas receitas e receba o seu
marido para jantar a velhinha acesa com uma garrafa o seu marido como mantê lo preso pelo estômago é fantástico como essa revista que só desanta aí pra animar a revolução sexual dá um passo atrás e começa a se comportar com a edição dos anos 50 interessantíssimo também um lugar que essa revista vai dar para o que era chamado na época de poder alegre eles estão simplesmente traduzem gay power one e vira poder alegre e isso no início uma certa indulgência com poder alegre rapidamente essa coisa do poder alegre começa enfastiados percebem que não deu certo
e aí com a uma campanha em prol do machão e é muito curioso como nos anos 70 né é ser macho ser machão é é a grande tônica é o grande receita para os homens então uma verdadeira campanha né que os homens têm que exibir a sua a sua masculinidade e sua virilidade a delimitados ea tão safado a atriz estava acompanhada da quadrilha nos anos 80 a atenção isso é uma espécie de grande celebração mas o que acontece são os anos de maior violência contra a mulher no brasil os crimes cometidos e crimes estrondosos não
publicava as fotos das mulheres mortas batidas violentadas o brasil realmente é um espécie de império pra violência contra as mulheres os anos de 1970 e 80 foram uma época de liberação de costumes de muitas conquistas para a mulher e sua sexualidade mas foi também quando tivemos violentas reacções machistas e homicídios passionais marcas traumáticas de nossa história traumas que se agravaram com a chegada da aids e todas as implicações que vieram com ela uma parcela importante das nossas minorias gays nessa época foi abandonada pelos familiares pelos pelos cônjuges pelos médicos pela enfermagem que tinha medo de
cuidar da idéia é uma história de uma tristeza de um abandono de uma vergonha então ano de muita solidão de muita violência esses que foram os anos 80 e nós sabemos que os anos 90 foi de explosão do turismo sexual no brasil sobretudo no nordeste eu acho absolutamente indesculpável que o fim com um país grande como o nosso como nós a violência contra a mulher esteja tão presente homofobia seja enfim que diga tanto né é da sua presença e e em uma série de assuntos exemplo a questão do aborto que não foi discutido até hoje
que as maiores prejudicadas são as mulheres pobres que não têm recursos e acabam fazendo aborto da maneira finais a mais terrível é possível porque não há nenhum suporte público pra ajudar mulheres porém existe um dado estrutural que atravessa né esses problemas e cidade estrutural é a falta de educação no nosso país e uma educação que como eu gosto de lembrar não é só responsabilidade estado o que é burd estudou profundamente questões ligadas à educação das nações ele diz muito bem que a educação é uma questão de responsabilidade enquanto a sociedade brasileira não esposar a idéia
de que a educação é absolutamente fundamental e não for para as ruas pela educação eu acho genial aaa a marcha gay no em são paulo dois milhões de pessoas eu acho absolutamente sensacional agora eu gostaria de ver dois milhões na rua pela educação neste país que é uma coisa que não acontece e porquê porque a nossa população que a sociedade brasileira não exige do do estado do governo enfim uma valorização da educação é óbvio que a tolerância seria 11 um elemento de aprimoramento das relações de compreensão das relações mas sem educação isso é absolutamente impossível
eu gostaria de uma opinião de uma pessoa que já usou tanto para a história com um tanto o critério é uma previsão sem compromisso de quais são os rumos da sexualidade hoje 1º fim das camisas de força é que eu eu eu sou até contra estudos de gênero eu acho que acabou isso e hoje você tem gêneros não vê tudo no plural eu acho que as pessoas aqui no brasil ainda estão muito centradas em questões políticas mas fora do brasil há a discussão é sobre o fim do conceito de gênero porque você vai transformar suas
enormes e você vai poder inclusive a gerir a sua sexualidade no dia a dia como você quiser né se comportando dia como bolsa outro dia um rapaz que não vão havia mais é esses papéis que no passado eram tão definidos e que se transformaram em verdadeiras camisa de força que uma vez que você rompe com eles você você era utilizado era perseguido você era maltratado então eu acho que é preciso que nós caminhamos pra praia para uma forma de tolerância e compreensão de mudanças que vi são inexoráveis que hajam pessoas que queiram ouvir discutir e
entender compreender e deixar viver o que eu desejo eu não quero dar absolutamente lições de moral não concluiu nada é que é vocês simplesmente tenham ouvido essas informações atentos para a riqueza da nossa documentação histórica porque é disso que estou falando aqui médicos são ricos os nossos arquivos como os nossos documentos históricos falam de sexo sim como é fácil a gente falando é fazer uma história da sexualidade no brasil que é uma ocorrência na poesia na literatura os tratados de medicina nos tratados teológicos fala se muito de sexo no humor com graça o teatro rebolado
tv a sua vez a música teve aí a sua vez a um maxixe se a gente for pra trás de várias expressões artísticas também nos ajudam a falar de sexualidade e o meu convite é que vocês leiam sempre história porque história sempre tem boas histórias para contar e boas histórias para contar sua bissexualidade tempo acesse mais palestras no site facebook do instituto cpfl inscreva-se no canal do café filosófico cpfl no youtube tinha-se alemãs conseguiram uma vitória fantástica elas conseguiram que os homens fizessem xixi centavos é difícil a gente arrancar da pele certos valores certas tradições
certas crenças joel [Música]
Related Videos
O casamento entre o amor e o sexo | Mary Del Priori
37:36
O casamento entre o amor e o sexo | Mary D...
Café Filosófico CPFL
60,189 views
DARIA UM LIVRO| Conversa com Mary del Priore
53:00
DARIA UM LIVRO| Conversa com Mary del Priore
BookSter
1,042 views
CURSO História da Sexualidade, de Michel Foucault - Volume 1 - Aula 1
29:07
CURSO História da Sexualidade, de Michel F...
Crítica com Nietzsche e Foucault
26,411 views
Comportamento Sexual: o que ficou no passado? | Carmita Abdo
45:37
Comportamento Sexual: o que ficou no passa...
Café Filosófico CPFL
35,925 views
Maria Rita Kehl -Violência e Conformismo
48:13
Maria Rita Kehl -Violência e Conformismo
Luzimar Stricher
31,458 views
Histórias Íntimas, live com Mary Del Priore
39:14
Histórias Íntimas, live com Mary Del Priore
Mary del Priore - Clube da História
2,387 views
Alma Feminina | Fabrício Carpinejar
44:52
Alma Feminina | Fabrício Carpinejar
Café Filosófico CPFL
140,721 views
Mulheres na História brasileira | Mary Del Priore e Leandro Karnal
54:28
Mulheres na História brasileira | Mary Del...
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
82,153 views
Mary Del Priore – “Raízes do Brasil: o que as personagens da história têm a nos dizer”
56:35
Mary Del Priore – “Raízes do Brasil: o que...
Fliaraxá
1,301 views
Berenice discute o que é gênero.
30:19
Berenice discute o que é gênero.
Berenice Bento
15,352 views
O insuportável do corpo feminino | Diana Corso
45:45
O insuportável do corpo feminino | Diana C...
Café Filosófico CPFL
234,862 views
Sexualidade | Flávio Gikovate
56:20
Sexualidade | Flávio Gikovate
Café Filosófico CPFL
56,134 views
Mary del Priore: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil
1:37:56
Mary del Priore: Sexualidade e Erotismo na...
Escola da Cidade
91,807 views
A História das Mulheres com Mary Del Priore
57:30
A História das Mulheres com Mary Del Priore
Fundação do Livro e Leitura Ribeirão Preto
1,777 views
POR QUE A PSICANÁLISE DÁ TANTA IMPORTÂNCIA À SEXUALIDADE?
13:05
POR QUE A PSICANÁLISE DÁ TANTA IMPORTÂNCIA...
Psicanálise em Humanês - Lucas Nápoli
12,127 views
Café Filosófico | SEXO E GÊNERO NA ERA DA DIVERSIDADE SEXUAL - Giancarlo Spizzirri
46:43
Café Filosófico | SEXO E GÊNERO NA ERA DA ...
Café Filosófico CPFL
12,082 views
AULA SOBRE A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE I: A VONTADE DE SABER, DE MICHEL FOUCAULT
1:05:28
AULA SOBRE A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE I: A ...
Delongas
5,564 views
Flavio Gomes: Historiador e especialista em escravidão - Clube da História #12
47:15
Flavio Gomes: Historiador e especialista e...
Mary del Priore - Clube da História
4,350 views
O Casamento e Suas Angústias • Ivan Capelatto
45:03
O Casamento e Suas Angústias • Ivan Capelatto
Território Conhecimento
70,861 views
A violência contra a mulher no âmbito familiar | Adriana Mello
50:07
A violência contra a mulher no âmbito fami...
Café Filosófico CPFL
120,662 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com