Oi bom dia pessoal tudo bem Espero que sim então hoje nós retomaremos algumas considerações é a última em relação ao filme E o Vento Levou a grande Pergunta que a gente tem que fazer e a partir de tudo que foi colocado é a seguinte porque estamos falando disso porque abordagem do filme O Vento Levou o relacionada aquela questão do da cultura do cancelamento O que que a cultura do cancelamento pode fazer para onde ela pode nos levar o quê que ela a obter o que que ela dubla e obviamente nossas visões nossas visões de mundo
nossas possibilidades de ampliação das visões que já tenhamos Ou seja é a cultura do cancelamento ela exclui as possibilidades de interpretação de uma obra de arte no caso estou tomando aqui como obra de arte o filme E o Vento Levou inegavelmente uma obra de arte o Sagrada pelo cinema e que agora em virtude de acontecimento os digamos é totalmente irrelevantes aquela questão no George Floyd não temos dentro dizer acerca daquilo A não ser que a uma relevância Quem Sabe aquilo ou seja a sociedade ela tem realmente que se transformar ela tem que mudar para melhor
essa coisa que o racismo enfim como que isso ainda existe no mundo vai continuar existindo infelizmente os Estados Unidos da América é um país muito complexo nesse sentido já que está falando cinema tem muitos outros filmes que abordam a questão de forma a elucidar ainda mais o tema tem o aquele filme que ganhou o Oscar recentemente o Green Book o filme muito interessante decidido aconselho que ainda não assistiu Por favor veja vale muito a deflexão então A ideia é essa hora que eu acabei de dizer vale a reflexão então quando a gente assistir um filme
quando a gente toma contato com uma obra de arte e toda sua e é potencialidade reflexiva e ocorre uma abertura de mundo então quando a gente cancela uma obra de arte essa abertura de um dos ela também é cancelada então é volta dizer porque estamos falando disso aqui para nossa disciplina e específico que trata da semiótica das relações da literatura com a semiótica do quão a literatura ela pode se potencializar através da semiótica e vice-versa também claro mas estamos aqui almejando retomar o conceito do voloch lá o Valentim Evolution abrir aqui a página 213 e
eu eu tirei uma foto na página 213 vou compartilhar com vocês pra gente poder ter a visualização aí do texto enquanto a todo o conjunto de vivências da vida vamos recorrer alvoroço no Ah tá todo o conjunto de vivências da vida e expressões externas ligadas diretamente a elas chamaremos Diferentemente dos sistemas ideológicos formados a arte a moral o direito é de ideologia do cotidiano a ideologia do cotidiano é o universo do discurso interior e exterior e não há verdade nem fixado que concebe todo nosso atuação estado consciente e considerando o caráter sociológico da estrutura da
expressão e da vivência Podemos dizer que a ideologia do cotidiano no nosso entender corresponde em geral aquilo que na literatura marxista é denominado como psicologia social estão aqui nesse parágrafo o volante 9 ele a se aprofundar um pouco Nesse quesito da nesse nesse nesse conceito da ideologia do cotidiano e valorizando o que ele coloca aqui logo no início o conjunto de vivências da vida as inspeções externas ligadas diretamente a elas né então a gente pode pensar assim essas expressões externas esse conjunto de vivências isso tudo a ver um conhecimento é formado a partir das nossas
experiências e que isso forma um um arcabouço que nos ajuda a compreender o mundo a nossa volta e no caso aqui do que estamos a tratar e especial da própria noção de obra de arte Oi e ele abre mão aqui ele não tá valorizando a questão da psicologia e não é não é bem um um elemento psicológico assim colocado em volta aqui não né Isso é e ele tá querendo se ater às questões sociológicas então quando a gente pensa nessa coisa das questões sociológicas a gente pode logo associar a isso a noção de coletividade e
inter-relações humanas E olha que interessante tá gente não pode abrir mão também da vivência que temos da convivência que temos com os nossos pares e isso se torna algo definidor e incisivo para que possamos construir toda essa ideologia do cotidiano quando a gente fala de ideologias a ideologia ela é algo individual mas ao mesmo tempo é coletivo e o que é ideologia nós assimilamos a partir de uma convivência coletiva eu posso dar em exemplo para vocês aqui até em relação a nossa situação política atual Na verdade o Brasil durante certo tempo Ele viveu um certo
tempo recente né ele me viu uma polarização absurda essa p**** é visível não ele ainda vida essa polarização mas eu me refiro às últimas eleições em que pareceu mesmo uma guerra cada lado com a sua Ideologia cada coletividade com a sua ideologia influence ando individualmente Os seres na formação de suas próprias ideologias mas existe essa correlação entre a ideologia individual com a coletiva A que forma individual é a correr e o ruim é quando a gente e individualmente a gente não reflete sobre aquilo que assimilamos E aí a gente se torna vaquinha de presépio vamos
ali apenas para né observar com aquela cara facilidade e concordar enfim a questão não é essa a cultura do cancelamento ela contribui para isso é o que a gente tratou na ao passado então continuando os sistemas ideológicos formados agora que vem uma questão relevante aqui os sistemas ideológicos formados a moral social a ciência a arte a religião e se cristalizou a partir da ideologia do cotidiano e por sua vez exerce sobre ela uma forte influência inversa e costumam dar o Tom a essa e biologia cotidiano Esse é o que eu acabei de falar para vocês
aqui agora essa influência inversa né no sentido de moldar mentes quer direcionar reflexões e todavia ao mesmo tempo esses produtos biológicos formatos preservam constantemente a mais viva ligação orgânica com a ideologia do cotidiano nutrem-se da sua seiva e fora dela estão mortos e assim como estão mortos uma obra literária finalizada uma ideia cognitiva fora da Sua percepção avaliativa viva então o que que ele quer dizer aqui uma obra literária finalizado O que que é uma obra literária finalizada é aquela que o escritor acabou de produzir e lançou não uma obra literária finalizada é aquela que
não pressupõe mais reflexões acerca dela porque uma obra literária ela nunca pode estar finalizada ela sempre tem que e se posicionar amplamente aberta e é aquela questão da obra aberta de Umberto Eco e diz poder realizar as nossas interações com ela ali voltando ao exemplo de ontem se o filme E o Vento Levou o forro cancelado e ninguém mais assistir seu filme E o Vento Levou virar uma espécie de obra não grata e no circuito cinematográfico Mundial ele estará finalizado porque ninguém mais tomar a contato com ele ninguém mais refletirá a partir dele bom então
isso representará a morte do filme E o Vento Levou continua no entanto uma obra e biológica existe apenas para essa percepção que se realiza na linguagem da ideologia do cotidiano a ideologia do cotidiano insere a obra e uma dada situação social e a obra passa-se ligada a todo conteúdo da consciência e é percebida apenas no contexto dessa consciência atual e a obra é interpretada no espírito desse conteúdo da consciência da consciência daquele que percebe E aí no se dada por ele de modo o novo e é essa a vida de uma obra ideológica e cada
época de sua existência histórica a obra deve interagir estreitamente com a ideologia do cotidiano e transformação preencher se por ela e Nutrisse de sua seiva nova Olha que bonito então é basicamente o que eu tenho tentado demonstrar para vocês aqui Acerca das leituras de Evolution que estamos a fazer né é a ideologia do cotidiano ela oferece então é uma nova perspectiva para a interpretação dos signos e esta ideologia do cotidiano ela não pode abrir mão da coletividade do Social evidentemente que não mas dela também se fortalece no individual nas impressões individuais do Observador bom então
a ideologia do cotidiano ela funciona como uma espécie de ferramenta para tornar mais exclusiva toda e qualquer interpretação que se possa fazer dos signos ao nosso redor sejam eles artísticos ou não como estamos a falar de Literatura e outros sistemas semióticos a literatura um objeto artístico por si só 15 relação em consonância com esses outros objetos vamos chamar assim semióticos proporcionando uma interação proporcionando uma inter-relação com eles o quê que isso é acarreta no que isso acarreta justamente na transição no alargamento de ao que estamos já assimilando que vai se tornar ainda mais efusivo ainda
mais rico sim ou não eu tô também podem observar determinada obra e questionar e a sua noção de importância E aí [Música]