Aula 07 - ESDE 2 - Instinto e Inteligência; Necessário e o Supérfluo

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Conhecendo o Espiritismo
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o olá queridos amigos bem-vindos ao conhecendo o espiritismo é o estudo sistematizado da doutrina espírita tomo dois eu sou evelyn freire hoje nós vamos estudar a lei de conservação vamos entender qual é a diferença entre o extinto em instinto de conservação e inteligência e vamos entender sobre o necessário eo supérfluo como esses conceitos se fazem presentes em nossas vidas e como saber distinguir até que ponto é a minha inteligência que está presente até que conta é o instinto de conservação será que nós sabemos por exemplo equilibrar aquilo que é necessário e aquilo que já é
super fofo para nós como fazer essa distinção como avaliar esses conselheiros parabéns vivemos na vida atual então eu convido você para mais esse estudo maravilhoso e peço a você também que se inscreva no nosso canal que comente que custa que com parte um dos nossos vídeos isso é muito importante para nós então vamos estudar caro amigo é o olá queridos amigos bem-vindos ao estudo sistematizado da doutrina espírita tomo dois hoje nós vamos iniciar o estudo sobre a lei de conservação dentro desse contexto da lei de conservação vamos estudar em instinto e inteligência o necessário e
o super então os objetivos da nossa aula hoje do nosso estudo são conceituar instinto e instinto de conservação e inteligência vamos ainda explicar a diferença existente entre instinto e inteligência e ainda estabelecer uma relação entre o necessário eo supérfluo a vida humana então realmente é importante nós entendermos esses conceitos para que nós possamos saber até que ponto é o meu instinto que atua até que ponto a minha inteligência já se faz presente até que ponto nós temos necessidade de certas coisas o que nós criamos ou que nós acreditamos importantes para nossa vida para nossa existência
até que ponto certas coisas já deixam de ser necessidade e se tornam supérfluos a nossa existência então através desses conceitos hoje nós vamos entender mais sobre a lei de conservação e aqui vamos já conversar entendendo conceituando instinto e instinto de conservação veja o que que nos jeans a gênese no primeiro momento e o livro dos espíritos depois a génese nos fala que o instinto é uma força oculta que solicita os seres orgânicos atos espontâneos e involuntários tendo em vista a conservação deles seres orgânicos são todos aqueles que têm vida portanto seres do reino vegetal animal
e hominal esse em x essa força oculta que nos foi dada pelo pai e é algo espontâneo em o mário não é algo que tem relação direta com a minha inteligência e aqui já começam a diferenciação do instinto de conservação porque o instinto de conservação como nos diz abaixo ele também diz respeito ao sobrevivência ea perpetuação das espécies é uma lei da natureza portanto lei divina e todos os seres o possuem qualquer que seja o grau de sua inteligência nos é puramente maquinal raciocinado em outros percebam então que no caso do instinto de conservação ele
pode ser também raciocinado não é é simplesmente os com tânia e implantar you isso é o instinto mas o instinto de conservação pode vir a ser raciocinado pensar o intelectualizado pois sabemos por exemplo que precisamos nos alimentar e precisamos beber água para que o meu organismo posso estar saudável para que ele possa continuar bem para que eu possa viver sem o ar tá sem água eu vou realmente morrer desencanado organismo perece percebem que isso é um instinto de conservação e isso é plenamente que ao senado agora o instinto é algo que vem espontâneo muitas vezes
em determinadas situações por exemplo quando alguém nos nossos olhos automaticamente os nossos olhos não fecham isso não é algo raciocinado isso é automático porque é o nosso instinto que naquele momento entende a necessidade de fechar os nossos olhos para manter a o nosso grupo pular de uma maneira saudável de uma maneira correta sem aquela agressão que se parece iminente e real então percebam que no reino vegetal e animal é maquinal instinto instinto de conservação existe mas é automático é maquinal já no reino hominal o instinto é involuntário e espontâneo mais o steam e ele já
acontece de forma raciocinada relativamente patrocinada a inteligência o que que nos diz a inteligência o que que nos descartec lá no livro a génese a inteligência se revela por atos voluntários refletidos premeditados combinados de acordo com a oportunidade das circunstâncias a inteligência é encontrar incontestavelmente um atributo exclusivo da alma do espírito criado já intelectualizado um instinto é que asseguro que nunca se engana a inteligência pelo simples fato de ser livre está por vezes sujeita a errar ao ato instintivo falta o caráter do ato inteligente revela entretanto uma causa inteligente essencialmente apta a prever vamos explicar
então esses conceitos para vocês a inteligência é quando a criatura por isso é presente no reino hominal para quem já é espírito é algo que tem a ver com voluntariedade reflexão nós ao refletirmos utilizamos a nossa inteligência premeditado combinado com bom senso isso é inteligência diferente do instinto que é a exatamente aquele pensamento aquela atitude na maioria das vezes automática e espontânea claro que no caso do rei nominal o instinto de conservação pode ser raciocinado também mas ele difere ainda da inteligência a inteligência é esse esse caráter essencialmente intelectualizado e veja o que a grande
diferença também que se faz entre instinto de conservação entre instinto e inteligência é o que ele diz aqui o instinto é guia seguro que nunca se engana que como o instinto é esse poder oculto que o acordei os para a preservação das espécies ele nunca se engana porque ele precisa ser maquinal você em determinados seres então ele não podem falhar porque se ele falhasse ele não seria perfeito e se ele fala que falhasse ele levaria o ser vivo a morte então ele é perfeito vocês já viram por exemplo um um animal se matar um cachorro
pular de um penhasco um animal ele busca o seu instinto de conservação ele busca de forma maquinal em função desse poder oculto ele procura sempre conservar a sua existência diferentemente da inteligência porque porque inteligência é livre ela deixa a criatura ou ser vivo livre e eu posso em função dessa minha liberdade utilizar o meu livre arbítrio de forma comprometer a minha conservação lei de liberdade é uma lei divina leite conservação é outra em algum momento essas duas que podem se chocar aparentemente podem se chocar e vai da criatura saber utilizar o seu livre arbítrio para
fazer o devido equilíbrio entre as leis então muitas vezes quando o homem se suicida ele está ferindo aí duas leis ele está ferindo a lei de conservação porque ele está comprometendo a sua existência sua vida e ele também está ferindo além de liberdade porque a lei de liberdade nos dá o livre arbítrio mas nos orienta também que pela liberdade de consciência precisamos utilizar de forma correta o livre-arbítrio e nesse caso quem se suicida não utiliza mas utiliza sua liberdade de uma forma equivocada para lhe prejudicar prejudicar a si mesmo e não para lhe fazer crescer
então por isso que ele diz que a inteligência pelo simples fato de ser livre está por vezes e sujeita a errar já um instinto não é e o ato instintivo falta ao ato instintivo falta o caráter do ato inteligente porque o instinto é puramente automático e refletido certo e ele diz revela entretanto uma causa inteligente qual é a causa inteligente que me sinto revela deus porque deus deu o instinto e ele é tão perfeito tão inteligente essa causa inteligente ela foi tão perfeita que o instinto não falha e eu instinto que leva os seres orgânicos
atos espontâneos e involuntários tendo em vista a conservação deles não a reflexão em combinação nem premeditação a planta a planta por exemplo procura o ah se volta para a luz dirige suas raízes para água e para a terra onde tem nutrientes que a flor se abre e fecha alternativamente conforme se ele faz necessário que os animais buscam conforme a estação os e propícios então isso é algo instintivo não é algo reflexionado combinado premeditado isso é místico e o instituto no homem no homem só em começo da vida o instinto domina com exclusividade por exemplo as
crianças modo das já começam a chorar porque elas precisam se alimentar aquele não é racionado é ainda em instinto mas o instinto não objetivo a conservação dos seres por isso ele chora porque eles estão com fome e aí os adultos já sabem que aquela criança precisa se alimentar então percebam que quando nós somos ainda crianças nessa primeira fase da vida o instinto domina a raça a razão o entendimento mas à medida que nós vamos crescendo já vai havendo uma inversão nesses desses dois conceitos estão redes por exemplo é por instinto que a criança faz os
primeiros movimentos que tomam o alimento que grita para exprimir as suas necessidades que imita o som da voz que tenta falar e andar e no próprio adulto certo exatos ainda são incentivos tais como os movimentos espontâneos para evitar o risco para fugir ao perigo para manter o equilíbrio do corpo tais ainda o piscar das faltas para modelar o brilho da luz o abrir maquinal da boca para respirar percebe que nós fazemos isso sem pensar não é algo refletido nós fazemos isso porém sinto certo agora significa que não há em algum momento a reflexão e o
pensar claro que há por exemplo se eu estou caminhando e eu vejo ali um buraco aquilo ali no primeiro momento já me mostra o que o perigo e aí eu vou acionar para saber como eu vou desviar de que forma eu vou me precaver daquele perigo certo então o instinto no homem em alguns momentos ele é espontâneo e outros momentos ele é raciocinado e vejam agora o instinto de conservação existe nos animais e na espécie humana porque todos têm que concorrer para o cumprimento dos desígnios da providência por isso foi que deus lhe deu a
necessidade de viver a cresce que a vida é necessário o aperfeiçoamento dos seres eles o sentem instintivamente sem disso se aperceberem claro que todos nós temos uma tarefa temos o nosso compromisso aqui nós no reino hominal estamos através das experiências reencarnatórias evoluindo mas os animais também o princípio espiritual que habita o reino vegetal e no reino animal também se nós não tivéssemos um instinto de conservação muito provavelmente nós iremos retornar ao plano espiritual mais rapidamente porque a vida na terra é uma vida de dificuldades de lutas de desafios e provavelmente muitos de nós se não
tivéssemos instinto de conservação que iríamos realmente buscar a morte e para tentar nos livrar dos sofrimentos que a terra nos impõe a si mesmo com instinto de conservação a quem se suicídio imaginemos se ele não existe e o temor da morte e o suprimento das necessidades fisiológicas representam um efeito da sabedoria da providência e uma consequência do instinto de conservação comum a todos os viventes ele é necessário enquanto não se está suficientemente esclarecido sobre as condições da vida futura como contrapeso a tendência que sem esse freio nos levaria deixar prematuramente a vida e a negligenciar
o trabalho terreno que deve servir ao nosso próprio adiantamento então nós iríamos realmente o requerer a tornar ao plano espiritual mais cedo e deixaríamos de realizar as tarefas de vivenciar as experiências necessárias ao nosso adiantamento um dos povos primitivos o futuro é uma vaga intuição mais tarde tornada simples esperança e finalmente o master teresa apenas atenuada por secreto apego à vida corporal mostrando que essa ideia esses conhecimento do futuro é muito vago nos povos primitivos então como eles não conhecem não sabem o que pode acontecer na vida futura que a sobrevivência da alma eles precisam
do instinto de conservação para fazê-los se manter na terra então esse conhecimento essa ideia do futuro no primeiro momento é uma intuição depois uma esperança depois uma certeza mas isso só acontece com o desenvolvimento ea maturidade da sociedade da humanidade dos espíritos portanto é gradual e o instinto de conservação eles suprem em nós essa falta desde sempre porque ele sempre está conosco e ele supre o nosso desconhecimento tô vendo nocivos da condição necessária ao nosso progresso e vejam que elogios no livro o céu eo inferno no espírito atrasado a vida material prevalece sobre a espiritual
apegando-se as aparências o homem não distingue a vida além do corpo esteja embora na alma a vida real aniquilado aquele tudo se ele a figura perdido desesperador então vê logo no início nós temos conhecimento da vida espiritual nos é um homem se apega aparência não sabe distinguir ainda a vida espiritual da vida material portanto instinto de conservação supre esse desconhecimento até que nosso paulatinamente é tenhamos condição realmente de adquirir esse entendimento sobre a vida espiritual tô acordando agora sobre a inteligência nos diz o livro dos espíritos a inteligência é um atributo essencial do espírito nós
já sabemos que irá estudamos isso não é de um que quando o espírito é criado ele adquire a inteligência é um atributo concedido ao espírito por isso nos diz que a inteligência é um atributo essencial do espírito que através dele ele pensa raciocina e tem condições de avaliar as suas condutas não é o atributo exclusivo da espécie humana os animais também possuem inteligência desfeito de ser uma inteligência rudimentar quando nós estudamos sobre a inteligência dos animais nós sabemos que uma inteligência rudimentar por quê porque ela é utilizado ela é específica é exclusivamente destinada para a
satisfação das necessidades fisiológicas e de conservação dos animais oi sil um determinado o cachorrinho por exemplo está com fome e do lado esquerdo tem um pratinho de comida do lado direito tem um pratinho de água se ele está com fome ele vai escolher o lado esquerdo se ele tá com sede ele vai escolher o lado direito perceba que ele faz uma escolha que ele tem ali uma inteligência rudimentar mas ele tem porque ele faz o vez que eu escolha mas isso na verdade é pautado pela necessidade de conservação de suprir as suas necessidades se ele
tiver com fome ele vai para a esquerda porque essa é a necessidade dele naquele momento então é isso que a doutrina nos ensina tem uma inteligência rudimentar e determinadas espécies animais sim mas sempre direcionada para a satisfação das suas necessidades endossando essa afirmativa os espíritos orientadores afirmam a inteligência é uma faculdade especial peculiar algumas classes de seres orgânicos o que eles da com pensamento a vontade de atuar a consciência de que existem os animais não têm consciência de que existem os seres humanos sim certo e de que constitui uma individualidade cada um essa consciência de
si mesmo saber que eu sou um ser individual que eu penso isso os animais não tem essa consciência de si mesma com si mesmos a consciência da existência de deus isso eles não têm certo além disso como assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem as suas necessidades então essa inteligência nessa configuração só os espíritos a tem entretanto existe uma grande diferença entre a inteligência animal e a inteligência humana os animais possuem a inteligência da vida material o homem a inteligência proporci ona a vida moral a o homem faz
com que ele saiba a diferença entre o bem eo mal entre o certo eo errado a consciência de deus dessa de uma força superiores divina os animais não ele só tem essa inteligência rudimentar voltada para a satisfação das suas necessidades materiais em síntese podemos afirmar os sentimentos são os instintos e levados à altura do progresso feito por que no primeiro momento temos os instintos à medida que nós vamos evoluindo eles vão realmente seguindo para a intelectualidade por isso quando você tem os instintos apurados evoluídos os sentimentos são enobrecidas e a nossa inteligência também diz o
evangelho segundo o espiritismo em sua origem o homem só tem extintos quanto mais avançado e corrompido tem as sensações quando instruído e depurado tem sentimentos e ainda estamos mais na fase das sensações ainda buscamos as sensações na verdade os sentimentos aqui entendam sentimentos elevados sentimentos nobres sentimentos purificados esses sentimentos nós estamos buscando ao vejamos esse sentimentos mas ainda não temos verdadeiramente ainda deixamos nos mover pelas sensações pela sensualidade pela busca do prazer temporário isso não é a sentimento isso são sensações isso é sensação o nosso passado quando só o instinto nos governava já passou hoje
nós já estamos mais aí nessa fase das sensações estamos depurando essas sensações para alcançarmos os sentimentos enobrecidos o instinto ea inteligência pouco a pouco se transformam em conhecimento e responsabilidade e semelhante renovação outorga ao ser mais avance os equipamentos de manifestação à medida que nós vamos nos transformando nos segurando ampliasse o nosso conhecimento e portanto a nossa responsabilidade também no bem agir e isso vai fazendo com que nós também adquiramos uma condição evolutiva maior e o nosso próprio organismo físico vai também refletir essa evolução já adquirida agora vamos estudar um pouquinho sobre o necessário o
wilson perto o que é o necessário para nossa o que é o supérfulos será que nós podemos diferenciar esses dois conceitos é o que nós vamos estudar agora então diz o seguinte dentro da doutrina espírita deus proveu a natureza de todos os recursos para garantir a sobrevivência dos seres vivos no planeta não foram possível que deus criasse para o homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios de consegui-lo essa a razão eu acho que a terra produza de modo a proporcionar o necessário aos que habitam visto que só o necessário é útil o
supérfluo nunca ué então aqui o livro dos espíritos já nos mostra que deus sabendo que nós precisamos viver sabendo que nós precisamos as experiências reencarnatórias obviamente que ele nos deu as condições necessárias para suprir as nossas necessidades olha que nós possamos permanecer aqui então ele criou a terra de modo que ela produza tudo aquilo que eu preciso dentro do nessessario prestem atenção dentro do necessário para minha sobrevivência mas ele diz nessessario é útil o supérfluo não é e o que nós vamos ver aí e é exatamente que a criatura o homem por conta do seu
orgulho de ser egoista cria e falsas necessidades e em função dessas falsas necessidades acaba buscando o supérfluo e acaba buscando de forma excessiva bens na terra de forma suprir as suas faltas nas suas falsas necessidades já saindo do equilíbrio e passando realmente para uma atitude negativa e perniciosa a sua sobrevivência e a terra produzirá o suficiente para alimentar a todos os seus habitantes quando os homens souberem administrar segundo as leis de justiça de caridade e de amor ao próximo os bens que ela dá ela aprovem as nossas necessidades mas dentro do necessário nunca nos faltará
alimentos desde que nós saibamos administrar o que a terra nos proporcionam os bens que elas nos proporcionam com justiça caridade e amor ao próximo mas será que é isso que nós fazemos como é que nós muitas vezes nos portamos os países no sentido de reter em determinados alimentos por questões comerciais para de alguma forma controlar determinados países nós percebemos que o que prepondera em muitas relações dentro da humanidade terrena é o egoísmo eo orgulho que não a lei de justiça de amor e de caridade por isso pode parecer que a terra não produzia o necessário
mas e aí e não vos preocupeis com a vossa vida quanto ao que haveis de comer nem com o vosso corpo quanto ao que haveis de vestir não é a vida mais do que o alimento eo corpo mais do que a roupa buscar em primeiro lugar o reino de deus ea sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas mostrando aí no evangelho de mateus que nós devemos buscar essencialmente o reino de deus possa ele fala o reino de deus é o que espiritualização vivência do evangelho reforma íntima caridade e amor aprimoramento pessoal é isso
que nós temos que buscar e quando nós alcançarmos isso tenhamos a certeza que todo o resto nos será acrescentado por quê que nos será acrescentado porque a terra já produz o que nós necessitamos o necessário e quando eu verdadeiramente vivenciar o reino de deus na minha vida eu vou saber oscar a natureza apenas aquilo que eu preciso e não super fofo nós sabemos a doutrina já nos fala que a terra ela tem condições de prover os bens nessessario ao homem e olha o que traz o desequilíbrio exatamente o nosso egoísmo a busca pelo prazer insaciável
as nossas mazelas decorrem do abuso que nós fazemos dos bens que a terra nos proporciona e obviamente o que que vai acontecer quando eu em função desse uso desequilibrado dos bens da natureza eu abuso por conta do meu egoísmo da busca pelo prazer vem as mazelas e vem é o que a dor o sofrimento que é o remédio amargo que nós precisamos para nos voltarmos para o pai porque enquanto estamos só no egoísmo e na satisfação do nosso prazer não refletir não refletirmos normalmente sobre os nossos deveres os nossos compromissos para com o pai na
hora que vem a dor eo sofrimento repensarmos e aí realmente buscamos refazer as nossas atitudes e lembrando nem sempre temos a oportunidade de aprender pelo amor sempre alguém nos orienta sempre alguém nos fala sempre alguém nos chama atenção mas nós não queremos ouvir nós não queremos ouvir precisaremos da dor aí depois quando ela vem puxa vida devia ter escutado aquela pessoa que me alertou mas não quisemos é o que acontece deus vai ter sempre mecanismos e instrumentos para nos fazer aprender nós é que escolhemos se queremos nos instrumentos de corrente do amor ou da dor
olá tudo que o homem necessita portanto para a manutenção da vida encontra-se na terra é admirável a previdência ea sabedoria divina manifestada na natureza para o atendimento de todas as necessidades do homem primitivo ou civilizado em qualquer época tá esse tá aí no livro tempo de transição percebendo então a criatura que essa ideia de que faltam os bens a ao homem aqui na terra na verdade é o entendimento equivocado da justiça divina claro queridos amigos que a regiões que são mais bem favorecidas de determinados bens da natureza outras que são menos favorecidas mas perceba o
que quando a a a lei de justiça de amor e de caridade prevalecendo na humanidade o homem ajuda o homem aquele que mais tem auxilia aquele que menos têm de modo que não falte para ninguém e como não há caridade sou a egoísmo claro que vai faltar e vai parecer que a terra não proporcionam produz tudo aquilo que nós necessitamos é de um lado todos os recursos naturais ao alcance da criatura na atmosfera o solo nas águas e nas entranhas da terra de outro a necessidade do esforço do trabalho da aplicação da inteligência da luta
contra os elementos para a fruição dos meios de manutenção vejam se nós não tivéssemos também que trabalhar que nos esforçarmos para conquistar o para alcançarmos todos os bens da terra nós não progredir íamos porque não haveria trabalho não ver esforço na ver empenho por isso que determinadas regiões por exemplo tem menos água porque aí o homem tem que trabalhar sua intelectualidade para buscar uma forma de sobre a pouca quantidade de água que tem naquela região e assim de alimentos e assim sucessivamente então as dificuldades são importantes para o desenvolvimento do da inteligência do intelecto que
vai levar o homem ao progresso o desenvolvimento da moral mas percebo que os bens estão na terra só que alguns estão mais são fáceis no sentido de terem o permitirem um acesso mais simplificado e outros um pouco mais difíceis para que nós possamos trabalhar e buscar alcançar esses bens mas os recursos lá estão a terra proporci ona aquilo que nós necessitamos agora vamos dar uma olhadinha nas ponderações de um espírito protetor ou qual a mensagem ditada no ano de 1861 dizia quando considero a brevidade da vida dolorosamente me impressiona o a incessante preocupação de que
é para voz objeto bem-estar material ao passo que tão pouca importância das o vosso aperfeiçoamento moral o que pouco ou nenhum tempo aqui pouco ou nenhum tempo de trás e que no entanto é o que importa para a eternidade dias ia diante da atividade que desenvolver esses tratar de uma questão do mais alto interesse para a humanidade quando não se trata na maioria dos casos se não de vos pordes em condições de satisfazer as necessidades exageradas a vaidade ou de vos entregar diz aos acessos que de penas de amofinações de tormentos cada um sim põe
que de noites de insônia para aumentar a veres muitas vezes mais que suficiente que que ele tá querendo nos colocar dentro desse contexto que ele fica pensando puxa vida como é que o ser humano gasta tanto tempo tanta energia para satisfação das suas necessidades materiais para o ter e não para o termo considerando a brevidade de tempo que ele vai passar na terra e a eternidade que ele vai passar no plano espiritual que realmente e a funcionar mais sobre isso não tem sentido nós vamos passar alguns poucos anos é encarnado mas vamos passar a eternidade
no plano espiritual o que para nós deveria ter mais valor o que para nós deveria realmente ser um pulso para o nosso trabalho para o nosso progresso a vida material a vida espiritual claro que é espiritual mas parece que nós ficamos cegos para a realidade do plano espiritual e só nos concentramos na vida material então aquele diz aqui isso é perda de tempo aí ele fala na verdade que são as nossas necessidades exageradas a nossa vaidade é o excesso de que nós nos entregamos ao supérfluo que nós nos entregamos que acabam fazendo com que nós
deixemos de trabalhar e de buscar aquilo que realmente importa e gás temos o nosso tempo e energia com aquilo que é temporário e por cúmulo de cegueira frequentemente se encontram pessoas escravizadas apenas os trabalhos pelo amor e moderado da riqueza e dos bolsos que ela proporci ona a se vangloriar em de viver uma existência dita de sacrifícios e de mérito como se trabalhassem para os outros e não para si mesmos e insensatos e nós não podemos continuar agindo assim se nós hoje ainda nos comportamos desta forma precisamos mudar o quanto antes créditos então realmente que
vocês serão levados em conta os cuidados e os esforços que despender eis movidos pelo egoísmo pela cupidez ou pelo orgulho enquanto negligence ice do voto futuro bem como dos deveres que a solidariedade fraterna impõe a todos os que gozam das vantagens da vida social a itália em destaque em vermelho porque de fato às vezes nós podemos acreditar que é isso que vai acontecer não meus amigos não vai não serão levados em conta seus esforços que fizermos para a satisfação dos nossos interesses pessoais egoístas mas sim aquilo que nós fizemos pelo próximo e é por isso
que nós precisamos pensar hoje dentro das minhas atitudes dentro do meu esforço o que que eu faço pelo outro e o que que eu faço por mim mesma quanto do meu tempo é dedico para aliviar a dor eo sofrimento do outro se eu tiver que me empurrou alguma restrição é pelo outro ou apenas por mim precisamos o quanto antes repensar as nossas atitudes refletir sobre o que fazendo porque isso vai ser determinante para a nossa vida futura quando nós desencarnar eu quero que eu quero viver uma vida feliz ou uma vida de sofrimento a dori
diz aqui unicamente no nosso corpo a vez pensado no seu bem-estar dos seus prazeres isso foi o objeto exclusivo da vossa solicitude egoísta por ele que morre desprezastes o vosso espírito que viverá sempre por isso mesmo esse senhor tão animado e acariciado se tornou o vosso tirano ele manda sobre o vosso espírito que se lhe constituiu escravo seria essa a finalidade da existência que deus nos outorgou está lá no capítulo 16 o evangelho segundo espiritismo então realmente é um questionamento importantíssimo e que nós muitas vezes não paramos para fazer e aí a doutrina espírita na
aula de hoje nos refluxos relembra a necessidade de nós repensar todas as nossas atitudes bom então veja bem se sobra para ruins com certeza queria nos amigos falta para outros em que condição eu me encontro nós precisamos realmente olhar amor ver o ovo sentir o outro perceber que o outro é realmente nosso irmão e que nós jamais poderemos ser felizes enquanto o meu próximo sofrer posso meu próximo passar fome enquanto o meu próximo deixo aberto doente então essa é essa ideia de que eu posso ser feliz sozinho é uma ilusão eu não posso na verdade
a verdadeira felicidade ela é conjunta ela depende do outro também porque aquele que ama ele ama e ele portanto se torna feliz quando ele ver a felicidade do outro a sua felicidade também depende do outro também ele ele se importa com o outro e isso reflete na sua satisfação na sua tristeza então queridos amigos não trabalhamos o egoísmo mas exatamente a caridade o amor ao próximo o andré luiz a traz uma informação muito grande no livro o espírito de verdade tá dizendo sobre comentando sobre o excesso e você o excesso de nós então são medidas
que podem nos servir de roteiro para auxiliar a educação da nossa ânsia de consumo e de acúmulo de bens de forma investir com mais segurança no nosso crescimento espiritual então vamos ouvir ele diz não converta o próprio lar em museu utensílio inútil em casa será a utilidade na casa alheia o desapego começa das pequeninas coisas e o objeto conservados em aplicação no recesso da moradia explora os sentimentos do morador a verdadeira morte começa na estagnação são quem faz circular os empréstimos de deus renova o próprio caminho então vamos começar olhar o que temos na nossa
casa o milho roupas eles não mais não mais estão sendo utilizadas por mim e por aqueles que moram na nossa residência vamos doar vamos realmente sair da estagnação vamos começar a fazer com que os bem segurem vamos começar a nos desapegar das coisas materiais tem um trabalho é precisamos começar transfigure os apetrechos que eles são inúteis em forças vivas do bem retire da dispensa os gêneros alimentícios que descansam esquecidos para distribuição fraterna os companheiros de estômago a comentado resistir guarda-roupa libertando os cabides das vestes que você não usa conduzindo-as aos viajores de esgotos da estrada
estenda os pares de sapatos que lhe sobram aos pés descalços que transitam em derredor elimine do mobiliário as peças excedentes aumentando alegria das habitações menos felizes e devolva-os guardados em gavetas ou porões dando aplicação aos objetos parados de seu uso o pessoal transforma em patrimônio alheio os livros empoeirados que você não consulta endereçando os ao leitor sem recursos examine a bolsa dando um pouco mais que os simples compromissos da fraternidade mostrando gratidão pelos acréscimos da divina misericórdia e previna-se hoje contra o remorso amanhã o excesso de nossa vida cria a necessidade dos semelhantes vejam que
frase que texto espetacular mas eu fico com essa parte final o excesso de nossa vida cria a necessidade do semelhante e quanto de acesso nós temos em nossos lares quanto nós poderíamos estar distribuindo compartilhando auxiliando o próximo dão você que está vendendo essa aula você que está participando deste estudo hoje vá em casa no seu guarda-roupa na sua cozinha nos seus utensílios aquilo que você pode contribuir a tanto as pessoas que necessitam que não tem esse quero necessário e nós temos o super fofo então podemos e devemos realmente fazer da caridade uma bandeira em nossas
vidas e nós precisamos começar eu começo é o primeiro passo que fará com que nós pouco a pouco nos transformamos e sejamos pessoas melhores e aqui nós vamos falar um pouquinho sobre o falso sofrer que isso também existe para deus não tem benefício algo tão aliviando a culpa para se redimir não existem determinados sofrimentos voluntários que a própria criatura se impõe com o objetivo de se depurar e esse sofrimentos voluntários são desnecessários porque deus na verdade não vê nada de útil não sofrimento que só aproveita a mesma é diferente de um sofrimento pelo outro é
diferente de um sacrifício de um a mortificação do meu corpo pelo outro é diferente por exemplo de eu ficar com fome porque eu estou dando de alimento para crianças para os meus filhos para que não tem e eu tenho um pouco alimento então entre eu e alimentar e os meus filhos por exemplo eu dobro meus filhos aí é um tipo de sofrimento voluntário mais é pautado na caridade é a caridade pelo sacrifício mas quantas pessoas querem martirizar o próprio corpo por exemplo querendo evoluir isso não aproveita ninguém isso não tem utilidade isso não é agradável
aos olhos de deus mortificações e privações voluntárias só são úteis se aproveitam ao próximo se aproveitarem a mim mesma não tem utilidade certo então eu quero aliviar a culpa para me redimir e eu quero muitas vezes me flagelar por conta dos erros cometidos não é através do flagelo do corpo que eu vou evoluir mas o flagelo da alma flagelar o meu orgulho meu egoísmo isso sim é benéfico aos olhos de deus e tem utilidade certo então ele sofrimento os voluntários de nada as servem quando não concorrem para o bem de outrem e portanto fustigar e
o vosso espírito e não o vosso corpo modificar e o vosso orgulho sufocarem vosso egoísmo que se assemelha a uma serpente alguns demorar o coração e parede mais pelo vosso adiantamento do que por meio de rigores que não acho que pertencem a este século o homem aqui já na nossa conclusão o homem é quase sempre o obreiro de sua própria infelicidade praticando a lei de deus há muitos males se for a e proporcionar a si mesmo felicidade tão grande quanto o comport a sua existência grosseira então veja o homem é quase sempre o obreiro da
sua própria infelicidade e também da sua felicidade se nós praticar os a lei de deus nós vamos sim nos privado e muitos males de muitos sofrimentos basta nós nos conscientiza é realmente procurar aplicar a lei de deus em nossas vidas o nosso o nosso cotidiano em todos os momentos que nós tivermos oportunidade e ele diz aqui já nesta vida somos punidos pelas infrações que cometemos das leis que regem a existência corpórea sofrendo os males consequentes dessas mesmas infrações e dos nossos próprios excessos mas lembremos aí que já nessa vida somos também beneficiados pelo bem que
fazemos quando nós vivenciamos a lei de deus já sentimos a felicidade claro que relativo porque a felicidade plena não essa existência dessa vida mas já conseguimos viver uma felicidade na vida atual já sentimos paz em nosso coração e isso é importante é fundamental porque isso faz com que a existência terrena se torne mais leve se torne mais alegre se tornem e agradável para nós ir permite que nós levemos ao outro também a paz que já habita em nossos e portanto vale a pena já matou ao existência praticar a lei de deus sim quem pratica a
lei de deus não vai usufruir dos benefícios só na vida futura só no plano espiritual tu já na matéria isso é possível e aí ele diz aqui se gradativamente remontamos a origem do que chamamos as nossas desgraças terrenas veremos que na maioria dos casos elas são a consequência de um primeiro afastamento do nosso apartamento nosso do caminho reto desviando nos deste e enveredarmos por outro mal e de consequência em consequência caímos na desgraça portanto queridos amigos somos nós que nos afastamos da lei de deus esse nós dela nos afastamos oi para ela retornar é difícil
ainda nos é um pouco difícil por conta da nossa imperfeição que ainda é muito grande nos diz também a doutrina que se conhece o verdadeiro espírita pelo esforço que ele faz em domar as suas mais inclinações significa dizer que nós ainda não conseguiremos deixar de errar nós ainda não conseguiremos deixar em algum momento de vivenciar o orgulho o egoísmo o mar o exposto de aprimoramento tem que ser constante o orar e vigiar e tem que ser a todo momento se nós estivermos orando e vigiando percebendo os pensamentos que nos chegam as ideias que não chegam
certamente nós iremos nos aproximar de deus mais rapidamente esse processo de crescimento vai ser mais rápido vamos precisar de inúmeras reencarnações certamente que sim nós precisamos aproveitar ao máximo a reencarnação que nós temos hoje nós precisamos subir o máximo de degraus que nós pudermos na escala evolutiva agora e quanto mais conhecimentos nós temos mais fácil se torna porque a nossa consciência nos clama a nossa vontade nosso conhecimento também faz com que nós comecemos a pensar a raciocinar em cima de cada atitude cada pensamento de cada ideia a luz chamar evolui cresce pondera então meus queridos
amigos este é o caminho a que seguir não há outro caminho por mais difícil que possa nos parecer é possível é factível desde que tenhamos boa vontade e realmente buscamos isso como meta como prioridade em nossas vidas qual é a sua meta é evoluir e crescer então temos que vivenciar o evangelho de jesus ok meus amores meus queridos amigos tô terminando nesse momento mais uma aula do ad dois espero que você tenha gostado que tenha sido útil para você em breve vamos postar mais uma aula do estudo sistematizado da doutrina espírita eu agradeço muitíssimo a
sua presença pergunto a você se você já se inscreveu no nosso canal em caso negativo se inscreva compartilhe os nossos vídeos comente curta isso é muito importante para nossa meus amores um grande abraço e até a próxima
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