IV Curso Livre Marx-Engels | A atualidade do Manifesto Comunista | José Paulo Netto

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TV Boitempo
O Manifesto do Partido Comunista, ou simplesmente Manifesto Comunista (1848), demonstra a madurez de...
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o professor Zé Paulo o curador do quarto curso livre marx-engels vai nos apresentar agora aula atualidade e relevância do Manifesto Comunista G1 e Vale ressaltar que a e a Gênese da coleção Maxim Girls da boitempo que levou anos depois dez anos depois de sua primeira publicação a desenvolver a primeira edição desse curso por justamente o Manifesto Comunista A primeira é o primeiro livro da coleção numa edição que evidentemente salta aos olhos por ser significativamente maior do que outras edições de porque ela conta com uma série de ensaios complementares que contextualizam historicamente e refletem sobre o
legado do Manifesto Comunista como falado ontem ou documento político mais Líder publicado de toda a história e a organização e introdução na recepção e do Osvaldo coggiola também outro a grande especialista no Manifesto Comunista que vai dar segunda aula de hoje tal forma que a gente tem essa unidade temática tá bom José Paulo Netto o Zé Paulo é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e comunista autor entre outros de ditadura e serviço social capitalismo monopolista e serviço social da Cortez e democracia transição socialista na oficina de livros é também autor de uma
série de prefácio os textos de orelha e apresentação dos livros de Max em Deus em diversas editoras dentre elas a boitempo e organizador do leitor de Marx que saiu no ano passado por favor professora Oi boa tarde e eu queria começar agradecendo o convite dos promotores desse curso a começar pelo Sesc e envolvendo é aquela que é hoje é mais importante editora de textos marxistas do Brasil e fica um dia um político da Minha Terra Minas Gerais quiçá da América Latina que a boitempo eu quero de público dizendo a importância histórica que o empreendimento editorial
liderado pela Ivana jinkings tem emprestar a mim toda minha solidariedade a ele a editora e a ela e dizer que estou muito contente de estar participando desse curso como eu diria marxistas brasileiros ilustres o que já tiveram presentes aqui em módulos anteriores ao mar larga programação nesse sentido Então me honra muito está aqui e sobretudo a falar de algo que e não apenas é meu objeto de estudo mas é algo que mudou minha vida eu quero começar contando uma historinha e as historinhas velho vocês tem que se acostumar com professor velho hein eu sou velho
quanto historinha e a e eu amei eu sou filho de um pai extremamente conservador Pequeno Burguês o e filhos uma mãe que na juventude foi comunista que é comunista uma vez leva para o túmulo as marcas do ter sido comunista vocês imaginam como é que ela minha casa né No Inferno porque a velha continuava se sentindo comunista embora não tivesse uma atividade política mais sua de solidariedade no período da ditadura e meu pai quer um jeito que achou que o golpe de Primeiro de Abril era realmente contra a subversão Ea corrupção Ah pois bem eu
tinha 12 anos e na minha cidade Juiz de Fora o Partido Comunista existia e era um partido significativo nesta época Juiz de Fora na cidade operária e o partido não estava na legalidade mas já tinha atividade especialmente depois de 1958 e se passa entre 1959/1960 é uma das figuras públicas do Partido Comunista era um barbeiro chamado Milton Fernandes a onde eu cortei cabelo desde que desde o primeiro corte de cabelo criancinha eu fui Lai Oi e ele me deu e em princípio de 1959 uma edição do Manifesto do Partido Comunista e a Band thoreau Vitória
de uma capinha verde e uma contracapa só de você o chá pode Leite aqui só não mostra para o seu pai ele conhecia o meu pai né E se eu acho que é um livro que ele disse não mostra para o seu pai fui para casa ele era uma edição magrinha e até trouxe aqui se alguém depois quiser dar uma olhada e é uma edição fac-similar que eu trouxe uma edição fac-similar da primeira edição do Manifesto do Partido Comunista não é de seu original por favor eu tenho algumas preciosidades bibliográficas mas não essa que uma
edição que se tirou em 1998 na Alemanha e reproduz Ah pois eu deixo aqui quem quiser olha mas não me leve a O que é edição fac-similar da primeira edição do Manifesto Partido Comunista são 20 páginas não tem prefácio não tem nada não tem nem autoria como nós vemos então levei aquilo para casa não tinha prefácio 0 só mesmo texto do Manifesto eu ia aquele negócio numa tarde lhe bom e achei que ali estavam resolvidos todos os problemas da humanidade se eu vou ela tudo aquilo que eu vejo tá errado no mundo aqui tá receita
para consertar eu já tinha uma máquina de escrever a datilógrafa no pedir a meu pai quando Voltasse a casa que me trouxesse isso mesmo tempo de vocês nem máquina de escrever você conhece que me trouxesse carbonos é uma caixa Decathlon o pai levou Hoje eu jantei fui para o meu quarto tinha papel o máximo que você conseguir atirar de cópia Eram quatro cópias não é porque na máquina catando milho manual enfiei quatro folhas de papel 3D carbono e comecei a copiar o Manifesto do Partido Comunista deu 10 horas 11 horas nesse tempo um cara de
12 anos Oi Rose horas estava dormindo roncando com os anjos o meu pai ficou preocupado foi lá no quarto seu filho o que que você tá fazendo eu me esqueci eu fiquei tão fascinado que eu me esqueci do que o Milton Fernandes e é medido não deixa o teu pai ver que eu disse pai eu li aqui a solução dos problemas do mundo e passei o Manifesto para ele e eu tô tirando quatro copas que amanhã eu vou distribuir para os meus amigos na escola o meu pai era um jeito muito reacionário mas era um
homem sábio a única coisa que ele me disse foi a seguir o meu filho você vai demorar muito tempo isso aí um livrinho que custa barato e tem à venda na livraria eu te dou o dinheiro você compra 43 exemplares ou 4 e leva para os seus amigos que você vai passar aqui três meses para fazer isso eu conto isso porque era mais fácil comprado que datilografar segunda o meu pai acreditou que estava começando ali o período da adolescência onde naquela época todo mundo prestava o serviço revolucionário obrigatório não tem o serviço militar obrigatório fita
o livrava comunista até entrava para o partido ficava assim na universidade frequentemente eram esquerdeiro ultra-radical bom e depois de ganhar a sua vida comigo felizmente não aconteceu isso né eu comecei ali e insistir continuei até hoje sim mas é para ter ideia do impacto que esse texto causa eu Suponho que vários de vocês já devam ter lido essas 20 páginas Há muitos não leram não azulão surgiram que as leis não é para se tornarem comunistas não sim mas é para de fato conhecer o texto conforme foi mencionado aqui ontem e do ponto de vista e
eu quero introduzir sua nossa conversa de hoje teórico político não apenas do ponto de vista político do ponto de vista teórico político e essa eu quero assistir uma das suas características o texto que mudou a face do mundo em alguns acham que para pior eu acho que para melhor mas isso é uma questão de juízo pessoal a minha intervenção aqui vai constar de três momentos um deles natureza puramente histórica que eu diria que é um trato bastante objetivo das condições em que surja o manifesto e as outras duas vão envolver juízos de valor pelos quais
naturalmente só eu sou responsável eu vou partir da ideia é porque esse público pelo que vejo e conversei com os organizadores demais esse módulo do curso Esse é um curso é um público muito diferenciado muito jovens gente com mais Rodagem em estudos e gente com menos rodagem estudo eu vou fazer de conta e vou pedir que vocês sejam tem uma certa paciência com o início comigo Inicial médico eu vou fazer de conta aqui vocês só tiveram uma notícia desse texto vou começar e quero ter não faria uma conversa doutoral fazendo citações em alemão vamos conversar
sobre esse texto depois vocês terão um tempo para a gente trocar ideias para você fazer nem pergunta no mesmo formato de ontem mas eu queria dizer uma coisa aqui e eu a 53 anos fiz algumas escolhas começando pelo Manifesto do Partido Comunista e não me arrependi dessas escolhas não foi a gente pensa na vida dos velho comunista e eu já sou velho né a gente pensa o cara foi para cadeia foi para o exílio o sofreu tanto quer dizer para vocês que eu tive acidente de trabalho na minha escolha como oficial pedreiro tem como um
taxista oi para mim essa escolha foi escolha de vida e essa escolha que eu fiz um e trouxe sacrifício nenhum me fez seu o homem limitado que eu sou os amigos dos meus amigos o pouquíssimo que eu sei eu quero compartilhar com vocês é isso que eu vim fazer aqui hoje eu sei muito pouca coisa o meu QI é muito grande meu consciente de ignorância a o pouquinho que eu conheço a gente tem que compartilhar dividir ouvir as críticas aprender com os outros estão as minhas escolhas derivadas dessa escolha é fundamental são de fortes convicções
o que eu vou dizer aqui para mim é resultado de pesquisa e de experiência de vida mas eu não quero que vocês vejam assim não e eu quero que vocês tomem as minhas palavras como estímulos para vocês pensarem com a própria cabeça a hipóteses de trabalho eu e elas têm uma referência sobre a qual vocês podem trabalhar continuar trabalhando continuar pensando que é o texto O Manifesto Comunista em torno dele que eu vou te ser singelas simples mas quero crer que pertinentes observações e estamos conversados até aí vocês vão ouvir o Doutor não vocês vão
ouvir um curioso e Só na manhã é de um dia da última semana de fevereiro de 1848 é de uma pequena tipografia bom então Lu centro de Londres na rua Liverpool 46 já terminou se a impressão de 3.000 exemplares um panfleto daqui a edição depois vocês vão olharia tem um panfleto em alemão cujo título era o seguinte Manifesto do Partido Comunista o. e sem indicação de autores eu não sabia quem escreveu isso abrindo-se a página sabia que era um Manifesto político da liga dos comunistas que se apresentava em público como um partido político é um
partido político com o nome Liga dos comunistas e havia o projeto de imediatamente providenciar tradução em várias línguas este projeto não se realizou imediatamente tava do a realizá-las E curiosamente no momento em que esses três mil exemplares em alemão começavam a ser distribuídos empacotados e remetidos para pontos de venda explodia em Paris a revolução de 1848 e essa coincidência e é uma mera coincidência que uma veremos a seguir mas essa coincidência se espreme um processo histórico que se nós não mencionarmos nós não avaliaremos esse documento que saiu daquela pequena gráfica na manhã em uma manhã
da última semana de fevereiro de 1848 e vamos buscar esse primeiro momento da minha intervenção um pouco da história do que está envolvido aí e vocês sabem que o ciclo da revolução burguesa o processo multissecular onde se dá a crise das instituições feudais a emergência das instituições da sociedade capitalista esse processo começa lá por volta dos séculos 14 e 15 e toma uma fisionomia mais ou menos Clara no século 16 se acelera no século 17 e toma forma na Europa ocidental e na América do Norte leia-se o que hoje chamamos Estados Unidos esse processo toma
forma na transição do século 18 por século 19 e esse processo é aquele que constitui e a Gênese Oi e o guilian os primeiros elementos de afirmação do que chamarei aqui de mundo burguês porque ele é produto da ação revolucionária da burguesia que reuniu em torno de si todo um conjunto de classes subalternas e exploradas em e da ordem feudal Que classes eram essas os artesãos os Camponeses e o nascente operariado lembre-se que a revolução industrial eclodiu fundamentalmente na Inglaterra e depois na Bélgica no final do século 18 a revolução que se chama Revolução Industrial
é parte do ciclo da revolução burguesa quando a gente pensa que revolução burguesa a gente precisa exatamente mas revoluções inglesas 1640 1688 e na Revolução Francesa o 14 de julho de 1789 hora meus amigos Estes são apenas Marcos políticos e um processo maior muito mais abrangente O que começa quando o grupos mercado Mercadores grupos mercantis voltados para o comércio Henricão começam a ficar ricos com as expedições ao extremo oriente ao médio Oriente na verdade e Tudo começa com as cruzadas não é que a partir do século 11 fazem Renascer o comércio na bacia mediterrânica depois
as expedições ao extremo oriente depois a expansão para o Oeste a chamada descoberta da América a exploração da África e os grupos mercantis se consolidam economicamente favorece o surgimento dos estados nacionais fomentando o absolutismo é consolidada sua condição Econômica esses grupos mercantis que vão constituir a burguesia podemos dizer esses grupos burgueses se tratam de conquistar a hegemonia cultural com isso obtém ao longo dos séculos 17 e 18 uma das expressões desse processo de conquista da hegemonia cultural pelos segmentos burgueses é aquilo que nós chamamos de ilustração o século das luzes e isto combina quando este
segmento burguês revolucionário aglutina em torno de si o chamado terceiro estado e assalta o poder político feudal instaura o estado burguês a tomada do poder político pela burguesia EA culminação de um longo processo econômico e social a burguesia realiza uma monumental revolução e vamos mental revolução Oi e a primeira metade do século 19 bom e aquela em que a Revolução Industrial se consolida e já vai experimentar uma mudança de qualidade a partir de 1860/1870 ocorre a chamada segunda fase da revolução industrial um Segunda Revolução Industrial é uma verdadeira revolução tecnológica mas sobretudo se consolidam os
traços fundamentais da nova sociedade da sociedade burguesa da sociedade assentada no modo de produção que Marcos vai analisar e vai chamar de modo de produção capitalista e na primeira metade do século 19 e o desenvolvimento capitalista na Europa já era muito igual a Inglaterra e Bélgica estão incorporando todas as atividades econômicas ou marca o capitalista e já Um desenvolvimento industrial significativo e a Inglaterra passa a ter uma classe operária no sentido moderno o proletariado industrial na França esse processo não segue simetricamente a cronologia inglesa e na França o desenvolvimento das relações capitalistas é mais lento
mais lento ainda ele se apresenta na Alemanha ou seja já havia ali um desenvolvimento desigual do capitalismo Mas uma coisa era Clara a humanidade naquele espaço geopolítico da Europa ocidental e os Estados Unidos especialmente o norte dos Estados Unidos ali a humanidade entrava num novo patamar no novo ciclo de desenvolvimento é evidente O que as mudanças societárias o correntes o forno de vulto foram de monta Oi hoje para nós é muito fácil falar por exemplo sobre o direito de ir e vir não é o avião no Brasil hoje me parece enquanto teste uma democracia política
é Mais Parte do elenco de direitos Democráticos o direito de ir e vir se eu sou maior de 18 anos eu posso ir para onde eu quisesse que dá só tem sem ter que dar satisfação a ninguém Somos Livres quanto a isso Conquista burguesa e na ordem feudal e a massa dos homens servos estava presa a terra não podia sentir jogar sem permissão do seu senhor é um exemplo importante de direitos Democráticos que nós temos é por exemplo a inviolabilidade do domicílio quem pode entrar na tua casa depois que o sol se põe em ninguém
pode entrar na tua casa antes que o sol se Levante e violabilidade no domicílio a esses direitos O que há pessoas que acham que ele sempre existiram isso não tem mais de 200 anos são conquistas da revolução burguesa é claro não é todos nós aqui somos livres para ir amanhã para isso né passar o fim-de-semana em Paris tem um probleminha aqui ele vai pagar despesa mas do ponto de vista político vocês e o Doutor Antônio Ermírio de Moraes podem cima comover para onde quiserem a jogabilidade do domicílio também uma garantia não é a rua 2
anos atrás dava uma aula e dizendo dos direitos de cidadania e quando falei né violabilidade do município uma negra que tava na segunda fila olhou para mim assim professor lá na comunidade onde eu moro na senão a polícia mete o pé na porta a hora que ela quer e a gente fica caladinha você não morre Pois é isso é a democracia burguesa É isso mesmo teu direito está consolidado você pode ir para Paris amanhã e a hora que o policial a PM Meteu o pé na tua porta roubar tua casa você pode dizer olha não
pode meu domicílio Inviolável nesse horário aí a gente vê que que acontece depois e pode qualquer maneira E essas mudanças sociais que alteraram completamente a face da Europa e não sentido apesar da minha grossa agora não sentido Emancipador o município a dor ter direitos formais é um passo para reivindicar a sua transformação em direitos reais não subestimemos essas formalidades Atenção para isso mais uma dúvida nenhuma que esse trânsito custou horrores aos Trabalhadores e o Rogério Som e imprimiu 780e 1830 em toda Europa ocidental onde se desenvolvem as relações capitalistas e portanto se constrói o regime
Burguês e os trabalhadores do campo e da cidade camponeses e artesãos e a nascente classe operária foram brutalmente penalizados pelo pauperismo e aliás entre os anos 30 e 50 do século 19 e abundante a literatura sobre o pauperismo é abundante Olá seja oriunda de pensadores conservadores alguns relacionados queriam restaurar o antigo regime seja de pensadores estavam querendo ir além da sociedade burguesa o exemplo de uma ponto como mais clássico da editado pela boitempo que a obra do jovem em Deus um dos subscritores do documento pela vamos analisar publicado em 1845 quando ele tinha 25 anos
de idade 25 anos é a obra clássica a situação da classe trabalhadora na Inglaterra é evidente que já àquela época os trabalhadores não iam bovinamente para o matadouro e o desenvolvimento das relações capitalistas Ou seja a emergência da sociedade burguesa estou protesto Operário é a primeira metade do século 19 e rica já contém o exemplar enorme de insurreições operárias de insurgências operárias e e o seu espaço prioritário de imersão EA Inglaterra mas os jovens que ali estava em pleno desenvolvimento da indústria grande indústria capitalista mas logo logo se chega à Europa Continental eu cheguei Especialmente
na França e onde as lembranças a memória da revolução de 1789 estava viva é de onde havia uma repressão legal ao associacionismo Operário e na primeira metade do século 19 enquanto a partir dos anos 20 na Inglaterra os operários já poderão formar sindicatos as trade-unions na França e será proibido movimento operário era fortemente reprimido na França os operários franceses e também os artesãos apelavam para a tradição das ligações clandestinas das associações secretas e havia na França uma forte tradição de associacionismo secreto o espelho inspirada e na tradição francesa em 1839 artesãos emigrados alemães seja gente
que vivia no exílio tinha fugido da Alemanha ou por razões políticas e relações econômicas procurando emprego em melhores condições o graves alemães criaram em 1839 uma associação Secreta e vejam que nome curioso porque a mudança de designação vai ajudando a gente entender certos fenômenos eles criaram a Liga dos proscritos seja daquela gente tá de está errada que tá expulsa Eu quero uma associação Secreta o que promovia autoproteção dos seus membros é ímpar participava de projetos com inspirativos conspirações para destruir governos de Estados e como toda aceita não é um grupinho é muito pequeno e você
sabe que seita clandestina tende a se dividir não é e ela se fracionam com facilidade e a Liga dos proscritos se divide em 1843 Oi tá liga dos proscritos sai uma nova nova Associação clandestino que tem um nome diferente ela passa A chamar-se Liga dos justos Nossa em vocês que coisa interessante não é essa ressemantização primeiro liga dos desterrados dos excluídos depois liga em defesa da Justiça essa Liga dos justos se desenvolve a partir de 43 em 1844 45 ela tem ramificações na Inglaterra na França na Bélgica e começa a penetrar na Alemanha Oi Ângela
tinha uma atividade intensa na França a hora e chegou à França em novembro finais de outubro princípios de novembro em 1843 um jovem tentam tinha 25 anos porque ele nasceu em 1818 o jovem chamado Karl Marx e esse jovem se pensava e se via como um Democrata radical e não era mais Dias Aliás não inscrito de setembro de 1843 presta atenção e setembro de 1843 e quando ele tomava as primeiras informações do que que era o socialismo do que que era o comunismo adiante veremos que distinção essa ele escreve sobre o comunismo que se trata
de uma atenção abstração doutrinária eu não quero saber disso se você já conhece um pouquinho da história do Marcos em 1843 lá e formou-se em filosofia em 1841 pelas condições políticas ele é obrigado a ganhar a vida como jornalista tem a experiência na Gazeta renana onde ele descobre a política e descobre que a sua formação estritamente filosófica não equipa não o arma para enfrentar política abandona o jornal que a logo fechado vai para cross na onde estava sua noiva com quem se casa a 19 de junho e passa lá quatro meses no espécie Rua de
meu onde não pensa em mal no Max Além de cumprir muito bem os deveres do tálamo mas sabe o que é que eu deveres do tá amor os devidos do leito além de cumprir os muito bem ele estuda enlouquecidamente G1 tu estuda aquilo que tava fora do Marco da filosofia acadêmica e ele vai estar Maquiavel Hobbes Locke Roxo e vai tratar de compreender a revolução francesa e nesse período ele escreve dois textos que eu Suponho que já foram objeto de tematização aqui ele escreve a questão judaica E onde ele ele ela Bora como Democrata que
é a distinção entre emancipação política e emancipação humana e vai para Paris e e onde vai dar continuidade a sua crítica original do pensamento político de Hegel em Paris ele vai escrever o ensaio intitulado contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel introdução esses dois textos ele vai publicar numa revista que ele e um Liberal alemão Arnoldo Rubi tinham planejado a editar em Paris e Por conseguinte objetivo aqui na Alemanha a repressão a censura nos permite trabalhar não nos permite pensar a dona Val para a França e lá nós vamos produzir um veículo instrumento
que junte e articule o pensamento social francês com a grande filosofia alemã e Vamo influir na Alemanha e na França o pug é um Democrata liberal o Max era apenas um democrata eu chego em Paris e nos seis primeiros meses de Paris toma uma porretada na cabeça é isso mesmo que você está mesma planta a dona na cabeça e essa pancadona pode ser vista em três encontros que Marques vai realizar em Paris 3 o primeiro encontro de marcas e é com o texto que ele recebe para esta revista eu lembro o nome anais franco-alemães vai
sair 11 e com o número dessa revista em fevereiro de 44 e ele recebe um artigo de um moço que ele conhecia de vista e de quem não tinha boa impressão esse moço chamava-se friedrick engels reconhecer esse moço de vista que quando ele trabalhava no Jornal Gazeta renana esse rapaz filho de um rico Industrial o rico Industrial tava indo para a Inglaterra onde estagiar na fábrica do pai e Manchester passou Light Olha eu posso escrever aqui para o jornal Marquinhos recebeu muito friamente desse pode não rapaz foi para Inglaterra e mandou alguns artigos para o
jornal mas publicou sem dar maior importância pois bem esse rapaz da Inglaterra manda um artigo para revista e foi a primeira paulada que mata recebeu o artigo de esse bucho cerca de 30 páginas está traduzido em português eu tinha o seguinte título esboço de uma crítica da economia política e olha o cuidado expulso início o Marcos vai considerar até o fim da vida esse texto de euros o que ele chamava de esboço genial os índios tu vai para Inglaterra milita no movimento cartista e é dessa experiência ele vai registrar os materiais para escrever e a
situação da classe trabalhadora na Inglaterra mas ele faz mais do que isso ele analisa o olhar de quem conhece a filosofia de Hegel leia-se o pensamento dialético ele analisa a economia política dos Ingleses e faz uma crítica dos fundamentos de economia política inglesa o Marcos descobre agora por favor atenção à crítica da economia política e tem gente que ar Max um economista não é assim como tem gente que acha que ele foi um sociólogo Hoje eu tô aqui quando vai recente edição é do primeiro livro de o capital mais recente e uma nova tradução E
se eu abro o livro e eu vejo que o título não é o capital o título do livro é o capital crítica da economia política O que foi precedido em 1859 e uma obra intitulada para critica o dependendo da tradução contribuição à crítica da economia política Ei macho vai fazer a crítica da economia política eu não vou poder discutir aqui com vocês mas outros companheiros o farão eu espero o que que Max foi já que o declarar que é absolutamente equivocado projetar sobre Marx atenção projetar sobre Max e a grade da divisão do trabalho intelectual
hoje imperante na universidade a universidade tem lá aquele território Zinho aquele departamento Zinho que a Sociologia a economia a filosofia a história a psicologia social Oi e aí a gente pensa Max né um grande boi a gente corta os pedaços né Tem uma parte que é sociologia uma partida masha nada disso Max é o fundador da teoria social da ordem burguesa quem está começando no textinho de nós vamos nos referir seguida mas eu dizia a primeira paulada que Marques leve leva é descobrir a economia política e achou a crítica e as dificuldades que ele tava
tendo para entender o mundo a partir dos limites da sua filosofia e descobre que a filosofia não basta ele tem que deslizar a sua reflexão para além da filosofia e não vai abandonar filosofia atenção mas ele precisa ir além dela e eu não sabia para onde ir é através do artigo de engels ele descobre para onde é para que a gente fazer economia política é a segunda paulada que o Max leva é contra a classe operária Oi Márcia envia na Alemanha no ambiente puramente intelectual Acadêmico se você não sabem como os acadêmicos são chatos já
eram nessa época nessa é para Já Era sim uma vida real comi pão todo dia não sabe como é que o pão chega à sua mesa Oi e para saber fazer um projeto de pesquisa e manda o CNPQ a eles descobrem como é que o pão chega na mesa né tô me referindo acadêmico tradicional é sobre tudo que o desenvolvimento econômico da Alemanha perto do da França na Bélgica na Inglaterra eu quero muito muito mais atrasado você não tinha figura do moderno Operário mas se encontrar O Operário na França O Márcio vai participar das reuniões
dos Operários socialistas e comunistas e ele vai descobrir um novo mundo e ele vai descobrir aquilo que mais tarde meu amigo e editado pela boitempo em participar desses cursos Ricardo Antunes vai chamar de um mundo do trabalho e o Marcos vai descobrir quando ele está se constituindo e nas cartas e Márcia e mesmo em seus textos Essa época a gente vê o impacto que isto lhe causa e ele conhece um tipo de gente que é diferente e não tá pensando quantas aulas tem que dar para escapar do trabalho é igual acadêmico não está pensando o
seu umbigo não tu tá pensando nos seus destinos enquanto classe e acima de fronteiras uma ótica internacionalista o Marcos não descobre atenção apenas os trabalhadores e o mundo do trabalho e descobre uma nova socialidade uma nova sociabilidade é uma carta de março de 44 que ele escreve para fora pa ele estiver trata fora e paz do Senhor Oxe eu tinha aqui assistir A reunião desses homens exauridos pelo trabalho E aí choveria que entra esses usa "esses bárbaros estão se constituindo aqueles que vão salvar Nossa civilização e descobre um outro mundo um dos a solidariedade de
classe mundo do internacionalismo e o mundo dos explorados mas que não querem continuar sendo explorados o sumo da cabeça de macaco é aquele Fulano que setembro de 43 gírias que o comunismo é uma abstração dogmática vai se assumir comunista o Marcos não inventou o comunismo meus queridos máquina inventou a classe operária eo proletariado o Max encontra e as idéias comunistas EA classe operária e constituição no primeiro semestre e vive em Paris é a primeira metade de 1844 e a viajar do movimento operário agora atenção no movimento operário duas perspectivas de luta claramente diferenciada é uma
perspectiva que se propunha a reduzir os males as sequelas os aspectos deletérios da sociedade capitalista através de reformas especialmente através daquilo que se chamava de a organização do trabalho e embora essa tendência fosse muito diferenciada e ela se distinguia claramente de uma outra tendência a tendência comunista o que não pretendia transformar a sociedade mediante reformas mas sim através de uma radical transformação socioeconômica a essa segunda tendência o que era a herdeira dos jacobinos do pensamento de Russo é através de um anel que é em laçava esse passado esse anel era A Conjuração dos iguais dirigida
por Graco babeuf em 1797 essa segunda vertente se intitulava se proclamava comunista o Marcos adere a essa segunda tendência ainda que tenha dialogado e tenha aprendido os socialistas ai ai ai e esse Marques que tá lá em Paris em 44 a ter vindo ao comunismo tô passando por uma verdadeira revolução que vai ter o seu terceiro encontro e disse para vocês são... Primeiro é a crítica da economia política através de índios o artigo em 2ª classe operária o proletariado o que seria o próprio engels o que voltando da Alemanha passa por Paris E durante cerca
de 10 dias se encontra com Marcos eu te encontro se dá em final de agosto princípio de setembro de 44 e esses dois homens que tinha tentando trajetórias muito diferentes né Marcos a dela eu compro e Paris Índios quando vai para Inglaterra e 43 muito influenciado por um tipo chamado mãos redes já se considerava comunista seu contato com a juntas cartistas dos trabalhadores do kartismo em dois e transforma em comunista trajetórias desses homens até então eram diferentes e e ele se encontro e se descobrem e descobre que por caminhos distintos eles tinham chegado às mesmas
inferências conclusões políticas a e começa aí no segundo semestre de 1844 uma colaboração intelectual uma Fraternidade única e um companheirismo de luta eu diria que é exemplar emblemático do movimento socialista como a sair uma colaboração que vai se prolongar até a morte de Marx em 1881 aos 65 anos de idade 1883 perdão aos 65 anos de idade e a morte de índios em 1895 aos 75 anos de idade e a partir daí se como se veste 44 e eles entram no debate socialista e no debate comunista e se de marcando claramente das tendências até então
existentes no movimento comunista movimentos sociais eles são procurados na medida em que se tornam conhecidos através de polêmicas de livros e artigos que publicam e ele se torna objeto de uma aproximação da liga dos justos o que os procura para arregimentar os uma vez que eles estão tendo um desempenho político no movimento socialista e comunista os índios não aceita ingressar na liga em 1843 quando ele era lindo Talita recém-fundada não é a Liga dos justos que saíram dali dos proscritos e engels não aceita contato com ele e o que considerava aqueles Tim concepções políticas atrasadas
44 Max é procurado lá em Paris por emissários da liga e mas também não topa mas quando a gente foi mais explícito mas estava tem que abrir a sua história aqui Desculpem a vocês e desculpa aqui o Kim que dirige a mesa mas se precisar de mais cinco minutos você será Generoso comigo né e eles vão top e makino top que parte da ideia é de que a clandestinidade e a maneira mais simples de matar um movimento revolucionário a fazer política na clandestinidade e é praticamente não fazer política Aliás a burguesia sabe muito bem disso
né a ela que foi Os Comunistas e socialistas Acorda Cidade e como é que o movimento pode crescer simplesmente na clandestinidade só em condições excepcionais e mais decisivo sistema concepção golpista do processo revolucionário e os contatos portanto da liga tornam-se inúteis mas em 1846 a Liga dos justos começa a atravessar uma nova crise Oi e aí buscar Marx e engels o que se dispõe a uma discussão com eles inclusive ou vindos e inclusive ou vindos em 1847 a direção da Liga o comité central da liga o grupo se um Grande Debate interno e num processo
congressual ou seja para ouvir todos os membros da Liga para que eles elejam delegados o e elabore um novo programa para liga Oi Marcos e engels participam ativamente desse processo e esse foi um processo a liga não tinha mais do que umas poucas centenas de aderentes mas esse foi um processo amplamente democrático onde se discutiam a partir de alguns documentos base físico tudo e a Lívia foi para um Congresso se realizou em Londres entre a 28 29 de Novembro e Dez de Dezembro de 1847 com a presença de Marx e engels debates nós tem que
se for um processo coletivo de debate com documentos preparatórios em Deus redigiu o texto musas redige o texto Marques participou das discussões mas o caroço das discussões se deu final de Novembro princípio de dezembro de 47 elegi esse uma nova direção para Liga A Liga [ __ ] de nome atenção vai mudar de nome mais uma vez vai se chamar a partir daí Liga dos comunistas se encarrega Marx e engels de elaborar o seu programa o Max e engels voltam para Bruxelas inglês viajar para Alemanha e Paris mas está frequentemente em Bruxelas entre dezembro e
janeiro e nesse período que sob mandato é do congresso da liga dos comunistas eles elaboram o texto que será publicado na última semana de fevereiro lá em Londres com o título de Manifesto do Partido Comunista sem indicação de autores compreende-se muito bem porque é muito bem porque o Borges redatores e os mentores essenciais tem sido Max e News trata-se de um documento que apresenta um partido lá lendo o Manifesto do Partido Comunista trata-se de que da apresentação de um partido que vem a público dizer olha fala o diabo e nós nós estamos aqui para dizer
quem somos o que queremos e o que vamos fazer E aí e já para tirar dúvida é o nome de Marx e engels é revelado como dos redatores do Manifesto apenas em 1850 quando um dirigente cartista Roney público prefácio da primeira tradução inglesa tô ali ele relata nesse prefácio congresso e de joia nós delegamos a esses dois autores como Marx e Friedrich engels dirigentes da liga que fizesse esse texto e a liga vai desaparecer em 1852 e naquele longo período de Maggi em torno de quinze anos que marca o fracasso resultado do fracasso das evoluções
de 48 49 Então já cortei um pedaço da história de uma para você não é como é que o Manifesto é produzido é produzido no marra da liga dos comunistas mas é preciso olhar o outro lado aquela coincidência que Eu mencionei O Manifesto está saindo na mesma semana em que os trabalhadores de Paris se revolta e não há nenhuma relação de causa e efeito trabalhador não pegar um Manifesto de ser agora sim descobrimos um caminho Oi Leia o Manifesto igualzinho eu li quando eu tinha 12 anos agora problema tá resolvido vamos para revolução ouvir nada
disso trabalhadores parisienses não leram um Manifesto por lê os poucos colheram muitos anos depois Ah mas essa coincidência eu disse revelo um processo de fundo e Nós aprendemos com o Marx do conjunto da sua obra que as ideias dos homens não brotam daqui não ó e elas passam por aqui e elas são expressões organizadas aqui na nossa cabecinha de processos reais históricos que estão acontecendo fora da nossa cabeça a arte filosofia a ciência teoria social E são formulações do cérebro dos homens mas esse conteúdo não é extraído o cérebro dos homens não é extraído da
experiência social dos homens da cultura que os homens já encontram constituída dos problemas que são postos ao tempo em que esses homens estão vivendo e o materialismo de Marx consiste só nisso que nada se passa aqui ó sem que tenha se passado o esteja se passando aí a revolução que explode em parisi 1848 o que faz se alastrar como rastilho que leva ao barril de pólvora e fará a Europa Continental tremer a escrever importância dessa revolução eu vou dar um exemplo muito fácil Se eu perguntasse aqui se eu tivesse uma sala de aula no curso
"normal e perguntar se a vocês o nome de cinco líderes e da Revolução Francesa você saberia uma ponta da língua né o bebê amarrar anjos Danton robespierre e mais adiante se eu pedi aqui três líderes da revolução de 1848 cês vão dizer fiquem descansados eu vou fazer essa pergunta não e alguns são francesas ocupa nos nossos compêndios de história páginas e páginas merecidamente usar ocupa mais revolução de 1848 um pé de página uma meia página seja perguntar os professores de história de vocês porque isso um simples e a revolução que passou é um caso de
história e a revolução que está em processo é um caso de polícia e manda prender esses bandidos e eu tava em Paris o 14 de julho de 1989 o Bicentenário da revolução Avenida dos champs-elysées e enfeitada E conforme terran estava recebendo os chefes de estado do mundo inteiro para comemorar os 200 anos da emoção francesa lá estava aquele caubói caubói não né aquele ator de Filmes séries e de cowboy o Ronald Reagan e ele tava lá e saudou a revolução francesa no mesmo momento em que Mercenários assassinos e financiados por ele e destruíam assassinavam incendiavam
as aldeias nicaraguense é E aí vou são francesa é um caso e política já tinha passado vai para burguesia a história que já ouvi essa história a história quente como diria a floresta a Fera a evolução atente essa Mas nenhum caso de polícia é um caso de extermínio a revolução de 1848 no dizer de Claudinho que a gente tudo rigorosamente foi a mais europeia de todas as resoluções E durante 18 meses o trono tremeu É nesse processo e a classe operária e descobriu o que os interesses do terceiro estado lembram-se da unidade lá então da
burguesia terceiro estado os interesses terceiro estado eram contraditórios e os interesses do proletariado não são os interesses da burguesia e a prova histórica cidade 48 49 e a bandeira vermelha trêmula pela primeira vez nas jornadas de junho de 48 tem gente que acha que foi o PT que inventou né você enganados foi não e já Bandeira tricolor era Promessa de que igualdade Fraternidade e liberdade trabalhadores foram às ruas em França exigindo que chamavam de república social ou seja o direito ao trabalho assasinados e o chá assinados os trabalhadores os artesãos EA pequena burguesia radicalizada e
a revolução que adquiriu o caracteres diferentes em pontos distintos da Europa foi a primavera dos povos por exemplo na Europa central e oriental PC na Polônia sub julgada tacando pizarista a revolução foi abordada por sufocados em sangue e a liga e a liga entra em colapso toda derrota é desmoralizante os seus dirigentes são aqueles que sobrevivem são presos condenados a larga as penas ou então vão para o exílio Marcos e índios que participam ativamente do processo de um funcionário alemão 14849 são obrigados a um exílio e a liga volta ser num parte do outro mas
volta a ser uma seita começam dissidências internas as quezílias fofocas calúnias EA resultante é que Marx e engels optom de show Vila em 1852 o texto e 20 páginas no programa de apresentação da liga e não é uma novidade do ponto de vista formal desde o Manifesto dos iguais Eu mencionei aqui A Conjuração dos iguais babys lembro se a pouco 1797 era uma tradição europeia manifestos e do ponto de vista formal esse texto de Marx e engels e não tem novidade ele vem na sequência de uma tradição Centenária de uma tradição que cinquentenária e também
ele não é uma novidade em Céu Sereno atenção não é uma vida não é um raio em Céu sereno e ele foi preparado por insurreições operárias e lembremos enxurreira São dos tecelões adilon em 1831 na Alemanha os tecelões de silésia em 1844 a primeira metade do século 19 pipocão insurreições revoltas por todas as passas as novidade aí e muitas das críticas que Marx e engels ver tem a sociedade burguesa nesse texto já tinham sido formuladas pelos chamados socialistas utópicos especialmente pula furler Oi Marcos e engels não estão fazendo tábula rasa do passado e eles não
têm a preocupação de ser inovador e sem a preocupação de ser verazes E outra coisa não lhes passa pela cabeça a vaidade do intelectual que quer ser original que tem inventar ele se sentem herdeiros de uma tradição é mas eles no Manifesto realizam uma grande ruptura com o passado que por outra parte continua e vamos ver se eu me faço entender aqui você deve estar pensando será que tô ouvindo Zé Paulo dizer que o Manifesto tem elementos de continuidade e tem elementos de inovação radical elemento de ruptura Zé Paulo está dizendo que ao mesmo tempo
no Manifesto eu encontro continuidade ruptura É isso mesmo coisa para te dizer e é isso mesmo que você está ouvindo E se alguém acha que se uma contradição e deve achar que o preto não pode ser o branco né e o preto só shampoo e o branco se o olho estaticamente não é o seu virgem processo branco pode perfeitamente ser cinza lá eu não penso em por favor enterro.do posições rígidas só pensa em termos de polos em processos de mudança muito intenso e muito rápida I simply cão no Manifesto elementos de continuidade à tradição a
forma mas há elementos de uma radical novidade o primeiro elemento de uma radical novidade o primeiro elemento O Manifesto eu acho me uma clara perspectiva de classe e no movimento socialista no movimento comunista existentes até então e não na Via essa tomada de posição e mesmo se nós tratar dos socialistas mais eminentes mais brilhantes eu vou me referir aqui a Robert Owen que tinha inclusive uma jovem simpática no movimento comunista é para esses pensadores a luta de classes não existia como tal o Marcos não inventa a luta de classes não descobre a luta de classes
como ele fez questão de observar o mais novo Manifesto do Partido Comunista nós encontramos o primeiro documento teórico programático já em seguida falar isso Theory programático onde a perspectiva de classe é assumida explicitamente é mais justo tem tudo a ver com que eu estava dizendo da revolução de 48 atenção eu dizia que não é um manifesto que causa a revolução e eu dizia o manifesto e Revolução são expressões de um mesmo processo a revolução é expressão prático política de um sujeito político que surge na cena se reconhecendo autônomo e reconhecendo que os seus interesses só
podem ser defendidos por eles mesmos é o proletariado o que descobre que seus interesses são não apenas contraditórias mas antagônicos aos interesses da burguesia e não se constituem as vanguardas operárias e esse processo real aparece no Manifesto enquanto o elaboração teórica é mais um Manifesto EA revolução exprime apenas o surgimento de um sujeito político novo Oi Gil sujeito político novo é revolucionário por isso meus amigos a historiografia burguesa tem que apagar a remoção de 48 49 tem que falar um mínimo sobre ela que havia apareceu um sujeito político novo antiburguês a hora falar na perspectiva
de classe no Manifesto é que seus autores estão sintonizados com a realidade o que perceberam aprender extraindo da análise da realidade A importância da classe operária como sujeito político como sujeito privilegiado o proletariado Urbano e se a primeira novidade do manifesta é mas há uma segunda e maior e como a segunda e maioridade e aqui pela primeira vez e não se propunha um programa político é um programa de revolução o que estava embasado numa análise da realidade vou poder discutir se essa análise é válido ou não Hoje você para depois eu quero agora pensar na
estrutura do Manifesto o segundo momento da minha intervenção com vocês vocês virem O Manifesto do Partido Comunista vocês vão ver o programa dos comunistas está apresentado em uma página Essa é a parte de menor extensão do Manifesto e ele tá Lago do capítulo 2 e se resume a dez pontos 10 10 pontos Leão lá seu programa de como isso e as páginas anteriores todas e foram para fundamentar esse programa e esse programa não é é como aquele rapazinho que tinha 12 anos leu e achou que era receita do mundo programa não é nada disso hum
hum e esse programa e derivava de uma análise da sociedade burguesa e o programa não é aquilo que Marx e engels querem para a sociedade e o programa não é o arrolamento das propostas que a Liga dos comunistas reunida um café o reunida num congresso resolveu apresentar sociedade não E é umas propostas que a Liga dos comunistas apresentavam e como sendo possíveis a partir de tendência sua história e quantos reais eu não sei se dá para entender a a gente pode se reunir aqui sob o patrocínio do SESC então para isso para o Sesc não
vai Patrocinar Não a boitempo vai Patrocinar nos botaram lá no motel A Fazenda hotel-fazenda aí para pegar 30 intelectuais brasileiros escuta como é que é sociedade ideal Brasil ideal bota isso no papel aí nós vamos lá cada um com a sua subjetividade seus desejos seus sonhos e faz uma receita O Manifesto Partido Comunista não é isto o seu João a lei a primeira EA segunda sessões ou como queiram primeiro segundo capítulo vocês vão ver que tá a uma análise da história da sociedade burguesa a sociedade burguesa tem uma história que que é Essa sociedade em
que ela se apoia em que ela se Embasa ela tem contradições ela tá criando a sua negação a burguesia tá criando seus próprios coveiros aqueles que você Punta ala Oi Marcos e engels estão extraindo da análise da realidade aquilo que é possível e essa é a segunda novidade do Manifesto ele é uma proposta que não arranca de projeto e subjetivos por mais generosos que fossem e ele é eu vou usar uma tecnologia adequada ele é uma terapia que tem por base uma diagnose e eu não tenho tempo agora de lá isso é mas é esquerda
a qual eu pertenço e Suponho que muitos de vocês também aqui pertence a ela nos últimos 30 anos começou a querer fazer o caminho inverso que daquele traçado por em Deus né que Deus falava do socialismo utópico ao socialismo científico agora se propõe do socialismo científico e o socialismo utópico não tô cansado de ver grandes intelectuais grandes a gente ficaria não gente séria dizer ó a esquerda precisa Reinventar as utopias o Marcos tinha um pensamento radicalmente ante O tópico E ai dizer Olha quando a classe operária quando os revolucionários sim balão por utopias isso é
a expressão da sua debilidade e política o Max Eles não têm é receitas h não tem propostas utópicas a oferecer sistema de diagnose da sociedade uma análise da sociedade ele achou tendências de desenvolvimento o que propõe o que está inscrito como possibilidade concreta nessas tendências de desenvolvimento se a segunda novidade fundamental do manifesto e é preciso me dá um minuto só pra eu poder botar um pouquinho de combustível aqui E aí é a estrutura do Manifest Oi Aline arma o rapaz de apresentação de olhar eu estivesse escrevendo essa página hoje é permitido brincar um pouquinho
aqui eu se eu tivesse escrevendo aquela página hoje o mapa a maioria de vocês não vai fazer efeito Vocês nasceram todos quase todos depois da ditadura na e não tem gente velho aqui só eu devo ser o decano aqui não é nada agradável eu sou de um tempo em que se dizia foi ensinado nas escolas que comunista come criança e quando numa certa igreja e surgiram escândalos de pedofilia um amigo meu mandou imprimir umas camisetas onde estava escrito o seguinte ali eu sou é comunista... E atrás quem come criança é Padre Tá bom mas vocês
estão rindo porque eu contei o próximo da época da ditadura Eu vesti a camiseta O que foi amor muito junto à praia passear com meu cão eu era muito engraçado os jovens olhava camiseta um lado e do outro agora e quem tinha mais de 50 anos olhava e cair na gargalhada né então sim eu vou se redigir hoje aquela abertura de olhar como criança não tem como criança é louco de apartamento é aqui é aquela página de abertura seu primeiro capítulo O que é uma síntese histórica extraordinária o papel revolucionário da burguesia construído um novo
mundo e o segundo capítulo e arranca do final do primeiro um sessão não sei da tradução da boitempo se você chamar um capítulo sessão o cenário disso mulher zelo e não não diz assim e aqui está com capítulo que é formulação mais correta final do primeiro capítulo é Marcos e ângulos depois de mostrar a grandiosidade da tarefa histórica da blusa está cheio de contradição né esses caras estão criando seus coveiros a ordem burguesa traz em si a sua negação segundo capítulo é para saber em relação Os Comunistas tem um essa negação da negação é classe
operária Qual é a relação entre os comunistas EA classe operária E aí Marcos bolsa e eu direi isso mais adiante uma teoria do partido a teoria parte 1 é o terceiro Capítulo não é para mostrar as tendências do movimento socialista existentes à época é e qual é a crítica que essa vertente comunista da liga ali Marquinhos tem para com essas tendências e o último capítulo Zinho é a relação dos comunistas com os outros partidos e com os outros grupamentos políticos e agora e eu penso que para se a gente discutir a atualidade do Manifesto hoje
a gente teria que colocar é um destaque é aquilo que a sua grandeza e aquilo que é o seu limite e eu diria que agora eu entro a e na última parte da minha internet só que é naturalmente polêmica hum aqui eu vou expor aquilo que para mim é resultado de um longo estudo e se tornou convicção mas eu peço a vocês que considerem isso o subsídio para vocês verem O Manifesto do Partido Comunista com a cabeça de vocês mas preocupações de vocês agora eu entro uma parte extremamente discutível por lembro está aberta polêmica no
tempo que teremos a seguir o primeiro ponto de absoluta relevância a ver a caracterização do poder político burguez é o dia que o momento alto da análise que tá lá no primeiro na primeira sessão o primeiro capítulo é quando o Marcos e engels descobrem uma descoberta a descoberta e descobre que o estado é uma instituição que obedece a uma lógica EA uma dinâmica de classe o estado não é uma instituição Acima das classes não é uma instituição neutra não é uma instituição que expressa os interesses de todas as claras o Estado tem é uma forte
sensitiva de classe o e constitui um dispositivo de força para efetivar esta vontade de classe Oi e o dia que essa é uma primeira descoberta teórica de fundo Rua do Manifesto Comunista é a segunda descoberta de fundo E aí é desrespeito ao caráter democrático atenção ao caráter democrático um da revolução proletária do que se trata de uma revolução aquela na qual tá operando a Liga dos comunistas Dilma a unção e caráter proletário e para pôr fim aos fundamentos da Ordem do capital E qual é o caráter dessa revolução do ponto de vista sociopolítico é emitida
a formulação do Manifesto do Partido Comunista retomando algumas ideias anteriormente expostas por em Jesus já anos antes é o caráter da revolução proletária é o caráter Oi Di ampliação e universalização dos institutos Democráticos E aí a evolução planetária é a mais democrática das revoluções inclusive porque tal como Manifesto sinaliza a uma novidade na Revolução proletária e é que pela primeira vez na história é uma revolução dirigida pela maioria contra a minoria E aí e depois de décadas de experiência do socialismo chamado socialismo real e depois de décadas de anticomunismo dirigido Contra esse socialismo real o
ou seja diante de décadas de uma experiência o que eu considero do ponto de vista da história Universal uma experiência extremamente valiosa que não pode ser julgada no lixo e eu não faço parte daquela série de viúvas arrependidas do socialismo viu eu sou daqueles que acha que o muro tinha que ter caído hoje caiu para o lado oposto do lado contrário é isso que eu acho nunca fui solidário com a restrição de liberdades democráticas nos países do chamado socialismo real quem me Lê sabe que eu sempre fui muito crítico com relação a isso E aí
E no entanto eu não tenho uma ilusão com relação a democracia sob o comando burguês né vocês podem ir para Paris no próximo fim de semana 1 e se alguma coisa que me irrita profundamente esse democratismo Liberal que não daí 19 olha olha como Cuba dificulta a saída das pessoas aqui não aquele livre né Que negócio é esse e eu quero dizer que eu tô velho e impaciente já não disse já não discuto mais isso porque já passou do meu tempo aí minha contribuição para acabar com isso que é de ontem ignorância né é a
cristalização de preconceito um dá para discutir desses termos Eu já não tenho mais aquele recipiente para participar disso né eu vejo E todas as vezes que Marx e engels no Manifesto fala o em violência eles falam e violência AM e nos deixam claro que para promover aquelas 10 e medidas serão necessárias usam esse tema em alemão você como é que tá trazido essa versão intervenções despóticas jogo direito de propriedade é isso mesmo intervenções despóticas Mas essa é uma violência reativa o caráter da revolução proletária o que permite instaurar um poder de classe dinamize a transição
socialista o e ampliação de direitos Democráticos para a imensa maioria da população o Marcílio não se a tenha a discutir isso há várias hipóteses Por que que eles vão se até discutir eu tô convencido que isso deriva do fato de Marx sobre tudo mas tem uma teoria negativa do político Oi para ele comunismo era extinção de estado e logo extinção da atividade política tal como nós a conhecemos e logo não se assustem não viu meus amigos o fim da Democracia não porque Cia e instaurar um regime tirânico e umas sim por quê e a universalização
Ea saturação de todas as instâncias societária por princípios Democráticos realiza o comunismo. é mas sobretudo porque Max eles vão ter que dar receita para o futuro eles sabem o que o futuro só depende da vontade política dos homens e mulheres organizados e esse é o terceiro elemento que eu quero ressaltar do Manifesto e eu comecei dizendo que o Manifesto é um documento teórico-político geral no poder perder de vista essas duas dimensões a a hora que eu já mencionei não é Marcos e índios fazem uma análise sucinta se manifestem Originalmente 20 páginas é para ler para
trabalhador e não é para ser estudado na universidade não é para massa ler e de uma maneira sintética e estilisticamente brilhante é o estilo literário de Março foi principal dela todo do documento aparece aí no seu dia o seu esplendor masha o estilista mesmo personagem não tem simpatia por Marcos reconhece que ele foi um dente cima escritor um belo herdeiro dos da grande tradição literária Germânica pois bem a uma síntese histórica e da qual Como disse deriva plataforma política e o Manifesto é um documento teórico político e enquanto o documento político ele é uma convocação
convocação a roletar de todo mundo livre na luta e nós temos um mundo inteiro a ganhar a perder só as cadeias o Júlio está conosco é evidente é que nessa dimensão política O Manifesto que é dirigir é uma Vanguarda e tá pintando não se dirige politicamente com dúvidas e inquietações e a teoria A análise teórica começa com dúvidas o teórico é aquele que sempre põe em dúvida a o conhecimento só avança não é a partir das suas respostas é de novas perguntas teórica o sujeito que faz pergunta dirigente político é aquele que afirma o imagine
vocês a vai ser uma noite da abertura do segundo luxo da segunda metade da década de 50 a Ali pela América Central é um jovem barbudo de menos de 30 anos e mais meia dúzia de companheiros tivesse alugado o iate Zinho chamado grana e se tivesse convidado dos outros caras para atravessar parte do Caribe e apostar numa ilha onde tinha uma ditadura corrupta o e associada ao imperialismo ianque imagine esse cara tivesse dito acompanha nós alugamos um iate e queremos chegar Sierra maestra agora eu não sei se feat não vai afundar no meio da viagem
também não sei se o exército do Batista tá lá nos esperando Eu também não sei sim Trabalhadores Rurais os Camponeses não tem simpatia por nós também um sei se a gente vai é assim que se dirige e politicamente e ir politicamente dizendo cruzaremos o mar ficaremos pouco tempo nas montanhas Nossa causa triunfará E aí e enquanto documento político o que que o Manifesto tem que dizer a burguesia está criando os seus governos e o enterro dela vai se realizar e claro mas eu estou comendo um documento teórico e é por isso que logo na sua
abertura e o fecho é dever lutar com a gente porque nós vamos ganhar inevitavelmente ganharemos é isso que tá lá no final mas enquanto você tá lendo com a cabeça fria logo na abertura do documento Quando se diz que a história da humanidade pelo menos a história conhecida da humanidade e a história das lutas de classes Marx e engels escreve o seguinte atenção só olhar no texto em todas as lutas de classe terminaram sempre o ou pela vitória da classe que traz nas suas mãos no futuro Nesse caso o proletariado e acrescentou eu tô é
um terminam pela destruição das duas classes empresas o Max Yang Estão dizendo o seguinte ó aquilo que hoje a gente pode formular né ou socialismo o a barbárie e quando eu entrei no meu partido eu aprendi que a história não quer dar para trás e a marcha do socialismo é inevitável É bem Mato dinheiro não tem isso não se você pegar aqui uma referência sou diária o resultado da luta de classes pode ser o dinheiro a Vitória da classe que traga suas mãos do Futuro é por causa dessa possibilidades vamos lá no final nós vamos
lá a parada é a convocação política quem mais pode dar também na destruição das duas classes presença O pai já antecipar minha Conclusão o que nós estamos vivendo hoje 2013 é isso ou teremos é uma solução socialista os impasses contemporâneos a rua barbáries instaurar o barbarense estará Aliás ela já tá aí né o professor mesaros editado sempre pela competência da boitempo um de seus últimos estudos chega no quase uma live do Facebook limita o perceber Olha só se a lima Bárbara se tivermos sorte tá lá coisa tá chegando né agora O Manifesto escrito em 1881
1847 48 há cento e tantos anos depois e ele tem o quilos dizer O que quer dizer para vocês inicialmente seguintes vocês forem ler O Manifesto é igual eu li quando tinha dúzias para encontrar a receita não leio é perda de tempo e o Manifesto a meu juízo não tem resposta para os problemas do nosso tempo e não tem resposta e os problemas do nosso tempo problemas de um capitalismo que continua capitalismo e permanece capitalismo mas que disse fechou Experimenta processos inéditos ao tempo de marcas eu queria que o Manifesto de resposta aos problemas do
mundo de hoje e é procurar no Manifesto uma teologia o comunismo é religião Embora tenha muita gente que trate como né os escritos de Marx São a Bíblia Sagrada e não transformamos o maior dos iconoclastas o seja o modo dos distribuidores de Ídolos no novo ícone não é por acaso que 1881 quando vier falar em Max vapormax de interpretação é no manifesto ou não vamos encontrar solução para nossos problemas O que significa que número as propostas do Manifesto estão superadas pelo tempo e precisam de ser revisadas as Meu Deus do Céu Zé Paulo falou aqui
aí já tem alguém você vai para o Zé Paulo que eu conheci ou tem um gaúcho aqui na plateia que eu tive muito prazer reencontrar Hoje ele deve estar pensando será que aqueles é Paulo que eu conheci quando ele era a mais jovem mais combativo tá mudando tá falando em revisão tá falando e que o programa do mapa com calma calma meninos 25 anos depois da publicação do Manifesto a ser em 1.872 em uma rede são comemorativa Rua do Manifesto na edição alemã de 1872 a praia de São Marcos e engels escreveram prefácio o pênis
de joia 25 anos esse documento aliás é a partir desta edição que o Manifesto muda de nome o título lá em 48 foi Manifesto do Partido Comunista A partir dessa edição alemã e concentrou-se o título apenas Manifesto Comunista os dois autores dizem textualmente esse prefácio tá aqui e eles podem consultá-lo tudo que eu tô falando aqui com a violência Marques e ele está aqui em a marca Negra Easy publicado 25 anos e o nosso programa mereceria e modificados vários dos seus pontos e já se passaram 25 anos as conquistas da classe operária o crescimento do
movimento operário Olá tudo isso põe problemas novos o caramba se eles dizem isso o Rio dos 25 anos o que que não temos que dizer nós corridos eu sempre setenta e tantos anos já está esclarecido que é preciso lhe o situando-o historicamente e quanto tá o revisionismo o Zé Paulo virou revisiones trata de ficar tranquilinha Depende do que vocês estão chamando de revisión de la Sierra ele seu livro sentido de vermes saem e a divisória e a perspectiva da revolução tá fora porque você ficou velha não é a perspectiva da evolução está mais vivo e
atual hoje do que sempre esteve o juiz Juninho é no sentido de perto Sky e é evidente que não podemos aceitar logo né o revisionismo conduz a emasculação e do movimento comunista transforma o primeiro é um bom aliado das propostas liberais e depois faz dele mais um partido do jogo um daqueles que jogam o cretinismo parlamentar só dá uma olhada na heróica e gloriosa trajetória do PS e dá uma olhada hoje no que aqui são os Democratas que vem ele e aí outros países e que Os Comunistas também estão virando o movimento democrático coisas assim
né É claro que essa gente tem mais nada que ver com o projeto comunista e muito menos a ver com o Marxismo e eu me refiro ao revisionismo é tão como e o revolucionário peruano primeiro grande marxista latino-americano Vou secar o Mariachi e o peruano Mariachi usava a palavra razão e não tem saber acabado não tem teoria com cruza aliás Marcos mesmo é prova disso E aí e a teoria dos salários que Max esposa no Manifesto do Partido Comunista e ele já expuseram um pouco antes a miséria da filosofia é uma teoria que leva inevitavelmente
a tese da pauperização Absoluta dos trabalhadores sob o capitalismo essa tese errada e ela é falsa não pode haver a pauperização absoluta mas ela não é uma lei entre astros do módulo de desenvolvimento do modo do jeito de desenvolver seu modo de produção capitalista o que o capitalismo haverá e pauperização relativa Marcos corrigir isso partir de 1800 e 57 58 claramente ele foi visa essa posição está expresso aliás aqui no livro muito capital o Marcos deve ser o várias vezes algumas teses constitutivas do Manifesto do Partido Comunista e além por exemplo da teoria dos salários
está subjacente aí eu diria que Marcos aí ainda tem uma teoria do valor que é muito problemática e ele já aceitou a teoria do valor a miséria da filosofia que é de 1847 ele aceita a teoria do valor tal como formulada a fundamentalmente por Ricardo teoria aqui três anos antes ele recusava olha como é que ele tá se realizando atenção e vocês já observaram aqueles que leram em que o proletariado aparece como classe oprimida Sobretudo com o classe oprimida no Manifesto e não é isso que caracteriza para o Max do Capital a condição do proletariado
o que caracteriza para Max a condição do proletariado é que ele é classe explorada é mas é que nós sabemos que em 1847 48 Marcos não tinha chegado ainda a teoria da mais-valia não tinha feito essa descoberta até porque a sua teoria do valor que ele ele recém adotava não ligava condições de ir muito adiante são descobertas nos anos 70 a mulher casual com professor Robinson mauresque em alguns aspectos o Marx do Manifesto é mais um ricardiano do que propriamente ele mesmo Max e parece que essa crítica do professor Robson não tem fundamento E agora
tem um outro problema no Manifesto O que que você acaba de ler o manifesto e de olhar a revolução tá ali na esquina me esperando amanhã às 8:30 eu não curto prazo e eu já disse para remoção de 48 se eu quiser fazer nada de curto prazo acertaram uma carvão fracasso da revolução não estava previsto por eles e eu tinha que vo caro tem ali uma subjaz ali a ideia de que o capitalismo naquele momento já chegou ao seu limite estrutural a rua é a crise já sei tô acabando ué a crise no máximo ó
é a crise ou é a Vitória da revolução em viagens não foram os únicos que se equivocaram outra isso né depois ao longo século 19 a segunda metade do século 19 e também do século 20 a [ __ ] tava esperando a revolução e quem tem pressa come cru né em uma palestra de 1921 e ainda o rescaldo da guerra civil na Rússia Soviética Lenin teve uma conversa com estudantes muito inquietos estudantes bolcheviques e lá pelas tantas um perguntou Aline escutam Qual é essa qualidade do revolucionário Oi Lene respondeu cuidado é funcionários são três se
a paciente se é paciente e se a paciente quem que a Revolução para depois de amanhã e como não não encontra ali na esquina acha que a Revolução não compareceu ao encontro E aí vai cuidar da vida se você tem esse alimento no Manifesto Oi gente fosse olhar hoje Manifesto e eu quero começar pelos problemas vou só a linha valores porque eles são inúmeros é o primeiro problema e eu do próprio sujeito revolucionário é e fecha claríssimo é o proletariado o urbano-industrial sujeito é um som E aí agora o Santos e lustres acadêmicos dizendo que
o trabalho Acabou o que a classe operária já era me escuta não tem shopping lancray dizendo isso não pesquisadores sérios estão desenvolvendo essas ideias se supõe problema não podemos simplesmente dizer não vou ler esses caras aí é um dos diabos dos jovens luz problemas dos jovens marxistas é que especialmente agora que a Ivana inventou de publicar tudo no Max e só querem ler Marx pelo amor de Deus leomarcos é mas Sigam o exemplo de Max os marxistas Marcos leão E aí Oi escuta nós temos que ele é macho não tenho que ler só Marcos não
e nós temos que travar a Batalha das ideias é travada de maneira consequente dura rigorosa tô sabendo que os outros estão falando É muita gente falando E no fim do trabalho eu sou eu convencido de que se trata de um enorme equívoco e além de ser também uma notificação eu peço que dos vários companheiros que contribuíram a paz e bate no Brasil vocês encontram material suficiente nos trabalhos o Ricardo Santos em E é claro que a classe operária que eu conheci não tá aí mais hum hum é aquela classe operária que construiu sua identidade e
nos Marcos do chamado fordismo o que ela tá independente minha mãe significa o fim da classe operária o filho ao proletariado o fim do trabalho eu não ia dessas tese é de quem nunca entrou numa unidade produtiva moderna e filha no cercadinho da Universidade velho ali Realmente parece que não tem mesmo trabalho eu não quero dar vocês mas não negativa da Universidade não hein a pedir que o meu orientador otaviani algo que eu acho que era Vale dos anos 80 é válido hoje tô me referindo a universidade pública tô falando a uma esquina privadas Universidade
a esquina e Shopping Center nas universidades públicas universidade pública é o lugar ideal para fazer e não fazer e se você quiser trabalhar sério meu aniversário por cá condições para isso agora se você não quiser trabalhar também ninguém vai te incomodar fica tranquilo que tem um problema tá resolvido e eu dizia Esse é um problema que nós temos que considerada eu que não participo das ideias de que a classe operária tá acabando classe operária Stricto Sensu proletariado e eu estou convencido Pode ser aqui com provas empírico Racionais e o mude de posição o proletariado Urbano
ainda é e os centro nevrálgico dos processos relacionais agora eu penso que a experiência do século 20 nos mostra que eu posso ter sujeitos revolucionários em resumo todo o tempo do Max para frente eu acho que mudou é a questão do partido O que quer dizer para vocês que eu fui educado acho que bem na boa modalidade do partido marxista-leninista AM Olá eu sou fruto do marxismo-leninismo estou contigo hoje aos 65 anos um partido que se diz marxista-leninista até coragem de dizer que eu acho que esse modelo é um modelo complicado e ele deu estruturas
burocratizantes em todos os lugares onde ele operou a não deu no culto à personalidade vamos aceitar essa tecnologia equivoca mas não deu no culto à personalidade só na União Soviética olhar em países onde havia caudilhos deu no burocratismo e tudo quanto é canto é claro que adequado as culturas nas quais esse modelo se inseriu eu acho que esse modelo é complicado e continua com ele que tu os que apareceram por aí a e tiveram até filhos eu acho que não tem grande futuro tá eu posso tá enganado mas acho que não tem grande futuro e
agora preciso dizer com clareza a teoria do partido que tá em Max não é marxista-leninista não é aquela que é implantada no debate no interior do partido Russo Ele parece que com a razões para isso que viviam condições especiais a teoria do partido Lene não é do Max as marquises olha Os Comunistas não constituem um partido a parte dos partidos Operários comunistas são apenas e a Vanguarda dos partidos Operários e eu penso ficar sem discussão tanto lá numa quanto das práticas das experiências socialistas precisa de voltar à tona a opção de discutir isso a luz
das experiências do século 20 agora se não pô tem que eu acho qo o Manifesto está equivocado e é quando Marx e engels escreve que a tendência você escreve isso também é importante citar 47 48 que a tendência da junta de Plus é de polarizar de tal maneira o confronto na ordem burguesa que haverá uma simplificação do SUS eu acho que a história provoca estavam equivocados não há uma simplificação você pode burguesa tem multiplicado os conflitos isso traz uma série de problemas para pensar a revolução a essa multiplicidade de conflito a gente vê na multiplicidade
de movimentos sociais se por um lado mostra a vitalidade da sociedade por outro lado mostra uma dispersão enorme e eu acho que esses pontos são débeis hoje que a gente precisa de discutir isso mas num que me assombra E com isso eu termino e não é que esse documento tem a pontos débeis o pontos polêmicos ou pontos discutíveis o que me assombra e como a estrutura essencial desse documento resistiu ao tempo e se vocês ler com cuidado a primeira sessão e vocês tem ali uma descrição cuidadosa da nossa sociedade capitalista hoje e dorme 13 Maio
dia oito a concentração do poder político concentração do poder econômico mercantilização Geral de todas as atividades sociais me escuta não é uma sala alinhamento EA mercantilização Geral de todas E aí e eu não sei se ele sabe que eu tenho não tenho uma única formação Universitária uma das falácias que eu tenho é serviço social i e aqui acho que se viu social uma coisa melhor serviço social pelos seus intelectuais viu Serviço Social coisa séria bom então eu conheço esse pedaço hoje da assistencialidade se já ouviram falar no cuidador E aí e a mercantilização da relação
erótica do sexo vem lá da fina da Eva pelo que dizem eu acho que não é bem assim mas vamos aceitar a ideia ela vamos aceitar a ideia agora cuidador que tá no enfermeiro o Enfermeiro senhora paga um cara para limpar a bunda daquele teu parente que teve um AVC e grave é mas tipo passeador de cão o Pablo o sujeito vai passear o seu cachorro e se mostra como uma sociedade contemporânea em rede informacional do conhecimento abre possibilidades de empregabilidade né Você pode ser passeador de cachorro o papel da ciência e da técnica é
espantoso como este documento resistiu e há cinco anos atrás e fecho com isso os dois amigos que perdi muito próximos um do outro Carlos Nelson Coutinho ih a luz terceiro nós estamos jantando eu estava discutindo política não vai dar não estamos podia por ele tava discutindo a nossa vida fracassada né todas as nossas causas política bebemos todas era isso que era pau velho fala isso e lá pelas tanta e claro E como tava deitado que tu achas todos os marxistas tratava-se ficaram buscar uma referência teórica é Carlos meus cara mestre nisso fabricar lá veio shortinho
a derrota né diful como remover perceber no qual eu tô aí remando com percebeu perdendo aquela batalha o meu querido Carlos é o Chico explicar três mas não quero entrar em detalhes porque você sabe quais as três que ele tinha que explicado tem que explicar do perceber a do PT e já no fim da vida ela estava contando já com a do partido onde ele tava quero o sol e ter tirou o negócio qualquer lá no Manifesto e Aloísio Teixeira a cabeça lente crítica da economia política Olha você tá enganado e aí aproveitou o gancho
medo de vocês dois estão enganados O Manifesto do Partido Comunista não é uma obra teórico-política e o Luiz O que que você tá dizendo não e vocês pegarem é a primeira sessão vocês vão ler Vamos ver que marca faz saias fica faz são científicas é como é eu fiz acho que aquela descrição da sociedade burguesa que apresentada no primeiro parágrafo na primeira sessão Capítulo é o capitalismo do século 19 é o capitalismo de 1848 só nós dois mesmo não é o capitalismo de hoje depois é isso é ficção científica e rendendo homenagem aos meus dois
queridos amigos falecidos eu não acho que é ficção científica mas mostra o estilo e já o método de trabalho de Marcos e Diego e e eles operavam com as tendências profundas do movimento das classes sociais e por isso foram capazes de antecipar quase que a moda de saias fixo os grandes conflitos e as questões centrais do nosso tempo mas não a solução delas são delas vai depender de nós vai depender da nossa capacidade de pesquisa e vai depender meus companheiros de fazer o que eles fizeram e o Manifesto é a prova Cabal de quem busca
na realidade as tendências e forças que a né não é capaz de descobrir o novo e agora para gente descobrir o novo a gente não vai vendo O Manifesto vai ver no estilo de trabalho no método e na paixão militante é isso das suas partes que isso O Manifesto é análise é teoria bom e é comprometimento com ação revolucionária muito obrigada tá eu passei muito e olha bem [ __ ] nós estamos agora abertos para que encaminhem as questões por escrito para o pessoal da produção continuidade com a segunda parte dessa maravilhosa aula e eu
tenho 10 minutos os segundos sempre fora puder retornar E aí E aí é extensivo é porque para ir ao banheiro as pessoas aqui embaixo 800 a e até mais ontem tinha nem comentar os aspectos internacionalista do projeto é o porquê que temos diversas questões dos eixos temáticos mais variados mas Lembrando que as questões são fundamentais para a teoria tá começando com a é uma pergunta dirigida ao Manifesto através do nosso professor José Paulo e quais seriam as diferenças entre socialismo e comunismo eu já ia direto a [ __ ] se você já observar que vocês
me deram caixotinho eu fico aqui até as quatro horas da manhã né mas tem limites a paciência de vocês e também os limites vocês 7:00 em outra sessão de trabalho você por favor me ensina a Lisa se eu começar a me alongar uma questão outro e vamos inverter a conversa e vamos finalizar como é que Marx e não Marcos 28 anos e do Windows com 28 Marcos com 30 anos ambos incompletos atenção ambos incompletos a escrevendo esse documento e é impressionante a manutenção que ser um documento de um de dois jovens já está se aproximando
dos 30 e outro com 28 anos é impressionante É bom lembrar isso né e vamos ver como é que o velho Marx tratava questão e vocês examinam lá nos últimos documentos significativos que Marx escreveu d1875 uma crítica e aos grupos partidários alemães que na cidade de curta em 1875 se realizar um congresso para criação de um partido social-democrata nosso nome partido social-democrata alemão Esse é um tendências diferentes do movimento socialista alemão entre os quais se encontravam entre as quais se encontravam adeptos de Marx em Marx e engels primeiro e engole um enorme dificuldade a designação
social democrata é importante social-democracia e eles preferiam claramente partido comunista Olá neste documento d1875 que a crítica de mar a esse processo de fusão e de nascimento do partido social-democrata alemão o Marcos afirma com clareza o que o processo a tomada de poder e pelos trabalhadores pelo proletariado e eu lembro que ele já tinha dormido Uma Breve experiência histórica na Comuna de Paris 1871 né estava fresco na memória do micro macho vai dizer que os planetários tomam o poder político o e abriu um período que ele chama de socialismo e ele chama de socialismo um
de old primeira fase da sociedade comunista que caracteriza e mas desisto muito sucintamente o que caracteriza essa primeira fase da sociedade comunista ou socialismo é a vigência de instituições próprias da sociedade burguesa bom e ao mesmo tempo a emergência e condições que são antípodas a da sociedade burguesa por exemplo nessa primeira fase ainda existem classes sociais ainda existe o estado e ainda existe mercadorias ainda existe dinheiro é mas já existe propriedade social dos meios de produção e já existe bom então um e já existem alimentos que vão para além do direito e já existe uma
extenção econômico social da Democracia tu desmarca joia é um período de transição e eu posso considerar isso socialismo ou primeira fase da sociedade comunista uma vez que todas as instituições próprias da ordem fundada no capital na propriedade privada e etc tiverem persivo eu entrasse no comigo que marquises alemão é o fim da história não hein é apenas o fim da pré-história da humanidade Ah mas isso é o pensamento do Max madulo e nos anos 40 Marques está se defrontando na França e no movimento operário naquilo que havia de mais avançado com duas tendências uma que
considerava necessário um conjunto de reformas sociais É sim tocar e as estruturas fundamentais da sociedade capitalista mas sabemos que isso no coração essa não é O Marco já tava sabendo daí e a propriedade privada o primeiro estrutura fundamental EA segunda estrutura o Max Lanche Farias é disso vai ter clareza depois na locação um dos cedentes econômico obtido na própria com a propriedade privada Oi e Claro que essa segunda condição decorre da primeira não é onde existe propriedade privada e os proprietários decidirem eles mesmos e só eles onde vão alocar um excedente que o objetivo é
seja econômico sempre força usar a linguagem francesa onde é que usam a local lucro onde é que os o investir o lote que ser extremamente importante né é importante saber que ele tem que direciona os investimentos e onde você tem propriedade privada os investimentos são direcionar pelos proprietários dos meios de produção né se algum de vocês eu quero dizer que eu sou corinthiano viu antes de qualquer coisa esses aliás porque sou marxista tem lá uma página qualquer do Max dicas para ser consequência que você max 1 em breve de uma coisa população de São Paulo
foi consultada embora aparentemente não haja dinheiro privado Pilão dinheiro público na construção do o Itaquerão e na verdade Itaquerão ao que eu saiba ao que eu saiba não tá entrando aberta me dinheiro privado a mais esse escândalo que a copa e do mundo de 14 ele foi consultado para você sabe o quanto se gasta de dinheiro isso É uma barbaridade no Rio de Janeiro se morre de dengue de dengue Oi e a reforma do Maracanã já custou um milhão e a a viagem pelo país Estados que não tem uma vida futebolística cara tô construindo aqui
esse descer aqui que é que tá deixando o que quer que decide a destinação desse dinheiro público e se é público é que decidir isso o acesso que o governo Valeu governo se claro que o governo vende expressa a quem está aprendendo interesses de quem população estão sendo deslocada uma barbaridade é mais um ministro do esporte Vai um programa de televisão não apenas para defender isso tudo mas vai vestido com uma roupa da Nike isso É o cúmulo da afronta Olá eu sou desculpem mas é o cúmulo da falta a é uma outros é uma
corrente no já trouxe a lista de olé a propriedade privada pode continuar e nós vamos interferir regulando relações de trabalho E essas correntes e eu estou falando em corrente no plural porque não havia uma única corrente havia várias correntes mas vocês tem isso no capítulo terceiro na seção terceira no Manifesto mas vai falar no socialismo conservador mais erro socialismo conservador o socialismo pequeno-burguês nossa língua feudal e essa discussão socialista tava nos meios Operários mas estava nos salões franceses ficar mais as médias francesas tá muito discutindo essas meninas e os setores que já tinha um Claro
e raizamento de classe proletária o robô um transformações que começavam por afetar a propriedade privada Eu mencionei aqui que essas tendências eram herdeiras do Ultra jacobinismo da Conjuração dos iguais do bebês e o Manifesto político do ABC O Manifesto dos iguais onde pela primeira vez se fala em comunidade de bens eu falei com Murilo mas nos bens deveriam ser desfrutados em comunidades Note que são duas tendências muito Claras e no século 20 Aquilo que ela social-democracia para qual Max entre os identificavam embora criticamente alemã na Alemanha a essas tendências vão se polarizante toda social-democracia é
uma camisa da social-democracia na Revolução Russa nós temos a polaridade que vai marcar o movimento operário século 20 de um lado socialistas ou social-democratas um socialistas Democratas e buchvitz e o Comunista de outro lado e essa la rottura uma altura lamentar não é lamentável mais que tem ações objetivas causas objetivos é até bom falar nisso Porque hoje o dia oito de maio e para vocês o dia udimar não significa muito né assistiu de avivar a memória Histórica de vocês Bom dia oito de maio marca no ano de 1945 a rendição Incondicional do estado fascista alemão
do nazismo alemão eu vejo com a entrada das tropas libertadoras em Berlim a União Soviética deu 25 milhões e sacrificados na luta contra o nazi-fascismo na por acaso que um soldado do exército vermelho que mete a bandeira com estrela vermelha e no Alto do bom destaque e ali foi derrotado o fascismo o pior inimigo dos povos pior inimigo dos povos ele foi derrotado mas não foi erradicado e é bom sempre lembrar disso né e o dia oito não é um dia qualquer Por quê que é bom lembrar para sempre que ascensão de Hitler e na
entrada dos anos 30 civil muito uma política equivocada entre comunistas e social-democratas por incapazes de estabelecer um mínimo de aliança para existir o fascismo a divisão entre ambos facilitou chegar chegada ao poder ir né que eu quero lembrar para você isso não tenho nenhum golpe de estado ele chegou por via eleitoral hum hum eu não sei se isso ajuda a pensar hoje por favor tipo partidos socialistas praticamente no mundo inteiro Lu viraram máquinas eleitorais e a uma olhada na crise da Espanha hoje é mas acho que você é uma coisa dos últimos quatro anos oito
anos levado pelo partido Popular que a partir de direita não o WhatsApp PSE partido atenção não tem vergonha de usar desonestamente esse nome partido socialista Operário espanhol seus 20 anos 25 anos de poder tro irão e as alternativas sócio-políticas da Espanha e a partir do socialista português que a lavar as mãos essa brutal crise que martiriza a população portuguesa e eu tô usando o verbo matizes aqui por acaso não neste momento sobre uma população total né sobre a peia não é sua população economicamente ativa sombra população total uma população de dez milhões de habitantes a
1 milhão de desempregados em Portugal o número admitido pelo pelo governo o que levou o partido socialista Que Ela Faz mal lavar as mãos antes disso partido socialista conduziu Portugal é esse tipo de situação e como esse nome socialista hoje se tome cuidado né socialista trabalhista dos trabalhadores Tome muito cuidado com isso e a gente sabe agora o mais recente socialista desde criancinha é o neto da raiz né E lá o governador de Pernambuco e socialista é sincero e honesto 1 e vocês vão conhecer o isso havia um programa da televisão Americana e não passou
aqui no Brasil acredite se quiser acredita em coelhinho da páscoa mula-sem-cabeça acredita no socialismo do Dudu mas não é só ele que é o único picareta aí não né atenção esses votos ontem a combater o comunismo é muito fácil é fácil de combate explorasse os erros alguns crimes e depois medo de mudança que se tem e agora diante de uma sociedade que hoje só oferece insegurança violência a desigualdade cada vez mais forte e como não dizer eu também sou socialista e já pararam para pensar nisso o Meu Velho Pai já falecido que Deus odeia e
não é quanto se defrontou com bom filho comunista dentro de casa porque era uma figura legal não ia me expulsar pelo contrário de tolerou na intimidade se mas eu também só socialista a é o e vocês nunca tiveram um papo com alguns burguês-burguês escola não mas eu também sou socialista não toca na propriedade eu não tô aqui na estrutura do poder político a querido você é Bolsa Família para todo mundo como não o shopping outras formas Claro o que eu quero dizer com isso é que o nome socialista perdeu o tanto conteúdo que pode ser
usado por qualquer Duda vida não é as imagens isso tem tanto no período do Manifesto aquela Max um Rigor categorial pegue lá o capítulo 3 vamos ver lá tipologia de socialismo e ele ele é que eles relaxam e aos quais se opõem e ir lá na crítica ao programa de gotha admissão da palavra socialismo a significando primeira fase da sociedade com isso espero que isso ajude vocês a pensar que parece que nós temos um monte de coisa né meu Deus eu vou tentar ser mais telegráfico Eu sei que vocês terão uma belíssima intervenção Com certeza
do professor com giolana às 7:00 mas eu Suponho com vocês não façam com a maioria a maioria não acho pelo menos um terço do povo desse planeta acho que vocês vão comer alguma coisa né um texto Um Come o outro terço é subir alimentado e o outro texto vive com problemas de obesidade É isso mesmo Professor você pudesse comentar o aspecto essencialmente internacionalista do manifesto e a responder à seguinte questão seria Marcos um toque todo o país seja inevitável provoquei isso vem sempre né eu não sei se vocês conhecem ou já ouviram falar no marxista
alemão e a pouco divulgado no Brasil embora haja que alguns especialistas no seu pensamento aliás bons especialistas Eu me refiro a ernst Bloch fat Block 1 e eles Block essa do extremamente importante e ela teve uma relação Intensa com Dior delucat que é outro editado Pela expressão Popular queria fazer uma propaganda assim aqui compre e os duas obras derradeiras a verdade uma obra duas versões derradeira solucat compra tradução pela boitempo é o segundo volume da antologia sai esse ano não é isso Ivana o túbulo o primeiro volume só no final do ano passado e uma
versão O que podemos considerar uma síntese da odontologia saiu dois anos antes eu já te falei no Kátia tem que se aproveitar para vender meu peixe também né Wesley esse bloco é bem frio muito sobre o look a tia no período de colocar aqui está se aproximando no Marxismo e É nesse blog tem um artigo muito peculiar desenvolve um pensamento muito muito peculiar que ao todo o princípio esperança que é considerado um clássico do pensamento filosófico do século gente põe velho o pênis blog e se conceptualiza se vocês me permitir nessa expressão o conceito de
Utopia no pensamento de pro utopia e não tem a ver com aquilo que foi dominante no século 19 quando o Marcos está escrevendo e também não tem a ver com aquilo que boa parte das pessoas estão querendo Reinventar o Utopia aí pensa ah Maurício quem quer Reinventar o Utopia nem leu É ué neste blog o Ibó otopia é é aquilo que ainda não é e se você quiser uma outra formação aquilo que ainda não chegou a ser e depois dentemente Resumindo aqui da maneira que é possível essa comunicação com esse monte de gente um pouco
tempo que nós temos aqui é só Para sinalizar que o Utopia em dó não é autopia talco vê lá se concretiza e entra no nosso vernáculo com Thomas Morus e vem com cabelo lá na Itália ah tá claro o Márcio tá trabalhando com a noção de Utopia que é aquela que estava já consolidada no século 19 e que atenção agora por favor atenção eu creio que continua a ser a noção hoje dominante que não é Dobló Utopia uma projeção ideal daquilo que pensamos ser ideal nesse sentido machos é radicalmente ante O tópico bom e quando
eu tô falando radicalmente a gente o tópico eu quero enfatizar um radicalmente em todos os planos não apenas no plano da política de intervenção a sócio revolucionária não e se vocês a lerem a contribuição a contribuição à crítica da filosofia do direito introdução é que aqui é a texto que sai a revista tira um único número em Paris a Nice Franco os animais que é o primeiro texto que ver se aproximar da economia política mas que vai falar pela primeira vez em revolução e proletariado já não esquecer ele usa a categoria revolução você pega esse
tempo ele vai dizer o seguinte eu não sei literalmente mas o sentido é esse e a crítica A Crítica filosófica arranco as flores que enfeitavam as cadeias que prendiam os homens não para que os homens estão falando a crítica materialista não para que os homens usem as cadeias em flores mas por aquele e se libertem das cadeias e liberte-se dos grilhões e colhiam a flor viva Me segue o país eu chama atenção de vocês que não é um jogo de palavras a necessidade de abandonar As Ilusões sobre a sua condição e a necessidade de abandonar
uma condição que necessita de Ilusões o jogo de palavras não meus amigos se eu tenho ilusões sobre a minha condição E é porque eu só suporto a minha condição Graças às Ilusões e eu tenho que romper com a minha condição para romper com as minhas Ilusões a realidade e muito mais rica do que qualquer fantasia a realidade e o mundo dos homens como gosta de dizer o Sérgio Lessa e muito mais rico de qualquer fantasia que você tenha sobre esse mundo O Marcos é um antiutópico ele não quer Ilusões e ele antes de dizer que
ele fica Liga dos comunistas quer ele tá na lizando a realidade para ver quais são as tendências que operam na realidade é uma Revolução proletária Por quê e o que é um confit fundamental nessa sociedade entre capital e trabalho Oi e o princípio criativo eu princípio do trabalho e ele não ama os trabalhadores vó como estão Generoso eu chamei atenção de vocês para o impacto que causou a Max a solidariedade de classe dos trabalhadores solidariedade que envolvia os exilados que estavam lá fala da emoção de internacionalismo Ei macho vai ver que a classe operária das
suas vanguardas é internacionalista eu vou atravessar a vida de Marx Quando em 1864 ele foi um dos articuladores um dos fundadores da associação internacional dos trabalhadores depois de conhecida como primeira internacional a preocupação internacionalista esteve sempre presente e quando pode a comuna de Paris os Defensores entre os Defensores da coluna estavam em números estrangeiros Marcos aponta a isso quando faz a defesa da coluna jóia é o chefe da armada da cômoda da defesa de Paris eu não polonês a sua internacionalismo o Max one two tô pista no sentido de eu crie uma fantasia ou gente
eu falei aqui Fuller e eu disse para você que não ia ter uma conversa doutoral mas às vezes e como vocês estão sendo muito generosos com a a paciência com que me ouvir e às vezes eu começa a delirar eu falei foi Riam para essa dor que você tiver um lei hoje Oi hoje e orientar outras coisas escrever um tratado geral dos cornos É isso mesmo que vocês ouviram estabelecer estudando a sociedade francesa uma tipologia os vários tipos de cornos e nenhum livre do Leandro Konder sempre fui ler muito engraçado onde ele anda faz uma
síntese da da obra do fugir fugir é um crítico radical da sociedade burguesa e ele é um precursor de Marcos a folha teve Sacadas geniais eu fui e se interessa especialmente as mulheres fui não o Tratado geral dos Cornos que interessa o que eu vou dizer agora a mulher dizia como é que eu vou se tu acha que tu e não não é fui ver eu tô cansado eu tô pegando o pé a rua foguete com o terceiro e o tópico importante para Max que Max seu quem e não é fugir se está pensando em
cima não Só Simon ou ele fugir negócio é chave fui eu do tratado geral dos Cornos Sacadas Geniais ele por exemplo afirmou o grau de liberdade efetiva de uma sociedade se afere Pelo Grau de autonomia da mulher Portal da Brilhante Oi como é que foi a pessoa organização da sociedade que ele propõe substituição a sociedade E aí gente no seu tempo e bolo unidades que uniu os homens os falanstérios em unidades produtivas esse passos de vida social é rigorosamente ordenados cronográfica mente ordenados tempo de trabalho seja tempo de produção tempo de estudo tempo de lazer
uma estrutura social o perdão uma estratificação social muito clara o burro isso na cabeça dele é da puxo difícil perfeito tem escrito propõe para a sociedade vocês acham que esse tipo de projeção é realizável e não queridos os homens os homens as mulheres nós dá para puxar um pouco do saco somos únicos ser que é capaz de dizer não G1 eu pensei Lando Fausto do Gueto que aposta mais no difícil que é o diabo do que o outro senhor como é que o Diabo se identifica Olá eu sou aquele continuamente nega Olá eu sou o
espírito que continuamente nega o seu homem o homem se fez negando negando senão renegando negando-se superando-se o Max admirava furier incorporou várias das várias das críticas de fui a sociedade burguesa sabia que projeções um tópica de Nesse estilo que Max é claramente O tópico O que significa uma impotência a escrita tem que inventar o tupia tenho que dizer ou melhor a esquerda que tem que inventar o tupia é aquela que não tem o que dizer e insisto no pensamento de prótons e outra coisa essa tupia é aquilo que ainda não é tá até tendência é
aquilo se me permite já até mostrar pra não sei se alguém vai questionar questões e problematiza questões de método mas não é um positivista não é um empirista o Max opera com tendências Profundas nesse sentido eu diria que é compatível com macs a noção de Utopia de pró-matre look e ainda não chegou a ser aquilo que ainda não é mas não é nesse sentido que se diz olha a verdade que a garotada hoje especialmente a garotada e tem velho que gosta de fazer isso a garotada tá atrás de valores não é e não tá encontrando
isso na maior parte das expressões partidárias e associada a um certo é um certo cheiro de necessidade de poesia como se poesia fosse o incerto Hum coisa vaga Reinventar as utopias só uma coisa poética bonitinha a poesia Não é isso não viu gente o vizinho não é criação de um mundo ilusório não o Mc desvendamento do nosso mundo é a de uma forma de desvendar o nosso mundo assim como é a teoria ciência agora souberam Por meios expressivos completamente diferentes e é isso tá muito macio vivendo uma época de penumbra não é misticismo e o
que não autopia do reino dos céus o quintal me deixa mais tranquilo ainda desde que você pague o dízimo amor senão não entrar a aí o negócio é sério e é isso aí eu não quero introduzir sua aqui porque não está no Manifesto não é nós estamos vivendo um período de profunda decadência ideológica de cabeça das ideias é isso se dar os Marcos da sociedade As instituições de pesquisa naquilo que se lê aqui Onde se lê a chamada indústria cultural e Jafet inclusive teóricos importantes que acham que agora e nós estamos sem referências e agora
não perdemos as referências não estamos perplexos eu quero dizer para vocês que eu não pedi para referência nenhuma e não estou perplexo com nada quero fechar a minha intervenção dizendo para vocês que eu não tô num tempo de perplexidade não Ah mas isso é para daqui a pouco tem mais alguma coisa aí ou eu tenho que fechar com vocês vejam como eu sou censurado Eu quero fazer uma denúncia pública aqui é aquela moça que tá sentada ali o senhor Ivana gente e de um outro sujeito o que não está presente aqui mas já esteve e
eles me incumbiram e faz uma introdução e para a situação da classe trabalhadora e eu fiz primeiros fazer um livro do Ederson já faz segunda edição né Não sei se saiu terceira então o que fazer essa maldade com Ivana Mas não é para idade é para dizer uma coisa que queria dizer para vocês hoje não estou com a cabeça muito boa não sei se fui feliz nas minhas intervenções com vocês vocês vão saber porque agora eu tô falando não grava essa porcaria e passa isso para diante não porque agora eu tô falando em família já
tem menos gente aqui e eu trabalhei nessa introdução aoo a Wheels em uns três meses muito difíceis da minha vida Bom dia brigado com a minha mulher Oi Helen justamente me abandonou sua pretexto de que eu gostava sendo muito correcto e eu fiquei tremendo sozinho fui lá para casa que eu tenho e levei o meu cachorro a cara do meu ali só fazendo patéticos apelos para minha mulher voltar você não não não trair eu sou uma maravilhoso você foi mal informada o cabelo são tipo escreve um livro e oferece a fundação ford e agradeço a
fundação Rockfeller eu tenho direito de dentro de casa esse negocinho aqui que o trem Tem tantas pagar o meu amigo Lene bom e fiz a dedicatória bonitinha E aí se você não sabe o que é carregada por isso muito bem assessorado [ __ ] e Vanda gente Primeiro eles tentaram me devolver eu esquentei fui meio do Ricardo que a deles use Paulo Eu gostei muito disso aqui caramba Seu cachorro como é sério eu não respondi fiquei na minha E aí depois aquela Lima e bombar dioso Paulo também trouxe a ótimo e babá pois essa eu
fiquei na minha E aí vocês sabem livro e instalar o dedicatória que ninguém entende Claro oi Vini sabe o Lenny em que tá ali era o meu cachorro o que eu devo eles dizem por isso estou falando aquilo ando meio triste porque ele faleceu há pouco tempo e foi companheiro de inclusive de leituras ele alegria muito cante gostar muito a filosofia né Essa constituição que a eu abri tempo através de sua editora de um importante consultou o conselheiro e ao tocar o Ricardo você tem que acabar porque só tem meia hora eu não lhe dá
o direito da palavra uma coisa serviço eu queria agradecer a gentileza da recepção de vocês o trem meu ouvido tanto tempo bom E queria terminar dizendo para vocês O que é um elemento no Manifesto e mostra sua atualidade e se você sabe põe o vaso de umas páginas última página O Manifesto de Marx e engels estão dizendo o que é e como é que a relação dos comunistas conjuntos políticos com os outros agentes sociais os outros partidos políticos e quando vejo e amigos que eu quero muito a quem eu devo muito inclusive intelectualmente diante da
queda do muro em diante de ver suas Ilusões esgotadas em diante das derrotas que o movimento operário sofreu nos últimos 30 anos é que não se vive só de Vitória não queridos e a gente perde como perde e quando vejo meus amigos se sentirem perplexo e e eu me sinto muito feliz e É eu sei que eu tô revendo o mundo de mudanças Profundas eu me esforço e sincera empenhadamente em compreendê-las e tenho dificuldade compreendê-las né eu sumo um homem a militante de um movimento revolucionário que entrou em declínio entrou em meu caso eu não
vou morrer sem ver o renascimento do movimento socialista revolucionário do movimento comunista Nós vamos morrer pelo eu não quero morrer você vê isso Agora eu tenho certeza que não vai ter lugar para mim nele se era um outro movimento ele será outra coisa ele vai responder a este mundo que está em mutação e eu faço um esforço enorme para poder cumprir nesse mundo a gente aquilo que ele dizia eu quero encontrar nesse mundo que você está constituindo a sua própria negação eu quero inventar não quero extraído desse mundo Ah mas eu quero dizer para vocês
por meio dessa confusão toda Eu não perdi o rumo não você saber porque que eu não perdi o teu vale dizer é porque em todos os conflitos a questões do mundo contemporâneo a todos vocês eu parte da ideia de que o meu apoio Olá seja de militância efetiva seja de solidariedade moral vai para aqueles movimentos subjetivamente colidem com o que a lista E aí eu nunca tinha escolha não quero discutir aqui com vocês chucha vez representa o socialismo do Século 21 23 não é problema meu o meu problema sítio onde é que tá a Embaixada
Americana onde é que tá tremulando a antena do imperialismo quem tá no posição a ti Alisson tô com Charles. e prático curto e grosso é claro que eu posso justificar isso de maneiras muito cuidada atenção mas eu tô sendo aqui intencionalmente Grosso curto para gente poupar ficar discutindo eu acho que Chaves não tem nada que ver com o socialismo do Século 21 não é aquilo lá ver o juízo não é uma um processo que vai funcionar por caráter socialista e ele popular anti-imperialista e democrático e não vai ter caminho para o socialismo de lateiro essas
condições tanto eu tô Polly e eu não tô perplexo é mas também ortopédicos é porque em todos os processos é a minha ação e a coletiva que eu pertence um coletivo partidário mas a minha ação pessoal e na medida em que eu tenho alguma intervenção intelectual também vai na direção de juntar as forças democráticas e obrigo pela Unidade dos Democratas de todo mundo de todo mundo o interesseiro lugar e em toda toda aproximação que eu faço as questões desse mundo eu priorizo sempre a questão da propriedade privada dos meios fundamentais de produção e o dom
de 9989 91 até hoje eu não estou perplexo eu não tô perdido eu tô com dificuldades de cumprir nesse mundo como todos nós fazendo esforços tá ter agora a minha a prática política e cívica foi orientada por esses três elementos não tive que vacilar eu não tive E agora vocês podem ficar chateadas comigo eu não tive nenhuma dúvida em repudiar o ataque às torres gêmeas no onze de setembro é uma dúvida é engraçado né já deve ter gente aqui que eu gosto achou ótimo eu não gostei não e eu aprendi com engels em 1893 cor
Rosado porque no metrô de Londres a música irlandesa o problema com a Irlanda não é de agora né programa problema secular os irlandeses Botaram uma bomba no metrô o que matou três caras que tavam lá circulando ela o Gari índios se exponha se o Frederico em Deus sabe quem foi né entre os escrever um texto dizendo é uma coisa é a Morte em Combate e outra coisa um sujeito que tá aí no trabalho aí morre eu não tive Nenhuma Dúvida quando botar aquela bomba e suburbanos de Madrid às 8:30 da manhã para matar quem o
capitalista buguei eu quero dizer que eu fico horrorizado quando vejo uma parte da esquerda da qual faço parte aplaudindo isso achando que se Alternativa de luta eu não tenho essas dúvidas você sabe por quê o metal Pires da uffs uns e a É isso mesmo E aí E aí em resumo Os Comunistas apoiam em toda parte qualquer movimento revolucionário contra a ordem social e política existente e todos estes movimentos colocam em destaque como questão fundamental a questão da propriedade Qualquer que seja a forma mais ou menos desenvolvida e que essas revistas finalmente Os Comunistas trabalho
pela união e pelo entendimento dos partidos Democráticos de todos os países eu não tenho uma perplexidade não dá para sacar a atualidade O Manifesto do Partido Comunista nós não vamos não não você já bateram Palmas suficiente bateria vamos todos juntos para essa iniciativa do SESC que De algum modo acolheu essa já retirada promoção da boitempo e parabéns para todos nós que os companheiros que estiveram aqui ontem os que viram no curso desce na próxima semana e que a gente construa juntos a alternativa possível ao mundo que está eu tenho certeza que essa construção e vai
necessariamente passar por uma apreciação crítica mas uma apreciação rigorosa do Manifesto do Partido Comunista palmas para todos nós e agora sim sim
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