Idéias e Concepções Pedagógicas no Brasil - Dermeval Saviani

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HISTEDBR
Idéias e Concepções Pedagógicas no Brasil Aula ministrada em 28/11/2008
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o pão vamos então procurar trabalhar nesse lado bom da história das ideias pedagógicas das ideias e concepções pedagógicas no brasil trata-se de um tornavasse que cobre um período de como historiografia nacional de samba de duração e portanto eu vou tentar apresentar nesta hora como sendo aquele em contato uma verdade resumida não sintética do conjunto das ideias pedagógicas da trajetória das concepções pedagógicas no brasil ao longo dos 500 anos de história uma primeira observação que cada dia ser feita diesel o entendimento de ideias pedagógicas e de concepções pedagógicas né é aqui é preciso frisar é esse
objetivo pedagógico né então é o mistério distinguir ontem concepções educacionais ideias educacionais do lado e concepções e delas pedagógicas de outros porque nós podemos dizer que em si toda a pedagogia é teoria da educação nem toda a teoria da educação e pedagogia né ou utilizando a expressão que está contido aqui no títulos as concepções pedagógicas são concepções educacionais nem todas as concepções educacionais são concepções pedagógicas e isso porque as ideias e concepções educacionais desrespeito a educação é mas não necessariamente estão preocupadas estão voltadas para o fazer da educação para a realização prática da educação enquanto
que o pedagógico diz respeito ao modo de realização do ato educativo tem uma teoria pedagógica é aquela que está preocupada não apenas com a compreensão do fenômeno educativo em que ele consiste mas tá preocupada em como se realiza o ato educativo portanto em como a ação educativa deve ser orientada e nós podemos já vou explicar isto dando um sua abordagem né das concepções pedagógicas no brasil e quando os portugueses aqui chegaram ele não encontraram o território inteiramente dessa habitat ao contrário eles encontraram aqui procuração espalhados por todo o território dessa região que as estimativas sobre
a indicar até cinco milhões de pontes existentes naquela época do descobrimento e esses números né eles uma organização social peculiar né uma consequência entendeu uma educação a forma de dívida desses vídeos corresponderia aquilo que nós conhecemos como o comunismo primitivo né então é uma sociedade o ronaldo o seja um like se apropriava dos mãos distância fornecidos pela natureza a caça a pesca o cultivo de determinado determinadas plantas né como a mandioca o milho plantas coletivamente eu não havia propriedade privada tudo isso era apropriado e coletivamente pelo conjunto das tribos né essas templos eram diferentes tipos
mas nós sabemos que os tupinambás se estendiam por todo o território de estou a norte e o caso dos tupinambás foram objeto de estudo específico de florestan fernandes né e todos nós tem dois livros em cruzeiros não artigo voltado mais especificamente para educação né e o brasileiros são a função social da guerra deve tupinambá meio o outro a organização social dos tupinambá quando nós observamos o é o modo como os você tentar organizava a o seu processo produtivo e também a educação nós vamos notar então todo é sim esse processo se dava como já assinalei
de forma coletiva vamos tomar banho social eles distinguiam os cinco grupos de idade tanto para os homens como para as mulheres esses grupos estão projetando aí no quadro pra que vocês tenham uma maior clareza porque o senhor menciona apenas aqui vocês vão ter dificuldade de fixados né então aí no na terra vocês estão vendo aqui desse grupo é o representado pelo peitão que designavam os recém-nascidos até começaram a andar e se distinguiam romano criança do sexo masculino até o 7 8 anos de idade é um como é conhecido um grande número de sete anos o
segundo grupo era um comandante meu anjo dos outros 15 anos e como é que em menos de 7 aos 15 o outro grupo como iguaçu rapaz dos 15 aos 25 e comemos ou nossas pesquisas 25 e o quarto grupo o sal à ela nossos dos 25 aos 40 anos são duas plantas seguia o homem casado pelo nome de emendar amo um opinião seria a mulher dos 25 a 40 anos sendo a mulher casada denominada colhemos populares finalmente to you are é homem de 40 anos em diante e o time when we mundial de 40 anos
em diante então estou te mandar uma a ligação que previa a diferença de idades e também as diferenças de sexo quanto a educação que era desenvolvida ali nós podemos projetar também essa passagem podemos dizer que um contexto da sociedade tupinambá não se põe ainda a questão das ideias pedagógicas e da pedagogia havia entre eles uma educação em ato que se apoiava sobre três elementos básicos a força da tradição constituída por um saber puro o lutador das ações e decisões dos órgãos a força da ação que configurava educação como um verdadeiro aprender fazendo sua força do
exemplo pelo qual cada um indivíduo adulto e particularmente os verbos ficavam ruídos da necessidade de considerar as suas ações como modelagem expressando em seus completamente de palavras o conteúdo da tradição tribal assis é mais conseguia portanto com a própria prática educativa não é grande lugar para mediação das ideias pedagógicas que supõe a necessidade de elaborar um pensamento as formas de intervenção na prática educativa então nessas condições havia educação mas não havia pedagogia 1 e é esse esta situação que os portugueses encontraram aqui e como nós sabemos na nos primeiros cinco aproximadamente 50 anos de paralisação
este portugueses fizeram várias tentativas de se apropriar dos recursos da da colônia centram-se principalmente na extração de pau-brasil mas as tentativas não tiveram muito muito resultados e sofremos são que ameaças de das disputas de outras potências né antigamente da frança e da holanda que aportaram nas costas brasileiras e procurando inclusive se associaram determinadas tribos indígenas para se apossar do território isso levantam portugal a a doce.do por uma e são mais sistemática do solo brasileiro pulando então o o governo geral do brasil e socorreu uma parte dos regimentos elaborados por junto espere no dezembro de 1948
né e animação que tomé de souza para o primeiro governador-geral do brasil ele foi enviado para cá um acompanhado de dois juntos e eram seis visitas quatro padres do nosso teatro manoel da nóbrega e aqui chegaram em março de 1549 bom então a partir daí começa a colonização sistemática e a partir daí também começa um processo educativo sistemático jesuítas chegam com este mandato de um terceiro terceiro e era chamado também de idoso pela sua ligação com a igreja que eles são tenho eu nas terras conquistadas fazer também progredir a catequização então eles principalmente nos movimentos
dizia que o que uma via colonizaram as suas terras era propagar a fé católica e completou 200 músicas e atraídos o sentido caso os índios para a flexão e os jesuítas foram somente encarregados de realizar esse trabalho e onde nós temos aí então o início do processo de educação sistemática no país e portanto a partir daí é que as ideias pedagógicas começam a ser veiculadas naquele sentido que aconteceu vinícius ou seja é o muitas né elaboram plano de educação cliente tuições colégios seminários em e portanto é e com seven as ideias no a partir das
quais a catequese ea extinção velocidades envolver então comecem a circular os pés pedagógica eu vou aproveitar agora aí para você a atualização geral da concepções pedagógicas no brasil nós teremos então um primeiro período que vai de 1549 até 1759 será marcado pelo monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional e nesse período eu distinguir duas fases a primeira fase e pode ser denominada de toda a luzia brasílica se estendeu de 1549 1599 oi e a segunda fase corresponde a institucionalização da pedagogia jesuítica que é a fase em que se proclama 99 se proclama o gasto de
óleo as regras que todos os países deveriam ser visto e que passa a vigorar também no brasil e que perduram até a expulsão dos exemplos de 1759 depois nós vamos ter a partir de 1759 com a expulsão dos jesuítas as botar na com galinhas da instrução pública então teremos aí um período cês tão de até 1932 que corresponde a coisa estância entre as vertentes religiosas em briga da pedagogia tradicional né bom então o esforço de pombal aí será no sentido de baseando-se nas ideias iluministas se falar portugal ao nível do século 18 chamado século das
luzes portanto um diálogo lá e começa a ser difundido a partir das reformas pombalinas valor de cinco também duas fases a primeira que é pedagogia pombalina o as ideias pedagógicas do despotismo esclarecido que vale uma paciência 29 com a expulsão dos jesuítas e ea descrição das reformas pombalinas da instrução pública até no 827 que o ano em que o brasil já independente faz a provar a primeira lei de educação que é a lei das escolas de primeiras letras e a partir daí de 1827 até 1932 nós temos o desenvolvimento propriamente dito da pedagogia liga porque
é preciso ter atenção cima no na primeira fase das reformas pombalinas né e portugal continua a ser continuava sendo um estado um estado confessional né ligado à igreja católica e portanto as ideias liga não foram difundidas propriamente por pensadores né e e não ligados a questões religiosas é por outras verbas em especial solitários ou os oratorianos que substituirão os jesuítas é e procuraram em sintonizados com as novas ideias que circulavam na europa tentar retomar a ordem social portuguesa e no seu âmbito a instrução pública portugal e seus domínios né a tarde toda de 1827 essas
dez vezes ganha maior penetração né ainda que no período do império tampão o o brasil estava sendo presidido pelo padre o asus e por ponto o o estado a estado concepcional né que tinha a religião católica como religião oficial mas uma proclamação da república em 1981 889 aí nós temos então abolição ensino religioso nas escolas df é uma orientação da que procurou imprimir a instituição pública ao longo de toda a primeira república em 1932 como sabem é o ano de lançamento do manifesto dos pioneiros da educação então eu sinto aí o marco do início do
3º período que vai ser marcado pela predominância da pedagogia nova no qual eu disse mundo três fases a primeira marcada por equilíbrio entre a pedagogia tradicional e pedagogia nova que vai de 1932 em 1947 ano entrou decorrência da constituição de 46 se organiza uma comissão que elabora o projeto da primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional a segunda fase desse período questão de 1947 61/61 ao ano da promulgação da 1ª lt 2 e que vai aí se caracterizadas claramente pelo predomínio da influência da pedagogia nova então as com a concepção pedagógica renovada e
ela atendeu acertou dominante nesse período é a terceira frase de 1969 69 e se configurar como a crise da pedagogia nova e a população da pedagogia tecnicista nós temos lourdes período golpe militar de 64 mas atualização que ele acordei ela se fazerem marcos da própria educação do próprio movimento pedagógico mesmo porque o golpe de 64 não alterou a educação a ldb 61 ela foi regulamentada através de cariz ele seja resolução do conselho federal de educação baixados a parte 62 e continuarão em vigor com o golpe militar aí a um processo de reajustamento da educação as
novas condições mas isso vai te dar através inclusive da colaboração dos 2011 o processo dos empresários no que deram respaldo ao golpe militar ea formação da política das políticas do período militar entre elas a política educacional e esse fez vai organizar um seminário logo 64 depois de 68 e organizar um grande seminário chamado a educação que nos convém e aí já estão antecipadas as ideias que orientaram a reforma universitária de 6828 968 implantada 469 com a regulamentação do [Música] 464 anos em fevereiro 69 ao qual segundo atendem o parecer 252 também de fevereiro de 69
que foi formulou o curso de pedagogia introduzindo as habilitações técnicas então polícia ciclo aí o 69 como um marco em que termina o terceiro período com essa última fase de transição o que se não for o quarto peludo e vai corresponder um confronto entre a concepção presidência de educação e as pedagogias críticas e aí eu sinto também é três fases a primeira todo mundo da pedagogia tecnicista as manifestações a concepção analítica de filosofia da educação e o concomitante do desenvolvimento da visão crítica positivista que vai 6980 81 anos da 1ª conferência brasileira de educação né
com segurança é esta que vai colocar um debate ea busca de alternativas até aí o predominava atlântica pedagogia oficial a crítica à educação da ditadura né mas a partir de 80 seguros que então é novas orientações portanto reorganizar a educação segundo uma nova alimentação segundo uma nova concepção segundo novas ideias pela é importante né é um é isso vai possibilitar então na década de 80 surgimento de ideias contra-hegemônicas que não apenas farão a crítica da situação existente mas procuraram indicar novas formas de orientar e organizar a prática educativa durante essa década de 80 a 90
e um eu chamei de período do manto nos ensaios contra-hegemônicos que nós vamos ter a emissão de pedagogia e educação popular pedagogia da prática a pedagogia crítico-social dos conteúdos ea pedagogia histórico-crítica essa frase vai até 991 91 é o ano da última conferência brasileira de educação oi e aí nós entramos então no período que se estende até os nossos dias e que é um período de recuperação dos movimentos dos educadores né e de imposição de ideias pedagógicas mais largas com o mercado né e que vai se expressar atravessa os prefixos prefixo mel ou só né
e aí o menciona então nesse terceiro momento o neoprodutivismo e suas variantes envolve o nosso plano vivo né eu consegui dizimar o tecnicismo então esse é a grande ter realização da das concepções pedagógicas na história da educação brasileira pro plantão como está a abordar essa problemática e aí porque você é meia hora mas eu vou começar então pedro 1º período como o recomendável né ele é formado já foi ele corresponde a uma realidade centralizada da pedagogia tradicional sobre a direção dos jesuítas e a primeira fase uma todavia brasílica vai então significar o que vai significar
um processo educativo articulado com a catequese divisível predominantemente aos índios predominantemente também tem que instruir os filhos dos colonos né e para júnior e uma das estratégias que eles utilizaram para me diz uma vez processo foi basculante né eles fizeram visual sons e de portugal criando então a e o abrigo de zé from salvador e de são vicente e colocava então essas crianças junto com suas dos indígenas chamadas por um mês e com isso então eles pretendiam atrair os pais né utilizar as crianças como elementos de atração dos pais e também de introdução das ideias
sociais políticas e pedagógicas né européias né e cristã no universo indígena é o sabor dinâmicos portanto essa nova essa nova concepção nesse trabalho então vejam que nós temos aí uma ação dos jesuítas junto aos voltando atraídos e incorporá-los a outra concepção de mundo que corresponda às ideias do ocidente europeu e após uma visão cristã católica né agora juntamente com as nações os planos né mundo de portugal para conquistar a nova terra para explorá-la no sentido de se apropriar das suas riquezas e que então se dirigiam aos índios mas aí pela pela via da violência ou
seja procurando aprisionados e torná-los os trabalhadores forçados a seus escravos né que teceu uma um certo conflito pronto a visão jesuítica procurava atrair os índios né pela pelas ideias cultura concepção cristã pelo horizonte né e seu plano a cristalização e os colonizadores que é patricinha expedições de apreensão de índio mas na verdade se tratava de um processo que correspondia ao mesmo movimento ligado a colonização né da nova terra e a subordinação dos seus habitantes a as ideias e os interesses dos colonizadores o uso das frutas neste trabalho com pedagógico realizado junto aos índios eles utilizaram
diversas estratégias uma primeira estratégia fundamental era um o domínio da longa né e então quando a língua falada aqui no brasil por aqueles mudamos não é que habitavam né ela acabou se juntando prejudicar os problemas que aqui vieram né então o tupi tupi guarani é uma língua falar em toda costa brasileira só a primeira providência dos jesuítas foi dominaram a segunda né e nesse nesse trabalho os um papel importante o josé de anchieta ii oi quem é e era versado em um número só língua nativa é o espanhol mas ele todo o corpo em coimbra
e nesse sentido dominou também português vou estudar no colégio jesuíta ele veio a ter um um forte do mundo também do latim e quando ele chega no brasil e acabou então também terminando a língua tupi-guarani organizando inclusive uma gramática e e os artistas procuraram então introduzir tônus eu fiz para namorar o seu nome menos espirituais da religião católica né mas nesse processo né eles acabaram com procurando introjetar no mundo indígena a mesma uma visão dualista que era inteiramente estranha aos indígenas então aquela concepção católica né da luta do bem contra o mal da dualidade entre
corpo e espírito né da dualidade entre essa terra né e é o vale de lágrimas né período de passagem dos homens né um a a vida sobrenatural que é a recompensa ou castigo pelo que o homem fez nessa terra então paraíso como recompensa só como caça do paraíso o céu como recompensa o inferno como castigo essa visão dualista que era inteiramente estranha a mundividência em inglês né ela é um produzida né no é um passat de catequização né exercendo aquilo que por dia é muito século depois da chamada violência simbólica né sobre a a vida
indígena e então eu destaco aqui em parágrafo aqui deixa evidente essa visão é um seu trabalho pedagógico uma certa se utilizou largamente do idioma tupi que era língua geral falado ao longo da costa brasileira ponto pelos nativos como todos os colonos nela anchieta produziu e utilizou complexidade uma poesia eo teatro cujo relato imaginário é o mundo maniqueísta indivíduo não posso sim perpétua luta oi tutan uma palavra indígena proximidade então a deus com sua consideração familiar de anjos e santos e aí não dá para ver um desde que foi fundado o conceito questão de demônio com
a sua correta e de espíritos malévolos que se fazem presentes nas cerimônias to pieces e é esse dualismo ontológico inteiramente estranha visão de indígena que presidiu a construção de uma concepção totalizante da vida dos índios elaborada pelos colonizadores apresentados pelos seus intelectuais materializados na figura dos jesuítas tal concepção de caráter dualista atravessa recorrentemente no teatro de anchieta manifestante nitidamente nos autos correio redigidos então aí a uma certa escrevia poemas inscrevia altos na peças de teatro para representar junto aos índios vamos um recurso pedagógico experimentos para veicular as ideias pedagógicas católicas oi e para penetrar no
imaginário dos indígenas vão colocar os conceitos para eles absolutamente estranhos com a noção de pecado uma certa vai adaptando as figuras mitológicas dos índios as representações cristãs vai criança imaginar estranhos eclético no qual por exemplo bisto é pai iguaçu fazer é maior a igreja é pipoca né casa de tupã demônio é a mangá espírito errante para anjo não deixe de perguntar gente mas não me deixa né então coloque uma certa aí traduzir a ideia de anjo na língua tupi então ele com novo acabaro peraí bebê profeta voadora nos autos não surta provados de alegorias do
bem contra o mal hálito getup enquanto ação coletiva está crawl é vista pelo colonizador como resultado dos poderes dos espíritos maus tem tantos membros da tribo nesses aos o mal vem de fora da criatura e pode habitá-la e possuí-la fazendo a praticar atos coisas perversas again in garopaba bom então veja o a visão dos índios era alheia essa ideia de pecado do do mal que conta exames né foi toda ela impregnada dessa pessoa nação que vem das ideias religiosas e pedagógicas [Música] organizadas de fundidas transmitidas pelos jesuítas esse primeiro período então que nos alves de
matos chama de período heróico e perder muita a avenida dos jesuítas em 1549 até 1571 que é o ano da morte do manoel da nóbrega não tanto eu estou esperando até muito a 29 porque a 79 navegar faleceu em 1571 é um show tá continua a mesma obra né e veio a falecer apenas em 1597 em 1599 aí foi foram foi promulgado o braço superior né que são as regras que deveriam figurar em todos os colégios vezes essas drogas foram elaboradas pelos jesuítas a partir de 1584 foram submetidas a testes uma experiência nos vários colégios
durante um certo período e no retorno elas ficam quanto e largas e promulgadas em 1599 então aí nós temos a segunda fase esse primeiro período que corresponde a implantação de inseminação das vagas terraço exterior é é da primeira frase que eu chamei de pedagogia brasílica porque foi uma proposta que tem toda a planta situação específica da coluna né que é e começou a conclusão de nóbrega estava voltado para as peculiaridades da da colônia nesse uma originalidade diferenciada todo e qualquer outra experiência dos próprios jesuítas nos demais países né a partir de 1599 é aberta se
plano do vaso quero um plano universal e destinado a a educação e todos em qualquer lugar que se implantação colégio jesus e nós diríamos que na verdade é o e o século 16 implicou a consolidação do domínio português nas terras brasileiras transindio seus foram ou subjugados ou dizimados né grande parte foi dizimada aqueles que não é simetria e a parte sobrevivente foi sub julgada ea partir do século 17 próprios colégios jesuítas vão se dedicado dominantemente a educação brasilites são colégios corresponderia ao nível secundário e que é eu dava uma instrução preliminar para as elites que
seguirem depois mediante viagem à europa dominantemente na universidade de coimbra para os estudos de nível superior bom então esse primeiro período né ele vai sofrer um é um corte em 1759 exatamente por que ao longo do século 18 os conflitos entre os colonos e os jesuítas né entre os interesses da colónia da coroa portuguesa e ação dos jesuítas e inclusive no plano econômico né vai conduzir a uma ruptura né que vai se dar já no governo do são josé primeiro instalado em 1750 e nomeia o futuro marquês de pombal sebastião de carvalho e melo depois
em meado é preciso comprar um bom então eu você bastante cavalo é nomeado primeiro-ministro e vai então fazer o os destinos do império português e que suas colônias e não tem 1759 é decretada a expulsão dos jesuítas e a testamento dos colégios jesuítas ea sua substituição pelas aulas régias instituídas pelas reformas pombalinas da instrução pública peças aula seja seriam aulas avulsas e para qual o seu nome ava professores né cima remuneração mas que devia ministrar em cima via de regra nas suas próprias casas então não viu propriamente um um sistema de ensino com espaços específicos
para o desenvolvimento da educação essas aulas frases vão sendo implantadas já após o alvará de expulsão dos jesuítas 59 com tratamento portanto aquilo que descreve fernando de azevedo no a cultura brasileira que ele disse que o que resultou na expulsão dos jesuítas foi foi a destruição por foi simples sistema de ensino que havia no brasil e e eu não tenho colocado nada em seu lugar e ele alega que só em 1772 com a criação do subsídio literário começaram a ser criadas algumas saladas ventos disponíveis mostram que foi exatamente assim na verdade as aulas já começaram
ser instituídas desde da promulgação das respostas com balinhas e os 59 né e com os obter água elas tiveram um pouco maior né mas é e paradoxalmente não era se tiver um desenvolvimento mais significativo já no reinado de dona maria primeira depois da morte do santo são josé primeiro né e que houve a chamada viradeira de dona maria primeira equipe tambau perdeu o posto de primeiro-ministro caiu desgraça né a dona maria primeira vai de alguma forma regredir as ideias católicas né em relação à televisão larga de pombal procurava imprimir mas isso não altera a estrutura
do ursinho continuou a se a se organizar a partir das aulas velhas e novas aulas fezes foram instituídas e nesse sentido uma certa ampliação e o que nós observamos aqui essas idéias largas né que foram foram implantadas na educação a partir das reformas pombalinas pública elas visavam articular a educação com o objetivo de desenvolvimento do no econômico de portugal e é nesse sentido que as duas figuras básicas de assessoria de pombal no campo educativo foram o ribeiro sanches eu ponho nunes ribeiro sanches formação econômica que tem ideias semelhantes às de uma leve e que na
verdade entendia que a instrução ela era necessária para os grupos dirigentes e não para a maioria né que a maioria de pobres era um fator de riqueza das nações era mesma posição do economista inglês mas devido também afirmava que era conta defende a extinção das escolas de caridades né porque o são é um exército de pobres e ignorantes os países não podiam produzir são rebeldes antes tem passagens que ele diz claramente né aquela aquele menino que percebe instrução nessas escolas de qualidade né ele não vai querer mais se sujeitar a ficar no campo ea carregar
mover e nas costas ele vai querer ir para cidade e de outros tipos de atividade o outro grande o assessor das reformas pombalinas foi o luiz antônio vermey que era um dominicano e que escreveu uma obra para ficar em cinco volumes é o verdadeiro mestre estudar em si uma das ideias centrais que ele defende ali era que o ensino da língua deveria começar pelo ver max né só tá então e na visão crítica começava pela gramática latina e o veneno defende aqui mesmo estudo do latim seria que partir do vernáculo e isso vai ter uma
importância grande para as reformas pombalinas inclusive por conta de que havia uma luta na colônia contra a a língua geral né quero tupi o que é só vai deixar de ser predominante a partir das medidas que o governo de pombal vai tomar e obrigação do uso do português e proibição dos do triac já no século 18 e e eu faço essas menções para tentar clarear melhor sentido da concepção pedagógica pombalina e também o significado das reformas que se realizaram o alvará de 1759 promove a reforma dos estudos menores mas se concentra nos estudos secundários na
verdade as aulas fechas de línguas envolvendo o português latim hebraico e realiza também a reforma dos maiores basicamente a reforma da universidade de coimbra e está em 1772 no ano em que aprovaram o subsídio literário é que ocorre a a reforma das primeiras letras correspondem tal reforma do ensino primário mas aí também justificativa das reformas deixa claro que é pra maioria não era preciso instrução escolar no humana vocês aquela ideia que está a irmã de visitar também em em configurações né e que para a grande maioria para a população pobre né a instrução suficiente é
hades curas nos sermões dominicais e bom então não há necessidade de instrução sistemática colar né e então aquela instrução das primeiras letras ela estava voltada para a aquelas parcelas da população que teria que seguir estudos posteriores para ocupar postos tanto na direção da sociedade como nas atividades que a nova york em exigia no campo do comércio e da indústria e é que duas ideias do ribeiro sanches o s procurando como plantar com as reformas pombalinas que foi a aula de comércio dcomercio destinado aos comerciantes por cento a burguesia comercial né e também o colégio dos
nobres colégio dos nobres terá voltado para os novos que ideia é a ideia era a envolver os nobres na em desenvolvimento do comércio e da indústria portanto combater o parasitismo da nobreza e articulando-os com o projeto de desenvolvimento econômico do império português e aí e essas aulas led campeonato 3ho-kundalini-yoga.eu no período em que o brasil é proclamado em reino unido a portugal no período em que portugal se converte nas pedras de gelo com a vinda de dom joão sexto para cá em 1808 dom joão sexto irá instalar aulas régias de nível superior cursos de medicina
os cursos de engenharia a visão da formar os quadros que alimentação necessitava né e também os quadris de que o exército nesse tava no campo da da engenharia e da medicina e em 1822 com independência nós já temos aí circulando que vinha já desde 1808 circulando é a ideias ligadas ao método monitorial mucho mestre em castelhano quando após a independência se discutia a questão da educação né tá na na consentimento que é fechada por dom pedro primeiro e ele não torna a constituição de 1824 pagamento agradece apenas 1826/10 se discute de se retorna a descrição
sorvete que são públicas que vai resultar na aprovação da lei das escolas de primeiras letras em 1827 quinze de outubro de 127 esta lei dizia que deveria ser instalado histórico primeira vez todos os povoados e que essas escolas deveriam se vg pelo método monitor ao mundo pelo método lancasteriano portanto os professores e assumir as cadeiras né cara e ainda nós estávamos no âmbito da da organização derivada das aulas férias né crianças cadeira de primeiras letras serem assumidas por docentes professores que teriam que se preparar no método muito né na capital de cada província as suas
próprias expensas suas próprias custas bom então nós estamos aí a as ideias pedagógicas do método lancasteriano né dando a direção de como as escolas deveriam funcionar mas essa lei das primeiras letras que poderia ter sido a origem do sistema nacional de ensino no brasil visando a um é universalizar o ensino primário que era o processo que começava a ver nos vários países no século 19 a criação do sistema nacional para o aniversário o estágio primário ela teve um refluxo em 1834 com ato adicional a constituição de 1824 ea tradicional colocou-se da responsabilidade das províncias o
ensino primário em consequência não foram implantadas as escolas de primeiras letras sobre responsabilidade do governo central e aí as províncias começaram a implantar segundo as suas possibilidades que eram precárias nas províncias que estavam equipadas nem tecnicamente e no financeiramente para seminário escolas nos povoados né mas sendo elas encarregada disso elas também tem que se preocupar com a formação de professores para as escolas e daí então começa a ser criadas escolas normais a primeira delas vai ser um ano depois do ato adicional m835 criada em niterói a província do rio de janeiro bom então nós estamos
aí já no segundo período né resinada a segunda melhor na segunda fase deste segundo período já fase começa no meio desses 27 e que as as ideias veigas começa a ter um espaço maior né sobre a extra das concepções positivistas liberal e eclética o ecletismo vai ter um papel importante aí né as ideias do vídeo fusão quero teórico do atletismo na frança ocupou o posto de ministro da instrução pública na frança né dessa difundiram mano o país especificamente do brasil a partir da década de 50 está com 19 e então nós vamos ter aí as
escolas normais sendo criadas e fechadas era situação né e vamos ter em 854 o regulamento da instrução pública no a baixada pelo ministro do império a acontecer raça que tinha sido tinha sido diretor da instrução pública de da província do rio de janeiro aí ele assume ministério do império e baixo uma reforma do regulamento da instrução pública no município da corte porque o tradicional governo central não se ocupava do ensino elementar e secundário a não ser no município da corte né na capital do país por causa no rio no rio de janeiro mas esses regulamentos
ele servirá de parâmetro para as províncias e tende a adotar a mesma orientação nas suas jurisdições oh oh e o o estrangulamento vai assinar com o método simultâneo com a organização de ensino pelo método simultâneo você já as escolas entre um professor atende um conjunto grande de alunos o método momento vai ser dengue lugar né você tem médico que lançava longo dos alunos mais adiantados como auxiliares docentes vai sendo desacreditado e o o em simultâneo estaria assegurada a responsabilidade de um professor esse professor que ele que ser formada pela escola normal mas eu entendimento de
couto ferraz é que as escolas mas não eram somente fazer quatro né porque eram quantitativamente e significar insignificantes né e qualitativamente também conta proficiência então ele advogava inclusive ele como inspetor como o diretor da instrução pública na província do rio de janeiro fechou escola normal de niterói mil em 1849 e954 na reforma que elaborou para o município da corte ele propõe o professor adjunto no lugar tu a formação da escola normal professor adjunto que aquele que assumia a cadeira na escola juntamente com o professor catedrático responsável pela cadeira e então ele é formado na prática
né é me ajudando professor catedrático ele era iniciado no como se ensina no domingo os conteúdos transmitidos e assim ele viria a ser professor né depois assumindo ele próprio a cadeira e recebendo outro adjunto e assim sucessivamente ah mas essa ideia não vingou né e em 1859 a escola normal de niterói foi ver aberta né e em 1859 1059 ela foi ver aberta em 879 foi baixada a reforma a reforma quem constituiu o ensino livre a reforma leôncio de carvalho e que também estabelece as escolas normais e definir a o modo de funcionamento das escolas
normais nessa reforma aí a ideia pedagógica central é a do ensino intuitivo o método intuitivo as lições de coisas né já aparece aí proposta na reforma e que virar se tornando dominante vai ser inclusive a ideia-chave das da reforma da instrução pública paulista de morcego 90 a reforma da escola normal introdução da escola modelo e depois da reforma de 1892 introduziu os grupos escolares então é isso vai ser seguido pelos diferentes estados né vão considerar a reforma paulista como modelo e vão solicitar que o estado de são paulo envio o sonhos paulista para organizar reformas
seus estados esse fio escolares e pronto é bem enviar professor de deus para fazer estágio em são paulo e com isto é assimilarem essas ideias ligadas ao método intuitivo e o os grupos escolares para enfrentar no fim de seus próprios estados nós temos aí então a na primeira república esse processo de implantação de escolares né teve um impulso grande na primeira década republicana entre 1.800 entre 1890 1900 depois de um certo do refluxo nas primeiras décadas do século 21 retomada do movimento certo na década de 20 né daqui 20 vai ocorrer então as reformas estaduais
em sessão pública começando pela sampaio dória em são paulo e 1920/1930 o ceará feito por homicídio em paulista e foi chamado lá para o ceará para fazer a reforma da instrução pública ceará e ativamente meus negócios 24 a 26 27 a ser forma usados estados do paraná de minas gerais cep do distrito federal também 27 por fernando de azevedo da bahia 128 nós vamos então desembocar na revolução de 30 né quando ciclo ministério da educação e saúde pública e esse baixo o decreto de francisco campos estabelecendo ensino religioso nas escolas públicas tem aquela visão lá
em cima da primeira república é relativizada atenuada aí a partida da era vargas que se inicia com a revolução de 30 e nós vamos ter então aí 32 lançamento do manifesto dos pioneiros da educação nova e aí então as ideias novas e educação a gama de força com o lançamento do manifesto né e os renovadores passam a disputar com os católicos a hegemonia das da instrução no país então um período de grandes discussões debates polêmicas entre trinta e quarenta e sete anos que é o período que eu chamo também é a fase mas também terceiro
período né período em que se difundem e se planta dominem as novas né é eu não falo de três fases a primeira fase é marcada por esse equilíbrio entre a visão inovadora e a visão tradicional católica e nós temos aí então três trindades né no meu aniversário da jéssica negócio de fazer para tirar três trindade a trindade católica esse energético se o caderno leme grande organizadores defensor das dez católicas e pedagogia católica né mas que tinha forma formou seus auxiliares e difusores e lutadores né no campo social e educacional os resultados leonel franca e o
negócio de morosini ana que era um líder na dos católicos leves não ligo aí fazer não no segundo na hierarquia é nós não estamos a a trindade tô esperando a vista né pegamos azevedo anísio teixeira lourenço filho e a trindade governamental que era vargas francisco campos e gustavo capanema autoridade governamental na verdade ela é não pula de algum modo o conflito entre católicos e liberais católicos e até mesmo vistas dentro de um projeto político e social que foi considerado pelos analistas como se caracterizando pela modernização conservadora a modernização era preciso recorrer às aos inovadores né
que tem umas ideias modernas modernização da de articular a educação como em uma sociedade via processo crescente de industrialização da organização mas para o caráter conservador aí os católicos eram importantes né então eles atraíram as lideranças católicas e administravam o conflito entre os dois tirando proveito dessa situação dessas ideias inovadoras né claro que a sua posição de fundo era o deslocamento do osso do processo educativo né do professor para o aluno do conteúdo para as formas né do do da no aspecto intelectual para os aspectos emocionais mas o a uma situação específica do brasil um
elemento importante a ser considerado é a profissionalização da educação até aí a educação era alguma coisa amadorismo né estação era outra que pessoas que não têm uma formação específica em educação com os teores de uma exigência de gestão usar o campo pedagógico nesse sentido você for mais pessoas especificamente para existir atividade educativa dos três grandes professores desse movimento né chamar os cardeais movimento renovador que eu mencionei na verdade apenas um pode ser configurado já dois da origem como profissional da educação que lourenço filho por esse filho chorou na escola normal né e depois estudos no
instituto de educação né é o nível pés normal seus também o curso de direito mas ele já desde a origem se formou como normalista pessoas doentes ecologia e biologia educacional psicologia vocacional psicologia do trabalho né e atua como educador encontra um profissional da educação já chegando de azevedo e fechou né ele se originaram do direito quer uma formação em direito emissora era de uma família política tradicional da bahia queria ser jesuíta os o pai não permitiu que ele seguisse a causa da política né mas a assumir o cargo de inspetor da instrução pública na bahia
ele acabou se envolvendo com as questões educacionais e viajou para os estados unidos ontem estudou com direito né então eu escrevi uma espécie de mestrado em educação né portanto e teve um bar após tirar uma formação pedagógica e vai se converter então um profissional de educação porque vai atuar no campo educacional difundindo idéias pedagógicas as ideias inovadoras né baseadas indir que ele desconta aqui no brasil e assumindo postos-chave na administração pública da educação é um grande para sua vida fernando projeto é minha formação também com jesuítas e depois direito estamos jornalista e entrou para a
educação por conta da atividade jornalística estou encarregado em 1926 prisional do estado de são paulo organizaram um império sobre educação né em ou elaboraram ao elaborar esta reportagem de fazer assim crédito né ele se projetou como um familiarizado com as questões educacionais e foi justamente essa projeção que levou ao convite a ele para dirigir a reforma da instrução pública no distrito federal então a partir daí que ele se converte em um profissional da educação e vai nas reformas que elaboram defender a formação específica o campo pedagógico a posição que ele assume ali né se expressa
no no livro a cultura brasileira é e por isso ele faz aquela avaliação né que você faz com balinhas o fato dele jeová sistema jesuítico né tem a ver também com as suas origens jesuítas mas tem a ver mais diretamente com a sua posição no campo pedagógico na verdade ele escrevi aquele livro né não apenas como um estudioso mas como um a um personagem da cena histórica né alguém que é que tinha aspirações a liderar um processo no campo educacional e hegemonizado esse campo então nesse sentido ele considera aqui e depois do sistema vezes colonial
né não foi condicionada no lugar e aí entre o império ea república cantando nada se fez em matéria de educação então a educação vai ser chegou a hora da educação agora conservadores ou seja conosco amigos né libera esse processo então é um texto que na verdade é senão dessa desse aspecto engraçado né então não é um investigador que se coloca no distante do processo e procura compreender esse processo de forma objetiva bem o a luta dos pioneiros e é algo uma das décadas de 30 e 40 e vai se eu tivesse feito né então quanto
que em 1947 quando ocorre a e quando me mostra que a gente mariane constitui a comissão para elaborar o anteprojeto da lei de diretrizes e bases da educação nacional pelo convoca os principais educadores dos países que a compõem essa essa comissão quando a gente examina os nomes desses principais indicadores compuseram a comissão nós vamos notar que ele conta quando o cor fernando de azevedo inês teixeira lourenço filho almeida junior faria góes né deus abençoe as cinco ligados ao movimento escolanovista e convocou também o padre leonel franca é o seu demoroso lina sai esses dois do
movimento católico importante dos estados dos tradicionalista então a própria composição da comissão já indica a predominância dos renovadores e portanto o grau de hegemonia que eles tinham conseguido né e isso vai se estender pela década de 50 60 e um outro indicador dessa isonomia é a aprox o católico a associação dos educadores católicos organizar semanas pedagógicas 56 57 58 e vai funcionar para expor para dirigir essa semana o padre que é só na da frança que era um adepto da renovação da educação católica pela igreja passa incorporar os métodos novos né sempre mão da doutrina
e por isso é que ela vai da precedência para o máscara de levar né a manta história vai se criar um instituto uma pessoa doente né mas as ideias doença tem predominância porque se tratava de uma inovadora francesa uma visão mística né que articulava renovação pedagógica umas ideias bíblicas ea buscar também inspiração nas religiões orientais né então o agronegócio é um católicas esposa e como exigência porque as ideias novas fato sendo predominante se a igreja não se renovasse que ela perdeu aquele entrega nessas colégio não queria a clientela das camadas médias que via no aspecto
renovador um critério para a escolha das escolas tão lixo que tá ao longo da década de 50 a ldb a provável 61 tem alguma forma expressa essa predominância e nós temos então depois na década de 60 a transição é a crise da pedagogia nova as escolas e aplicação os colégios vocacionais né foram criados na primeira metade da década de 50 o próprio próprio centro brasileiro de pesquisas educacionais criado pelo nesse teixeira é 55 e secundado pelos ser pés entre os mais pesquisas educacionais nas principais capitais do país estado né recife belo horizonte são paulo porto
alegre salvador o centro brasileiro e os centros regionais né na segunda metade da que sempre são extintos os colégios vocacionais e nas vocacionais os colégios de aplicação também são extintos são todas se esse movimento foi inovador perde espaço né a visão renovadora entra em crise e aí 7 cola ah a concepção produtivista de educação e vai 50 a partir de 69 e continua predominante ainda hoje concepção produto e ver se o que significa partir do princípio da eficiência da racionalidade da produtividade né a educação aplicando os critérios de mercados que quer dizer empresarial campo pedagógico
e isso vai dar origem a uma orientação pedagógica que eu chamei de pedagogia tecnicista e que se torna pedagogia oficial do regime militar 69 e o grande ideólogo desse processo legal me chagas que vai elaborar é praticamente a grande maioria dos os pareceres do conselho federal de educação que implanta essa corrente pedagógica na década de 70 nós vamos ter aí a nessa primeira fase desse período nós vamos ter as a difusão da concepção analítica de classificação e e vamos ter também como na vertente crítica a esta orientação dominante aquilo que eu chamei de concepção crítica
para todos e na década de 80 aí vem as os ensaios contra-hegemônicos expostas para orientar a educação numa outra direção esses fatos foram tão significativos do ponto de vista do movimento dos educadores o movimento forte na década de 80 né é a partir da 1ª conferência brasileira de educação foi criado o comitê para a participação na reformulação dos cursos de pedagogia e licenciaturas né depois situações comissão nacional pela reformulação dos cursos de formação de educadores e finalmente desembocando na fop associação nacional pela formação dos profissionais de educação que existe ainda hoje é esse trem da
daquela comissão daquele comitê de 1980 então 80 foi um ano de muita mobilização de criação de entidades né os professores né a partir do final da década de 70 nós fizemos você tem que ter atenção da pele oi oi daqui a articulação da fundação do 700 cidade profissionalizados em março de 68 inácio 6969 a criação da adriana nacional de educação esse o número organizar as conferências brasileira de educação a partir de 80 então aí o banco de 80 tem também no final de setembro ou também as organizações sindicais né possível a associação nacional de docentes
de ensino superior aglutinados na ânsia do nacional e do censo superior antes antes é diferente diante e então a década de 80 vai trazer essa marca até o ponto que se projetou a impressão de que a visão crítica se tornou hegemônica né é mas foi apenas uma impressão porque de fato ponto de vista da organização das escolas e das políticas de governo a visão pro turista continuou dominante período da nova república ensaiou uma democratização mas caiu mais um democratismo do que meu material satisfação efetiva e aí vem um color que vem o itamar em seguida
fhc aí venha as reformas da década de 90 com essa visão que convencionamos chamar de neoliberal né nós temos um refluxo dos movimentos dos educadores dos movimentos sindicais e a difusão dessas ideias fragmentadas que leva a um conjunto de de ver orientações que configura que são configurados pelo prefixo neo ou possa então é o produtivismo quer dizer o lado a visão da capital humano ligado ao que res é voltada para preparação de mundial para o pleno emprego aos postos de trabalho você tem um neoprodutivismo em que não se forma mais preocupar um posto no mercado
de trabalho e é substituído o conceito de formar trabalhadores para o postos de trabalho pelo conceito de empregabilidade você prepara trabalhadores para disputar próximo mercado de trabalho mas sem nenhuma garantia de que ele vai ter êxito né daí vem a questão da pedagogia da exclusão da pedagogia da inclusão da pedagogia da inclusão 200 exclusão includente né que eu abordo então no último capítulo do livro história das ideias pedagógicas no brasil então é esse quadro no qual nós nos situamos hoje que tem data da década de 90 o 991 como um marco a última conferência de
verificação e nós e essa esse painel de correntes que circulam hoje pela a mídia e pelas escolas né põe diferentes denominações né mas que tem como ponto comum a busca de articulação com o mercado e tendo a referência do mercado mercado de ganhos econômicos e mercado de trabalho como parâmetro para se pensar problemas da educação então esse é o quadro geral né eu vou me ferrar então a minha esposa estão abordando e eu vou projetar para facilitar também controle de tanque está bem misturado a e você tá então uma outra bronca as concepções pedagógicas contra-hegemônicas
é porque é essa atualização que eu fiz né ela apresenta as ideias pedagógicas concepções pedagógicas pelo ângulo do que série de hegemonia sérias que foram os demônios e tem mas estamos lá no primeiro período a hegemonia da visão católica tradicional né no segundo período a essa essa manoel disputada pelas ideias gaitas da associação com balinhas e depois da visão positivista e liberal e atlética é a a disputa pela hegemonia vai prosseguir nada acreditam que os católicos liberais renovadores né com a vantagem de liberdade com inovadores e depois te avisar um produto existe pernas dinâmica né
mas é o grampo desse processo suas ideias contra as dinâmicas em cima no próximo brasil já desde a segunda metade do século 19 então nós temos aí as ideias socialistas que já vinha circulando desde a segunda metade do século 19 e impressão de jornais como socialista da província do rio de janeiro o socialista e do movimento operário europeu não tinha na raiz autores como se fosse uma fogueira órgãos usam né que eram os autores e discutir essas questões e que se proclamavam socialista na europa a ver a abertura para participação na assembleia constituinte de 1823
um em são joão criação de partidos operários 990 e aí foi criado em 1912 partido socialista brasileiro o fato de operários socialistas socialistas assumir a tese do ensino popular gratuito lifetech funcional mas é no campus do das ideias socialistas não chegou a citar mais claramente a concepção pedagógica g1 g1 e nas primeiras décadas do século 20 aí ganha portas idosa na quinta coisa origem germânica também o século 19 né aí eu não funciona então explicações que monarquista fluminense de medicina 35 vitória na filial de 1549 né no final do torga é as problemas anarquistas a
mais famosa delas é a colônia cecília aqui foi criada lá no paraná os quadros libertários que eu vinha basicamente do curso possui migratório e se expressava com meio da criação do número crescente de jornais revistas livros edigas operários são vários jornais foram criados nesse período a maior parte delas inclusive não português maioria em um instagram no alguns espanhol e menos em alemão a a educação ocupa a posição central na visão anarquista expressava no do outro e concomitante movimentos aqui não fica educação portuguesa ea formação da própria concepção pedagógica que se materializava na criação de escolas
autónomas e autogeridas então os anarquistas estudavam os autores libertários é extraído dos principais conceitos educacionais ícone de educação integral ou de uma da concepção de rua banco ensino racionalista presidente de pescar nos traduzir divulgada na imprensa operária mas eles não ficavam apenas no clube das ideias eles buscavam praticadas por meio da criação de universidade popular então crônica não dói as pedagógica ficava assim encarnar na prática educativa eles que levam novidade popular assuntos sociais e também escolas com destaque para as escolas modernas inspiradas em escrever sobre o método racionalista foi executado maior 109 pelo governo espanhol
pelo crime de preocupar as ideias libertada após a morte de tiver então é inclusive pelo movimento internacional que denúncia dessa de sua execução pelo governo espanhol a as 10 anos o maior projeção no impressoras para literário né guardar escolas modernas mas que estão em 1812 1519 mas eram sempre reprimidos pela polícia e fechadas pela polícia a última das escolas fecharam 919 com a partir dos anos 20 aí foi criado um 922 partido comunista e inclusive a partir de grupos de anarquistas de de libertários então a harmonia do movimento operário se desloca o movimento anarquista para
a visão como não está traduzida pelo partido comunista brasileiro quem é e o pati dele foi a formação de quadros mas não chegou a própria muito explicar sua concepção pedagógica e aqui eu levanto muito forte provavelmente se deve a mudança de joão do momento da revolucionária dentro do fracasso as tentativas de revolução no ocidente em 1922 militar em 23 na alemanha essa situação levou a pressão internacional afastar a possibilidade de uma revolução proletária internacionalmente conduzida ea revolução passou adquire um caráter nacional ea solução foi assumida pelo partido comunista brasileiro na forma da participação na revolução
democrático-burguesa entre a ideia que se tem que fazer primeira revolução democrático-burguesa e para que o o desenvolvimento do país pois as condições como revolução socialismo então a ideia é justamente a de que não é possível faltavam país condições dominantemente sagradas para uma revolução socialista será que esse primeiro fazer a revolução democrático-burguesa e os partidos comunistas nos vários países a seguir então essa tarefa de participar da revolução democrático-burguesa né hum se possível liberada que liberando a revolução você uma vez vitoriosa você pode criar as condições para viabilizar no momento posterior à revolução socialista g1 tô bem
sim nossa passou a orientação dominante dá para entender porque os comunistas o partido comunista e não chegou elaborar uma concepção pedagógica própria né porque não conste a tarefa de atualizada aos revolução democrático-burguesa não tá concepcionais avançada e corresponder interessa revolução democrático-burguesa era a dos liberais inovadores era a visão escola no vista então a a tendência seria apoiaram o fazer aliança com os liberais também no campo da educação ii oi quem é e no período entre 35 quando apertou a mobilização da agência nacional de libertar dura até o final do estado novo em 45 no logo
muito espaço para concepções contra-hegemônicas essa possibilidade você vê aberta na década de 50 quando se desenvolve o novo mapa da localização de adultos e educação popular né e aí a proposta quantas dinâmica que vai emergir na década de 60 é a concepção pedagógica libertadora formulada por paulo freire é igual remédio de pedagógico tem como ponto de partida a vivência da situação popular seria o primeiro passo do médico de modo a identificar os principais problemas e operar a escolha do tema gerador indo faz cuja problematização terceiro passo levaria a conscientização 44 por sua vez que afundaria
na ação social e política muito fácil na década de 70 a visão críticas interior em desmontar os argumentos da concepção pedagógica positivista evidenciando a função da escola com a pele reprodutor das relações sociais de produção e essa tarefa foi realizada pelas teorias crítico-reprodutivistas aqui que não são teorias pedagógicas porque elas não estão voltadas para a organização do processo educativo né mas elas duas como explicar a função da educação na sociedade né oi e essa função de reprodução das relações sociais dominantes ela será feita pela pedagogia qualquer que seja a orientação que tenha então não faz
sentido ficar discutindo as orientações vou até procurando outra orientação mas não estamos aqui então uma concepção pedagógica é certo porém que temos uma teoria da educação contra demônios enquanto teoria da educação o tempo de explicação de tava crente que fazia a pedagogia dominante as colocava como uma uma concepção educacional contra-hegemônicas agora são preocupação pedagógica o trato da questão educacional colocava água no meu número da conta de mania e na década de 80 em média com proposta contra de mônica a concepção da pedagogia histórico-crítica nessa formulação educação entendida como mediação no seio da prática social a
prática social se tem como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa daí decorre o método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno encontra-se igualmente inseridos ocupante porém posições distintas e a condição arquitrave uma relação secunda na compreensão encaminhamento da solução de problemas pros pela prática social e e a a tinta é condição para que estragam a relação que se fosse a mesma posição então apenas fizeram esperavam entre si alguns momentos intermediários no médico para identificar as questões citadas pela prática social que é problematização seria segundo passo neto de histórias
em cima de teóricos e práticos para sua compreensão e solução a implementação que o terceiro pra mim viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos quatro momento que a catástrofe e aí desemboca então no quinto momento que atleta prática social mas aí com outra qualidade e além da pedagogia histórico-crítica ontem os ensaios com seus demônios se manifestaram na década de 80 representados pelas pedagogias da educação popular pedagogias da prática e pedagogia crítico-social dos conteúdos propostos pelo professor carlos libâneo o prazo das inscrições no interior último capítulo do livro história das ideias pedagógicas
que aí eu aborto as características de cada uma dessas correntes contra-hegemônicas ah então era essa a expressão física via fazer sobre ideias e concepções pedagógicas no brasil século 16 chegando a ciência do século 21 a abordando as tendências e fórum de setembro quando predominantes ao longo desse tempo né e também à guisa de conclusão fazendo uma referência às concepções pedagógicas contra-hegemônicas paraíba obrigado a e acharam um tá começando pelo pelos colegas e batatais estão lá o concerto claretiano a primeira é uma é uma alegria né poder o rio terceiro demerval eu registro aqui que tirou
esse foi o dia que nós tivemos uma maior cloro aqui dá justamente por ter ao grande número de alguma coisa aqui que quando souberam que quer conferência do demerval inclusive parar com outros setores para vir aqui assistir da da relevância do trabalho do professor demerval da formação de de todos nós educadores aqui é no bom sentido da palavra elétrico e o professor de educação é um monstro de educação porque a quantidade de informações que ele que ele nos dá 500 deixa assim acho que todos bastante super patos aí é sempre maravilhoso poder ter contato a
pergunta que eu faço e na verdade não é uma pergunta mas é é o pedido de um comentário o professor césar apresentou em uma das aulas não me engano do primeiro semestre um artigo de um pesquisador europeu que agora eu não me recordo o nome é mas esse pesquisador veio acho que a unicamp a luz ficou seca direito de seis meses aí dentro das suas pesquisas o artigo teve um astrônomo no final ele jogava a seguinte afirmação que hoje porque nós sos pensaram em uma educação emancipatória uma educação que de fato promover esse né a
sociedade a vida humana que nós poderíamos voltar em lista as 10 pedagógicas do brasil a um modelo de educação jesuítica a internet não tem o artigo aqui agora eu não tenho a situação clara né mas foi algo que que me impactou muito tarefa não sei se algum dos colegas que estão ainda bicampi se recorda que esse artigo se recorda do nome do pesquisador mas essa fica coração forçadamente numa uma crítica feita ao pesquisador para dizer que dentro dos modelos de educação liberais aí o as letras deve modernos pós-modernos que o modelo jesuítico ainda para esse
pesquisador não era um dos mares é relevante que de fato propiciavam equação eu peço desculpas porque precisamos aqui para fazer para fazer uma citação do autor mas eu gostaria de um comentário do senhor de menor eu tenho que ajudou comentar sem conhecer o meu artigo mais queria ver o que como sobre isso nesse alguns colegas ainda quero ter lembrado artigo eu peço ajuda aos universitários e eu queria fazer um comentário valeu também não tenho presente you o autor you mas eu quero que essa abordagem é da situa numa certa revisão historiográfica que está ocorrendo ultimamente
em relação à educação jesuítica e é porque é fim como nós sabemos por conta das medidas e o ligadas a expulsão dos jesuítas vários países portugal portugal teve na dianteira em seguida ele foi expulso também da frança da espanha e acabou inclusive a hora e trinta foi ultrapassado voltada para idade média o restaurador de uma era que não era mais possível ser restaurada quer então a idade média jogar e importante uma proposta educacional inteiramente inaceitável pelo seu caráter retrógrado ultimamente vem se é e quem considerando essas questões e mostrando que a a educação jesuítica ela
não correspondem exatamente a esse estereótipo foi construído em torno dela e vocês podem ter podem verificar isto e vários autores inclusive no nosso colega gilberto luíz alves que retorna isso aí resgata a importância de se deve naquele momento no meu trabalho também eu coloco isso potência e e também não lembro como o próprio decai me faz essa referência mostrando que o entre a sistema jesuítico ele significou um avanço importante porque a sua proposta de pedagogia prática era alguma coisa que estava sintonizada com as idades da época e a moderna moderno eu jesuítas participaram da claro
que como os sensores da igreja portanto militante do movimento da contrarreforma é isso que seu corpo e a o movimento da reforma protestante mas eles estavam sintonizados com a época inclusive nos empreendimentos comerciais que desenvolveram e ele ponto de vista pedagógico também eles não tinham uma visão puramente intelectual lista mas as regras envolve ele também esse ativa as práticas e e era uma ordem uma hora uma hora e meditando vamos uma ordem contemplativa era uma militante foi criada para sc o que seria na época e defender a igreja e para isso deve ter contribuído também
o espírito militar dois nascido gaiola que adaptou na da ordem dos elementos da experiência militar então é nesse sentido que o afasta organização fez possível em alguns autores e agora é claro que se nós formos confrontar de pedagogias que estão hoje circulando estão esvaziados qualquer conteúdo mais consistente mas classe o resultado para o domínio da cultura humana estão ligados a e ao êxito imediato então é claro que comparação floresta e então jesuítas levaria vantagem mas essa vantagem teria que ser examinada um pouco na linha daquilo que pensou grande a propósito da escola e que ele
reconhecia a a força da escola clássica a escola centrada no globo e mulatinho e o a pedagogia de vidro é um exemplo bonito triste né e essa escola era formativa né ela tocava porque estria e o fato de se pegar se basear língua certo modo nossa em um emprego lá que permitia que os jovens é sim será se todo o movimento a top uma civilização esse eu construí a vida da civilização que ele também não da língua como você estudava lá aqui estudando a história de roma são comandos então essa escola era um instrumento importante
para formar as elites para formar os grupos dirigentes né para tomar eles poucas mas ele disse as mudanças que se processaram né levaram aqui essa escola não é mais adequada quando você pensa no na escola e não é destinada apenas a nossa receita delícia uma escola que envolve consulta é só uma escola de massa esse essa a escola do grego e do latim não é mais adequada e ela precisa ser substituída por uma outra precisa encontrar um outro princípio educativo e produza efeitos semelhantes a escola clássica para efeitos das novas cidades na escola uma nova
escola para as novas características da sociedade ele disse isso vai ser encontrado né um pouco segundo aquele princípio lado da análise de março e já não só se for imprevisto eles são capazes de resolver então eles isso vai ser encontrado mas ele é que sinta entanto não é fácil né não está sendo fácil você encontrar qual é o caminho para responder essa questão eu retorno isso nesse meu trabalho você tá gostando brasil é algo escutei a a proposta de uma é um novo princípio de organização dos currículos dos cursos de formação de professores e especialmente
de pedagogia e de ouvir longo a história começa a matéria a partir da qual se organiza a a as escolas e dá uma formação consistente né beijo então fato de reconhecer as atitudes as qualidades da escola visita que significa considerar que ela é uma alternativa para responder aos programas educacionais e pedagógicos estamos enfrentando por ela até pode comer em um elegante da da do conceito de clássico em pedagogia né e os estimular na busca de novas saídas levantando a ela que nós vamos resolver os problemas que estamos enfrentando hoje e aí olá colega 51 oi
bom dia oi bom dia bom dia professor que levar os aspirantes agradecemos a oportunidade de ouvir levar uma ver estou aqui com uma das alunas nesse prata pernambuco para lavar e para nós é muito importante que mostrar a possibilidade de conversarmos sobre isso e vou sair ela professor demerval é possível trouxe nas coisas que vocês são até o período tem que tratar o teu letra da contra-hegemonia né e a período ter esse aquele eu vi mário sobre este momento falando nós estamos era em que o caracterizou inicialmente cumpre tudo que retratam ser foi o que
eu entendi né como é que nós estaremos que alguém e articulados o cliente nada a teoria com os elos que estão surgindo neo escolanovismo seriam voltar aprender como seria professor e a outra colega aí da puc do paraná gostaria de colocar alguma coisa tá e agradeciam ao professor é sempre um imenso prazer ao vivo e bom obrigado que bom né eu falei atração estava me referindo ao movimento dos educadores né e essa retração vem dessa avalanche do da da visão neoliberal e pós-moderno né que se difundiu a partir da década de 90 se tornou hegemônica
precisar de 90 né dentro a meu ver daquela concepção do produto e vista que o centro permanece na teoria do capital humano na fase o neo keynesiano na casa e keynesiana keynes ionista está expectativa de que o papel da educação a fosse formar profissionais para ocupar postos no mercado de trabalho em desenvolvimento no sangue no limite ao pleno emprego nas condições atuais após a crise da década de 70 e na reconversão produtiva do setor isso foi reformulado e mantém-se e até de forma mais é e ainda o o vínculo com o processo econômico com desenvolvimento
do mercado mas já não se considera que o a o ponto de chegada do pleno emprego é uma consciência e que não há emprego para nessa nova ordem não há emprego para todos então a é necessário é a controlar sempre mais a formação escolar mas não com o objetivo de ocupar determinados próximo trabalho e cinco objetivo disputaram os poços e também são muito movediços e que vão surgindo e desaparecendo constantemente então nesse nesse novo contexto considerado essa pressão do mercado considerada o a uma busca de redução do papel do estado chamado ideia do estado mínimo
e portanto a diminuição das políticas públicas né a transferência das decisões econômicas do mercado plano de organização da chamada sociedade civil né importância de entidades não governamentais com todo esse movimento que também esteve presente o enfraquecimento do organização dos trabalhadores do movimento sindical né então já se deste muitas vezes através de diferentes análises que índice pontes sabe né das políticas neoliberais implantadas a partir de thatcher na inglaterra de trigo nos estados unidos né foi quebrar a espinha dorsal do movimento sindical e isto é o que se refletiu no movimento dos trabalhadores de modo geral também
ocorreu no encontro de trabalhadores da educação professores de trabalho no campo educativo não tanto no que se refere à as suas organizações que é uma força das organizações de trabalhadores da educação das associações de moradores associação de professores também se reduziu a partir da década de 90 é é como também as condições de trabalho de salário dos professores foram se deteriorando como foram se deteriorando as condições de trabalho e salário dos trabalhadores de modo geral isso é nesse sentido que eu falei em refluxo né é que foi determinado por esse amor por essas políticas da
década de 90 k k k e aí é a visão contra-hegemônica ela se põe na resistência essas políticas e se expressa o diferentes maneiras no no campo teórico essa resistência se expressa nos resistores nas críticas que se procura fazer né e na na busca de novas alternativas no campo prático essa resistência se faz é através daquilo que eu procurei colocar no na conclusão do livro sobre a nova ldb te chamei de resistência ativa resistência ativa que supõe duas posições né que seja coletiva um porque a descoberta individual é se manifesta diariamente mas ela não tem
força para interferir nas políticas em curso então é isso que era seja de algum modo organizada e em segundo lugar que ela é formula alternativa seja pro positiva porque não adianta resistir dizendo que nós não concordamos sei que você tenha uma proposta alternativa que se contrapõe a érica discute com ela a a é a vigência seja micro ilegal seja no plano da união das escolas nome do projeto político-pedagógico das escolas nos colegiados e assim potência é e esse a força que nós estamos fazendo agora e condições mais difícil do que na década de 80 oitenta
você tinha no campo teórico né é um espaço mais amplo para circulação dessas ideias contas demoníacas hoje nós enfrentamos também no campo que hora que essa discussão porque embora embora haja um certo consenso no meio acadêmico nas quais a gente dá um frasco de críticas políticas e sociais né no entanto aquelas mesmas ideias que fez calda políticas oficiais essa também circulam no nosso meio também angariou adeptos né então vocês podem ter clareza disso pelo nosso próprio grupo o cert.br né que é um grupo surgiu aqui na limitante mas depois se definir com nacional te ligo
o trabalho nos olhos aqui mas como esse definiu como um grupo aberto mas não efetuando um corte é político teórico prévio então ele é um espaço de debate em que essas discussões das concepções pedagógicas não se dá de forma franca mas isso implica que invadem os nossos certeza essas ideias são circulando também se carne em diferentes circunstâncias até predominantes então é é isso se expressa também nas decisões de política educacional a gente faz uma análise por exemplo do parecidos definir as diretrizes curriculares nacionais nas várias áreas na formação de professores da educação básica e depois
eu te menti na pedagogia e vamos ver que as ideias que outros descubram se fazem presentes ali embora nós tenhamos colegas lá na conselho nacional de educação e compartilhem dessas nossas posições das críticas a as políticas vigentes da necessidade de você é valorizar a a educação né investindo mais fortemente introduzindo com uma formação mais sólida a pedagogia das competências eu pego aparecer lá 2001/2012 da formação de professores e tá atravessado pela pela visão da pedagogia das competências e essa visão entrega o arsenal dessas novas ideias estão postas ali e que é que para além da
busca de competência uma coisa distinta tem uma coisa eu conceito de competência né enquanto a 1 e uma educação de boa qualidade que nós defendemos continuamos a defender então me impede de dizer que eu quero é ter os professores competentes atuarão nas escolas quero que as escolas têm uma direção admissão competente a gente tá em casa conceito de competência agora na pedagogia das competências em causa a categoria de competência ou seja competência inconsciente se alça a condição de uma categoria do cinema orientação pedagógica cuja marca é a é a busca de resultados que correspondam às
necessidades imediatas do mercado e bom então pedagogia das competências dirigir para isso e ela tenha mais tarde também que eu aponto no livro de tanto mais quando depois na terceira parte desse livro pedagogia no brasil tem um glossário pedagógico e quando eu trato do da pedagogia das competências eu resumo esse histórico começa lá com a visão behaviorista e dos taxionomia de objetivos educacionais né depois é criticada pela visão cognitivista com base em piaget no construtivismo e aí elas uma outra conotação e agora não neoconstrutivismo que a visão atual da da pedagogia das competências aquela aquela
busca de base científica aqui que a gente economizar vá já está secundarizado porque o que interessa é a visão neopragmatismo de você atuar e os alunos e obter resultados de imediato e isto é é a prática que comandaria daí essa ideia do professor e flexível da professor prático cuja formação sistema na nos próprios conhecimentos práticos e a secundarização de uma forma teórica mais sólida e menos ainda de uma formação cultural mais ampla que envolvem o domínio da do desenvolvimento histórico da humanidade e e vamos abrir para tomar suco está aqui na faculdade de educação isso
é um prazer ouvir o senhor eu conhecia de leitura e queria fazer uma pergunta não sei se é possível é o seu responder mais ou menos já falou agora nessas lá fala que você colocou com relação às ideias pedagógicas no âmbito do nível universitário eu sinto falta especificamente diz se eu pudesse indicar uma biografia minha gente pudesse consultar para saber a evolução dessas ideias e nas universidades ou não sei se nas universidades ou por profissão parece que cada profissão não sei tem se desenvolvido de maneira diferente eu falo da experiência do direito eu não sei
exatamente onde é que eles estão a ter o que eu sinto é a concepção positivista que paia hoje na eu tirei mas eu não tenho certeza absoluta disso meu nome é luciano você falou das das pedagogias contra-hegemônicas e mostrou como elas elas ganham força na década de 80 é muito por conta do período político né da dívida localização preferências políticas e que e que nos dias de hoje por conta do do da ofensiva neoliberal e tem uma uma não refluxo dessas dessa dessa força e para o que eu fico curioso que ainda hoje permanece na
minas gerais esse quadro que o senhor uh a ponta na década de 80 né e essas divisões pedagogia da prática educação popular né do do libano a e se hoje em dia mesmo nesse com esse refluxo não dá é possível reconhecer essas dessas pedagogias atuando e intervindo o espírito é questionar a ponta da resistência ativa há mais ou menos isso rapidamente para o espaço para mais um bloco com quanta a primeira observação sobre como é que se dá no campo da universidade e segundo as profissões e daí a impressão de que no direito por exemplo
a visão positivista itália o presente eu sou se trata do seguinte na verdade a universidade não tem se preocupado com a questão pedagógica então eu costumo se várias análises já turma da formação de professores e costuma ele seguir dois grandes modelos de formação de professores é um que eu chamo de modelo dos conteúdos culturais-cognitivos e para o qual é é para ser professor basta dominar o conteúdo que vai ser objeto do ensino é aquela a tese do mercado em cima o outro modelo eu chamo de modelo pedagógico e didático para o pau um professor não
estará formado como tal se não houver um tratamento sistemático da questão pedagógico-didática e outros termos e ele vem a conhecer aquele que vai ser objeto de aprendizagem né se chama condição para iluminar mas não suficiente para ele ser professor para que ele seja professora e esse trabalho que só ser complementado com uma formação sistemática no aspecto pedagógico e didático bem na história da formação de professores o que a gente observa é que o segundo modelo depois de um bom tempo ele veio a se tornar [Música] vigente na para formação de professores primários nas escolas normais
então aí um pouco ao entendimento de que o pedagógica relativo às crianças tecnológico da palavra quais países as crianças estão em cima de criança suporte formação pedagógica agora os adultos e não precisa disso né então não juntos secundário e aí pessoal terminou o primeiro modelo você forma professores mais forma pelo domínio de conhecimento no brasil quando você sistema quando que regulamentou a formação de professores a partir do decreto de 1939 licenciatura nas várias vazias até curso de pedagogia aí você é doutor modelo chamado três mais um esquema três mais 13 anos de formação nos conteúdos
e um ano de formação didática tão combinou os dois mas com limpeza diferenciado três foram as até curioso que o parecer das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica o jogo é quando se refere a a formação de professores para educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental desde quer deve predominar o aspecto dos conteúdos na formação dos professores para os quatro últimas cinco fundamental e para o ensino médio aí a formação pedagógica deve ser no mínimo de um quinto um é interessante esse porque sugere que ele estava preocupado
com esse desequilíbrio né então vamos insistir no a importância dos conteúdos da naquela formação que predomina a questão pela qual se deve ter uma seccional agora no nível superior você precisa garantir a formação pedagógica de dados mas só que eu fiz de novo esquema mais um narizinho agora vamos lá quatro mais um pouco na verdade né é o número se chegando prevalece esse esse entendimento de que basta dominar os conteúdos para ensinar é um a samsung debatido a respeito à formação de professores para nível médio para a educação secundária residência de informação para o negócio
de das duas porque os professores estão incentivo essa necessidade e quando eu estava na itália todos e fazia em pé junto aos professores e uma frase destacada era de que os sentimentos ver se o professor está trava nas escolas de nível secundário era o de que eles foram jogados na água sem sentença destinados a nadar temos estamos jogados lá e tem que se virar e eles enormes dificuldades e localiza dificuldades pelo fato de não terem tido uma formação é específica no aspecto pedagógico didática daí então as discussões que está assim as reformas nível superior o
estado então acabou criando uma faculdade de distâncias da formação para tentar tratar dessa questão diretamente a e agora vamos a fazer então é isso que a torre nível superior essa questão está inteiramente ausente tanto é que a própria legislação não exige formação específica completo é muito superior basta você ter a formação na área os mestrados e doutorados que foram organizados e pronto para formar os professores de universidade ele tava vontade para pesquisa foi uma pesquisadores que vão entrar na universidade tem um próximo maior lá na década de 70 tentou-se introduzir uma chamada metodologia de ensino
superior nos cursos de mestrado seria para dar uma formação pedagógica para os professores mas aqui no domingo né hoje está se falando em pedagogia universitária e até tem um verbo aqui né esperando 35 bebês que estão aqui no post hálito coloquei no lixo da pedagogia o último deles por causa da dessa técnica é a pedagogia universitária né mas música é colocado mais como uma necessidade que vem se manifestando daqui a a universidade também abra alguns passos para as questões pedagógicas mas não praticamente como uma pedagogia específica que viesse a não se vê na formação daqueles
que ensina no mundo superior então é e acaba implicando nessas diferentes áreas nessas diferentes carreiras né [Música] prevalece a visão hegemônica a visão da mente qual é a visão dominante hoje é o produtivismo é a visão pelo que disse que vai prevalecer mesmo nessas várias carreiras né no direito não tinha havia na medicina em todo mais para se contrapor essa tendência seria necessário que o a discussão pedagógica tivesse uma densidade maior no espaço maior no âmbito do mundo superior né algumas caveiras festas possibilidades estamos mais sensíveis essa questão a medicina por isso né por conta
de ferida com um pessoas importância de que ela tá mente de dados com a questão da formação específica formação geral e então o médico generalista filho foi secundarizado um seguir defende a volta ao médico generalista então eu trabalho com as questões e nesse sentido têm mais sensibilidade para as questões que ter agosto são os integrantes e quando existe um ambiente favorável em que professores da área médica entre em contato com professores da faculdade de educação da área pedagógica então essas opções que especificam um pouco melhor mas menor perto das áreas e ficar ausente e citando
a gente prevalece a concepção hegemônica e pronto a outra questão deve ser eu quero e luciano as opção só para não a pergunta era sobre atrás a teorias contra-hegemônicas é que sua situação na década de 80 então é a cena aberta de 9 anos agora não na década de 30 do século 21 e eras ainda se fazem presentes ainda elas a participar dos processos de resistência bom que sim mas elas não estão imunes a essa a escrever fluxo e estou é que eu procurei mostrar aí no é e na conclusão por último capítulo do livro
sae 1010 para gosto do brasil quando eu trato dos ensaios contra-hegemônicos tá eu não quero é eu tenho que fazer a projeção o que aconteceu com essas correntes né então no caso das pedagogias da prática uma das pedagogias da educação poucos lá a gente nota aqui elas estão aí presentes conforme a distância são a créditos as pedagogias que mais tem que ter influência por exemplo no msp e recebidos ela alimenta a resistência e até uma resistência que eu acho que talvez seja na ponta desse movimento que você tiver um filme sp talvez seja o único
movimento que é resistir com como movimento organizado e como a posição contra apostas políticas oficiais e fazendo a crítica não sentiu érica mas tem um prática nas suas lutas estão na educação e se faz presente ainda no entanto uma semente também a cada incorporando o corrente que estão encosto né é outra blocos no glossário também a pedagogia a pedagogia a pedagogia da terra né que está sendo badalada nos nos meios oficiais né no meio vocês demônios também está presente na nossa embora com uma versão específica agora a água da guia as duas manifestações mais salientes
da das pedagogias em educação popular da teologia da prática e são no caso da da pedagogia da educação popular a escola cidadã proposta pelos próceres do instituto paulo freire e educação né basicamente pelo gardot pelo negócio lá do espírito santo por aquela do espírito santo são dirigentes do instituto paulo freire né a e a escola cidadã instagram fica com essas novas e com o relatório a manifestação mais saliente das pedagogias da prática pela escola plural lá de belo horizonte propósito miguel arroyo né titanium certa com essas orientações pior que a vai eu mostro várias a
justificativa né também incorpora as análises e relatórios aqui de ló aprender a ser aprender a fazer aprender a aprender e então a pedra você que saiu dos conteúdos e observa like pelo menos do que eu pude acompanhar ou a gripe ainda não voltou a a ela ou não procurou rediscutir a luz dessas novas condições ele continua ativo tem feito de várias inclusive é e desenvolveu uma posição de contraposição a um shopping na questão do exercício curriculares do curso de pedagogia e mas não voltou a discutir a questão da difícil acesso como ela se coloca nessa
conjuntura esse foi embora o livro no qual ela foi formulada que a escola pública tem sido reeditado regularmente né e quanto a pedagogia histórico-crítica né aí acho que não precisa falar né você tendo produzido faz parte dessa resistência resistência tanto em campioli plano prático e no plano da política educacional debate seus filhos que faz a essa própria análise das presente aí mas além disso a 1 o que eu acho que estão trabalhando nessa perspectiva então têm surgido estudos além do a questão da didática trabalhado pelo gasparin da questão pedagógica pela suse e de modo especial
a faculdade de ciências de bauru provavelmente o inspiração do misael né que orientou alguns alunos lá então tem produzido trabalhos nessa perspectiva e visando a organização do ensino né a necessário clique em distância assistindo da matemática e educação infantil então é e é nesse sentido que ela continua aí né e por vezes a gente detecta também um pouco a influência de de alguma dessas correntes né e penetra em alguns desses dessas tentativas na medida em que me a possível alerta para pareces questões né mas é claro que a gente não pode ser o controle né
e todo esse movimento e e é impossível né e nem sabe né proteger das influências externas que nós estaremos pensando em uma concepção e preservar a sua pureza mas à custa de se de se distanciar do meio no qual ela se insere e em relação ao com ela quer interferência bom então é inevitável que ela sofra interferências desse meio isso é um embate está posto aí você avança recua em outros momentos em que você detecta problemas às vezes depois que eles aconteceram e aí tenta esclarecer e orientar né é isso é o processo da força
bom dia mestre um grande prazer em revê-lo e a pergunta vai nesse último momento da sua fala em que o seu contrapôs aquele movimento de grande mobilização da década de 80 e se eu sou caracterizou como refluxo que nós estamos eventos e desenhou aí as lutas e os campos aos quais nós temos nos dedicado sem travar a batalha lá e faz um panorama do avanço chamado neoliberalismo da situação dos trabalhadores consequentemente os trabalhadores da educação né que motivam esse refluxo mas eu fico pensando se além dessas condições concretas e objetivas que nos impuseram esse refluxo
quais seriam não mais as condições só concretas e objetivas mas a subjetivas lembrando lá de lênin né que nós precisamos não só das condições objetivas marcas subjetivas particularmente no campo dessa perspectiva histórico-crítica que no final sua quando desenha em algumas tendências contra-hegemônicas no campo da educação popular mas que levar um show referencia alguns movimentos objetivos e pesa a escola cidadã é e a nossa resistência tem sido eu digo nossa porque minha tese de doutorado eu ensino de filosofia na escola pública de ensino médio na perspectiva histórico-crítica nós não temos mestre nos reduzido a um bar
acadêmico eu não quero não sejam importantes não que não seja fundamental embate teórico é fundamental para nos alimentar mas nós poderíamos ter uma referência assim como o seu fez ao movimentos ithermo também de algum movimento que esteja acontecendo nessa perspectiva por no meio acadêmico você tem um espaço que tem sido explorado nessa direção agora é oh oh oh e o movimento o concreto e ao qual essa tendência tem procurado circulares não ser amada é desrespeito à escola pública é a educação que se desenvolve nas escolas públicas e nesse sentido houve tentativas de trabalhar nessa perspectiva
as flores fala tudo né é mas aí você enfrenta justamente o o é a questão política na da organização hegemônica então nós tivemos na década de 80 tentativas por exemplo no estado do paraná e trabalhar segunda-feira perspectiva histórico-crítica o no município de florianópolis em mato grosso mas ali estava em curso aquela ambiguidade da nova república e aquela democracia que na verdade era mais democratismo por quê que mexe com há 70 mexeu no campo político mas não se [Música] alteram as estruturas a o e entregar porque eu esto na fala de encerramento do simpósio de marília
94 e depois eu reescrevi incluir na edição ampliada do livro pedagogia histórico-crítica né tá tocando a questão da materialidade da da educação né é bom então nada peguei tanta havia essa esse problema as tentativas esbarravam nessa nas limitações da própria estrutura que continuava a segunda previsão que é o produtivismo e continua ainda hoje né e aí a internet dificuldade de que as condições subjetivas sejam preenchidas porque a percepção a absorção pelos que abraçam a tendência né tendas estar também de uma certa precariedade e acaba abraçando e sem sem absorveu o look da concepção porque a
tendência dos indicadores é abraçar uma concepção como se ela fosse uma coisa já concluída e que você pega e se aplica agora isto é o contrário do que a concepção foi põe então se faz assim você não tá não tá fazendo essa concepção dizendo mas não está fazendo tu é gay é bom então o pôr em prática essa concepção se estar ali parte da prática compreender as suas determinações e organizar o lance mínimo a partir desse perguntou perines nesse processo é alguma coisa que é que supõe um a matrinchã da concepção subjetivo né e também
um mínimo de condições objetivas para você atuar nessa direção então na década de 80 enfrentamos isso né e as análises mostraram então essas dificuldades aí passamos por governos mais mas ortodoxos do ponto de vista da concepção mercado zona liberal da visão de direito e tal e que não havia espaço para isso depois na medida em que tem que é e o e as oposições conseguia sexo governos e tal você começar a ter novamente alguns espaços para essa situação né mas eu acho que marcado ainda pelos mesmos limites estruturais básicos né da do que o e
genérico entrega você tem dar uma prefeitura que admite que gostaria o que decidir e por esse caminho mas ela está se movendo dentro daquele quarto né de políticas educacionais que vem com determinadas imposições bom então você quiser dar uma situação né como por exemplo a o um partido de esquerda chegar ao governo federal né 2003 tão próximo 2003 e que passou por dia ou alguma perspectiva eu mesmo cheguei antes disso a fazer algumas indicações nessa direção mas ele assume e não é o nome cartório essas exigências ou então bastante simples né quando a gente discute
ia lá a ldb oi e o plano nacional de educação aí a prova assim plano que foi o que já a proposta da da oposição que era proposta dos educadores que deu entrada lá em 10 servidores de 78 pelo pelo deputado do pt né passou para o que né então mais leve ele estava no ele cantava tudo isso aqui deve ser verifica o médico não tenha apresentado a missão proposta em dois de fevereiro apresenta aí é é acoplado ao da oposição que tinha precedência entrou antes sabe só que aí na o relatório o relatório do
psdb ele apresenta combater né então toma como padrão eu só passo do governo e não a da oposição e aí vai discussões todas avança assim algumas coisas por causa de idade por causa das audiências públicas para os as pressões e tudo mais e foi aquele resultado e o presidente veta os artigos significava algum avanço a marcação do orçamento então a expectativa era que é isso é um e o pai filho que encaminhou aquela proposta chega o contexto né não alguns no mínimo eu deixava a desejar mas um pouco que ela vai lançar vou foi anulada
pelos velhos você chegar lá ela simples é só colocar mobilizar o congresso para voltar e derrubar os vetos e se ela estabelece aqui você fez e as políticas adotadas né são de uma certa forma elas inovam numa coisa e e reforça o damião que o outro a reforma universitária né eu uso aquela questão conta de vagas nas escolas particulares e com o e o pdf começa engrossando até no nome do decreto que o cria o movimento dos empresários né todos pela educação então esse o quadro fica na situação que se fosse o nascer do convite
para participar lado do governo né ele é do inep depois do setor do mec sentimento na cara comprou aquele aqueles cpc da educação básica i e eu já fiz a crítica da proposta por quê porque a picape já tô indo educação básica tudo bem né você considera que atua no nível superior ele aqui foi significativo tem o raio tá vamos então apoiar educação básica mas o que não sou professor de educação superior de educação básica olha mas quem vai formar os professores da educação básica educação básica e educação superior o que você quer ser paralelos
uma questão as decisões da política da kate e da aplicação de recursos na educação básica e não tem isso é só dar sugestão tá com tanta lembro né primeiro parece que não conseguiram 30 e chegaram a 20 está com próximo vídeo aí o diretor da capes me liga né dizendo seguir em casa custou tanto convidando e claro que somos da sua visão mas precisamos de sentir hoje amanhã porque amanhã vai ter um evento aí que presidente da república o céu vai assinar o decreto que cria o seu terceiro educação básica da capes é fazer mais
espera 29 já reserva visão nada combinado já na sua foto é essa parte aí me dá um uns minutos para pensar e em seguida eu te respondo por e-mail aí deu uma pensada considerei as por aqui tá tá e mandei para ele sendo que eu não tinha condição para participar e não leve no dia seguinte tá perguntas pré e bem depois eu espero que tenha sido consigo mas com 20 membros de nada quer dizer que tinha vai fazer lá né você nunca vi essa prevalecer aquele já tá então dá para as decisões um o que
vai tentar fazer com que a a educação superior as uma seriamente em cargos formar professores da educação básica né e você então essa semana as propostas que tem consistência às vezes uma das que não temos né aonde é a potencial grátis repórter mas do jeito que as coisas caminham vai atrapalhando né então aí finalizar mas você fica só no meu cademico só discurso escreve livro pública mas não instalar no teu cheirinho diretamente nas políticas eu tenho tanto é que eu podia que os verdade digo e né vai lá na câmera quando me convida o ministro
no grupo que queria que eu fosse da discutir com eles eu disse olha eu tô terminando o antigo eu mando e depois vocês não e aí nós discutimos aí mandou o miguel me ligou e ficamos três horas conversando no telefone né ele não aconteceu numa das críticas substantivas que eu fiz inclusive a questão do orçamento né ele só fez uma observação sobre o acredito que eu fazia envolvimento do empresariado e até mesmo a a um percentual lá que eu reconheci que estava adequado corrigir esta mas no a substância das críticas ele não disputou talvez até
porque para ele é bom ter esses claro que ele como responsável pela pasta vai ter interesse entre as verbas do média aumente ele deve enfrentar resistência na fazenda no planejamento nessa mas agora quanto a a integrar mais efetivamente assumir postos né te amo não tem entender que esse febre avançar é o contrário acho que a gente along tem problema e ainda tem problema de disponibilidade né como você acha um bocado como ele você tem que ser finalizar uma série de outras coisas né inclusive a produção muda porque tem que tá lá correndo atrás do prejuízo
né e sempre é e corrigindo estações vão acontecendo envia disso não há perspectiva de que a gente possa das direções mas significativas e de fato é imprimir uma orientação diferente e as lendas da política educacional agradecendo o professor dermeval e pela sua é brilhante exposição fechando este nosso ciclo esta disciplina que entendeu está fazendo o registro grandes debates em torno das grandes o tempo para rio das grandes concepções que permeiam aí a pesquisa e as concepções mais propriamente pedagógicos é conhecida com isso nós vamos um serrando e este ciclo é seguramente a próxima semana todo
ele já estará disponível della camera web da da unicamp e o beck já tá confirmando aí que estará realmente a exposição todas as em todas as vídeo aulas anteriores já estão disponíveis portanto todos podemos acessá-los e também do verbal estará acessível na próxima semana e realmente é uma grande honra para todos nós podemos desfrutar da sua participação da sua e fechando esse ciclo do debate vamos encerrando muito obrigado a todos e aí
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