Hoje eu vou mostrar para vocês como fazer uma anilha caseira de concreto que é boa, bonita e barata! Faz um tempo que eu perguntei no Twitter se as pessoas queriam que a gente fizesse anilhas caseiras de concreto, que custassem, mais ou menos, um trinta avos do preço de uma anilha padrão de aço, que cara é para caramba! Eu acho que você, por outro lado, pensou que a gente ia esquecer disso e colocar naquela lista de promessas intermináveis que a gente nunca cumpre.
Pensou errado! Como tem um monte de vídeo aí no YouTube ensinando fazer esse tipo de anilha, a gente vai tentar fazer a melhor de todas! Eu quero que essa anilha fique muito resistente, que o peso dela seja preciso e que ela seja bonita também.
Só que eu não sei muito bem lidar com concreto, nem fazer anilhas, então eu chamei reforços! Pedi ajuda para o Fernando e para Amanda que são engenheiros civis e eles que participaram daquele #boravê de como é feito o poste! Eles têm uma fábrica de poste e uma anilha de concreto, imagino que nada mais é, do que uma bolacha do poste, né?
Uma sessão um corte de um poste. Então eu conversei com eles para ver qual seria a melhor fórmula para conseguir fazer uma anilha desse jeito. Os testes de vocês deram certo?
Gente! As anilhas aguentam uma queda de dois andares, ninguém vai acreditar quando ver! Eu acho que não vai ter ninguém da altura de dois andares para jogar essa anilha no chão e ver ela cair, né?
Porque a minha preocupação, acho que a preocupação maior, é que a pessoa possa jogar no chão, caso não aguente o peso, né? Mas também, quando tiver na barra, ela possa apoiar no chão sem medo, né? Porque quando você vai bater no chão, a própria anilha que aguenta o peso da barra inteira, né?
Vocês acham que, para isso, tá . . .
Essa forma funciona? Quando a anilha cai no chão, é só um ponto dela que entra em contato com o chão. Então, esse ponto é o ponto mais crítico que a gente tem e o que acontece normalmente é que, só esse pontinho, ele lasca, ele sai um pedaço.
Porque ela não consegue distribuir essa carga que ela recebeu por todo aquele resto de concreto que a gente tem. E aí cairia esse pedacinho e com isso a nossa anilha ia se despedaçando aos poucos. Apesar de que, com certeza, ela aguentaria muito mais força de compressão, então o desafio aí, na realidade, é como é que a gente vai fazer esse concreto trabalhar todo junto.
E aí entrou a questão da cola branca, que a gente utilizou, além da armadura para fazer essa distribuição melhor e garantir um concreto com mais aderência nele mesmo, que aí ele não quebra o pedacinho pequeno. A nossa recomendação é também utilizar no chão aparadores para as anilhas. E não por causa da anilha em si, porque quando a gente pegou as anilhas e quebrou elas no concreto, quem quebrou o concreto de baixo e não o concreto das anilhas.
Caramba! Cimento CP2, areia fina, brita 0 ou 1, de preferência 0, cola branca e aço de 4,2 mm de diâmetro. Se você não tiver esse aço exatamente, você pode usar um arame que você tiver aí.
Aliás, arame é uma coisa você vai precisar de qualquer jeito, porque você vai ter que amarrar esses ferros formando uma armadura que fica dentro da anilha. Para conseguir um formato de anilha bom a gente precisa de uma forma. O que a gente fez aqui?
Comprou essa bacia no supermercado e cortou um pedaço de cano de PVC de 1 polegada ou de 32mm, esse cano de PVC foi colado aqui no fundo, com cola quente. O bacana desse tipo de cano, é que ele tem mais ou menos a mesma espessura de uma barra, dessa que você compra para colocar anilha. Então essa anilha é compatível com as barras comerciais.
Essa bacia aqui eu vou usar para fazer anilhas de 5kg, mas eu também quero fazer uma aniilha de 3kg, então vai um pote um pouco menor, e uma anilha de 1kg. A gente conseguiu os vasilhames de plástico lá no mercado local mesmo, à preça também super acessíveis. O conjuntinho com três, que deu para gente fazer anilhas de 1, de 3 e de 5kg custou só R$7,00 para gente, porque eles são reutilizáveis, contanto que você não quebre, né?
Para testar a resistência eu vou fazer alguns corpos de prova, então a gente vai usar o mesmo cimento aqui, das anilhas um pedacinho de ferro também e colocar dentro desse cano de PVC de 5 cm de diâmetro. Mas o que o corpo de prova tem que ter armadura também, para simular anilha! Vocês só complicam a minha vida, pelo amor de Deus!
Eu não ia por nada, agora vou ter que fazer um monte de armadura dentro desses corpos de prova. É completa! O arame vai fazer toda a diferença na tua anilha e tu não deixa de colocar esse arame, viu?
Concreto simples aqui não resistiu. Eu em pé, com os braços levantados, soltei e ele quebrou no meio. Com a armadura dentro, ela caiu três vezes, do andar daqui de cima e não quebrou.
Então é o ferro que vai fazer essa distribuição, daquela carga pontual para toda aquela área de concreto que a gente tem. Porque de nada adiantaria a gente ter um monte de concreto maravilhoso super resistente se a gente não consegue fazer ele trabalhar. O corpo de prova é uma coisa que se usa muito em construção.
Porque imagina só, você faz um concreto de um prédio e você quer testar se aquele concreto já está resistente, já passou tempo suficiente, se ele está bom. Você não vai descer a marreta no próprio prédio. Você tem aqui, uma amostra daquele concreto para poder quebrar.
Primeiro passo então é fazer a armadura, que aumenta muito resistência. Daí, já vou fazer uma espécie de jogo da velha com o ferro e ele não pode encostar nas bordas laterais aqui, da minha bacia, depois ele não vai poder encostar no fundo também, mas a gente resolve na hora de fazer a massa. E eu junto tudo aqui, usando os pedaços de arame.
Qualquer tipo de metal, na realidade, já vai te ajudar nisso! Inclusive, algumas telas plásticas também ajudariam a manter essa flexão ali, dentro da peça de concreto. Você fez um com arame, não foi?
A gente chamou de fibras de aço, porque a gente utilizou vários pedaços pequenos de aço, feitos com arame cortado, a gente percebeu que ficaria melhor assim. Invés de a gente cortar o arame, a gente pegasse o arame e fizesse alguns anéis que aí, ela ia distribuir os esforços de flexão muito melhor. Isso, esse ferro ele funciona como literalmente nosso esqueleto.
Para fazer o concreto, a gente vai medir os ingredientes em litros. Então, aqui do lado a gente tem uma tabela, você pode ver que isso aqui é para fazer 10kg de anilha. Quando você for fazer em casa, você pode uma regrinha de três, a gente já ensinou a fazer regra de três aí se você quiser fazer mais ou menos de 10 Kg.
No nosso caso, a gente vai fazer 25, porque somando as anilhas e corpos de provas é mais ou menos isso que vai dar. 1, 2, 3, antes de colocar a cola e água, eu tenho que fazer uma coisa nessas formas quer passar um desmoldante, alguma substância que facilite a retirada do concreto depois. No caso, esse óleo de soja mesmo.
Como se a gente estivesse . . .
Como chama? Faz na forma antes de . .
. Untando uma forma. Agora sim, eu já posso colocar a cola e a água, porque depois que eu misturar tudo eu tenho que trabalhar rápido!
Não dá para ficar comendo mosca não. Não sei porque eu tenho a impressão que está abaixando a água dessa piscina. A gente vai começar então, com uma pequena medida que vai ser uma relação de água e cimento.
A gente vai utilizar, inicialmente, a relação de água e cimento, a gente tentou a de 0,2. Que é a mais resistente que tem! Só que a gente não tem uma boa trabalhabilidade, com isso, o que acontece?
Por cima ele fica muito farofa, para a gente trabalhar. Está super resistente, mas exige muito do nosso braço para a gente poder moldar aquela massa tão dura. Ela nem entra no formato de tão farofa que ela está, então a pessoa vai adicionando a água até ela conseguir na forma criar aquela superfície lisinha, porque criou uma pasta com concreto.
Só isso, o mínimo possível para chegar aí. Esse aditivo plastificante da cola branca vai permitir, diferente da água, que os grãos deslizem mais facilmente um sobre o outro, no lugar dessa água evaporar e deixar vazios no meu concreto, a cola branca vai ajudar esses vazios a serem preenchidos na realidade com o deslizamento mais fácil das partículas. E aí eu consigo um concreto menos poroso no final e mais resistente também.
Também, não precisa nem ficar pronto! Você já tem a musculação só fazendo a massa. Se você quiser, você mistura só a água e pedra e aí você pode usar várias vezes.
Pelos cálculos do Fernando e da Amanda, a gente vai perder mais ou menos 3% de massa, porque uma parte da água vai secar e a outra parte fica incorporada no concreto mesmo. Então para uma anilha de 5 kg, eu preciso fazer 5. 150kg de concreto.
Uma dúvida, como que eu faço para separar armadura do fundo da forma? Porque ela está encostando, aí eu fiz aqui, ela fica encostada na bacia, como que eu levanto? O que eu uso como calço?
Mais simples realmente é colocar uma pequena camada, vir com armadura e colocar mais algumas camadas, o problema do ferro é entrar em contato com o oxigênio que aí ele oxida. E quando ele oxida, ele literalmente aumenta de volume e por dentro e explode no meu concreto, então acaba quebrando anilha de dentro para fora, se eu deixo qualquer pedacinho dele exposto. A vibração do concreto é muito importante para a gente tirar os vazios do concreto, quando a gente tira esses vazios a gente tem um concreto, além de menos poroso, um concreto mais resistente e com o acabamento por cima melhor.
Claro que o excesso também pode fazer mal, né? Todo o excesso faz mal, porque eu posso acabar separando que eles, da ação, que a gente chama de separar as pedras, da pasta em si e do cimento com argamassa. Então, claro que tudo tem dosagem, mas precisa se fazer um bom, uma boa vibração do concreto, viu?
Nesse caso, como que eu faço a vibração? O que a gente indica, na verdade, é uma vibração entre 30 segundos e um minuto e meio. Geralmente é suficiente e aquele acabamento em cima que as britas podem acabar subindo um pouco e flutuar, tu pode vir depois com uma pequena pazinha de pedreiro, daquela um pouquinho menor, e fazer a compactação mesmo.
Assim, empurrar um pouquinho essa brita para dentro do concreto e nessa própria força de empurrar, tu vai compactar um pouquinho mais os grãos do cimento e talvez conseguir até aquele famoso cimento queimado. A ideia é deixar isso aqui descansando por pelo menos uma semana, só que no dia seguinte, enquanto o concreto ainda não está completamente seco, eu preciso de tirar esses canos de PVC. Senão, depois fica quase impossível de tirar.
Outra coisa que eu preciso fazer, assim que o concreto endurece um pouco, é jogar a água por cima. A gente só indica que nesses 7 dias que ele está curando, tu sempre vá lá, dá uma olhadinha nele, se possível deixar ele curando embaixo da água também, porque se ele perder água muito rápido, o que acontece aqui na nossa região que é muito quente, pode acabar dele ir aparecendo as pequenas fissuras e também vai perder um pouco a resistência dele. Eu não sei se está curado, mas que está bonitinho, está!
Tem cheiro de óleo de cozinha! Ó, um teste muito preciso agora, que é o teste do umbigo. Ver se na altura do umbigo ele quebra, falando sério eu não preciso ter uma altura exata, o importante é que sempre que eu teste, seja da mesma altura!
Olha o esqueleto aguenta bem, viu? Porque ele vai quebrando por fora, mas o que tá grudado ali no ferro, não solta! Mais uma semana!
Apesar de o concreto não ter curado 100% ainda, eu troquei um WhatsApp com o Fernando, ele falou que eu já posso desinformar, porque assim, ele vai secando, né? Agora está debaixo da água e aí eu consigo passar massa corrida. hahaha Tem um pouquinho!
Esse de 5kg aqui, é o que eu estou mais curioso! Ah! Ficou bonitão, hein?
Au! Pegou meu dedinho! Agora vou deixar essas anilhas descansando, secando e a gente dá um acabamento daqui alguns dias.
Há duas semanas . . .
deve estar mais forte! Tira uma lasquinha, mas . .
. E na altura da cabeça não está quebrando. .
. Arrancou uma lasquinha, mas continua praticamente inteiro. Agora já posso começar a dar o acabamento, essa parte não é obrigatória, mas eu acho que fica mais bacana.
A primeira coisa que eu vou fazer a passar massa corrida, que a massa que se passa em parede mesmo, para tirar imperfeições, ela vai tampar os buraquinhos da anilha, eu vou tentar passar nessa parte mais rugosa também, mas eu não sei se resultado vai ficar aquelas coisas. Isso aqui tem que deixar secar por bastante tempo, de um dia para o outro e depois lixar. Em seguida, eu vou pintar com o spray preto.
Para dar um Grand Finale aqui, eu recortei alguns números para fazer um estêncil, usando spray branco. Dá só uma olhada no resultado final das nossas anilhas! Vamos combinar, vai!
Eu acho que no critério de beleza, essas anilhas passaram! Óbvio que ela não é uma anilha de aço, toda chique, mas cara, se for pensar que a gente fez isso em casa eu acho que está bom demais! Lógico que com o tempo isso aqui vai descascar um pouquinho e tal, mas eu posso dar uns retoques ali de pintura.
A gente também bolou um jeito de você fazer a sua própria barra, tá? Porque não vamos comprar barra para você que está fazendo tudo em casa. Como é que é isso aqui?
Eu coloquei um pau de vassoura dentro de um cano, desses bem fininhos, que vão na parede levando energia elétrica. Então à força toda tá no pau de vassoura, o problema do pau de vassoura é que se ele quebra, ele pode machucar sua mão, então o ideal é ter um cano em volta. Pode ser um cano de PVC, mas a gente não achou um cabo de vassoura que entrasse no cano de PVC.
Depois a gente passou EVA em volta que é para engrossar um pouco e encaixar nas anilhas. Então você pode ver que a anilha encaixa bonitinho aqui, ó. E até um certo ângulo ela nem cai, então dá até para você fazer exercícios sem prender a ponta, mas isso é perigoso.
Então, o que a gente bolou para aprender a ponta? Eu coloco as anilhas aqui e depois eu dou um nó aqui na ponta com um pedacinho de corda, olha só que legal, eu vou dar um nó direito. É praticamente um nó cego, só que aqui em cima você faz ao contrário, tá?
A corda que sobrou para cá, essa aqui para cá e encosta uma na outra, na posição que elas estão e depois você fecha. 6kg de anilhas aqui, de boa, essa aqui fica muito confortável, dá para fazer exercício tranquilamente. Vamos fazer aqui o nosso pezinho, nosso halter de 10kg, para ver como é que fica.
Esse EVA, a gente colou com supercola e aqui no meio tem mais uma camadinha de EVA, para que a anilha não invada a barra. O comprimento, a gente fez aqui com 50cm. É, tem que ser meio comprido, porque essas anilhas ficam um pouquinho mais gordinhas, né?
Mais largas do que uma anilha comum da academia. Porque ela é menos densa. Ah" Está "chique núrtimo" mais legal de tudo quem vê você com isso aqui na mão, ó, "rapaz, deve tá fazendo uma rosca ali com mais ou menos uns 25kg" só que não, tem 10 hehehe Não vai embora não porque tem três coisas que a gente precisa ver aqui, que a gente precisa testar nessa história.
Primeira coisa é o preço, considerando que o saco de cimento de 25kg custa R$20,00, o saco de brita 0 de 20kg custa R$5,00 e um saco de areia fina de 20kg, custa R$5,00 também, o final, constando a fórmula que a gente usou aqui é de R$0,47 por quilo, esqueci de colocar a cola branca considerando então a cola branca que fica mais ou menos uns R$18 o quilo, o valor da nossa anilha por quilo é de R$0,70. Se você pesquisar muito, mas muito, mas muito mesmo na internet você vai achar aí anilhas daquelas, não pintadas por R$8 ou R$9,00 o quilo, mas o padrão é ser bem para cima de R$10,00, isso quer dizer que isso aqui ficou mais ou menos 20 vezes mais barato que uma anilha de aço. Segunda coisa é a precisão do peso, vamos ver se isso aqui ficou realmente com 5kg, 3kg e 1kg que não pesei antes de pintar, mas a balancinha está aqui ó.
5,56kg, 1% de erro. 5,62kg, 5,83kg. 3,21kg, 2,743kg, aqui saiu um pouquinho quase 10%, 3,11kg.
0,997kg, 1kg perfeito, aaaaah, vamos combinar, vai! Se você for numa loja e pagar R$25 no quilo da sua anilha, botar em cima da balança, eu aposto que não vai dar 1000 gramas perfeita. Vamos para o último teste e o mais triste de todos testes de resistência.
Isso aqui tem que aguentar cair no chão algumas vezes, né? O ideal seria você treinar no chão de terra ou de grama, porque você pode simplesmente ó tacar no chão, que não acontece absolutamente nada. Vamos jogar esse aqui no paralelepípedo para ver o que da cintura primeiro!
Sofre algumas avarias aqui, mas não vai perder muito a massa não, dá para continuar usando normal. Rapaz! Lasca, mas aguenta bem e agora estou até com dó, porque eu peguei amor esses bichinhos aqui.
Vamos jogar aqui na altura do nariz, então logo de vez em! Arranca uma lasquinhas sim, não quebra a anilha, eu acho que resultado para uma anilha que R$0,70 o quilo está bom demais! E se isso aqui te ajudar a fazer exercício, você economizar uma grana, você não sair muito de casa nessa pandemia, eu acho que a minha missão, da Amanda e do Fernando, já está bem cumprida!
Vocês vão fazer o vídeo mostrando como vocês fizeram esses testes, como se desenvolveram essa forma, né? Exato! Vai estar tudo lá, no nosso canal!
Fechou, então pessoal! Adorei conversar com vocês! Espero que a gente invente mais coisas para fazer mais para frente, tá?
Obrigado! A gente espera todo mundo bem lá no nosso canal, também! Um beijo!
Não esqueçam de deixar o like, se inscrever nesse canal, se você não tesá escrito e dar uma olhada também no nosso! Tchau! Tchau!
Se você se interessou aí pelo concreto, tem um #boravê muito legal que a gente fez ,foi na fábrica de cimento você vai entender quais são os ingredientes mágicos que vão nesse pozinho aqui. Outro vídeo muito bacana para entender melhor o concreto foi a bola perfeita de concreto que a gente vai lá no Instituto Mauá.