Você já ouviu falar que Abraão teria subido aos céus e experimentado várias revelações divinas a respeito da história humana que ele teria visto desde a criação e a vida no Éden até a destruição do templo a vinda do Messias e o Juízo Final essas histórias fazem parte de uma obra chamada apocalipse de Abraão para quem não sabe o apocalipse de Abraão é um texto apócrifo de origem Judaica que chegou até nós principalmente em versão eslava embora se Suponha que sua forma primitiva tenha sido escrita em hebraico ou aramaico e depois vertida para o grego e
talvez agora você esteja se perguntando por qual motivo estamos falando dessa obra aqui no canal bom a gente recebe muitos comentários fazendo referências a obras apócrifas e a textos antigos da tradição Judaica e percebemos que muitas pessoas têm dúvidas ou um entendimento completamente equivocado desses textos o que algumas vezes acaba até prejudicando o estudo bíblico de alguém por exemplo é muito comum em encontrar pessoas na internet trazendo uma lista de livros Apócrifos que supostamente foram excluídos da Bíblia e escondidos da população Mas será que isso realmente faz sentido para responder a esta pergunta nós iremos
abordar algumas dessas obras analisando o seu conteúdo suas características a autoria a data em que foram escritas sua importância se houver alguma e como essas obras foram recebidas tanto pela tradição Judaica quanto pela tradição Cristã e assim até conseguir se proteger de algumas informações malucas que existem por aí mas antes eu quero recomendar que se você tem interesse nesse tipo de tema Assista o vídeo até o final para poder entender o conteúdo corretamente Esse é o tipo de vídeo que se você assistir pela metade irá tirar conclusões absurdas sobre o seu conteúdo vamos começar o
vídeo fazendo um resumo do conteúdo dessa obra para depois analisarmos se ela possui alguma confiabilidade tradicionalmente os estudiosos têm dividido o apocalipse de Abraão em duas grandes partes Cada uma com características e interesses literários próprios a primeira parte da obra pode ser descrita como uma coletânia de lendas sobre a juventude de Abraão essa sessão inicia apresentando o ambiente familiar de Abraão e a ocupação de terá demonstrando o quão dependente a sociedade estava dos Deuses feitos de madeira e pedra de acordo com o texto Abraão vivia em meio a uma cultura profundamente Envolvida com a idolatria
na qual seu pai terá atuava como fabricante e vendedor de Ídolos contudo o texto indica que Abraão desde cedo questionava o valor e o poder daqueles objetos de culto ele observava que as estátuas não reagiam e que apesar de todo o respeito que as pessoas dedicavam aqueles Ídolos eles não passavam de materiais inertes o texto registra que em dado momento um dos Ídolos se quebrou e Abraão confrontou seu pai argumentando que se aquela estátua não pode sequer se proteger como poderia proteger outras pessoas na sequência o texto desenvolve a narrativa ao mostrar como Abraão destruiu
os Ídolos enfatizando que ele buscava evidências de um Deus verdadeiro Vivo e capaz de ouvir e responder nesse contexto o escrito relata que Abraão experimentou as imagens de várias maneiras tentando provar seu suposto poder mas cada teste revelou apenas a inação e a incapacidade dos objetos o texto também registra que o pai de Abraão ficou indignado ao descobrir a destruição de seu estoque de deuses num contraste Entre a fé monoteísta que começava a nascer no coração de Abraão e a prática familiar de idolatria que terá representava por fim a primeira sessão do apócrifo apocalipse de
Abraão termina com o momento em que Abraão diante de tantas reflexões escutou uma voz Divina que o orientou a deixar de lado a confecção e a veneração de Ídolos e a buscar o Deus supremo criador de todas as coisas nesse ponto o texto mostra que Abraão estava prestes a iniciar uma jornada de fé afastando-se das práticas de seu pai e pronto para obedecer as instruções divinas que receberia a seguir Abraão foi convocado a deixar a casa de Seu pai e logo após sua partida o fogo consumiu o lar de terá marcando o rompimento definitivo com
o passado dessa forma o leitor percebe que nessa primeira parte o texto relata basicamente a transição de Abraão de um ambiente saturado da idolatria para a descoberta e o chamado de um Deus único a segunda sessão dessa obra apócrifa descreve o encontro Divino experimentado por Abraão de acordo com o texto Abraão foi conduzido por um anjo identificado como yoel em uma jornada rumo ao monte orb onde obedecendo ao o comando de Deus preparou um sacrifício de animais esse anjo é descrito como revestido de atributos Celestiais transmitindo o poder e a autoridade do nome inefável nessa
parte Abraão foi orientado quanto ao significado profundo do sacrifício demonstrando a importância da Fé monoteísta Abraão porém viu que nem todos os seres Celestiais desejavam ajudá-lo o cenário apresentado pelo texto apócrifo foi perturbado pela investida de AZ o anjo caído e sedutor que se manifestou na forma de um pássaro impuro e tentou desviar o patriarca do caminho da verdadeira adoração mas Abraão Firme em sua fé não cedeu as tentações e aruel com autoridade combateu o adversário assegurando que o poder do Altíssimo não poderia ser corrompido e declarando que as vestes Celestiais agora pertenciam a Abraão
em seguida o texto traz sua porção mais Apocalíptica por assim dizer a obra relata que Abraão foi elevado aos céus de forma Milagrosa conduzido por uma pomba e passou a contemplar a vastidão do reino Celestial o texto descreve como uma sucessão de céus se desdobrou diante dos olhos de Abraão revelando a sinfonia dos anjos e O esplendor dos seres Celestiais que entoavam hinos de louvor chegando ao que o texto chama de Sétimo Céu Abraão avistou o trono Divino embora Deus permanecesse oculto pois sua essência era invisível aos olhos humanos durante essa ascensão o patriarca viu
o registro de toda a existência desde os segredos dos céus e os mistérios das Águas Profundas até a origem dos rios e a essência do Jardim do Éden ele assistiu a cena trágica da queda da humanidade o episódio em que Adão e Eva foram seduzidos por Azazel que na forma de uma serpente os conduziu ao pecado nesse ponto Abraão questionou o porquê da permissão de divina para a corrupção humana e em resposta Deus revelou que ao homem fora concedida a capacidade de escolher o mal mas que essa escolha também implica a justa punição para os
que se desviam Abraão também vislumbrou Os destinos das Nações e os Sofrimentos que AC cometeriam o povo de Israel incluindo a destruição do templo devido ao pecado da idolatria Abraão Ainda teve acesso à Promessa de uma Redenção Messiânica e a reafirmação de que o juizo o divino se consumará trazendo justiça e a restauração da ordem criada por Deus diante desse resumo do conteúdo do apocalipse de Abraão podemos ter uma ideia melhor de sua teologia e propósito é interessante lembrar que na Bíblia Abraão aparece já como um homem idoso assim parte do conteúdo do apocalipse de
Abraão tal como em outras obras apócrifas dedica-se a trazer narrativas agá sobre o período da vida de Abraão que não está registrado nas escrituras já a segunda parte do livro pode ser classificada como um texto de estilo apocalíptico com forte influência midr é apocalíptico porque faz revelações acerca do mundo invisível a saber o céu e a hierarquia Angélica e oferece profecias sobre o futuro escatológico incluindo catástrofes vindas messiânicas e julgamentos divinos a dimensão midr percebe-se na maneira como o texto reelabora e comenta o capítulo 15 de Gênesis expandindo e interpretando cada detalhe provavelmente a partir
de tradições orais ou escritas que circulavam no período em que a obra foi composta no Apocalipse de Abraão percebe-se também a preocupação em explicar a origem do mal e a responsabilidade humana perante esse mal o texto menciona Azazel no papel do diabo como o grande tentador e a Serpente do Éden lembrando a forma como outros escritos antigos associam ser angélicos caídos à tentação de Adão e Eva outra característica interessante do apocalipse de Abraão é que nessa obra O Anjo yoel reivindica possuir os podes de um nome Iná atribut que na tradi rabínica poi seria associado
a metatron e assume funções queem outos texos judaicos seri tipicamente do arcanjo Miguel de mod que na obra parece ocorrer uma espécie de fusão entre Miguel e metatron na figura do anjo yoel Além disso o apocalipse de Abraão também aborda a questão teológica do problema do mal a obra traz a discussão sobre dualismo e monismo Isto é o debate sobre a natureza do Mal tanto como um poder independente quanto como algo em última instância sujeito à Soberania Divina nesse sentido o texto defende a subsistência do mal em razão do livre arbítrio do homem e da
Liberdade relativa dos Anjos Caídos sugerindo que as forças do mal não se equiparam ao poder divino mas são toleradas como parte de um desígnio misterioso que confere à humanidade a possibilidade de escolher e aqui surge uma pergunta importante quando Esse livro foi escrito e quem foi o seu autor na verdade determinar com precisão a data de composição do apocalipse de Abraão não é simples pois o texto em sua forma atual apresenta diferentes camadas redacionais e eventuais interpolações talvez até de caráter gnóstico já mencionamos que o livro pode ser dividido em duas grandes partes e os
estudiosos atribuem a cada uma delas datas distintas então de modo geral os especialistas propõem que a redação inicial do texto especialmente a sessão que trata das lendas sobre a juventude de Abraão possa ter ocorrido no máximo na primeira metade do século I depois de Cristo isso porque a narrativa que apresenta terá como um idólatra convicto e o processo de conversão de Abraão já era conhecida em forma de tradição antes dessa data conforme sugerem os Paralelos com outras literaturas agá antigas em outras palavras a primeira parte dessa obra parece ter sido fruto de um processo de
compilação que reuniu tradições orais e escritas relacionadas a Abraão já circulantes em ambientes judaicos do período do segundo templo basicamente essas tradições expandiam a narrativa bíblica descrevendo a infância de Abraão e seu rompimento com a idolatria já a segunda parte do livro que constitui a porção propriamente Apocalíptica é usualmente datada entre o final do século i e o início do século I depois de Cristo um dos indicadores chave é a possível referência à destruição do templo em 70 depois de. Cristo ou seja algumas passagens do livro parecem indicar um conhecimento prévio da destruição do templo
e do consequente sofrimento do povo Judeu Inclusive a preocupação com as consequências desse evento catastrófico bem como a menção a pragas contra os gentios e a possibilidade de restauração de Israel parece refletir o contexto histórico no qual os judeus estavam repensando Seu culto e sua identidade Comunitária por fim alguns estudiosos também sugerem que pequenas partes do texto podem ter sido resultado de adições posteriores decorrentes de influências cristãs e até mesmo gnósticas durante a transmissão do material em círculos helenistas especial quando o conteúdo judaico passou a ser traduzido para o grego a transmissão dessa obra foi
algo interessante e os estudiosos defendem que ela ocorreu em pelo menos três estágios primeiro houve um texto original em hebraico ou aramaico depois a hipótese mais aceita é que ocorreu uma tradução para o grego a qual se perdeu mas deixou vestígios na forma de construções sintáticas e termos específicos que aparecem na versão eslava que é justamente a forma mais comp dessa obra disponível até o momento ou seja o que se sabe sobre o apocalipse de Abraão atualmente deve-se muito aos manuscritos eslavos compilados e copiados na idade média e aqui já podemos tirar uma conclusão muito
clara o apocalipse de Abraão não foi escrito por Abraão a obra surgiu quase 2000 anos após a época de Abraão é importante compreender isto porque muitas pessoas ouvem falar de obras apócrifas como o apocalipse de Abraão a são de Isaías e os famosos livros de Enoque e acreditam que esses textos foram realmente escritos por Abraão Isaías e Enoque Mas isso não é verdade essas obras são o que geralmente chamamos de pseudo epígrafes atribuídas falsamente a pessoas famosas ou reconhecidas mas que na verdade não foram escritas por elas as obras pseudo epígrafes eram comuns em várias
tradições literárias antigas e essa prática podia ser motivada por vári razões como aumentar a popularidade de uma obra transmitir uma mensagem religiosa ou filosófica com mais aceitação ou simplesmente aproveitar a reputação de um nome famoso para conferir maior autoridade ou credibilidade ao texto Então de fato não se sabe quem escreveu o apocalipse de Abraão o que se sabe é que Muito provavelmente essa obra em sua versão final contou com vários autores como escribas judeus do período do segundo templo algumas pessoas na internet até fazem vídeos questionando as datações de textos Apócrifos pseudepígrafos para tentar atribuir
a eles originalidade mas isto é loucura geralmente são indivíduos sem conhecimento acadêmic algum pertencentes àqueles grupos que alegam que a Bíblia foi manipulada e defendem que a verdadeir revelação Divina supostamente estaria nesses livros Apócrifos banidos mas novamente repito isso é mentira e não faz nenhum sentido a pesquisa acadêmica de manuscritos antigos se baseia em análises internas considerando a linguagem o estilo e os temas da obra também em Paralelos com outras literaturas da época e em eventuais menções históricas e tradições posteriores a fim de propor uma datação adequada e identificar a existência de um ou mais
redatores dizer por exemplo que o apocalipse de Abraão foi escrito pelo próprio Abraão é o mesmo que afirmar que um texto típico dos anos 2000 foi escrito por um autor que viveu no primeiro século portanto não se deixem enganar por aqueles que geralmente utilizam obras apócrifas com o único objetivo de atacar a infalibilidade e a autoridade da Bíblia essas pessoas rejeitam o texto bíblico que gostando ou não é a obra literária mais bem documentada da história para abraçar textos Apócrifos repletos de erros inconsistências e de autoria desconhecida então o apocalipse de Abraão não é um
livro proibido banido da Bíblia e escondido das pessoas na verdade essa obra Jamais foi incluída no cânone hebraico nem no cânone Cristão do novo testamento não há qualquer indício de que esse livro apócrifo tenha sido objeto de estudo regular nas escolas rabínicas tampouco de que tenha sido considerado literatura relevante na tradição Cristã academicamente essa obra não pode ser considerada nem mesmo como fonte histórica sobre a vida de Abraão pois como vimos ela foi escrita muitos séculos depois do período em que o próprio Abraão viveu seu valor na verdade resume-se basicamente a sua utilidade como testemunho
do pensamento e da produção literária Judaica e helenística do final do período intertestamentário e dos primeiros séculos depois de Cristo Portanto o conteúdo do apocalipse de Abraão não pode ser tomado como doutrina e jamais Pode ser equiparado às escrituras especificamente no cristianismo essa obra sempre permaneceu como um documento Marginal embora eventualmente possa ter circulado em algumas comunidades cristãs primitivas e entre grupos sincréticos e gnósticos que manipulavam textos judaicos para sustentar doutrinas heterodoxas nós sabemos que grupos heréticos envolvidos com o gnosticismo se interessavam por narrativas que enfatizavam o conflito cósmico entre as forças do bem e
do Mal além de interpretações alegóricas e apocalípticas das escrituras hebraicas agora escreva nos comentários se você já tinha ouvido falar sobre o apocalipse de Abraão e se você deseja crescer ainda mais no conhecimento da palavra de Deus estudando a Bíblia de forma detalhada mas com uma linguagem simples e objetiva eu te convido a estudar Teologia conosco totalmente online através de vídeoaulas apostilas e com certificado de conclusão as informações estão na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado