Ética e Religião - Franklin Leopoldo e Silva

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Teosfera
Franklin Leopoldo e Silva fala sobre a relação entre ética e religião. Se você desejar usar parte ...
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bem as relações entre ética e religião naturalmente podem ser vistas do lado de cada uma dessas instâncias lan eu vou então falar um pouco mais no no reino a partir do repertório filosófico para entender então como é que nós podemos estabelecer alguns vínculos e no tse a religião que no meu entender são necessários e essa necessidade na verdade ela foi vista desde há muito tempo nós já no século 18 um kant a o falar de ética coisa que ele fez muito durante essa obra ele fez uma comparação com a religião do seguinte sentido a religião
é um espécie de auxílio para que nós possamos cumprir exigências éticas que são na verdade racionais mas a nossa razão pela limitação que ela sofre não consegue dar todo o valor não é lá essas exigências que tal modo que então a religião vem em nosso auxílio para reforçar essa necessidade de uma conduta ética de observação de valores é enfim o último algum tipo de esperança na humanidade a partir da do cultivo de valores éticos a posição dele então é bastante complicada digamos assim a humanidade está no processo de esclarecimento que também ético haverá um momento
em que apenas a razão será suficiente para que a humanidade possa conduzir se eticamente e compreender os valores morais enquanto isso não acontece a religião oferece uma espécie de suplemento de esperança e postulados e justificativas é que nos ajudariam então a cumprir as exigências éticas a existência de deus a imortalidade da alma a esperança numa vida futura e outras questões que a a fé nos oferece é complementam a as limitações da razão no sentido de que nós possamos então ver na conduta ética audi justificado caso contrário se nós dependemos apenas daquilo que vemos ao nosso
redor nosso mundo ea partir da nossa posição é apenas e tão somente nacional dificilmente poderíamos arcar com toda a responsabilidade ética é então a religião através de motivos transcendentes né nos ajuda a cultivar os valores ea esperar que depois possam justificar uma vida futura é essa como se pode ver essa posição ela é tem talvez o inconveniente de subordinar a religião a ética porque o canto que dizer na verdade é que se nós somos inteiramente racionais e capazes de pensar eticamente de maneira autônoma é não precisaríamos de motivos religiosos ou de justificativas né na fé
para a nossa conduta ética e como o segundo ele haverá um momento em que a humanidade vai financiar completamente e vai ser totalmente racional e autônoma o uso da sua razão então nesse momento a religião deixar de ser é necessária como se pode ver trata-se de uma espécie de hippie racionalismo e ea posição contrária à posição alternativa essa consciência é justamente então em estabelecer uma relação entre a ética religião de subordinação não é mesmo lado em outro nem precisamos entender que a ética que subordina religião nem que a religião se subordina ética mas que são
duas instâncias que se complementam é da mesma forma que no na questão tradicional da razão e da fé a posição mais equilibrada é ver aí uma complementação de verdade é uma só verdade estabelecida é de duas formas diferentes nesse sentido então nós podemos dizer que o problema é a questão nas relações entre a ética e religião permanecem em aberto não só porque a religião é algo que no nosso mundo se tornou lucrativo mas também porque a ética valores e acho que essa conduta ética do ponto de vista racional e filosófico tem se tornado cada vez
mais rarefeita quanto mais nós vamos progredindo na direção do que nós chamamos de modernidade tardia da modernidade é em que os valores estão [Música] fragilizados nesse sentido então a cumprimento de exigências humanas neve ter relacionamento de solidariedade e assim por diante é fica complicado dos dois lados né lugar o mundo relativamente às baseados na religião do dimensão do sagrado e outro lado também os valores éticos as grandes idéias que guiará a humanidade durante um certo tempo no passado já não apresentam mais a mesma densidade há muitos que duvidam da consistência dessas idéias pelo em vista
que muitas vezes a nossa experiência histórica a desmente a recair no século 20 e muitos episódios de bárbara e totalitarismo de homicídios em genocídios não é que fazem com que se possa novidade que os valores éticos mesmo aqueles racionais sejam constitui um freio na conta uma regulação para a conduta da humanidade e menos ainda aqueles relativos à religião já que desde o início da modernidade região vem sendo colocada no plano de frente né nosso mundo a esse dado é então é uma situação um tanto quanto o contraditório dramática se quisermos chamar assim isso se apresenta
de uma maneira muito singular e muito curiosa no sentido de que como é que nós vemos as exigências éticas que não são feitas ou seja os valores aos quais nós podemos corresponder além das dificuldades que nós temos para entender esses valores e mais ainda corresponde a eles na prática nós temos uma ideia é de que nosso tempo na nossa negativo na nossa civilização é tão apressada tecnocrática e tão imediatista esses valores dessas exigências realmente até pode dizer que perderam o sentido por exemplo quando nós lemos a bíblia e vemos a parábola do bom samaritano e
verificamos então ali aquela variação de condutas não é o de evitar um sacerdote passando pelo feridos em atendê lo porque ele era um outro ele era de outra estirpe que ele não merecia a solidariedade não inicia se ele integrar na humanidade daqueles que por ali passavam é e depois ver então saúde samaritano justamente aquele que era marginalizado o atendeu de maneira muito natural espontânea correspondendo então as exigências de humanidade e de solidariedade quando nós vemos isso e comparamos com o mundo de hoje nós ficamos um pouco incomodados porque certamente muitos de nós entenderiam a conduta
do samaritano com alguma coisa que hoje em dia seria utópica então há uma certa tendência é que o que é muito cada vez mais comum na nossa época de entender que os valores éticos perderam aquela densidade que já possuíam talvez no futuro não podem mais orientar a nossa conduta não são mais capazes disso ou então é assim há a exigência sexos os exemplos éticos né que nos encontramos na literatura é profano e sagrada é agora se apresenta a nós como utopias ou seja até às chamas interessante é aquele tipo de conduta que tipo de narrativa
mas não vemos mais condições concretas de que aquilo se repita no nosso mundo uma vez que valores como solidariedade fraternidade certa perdem cada vez mais é o sentido ou seja a intersubjetividade relações humanas estão cada vez mais dependentes de fatores sua mais psicológicos é importante ou com a algo que é bastante menos bastante menor vamos assim do que valores éticos e exigências né que na verdade nos transcendem né então na verdade se pode dizer também que a dificuldade é essa é tudo aquilo que transcende a nossa conduta imediata aparece para nós como utopia e por
vezes até ajudar o outro que deveria ser uma conduta natural never nele aquele que precisa da nossa solidariedade aparece como algo utópico impossível é irrealizável na prática é isso significa que a nossa racionalidade praça verde o nosso modo de pensar e agir ético está de fato passando por uma crise muito profunda e nós não temos ainda condições de prever ou de descortinar o que no futuro acontecerá a respeito disso as relações inter humanas cada vez mais hi fi cadas cada vez mais é imediatista e utilitárias né certamente apresentam cada vez menos lugar para valores que
estão sendo o nosso objetivo ea ética é algo que nos transcende parece que é o que nós devemos caminhar em direção a ela sempre e portanto um ano um casal que possam satisfazer essa transcendência essa essa visão de como poderíamos ser do ponto de vista ético é aquilo que na verdade do ponto de vista prático não oferece para nós qualquer tipo de auxílio na nossa vida se apresenta nos dias de hoje daí a questão da grande crise na da profunda crise de valores que nós atravessamos e dessa espécie de dissolução ou outros vivem de liquefação
da ética que vai perdendo cada vez mais substância no sentido de constituir é uma um componente importante da nossa personalidade da nossa vida das nossas expectativas das nossas esperanças mas muito principalmente na nossa relação com as outras pessoas
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