e vamos então aqui análise da peça de teatro O Rei da vela do Oswald de Andrade é uma peça de 1933 bom qual detalhe essa peça que ela foi escrito em 33 em Paquetá no Rio de Janeiro e é uma peça que é considerada pelo crítico sábato Magaldi o primeiro texto modernista para o teatro brasileiro Então não vai pegar aqueles anos iniciais lá do modernismo ligado a Semana de Arte Moderna por exemplo em 22 já tem aqui dez anos de certo modo de modernismo Então pega aqui os anos 30 e essa peça aqui do Oswald
de Andrade ela acaba representando muito bem o que foi o Brasil dessa década de 30 aqui porque a questão da crise da bolsa de valores de Nova York de 29 a Revolução de 30 no Brasil e aí Claro aquela questão toda dos agiotas como a gente vai ter os dois personagens o Abelardo primeiro Abelardo segundo a questão dos empréstimos das usuras a questão da da crise econômica e da dependência do Capital estrangeiro principalmente a questão de Ingleses americanos com vai ter um personagem o americano e e o personagem que vai se destacar aqui que eu
Abelardo primeiro ele vai sintetizar tudo isso porque além de ter essa firma essa escritório de agiotagem ele fabricar velas ele vende velas dentro daquela ideia dupla na enquanto as empresas elétricas vão tendo crise vão fechando ficando sem iluminação o Abelardo primeiro tem uma fábrica de velas Então as velas servem para iluminar mas também para outra finalidade aquela ideia popular de que cada defunto deve segurar uma vela tá entre faturar com a crise e com a morte e e qual o detalhe essa peça aqui ela só vai ser encenada pela primeira vez em 67 pelo teatro
oficina ou seja 33 anos depois disso de tecido escrita ou seja usual de andar de não viu ela em paz Ah tá foi encenada em 67 lembrando que em 67 Brasil vivia uma ditadura militar e a peça ali como aquele aquela questão de função de resistência e lembrar que o próprio Oswald de Andrade aliado de família abastada ele viajou à Europa em 1912 por exemplo teve contato com futurismo estudou estudou direito depois se ligou a ideologia comunista e o próprio usual de teve Oswald na verdade né ele teve problemas financeiros teve que correr atrás desses
escritórios de agiotagem para se manter financeiramente falando tá então aqui a peça O Rei da vela Claro que vai ter um pouco também né de um que biográfico certo e o que que o sábato Magaldi chama né o teatro do uso de um teatro político bom aqui essas tem a lista dos personagens os personagens dramáticos tá não vou me ater e vai passar por todos eles só que cuida né a peça tem três atos e a gente cai aqui no primeiro ato reparem nós estamos em São Paulo e que nós temos um cenário aqui que
é São Paulo escritório de usura e repare né de empréstimos bancários empréstimos financeiros no caso empréstimo de dinheiro de Abelardo e Abelardo porque o Abelardo o primeiro apesar do segundo tem ali um retrato da Gioconda que a Monalisa né a forma carinhosa com que os italianos chamam a Monalisa e Gioconda caixas amontoados um Diva futurista uma secretária Luiz 15 um castiçal de latão telefone eu já tem uma uma espécie de mistura de estilos aqui na Monalisa renascimento tem futurismo tem Luiz 15 tem telefone né E o que mais ó sinal de alarma um mostruário de
velas de todos os tamanhos de todas as cores lembrar né porque o abelardos o apelado primeiro ele é o rei da vela Então aqui tem toda essa questão lembrar né da vela iluminar e ali e também quando se morre é costume colocar uma vela na mão do defunto certo e aqui tem uma cena legal né porque tem uma espécie de jaula ali nesse escritório Onde estão aqueles personagens que vem pedir dinheiro emprestado e pedir dinheiro para escritório de usura onde se empresta dinheiro mas a juros terríveis né porta a enorme de Ferro a direita correndo
sobre rodas horizontalmente deixando ver no interior as grades de uma jaula reparem Parece que eles colocam ali os clientes como se fossem bichos é tudo só que a gente ainda tá vendo como é que é o cenário e agora reparem que ele ele vai catalogar os seus clientes os óculos o prontuário peça de gavetas conseguinte os rótulos os malandros o sim pontuais os prontos os protestados em uma outra divisão as penhoras e redações suicídios e tangas bom aquilo que a gente vê né nessas gavetas os rótulos dos clientes aí ou seja os malandros o sim
pontuais que atrasam os que vão para protestos que vão penhorados aqueles clientes cometeram suicídio os di tango aqui no sentido de falido e agora em jacaré exatamente né no no dia a dia do trabalho desses dois abelardos aqui que são trabalham com a Gi a tentar Avelar da primeira velório segundo e já tem um cliente ali e o que diz o Abelardo segundo ele veste Botas e para o carro brica diz ele veste Botas e um completo de domador de feras e um revólver à cinta tocas está uma roupa de domador de feras a gente
nota que tem uma uma espécie de jaula e grade né então repare como é que é essa questão toda já atendeu o cliente ali e tem um revólver assim tá ainda também né que vai ser importante para o final tá E aí o a Bia larga o segundo Dias pronto o seu Abelardo que a obra larga o primeiro aí o Abelardo no primeiro destrava o dossiê desse homem ou seja a Neli quer saber o currículo desse cliente calista certo aí o Abelardo segundo na ele vai chegar após não o seu nome aí o cliente a
Roberta desembaraçado chapéu na mão uma gravata de corda no pescoço magro meu nome é Manuel Pitanga de Moraes e claro eles querem e a saber qual é que é desse Manoel Pitanga Qual é a profissão dele e ele diz assim ó eu era proprietário quando vim aqui pela primeira vez Então já depreende que ele já esteve antes óbvio né depois fui dois anos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana o empréstimo o primeiro que eu fiz creio que foi para o quarto na que a gente vai ver da filha dele quando nasceu a menina e aí
o Abelardo segundo a ouvir essa fala do cliente já diz né aí já sei onde é que tá a tua ficha tá no Zinho pontuais ou seja janela já veio antes a pediu dinheiro emprestado tá catalogado como impontual paga mas atrasa E aí o o Abelardo né segundo traz o doce desse Pitanga aí né E aí o Abelardo o primeiro fica examinando Veja isso não é comercial seu Pitanga o senhor fez o primeiro empréstimo aqui enfim cd29 líquido em Maio de 31 x outro empréstimo em Julho 31 agora estamos em o que reformou sempre há
dois meses suspendeu o serviço de juros E aí o cliente dias exatamente procurei o senhor a segunda vez por causa da demora de pagamento na estrada com a Revolução de 30 a primeira foi para o parto da minha filha criança já tinha dois anos e depois da revolução em 30 eu reparo que a gente tem referências históricas também a Revolução de 30 que ferrou com esse cliente o Manuel e o abalado o primeiro tava irritado né porque ele ele viu que o cliente suspendeu o sistema de juros ou seja como é que ele vai querer
emprestar para alguém que não quer pagar juros né E aí o cliente ele quer entrar num acordo liquidar essa dívida não quer saber de penhorar nada né E aí o cliente disse que diabo o senhor é velado o primeiro tem auxiliado tanta gente porque comigo não há de fazer um acordo e aí o Abelardo Dias aqui não acordo meu amigo aqui a pagamento e aí o cliente diz mas eu fui pontual dois anos e meio a cruz jura né eu de trouxe aqui nesta sala mais de dois contos e 500 e até agora não me
utilizei da lei contra a usura e Aqui nós temos um detalhe importante né porque essa lei da usura é uma lei exatamente do ano da peça de 33 ver na época que o outro inscreveu aqui é uma lei que ia levantamento de Conta essa cobrança de juros superiores digamos assim o dobro da taxa legal ali então tinha um teto até para pedir os juros e e a gente aqui já depende né com Abelardo o primeiro esse escritório deles exagera nos juros permitidos e quando o cliente falem usura aí cinco Abelardo ficar muito irritado manda o
cliente sair tudo mais ó não me fale nessa monstruosidade que a lei contra a usura porque é um manda executar hoje mesmo tomo de até a roupa ouviu só que esse cliente está dizendo mas não quero briga eu quero o acordo eu tô desempregado e tudo mais ó eu não ponho minha filhinha na escola porque não posso comprar os sapatos para ela não hei-de morrer de fome também às vezes não temos o que comer em casa minha mulher agora caiu doente então repara ele tá ali chorando basicamente dizendo está procurando emprego não consegue nada vivendo
de problema da filha mulher né enfim então aqui é uma diminuição nessa questão toda Porque ele acha que já pagou muito juros ali só que não tem papo o Abelardo o primeiro de suma se daqui saia ou eu chamo a polícia é só dar o sinal de crime neste aparelho a polícia ainda existe e aí o que que o cliente dia sim a polícia existe para defender os capitalistas e os seus crimes E aí eu cliente acaba saindo de tudo mais e o Abelardo o primeiro se irrita já diz para Abelardo segundo que não quer
receber mais ninguém só que Abelardo o segundo disorte aula está cheia e o Abelardo apagar dizer a desordem social o desemprego O que é a Rússia e eles cita né a Rússia aqui comunista né E aí então repare né que enquanto o Os dois estão ali discutindo falando com clientes agora a gente vai saber mais do Abelardo primeiro que é o grande personagem aqui então ele vai começar a falar porque ele é noivo da Heloísa ele vai começar a falar da família da noiva dele tem uma noiva que Heloísa só que é uma noiva que
era de uma família importante só que essa família entrou em decadência entrou em crise tá o apelado primeiro dias eu não ia me casar com a irmã mais moça que chamam por aí de garota da crise e de João dos divas faz referência a irmã exatamente da Heloísa que a Joana mas é chamada de João dos divas nem com irmão menor que todo mundo conhece por totó fruta-do-conde e nem que o irmão dela né ela tem dois na verdade o outro é o perdigoto que depois a gente vai conhecer mais Heloísa apesar dos vícios que
lhe apontam você sabe toda a gente sabe Heloísa de lesbos então aqui a ideia né que todo mundo chama ela fala dela nessa questão toda dizendo que a a Heloísa é lésbica fizeram piada quando eu comprei uma ilha no Rio para nos casarmos disseram que era na Grécia apesar disso ela ainda é a flor mais decente dessa família dessa velha árvore Bandeirantes uma das famílias fundamentais do império ou então aqui tá citado a noiva do Abelardo o primeiro Heloísa depois a gente vai ficar conhecendo mais dela mais da família tá lembrando que ela é filha
ela tem mais uma irmã dois irmãos pai e mãe o pai era rico fazendeiro só que agora entrou numa decadência não tem mais nada basicamente né E aí o Abelardo segundo o velho o teu futuro sogro ele está de tanga tá falido entregou tudo aos credores e o Abelardo o primeiro diz que importa o senhor sabe que São Paulo só tem 10 famílias o resto é prole e agora a é legal essa cena aqui porque a gente vai conhecer um pouquinho mais nesse escritório de agiotagem de usura de empréstimo né porque o Abelardo segundo valendo
ali os problemas o Abelardo segundo Dias 5 contos 770 Dr Carlos Magalhães de Moraes Benevides Fonseca Chapa única reforma se não pagar juros a dois meses reforma se desvela do primeiro bom lá vai lá reformar o esquema né de do empréstimo aí o Abelardo segundo Dias Antunes e lá para três contos já protestei mangione Luiza o bicheiro Doutor João Carlos de Menezes Rocha dois contos e o Abelardo dizendo para o protesto não tem erro né Aí ele diz mais ó o barão de Gama Lima quinhentos mil-réis OAB lado primeiro discípulo protesto o Abelardo segundos Moura
Melo 700.000 reais para o protesto Abraão Cadê Nero 10 contra o protesto o Abelardo segundo diz Carlos Pérez a esta já foi para o pau ontem já foi para o advogado né o apelado primeiro ele não pediu reforma o Abelardo segundo disso não tá aí porque aí o Abelardo segundo explica porque tomou dois copos de limonada com iodo estou aqui no jornal diz que está em estado de coma na santa casa é para ele quis se matar tentou o suicídio E qual é o pensamento da Abelardo Primeiro para que não morra a dívida né mande
o Bem Vindo fazer a penhora depressa antes que ele morra e à venda feche e aí ele bota reparem com Abelardo na rubrika diz que ele bota o pé no uma grande caixa de papelão e pergunta o que que é isso aqui aí eu abri lado de 2ª edição formas de chapéu a a penhora da Madame lanali é só tinha isso e aquele Candelabro então reparem né eles vão tentando tirar de tudo ali que tenta não muitas pessoas falindo não tem que pegar eles vão pegando os objetos os bens o que der ali né e
o Abelardo ele chega dizendo é que mandou Oficiais de Justiça até um cliente e mesmo que não tenha muita coisa para dar serve dentro da cadeia de exemplo né para todo mundo saber que o Abelardo o primeiro esse escritório tem a polícia na mão e aí o que que desdobra lar dó que importa Duralex ou seja Aldeia dura aprendi isso na faculdade de direito tá bom aí toca o telefone é o irmão do Abelardo primeiro que é o advogado ali do escritório né tá dizendo deitar no fórum com três executivos e o Abelardo Então vai
pegar o telefone e como sou eu Abelardo o Teodoro quer se prevalecendo a lei da usura grande besta e pede reforma lixo esse camarada e aí ele bate o telefone para o palco e se bandido leio contra usura Miseráveis bolchevistas e aqui né já essa questão toda que a gente tá vendo esse mundo bem capitalista aqui essa questão toda desenfreada do dinheiro dos juros E aí o pessoal pedindo dinheiro para pagar dívida para tentar amenizar os juros e o que que faz o Abelardo chama de bolchevista sem aqui aquela referência os que defendiam aquela questão
socialista e tudo mais na Rússia né e o Abelardo de Jesus leis sociais e o Abelardo o primeiro de Suécia bando de desonestos né ou seja qual é o argumento aqui sempre que vai ter basicamente do Abelardo primeiro ou seja as pessoas querem ajuda financeira vem aqui pedir empréstimos e eu na não só aquele que vá até a casa deles emprestar dinheiro eles é que vem para cá então se vem para cá tem que arcar com as consequências assinou contrato são tantos juros tal tudo mais né E aí Rob lado do primeiro pede para abrir
a jaula ó abre a jaula onde tá uns clientes ali né e surgem mais clientes e para o que diz a rubricar os clientes aparecem atropeladamente nas grades é uma coleção de crise eu retorno aqui né aquele retrato do Brasil de 30 aqui muita gente quebrando ó ou seja uma coleção de crise de pessoas que estão ali pedindo essa ajuda financeira a partir de empréstimos e tudo mais só que o apelado não tá a fim de atender mais porque acha que eu estou muito chorões aquela coisa toda de ficar implorando depois não quer pagar é
para que se vem vozes se ouvirem vozes aqui da jaula pelo amor de Deus por caridade eu não posso pagar o aluguel reform voa fala e fechar a fábrica não Pagarei os 200 Operários que ficarem sem ficaram sem pão então é uma choradeira ali né e o Abelardo ele não tem aquele papo de coração mole ele pega se irrita com isso aí com essa choradeira manda fechar a porta e. Ó Fecha essa porta não atendo ninguém e aí o que que faz o Abelardo segundo lembra que estava vestido todo de um completo de domadora ele
faz estalar o chicote de domador Teu claro essa questão do chicote também aparece com uma espécie de símbolo de dominação desses abelardos em relação a esses devedores aí essa forma mais agressiva também tratar o cliente né e continua Clara viu os clientes gritando chorando implorando né ficam chamando o Abelardo primeiro de assassino de Canária tem muita gente vocês viram ali né que fica até querendo cometer suicídio se matando pelas dívidas e tudo mais então era chamado de tudo e o abalado disso fecha já Olá tira esse Oi e aí o aberlado segundo dá um tiro
para o ar os clientes recuam gritando ele corre a porta de ferro da jaula ruidosamente E aí as vozes ficam mais abafados e começam ainda ofender exatamente uma velada o primeiro ó cão rei da vela pão duro é uma essa gente olhar assim o que chama atenção a janta está ver para pedir empréstimo e tem ali alguém que dá um tiro para o ar não é uma coisa louca e fora né bom E aqui é legal porque essas vozes reparem são todas as vozes basicamente anônimas mas repara nos problemas uma voz de mulher gritando meu
marido bebeu estricnina Ou seja aquele pesticida bebeu veneno a outra voz diz minha mãe tomou lysol seja desinfetante aí outra voz vezes meu pai se jogou do viaduto é para quantas pessoas tentando se matar e um que se matou ali tá por causa dessas dívidas e qual é a resposta de Abelardo lysol estricnina viaduto é do que vocês precisam um bando de canalhas e ele vai se espantando os clientes né enfim Então essa é a forma é basicamente agressivo aqui nos Abelardo se tratarem exatamente esse público deles está que eles estão sozinhos a partir de
agora aí tem até uma cena um tanto engraçada que é um padre que telefona própria larga o primeiro agora o Avelar do Toma o telefone não é bom dia Reverendo Sou eu mesmo Abelardo account cima honra esperarei vossa reverendíssima pode ser as quatro horas então sem dúvida tô que ele quer fazer com padre ali né enfim que ele quer qual é a relação que ele tem com este Padre E aí ele disse Padre engraçada nome lá e eu não sou eleitor ele não quer dinheiro e aí o Abelardo segundo Gisele que é a sua alma
e aí o Abelardo né o segundo diz que o padre tá na verdade de olho no Testamento do Abelardo Primeiro só que abalaram o primeiro deles é inútil e eu morro ateu e casado diga mesma coisa seu Abelardo você a socialista e aí o Abelardo segundo dias o primeiro socialista que aparece no teatro brasileiro é para em uma resposta tanto irônico aqui para quem tá trabalhando aqui nesse mundo todo ali do capitalismo desenfreado né E aí o apelado pergunta OAB lado a primeira pergunta é o que que você quer o Abelardo segundo de sucedido nessa
mesa E aí o Abelardo o primeiro disse pelo que vejo o socialismo nos países atrasados começa logo assim entrando no acordo com a propriedade e o Abelardo segundo dia de fato estamos num país semicolonial tô aqui é uma ser interessante cima importante tá porque reparem com Abelardo o segundo a tem um objetivo Qual é o objetivo deles o CD tomar o lugar do Abelardo primeiro e algo que vocês vão ver que vai acontecer no decorrer da peça então a gente até entende aqui a questão do nome né Abelardo o primeiro Abelardo segundo dando aquela clássica
sucessão a partir dos números né bom a repare na Cohab lado do primeiro está irritado com essas reivindicações de certo modo ali né do Pessoal a questão toda a da lei da usura que já foi citada uma lei de 33 ali no calor da hora questão do salário mínimo das férias só que diabo desvelado Primeiro as redes sociais não hão de ser só contra é só com Abelardo o segundo dias não são não Descanse Eu entendo de socialismo Olha a lei de férias só deu um resultado bom E aqui né lembrar que em 25 já
tinha a lei de férias no Brasil só quem 33 houve uma melhoria nessa hora então também no calor da hora que a gente tá falando da lei da usura e também da lei de férias aqui eu reparo que esses detalhes históricos estão aparecendo nessa peça férias governo Vargas depois vem com a Constituição de 34 onde vai trazer a questão do salário mínimo então cuidado esses detalhes aqui que essa peça pega né vamo Abelardo o segundo sai deixou ali o Abelardo o primeiro e reparem que agora ele vem com a secretária secretário número 3 Oi e
aí o Abelardo que é que essa secretária a redigir uma carta EA secretária de seguinte Olha eu preciso que o senhor melhora o meu ordenado o custo de vida aumentou no Brasil de trinta por cento e aí já outro detalhe histórico aqui tudo mais né só que o apelado já começa a inventar aqui o escritório não tá dando dinheiro as coisas estão ruins e tudo mais e ele é meio mulherengo é meio gosto de passar a mão e já passa a mão no cabelo dela já toca nela né e a secretária disso tem a moda
o seu Abelardo eu sou noiva e o Abelardo os primeiros dizer eu também sou noivo só que a secretária da nos dedos dele é mas eu sou fiel bom então o habilidade ele vai acabar aqui né de certo modo Mudando de assunto é diz para redigir essa carta é uma carta confidencial há um tal Cristiano de bem saúde industrial no Rio metido a escritor redija a secretária sem erros de português o homem foi crítico literário e avançado quando era Pronto ele escreveu propondo frente única contra os operários respondem tese E aí secretária vai tomando nota
né ensino e que é melhor ele ser puro policial manter vigilância rigorosa nas fábricas evitar a propaganda comunista denunciado e perseguir os agitadores vou prender Esse negócio de escrever livros de sociologia com anjos é contraproducente ninguém mais Creta então repare né que aqui o Abelardo do primeiro e não quer passar vergonha com essa classe Industrial não quer passar vergonha com os ingleses com os americanos e tudo mais quer evitar propaganda comunista que manter o escritório dele sempre bombando ali certo bom aí aí a secretária sai e quem é que surge agora a noiva do Abelardo
primeiro que a Heloísa de lesbos mas separem ó que entra vestida de homem tá então aqui você já tem nessa questão toda o apelido dela de lesbos né porque já traçar essa conotação de lésbica ela vem vestida de homem aqui então o Abelardo estranha um pouco né A questão da Noiva tá ali agora no escritório dele né e a Eloisa Diz ao nosso casar é fácil mas não há-de ser um negócio como esses que você faz com esse bando de desesperados que saiu daí vociferando tá então é parente e Luiza vem mas ela pegou a
saída daqueles que estavam na jaula ali né as desesperados todos então a gente sabe que o Abelardo primeiro e a Eloisa estão tratando o casamento mas como é que esse casamento é tratado como um negócio é importante o casamento como um negócio tá porque para ela que é de uma família decadente Tu é casado com Abelardo o primeiro e voltar a ter essa questão toda financeira boa ascensão financeira e para o Abelardo se casar é uma forma de manter o capital manter a herança né como se diz então ela se casa por interesse e ele
também está se casando por interesse porque ele veio vantagens nesse casamento na questão de manter ansa não ter a propriedade Tá e aí entra o o Avelar do segundo ele chega dias né Por para o apelado o primeiro que tem agora nenhum cliente novo que o intelectual a um escritor né o Abelardo diz o seguinte ó esse cliente disse que não sai sem velo quer fazer a sua biografia Abelardo primeiro ilustrada com fotografias diz que dará um bom livro E aí o Abelardo até se empolga desmanche entrar quero ver Lu e aí entre esse personagem
intelectual Aqui tá o nome dele é Pinotti É para um que diz a Rubi que ele entra de chapéu de poeta na mão é uma gravata lírica sorrindo mizuras traz uma faca enorme de madeira como Bengala e aí o Abelardo segundo já arrancar a faca de madeira desse pinord e o Pinóquio não mas só que é só madeira dentro mais não machuca né mas não quer nem saber tá e o que que odiou o Pinote diz a crise que obriga mas eu não sou nenhum Gangster não eu sou biógrafo ou seja escreve biografias né vivo
da minha pena da minha escrita não tenho mais idade para cultivar o romance a poesia e o Teatro Nacional virou teatro de tese e eu confesso a minha ignorância não entendo de política nenhuma nem quero entender foi Qual é a preocupação aqui do Abelardo primeiro né ele fica sondando para ver se esse P note tem alguma inclinação política né O que que ele é qual é o lado dele aí o apelado disse tem ver a idade sociais quer dizer você tem veleidades sociais bolchevista cê tudo eu não te diz não não tenho senhor Olha tem
até nojo de gente baixa bom então aqui já essa questão de sondagem em cima desse intelectual né E aí o Pinote diz que o que ele faz é biografia está só que o Abelardo pensa para escrever a história da vida das pessoas pode também ser extremamente perigoso se nas suas biografias exaltar heróis populares Inimigos da sociedade Imagine se o senhor escreve sobre a Revolta dos Marinheiros pondo em relevo o João Cândido ou algum comunista morto num comício E aí o Pinote dias eu faço questão de manter uma atitude moderada e distinta então aqui a reparem
nessa questão Toda também né de que hoje até 2021 a gente vive muito mas se viveu nos anos 30 depois da época toda forte lá da ditadura militar Agora nós estamos vivendo isso ou seja aquela questão do intelectual e se posicionar ou seja sua arte tem um viés de combate e aqui é isso exatamente com Abelardo tá tentando sondado pinotico só que o Pinote diz né não a minha atitude é moderada ela eu escrevo biografias e chegar até dizer que escreveu a biografia do Estácio de Sá aí Tem uma parte que Heloísa também se mete
perguntando se os erros dele podem ser lido por mulheres e ele disse que sim na ele ele começa a citar alguns autores autores né E até o Abelardo se tá Freud aqui que é importante para o modernismo tá E aí o Pinote Diz ao Freud subversivo e o Abelardo o primeiro diz um bocadinho só mas olha que se não fosse ele Freud nós estávamos muito mais desmascarados ele ignora a luta de classes ou finge ignorar é uma grande coisa e a Heloísa Pergunta tu faz versos poesia e o pênalti de zoar sendo preciso faça umas
quadrinhas acrósticos sonetos as propagandas nem fim e a Heloísa a pergunta futuristas Não senhora eu já fui futurista cheguei acreditar na independência mas foi uma tragédia começar a me tratar de maluco e aqui é legal de ver né porque certo modo atrás um pouco que foi o mundo da Semana de Arte Moderna porque eles tiveram influência do futurismo não queria usar muito termo futurismo Mário de Andrade ainda né pediu para usar futurismos a modernismo e aí o que aconteceu os futuristas eles eram chamados de Malucos aqui no Brasil tá então temos aqui uma referência sobre
isso aqui tá então Pinotti diz que não deu certo chamaram de maluca e tudo mais né no jornal também não pagavam devido à crise precisei viver de bicos a reneguei tudo e fiquei passar disto ou seja fazer algo mais simples mais acadêmico algo mais da tradição brasileira e literária né mas de novo aqui ó reparem a preocupação do Abelardo primeiro em saber a posição política do Pinote Mas qual é a sua cor política nestes agitados dias de debate social é parem para quem tá vendo essa peça hoje que eu tô montando agora dia trinta de
setembro de 2021 tá é um debate que continua ainda as pessoas conversando vem cá E aí né Qual é o teu lugar tu é o intelectual EA posição do intelectual Qual é a converter devemos a sua arte em prol de uma militância certo alto-falante de uma peça de 933 reparem né quase 100 anos depois a gente tá vivendo a mesma coisa O quê que o Abelardo pergunta aqui Qual é a sua cor política Pinotti nestes agitados dias de debate social ele diz eu tenho uma posição intermediária neutra não me meto uma coisa até que lembra
um pouco aquela música lá de 66 a 67 alegria alegria caminhando contra o vento sem lenço sem documento naquela coisa mais ainda neutra tá depois claro a gente sabe que o Caetano vai se posicionar mas esse primeiro momento né aquela questão mais assim né eu vou eu vou tá bom aí o Abelardo fica irritado a neutra é incompreensível a inadimissível ninguém é neutro no mundo atual ou se serve os de baixo e aí o Pinote dias mais com que roupa toma então Jesus o Abelardo servir então francamente os de cima certo mas não é só
com biografias neutras nós precisamos de lacaios né de capote aqui de pau mandado e tudo mais né aí o Pinote de Zé mas dizem por aí que a revolução social está próxima em todo mundo esse a coisa virar o Abelardo de será fuzilado com todas as honras é preferível morrer com o inimigo do que como Oi e o Pinote disso é mas eu tenho a minha família os meus filhos minhas três crianças como é que eu vou fazer né E aí o Abelardo se levanta furioso de saia já daqui vilão oportunista não leva nem dez
mil réis Creia a minha classe precisa de lacaios então repare que o Pinote é ser artista que tá ali e que segundo Abelardo primeira deve servir para a burguesia servir a burguesia porque o Abelardo diz que não há neutralidade se ele servir os debaixo o pênalti usar mas eu não vou ter o que comer né então cervos de cima certo e aí o que nós fica naquela de tudo mais nós como é que eu vou fazer aí esse então aqui eu saio daqui né E aí o que que diz o Abelardo primeiro depois que ele
expulsou Pinotti Ele voltará e o pior voltará de camisa amarela azul verde e de alabar de ficar lá montando guarda a minha porta como meu lacaio aqui tá então repare né que eu Abelardo ele é essa pessoa que gosta de basicamente e colocar as pessoas lá embaixo e vim Lembrando que a Heloísa tá dizendo isso é que fala do casamento tá E e o detalhe né antes o Abelardo primeiro ele era contra o casamento a chave uma coisa assim e moral Só que essa questão toda do casamento importante para perpetuar e a grana herança né
o Abelardo disso é mais útil a nossa classe o casamento aqui defende a herança e a Heloísa dizem fim aqui estou né negociada como uma mercadoria valiosa então reparem que é bom para ambos os lados aqui né e a Heloísa mostra Gioconda né o quadro da Mona Lisa Porque é que você tem esse quadro aí a Gioconda de uso Abelardo um naco de beleza o primeiro sorriso burguês EA Heloísa disse você realista Por isso enriqueceu magicamente enquanto os meus a minha família lavradores de 100 anos em progressão em dois anos bom que a gente é
um pouco desse resumo de como Abelardo o primeiro enriqueceu magicamente Como disse Heloísa né rapidamente aqui ó o Abelardo Dias porque não o pânico do café 1 dia em inglês comprei café na porta das fazendas desesperadas de posse de segredos governamentais joguei duro e certo no Café papel a muito em ruínas de um lado e ouro do outro vias ao trabalho construtivo a indústria calculei ante a regressão parcial com a crise provocou descobrirem se tiver a regressão a volta a vela a vela Porque ele é o rei da vela né sob o signo do Capital
americano de investimento americano do investimento em inglês Oi e a Heloísa disse E aí ficaste o rei da vela aqui é o nome da peça né que tem a ver com Abelardo o primeiro rei da vela né e o Abelardo de isopor com muita honra o rei da vela miserável dos agonizantes o rei da vela de sebo da vela pequeno-burguesa dos oratórios e das escritas em casa ou seja é aquela que se usa e pequenos oratórios para reza aquela que vai na mão do defunto aquela que se faltou luz para escrever em casa é para
mim as empresas elétricas fecharam com a crise ninguém mais pode pagar o preço da luz a vela Voltou ao mercado pela minha mão veja como eu produto produto de todos os tamanhos e cores estão tem um monstro ali né todos os cores cores tamanhos da vela e qual é o detalhe nele espalhou vela por todo o Brasil num país medieval como o nosso quem se atreve a passar os umbrais da eternidade sem uma vela na mão o ou seja né quem já deu um poema também do Mario Quintana tem sobre quando a pessoa está morta
segurar uma vela então aqui reparem né Aqui nós temos a questão claro que se perdeu um pouco disso hoje mas era uma tradição Começou a dizer alguma coisa medieval botar uma vela na mão do morto Então qual é a ideia aqui do nosso Abelardo eu herdo um tostão de cada morto Nacional Por que vão ter que botar uma vela não dele eu já ganhei uma graninha sempre né então e é ele faturando tá bom aí ele fala e da Fortuna dele e a Heloísa Claro mulher ali ó tá se queixando do que da decadência da
família dela do pai dela e a Luísa sonha no meu pai era meu pai no verbo no passado era o Coronel Belarmino que tinha sete fazendas aquela casa suntuosa de Joanópolis tinha ações automóveis duas filhas viciadas que ela a Heloísa e a outra que a gente vai ver que a Joana dois filhos tarados que é o perdigoto e o totó ficou morando na nossa casinha da Penha indo à missa pedir a Deus a solução que os governos não deram Então qual é a situação aqui né antes do coronel poderoso agora tá decadente fica morando numa
casinha simples e uma missa pedi a Deus uma solução Tá bom então Heloísa que ela nos mostram essa questão toda dor daquela época dos grandes Senhores dos grandes latifúndios isso aí acabou o café então ainda tá ali tá tomando um pouco esse contexto essa crise o café e chegou a ser queimado no Brasil quando teve uma produção excessiva tudo mais isso atingir a né os latifundiários aqui tá bom e a Heloísa disse você Abelardo não terminada e o Abelardo dezzot os ingleses e americanos temem por nós estamos ligados ao destino deles Devemos tudo o que
temos e o que não temos aos ingleses e aos americanos e a Heloísa Dias eu li no jornal que devemos só Inglaterra 300 milhões de libras mas só chegaram até aqui 30 milhões e o Abelardo dia dos países inferiores como o Brasil tem que trabalhar para os países superiores como os pobres trabalham para os ricos Eu sei que eu sou um simples feitor do Capital estrangeiro um lacaio dos Americanos dos Ingleses Se quiserem mas não me queixo é por isso que eu possuo uma é uma ilha e você então a aqui a gente tem um
longo Papo né exatamente sobre assim de aquecimento aqui do Abelardo o primeiro fábrica de velas também essa escritório de agiotagem servindo americanos Ingleses a decadência da noiva dele que a Heloísa um casamento que vai ser bom para ambos ela para ter dinheiro voltar a ter dinheiro ele para manter a questão da herança que tá E aí entrou Abelardo segundo e chega e diz que chegou ali o americano e o Abelardo Então pede para Eloisa se retirar porque o meu lado hoje só eu devo esse homem americano Então por gentileza né deixa eu conversar com ele
faça o favor de entrar no exterior Jones como Betty E aí a gente termina o primeiro ato certo que é muito mais longo agora são dois atos o segundo eo terceiro são mais curtos tá O que que você tem que segurar aqui no segundo ato tá nós não estamos mais um escritório em São Paulo nós estamos no Rio de Janeiro numa ilha tropical lembra que disse que comprou a ilha uma ilha tropical na Baía da Guanabara Rio de Janeiro barraca guarda-sóis um mastro com a bandeira americana um mastro com a bandeira americana e Palmeiras então
reparem Brasil Rio de Janeiro Palmeiras mas com a bandeirinha americana ali então estamos ali no terraço né saída tropical e agora vão surgir esses personagens que fazem parte da família da Heloísa ó pela escada ao fundo surgem primeiramente em Franca camaradagem sexual Heloísa e o americano é para Heloísa está ali meio que dando em cima do americano saindo pela direita depois Totó o irmão da Heloísa fruta do conde o tétrico sai em seguida Dona porca e João dos divas saem depois o velho Coronel Belarmino Dona Cezarina abanando um leque enorme de plumas em maiô de
Copacabana EA velada primeiro com calças cor de ovo e camiseta esportiva permanecem em cena bom eu botei aqui tá para eu não me perder mas reparem como é que é a família Coronel Belarmino do pai decadente casado com a dona cesariana mãe esse tiveram quatro filhos lembra em que a própria Luiza falou né duas filhas viciadas que Heloísa diga essas que a noiva do Abelardo primeiro e a Joana que é chamado de João dos divas certo aqui os dois filhos tarados são o totó fruta-do-conde que é homossexual roubou inclusive o amante da irmã da Joana
tem o perdigoto que o outro filho bêbado jogada o fascista e tenho ainda Dona poloca a irmã do coronel belarmindo e ainda tem um americano que tá ali de hóspede a partir de agora tá então a gente tá agora numa ilha com toda a família basicamente do coronel mas o Abelardo do primeiro e o americano certo bom reparem que a a dona Cezarina que a mãe exatamente da Heloísa tá toda havia dois dias para Abelardo né e o detalhe Abelardo tá dando em cima da futura sogra dando em cima dela reparem né que a dona
Cezarina disse por essas e por outras a velada que eu não gosto de me iludir os seus galanteios e o Abelardo de Jesus meus galanteios são sinceros senhora minha futura sogra quem manda se vestir assim com esse maior jararaca Qual é o santo que resiste E aí a dona Cezarina lá bebeu a disco chegou a dançar com Abelardo que ele deu em cima dela né ó a dona Cezarina diz assim ó Por que que o senhor a mente tanto em e me atenta tanto é pecado mortal cobiçar a mulher do próximo já que eu sou
casada com Coronel Belarmino vai para o inferno eu sei a idade que eu tenho e aí ela tá dizendo naquela é mais velha Só que Abelardo chamar ela de que meu vesúvio E aí o que que diz a dona Cezarina olha que eu ainda sendo ou seja repare né um flerte entre eles ali tudo mais né O cara tá casando a Lita tá tá noivo da filha dela né e agora sou o irmão da Heloísa o totó fruta-do-conde que é homossexual e ele diz assim ó o totó disse assim eu sou uma fracassada e a
dona Cezarina chega né ele sai meu filhinho venha cá benzinho do meu coração venha cá e o totó tá irritado e a dona Cezarina de usar coitado do meu filho depois que ele brigou com o Godofredo está outro magro fatiado E aí é a então de ficar sabendo agora né a chegada do Totó fruta-do-conde que acaba se colocando ali repare ele diz eu sou uma fracassada tá ele brigou com o namorado aqui o totó e aí a dona Cezarina a pergunta né para Abelardo vem cá E tu vai ser o meu genro mas tu não
tem ciúme da Heloísa minha filha tá sempre lá junto com americano e tudo mais né então a dona Cezar antes ele e ele anda o americano com os brinquedos brutos com a Heloísa e o Abelardo leva na boa não estão ali fazendo boxe e tudo mais né enfim só que agora a dona Cezarina ela acha estranho né pô tu deixa a liberdade os assim e tudo mais do esposo americano e o Abelardo desate po não perco tempo com ciúme tudo mais né E reparem que enquanto isso ele vai dando em cima de quem da sogra
e a dona Cezarina de seu Abelardo Não me olhe assim eu sou ligada pelo mais doce dos sacramentos são mais Digno dos esposos não nunca e Aí surge a dona coloca que a cunhada da dançarina irmã do marido dela ele manda O Coronel e ela já chega dias pô dando em cima da sogra Abelardo né e o Abelardo se não tem nada feito do mais enfim e essa Dona Coloca aí ela é uma mulher de 62 anos lembrar que ela é cunhada aqui da cesariana e ela é virgem e eu dona coloca diesel defendo o
meu ponto de vista de tradição e de família eu tenho 62 anos vi as poucas famílias que restam do ímpar e do império se degradarem com alianças menores como o meu mano que se casou com essa Garça o meu mano Coronel Belarmino que se casou com essa Garça sair da dona Cezarina o senhor é velado é um burguês eu uma Fidalgo que teve a Ventura de beijar as mãos da sua Alteza a princesa já ouviu E aí eu abri ele vai perguntar lá Mas me diga uma coisa só dona polaquinha perdão Dona porquinha em sua
vida toda tão cheia de nobreza nunca amou um plebeu e a dona coloca dia só em segredo mas nunca em público como essa desfrutável cunhada Dona Cezarina tua sogra que Deus me deu por cunhada tá e aqui a gente tem agora chegar lá demais personagens Ó quem aqui chega ali mais Heloísa e mais Joana a Heloísa José Asus né a a noiva do Abelardo e irmã a Joana que é chamada de João dos divas bom e a Heloísa não é boba né A Heloísa Se liga nas Paqueras do Abelardo até porque também ela tá lá
de frete com americano né a Eloisa diz outro Flash Abelardo ontem era com a mamãe hoje com a tia coloca quantos chifres você me põe por hora Abelardo toque fica até e a gente fala até de prender que talvez Teve alguma coisa exatamente né ontem envolvendo o Abelardo EA sogra né e o Abelardo brincaram fica quieta só quer coisa em família né e a Heloísa também assim como Abelardo leva na boa certo e qual é a condição aqui da Heloísa ela não quer com Abelardo pode dar em cima da mãe pode pode dar em cima
da tia né pode que a dona coloca só não pode dar em cima de quem do irmão o totó o totó é a minha diferença já está dando em cima do americano tô aqui também uma ideia né a depor a a questão heterossexual do Abelardo em jogo na bom aí tem a Joana que é conhecida por João dos di vasca para né João aqui a Joana da outra vez também lá em São Paulo ele ou e obrigado com Godofredo ficou doente de tristeza e mesmo assim me tomou o Miguel lam bandido tô repare que a
gente vai ter aqui esse irmão Totó roubou namorado da irmã Joana tô repara aqui alguns desvios e aqui a gente nota que depois nas obras do Nelson Rodrigues vai ter aos pencas né as pencas esse tipo aqui de questão né namorado que rouba namorado da irmã essas brigas todas aqui familiares tá bom fiquem desabalado primeiro mas o americano que eu saiba apareceu tipo másculo de Heloísa Mister Jones e lésbico então repare que com americano também é lançada a ideia de que tem atração por homem tá e lembrem que quando chegou lá a Heloísa no escritório
tá vestida de homem tá e o que que disso o João que a Joana are a Não americano gosta do Chofer e aí será que o americano né tem também essa atração por homem ou será que o texto diz também isso né Essa questão ao americano gosta do Chofer felizmente olha quem vem aí o Coronel chegou o pai delas é o Coronel belarmindo Belarmino E aí o Belarmino Tadeu a continuou sempre apreciar a paisagem que se descortina desta ir Encantada doido apaixonado ele para ir né pela Baía de Guanabara pelo Rio de Janeiro é claro
tá mais velho perdeu tudo e agora tá numa ilha paradisíaca o Belarmino dias lá em cima o Corcovado com o Cristo de olhos abertos nos vigiando nos olhando né então lembrar que esse aqui o Coronel agora está endividado tá em decadência mas ele chega Dias Mas me diga uma coisa seu Abelardo porque é que não pagamos as nossas dívidas com café temos dívidas e queimamos o café porque não pagamos as dívidas com café essa dívida externa e tudo mais né E aí o Abelardo acaba concordando disse que ia falar com americano que assim Mister Jones
aí tudo mais né só que agora e chega perdigoto falta ainda um irmão da Heloísa que eu perdigoto e aí chega e a Joana né o João dos Divã jadeso aquele fascista indecente então ali a gente vê agora a chegada exatamente de quem né do tá vindo ali oh oh perdigoto né então repare que todo mundo ali sabe com Abelardo de rico e que é ele que pode salvar a vida da família né esse fim financeiramente a todo mundo ali por causa da obra Largo bom a dor na polaca tá fumando com Heloísa e eu
dou uma placa de isol eu não gosto desse homem não Ó o teu noivo Abelardo ele não tem me Deus é capaz de não querer casar no religioso a mais o perdigoto o teu irmão há de obrigado e a Heloísa disse não Abelardo caso Ele está mudando me disse hoje que casa no religioso também o Cardeal vir até aqui a ideia certo bom agora a gente tem um Abelardo americano chegou banqueiro americano né e é as Darling ali na enfim e a Heloísa já vai para cima do americano já começa a abraçar e tudo mais
ó Heloísa Heloísa festejando o braço do banqueiro então Diones como vão os negócios de Abelardo e Heloísa quer saber para se casar com ele né o banqueiro disse Finanças domina mundo Abelardo tem cheiro vai dar salto só que aí Rua Abelardo de salto no abismo né e a Heloísa Dias Alto dos meus braços diga uma coisa Jones Porque é que o Brasil no e bebidas com café que está queimando E aí o americano disse a no Brasil precisa aviões Metralha atrizes muitos E aí Luiza pergunta mais para que o americano trocar por café a good
Business né então aqui reparem que na o Abelardo também concorda com americano acha que o Brasil tem que se preparar para a guerra até avião tem metralhadora e tudo mais lembrando que a gente tinha vindo de uma primeira guerra mundial só que é Luiza pergunta né mas guerra contra quem o Abelardo diz contra qualquer pessoa guerra qualquer guerra externa ou interna é preciso dar emprego aos Desocupados distrair o povo e trocar café pelos armamentos que estão sobrando lá fora as obras da corrida armamentista você não vê logo ou então contra a Rússia a Rússia está
aporrinhando o mundo tá a Rússia socialista aqui na bom aí legal que eles vão Ligar o rádio para ouvir uma música é claro que tem que lembrar né que a gente está em 33 não tem TV ainda mas tem o rádio surgiu lá em 22 aí A Joana é o João ligou o rádio e acontece de dizer uma valsa de leves trocar amaciar o ambiente só que o americano já fica bravo diz que valsa é música triste e tudo mais né enfim não chegou totó totó fruta-do-conde irritado depressivo brigou lá com Godofredo né não pescou
nada Totó eu peço incessantemente a 3 dias por desgosto seu Abelardo Veja só o Godofredo né Ele tá se queixando aquele relação relacionamento que teve com esse Godofredo e três anos e obrigaram né e taliw Abelardo tentando consolar ele né eu total de imagine eu disse ao Godofredo Você pode me trair com qualquer mulher qualquer em mas com aquela não aquela eu não admito e foi justamente eu tenho provas me trair com uma mulher do Mangue uma mulher qualquer né então tô tô sai dali irritado depressivo né e o que que acontece o Abelardo cito
um trecho do ramo de até agora vai o fere a entra para um convento bom aí chegou perdigoto lembrar né gosta de beber gosta de jogar é consabido fascista ali perdi Gol doente Pelo perdigoto entra choque as batatas e faça uma saudação militar cabalística que acontece o perdi go ter que a procurou um negócio aqui para Abelardo só cobre lado tá com pé atrás não quer acha que ele Caraca que tá querendo é dinheiro para jogo para bebida né o perdigoto disse eu não jogo mais mas você para que ele é cínico né Não jogo
mais e o Abelardo diz não joga porque não tenho dinheiro mas agora a bebe diga o que tu quer o que tu quer de mim né aí eu pego de esgoto dias eu tenho notado lá em algumas propriedades vizinhas um descontentamento crescente entre os colonos eles estão ficando em conta se contentar fez hora só um remédio preciso castigar e meter medo eu tenho vários amigos quase todos os desocupados gente disposta que sabe brigar Eu tenho um projeto Abelardo dar a eles ocupação aproveitá-los ou seja vai ideia do perdigoto aqui montar uma milícia patriótica é isso
que ele quer Combinaremos com os outros fazendeiros a rodar emergente a capanga está sempre pronta será o nosso quartel-general esse a colônia deram piu aí o Abelardo de será uma Sacra processos conhecidos o perdi o outro diz Claro os corpos engordado a 1 e a paz voltará de novo sobre a Fazenda antiga e aí o Abelardo primeiro até gosta dessa ideia toda do perdigoto e tudo mais mas acho que eu perdi go tu quer dinheiro mesmo é para beber é para jogar mas sua ideia não é má não deve ser sua 10 é uma cópia
do que está se fazendo nos países capitalistas em desespero e aí o Abelardo passa um cheque da dinheiro para o perdi Ah tá mas aviso a se dentro de uma semana perdigoto não estiver organizado a milícia patriótica ponho na cadeia lembre que o Abelardo tem as suas relações com a polícia né bom aí eu perdi o outro ser feliz porque ele conseguiu o dinheiro chega a Heloísa ali e aí o Abelardo conta para Heloísa conta exatamente o que que ele fez com o perdigoto ó o teu irmão vai fundar primeiro a milícia fascista rural de
São Paulo e fato a minha vida enroscou na sua Heloísa no momento grave em que é preciso lutar e vencer sem piedade de uma maneira fascista mesmo eu vou me aliar ao perdigoto e aqui repare né a cobra lado ele tá vendo que esse mundo capitalista e supostamente é problemas né então o que precisar fazer ele vai ter que fazer Ó você sabe a um momento em que a burguesia abandonar a sua velha a máscara Liberal declara-se cansada de carregar nos ombros os ideais de Justiça da humanidade e as conquistas da civilização e outras besteiras
organiza-se como classe policial mente esse momento já sou na Itália e implanta-se pouco a pouco nos países onde o proletariado é fraco ou dividido e a Heloísa começa a dizer né Ah tá esse papo tipo tá eu vou lá brincar de jacaré com americano e o Abelardo diz vai Eliel ele é Deus nosso senhor do Arame você a gente necessita do americano certo bom e para fechar que o segundo ato vem quem vem a dor na Pororoca E aí o Abelardo vai ali pergunta o que que é dona coloca a senhora Faria tipo 1 milhão
de dólares né Ele é dia só eu iria a atriz E aí o Abelardo já começa acertar com ela pois olho a descer comigo eu lhe dou uma viagem a Petrópolis tomaremos nós dois sozinhos a lancha açúcar emusa Bahia jantaremos no rio não grande restaurante Mas à noite a noite e a dona coloca diz uma noite de amor nessa idade que eu tenho 62 anos virgem e o Abelardo Dias a primeira diga que aceita e a dona coloca divisória que eu não sou de ferro tá independente que ela aceita né então repare que nem segundo
ato aqui é muita questão de liberdade sexual tá colocado aqui em cena e a gente vai para o terceiro e último ato e o que diz a rubrika o mesmo cenário do primeiro ato ou seja lá no escritório abellardo abellardo à noite e aqui a gente tem alguns objetos de uma casa de saúde que foi penhorada Deus tomar os objetos então tem ali maca padiola a cadeira de rodas enfim né então tem muitas coisas aí no escritório tá Heloísa se lastima aprendendo com os braços as pernas de Abelardo primeiro E por que que ela tá
se lastimando é porque nessa passagem de um ato para outra a gente fica sabendo com Abelardo o primeiro faliu totalmente a Heloísa senta-se sobre a marca que desgraça meu bem Que pena que pena E aí eu abalado de Jó teras que procurar outro corretor outro noivo outra pessoa com dinheiro você sabe eu Estou falido nosso casar vamos para você pertencer mais à vontade ao americano mas eu já não cedo para essa operação imperialista o teu corpo não vale nada nas mãos de um corretor corretor arrebentando como eu que irá para a cadeia amanhã ou será
assassinada pelos depositantes essa falência imprevista vai-me desmascarar E então a gente ficar sabendo né rapidamente lá nessa passagem tempo então com Abelardo está falido e que enfim né como não vai ter aqui como a pagar questões e tudo mais também ele pode ir para cadeia ser morto enfim né EA Heloísa disse como é que eu fico Abelardo na miséria outra vez eu não sei trabalhar e aí o Abelardo diz né não será preciso meu amor você se casa com ladrão Oi e aí quem é o ladrão lembrem lá quem é que queria sucedeu Abelardo o
primeiro o Avelar do segundo só que a Heloísa não capta Eloisa diz assim armas o americano não quer casar mas o outro ladrão casa olhe ele roubou os cheques assinados o portador operou magnificamente deixou todos os sinais nos dedos e a Heloísa Dias já sei é o seu domador quer que eu domador e o chicote tiro o Abelardo segundo Que homenzinho horrível meu Deus eu não quero me casar com ele de jeito nenhum até onde fica sabendo que o ladrão aqui obra lá de segundo que deixou inclusive um revólver ali para que deixou o revólver
né Oi para o Abelardo primeiro cometer suicídio Tá e agora o Abelardo primeiro achou ali na a arma reparem Abelardo defendendo a arma por que Heloísa o ladrão que a noite passada levou o dinheiro que é o apelado segundo deixou essa arma lugar fez-me um presente E aí Claro é Luiza diz não não pensa nisso tu pode se recuperar financeiramente pode começar do zero né e o Abelardo que o seguinte eu fui um porcalhão Você sabe a quem a burguesia devia estátuas aos caixas dos bancos Esse sim é que são colossais firmes como uma rocha
a burguesia já foi inocente foi até revolucionária sendo o rei da vela eu banquei o rei do fósforo tipo ficou café pequeno de certo modo né também me apossei do que pude joguei numa terrível Aventura todas as minhas possibilidades dos as mãos no que não era meu do efeito tanto quanto pôde mas foi vergonhosamente batido o coringa mas a Heloísa não quer saber disso Disse que eles podem fugir podem recomeçar do zero só que o Abelardo e totalmente Realista e não quer cair nessa questão romântica recomeçar uma chopana lírica desaba e larga como no tempo
do Romantismo Heloísa esquece eu sou um personagem do meu tempo vulgar nas Lógico vou até o fim o meu fim a morte no terceiro lá até gente está no terceiro ato Ele tá dizendo que vai cometeu suicídio ele cita quem Shopping Hauer que a vida não foi à toa que penhor em uma casa de saúde mandei que trouxe assim tudo para cá por isso tem aí pode ver macaca a safar de viola Enfim então reparem que o Abelardo já tá no Santíssima antecipando aqui naquele vai se matar aqui agora nesse terceiro ato se tu até
o shopping Hauer né o filósofo pessimista dentro daquela ideia de imutabilidade do karatê e não tem Recomeço começar do zero nada para ver lado primeiro ele vai até o fim que no caso aqui a morte e o que que é dias mais a padiola essa marca aqui que vai me levar fita em silêncios espectadores reparem que agora parece que ele está no teatro mesmo Oi tá mostrando agora coisas do teatro os bastidores estão aí e ele vai falar com os espectadores com público a plateia do teatro se quiser assistir uma agonia além alinhada esperem ele
grita vou atear fogo as vestes suicídio nacional longa hesitação Soccer oferece o revólver ao ponto que que é o ponto ponto era aquele personagem né que ficava ali se alto modo escondido do público ele ficava ali para para dizer se alguém esquecesse alguma fala né ele tava ali então o que acontece o Abelardo do primeiro oferece o revólver para o ponto por favor seu se pneu atire em mim né silêncio ver se afasta de mim esse fósforo aqui tá só que acontece o ponto diz não é mais possível e o apelado Como como é possível
o autor da peça né no caso Oswald Andrade não E se a gente mudasse no meio do caminho então e aí que acontece o ponto diz mas a crise a situação Mundial imperialismo com capital estrangeiro não se brinca Está bem então reparem aqui né como se o Abelardo o primeiro quisesse mudar o destino da peça de teatro escrita dando a arma para o ponto o ponto aquele auxiliar do teatro que fica escondido o povo e tudo mais aqui o ponto disso não é possível então o Abelardo que cometo suicídio Para de ser tomado bom para
o segmento da peça então aqui repara que a gente tá mostrando né até a personagens que são anônimos da peça de teatro né como no caso do ponto claro que a gente estava nem tem mais ponto tem assim um ponto eletrônico tudo mais né bom aí o Abelardo chama a Eloisa diz o seguinte tu meu cravo-de-defunto da meu último beijo Oi e aí eles dão último beijo sim lá são o pano encobre a cena ouve-se um grito terrível de mulher e uma salva de sete tiros de canhão ou seja ele atirou em si mesmo quando
reabre Heloísa soluções jogada sobre a marca Abelardo está caindo na cadeira de rodas que centraliza a cena o telefone ressoa Ela Heloísa solução silêncio prolongado o telefone insiste E aí o Abelardo diz não atenda é o ladrão é o Abelardo segundo né o Abelardo segundo e tudo mais ele quer saber se eu já me matei né E aí que acontece como não teve resposta o telefonema quem é que surge o Abelardo segundo surge embuçado de casquete exageradamente vestido de ladrão é paga em mim vestido de ladrão ali tirou os bigodes de domador é quase agora
urgente mano porque a partir de agora está sucedendo obra lá o anel que ele queria era o que tinha em mente né E aí o Abelardo o primeiro Dias meu alter-ego meu outro eu foi um suicídio autêntico Abelardo matou Abelardo E aí o Abelardo segundo se fingindo de surpresa deixa rolar a lanterna porque de noite né enquanto Heloísa na mesma posição recomeça os soluços internos a Heloísa fica basicamente chorando agora toda a peça né mas o que houve de uso Abelardo segundo o que que é isso tudo mais né O que que aconteceu [Música] aí
eu o Abelardo primeiro Tá irritado chama velado segundo de ladrão e o Abelardo segundo dia se Mas por que você fez essa loucura Oi e aí o o apelado do primeiro dias um homem não tem importância morre se o homem mas a classifica a classe resistir E aí o Abelardo segundo tu quer que eu chame um médico aí eu abri lado o primeiro diz para que para constatar que eu revivo em Você Abelardo o segundo e portanto que Abelardo rico não pagar a conta de Abelardo suicida só que claro Abelardo segundo né Precisa não mas
tu pode ainda se salvar e tudo mais né olha aqui o estado que tá a tua noiva né E aqui que desaba lado o primeiro que necessidade tem você de casar com a minha viúva vai ter lá virgem e de branco e aí o Abelardo segundo dizia virgem Heloísa virgem a Heloísa diminui os soluços né aí o Abelardo o primeiro dias se o americano desistir do direito de pernada a Rua Bernardo de pernada singu direito a primeira noite é a tradição mas não se afobe Avelar de segundo O Pequeno Burguês sexual imaginoso não se esqueça
que estamos num país semicolonial que depende do Capital estrangeiro e que você me subestime substitui a partir de agora tá então reparem que a o Abelardo primeiro aqui tá vendo uma Abelardo segundo essa identificação tá amanhã islabela do primeiro quando tu Abelardo segundo entras na posse da tua Fortuna defender a si também é sagrado EA Instituição da família a virgindade ou pudor para que o dinheiro permaneça através dos filhos legítimos de uma classe só tô dando aquela ideia né Porque que o Abelardo o primeiro iria se casar com Heloísa para ter filhos para manter o
dinheiro permanecerá através dos filhos legítimos através da herança como tá morrendo o Abelardo o primeiro então ele quer que o Abelardo segundo faça isso fica de com a Heloísa foi a bala do cano que penetrou profundamente a primeira as outras odiaram o coração que dor de certo é porque o coração ficou intacto escuta Abelardo o segundo porque abandonaste o socialismo E aí eu Abelardo segundo diz faço para ti presente dele e o Abelardo Dias primeiro né mas eu não aceito este momento eu quero a destruição Universal o socialismo conserva E aí o Abelardo segundo diz
e virou bolchevista né socialistas são todos assim quando era o grande milionário do Abelardo primeiro quando para o grande Milionária emprestava quinze por cento ao mês e ele falava dos ideais humanitários e moderados do socialismo do Ria de mim conhecer a todos EA tudo umas ia e agora é bom o Abelardo aqui primeiro diz que prefere ainda o fascismo do perdigoto e tudo mais né e sim o Abelardo primeiro dias para te deixar um veneno pelo menos misturado com Heloíse os meus cheques deixa o vocês ao americano e o americano Os Comunistas Que tal meu
Testamento Oi e aí o Abelardo segundo dias são todos assim como você passam para o outro lado quando estão arruinados tão aqui uma discussão entre comunismo entre o socialismo comunismo imperialismo capitalismo né só que olha o detalhe né o próprio Avelar do primeiro ele chega dizer que que se pudesse ele sobreviver ele voltaria assim a trabalhar para o imperialismo Inglês Sem problema nenhum só que abalado segundo diesel foi o teu obstáculo o Abelardo o primeiro dias mais a tua vida não irá muito além dessa peça porque tu me matas o Abelardo o primeiro diz para
que outra aba Faria banca somos uma barricada de Abelardo Luz ou seja são só peças um cai outro substitui Enquanto houver imperialismo e diferença de classes a neurose do lucro quem a conhece não a larga mais é a mais bela posição do Homem Sobre a terra e para que mesmo morrendo aqui a primeira tá tipo super consciente tudo mais e qual é o último pedido dele ele pede para Abelardo do segundo Ligar o rádio é para ele liga silêncio ouvem-se os sons da internacional que a internacional comunista né o hino dos trabalhadores E aí o
Abelardo diz né segundo ó a Internacional e a música termina e aí vem o que uma voz no rádio dizendo proletários de todo o mundo uni-vos aqui fala Moscou nos e quando vai repetir o que acontece Abelardo segundo com pé vira o aparelho que se causar um chute no rádio tá E aí o Abelardo o primeiro dias não adianta nós somos lacaios é do americano né e o apelado o primeiro dia só o dinheiro da Liberdade a liberdade de amar de matar de mentir de estuprar é bom e agora começa o Abelardo o primeiro junto
no finalzinho da peça né ele começa meio adelira e o que que ele perde Abre A Jaula Avelar do segundo chicoteiro pare essas vozes Abre A Jaula Abra o Sérgio né A Jaula causa dos devedores E aí o que que faz o Abelardo segundo faço correr a porta de ferro pronto silêncio soluços só que aí que acontece né no delírio vem aquelas vozes ali repare numa voz grossa terrificante da porta escancarada que mostra a jaula vazia Aí vem uma voz né Eu sou o Corifeu dos devedores relatos os maus pagadores os que pedem envergonhadamente tostões
para dar de comer aos filhos América é um Breath nós todos mudamos de continente para enriquecer só encontramos aqui escravidão e trabalho sobre as garras do imperialismo Oi e aí o Abelardo segundo ver é tabelado primeiro você está morrendo e você morrendo a minha vida começa e o Abelardo o primeiro desafio vá lá né E aí o Abelardo segundo ver que não tem dinheiro nem para enterrar o apelado primeiro ou seja vai ter que ir para vala comum mesmo Enquanto Heloísa continua a chorar Oi e o Abelardo primeiro de zavala a vala né e o
Abelardo segundo diz o que é do que era alguma coisa ó e aqui a gente vai encerrar então né O que que pede o Abelardo no esforço enorme a vela lembrem a vela a vela defunto que é segurar vela tá E aí o Abelardo né ver que o Abelardo o primeiro ABC segundo veículo mobilado o primeiro que ia morrer de vela na mão já queria o rei da vela Heloísa levantando-se entre soluços enormes abellardo abellardo e o Abelardo segundo dizer Luiza se ela sempre de Abelardo é clássico porque aqui também aquela questão da intertextualidade né
Abelardo e Heloísa Na verdade são nomes de um casal histórico da idade média Avelar dele era um monge a Heloísa era uma Freire se amavam teve um final trágico foi uma história conhecido e aqui na peça o Oswald coloca né seus nomes fazendo referência mas aqui claro como anti-heróis E aí morrendo Abelardo o primeiro fica aqui na sucessão Abelardo segundo já que era o desejo dele Oi e a Heloísa agora parece ver que não tem mais solução ela fica perto de quem do Abelardo o segundo ela tá sempre parando já não Abelardo segundo tá E
aí para fechar diz assim ou vicioso acordes da marcha nupcial e uma doce luz focaliza o par o par é apelado segunda Heloísa agora aparece então em fila vestidos a Rigor dos personagens do segundo ato Então a partir de agora no final da cena entre os personagens do segundo ato na família toda a Heloísa e sem dar atenção ao cadáver é para né que todo mundo ignora viu o corpo morto do abellardo abellardo louco é uma coisa frente Essa sociedade capitalista de consumo geral temos uma coisa né então todos então sem dar atenção ao cadáver
de Abelardo primeiro comprimento o casal novo que é o apelado segundo e a a Heloísa atravessando o ritmo novamente a Seda esse colocando por trás dele é o som da música O fascista Saúda Romano faz isso aqui é o perdigoto Né o americano é o último que aparece Oi e o único que fala então repare que a gente vai terminar a peça com asfalto americano americano só good Business na bons negócios agora certo bom pessoal Essa é a peça O Rei da vela importante aqui para ter um Panorama desses anos 30 no Brasil que começo
dos anos 30 que tá se inscreva no canal compartilhem deem like bom estudo a todos e abraço a todos