agora chegou na etapa de edição de montagem vai pegar cada uma dessas linhas que você já catalogou que você colocar a marca 2 impor diante e vai trazer a linha de edição você pode trabalhar diversas maneiras diferentes e pode editar linearmente pedaço por pedaço de acordo com o seu roteiro ou com a história que quer contar por exemplo um vídeo de evento como um casamento uma formatura e pedaço por pedaço a formatura do começo dela até o final dela ou você pode estar fora dessa ordem se você preferir pode pegar um filme começar a quitar
parte de uma cena que jamais levante por esse filme e depois ajudar outras cenas e colocar dentro depois não é obrigatório seguir uma ordem software de edição também chamado dna lê um software de edição não linear não há obrigação de ser linear na hora da construção da história você pode começar a editar no final depois de colocar o começo antes hoje está no começo e depois até o final não tem importância você pode alterar qualquer pedaço da edição a qualquer momento sempre o cliente precisar o que você acha que vale a pena você vai então
começar a edição do next e jogou o mais interessante por exemplo se ele é muito baseado na ração tem um roteiro na rádio institucional que vai falar sobre a empresa sobre o produto sobre os funcionários e assim por diante vai começar colocando essa locução esse áudio na linha do tempo de potencial já a linha do tempo vai começar a cobrir com cenas que tenham a ver com áudio em algum momento talvez sem ter cargo com uma entrevista com uma conversa com outra pessoa e daí vai entrar locução e conversa entre essa outra pessoa em outro
filme seja um documentário seja só baseado em entrevistas você pode começar por exemplo pegando entrevista de uma pessoa e resumindo as entrevistas até o momento que tenha só as falas mais legais depois fazer isso com a entrevista de outra pessoa depois de outra pessoa e depois você misturar todas as entrevistas de uma timeline nova final com toda essa edição num casamento você pode cobrar liminarmente começar do começo do casamento por exemplo evitando primeiro a cerimônia depois a festa e depois colocar os melhores momentos um clipe no final o importante é você trazer esse material e
construir sempre pensando no seu objetivo se o objetivo é um clipe de música muito ritmado começa pela música vai colocando a cena de acordo com o ritmo se contar uma história emocionante pega essas cenas mais emotivas coloca a primeira tem lá ele tente montar em volta delas o resto da história mas não em fazer para chegar neste momento mais emotivo isso é um institucional tempo implementar narração do institucional sempre agregando as cenas que vão complementar a fala dos funcional e assim por diante cada obra é uma obra isso tem que encontrar a melhor maneira de
montar e editais de acordo com essa obra terminou o primeiro corte a primeira edição você vai assistir várias vezes prestar atenção em todos os detalhes neste momento é que encontrasse não passou nenhum defeito que você não tinha visto antes por exemplo não vazou um tripé numa parte da imagem vazou o boom do microfone parecendo se por exemplo alguma imagem lá fora de foco estava tremido e você tem uma opção melhor do que aquela que nos vai analisar todos os problemas técnicos e também o impacto do que você está fazendo ele passou o sentimento que você
queria estar em motivo de você querer não tá muito rápido muito devagar e ele fala com o público alvo se imagine como o público alvo é um vídeo infantil se fosse uma criança está achando interessante está ficando as meio lento meio chato então você vai avaliar tanto tecnicamente quanto artisticamente o seu material vai ensinar isso várias vezes e prometeu fazer várias alterações durante essa avaliação eu gosto de fazer esse primeiro teste comigo mesmo apresenta com alguma pessoa na família por exemplo a minha esposa assim elas estão em alguns pontos dela faça uma pequena alteração isso
e daí eu passo por cliente assim o cliente o diretor do filme vai poder avaliar também do ponto de vista dele vai agregar ainda mais opções mais coisas que ele vai direcionar o filme ficar mais interessante dessa vez o segundo corte terceiro corte assim por diante quantas reclamações forem necessários como editor você tem que se acostumar com essa relação em todos os setores o vejo que ficam estressados com bravos quando chegou a pedir a alteração do cliente ou mesmo já fico meio cansado porque o seu time tem um problema com o material vem todo esse
material já que assumir um outro jovem às vezes mas o processo de alteração ele é importantíssimo para qualquer filme porque você como editores e tem o seu ponto de vista mas nem sempre o filme é seu o filme josé da equipe de marketing sabe realmente como conversar com o público alvo deles ou é do diretor e assim por diante a gente vai artisticamente construir essa montagem do diretor vai apresentar para ele ele tem que entender que o ponto de vista final é dele e uma das alterações que forem necessárias outra dica interessante também é você
se certificar que tem uma conversa legal com o cliente ea soma o número de refeições máxima está preocupado que a jovem nunca terminar porque já está na décima e façam uma boa maneira de evitar isso é ter uma conversa entre o cliente e combinando a obrigar o primeiro corte ou seja no espaço máximo de alterações que a gente trabalhar até duas alterações a idéia que a gente não tenha muitas alterações por questão de prazo a questão do orçamento seja franco cliente ele vai entender assim ele vai já na primeira vez seu mandato ao máximo de
decisões possíveis em the bank está pedindo pra evitar que tem que ficar pedindo muitas alterações diferentes com certezas acontece ter muitas reflexões somente nos cinemas sentiu bastante muitas vezes o diretor ainda no tempo da segurança com material é editado ainda não está sentindo realmente o apelo que ele pensou na hora que montou o roteiro como você vai até às vezes muitas opções de planos têm muitas opções de cortes diferentes muitas coisas para serem testadas o que pode facilitar para evitar também muitas alterações é evitar com o cliente do seu lado convidei para ir à sua
linha de edição para acompanhar você durante a montagem eles entra outro lado já vai tendo as opiniões e as idéias e vai conseguindo essas idéias um momento e ele vai chegar à conclusão junto com você ou que você chegar no melhor resultado ou que não tenha um resultado melhor que aqui algumas vezes além da edição também a outros processos de pós-produção colonização que eu acho fundamental que toda obra audiovisual tem que ser colonizada no final tem uma colorimetria que é pra você ajustar o contraste entre os diversos tex para que você não tenha sido muito
claro depois muito escuras também está falando de brancos de algum erro e balanço de branco entre diversos tanques também pode aproveitar esse momento de colorização para dar mais intenção para a narrativa para criar uma aparência visual final mais adequada com o sentimento que você quer transmitir isso pode ser feito pelo editor em alguns projetos menores ou por um colorista profissional em conjunto com o diretor de fotografia pode usar o software de computador que resolve o próprio premier com a ferramenta o metro eo próprio foi no canto através das ferramentas de couro foi no cantinho ou
plugins como collor finale este várias ferramentas diferentes de colorização disponíveis no mercado uma delas tem cursos aqui dentro do portal além disso alguns filmes recebem alguma arte gráfica álbum motion design pode ser por exemplo um apertar de um dia seco o nome de alguém o ávine eta uma cartela com o texto uma animação de algum objeto o personagem finn em diversos tipos diferentes de animações você pode fazer isso em softwares como por exemplo o nook o convention ou o bom se for animação de personagens ou after effects para motion graphics ou motion da apple compra
de softwares em cursos aqui também disponíveis no portal há também o trabalho de mixagem sonora que é super importante algumas vezes como comentei feito pelo próprio editor momento de edição ou por um técnico de áudio ele vai pegar diversas falas sons que tem no ambiente ambiência fora e que vai produzir 30 e vai mixar tudo isso pra que eles têm os níveis adequados sonoros para que nada completa com nada você consegue entender bem a fala eu sou um ambiente que também seja no nível adequado para o local onde você vai complicar esse vídeo então um
trabalho muito filho de finalização de áudio que pode ser feito em softwares como o próprio premier o próprio crédito da 29 durante a edição ou em softwares externos como pronto o uso audition com beyonce entre outros a curso de todos esses softwares também aqui dentro do portal outra etapa que pode acontecer a etapa de composição everflex onde vai ser inserido os efeitos especiais como recorde de fundo verde máscaras duplicação de personagens rotoscopia entre outras composições pode fazer isso no cobriu o show no after effects edição aprovada excelente agora é o momento de você renderizar o
seu vídeo você exportar ele vai transformar ele por enquanto que é o projeto não vídeo final no codec que você vai colocar na mídia de entrega final você vai por exemplo transformar isso em 2004 para colocar na internet ou vai exportar como de cpi é para mandar pro cinema enfim vai ver sempre com a mídia onde vai entregar se a uma televisão se a internet cinemas e dvds e blu-ray qual é o formato de codec ideal para exportar esse moleque muitas vezes vai ter que entregar em vários formatos diferentes vai entregar pra internet vai também
entregar uma cópia em dvd e vamos dar uma copa pela televisão por exemplo que desejam exportar várias vezes uma para cada formato pedido às vezes um filme vai ter a versão com legendas em espanhol e inglês e italiano com a descrição com o sap e assim por diante pode ter várias versões diferentes do filme que vão adicionar mais ou menos itens na edição terminou de renderizar seu filme está pronto agora pode pegar esse arquivo pronto renderizado e entregar na mídia onde vai ser veiculado [Música]