queridos nós vamos abrir a palavra de deus na carta de paulo aos efésios capítulo 5 dando continuidade à nossa série de mensagens nessa carta hoje à noite o tema da nossa exposição são os deveres mútuos do marido e da esposa efésios capítulo 5 22 a 33 as mulheres sejam submissas a seu próprio marido como ao senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo salvador do corpo como porém a igreja está sujeito a cristo assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seu marido
marido samae vossa mulher como também cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela para que a santificação tendo a purificado por meio da lavagem de água pela palavra para apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula nem julga nem coisa semelhante porém santa e sem defeito assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo quem ama esposa assim mesmo se ama porque ninguém jamais odiou a própria carne antes alimenta e dela cuida como também cristo faz com a igreja porque somos membros do seu corpo isso porque deixará o
homem a seu pai sua mãe e se unirá à sua mulher e se tornaram os dois uma só carne grande esse mistério mas eu me refiro a cristo e à igreja não obstante voz cada um de per si ame também ame a própria esposa como a si mesmo ea esposa respeito ao marido até que até aqui queridos a leitura da palavra de deus agora mais uma vez pedindo que ele ilumine na compreensão dessa palavra senhor nós pedimos que tem o espírito santo nos conduza na compreensão desse texto quer orar pelos casais aqui presentes e pedir
a deus que esta palavra seja usada por ti para abençoá los fortalecê-los encorajá-los ajudá-los instruí-los corrigi-los repreendê los aonde for necessário nós queremos pedir também pelos jovens que planejam casar que gostariam de ter família que possam meditar na tua palavra e nós pedimos ao pai que tem o espírito nos conduza nesse instante a nossa edificação e glória do teu nome por amor de jesus amém a nossa sequência disposições da carta aos efésios as fezes nós chegamos aqui no capítulo 5 verso 18 onde eu posso paulo instruir a igreja a encher-se do espírito santo que nós
vimos na mensagem anterior que ele coloca quatro orientações básicas para que isso aconteça no verso 18 ele diz e cheios do espírito é uma ordem e no verso 19 20 e 21 ele diz como essa ordem deve ser cumprida no verso 19 falando entre vós com salmos ainda no verso 19 entoando e louvando decoração senhor com hinos e cânticos espirituais no verso 20 dando sempre graças por tua nosso deus e pai em nome de nosso senhor jesus cristo e no verso 21 sujeitai-vos uns aos outros no temor de cristo a nossa tradução da sociedade bíblica
do brasil eu acho que as outras traduções também depois do verso 21 colocaram um subtítulo na minha bíblia tem o lar cristão dois pontos marido e mulher separando verso 21 do verso 22 o que dá impressão de que paulo terminou de falar sobre plenitude do espírito santo e agora está começando um outro então esses subtítulos eles são muito úteis o alvo deles é dizer ao leitor qual é o tema do bloco seguinte mas às vezes acontece que eles é separam um versículo do outro ea gente perde a seqüência do pensamento tem que lembrar que o
apóstolo paulo não escrevesse os negritos nesses subtítulos isso são os tradutores aqui brasileiros que colocaram portanto não é inspirado por deus por isso eu posso falar mal tá certo não não tá no original o qual o problema de se substituam a ii entre os 21 e 22 é que você vem lendo e cheios do espírito chega-nos sujeitando vos uns aos outros e você pára aí pensando que no verso 22 paulo está começando a falar agora de um outro assunto ou seja da relação do da mulher pra com seu marido e do marido para com a
sua mulher a verdade é que paulo não tafa começando um novo assunto ele está continuando o verso 21 de sujeitando vos uns aos outros no temor de cristo eo verso 22 explica como é que a mulher casada faz isso sujeito em se uns aos outros no temor de cristo as mulheres ao seu próprio marido então ele está na sequência ele ainda está explicando de que maneira nós podemos recheios do espírito santo ou seja a ordem em cheio do espírito santo que exige que nós nos sujeitamos uns aos outros é cumprida pela esposa quando ela se
sujeita ao seu marido e é comprido pelo marido quando o marido ama sua mulher portanto nós estamos na continuação daquela ordem em cheio do espírito santo que agora tem efeitos na família particularmente no casamento ou seja o que vai ser dito aqui da mulher submissa ao marido e do marido amar a esposa está ligado à questão espiritual de duas maneiras ou como resultado uma pessoa cheia do espírito santo uma mulher casada cheia do espírito santo ela vai se submeter ao seu marido e um marido cheio do espírito santo ele vai amar a sua esposa ou
como condição para que uma mulher casa seja cheio do espírito santo ela tem que em casa aprender a respeitar o seu marido e para que o marido possa ser cheio do espírito santo ele em casa tem que aprender a amar sua esposa então tá ligado que seja por meio de resultado ou como condição mas nós não podemos separar a espiritualidade nós não podemos separar a o nosso casamento da questão da espiritualidade está ligado intimamente o que você é no seu casamento vai afetar a sua vida espiritual com certeza com certeza as duas coisas estão ligadas
e não pode separar do tipo assim dizendo ah eu posso ter um casamento muito ruim a tá tudo errado no meu casamento mas eu eu amo a deus minha vida com deus vai muito bem não senhor se não vai bem no casamento não vai bem com deus pode ter certeza deus as duas coisas estão ligadas ligadas como nós acabamos de mostrar aqui a segunda observação que eu gostaria de fazer pra vocês é que vocês percebem que o homem tem responsabilidades de submissão também é por isso que eu gosto de olhar essa passagem contexto a gente
pensa que apenas da mulher o dever de se submeter mas se o que estou dizendo aqui está correto se o verso 21 sujeitando vos uns aos outros é explicado pelo que vem em seguida significa apenas que não somente à mulher para obedecer ao verso 21 se sujeita ao seu marido mas o marido cumpre a ordem da sujeição mútua amanda sua esposa então nesse sentido um se submete ao outro no casamento a mulher se dedica primariamente a submissão e o marido se dedica primariamente amar a sua esposa e ao fazer isso ambos estão cumprindo o que
está no verso 21 sujeitados mutuamente e seu eu gosto de enfatizar porque as pessoas com doença passagem só vez submissão do lado da ele é não é mas o marido e ele deve sujeitar-se a sua esposa como é que ele faz isso a mando a esposa como cristo amou a igreja é o que nós pretendemos ver aqui hoje à noite a terceira observação que eu gostaria de fazer é que o apóstolo paulo gastou 3 versículos para explicar o papel de submissão da mulher e 9 para explicar é como os homens tem que amar a sua
esposa sair vocês avaliem o que é mais difícil próprio falei vamos vamos entrar então na exposição do texto começando no verso 22 até o verso 24 o papel da esposa que quer ser cheia do espírito santo que ela tem que fazer e como é que a esposa se submete ao seu marido como é que ela se submete a como ela cumprir o que está no verso 21 a resposta é que ela faz isso se submetendo ao seu marido verso 22 as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao senhor uma vez uma senhora me
perguntou mas isso é um absurdo deve ser um problema de tradução em ter um problema do grego e não um pastor é isso mesmo submissa a minha irmã meu deus a palavra significa literalmente colocar se debaixo da autoridade de alguém ri potássio no grego não é colocar se debaixo de alguém da autoridade de alguém traduções válida subordina se obedecer e respeitar a qatar são são tradições absolutamente corretas não é um problema de tradução problema que você está encontrando é com um conceito mas não com a tradição a tradição está corretíssimo no grego de exatamente isso
exatamente isso a mulher ela deve submeter se até em português está a gente percebe sentido subir em baixo meter se metesse debaixo da autoridade do seu marido submeter se a tradição está absolutamente correto é isso que ela significa então como é que eu como é que isso funciona o apóstolo paulo das duas comparsas 11 um limite a primeira comparação está aí no verso 22 as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao senhor então pra ajudar as mulheres a compreender o que significa ser submissa o apóstolo paulo disso você deve se submeter o seu
marido como você se submete a jesus cristo e eu acho que ficou pior né ficou pior mas é a comparação que eu posso paulo está dizendo aqui você deve se submeter o seu marido como você se submete a jesus cristo como ao senhor e aqui nós podemos pegar alguns pontos de comparação a submissão da mulher crente ao senhor jesus primeiro lugar é voluntária ela se submete voluntariamente ao senhor jesus ela faz isso porque ama o senhor jesus ela faz isso porque reconhece que o senhor jesus é o seu senhor e o seu salvador é autoridade
sobre sua vida e portanto a mulher cristã ela se submete com alegria é algo do seu coração ela faz isso espontaneamente ao senhor jesus cristo então da mesma forma como ela se submete a cristo ela deve se submeter ao seu marido voluntariamente prazerosamente com alegria como parte da sua devoção a jesus cristo como parte da sua religião é uma questão não me entendam mal é uma questão de religião a mulher crentes se submeter o seu marido porque a comparação que é colocada aqui é exatamente essa ela se submete ao seu marido como ela se submete
ao senhor jesus cristo então essa comparação que o apóstolo paulo coloca aqui tá certo a segunda comparação está aí no verso 24 como a igreja está sujeita cristo assim também as mulheres sejam tudo e submissas ao seu marido da mesma forma que a igreja está submissa cristo a mulher deve estar submissa ao seu marido como é que a igreja está submissa cristo mais uma vez a igreja procura entender a palavra de cristo ela procura compreender qual é a vontade de e ela cumpre o querer ea vontade de cristo com alegria com dedicação com empenho não
resultando não ache revoltando mas voluntariamente desejam agradar o senhor jesus é assim que a igreja se submete ao senhor jesus e é dessa forma que a esposa deve ser submissa ao seu marido por isso é jovem você quer casar está a a moça que quer casar escolha alguém que você olha assim diz vai ser fácil me submeter a esse né não é porque se já tem problema antes saiba que você não precisa ser casada para ser feliz e eu acredito que tem muita gente que seria muito mais feliz se tivesse ficado solteiro tivesse ficado solteiro
talvez porque não calculou direito e não entendeu direito que é o casamento mas olha o que a bíblia diz para a esposa cristã ela tem que se sujeitar ao marido como a igreja está sujeito a cristo e como ela se submete ao senhor jesus como parte da sua devoção e o limite eu disse que tem duas comparações já mostrei as duas e um limite que aparece no final do verso 24 como a igreja está sujeita cristo assim também as mulheres sejam em tudo e tudo e submissas ao seu marido o pastor peraí também é demais
né em tudo quando o apóstolo paulo está dizendo em tudo ele está pressupondo que isso aqui é um casamento cristão em que o marido não vai impor a sua esposa nada que não seja de acordo com a palavra de deus paulo não está aqui pensando no marido e moral em puro infiel violento inpe eo então nesse caso a mulher está desobrigada porque a obrigação veja que a primeira comparação foi ela tem que ser submissa ao seu marido como ela é submissa cristo se o que o marido orienta que é deseja pressiona não está de acordo
com cristo a muletas obrigada porque a primeira consciência da mulher é para com jesus cristo primeiro obediência da mulher cristã a consciência dela está ligada a jesus cristo se o marido que é obrigado a fazer alguma coisa contrária a cristo essa passagem não se aplica em tudo ser submissa em tudo que estiver de acordo com a liderança de cristo na sua vida que o comparativo é esse a obedecer ao marido como você obedece a jesus cristo se o seu marido lhe pede alguma coisa que jesus cristo não lhe impediria você não tem que obedecer está
autorizada santa desobediência em nome de jesus explicando por que eu não vou fazer isso não posso fazer isso infelizmente acontece recentemente recebi um email de um cidadão de uma igreja que dizia o seguinte passou eu fui casado larguei minha primeira mulher teve um filho com ela e aí agora encontrei outra mulher mas tô com saudade da primeira do que você acha da poligamia um crente pode viver na poligamia então eu tenho certeza de que aquele homem ea pressionar a sua esposa aceitar esse relacionamento biga minha resposta foi separe de tentar deus separe tentar deus porque
você errou a primeira vez errou a segunda e agora você vai entrar no buraco ainda maior buraco ainda maior então tem marido que faz isso sim tem marido que obriga a esposa que constrange a esposa que leva a esposa por caminhos que não são aqueles de jesus cristo ea mulher cristã deve obediência em primeiro lugar ao senhor jesus mas enquanto o marido está guiando o casamento liderando o casamento dentro daquilo que cristo faria é dever da mulher sujeitar se ao seu marido seguir aquela orientação com alegria voluntariamente como parte daquela devoção que ela tem ao
senhor jesus cristo e quais seriam os motivos então nós vimos já o que significa de que maneira fazer duas comparações e um limite e agora qual é a razão que o apóstolo paulo dá para que a mulher faça está no verso 23 no verso 22 as mulheres sejam submissas no verso 23 ele dá razão porque o marido é o cabeça da mulher a palavra cabeça que está usado no sentido metafórico né idéia de autoridade alguns estudiosos que não não querem aceitar que esse é o sentido eles dizem que a palavra grega para a cabeça e
na literatura antiga ela significa às vezes origem porque quando você olha para o corpo humano da impressão de que o corpo se origina na cabeça porque a cabeça é o cérebro é where a fonte de liderança então paulo não tem nenhuma conotação de autoridade está apenas dizendo esse referindo lá o que está escrito em gênesis que a mulher foi tirada do homem é nesse sentido a mulher tem origem num homem mas se isso é o significado a passagem tem sentido ninguém que significa subdesempenho se cabeça que não significa autoridade a razão pela qual a mulher
deve se sujeitar o seu marido é porque o marido é o cabeça da mulher isso não significa que o marido é melhor que o marido é maior e o que o marido tem uma posição mais elevada do que a mulher significa simplesmente que quando deus criou o homem e criou a mulher deu a eles funções distintas sem que isso significasse que aquele que lidera é maior do que aquele que é liberado a bíblia diz por exemplo que nós devemos nos sujeitar às autoridades constituídas romanos capítulo 13 a palavra sujeitar ali é a mesma palavra que
é usada aqui para a mulher se sujeitar o seu marido quando a bíblia diz que nós temos que nos sujeitar às autoridades constituídas ao governo isso não quer dizer que o governo a pessoa que ocupa a função de governo é maior o melhor do que nós às vezes não é mesmo às vezes não é mesmo então da mesma forma quando diz que a mulher se sujeitem ao seu marido porque ele é o cabeça não quer dizer que o marido é melhor maior ou têm uma posição mais elevada quer dizer simplesmente que ele tem a função
de liderar a função de guiar o lar ea família e que a sua esposa é ajudador e que vai com ele allegri mente decidindo juntos conversando tomando decisões colegiadas acordados mas vai ter sempre um momento em que não dá pra resolver não há acordo então a palavra é do homem ea responsabilidade também a mulher que é sabe ela vai compreender isso aí o martin lel jones tem uma ilustração que achei maravilhosa desse assunto ele era antes dele vir pra londres na capela de wesminster ele trabalhava era pastor de uma igreja é na cidade e no
país de gales que essa cidade agora o dia ele foi visitar um casal que tinha chegado na igreja ele ea esposa foram lá visitar o casal na casa deles e aí logo que o pastor noite jones chegou lá na casa ele já viu a diferença entre os dois ela esperta alegre com iniciativa dinâmica inteligente e ele morto nas calças parado calados passivo não é assim e onde anos percebeu que ela fazia as coisas e conversava não é meu bem e falando tal de tal forma que parecia sempre que a última palavra ea decisão era do
marido e o lyon ficou impressionado com isso na saída na hora que estava se despedindo foi embora ele conseguiu chamar a esposa e disse eu to impressionado aqui é com o casamento de vocês tá tudo bem tudo bem graças a deus está ótimo diz ela é só uma pergunta você não se incomoda se eu perguntar um pastor pode perguntar se é quem é que manda aqui na casa mesmo ela disse que é pastor meu marido aí ela tem uma faixa perto e quem é que disse dilceu ela disse eu claro óbvio é óbvio se querida
irmã se você não deixar o seu marido não vai assumir a liderança pode ter certeza disso mas para que ele possa ser o cabeça do lar e da família é preciso que você entenda que esse é o papel que deus deu pra ele e seu papel de fato é colaborar com isso será auxiliadora idônea a razão pela qual esposa deve ser submissa ao marido e por que o marido é o cabeça da mulher pela criação de deus e pela comparação que é feita no verso 23 entre cristo e à igreja olha o marido é o
cabeça da mulher isso aqui é um reflexo da criação foi assim que deus não seis como também cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo salvador do corpo mais uma vez o apóstolo paulo faz uma comparação entre o papel da mulher com aquele papel ou com a relação com cristo ea igreja senhor jesus é o cabeça da igreja ele é o salvador da igreja é o provedor da igreja é aquele que guia a igreja abençoe igreja sendo seu mestre o seu senhor da mesma forma que cristo é o cabeça da igreja assim também o
homem é o cabeça da mulher no que diz respeito ao casamento então aí no verso 24 paulo conclui dizendo como portanto a igreja está sujeita cristo assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido as mulheres precisam de oração elas precisam de sabedoria e discernimento não são poucos os problemas causados no casamento porque a mulher não entende o seu papel longe longe está aqui da palavra de deus e dizer que isso significa escravidão opressão sujeição da esposa não se trata de nada disso é apenas uma questão de definição dos papéis o homem não
é mais do que a mulher ambos foram criados à imagem e semelhança de deus mas deus nos criou com funções distintas e se você não está pronta a irmã a reconhecer isso é melhor não casar melhor não casar se deve entender isso essa é a função que deus determinou e se você está com problemas no casamento minha irmã antes de colocar o dedo no marido apontar o dedo para o marido e dizer que ele é o responsável pelas crises e tudo mais fácil uma análise da sua vida e pergunta se a luz da palavra de
deus você tem cumprido esse papel de auxiliadora e respeito de sujeição a orientação do marido enquanto ele está dentro da palavra de deus agora vamos para a segunda parte nove versículos do verso 25 ao verso 33 na verdade 32 em que o apóstolo paulo agora orienta os maridos como eles devem cumprir o que está no verso 21 sujeitai-vos uns aos outros a resposta de paulo para essa pergunta como é que o homem cristão casado obedece o verso 21 é que ele deve fazer isso a mando a esposa marido samae vossa mulher a mais vossa mulher
a primeira questão que se levanta aqui é porque que a ordem para amar é dada para o homem e não para a mulher ea resposta é que isso está implícito não não há um mandamento aqui direto para que a esposa meu marido porque está implícito de que ela faz isso porque de outra maneira ela se sujeitaria ao seu marido a não ser por amor a cristo e ao marido então está pressuposto mas por outro lado parece que paulo reconhece há uma diferença no coração a ponto de que é preciso que ele explique city para o
marido que é necessário que ele ama sua esposa esse é uma ordem significa que amor pela esposa não é um sentimento mas é uma atitude porque se for um sentimento e uma o sentimento é uma coisa quem depende daquilo que você quer ou não às vezes a gente gosta das coisas porque gosta das coisas não têm razão para isso e você não pode evitar de repente que você vê uma coisa bonita uma coisa agradável você goste daquilo e se apaixone por aquilo com gosto então os sentimentos eu ver que independentes então se amar a esposa
é um sentimento não não pode haver uma ordem amai vós a esposa só se o amor aqui por uma atitude foi uma decisão que o homem toma aí sim aí tá correto o apóstolo paulo chegar e dizer marido você tem que amar a sua mulher é claro que o companheirismo diálogo amizade carinho relacionamento físico tudo isso faz parte do amor mas a essência do amor que nós vamos ver descrita aqui é uma atitude é uma atitude é errado aquele conceito que diz que é o amor que faz o casamento o correto é dizer que é
o casamento que faz o amor você ama o que você está casado com ela é sua mulher e você prometeu diante de deus e diante do povo que você ama maria na dor e na doença na necessidade você estaria com ela e cuidaria dela então é esse o tipo de amor que a bíblia com o tempo aqui não dá pra confundir com paixão não dá pra confundir com compaixão o a paixão é você olhar pra ele e achar que ele é tão engraçado como tiririca e tão inteligente como o eduardo cunha mas amor é você
vê que ele é tão inteligente como tiririca e tão bonito como eduardo cunha e mesmo assim você diz vou ficar com ele de qualquer jeito esse amor paixão é uma coisa que é baseada no externo na aparência é uma sensação uma emoção e ela vai embora mas o que faz o que o amor que é determinado aqui ele tem origem no fato de que você é casado você não vai encontrar por exemplo nenhuma passagem dizendo assim namorados amargosa namorada não tem é noivo samae vossas noivas também não tem só tenha se marido amai vós a
mulher porque porque a base do amor aqui é o casamento é a promessa você fez por isso é difícil quando um homem chega assim dizer vou largar minha mulher porque meu amor acabou e não o que acabou foi paixão mas amor pelo jeito nunca teve então tá na hora de começar porque amor é uma coisa que se aprende você pode aprender a amar a sua esposa senão não teria uma ordem na bíblia pra isso ame a sua mulher você vai ter que aprender a matar sua mulher porque o amor por nós dissemos aqui não é
uma emoção começa pela referência que é daqui o verso 25 maridos a mãe vossa mulher como também cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou de entregou por ela paulo dá duas referências do amor aqui a primeira é se nós devemos amar a nossa mulher como cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela o amor de cristo pela igreja é um amor que se traduziu em ação ele saiu da glória ele desceu dos céus tomou a forma humana se tornou como um de nós se humilhou e se deu na cruz pela
sua igreja é ali na cruz do calvário ele pagou o preço da sua noiva da sua esposa que a igreja sangrou por ela renunciou à sua própria vida para que pudesse resgatá la como tá dizendo aqui é no verso 26 que ele fez isso para que a santa ficasse tendo a purificado por meio da lavagem de água pela palavra é uma referência à purificação que cristo fez da sua igreja com seu sangue na cruz e no verso 27 para apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula nem rugas nem coisa semelhante porém sant sem isso
é um defeito o amor de cristo pela sua igreja consistiu no fato de que ele se sacrificou pela igreja se deu pela igreja porque ele queria no final trazer a igreja para se apresentar a si mesmo a sua noiva purificada perfeita sem manchas sem ruga esse é o amor de cristo eu sei que não é o momento que mas apenas para os interessados essa é uma das passagens que a gente usa para dizer que cristo morreu na cruz não pelo mundo mas pelo seu povo na cruz ele estava se dando pela igreja sangrando pela igreja
purificando a igreja morrendo por ela e anunciando por ela sua própria vida foi por isso que ele morreu por aqueles que são os seus nenhuma gota do sangue de cristo foi derramado em vôo que ali na cruz ele sangrou por nós pelo seu povo pela sua igreja porque porque queria santificá-lo purificá la e apresentá lo a si mesmo na glória no dia do juízo quando ele vieram então vai se encontrar com sua igreja a igreja o verso 28 assim também os maridos devem amar a sua mulher tá entendendo porque eu disse isso aqui não é
um sentimento é uma atitude de renúncia a mara mulher é você se renuncia a você mesmo por amor a ela é você perguntar o que eu posso fazer para fazer minha mulher feliz pra que a minha mulher cresça na palavra de deus para que o santifique a minha esposa para que ela cresça na graça do conhecimento de deus o que eu posso fazer se eu tiver que dar a minha vida pela minha esposa eu vou fazer isso porque eu tenho que a mala como cristo amou a igreja é isso que é amor é uma decisão
que o marido e na prática isso vai significar que você vai pensar na esposa o primeiro lugar em vez de você pensar nisso tipo assim é no dia a dia você que a esposa como se fosse uma empregada doméstica que ela faça tudo pra você você quer ser servido ea sua esposa está fazendo é maior prova no brasil do marido mais força vai lavar prato love para lavar roupa também mas tem gente que deixa é tá lá ea esposa vive para servir para atender às necessidades dele eu lavar prato gente eu estou dizendo isso porque
eu tenho um colega de seminários e até minha esposa se você tem um colega do seminário estudou comigo falou comigo ele não ia bem no casamento não ia mesmo e um dia está fazendo um estudo bíblico na escola dominical e falando do amor do marido que o marido tinha que fazer isso a mulher se levantou e disse não faz nada diz em casa acabou o pastorado bené então antes eu conversei com minha mulher de acerto dia para poder dizer essas coisas mas há tantas maneiras no dia a dia não há em que você pode se
dar pela sua esposa você pode renunciar por ela e você agora entendi como ciclo fecha não é é fácil a mulher se submeter a um homem que a ama dessa forma ela vai fazer com alegria se submeter a alegremente e é fácil para o homem amar uma esposa que se submete a ele se os dois cumprem o seu papel o casamento anda redondinho claro sempre tem problemas nem sempre têm dificuldades afinal são dois pecadores vivendo debaixo do mesmo teto tem que dar problema de vez em quando mas se nós concentrarmos no papel que nos é
dado pela palavra de deus a esposa na submissão e o marido no amor as chances dos problemas serem resolvidos é muito maior do que cada um buscar o seu interesse em ver você dizer eu tenho direito de ser feliz estou buscando a minha própria felicidade inverta a questão e digo que é que eu posso fazer para fazer o meu cônjuge feliz o meu alvo do casamento não é a minha felicidade mas a felicidade dela ea felicidade dele na hora você faz isso aí você vai ver como a situação muda a situação na verdade inverte e
segunda referência que o apóstolo paulo daqui e pode até parecer estranho a primeira foi referência foi marido o homem ea mulher como cristo amou igreja segundo a referência está no verso 28 o marido deve à mulher como ama ao próprio corpo ele deve à mulher como ele ama ao próprio corpo aqui do verso 28 até o 32 paulo tem em mente o relato de gênesis capítulo 20 24 deus fez o homem dele fez a mulher e disse o homem vai deixar pai mãe vai se unir à sua mulher e os dois serão uma só carne
no casamento a constituição de uma bio unidade marido e mulher formam uma só carne portanto a carne da esposa é a minha e você mulher a carne do marido é a sua é um só corpo como se fosse um corpo duas pessoas vivendo no mesmo corpo uma bio unidade essa ideia está por detrás aqui e que paulo inclusive usa como ilustração da relação de cristo e da igreja por aqui no verso é 32 ele diz grande é esse mistério que o homem ea mulher são uma só carne mas ele disse eu me refiro a cristo
e sua igreja da mesma forma que cristo a igreja estão unidos o homem ea mulher estão unidos por isso que deus aborrece o divórcio ele aborrece o de voz só pela dureza do nosso coração em caso de adultério e de abandono obstinado por parte do descrente é que ele permite essa situação mas um é é a visão do casamento a visão bíblica do casamento é é essa aqui os dois são uma só carne e o argumento de paulo agora gira em torno disso ele diz para o marido assim se você ama sua mulher você tá
chamando a si mesmo porque serão os dois uma só carne e da mesma forma que você cuida do seu corpo verso 29 ninguém jamais odiou a própria carne antes alimenta e ela cuida da mesma forma que você cuida do seu corpo você tem que cuidar da sua mulher porque cuidar da sua mulher é cuidar de você é cuidar do seu próprio corpo porque são uma só carne o que você faz com ela está fazendo com você então dá duas referências para o amor você tem que amar sua mulher como cristo na igreja e como você
ama você mesmo agora é evidente que um marido que primeiro não ama a si mesmo não tem o menor respeito por si e segundo não ama jesus cristo ele não vai ter referencial para a mulher então minha jovem pense bem antes de casar com quem você vai casar quem você está escolhido para ser aquele que tem missão dele amar como cristo amou a igreja e paulo termina no verso 33 resumindo não obstante ou seja apesar de ser um mistério e 92 grande esse mistério não obstante ou seja apesar de ser um mistério voz cada um
de per si também a minha própria esposa como a si mesmo ea esposa respeite ao seu marido aqui ele resume a partir do capítulo 6 ele fala agora da família pais e filhos que nós veremos na próxima vez que tivermos juntos mas eu quero concluir com algumas aplicações queridos estes aqui são os pilares que a palavra de deus nos dá sobre os quais se constrói um casamento em uma família feliz e estável esses diferentes deveres que o mencionei aqui eles não significam como eu disse inferioridade de um e superioridade de outro mas simplesmente duas funções
diferentes para 2 guaias respeito e consideração o diálogo e oração juntos servida deu juntos tudo isso é importante para que estas coisas funcionem eu estou absolutamente convencido que grande parte dos problemas que existe no casamento é porque um dos dois não está cumprindo o seu papel ou às vezes os dois não estão cumprindo o seu papel o marido não está amando a mulher como deve amar como cristo amou a igreja como ele ama o seu próprio corpo e muito menos a mulher está se sujeitando a cristo jesus então eu termino aqui com a palavra de
encorajamento primeiro lugar as jovens os jovens que querem casar eu eu sempre fico tão grato a deus quando daqui de cima olhando pra vocês e eu vejo tantos jovens tantos jovens a nossa igreja uma igreja jovem tem muita gente jovem na igreja chegando fico feliz por isso e eu sei que uma das questões nessa idade é mais ou menos é é com quem eu vou casar e os jovens gostariam de casar a maioria deles gostaria de casar às vezes as pessoas querem casar porque casal faz parte da cultura é isso que o jovem faz ele
namora noiva terminar a faculdade um emprego e casa mas eu quero que você olhe para o casamento de uma outra perspectiva eu quero que você olhe não como um costume mas como uma instituição divina colocada por deus que você olha esses papéis que estão aqui e você veja o que é exigido para que o casamento funcione e que aí isso leve você a escolher o seu namorado seu noivo você pensando que esse é o seu dever que você tem de você amar essa pessoa como cristo amou a igreja onde você se submeter essa pessoa como
você é submisso a cristo começa a ver agora não fique assim pensando depois que casar melhora não melhora não melhor que às vezes a pessoa ficar nessa ilusão não a gente e tal namorado novo está dando muito bem depois casar melhor não melhora piora porque quem vocês vão viver juntos e aí vai aparecer mais defeito ainda vai aparecer mais defeito ainda você vai descobrir que ele ronca descobrir que ele rompe mais uma coisa para você então eu queria que você pensar sobre isso tá certo e eu queria que você contemplasse uma possibilidade e aqui eu
quero fazer um apelo para a igreja não fico fazendo pressão nas moças que já tem uma certa idade do tipo assim ela vai ficar para titia não faça isso não faça isso não faça isso porque é pôr pressão em casa e às vezes na igreja que a moça casa com o primeiro que aparece porque ela não aguenta mais o bullying às vezes na própria igreja às vezes a própria não faça isso não faça isso porque existe o dom do celibato a bíblia fala com muita clareza a jovens que vão ser felizes solteiros e purus é
claro que você muito realizados na sua solteirice você não o casamento não é uma condição para você ser feliz à sua felicidade está em outras coisas não fico pensando assim se eu não casar se eu arrumar um marido ou uma esposa e vocês solitário e você infeliz claro que a solidão é coisa com a causa à qual você vai ter que aprender a lidar mas eu eu prefiro a solidão sendo essa a vontade de deus do que você entrar num casamento sem você está preparado pra isso e tem a capacidade para isso e vai dar
nos problemas que a gente conhece a segunda palavra é pra quem já teve um casamento destruído eu não queria colocar culpa nessa noite em você mas se você já teve um casamento que foi destruído casamento que se acabou um casamento infeliz você tem que lembrar da misericórdia de deus e o pé dom de deus o nosso deus é um deus compassivo ele é misericordioso ele é capaz de restaurar sua vida alguma coisa você aprendeu desse relacionamento que não deu certo por isso agora seja sábio e seja sábio diante de deus não jogue o seu sofrimento
fora porque tem gente que comete no segundo casamento os mesmos erros que cometeu no primeiro e vai cometer o terceiro então não jogue fora o seu sofrimento mas aprenda aprenda o que deus quer ensinar aprendendo que deus quer ensinar porque deus é um deus que nos restauro é um deus que nos levanta o deus que cuida de nós e não desista dos seus filhos mas você tem que aprender e se humilhar diante de deus e deus eu pequei eu não fui uma esposa correta diante de deus eu não fui um marido que a minha mulher
eu fui infiel eu fiz o que é correto peço que o senhor me perdoe eu quero que o filme restauro quero aprender a andar nos teus caminhos outra palavra para os casais que estão aqui estão passando por problemas eu queria muito fortemente nessa noite como pastor de vocês orientar isso chega em casa e conversa e conversa luz da palavra de deus uma autocrítica eu estou sendo a esposa que a bíblia diz que eu tenho que ser torcendo marido que a bíblia diz que eu tenho que ser e se perdoem três frases que vão salvar o
seu casamento eu errei por favor me perdoe e com a graça de deus nunca mais vou fazer isso talvez seja a hora de vocês dizerem essas três frases um pro outro conversando olho no olho com sinceridade e por último oremos pela pela família e pelo casamento essa é uma instituição que vem sofrendo ataques de todos os lados e nós sabemos disso ataques que vêm da mídia que vem da nossa cultura do relativismo da nossa época e tantos tantos outros inimigos da família como estabelecido por deus queremos ser cheios do espírito santo vamos começar em casa
vamos começar com o casamento com seu relacionamento com seu marido e com a sua esposa