olá retomamos aqui as nossas aulas de filosofia da educação com o tema ética e educação na anterior estivemos fazendo uma distinção entre a ética ea moral vimos que a moral é lá é esse conjunto de regras que orientam a nossa vida em sociedade e que a ética é uma reflexão sobre a moral a ética é a reflexão sobre o ethos que constitui a moralidade nós veremos então que onde a moral diz é para o seu bem a ética vai perguntar será que é mesmo para o bem veremos que a moral tem um caráter normativo a
pergunta dá moral é o que é o devo fazer em geral essa pergunta que fazemos quando queremos orientar a nossa vida em sociedade na verdade a moral já tá tão internalizada que às vezes a gente nem faz a pergunta a gente age espontaneamente porque já há algo repito internalizado eu nem paro para pensar eu acho que é assim que deve ser o que devo fazer é a pergunta e portanto há um caráter normativo na ética ela se constitui de regras e normas de leis já ética ela tem um caráter reflexivo logo no início de nossas
aulas caracterizamos a filosofia como uma reflexão uma reflexão de caráter crítico sobre a realidade de que fazemos parte ea nossa relação com elas foi bem pois bem ética é reflexiva a moral diz é para o seu bem a ética pergunta será que é mesmo para o meu bem mas ainda será que é para o nosso bem a pergunta que a ética fazem então é que vida que eu quero viver será que dá pra perceber a diferença entre essas duas questões que eu devo fazer pergunta a moral que vida que eu quero viver veremos que a
primeira pergunta deve ser essa que vida que eu quero viver depois que eu defino que vida que eu quero viver aí sim eu pergunto então o que eu devo fazer não é essa a distinção primeira que a gente terá feito entre a ética ea moral devemos também pensar que no espaço da moral temos regras e deveres como já vimos no espaço da ética temos princípios ea ênfase não está mais no dever mas nos direitos regras e princípios são sustentados em valores que são criados historicamente por nós o que era bom tem pode não ser bom
hoje o que é um dever ali pode não ser um dever aqui há uma variação muito grande nas morais vejam só podemos falar em várias morais na medida em que há orientações diferentes na sociedade mas vamos falar numa reflexão que pretende se universal é permanente essa reflexão que a gente está chamando de ética valores são criados pelos seres humanos são significa sanções mas esses valores que a gente chama de princípios eles têm repito a pretensão de valer para todas as sociedades de permanecer é na história dos seres humanos o que veremos é que onde a
moral diz é para o seu bem a ética vai dizer só será para o bem se for para o bem comum isto é um bem de todos o bem dos sujeitos todos que fazemos parte disso que a gente chama de humanidade e até temos que pensar que na verdade a humanidade não é uma abstração a humanidade está presente em cada um dos sujeitos que constitui todas essas sociedades humanas por isso o bem comum é o que a referência da ética a gente vai dizer que ele é o horizonte o núcleo da ética não é é
para o seu bem é o que dizem em determinadas sociedades a ética de ir à sowah lhe se for para o bem comum vejam que essa referência ela faz com que a gente roupa com a relatividade da ruralidade na verdade a moral é sempre relativa repito o que é bom aqui pode não ser ali etc ea tendência das pessoas é dizer que na verdade então a gente não pode qualificar de bom e mau nada que não for da nossa cultura porque é bom para eles pode não ser pra mim do ponto de vista moral isso
é verdade eu não posso dizer usar referências da minha moralidade para julgar os comportamentos de um sujeito de outra sociedade mas eu tenho uma referência importante que é a referência da ética que é o bem comum então será bom aqui e ali antes e hoje se for para o bem comum então precisamos de pensar nesses princípios éticos que estão relacionados ao bem comum os princípios éticos são o respeito à justiça a solidariedade o respeito na verdade é o princípio nuclear é dele que decorrem os outros já ouvimos muito isso respeito é bom e eu gosto
de que o que você gosta o que significa respeito o respeito é nada mais nada menos parece simples o reconhecimento da existência do outro reconhecimento da existência do outro parece simples eu disse parece fácil as pessoas dizem gente nós reconhecemos o outro olha aí passamos por eles cumprimentamos etc e não é bem verdade muitas vezes passamos pelos outros sem olhar los sem vê-los sem reparar neles eu gosto muito de contar casos uma mineira sabem e gosto de contar um que me aconteceu num supermercado em uma fila de frios era uma longa fila e quando chegou
a minha vez eu disse para o garoto que atendia boa tarde e ele disse o que eu disse 'por tarde ele disse ah é boa tarde mesmo eu tô aqui desde as oito da manhã ea única coisa que escuto é 400 de presunto 200 de mostrar ela como se fosse para a máquina é isso né é assim que por vezes nos relacionamos com o outro que é esse outro mesmo é diferente e portanto pode ser que a gente estranhe não é respeitar significa reconhecer a existência e não necessariamente é concordar com o outro mas até
pra concordar pra discordar dele eu preciso de admitir que ele existe e o outro é um outro mesmo é o diferente não é aquele que é um outro eu em geral a gente fala da relação entre as pessoas a relação eu ou outro talvez a gente devesse corrigir é um eu outro eu que é como eu como eu senti como eu ri como eu entristece não sente o que eu sinto não ri do que o rio não se entristece com que o com aquilo que me entristece é outro e é por isso que é um
desafio à vida em sociedade porque convivemos com outros diferentes e devemos reconhecer a sua existência chegaremos a pensar isso na escola nós e os alunos nós e eles os outros não é o outro princípio decorrente do respeito é a justiça e justiça é igualdade na diferença somos diferentes homens e mulheres pretos brancos amarelos o melhos torcedores do corinthians e do palmeiras somos iguais em direito o contrário de igualdade não é diferença é desigualdade e desigualdade é algo inventado socialmente é bom que exista a diferença é bom que exista a diversidade não é e que seja
garantido essa diversidade na igualdade de direitos o terceiro princípio a solidariedade eu quase diria que ela é o respeito levado às últimas consequências ela implica gratuidade na ação ela implica generosidade meu exemplo que eu tenho trazido sempre é bem simples vizinho é bem do cotidiano eu apanho um pacote de fraldas que caiu da gôndola do supermercado pra não atrapalhar o caminho de outros ponho no lugar não tem ninguém me filmando pra me recompensar ou me punir eu fiz isso pensando no outro a admitir que ele exista é difícil isso nesse mundo o nosso individualista não
é que a gente pensa que o importante é a gente levar vantagem esses princípios nos ajudam na compreensão do que significa um comportamento ético horizonte é o bem comum a pergunta ética é que vida eu quero viver não é e é uma pergunta complexa porque se eu julgo que o que eu faço pode ser a medida para todos não é ao escolher a minha vida eu estou propondo que a vida de outros seja como a minha vejam vocês se eu escolho roubar e a minha atitude né pode ser válida para todos todos roubaram e eu
posso ser roubada se eu escolho que matar é algo que é correto pra mim deve ser correto pra todos do ponto de vista da ética e eu posso nem ver ameaçada de morte não é à toa que sartre nos diz escolhendo me eu escolho o homem é algo muito complexo mesmo é algo que apela para uma coisa que é a responsabilidade que tá ligada estreitamente a liberdade é porque somos livres que somos responsáveis e somos responsáveis pela vida que escolhemos é isso aí até mais