A Cosmovisão do Self - Guilherme de Carvalho (Teologue 2024)

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FAMÍLIA DOS QUE CREEM
No nosso 3° Fórum de Cosmovisão Cristã, recebemos o pastor Guilherme de Carvalho em um tempo singula...
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irmãos um prazer estar aqui primeira vez que eu vi vi em Curitiba deve ter sido 90 e três uma coisa assim e ao longo dos anos eu tenho conhecido pessoas que foram importantes para a nossa caminhada cristã realmente eh gente que fez diferença para mim me edificou e conhecer essa comunidade é uma novidade a gente conhece né online ali conhece por mensagens e por pessoas que passam por uma igreja eu passo para outra e a gente se cruza então foi foi um prazer nesse ano a gente e ter essa oportunidade né então agradeço a equipe
Pastoral eh pelo convite eh e eu eu venho contribuir com os irmãos com essa reflexão sobre cosmovisão e eh Os desafios da Fé evangélica no nosso país hoje hoje irmãos nós vamos fazer eh o o eh o enfim eu sei que o tema do fórum é cosmovisão né esse é o terceiro não é isso terceiro Fórum de cosmovisão né Eh e é esse é o meu objetivo realmente contribuir com isso eh para os irmãos nós vamos nós vamos ter eh eh conteúdo bíblico denso mas ainda não eh gente hoje e e amanhã pelo menos na
primeira parte o nosso assunto é exegese cultural é um é um um esforço um pouco diferente então eu vou contar com a paciência dos irmãos porque a gente quer entender a cultura né o chefer gostava de dizer isso que eh quando as pessoas vão pro seminário e foi o caso dele muitas vezes elas voltam sabendo todas as respostas elas não só não sabem as perguntas e esse é um dos meus os desafios tem sido um dos Desafios do labri é como encontrar a veia da cultura o que você tem que aplicar na veia é o
evangelho Mas você já foi num num hospital e o sujeito ou a enfermeira ou a enfermeira não achava sua veia eh tem que achar a veia tem que achar a veia e isso não é trivial e esse é o nosso objetivo quando a gente fala hoje de cosmovisão do self e amanhã sobre secularização depois a gente vai falar sobre como a missão da igreja pode ser realizada Nesse contexto cosmovisão do self self é uma palavra obviamente de origem eh de origem eh inglesa e que significa é é alguma coisa relacionada com eu não é a
mesma coisa que ego que eu é um pouco diferente e mas a cosmovisão do eu não tem tanta graça né mas realmente na literatura de psic iia social e de Ciências Sociais a palavra self já se consolidou tem um tempo e particularmente por causa no caso de filosofia moral por causa do trabalho de um autor chamado Charles Taylor alguns talvez conheçam influenciou muito tin Keller um das grandes influências sobre tin Keller quem é que gosta de Tin Keller muito bem então vocês tem que gostar de Charles Taylor também uma das influências do Keller e ele
tem um livro tem em português que é não é não é fácil de ler mas eu recomendo muito chama as fontes do selfie que ajuda bastante a entender o mundo contemporâneo mas a expressão cosmovisão do selfie eu ouvi pela primeira vez de um amigo e líder do labr Internacional por um tempo Andre fellows quando ele veio ao Brasil deu palestra sobre isso quando a gente estava começando aí do trabalho do labri e eu vou começar gente com uma citação aqui para eh tocar no problema Central né Vocês viram aí no slide anterior o assunto é
cosmovisão do self e o problema da realidade não é só o selfie é o problema da realidade e eu gostaria que vocês tivessem na mente esse trechinho de chesterton né chesterton um dos nossos católicos mais amados né ele não gostava muito de calvinista não mas muitos calvinistas gostam de chesterton e ele diz o seguinte nesse livro dele sobre Tomás ja Aquino o Senor Maritan usou uma admirável metáfora em seu livro teonas quando diz que o fato interno fertiliza a inteligência interna como a abelha fertiliza a flor seja como for sobre esse casamento ou o que
se queira o nome que se queira dar a isso todo o sistema de Sant Tomás é fundado e Deus fez o homem de tal de tal forma que ele fosse capaz de ter contato com a realidade e que nenhum homem separe aquilo que Deus uniu eu gosto muito dessa expressão Deus fez o homem para a realidade e que nenhum homem separe o que Deus uniu o problema que a gente vai tratar hoje entre vários possíveis problemas relacionados com a a questão da das cosmovisões contemporâneas é o da perda da realidade por causa de uma característica
da Visão moderna de mundo nós vamos falar um pouquinho então sobre eh o que isso significa dando alguns conceitos básicos vamos falar sobre esse processo de introversão espiritual na cultura eh moderna a crítica cristã da cosmovisão do self e como qual seria o caminho pra gente lidar com isso mas então gente eh eu vou começar Contando um pouco de história aqui da minha experiência eh no processo da gente começar o trabalho de labri labri é uma missão fundada por France Schafer Edit Schafer em 1955 na Suíça e muita gente acabou passando por lá teve um
efeito evangelístico e pedagógico muito importante o trabalho dos schafers eh gente mas enfim seguindo o argumento a questão é que quando shefer começa a lidar com o a juventude da época nós estamos bem naquele momento em que nós vamos ver o por exemplo di movent explodindo e ao mesmo tempo nós temos movimento hiip era um momento em que todo mundo tá fazendo perguntas e por isso esse foi um dos temas do labri né respostas honestas para perguntas honestas gente essa era era um traço do labri sempre foi a questão de de dar respostas e dar
oportunidade para as pessoas levantarem questões que muitas vezes no contexto da igreja elas não não conseguem fazer não existe espaço para elas fazerem essas perguntas mas o que acontece depois dos anos ali e a gente tem final dos anos 70 início dos anos 80 passa a era hiip nós temos a era eh iup né o o o o pessoal desistiu de né de buscar só paz e amor e decidiu ganhar dinheiro né eu eu muda totalmente o clima cultural e o pessoal nota isso que a busca por pergunta por resposta a perguntas questões eh existenciais
filosóficas diminui O pessoal chega a considerar até fechar o labrin nos anos 80 quando chega nos anos 90 você tem eh a era grunge e você tem de novo um interesse por la abrir as pessoas voltam E aí a turma fala ok vamos seguir fazendo o trabalho mas elas voltam fazendo outro tipo de pergunta as perguntas ficam mais subjetivas e quando a gente avança para os anos 2000 todo mundo nota isso e quando a gente chega no labri em 2007 essa é uma discussão que tá acontecendo eh começa a chegar muito mais gente com Sofrimentos
psicológicos com ansiedade com crises com problemas de relacionamento em casa com dúvidas eh sobre si sobre o futuro muito diferentes das perguntas dos anos 60 e 70 então assim o pessoal foi notando isso que alguma transição geracional grande estava acontecendo alguma mudança grande e eu lembro que no final dos anos 90 início dos anos 2000 A grande questão que era debatida era a racionalidade do cristianismo cristianismo é irracional você tem um movimento Neo teísta Quem se lembra aí de Richard dawkins né os mais eh antigos talvez pouca gente lembra que de Richard dawkins Ok mas
eh foi foi uma questão os livros né Deus um Delírio e né o gênio egoísta e outros autores escreviam questionando o teísmo questionando a fé cristã dizendo que isso era uma irracionalidade então quando eu tava na na UFMG a questão era eh provas da da existência de Deus provas da fundamento histórico do cristianismo se a fé cristã é racional ou não aí eu fui estudar epistemologia da religião para entender essas coisas então a questão era verdade o cristianismo era ilusão essa era a discussão Mas eu percebi uma transição durante os anos 2000 alguma coisa tava
mudando e no labri eu vi já essa discussão rolando quando a gente escreve um livro junto em 2006 ele é publicado Cosmo visão Cristã e transformação Eu já eu já tava sentindo essa mudança mas não tava Claro ainda que nome para dar dar para isso mas em 2013 eu comecei a chamar isso de revolução afetiva é uma nova muda uma transformação que estava acontecendo comecei a chamar de revolução afetiva porque tem tinha a ver com um abandono da questão da racionalidade outras questões vieram à frente então Eh até os anos 2000 a questão é se
Jesus ressuscitou mesmo se Deus existe mesmo no existe se o discurso religioso é enfim é racional ou não é racional agora a questão é o cristianismo é moral ou imoral eh Deus eh o Deus Cristão A questão não é se ele existe a questão é se se é um Deus que responde aos valores morais de uma sociedade livre e avançada é uma outra questão não é mais uma questão de racionalidade então eu vi que essa mudança tinha acontecido Então logo nesse momento a gente até mudou de foco a gente tem no labri um CD não
chama não é mais CD ninguém usa isso mas a gente enfim juntava os os MP3 e botava em CDs agora são pacotes de palestras que tem lá no de Pilgrim a gente tá migrando para um canal do do do YouTube mas o o ponto é que a gente tinha um bloco de palestra sobre fé e racionalidade um todos os outros assuntos eram assuntos éticos porque eu percebi que essa era a questão então a gente começou a falar sobre sobre esse ponto o desengajamento da vida emocional moderna de um universo moral porque as questões Morais estavam
sendo levantadas Mas qual era o fundamento desse questionamento era a felicidade individual Então logo em 2008 a gente teve um Retiro do labr sobre felicidade ninguém fala sobre felicidade no contexto Cristão a essa altura né em 2008 mas a gente pegou esse assunto E começamos a tratar disso e eu a gente define mais ou menos assim a realidade hoje é um desengajamento da vida emocional moderna de um universo moral e a redesignação da realidade como matéria prima para autoexpressão e busca de bem-estar Então isso é o que a gente viu e eu vou gastar essa
palestra e a gente vai continuar discutindo isso aqui porque eu vou procurar justificar isso para vocês né então vocês vão ouvir muita argumentação aqui mas esse é o ponto e que a gente chama de revolução afetiva eh a vida emocional Deixa de estar ligada a ideia de que existe uma ordem moral objetiva não existe uma ordem moral objetiva o que existem são os meus sentimentos e nós vamos organizar as nossas regras Morais de um modo que Contemple os sentimentos dos indivíduos Então não é a realidade não vai não diz nada para mim sobre como eu
tenho que viver a questão é os sentimentos a minha felicidade e a minha autoexpressão a minha autenticidade e esse é o então o nosso assunto nós vamos chamar isso aí esse processo de introversão espiritual e eu começo citando aqui eh de novo chesterton um trecho sensacional do chesterton no livro ortodoxia se você discutir com um louco é extremamente provável que você leve a pior pois so muitos aspectos a mente dele se move muito mais rápido por não se atrapalhar com coisas que costumam acompanhar o bom juízo ele não passado pelo senso de humor ou pela
caridade ou pelas tolas certezas da experiência ele é muito mais lógico por perder certos afetos da sanidade de fato a explicação comum para a insanidade nesse respeito é enganadora o louco não é um homem que perdeu a razão o louco é quem perdeu tudo exceto a razão então o louco é um sujeito que ele do ponto de vista do cálculo lógico e matemático ele ele raciocina rápido ele te obra A questão é que o pensamento dele gira dentro de um universo muito pequeno isso é o louco o que é realidade pro louco é uma coisa
muito pequena ele pode às vezes ser um super computador mas para processar um universo muito pequeno então essa é definição do louco do cheston o cheston dizia por exemplo que o problema de muitos ateus não é falta de racionalidade é falta de universo é falta de vida de existência é falta de experiências e não a fal de racionalidade ele é muito racional mas dentro do tamanho do mundinho dele e aí o resultado daquilo muitas vezes é negar Deus negar um monte de coisa então isso é o que ele chama de louco e aí ele critica
a sociedade moderna Mas lembra que isso tem relação com o que eu li lá no início que o homem foi feito pra realidade né então a questão não é meramente o quão racional você é mas o quão rica é sua experiência porque se você for muito racional e tiver pouca experiência isso tem pouco uso né mas se você for muito racional e seu universo de experiências for grande então isso vai significar muito eh gente tradicionalmente eh e não só eh o chesson usava essas categorias mas C lus usava essas categorias Peter crift e outros eh
isso vem lá do do pensamento Cristão antigo medieval nós dividimos eh é uma das formas de ler a nossa experiência em três grandes Campos três dimensões que é o campo do do conhecimento da mente é o campo das emoções e o campo da vontade você já deve ter ouvido isso por aí né a chamada psicologia das faculdades tem gente que critica muito isso mas é meio difícil de escapar dessas categorias elas fazem muito sentido em termos da organização da nossa eh experiência e e dos campos do pensamento inclusive filosófico né então você tem estética tem
epistemologia tem ética e são Campos muito importantes né enfim eh isso é chamado às vezes de transcendentais porque eh a gente avalia Campos imensos da nossa experiência a partir dessas três regras O que é verdade o que é harmônico e e Belo eh O que o que é o o bom o que que é o bem afinal de contas essas coisas têm relações essas três dimensões da experiência então a gente fala assim de verdade Bondade e beleza né a gente fala em termos de verdade Bondade e beleza são os três Eh esses três Campos da
experiência e na tradição Cristã eles são Associados com Deus Deus é a fonte de toda a verdade toda a beleza e toda bondade na nossa experiência ele é a fonte de tudo isso essas três categorias de descrevem o ser descrevem dimensões do ser tenham isso em mente enquanto a gente entende o que acontece no mundo moderno os cristãos desde a antiguidade aprenderam a pendurar esses essas três categorias ou três dimensões em Deus tudo que é bom na nossa experiência é é um é um reflexo eh da Bondade Divina toda a beleza que nós experim tentamos
se você ler por exemplo Confissões de Agostin você vai ver ele falando sobre falar sobre isso sobre a beleza dos corpos ele tentava Sugar essa beleza ali mas ele não entendia que ela vinha de além deles que ela vinha de Deus ela não não estava nos corpos mas ele não enxergava isso E aí ele se perdia nas coisas temporais então toda beleza vem de Deus toda verdade vem de Deus não importa onde ela estiver ela vem de Deus e essas categorias são necessárias para organizar a vida inteligente racional moral mas o que acontece a gente
tem essa visão elevada da de Deus e do próprio ser humano feito a imagem de Deus até o final da idade média quando nós temos Aí sim o próximo slide o renascimento e nós temos um Pensador entre outros que foi muito importante para mudar a relação do ser humano com a realidade eh na visão eh clássica e Cristã Eh você precisa olhar para fora de si para você enxergar esses sinais divinos esses traços divinos Você precisa olhar para fora mas no Renascimento você tem um giro que quando você talvez você se lembre de quando você
tava lá no segundo grau né ou na faculdade alguém falar sobre o giro antropocêntrico né então a gente sai do teocentrismo e vai pro antropocentrismo Então tá tá certo isso isso acontece de fato mas a gente precisa enxergar isso de perto eh o o pico dela mirandola eraa era um um eh um Nobre e um intelectual italiano escreveu uma obra muito importante eraa um dos caras envolvidos com a A retomada do platonismo no pensamento italiano e ele escreve um livro que tem aí você acha em português o discurso sobre a dignidade humana quem conta por
aí esse discurso é muito importante é muito interessante ler porque ele tá tentando discursar sobre o lugar do ser humano no universo e exaltar ao mesmo tempo o ser humano que era uma coisa do humanismo italiano então ele imagina que Deus criou o mundo com várias esferas né Essa é visão ptolemaica de da realidade você tem os orbes né as esferas e eh a gente tá na Esfera inferior aqui né na terra e você tem o mundo sublunar e depois você tem a lua e os os orbis de cada cada um dos astros até você
chegar no Írio né Depois das estrelas tem o Írio o a o lugar da Habitação Divina então eles tinham Essa visão assim do universo e os os planetas estão circulando ali nos orbes e e eles imaginavam Essa visão hierárquica de de mundo também para o nosso planeta ele também é hierarquizado né a Terra é hierarquizada em termos de acesso ao ser e Deus então criou o mundo com várias orbes vários níveis e povoou esse mundo com várias criaturas e cada criatura é apropriado para aquele nível então tem as plantas tem as bestas os animais Você
tem os peixes e você tem os anjos e cada um habita um lugar mas aí depois que Deus fez essa obra distribuiu suas criaturas Ele pensou assim eu queria fazer um ser que fosse capaz de enxergar tudo que eu tô fazendo então Deus tem a ideia de criar o ser humano e o ser humano para ele poder contemplar todas as obras de Deus Deus coloca no homem as sementes de todos os orbes Então esse é o traço do ser humano o ser humano tem tudo em si ele tem a terra ele tem eh o animal
Ele tem ele tem a racionalidade ele tem algo dos Anjos por isso inclusive ele chega a dizer que o o isso é a a enfim Isso é uma decisão do homem né ele pode se tornar um animal uma besta ou ele pode se tornar um como um anjo porque ele tem todas as sementes em si Mas quem vai escolher isso é o ser humano na visão do pico de la mirandola eh existe uma estrutura para você escolher e uma ordem Divina não é que porque o ser humano pode se tornar uma besta fera ele deve
se tornar uma besta fera não é que qualquer escolha é legítima mas o ser humano pode subir e descer na escala do ser e contemplar tudo e aí ele escolheu o que ele vai fazer o que ele vai ser mas ele deveria escolher segundo pico de acordo com a igreja católica com a doutrina Cristã Isso é o que ele dizia mas uma mudança importante aconteceu nesse momento important esse autor chamado hernest caril tem um livro muito importante indivíduo e Cosmos na filosofia do renascimento em que ele tenta interpretar Qual foi a grande mudança que aconteceu
da passagem do mundo eh Cristão antigo pra modernidade e ele chama isso de inversão da relação de ser e Ação essa inversão foi crucial que é é por isso que um dos grandes temas do renascimento e do Iluminismo é a liberdade né né todo mundo sabe disso a liberdade é um grande tema o problema da Liberdade humana está na inversão da relação que costumamos estabelecer entre o ser e o agir o ser do homem decorre do seu agir o cassir argumenta que o primeiro autor que diz isso com clareza é o pico Dea mirula mas
é importante o que que é a inversão do ser eh da relação entre o ser e o agir é que pensava-se antes que o homem Age de acordo com o que ele é essa era a visão clássica é que as criaturas têm naturezas definidas e o seu comportamento deve ser de acordo com a sua natureza e se você não alcança os fins da sua natureza você tá corrompido Então essa visão é é uma fusão de conceitos algumas ideias gregas com ensinamentos bíblicos E essa era a visão dominante mas nessa altura surge uma outra possibilidade eh
O que o ser humano é não é não é não resulta de uma natureza quando ele faz as suas escolhas ele dá a si uma natureza ao invés de você ser alguma coisa e agir de acordo com o que você é você cria o seu ser na medida que você age a ação é que te define ou seja a liberdade é mais fundamental do que o ser o que que você tá fazendo quando você toma essa decisão eh você vivia antes num Universo em que Deus fez as coisas e te fez e você já tem
um propósito você tem que descobrir isso E aí você eh viver de acordo com isso mas agora mudou porque agora eh quem quem eu sou essa pergunta não faz sentido agora a pergunta é que que eu quero ser mudou a pergunta mudou a questão é outra questão agora o que que eu quero ser não é o que que eu Deus me fez como assim Eh esse cara ainda era católico mas aos poucos o a o elemento eh potencialmente ateísta dessa nova ideia foi se foi engrossando e isso vai levar então para uma sociedade em que
o homem é visto como causa sui ou causa de si mesmo né Eh então você pode pensar assim se se o homem né num primeiro momento ele ele tem que ser entendido como feito à imagem de Deus ele foi feito a imagem de Deus então ele precisa eh ser eh enfim ser o lugar em que a bondade a beleza e a verdade divina se manifestam agora essas três dimensões se tornam lugares em que o ser humano vai vai se autoafirmar e se auto atualizar então a verdade aos poucos se torna uma questão de construção a
a ética se torna uma questão de construção a beleza se torna uma questão de construção não é uma coisa que que que está lá fora que Deus fez o universo com essas categorias e elas me definem a ordem é diferente a questão é o que eu quero ser o que eu serei o que eu farei de mim da minha existência do meu futuro então esses esses três transcendentais se tornam espaços vazios se tornam problemas para o ser humano resolver e não dádivas divinas essa mudança é muito importante vou citar aqui um autor é o David
ehrenfeld eh no livro arrogância do humanismo não é um cristão é um Pensador da enfim lida com a questão ambiental e ele fez perguntas importantes sobre a nossa sociedade pondo de lado a noção de dignidade e valor humanos a qual faz parte de muitas religiões chegamos de imediato ao âmago da religião do humanismo uma fé Suprema na razão humana sua capacidade de enfrentar e resolver os muitos problemas com que o ser humano se fronta Assim como para reordenar o mundo da natureza e reformular os assuntos dos homens e mulheres de modo que a vida humana
prospere Por conseguinte assim como o humanismo está comprometido com a fé Incondicional no Poder da Razão também rejeita outras afirmações de poder inclusive o poder de Deus o poder de forças Sobrenaturais e até o poder não dirigido da natureza associado com o cego acaso os dois primeiros nem existem de acordo com o humanismo o último com algum esforço pode ser dominado como a inteligência humana é a chave para o êxito humano a principal tarefa dos humanistas é afirmar o seu poder e proteger suas prerrogativas toda vez que são questionadas ou desafiadas então uma vez que
a ordem do universo e a minha natureza e meu destino não são mais vistos como dádivas mas são resultado de construção qual se torna o grande desejo dos modernos como controlar a a realidade para que de fato o que eu acredito que eu posso ser e devo ser aconteça Então essa é uma mudança de grandes proporções E aí essas ela vai se manifestar em três tendências no campo das ideias eh você Abandona a crença em revelação e surge a ideia de que o conhecimento só é conhecimento se for justificado se eu não souber porque eu
acredito em x eu não posso acreditar em X então isso se tornou uma mega tendência no pensamento moderno eh se eu mesmo não não construir a justificação de cada das cada uma das minhas crenças eu não sei porque que eu acredito naquilo eu aprendi alguém en fiou isso na minha cabeça então eu preciso duvidar de tudo destruir o edifício para reconstruir para eu ver se eu acredito nisso ou não por quê Porque o universo não é mais assunto de dádiva de criação o universo é assunto de autocriação e no campo da ação Isso vai acontecer
também como a sociedade funciona não sei resultado de séculos de decisões algumas Racionais outras irracionais influência de obscurantismo religioso mil coisas e se a gente quer uma sociedade em que o ser humano eh seja feliz e completo A gente tem que reconstruir Essa sociedade então você vai começar a questionar eh a a forma trad da sociedade e você acredita num Paraíso Artificial vamos construir a nova Atlântida né como Francis bac propôs a gente vai fazer isso no campo da sensibilidade também não existe uma beleza objetiva externa que eu preciso contemplar beleza é subjetividade tem a
ver com a minha percepção Então você deixa de pensar em termos de eh encontrar beleza objetivamente e começa a pensar por exemplo na arte na experiência estética em geral como expressão a expressão da suas da sua subjetividade é é é é alguma coisa de você e não do universo então gente essas tendências estão aí né você eh um dos grandes nomes no campo da Verdade ou da da epistemologia foi né famosamente René descart e Ele propôs isso duvidar de tudo sistematicamente ele tinha uma uma analogia para para comunicar isso no discurso do método imagina que
você tem tem uma casa que você comprou e você tem que modificar essa casa porque ela não te serve só que ela já passou por múltiplas Reformas e ninguém tem a planta da casa ninguém sabe então você não sabe qual parede que você pode derrubar né se você pode tirar essa porta botar outra coisa e se você não tem a planta da casa e não consegue mais mexer que que é a melhor coisa derruba a casa faz outra então ele propõe o seguinte duvidar de tudo d de tudo para quê para reconstruir de um modo
Consciente e controlado o meu Edifício de crenças eu preciso então achar alguma coisa que seja indubitável e a partir dessa coisa indubitável dessa crença indubitável eu reconstruo as minhas certezas e aí né Tem esse esforço dele ele chega no cógito ergosum né penso logo existo Mas é isso é que isso é a conexão que ele conseguiu encontrar entre epistemologia e ontologia se eu tô pensando aqui eu existo então eu sei alguma coisa pelo menos isso eu sei que eu existo que mais que eu posso saber e aí ele vai construindo o edifício de crenças mas
o que é interessante é que alguém tem a ideia de que o saber todo saber inclusive as minhas experiências e as experiências de outros e o que tá nos livros possa ser questionado ou Deva ser questionado porque se eu não duvidar de tudo e eu não possuir pessoalmente a justificativa de cada crença minha então eu não sei nada eh recentemente toda esse padrão epistemológico Foi questionado no na filosofia moderna Mas isso foi dominante por muito tempo não foi a única escola mas o fato de descart ter emergido com essa ideia diz alguma coisa sobre o
tipo de universo que tá surgindo é um universo em que você não você que tem que se constituir você tem que possuir a si mesmo você isso é a visão do Iluminismo né você não pode receber de dos outros você não pode depender dos outros né quando chega no século XX O pessoal já relaxou nisso aí né então alguém como porquer por exemplo Vai dizer que não dá mais para ter esse tipo de cógito a gente pode ter um cógito quebrado mas esse cógito orgulhoso do início da modernidade não faz sentido a gente nunca consegue
fundamentar de forma autônoma todas as nossas crenças E se a gente tentar fazer isso a vida nem funciona o conhecimento é um experiência Comunitária inclusive né Então aí tem Teorias novas de cognição estendida Monte de coisa então isso foi pro saco mas surgiu por um período e foi importante mas isso diz o quê busca de autonomia e e outra coisa veja bem eu duvido de tudo a primeira coisa que eu acredito é que eu estou aqui cógito ergosum e isso também diz algo é que eu não posso ter nenhuma realidade eh eh que tenha anterioridade
em relação eh à minha própria razão eh eu não posso acreditar em nada enquanto a minha razão no fundamentar então não tem dádiva né Pensa na salvação pelas obras e na salvação pela graça no Evangelho não para fazer uma analogia Que Vocês entenderam o que eu tô dizendo eh o Paulo ensina que o que se pensava antes é que eh os judeus ali como ele né fariseus é que você precisa cumprir a lei de Deus para você ser justificado e o que Paulo vai descobrir é que é o contrário você tem que ser justificado para
poder cumprir a lei de Deus né né você não é salvo pelas obras pela graça os salvos mediante a fé isso não vem de obras é dom de Deus não é isso não vem de obras para que ninguém se glorie mas somos feitura sua criados para as boas obras Então não é que as boas obras não importam Mas elas resultam Então pensa que o que nós temos aqui no campo da epistemologia é uma espécie de salvação pelas obras Eu não eu não recebo nem eu não posso aceitar nenhum conhecimento que eu Não construí se eu
não eu não fiz a construção não faz sentido eu não recebo coisas eu levanto a casa porque aquela casa do jeito que veio não dá para receber então é mais ou menos isso que tá acontecendo é uma fé na autonomia humana mas isso vai para outros lugares não é só no campo do pensamento no campo da ética também então um dos um dos livros muito importantes que passam essa ideia é o leviatan de Thomas robbs se você ler Logo no início você vai ver ele falando sobre a diferença das obras dos homens as coisas artificiais
as obras de Deus então Deus Deus fez animais fez vegetais fez o ser humano e o ser humano cria eh animais eh artificiais como como as carruagens por exemplo para o transporte ele cria coisas assim e nós temos por causa disso o poder de criar também o homem artificial Existe o homem natural que no seu estado de natureza tá lá né todos contra todos né O homem é lobo do homem e tal e você pode criar um homem artificial e esse homem artificial ou Essa sociedade então Eh que é uma é uma espécie de segunda
natureza surge quando o homem faz o contrato social então assim como Deus falou Fiat faça-se E aí as coisas foram surgindo o o homem também diz um Fiat e o homem artificial que é O Leviatã né você tá vendo aqui o estado isso é capa original o homem artificial é é criado o Fiat do homem artificial faça-se acontece quando os homens se juntam por causa do medo e eles querem uma querem proteção e e felicidade eles se juntam e estabelecem um contrato social e aí você tem o rei Você tem uma ordem legal e pronto
fez-se o homem artificial que é o a sociedade e o processo para construir isso tem que ser um processo racional o que tá surgindo aos poucos aqui a ideia de que eh a as bases da sociedade devem ser pensadas eh como obra humana Então Deus fez os seres humanos Mas quem faz a sociedade são os seres humanos Deus não fez a sociedade Deus fez os homens eh até que ponto ele acreditava em Deus é complexo no caso do Thomas Robs mas era algo nessa direção e outros pensadores começam a dizer algo assim que o mundo
social é um mundo feito por nós e é por isso mesmo que o mundo social é um mundo que nós podemos refazer e que nós deveríamos refazer racionalmente então aos poucos vai se desenvolver a ideia de que eh se nós construímos sociedades injustas nós podemos revolucioná e produzir sociedades justas e a gente precisa achar os critérios Racionais para fazer isso então o que foi proposto no campo da epistemologia por descart vai ser proposto o campo da ética vamos derrubar a casa e fazer outra não era a proposta de hobes especificamente mas a concepção da relação
entre ordem social e vontade humana que ele apresenta ele não é o único vai se desenvolver em um ideal de revolução social e de Utopia de que nós podemos derrubar tudo e fazer a sociedade correta aí a gente vai eliminar os problemas então muita gente começa a fazer genealogias para descobrir de onde vem os problemas problemas sociais Aí você pega o Rousseau por exemplo Rousseau vai dizer não propriedade privada é uma das coisas que que gerou o problema então você precisa do contrato social e respeitar a contrato social para produzir liberdade para todo mundo mas
isso vai levar um questionamento à sociedade privada da propriedade privada Então você tem genealogias diferentes tentando explicar Qual foi o erro que aconteceu lá atrás que justifica derrubar a casa para fazer outra casa então surgem várias alternativas de construção da Nova Jerusalém da sociedade perfeita não dá para entrar aqui mas o que acontece é uma fusão dessa visão crítica sobre a sociedade com a escatologia cristã quando junta as duas coisas então você tem as utopias de que nós vamos construir o mundo melhor por meio de controle técnico-científico eh no início é filosofia política depois as
Ciências Sociais surgem propondo isso né compte vamos consertar tudo é uma ciência para consertar tudo nega-se o pecado original e tal então mas o que que nós temos aqui não é dádiva sociedade não é matéria de dádiva Divina é matéria da nossa construção a gente tem que aprender como construir e gente isso vai bater na experiência estética também eh nós temos aqui para Resumindo a história toda mas Charles Tero fala um pouco sobre isso aqui eh a a beleza era vista como uma Harmonia cósmica na antiguidade né E era vista dessa forma e os cristãos
também também viam assim dessa forma né a falava-se sobre uma música das esferas né Isso foi herdado dos dos dos gregos aí quem gosta aí de codplay tem as origens estão lá atrás né Tem origens clássicas Mas é interessante que no início a música para dar uma ilustração a música era considerada uma ciência eh enfim diferente das das humanidades né ela ficava junto com a matemática na no trío e quadrel quando chega a certa altura eh a música sai e vai pro campo das Artes humanas e deixa de ser visto como uma uma ciência eh
como uma matemática porque ela ela começa a ser vista como uma questão muito subjetiva a a música era vista como um estudo da Ordem do mundo mas através dos sons e agora a música passa a ser uma expressão da subjetividade da par particularidade do artista e essa mudança foi importante mas isso bate na música bateu em outras Artes bateu na pintura e isso vai levar então para eh o fim da mimese que é a ideia de da arte eh eh entender e encontrar uma beleza lá fora representar a arte se torna um lugar de autoexpressão
é o lugar da subjetividade do universo interior e das intuições do artista saírem para fora então por isso que você não pode dizer que uma uma obra artística é é sei lá feia ruim depende porque isso se for uma expressão autêntica do artista Então é isso né então isso é é o que foi chamado de expressivo romântico né mas Vejam Só o que diz Charles Taylor sobre isso em nossa civilização moldada pelas concepções expressivistas a arte passou a ocupar um lugar central em nossa vida espiritual substituindo em alguns aspectos a religião o maravilhamento que sentimos
diante da originalidade e criatividade artísticas coloca arte na fronteira do luminoso e reflete o lugar crucial que criação barra expressão ocupa em nossa compreensão da vida humana a compreensão tradicional da arte era de mímese é imitação né a arte tá olhando para alguma coisa lá fora mas segundo a nova forma de entendimento a arte não é imitação mas expressão essa noção de uma voz ou impulso interior a ideia de que encontramos a verdade dentro de nós e em particular em nossos sentimentos Esses foram os conceitos cruciais que justificavam a rebelião romântica em várias e suas
várias formas Atenção para isso nós temos uma revolta no campo do pensamento inicialmente pensamento Iluminista nós temos as revoluções E aí nós temos a revolução romântica já no século XIX que e reinterpreta a vida emocional e Moral a partir dessa centralidade do sujeito o sujeito é mais importante do que o mundo eh e o Rousseau é muito importante para isso nessa questão da da revolta contra ordens estabelecidas depois que se admite que o acesso ao significado das coisas é interior que ele só é apreendido de forma adequada interiormente é possível soltar Sem problema suas amarras
das formulações ortodoxas Então pensa aí por exemplo no amor romântico tá esse é um traço do do da afetividade do século XIX as pessoas começam a imaginar que e o coração e os sentimentos do coração e ser fiel a eles é mais importante do que ser fiel a a igreja ou ser fiel a Deus ou ser fiel ao bem ou à justiça então enquanto na idade média um cavaleiro apaixonado que para não quebrar as regras da igreja ele ele fica no amor platônico e ele nunca se ú com a sua amada ele é louvado por
isso mas no século X Isso muda você é um hipócrita se você fica num casamento e tá apaixonado por outra pessoa porque você tem que seguir o que tá no coração então às vezes a gente fala do de romantismo no sentido muito relacionado com a com a afetividade sexual mas o movimento romântico era uma visão mais completa disso eles pensavam por exemplo que para você interpretar um texto O importante é você se identificar com os sentimentos do autor que escreveu o texto e era comum naquela época por exemplo e quando as pessoas queriam entender o
que era a cultura grega ao invés de só estudar textos eles tinham que viajar pra Grécia dormir lá em alguma daquelas ruínas lá no Partenon passar uma noite lá comer comida você tinha que vivenciar o negócio então essa ênfase na no sentimento e Na expressão do sentimento explode no século XIX e eh mas o que tá acontecendo é a consumação desse processo eh o princípio Isso aqui é uma é uma um estudo que vol stof uma discussão que ele faz sobre o pensamento de heg então ele tá citando heg aqui o princípio do mundo moderno
é a liberdade da subjetividade nesse princípio Atenção para isso toda a externalidade ou autoridade é superada pois esse é o princípio mas também não mais que o princípio da Liberdade do espírito é a grandeza do nosso tempo que essa forma mesmo com pouca autocompreensão ainda carrega em si a verdade de que a liberdade A Possessão peculiar do espírito é reconhecida e o Espírito está interiormente em casa consigo mesmo e tem essa consciência de si então gente isso é muito importante porque a gente tá aqui no passagem aqui do século eh enfim nós estamos no século
X mas o que tá se desenvolvendo é uma leitura já do do próprio pensamento moderno olhando para trás para o que aconteceu desde o renascimento e dizendo assim qual é o grande assunto dessa nova sociedade que tá emergindo é a liberdade do indivíduo mas não só do indivíduo político é da subjetividade é a autonomia da subjetividade é você possuir a si mesmo completamente E você vai fazer o que for necessário para combater externalidades que bloqueiem sua liberdade o que que é uma externalidade no campo do pensamento uma externalidade pode ser a doutrina da igreja no
campo da Ordem Social uma externalidade pode ser um sistema político no campo da arte uma externalidade pode ser um padrão de beleza que a sua subjetividade se revolta contra ele o a a externalidade pode ser uma regra de de casamento e vida sexual que não deixa você feliz não importa qualquer externalidade que impede a minha autoexpressão minha autoafirmação precisa ser combatida isso é o grande movimento da eh modernidade até mesmo a cura da alma né os padres eram e pastores eram chamados de cura Dal almas antes né até o século XIX quem é que lidava
com a alma eram líderes religioso E aí no homem moderno cria um outro jeito de lidar com a alma tirando Deus do jogo né E isso tá na origem lá do trabalho de Freud da Psicologia moderna a gente vai falar isso mas eh eh isso é é o mesmo esforço parte do mesmo esforço né O que que é a proposta na na na origem né da da psicanálise é você recup esperar né as fazer uma uma uma genealogia né levantar o seu passado Entender seus sonhos suas memórias reconstruir o que te fez ser o que
você é para você dar um destino para você não não tô dizendo que iso é necessariamente errado mas mas o o homem moderno pensa desse jeito ele pensa diferente ele não pensa que o problema seja que ele tem um propósito e ele se afastou desse propósito nem tem propósito de não tem Deus existe o que existe é assim é a minha história e a minha vontade de ser feliz eu tenho que entender essa história para eu ver como eu posso deixar de ser manipulado pelos outros pelo meu passado pelo que fizeram comigo para eu dar
um destino para mim então até o conceito de saúde mental que vai se desenvolvendo a partir da modernidade tá ajustado com esse novo padrão é um outro jeito de pensar e gente isso vai levar então tem a primeira revolução individualista lá no Iluminismo a 68 que foi chamado pelo gilos lipovit de a segunda revolução individualista essa revolução é interessante porque você tem no primeiro momento a defesa da autonomia da Razão no pensamento Iluminista e o o pensamento revolucionário a ideia de que a gente tem que derrubar não apenas o sistema das ideias mas a ordem
social vigente para construir uma ordem justa ou uma ordem que vai produzir o máximo de felicidade ade a nossa Utopia que vai resolver todos os nossos problemas mas isso vai migrando para o campo do sentimento também no com o movimento romântico e eh o próprio Charles steiro vincula eh a adolescência a festa de 15 anos né do desse movimento no em 1968 quando você tem uma revolução que começa ali na na na França né começa em Paris e outras e algumas outras cidades francesas espalha para várias univ estados do mundo vai bater até aqui no
Brasil mas teve menos Impacto porque tinha uma ditadura aqui mas nos Estados Unidos é Fortíssimo né no meio da Guerra do Vietnã e aconteceu essa explosão com os jovens universitários dizendo basicamente o seguinte é proibido Proibir a sociedade é injusta eh não é apenas porque eh enfim você tem os poderosos dominando porque tem interesses capitalistas ou ou tirania seja o que for ela é injusta Porque existe uma moralidade que deixa as pessoas doentes e faz elas explorarem umas à outras isso tem muito a ver com autores como Herbert Marquise que associaram psicanálise com o pensamento
marxista e começaram a propor que você não vai ter uma transformação da sociedade de fato sem abandonar as regras sexuais burguesas e você criar um novo modo das pessoas se relacionarem e amarem Então essa fusão é muito importante e ela tá acontecendo bem nesse nesse período para surgir uma ideia de que eh a moral a moral tradicional e a religião são essas fazem parte das externalidades que você tem que combater para produzir a nova sociedade que tudo vai ser resolvido é um das coisas que a gente tem que Derrubar É é a moral Cristã é
uma das externalidades né então Inclusive tem uma história interessante que que eh aconteceu essa revolta estudantil E aí você os sindicatos de trabalhadores né que eram dominados pelo por socialistas e alguns comunistas na França eles tentam se juntar com os estudantes mas dá errado porque os trabalhadores queriam lutar por salários e e outra coisa Eles não queriam quebrar tudo mas os estudantes queriam que as regras tradicionais para moral pessoal fossem abolidas Então o negócio racha e não dá certo e o pessoal fica muito tempo assim tentando entender o que tá acontecendo eh o lipov que
chama isso então de segunda revolução individualista 68 nessa data Francis schf escreve a morte da Razão bem nesse ano e é um livro importante que é uma leitura cristã do que tá acontecendo na hora que tava acontecendo aí você pensa assim mas isso ainda influencia a gente hoje a gente influencia os jovens que eh tavam protestando nessas universidades de Elite e defendendo esses Novos Valores se tornaram os chefes de Estado e das grandes corporações e a elite gerencial que Dominou a nossa sociedade até os anos 2000 e alguns desses caras são velh e mandam até
hoje mas é o pessoal dessa época é o pessoal dessa época então assim algum assim nos últimos 10 anos vários deles foram morrendo né mas eh a a herança tá aí a nossa sociedade é fruto do desse processo que floresceu em 68 e eu sempre cito isso né philipe rif éi um Pensador que diz o seguinte o que tá surgindo é uma sociedade terapêutica é uma sociedade em que tudo é pensado em termos do bem-estar eh individual Obrigado eh então vocês alguns já ouviram essa frase né o homem psicológico não é suscetivel a controle sectário
tipo seguir as regras de uma religião blá blá blá não queer saber disso o homem religioso nasceu para ser salvo mas o homem psicológico nasceu para ser agradado o que que é o homem psicológico para rif rif é um antropólogo que vai estudar como diferentes sociedades lidam com a a os desejos A Busca da Felicidade e a relação que isso tem com a ordem social toda sociedade tem que resolver esse problema como fazer a mediação entre os meus desejos e as minhas dores e a ordem social então e toda a sociedade tem uma terapêutica geralmente
são sacerdotes religiosos filósofos sábios que fazem isso e eles vão ensinar pras pessoas olha existem fins maiores do que você você precisa encaixar a sua experiência e os seus desejos com os propósitos coletivos né tô traduzindo aqui mas e cada sociedade faz isso de um jeito e você tem vários padrões então modelos de formação da da da Moral e da do Imaginário moral Então você tem o homem heróico na antiguidade Você tem o homem religioso né O Homem de Fé como um Buda ou um um Abraão você tem eh o o homem o homo eeconômicos
que emerge com a acessão do capitalismo mas rif argumentava que na época dele ele escreve isso em 66 2 anos antes da Revolução de 68 ele fala que tá surgindo um novo paradigma de formação humana que não existia esse novo paradigma se chama homem psicológico é um indivíduo que ele não acredita que existe uma ordem lá fora que ele precisa se encaixar porque tudo é feito Tabu a religião inventou esse negócio O que que existe o que existe são os meus desejos e eu preciso achar um jeito de ser feliz mas a realidade impõe limites
Então como que eu vou fazer eu tenho que achar uma mediação mas o Não é porque eu preciso sujeitar os meus desejos expectativas a um objeto maior do que eu não é por isso é porque a realidade é sólida como aço Então eu tenho que ver como que eu me adapto isso é a solução que Freud tá propondo né da economia libidinal Philip rif foi o tradutor das obras de Freud pro Inglês foi quem começou a fazer E aí ele vai estudar o Freud e fala assim Freud é uma versão dos terapeutas antigos só que
é uma versão que surgiu para a sociedade moderna que não acredita mais em Deuses em uma eh Cosmópolis uma ordem divina para o universo em propósitos para o ser humano como é que faz isso nesse universo então surge uma nova terapêutica um novo Moisés né que vai dar uma nova lei e isso é eh eh Freud depois você tem a tradição psicológica moderna que eh ela entende isso né que a sociedade inventou regras coloca limites você tem que focar na sua felicidade como você busca sua felicidade dentro desses limites isso é diferente de todas as
outras terapêuticas né então um um aluno contemporâneo de Philip rff eh o o madsen é professor da universidade de oso de Psicologia crítica ele diz assim veja só a perspectiva terapêutica evoluiu durante a segunda parte do século XX para se tornar uma parte naturalizada da vida cotidiana a despeito dessa característica cotidiana o etos terapêutico é diferente das ordens Morais tradicionais por ser autorreferencial as velhas ordens Morais sempre olham para um ser ascendente uma comunidade pactual uma lei natural uma razão divina para prover a base substantiva para os limites Morais da cultura ao passo que o
etos terapêutico estabeleceu o self como a pedra de toque da cultura então o ponto é que a gente começa no Iluminismo com a ideia de com renascimento com a ideia de que o homem é causa de si mesmo você não tem uma natureza você vai se fazer na medida que você escolhe então o ser humano começa o homem contemporâneo começa a questionar eh as as ideias tradicionais a ética tradicional a ordem social tradicional e Começa a duvidar da existência de uma ordem externa e começa a pensar que tudo que existe é a minha subjetividade projetando
o que ela deseja eh em uma tela branca o universo é uma tela branca ele não me diz nada eu é que digo eu que tenho que possuir a mim mesmo e decidir quem eu vou ser e isso vai se falhando e vai atingir o campo da afetividade vai atingir o campo da da moralidade vai atingir o campo dos sentimentos e isso foi chamado Então por rif de eh o a terapêutica moderna terapeutica moderna é o modo moderno de ensinar como ser feliz como é que você vai ser feliz você tem que seguir o seu
coração e ser autêntico é isso é é um processo enorme que aconteceu para que chegasse no que o lipov chama hoje de sagração da autenticidade Esse é o princípio moral máximo do mundo contemporâneo você pode ser qualquer coisa mas se você for fiel a si mesmo honesto e buscar ser feliz você for autêntico então então você é uma pessoa completa essa é a vida filosófica é a é a vida boa né E se você abre mão de ser autêntico e de buscar sua felicidade por causa de regras lá de fora você você tá sendo inautêntico
você não é uma pessoa completa gente o resultado disso então é que eh como é que fica a ideia de que tem uma verdade que me rege que existe uma uma ordem de beleza para mim que existe um bem objetivo e que para eu ser bom eu tenho que aprender o que é o bem lá fora isso não faz sentido mais né então nós temos esses fenômenos aí no mundo atual né Você tem o fenômeno da pós-verdade o antirrealismo principalmente nas ciências humanas hoje você tem o hedonismo eh tomando conta completamente dos ideais modernos de
felicidade e você tem ainda uma fé no progresso né então a gente vai construir o nosso Paraíso terrestre aqui esse paraíso terrestre vai ser um lugar em que todo mundo vai buscar vai poder buscar a sua felicidade do seu jeito ser autêntico então é Esse é o objetivo e verdade é o que afirma isso qualquer teoria que não afirme isso é falsa a regra da Verdade é a busca da felicidade do indivíduo contemporâneo n Então isso é e às vezes chamado né de pós-modernismo Talvez né Eu não sei se isso é pós-modernismo ou se é
ultramoderno né ou hipermoderno se não é o resultado do pensamento moderno eh isso afetou tudo afetou até a polí contemporânea né então o o mar Lila é um é um crítico cultural e professor da universidade eh de berkley se não tô enganado eh não Colúmbia professor de Colúmbia Ele publicou esse livro né o eh o progressismo de ontem e de amanhã progressismo de ontem e de amanhã ele diz o seguinte durante os anos 70 e 80 uma mudança começou o foco da atenção agora era menos a relação falando política americana né entre os Estados Unidos
como cidadãos Democráticos e a nossa identificação com diferentes grupos sociais dentro dele a cidadania caiu do quadro e as pessoas começaram a falar no lugar da Cidadania em identidades pessoais um homunculo interior uma coisa única composta de partes coloridas por raça sexo e gênero e então ele diz por volta dos anos 80 eh a política Democrata no caso deu lugar a uma pseudopolipo empurrar os jovens para dentro de si mesmos ao invés de puxá-los para fora rumo ao mundo mais amplo e os deixou des preparados para pensar sobre o bem comum então o objetivo do
pensamento moderno era emancipar parecia que era uma ideia boa mas o resultado disso é produzir a partir de de da revolução ali de 68 mas principalmente agora tem uma razão para isso os anos eh 80 Agora você tem eh indivíduos que eles não conseguem pensar em termos de de bem comum de coletividade não existem universais que valem para todo mundo para coordenar a nossa ação o que existe é a minha busca de felicidade e aí eu me junto com outros coletivos que estão lutando pela felicidade pela autoexpressão e pelo Direito de cada um ser autêntico
e isso passou a ser a regra para a a própria política né mudou a própria política desse jeito né Então isso que foi chamado pelo lipov de sagração da autenticidade a autenticidade Como regra máxima Charles tayor também escreveu sobre isso eu recomendo aí quem quiser conhecer ética da autenticidade então gente o ponto é que a a própria política moderna se tornou elas ela foi psicologizar ada nas palavras do do professor Mark Lila né Ele fala sobre isso nesse livro é um livro pequenininho que eu recomendo muito tá eh ela foi psicolog isso tá por trás
de boa parte das chamadas políticas de identidade hoje em dia e e isso foi então o que lipov chamou de a sagração da autenticidade até a política foi alterada por essa tendência e Eu mencionei também Charles Taylor é um autor que escreveu sobre esse ponto e como até de acordo com os textos que a gente leu ele coloca essas duas dimensões aí eh da do expressivo moderno que é esse traço da sociedade contemporânea subjetivismo e emotivismo eh existe uma ênfase eh no indivíduo no que Ele tá vivendo dentro e o acesso que cada indivíduo tem
a realidade e e eh enfim são apenas suas emoções eh subjetivismo e emotivismo o sujeito é o mais importante e as emoções do sujeito são a coisa mais importante esse é o grande traço da da atitude contemporânea né que a gente encontra inclusive em quem supostamente teria outro cosmovisão como os cristãos evangélicos e gente isso tem um impacto na saúde mental né Eh o olad fala sobre isso indivíduo Deprimido é o reverso involuntário desse ideal de buscar ser autêntico sair do armário e ser você mesmo e buscar seus próprios objetivos ao invés de você servir
a propósitos externos a você então o que isso resulta é que as pessoas que não conseguem bus eh alcançar a autoatualização eh eh fracassam então isso vai gerar muita depressão Muita ansiedade e a gente tem visto uma explosão aí de Sofrimento psicológico no mundo atual né então tem muita gente escrevendo sobre isso né a gente tem por exemplo a di antende escreveu esse livro igen né a respeito da do impacto do uso do celular ela já pesquisava antes sobre o que ela chama de epidemia de narcisismo na sociedade contemporânea Isso é uma outra forma de
descrever esse fenômeno eh o Jonathan hde ficou famoso agora com esse livro A Geração ansiosa né Tá todo mundo lendo recomendo demais tudo que o Jonathan Hyde produz conteúdo dele é maravilhoso e esse é um dos pontos é que o uso do celular tá excessivo porque muita gente fala assim o problema é o celular não é só o celular são duas coisas uma é a ideia de eh Claro dar esse tipo de autonomia pras crianças mas a outra coisa é o que elas encontram lá nas mídias sociais que é é um tipo de ideologia que
deixa e realmente as as crianças doentes né isso tudo tem a ver ver com a busca de autenticidade e muita gente já ouviu falar aí de byung Chan é um autor assim com muita coisa legal recomendo demais e ele tem esse livrinho aí cheio de insights o desaparecimento dos rituais e ele faz uma crítica ao próprio Charles Taylor Charles Taylor analisa o lugar da autenticidade no nosso mundo mas ele não é totalmente contra o o BM churan ele tem uma origem né oriental apesar de ser professor na Alemanha e e ele critica muito isso essa
defesa da princípio da autenticidade olha o que ele diz a cultura da autenticidade segue de mãos dadas com a desconfiança em formas ritualizadas de interação apenas a emoção espontânea ou seja o estado subjetivo é autêntico a compulsão da autenticidade torna tudo subjetivo intensificando tendências narcisistas então vejam só eh para uma pessoa que quer viver o seu modo de vida os seus desejos seus ideais exclusivos vai ter dificuldade de viver a vida com as mesmas prioridades os mesmos ritmos do dos outros pensa numa agenda você quer marcar um encontro para você marcar um encontro com três
amigos vocês concordam que os três amigos vão ter que separar o mesmo horário eles têm que sincronizar agora se você não quer ficar o tempo todo a eh cumprindo compromissos com outras pessoas você fala assim eu quero ser livre eu quero que minha agenda fique livre só vou fazer o que eu quero de repente você consegue ter uma agenda liberada Mas aí você não encontra com ninguém mais você desencontra Então veja só quando você começa aos poucos a recusar leis modos de vida rituais prioridades que não sejam as suas subjetivas e os seus sentimentos você
começa a entrar num processo de dessincronização com os outros e a sociedade vai atomizado com cada vez mais solidão e sofrimento mental por falta de uma vida Comunitária rica então isso é um ponto que o b churan colocou que é resultado da cultura da autenticidade Se cada um faz a sua agenda escolhe suas prioridades eh desfruta das suas seus prazeres do seu jeito único ninguém faz nada junto mais não segue não tem jeito de fazer então isso vai ter uma série de impactos que a gente vai discutir ao longo do aí da da conferência mas
eu vou terminar aqui citando eh terminar esse essa parte eh citando um estudo que eu eu tenho divulgado bastante porque eu achei ele muito iluminador assim eh um pesquisador que estuda eh sustentabilidade holandes o Martin sheffer Martin sheffer professor da universidade de warning ele juntou com com especialistas de outras universidades e fez eh uma pesquisa sobre padrões tentar identificar algum tipo de mudança linguística radical algum tipo de padrão na linguagem nos últimos 150 anos então ele vai lá em 1860 e começa a examinar toda a literatura jornais livros eh para entender se existem eh padrão
de linguagem assim que dizem alguma coisa sobre a cultura eh Por que que ele pode fazer isso porque tem tudo digitalizado né Tem uma base da Google Google and gram que permite pesquisar milhões e milhões de textos tudo digitalizado então eles começaram a pesquisar isso ele descobriu o seguinte e a equipe que de 1860 em diante a gente via na língua inglesa e na língua espanhola dava para ver isso as palavras relacionadas com racionalidade e com coletividade viam eh a sua frequência via aumentando progressivamente e as palavras relacionadas com individualidade e sentimentos eh elas estavam
diminuindo quando chega por volta de 1970 a as palavras de racionalidade e coletividade param de subir e as de eh emoções individualidade para de descer e aí nós temos uma inversão dos anos 80 pra frente Lembrando que o lipov já tinha falado isso que teve a segunda revolução individualista isso deu nesse diagrama eles fizeram diagrama para mostrar isso eles chamam de diagrama de taco de Rocky vocês podem ver ali né que tem enfim para baixo e tem o o tem para cima e para baixo né Eh então nós temos palavras relacionadas com sentimento viam caindo
quando chega nos anos 80 você vê um salto tá vendo ali o segundo segundo quadro eh eh palavras relacionadas com intuição agora veja lá no na na coluna d eh palavras relacionadas com a racionalidade se eu viha subindo desde 1860 E aí isso cai bruscamente 1980 em diante que que tá acontecendo realmente a gente tá vivendo uma revolução é uma revolução em que racionalidade e coletividade estão afundando e individualidade e sentimentos estão subindo Essa é a grande mudança que tá sendo medida à vez a gente fala que tem muitas cosmovisões né Não sei se já
viram o livro eh Universo ao lado né o catálogo de cosmovisões do James s é um livro Fantástico mas gente no mundo ocidental Não importa quantas cosm visões filosóficas existem a grande estrutura é isso aqui é esse processo todos as outras mudanças e debates sobre cosmovisão estão dentro desse por isso que eu falei a cosmovisão do self né em vez de falar de várias cosmovisões falando de uma né agora o que que eles descobriram que por volta de 2007 em diante 2 2007 acho que é por aí mesmo você tem uma outra mudança eh e
os pronomes os pronomes estavam no singular e estavam no plural a maioria dos pronomes usados né na na literatura inglesa e no espanhol estavam no singular e 2007 para frente e Eh desculpa eles estavam no plural 2007 paraa frente a maioria dos pronomes são singular e eles descobriram isso em sete línguas diferentes sete línguas diferentes esse artigo tem 3 anos descobriram em sete línguas diferentes o que que tá acontecendo eh então aqui é um comentário do cheffer a mudança Universal e robusta que observamos sugere um rearranjo histórico do equilíbrio entre coletivismo e individualismo e inexplicavelmente
conectado a isso entre racional e emocional como se quir enquadrar a coisa corresponde isso a uma mudança profunda nas atitudes e pensamento claramente a emergência do discurso de pós-verdade sugere essa mudança e nossos resultados são consistentes com a interpretação de que o que o fenômeno da pós-verdade está ligado a uma gangorra Histórica no equilíbrio entre nossos dois modos fundamentais de pensamento se verdadeiro é bem possível que seja impossível reverter a mudança Oceânica que temos sinalizado gente o Martin cheffer estuda pontos de inflexão ele estudava isso na natureza quando é por exemplo que eh a degradação
de uma vegetação Condena definitivamente uma floresta ou quando é que a eh enfim a perda a perda de de indivíduos de uma espécie garante uma extinção completa você passa por um ponto de não retorno quando é que a gente vai ter um ponto de não retorno em termos de mudanças de temperatura Global eh dentro dos próximos 30 anos esse tipo de coisa que ele estuda Então o que ele descobriu é que a gente passou por um ponto de inflexão e isso significa que não tem jeito de reverter para reverter tem que ter algum fenômeno gigantesco
com como por exemplo uma guerra mundial alguma coisa desse tamanho poderia reverter essa mudança sem um fenômeno de grandes proporções a gente migrou de uma sociedade da racionalidade da coletividade para uma sociedade do self Essa é questão Então isso é o que eu tava tentando entender lá em 2013 e é a tal revolução afetiva essa inversão aconteceu e uma das um dos efeitos para vocês entenderem o que que que tipo de coisa que isso implica até essa revolução acontecer ali dos anos 80 enfim na elite é 68 A Elite intelectual futura Elite intelectual do mundo
vira a mesa em 68 mas até isso virar indústria cultural generalizada virar sistema educacional política pública virar sistema internacional de direitos humanos defendendo esse tipo de coisa isso Demorou décadas e e precisava de tecnologias novas também para ajudar o indivíduo a ficar totalmente focado em si mesmo o celular não foi feito para isso mas ele acabou se tornando uma tecnologia que ajudou a acelerar esse processo de auto absorção é por isso que é na época que o iPhone entra é que você tem essa mudança dos pronomes Exatamente no mesmo período o Jonathan H também mostrou
que a saúde mental da dos dos das crianças e dos jovens começa a piorar dessa data paraa frente né aquele livro lá sobre a ansiedade que eu mencionei fala um pouco disso mas então isso ajuda a gente a entender algumas coisas por exemplo o que que aconteceu no mundo que até poucos anos atrás eh práticas sexuais fora do casamento monogâmico heterossexual eram consideradas pecaminosas e imais ainda que as pessoas fossem livres para fazer mas eram considerados imorais e o que que aconteceu que de repente e toda forma de amor é válida e a crítica da
vida sexual do outro ficou imoral inverteu o negócio que aconteceu que inverteu tudo aconteceu isso você tem uma revolução no Imaginário moral tão profunda que o que antes era certo fica errado e o que antes era errado fica certo e é uma mudança tão grande que atinge a linguagem a percepção que o próprio crente não sabe o que pensar porque você foi educado nesse sistema você vê esses filmes você lê essa literatura os seus professores ensinam isso você vai estudar sobre direitos humanos eles estão dizendo a mesma coisa é tudo é você tá imerso nesse
negócio pessoa então é difícil aí você ler Romanos 1 por exemplo a questão da homossexualidade você ler Romanos um e fala assim ah não é possível Paulo viajou não tá certo isso aqui Como assim que eu vou impedir uma pessoa de ser feliz eu não posso fazer uma coisa dessa Você já pensou isso se você não pensou você STI se você é gente você sentiu isso pelo menos em algum momento né Eh então gente é essa grande revolução a revolução do self eh eu chamei de cosmovisão do self que eu ouvi Como eu disse o
Andre fos falava isso em 2006 né e a gente começou a falar também mas algumas pessoas começaram a escrever sobre isso recentemente né e eu quero finalizar recomendando eh um livro eu vou falar um pouco mais dele depois ascensão e Triunfo do self moderno ele não conta a mesma história que eu tô contando nem usa as mesmas fontes mas ele faz um estudo sensacional ele usa rif Mas usa outros caras ele faz estudo sensacional e ajuda a entender essa grande transformação então Gente esse era o meu objetivo hoje era introduzir esse ponto é que Independente
de vários aspectos Você pode falar de cosmovisão pode falar de cosmovisão hindu cosmovisão islâmica Você pode falar do relativismo pós-moderno pode falar do cientificismo todas essas todos esses afluentes são importantes para entender cosmovisão mas a grande estrutura de imaginação que tá determinando eh a vida social moderna a política moderna e até mesmo a religião é a revolução do self moderno essa revolução da subjetividade e dos sentimentos o próprio cristianismo evangélico foi muito influenciado eh por essa revolução e a gente precisa entender como isso aconteceu a gente vai falar amanhã um pouco mais sobre a secularização
moderna tem a ver com isso então se a gente quer combater secularização a gente precisa entender esse negócio e resistir esse negócio tá
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