e fala pessoal do se liga a professora Daniel Gomes E hoje nós iremos fazer um resumo uma síntese um essencial com mais importante de um dos temas mais importantes de um dos temas mais fundamentais Tanto para quem é da área de história quanto para quem é da área da filosofia que é organismo faremos uma apreciação Geral do Iluminismo quais suas principais características as suas principais tensões e os principais elementos a gente compreender esse movimento se aqui é o movimento são importantes para a história do mundo moderno e contemporâneo se liga tradicionalmente e o menino associado
ao século 18 alguns historiadores expandem para o comecinho do 19 e para o finalzinho do 17 mas o coração iluminismo É de fato é indubitavelmente o século 18 uma coisa importante dizer sobre isso o saco 17 é chamado pelos historiadores pelos historiadores de a crise do século 17 grandes nomes assim só só e o século 17 de fato século 17 é no mundo lugares da Europa momento de estagnação Econômica se não estrague nação é o movimento é uma época de crescimento econômico reduzido em relação ao século 16 e ao século 18 o século 18 o
século das luzes com alguns gostam de chamar é um século de maneira geral de expansão Econômica é um século que na Europa por exemplo a população passa de 118 para 193 milhões de pessoa da 193 milhões de pessoas algo em torno de 25 milhões está na França da França é nesse momento o país mais populoso da Europa o século 18 é um século de expansão Econômica é um século de crescimento econômico no caso do mundo em inglês e francês é o século de expansão Colonial então no caso da França o Haiti a sua principal colônia
conhece o seu apogeu no século 18 no caso da Inglaterra em e no final do 17 a Jamaica e falar de colônias francesas falar de colônias inglesas é falar de escravidão médio regime brutal e violento que foi a escravidão no século 18 portanto ao mesmo tempo que é um século expansão econômica e populacional na Europa é um século também de expansão da escravidão no império colonial francês inglês um saco destruição da própria colonização bom esse é o contexto geral do mundo como periodizar o Iluminismo o Iluminismo começa com Dominguinhos uma acaba como tudo não é
exatamente um consenso sobre isso mas a maioria dos livros Dizem que o Iluminismo começa ali na década de 1680 o que acontece em 1680 a Revolução Gloriosa na Inglaterra a consolidação da monarquia parlamentar acontece no ano de 1685 a revogação do édito de Nantes na França o que significa a revogação do édito de Nantes Por parte dos 14 o fim e da pouca tolerância religiosa que existe uma relativa tolerância religiosa não pensa o Luís 14 a partir do lema o rei os 14 uma lei a sua vontade de uma fé a fé católica é Acaba
com o resto de nessa acaba com a pouca uma relativa tolerância religiosa que existia bom É também um momento em que são publicados as obras do Pierre bay na França e do John Locke na Inglaterra Eu geralmente se diz que o menino não começa ali na década de 1680 1290 Revolução Gloriosa e RPM e autores como esse alguns historiadores como o Jhonatan Israel recuo mais o Israel diz o historiador Holandês que dá aula nos Estados Unidos em princeton o Israel diz que o Iluminismo começa em 1750 ali na época da publicação das obras do Espinosa
né o jhonata estava colocou uma centralidade muito grande dos filósofos do me livre e quando que o luminismo termina a maioria dos historiadores dizem que domingo termina na Revolução Francesa e o 789 1799 o jhonata Israel concordo com ele disse que termina na primavera dos colo 1848 proteína todo o ciclo de evoluções dos quais a Revolução Francesa o aparelho então quando o mesmo começa ali na segunda metade do século 17 e terminar no comecinho na primeira metade do século 19 os historiadores divergem um pouco em relação às datas exatas mas todos concordam que o coração
do mesmo é o século 18 tá alguns lembram ainda alguns Alguns histórias ainda colocam Ascensão do lulismo como uma decorrência do final da Guerra dos Trinta Anos A Guerra dos Trinta Anos por uma guerra entre 1618 em 1648 e ela foi entre outras coisas uma guerra de religião uma guerra entre católicos e protestantes não foi apenas isso até porque alguns católicos como o Fran o cara ao lado dos Protestantes não foi também uma guerra de religião a guerra dos trinta anos até o final da Guerra dos Trinta Anos a paz de vestfália da também uma
relativa autonomia religiosa para as nações a paz de vestfália acaba com a possibilidade da criação de um grande império cristão como os espanhóis fizeram Em algum momento alguns está dores dizem também que iluminismo a resposta ao fim das guerras de religião na Europa tenta na guerra de religião na Inglaterra nessa revoluções inglesas também são em parte uma guerra de religião então quando iluminismo defende a tolerância religiosa quando iluministas falam que a religião é um assunto de foro individual essa demanda dos iluministas era uma maneira de evitar as guerras civis se foram tão comuns das Guerras
religião no século 16 e 17 da noite de São Bartolomeu na França no século 17 as guerras de religião na França então a tolerância religiosa defendida pelos iluministas seria também em relação ao fim das Guerras religião o presente editar novas guerras religião combinar que a religião assunto individual o estado não pode impor a religião para gente então seria algo mais ou menos assim então isso é a primeira coisa esse essa é a periodização de alumínio já que Vocês entenderam a periodização mesmo nos anos que são coração donista agora cabe a gente perguntar o que foi
o nome como definir os amigos porque afinal a gente não pode achar que tudo no século 18 feminismo o século 18 a maioria da população ainda uma relação muito católica no caso país católico protestante o caso dos países protestantes na Europa muitas universidades ainda tem um ensino e plástico leva um modelo ali da Baixa Idade Média ou da renovação da Escolástica na Espanha do século 16 top mesma coisa dizer isso não era que era tudo iluminismo tá então que quero que foi bom é os p o que a gente costuma agruppa com esse nome iluminismo
muitos deles em um discurso eles falavam que o conhecimento deles era a luz deve se comparavam conhecimento alo contra a ignorância que eles diziam que era as trevas e vamos ver o que é bem alguns dizem que é um dos primeiros iluministas na França o PRP ele disse assim estamos agora no século tirar a se tornar cada vez mais esclarecidos e numa tal escala e todos os séculos anteriores nada mais serão do que trevas se comparados a ele tão perto que ele disse que o século dele é o século do avanço das luzes o avanço
da Razão do avanço do conhecimento contra as trevas da ignorância tá ele falava em usar o termo pé baby república das letras e de fato impressionante como muitos desses pensadores que a gente chama de iluministas eram próximo se conheciam por exemplo o trem de Rio é muito amigo do admin no tempo de Rio e morou um Russo e o período que eu devo de Rio esteve na França ele esteve próximo chegou a conhecer o gol ferro na época que eu voltei ela estava lá formulando-se o tratado sobre a tolerância o admitir também estava na França
de fato eram pensadores que circulavam que há de fato os exploradores tem um trabalho de Stanford sobre isso até um site sobre isso depois vou deixar embaixo que mapeia as cartas e as trocas enfim as citações internet Manda ele se sentiu uma verdadeira república das Letras mas pensando aqui também há na frase do perville uma ideia de progresso de um progresso que ele tá dizendo não apenas um progresso quantitativo o pedido de não é apenas mais saber não apenas que na época dele sabe mais do que Azul acumulou mais saber é um acúmulo de saber
é um progresso também qualitativo que o segundo ele não é só quer ficar dele tem mais conhecimento a cara dele a época das luzes enxerga as coisas de uma maneira diferente e não é à toa que durante o Iluminismo uso altere vem com uma expressão que a expressão filosofia da história a ideia de história e de refletir sobre a história é também uma grande medida decorrência das luzes parte das luzes e alguns historiadores dizem que essa ideia das luzes do Iluminismo de pensar sobre a história de pensar historicamente é filha dessa própria noção de progresso
Como assim se eu entendo que a minha época ver o passado de maneira distinta que o passado via si próprio é porque eu entendo que cada época tem uma maneira diferente de ver as coisas que cada séries um que os seres humanos são filhos dos seus tênis são filhos a suar Como disse o historiador Marc Bloch mais filhos dos seus tempos o que fim dos seus pais né então é essa ideia de progresso de cada época tem uma é o acúmulo não apenas quantitativos mais qualitativa de saber também nos levam uma ideia de que o
pensamento a histórico daí que a filosofia da história também é uma decorrência da luzes parte do pensamento Iluminista agora quero ler uma expressão do de terror odone de terror de terror o outro Ministro disse assim desde os princípios das ciências Profundas até os fundamentos da Revelação não há coisas que não foram pensadas em nosso cérebro desde a metafísica até as questões de gosto discutível entre nós desde a disputas escolásticas do seu logo até objeto de comércio tudo por discutido analisado inimaginável uma nova luz de novo a metáfora da Luz contra as trevas daí o nome
iluminismo uma nova luz se derrama sobre muitos objetos e novas obscuridades os cobre quer dizer quanto mais a gente pensa a gente derrama luz sobre os objetos mas também novas questões surgem bom né novas trevas aparecem como fluxo e refluxo da Maré deposita na orla coisas inesperadas e arrastam outras consigo Então primeira coisa sobre essa frase do terror e é verdade se a gente fosse juntar todos os livros iluministas Isso daria várias e várias e várias e várias bibliotecas os iluministas escrevem sobre comércio sobre economia política sobre moral sobre ética sobre estética desafio você a
dizer né algo que não foi objeto de pensamento de reflexão dos domínios então isso a primeira coisa que os derrotistas agora tem uma outra coisa aqui que ele disse ele entende conforme a razão avança com Nova Nova Luz sobre os objetos novas questões de novas qualidades surgem também eu já vi gente dizendo que o do ministras eram inocente que os iluministas acreditavam que a razão EA resolver todas as coisas isso na verdade sou uma caricatura do menino e essa frase do terror e outras coisas que eu fui lá na aula de hoje vou mostrar que
sou uma caricatura eles estavam bem consciente de que novas luzes engendram novas trevas também então tá claro para você se a primeira coisa importante vocês não podem esquecer é tudo Iluminista nos água essa metáfora né do pensamento da Razão com a luz da ignorância do despotismo da intolerância com as trevas aí o nome dominismo tá vocês vão encontrar em espanhol ilustración vocês vão encontrar em inglês em lágrimas pessoa encontrar em alemão aos Klein e assim por diante né que todas as línguas aparece essa metáfora da Luz agora o que eu falei para vocês que eles
não eram inocentes E aí eles não é uma pessoas que acreditavam que a luz a razão é resolver todas as coisas Vale vez por exemplo um capricho não rascunho né uma gravo linha do Francisco Goya quero um dos iluministas espanhóis esse capítulo se chama o sonho da Razão produz Monstros é o sonho não Às vezes as pessoas traduzem como o sono da razão mas ali o que ele quer dizer é o sonho da razão é um explorador mostrou isso que é um estado chamado todorov o seu bastante conhecido mas esse Caprichos de Goya o sono
da Razão produz Monstro É ele mostra aqui a ideia desse desse desse desse desenho aqui a razão também podem agendar os seus próprios mundos a racionalidade também pode agendar loucura sessão grande tema das obras do Francisco Glória durante a Revolução Francesa inclusive é criado o termo antigo regime em Asunción regime da um antigo regime antigo original nome que eles dão na Revolução Francesa no mundo que eles estão criticando que eles querem acabar que eles vão associar o antigo regime aos privilégios da nobreza ao absolutismo depois mais para frente também a a intolerância religiosa ao controle
da igreja sobre o estado esse nome antigo regime não é o nome que a Revolução Francesa dar porque a antigo que eu existe mais a Revolução Francesa da pelo mundo que existe que eles acreditavam que estava carcomido que eles queriam superar mas a no Iluminismo e aqui eu senti um explorador chamado Robert darnton playback missão como é que tá as férias estão lutando contra aqueles que o derrubou chamava e os inimigos da filosofia da os iluministas eles atuavam e não eram pessoas isso de Singer bem ele de alguns filósofos do século 17 iluministas não eram
pessoas que ficavam pensando e escrevendo no seu escritório a pena eles eram pessoas que queriam colocar se a testa da sociedade dirigir a sociedade por isso que os iluministas eram Conselheiros de Reis né o voltero de terror eram próximos a rainha Catarina da Rússia eram admirados pelo Rei Frederico da Prússia eles eram Conselheiros de Reis eles atuavam os café tá na enciclopédia dos iluministas tem o verbete café e café ali é definido como a manufatura e o século 18 é o século da expansão dos cafés em Paris o muito esquerdo no início importante nas suas
cartas persas ele tinha um sarro que as pessoas entravam no café e achava que elas eram mais inteligentes sofre tava tomando café mas a verdade é que eles estavam nos cafés eles estavam nos salões eles eram Conselheiros de Reis Essa é a grande peça grande definição de iluminismo disso Robert dar um movimento no movimento que querem colocar as suas ideias em Ação quero colocar as suas ideias em prática então o seguras Historiador Robert darnton o que distingue os iluministas de outras épocas não é tanto o seu pensamento que às vezes é bem parecido com de
cá às vezes é bem parecido com Espinosa naquele do conteúdo do pensamento mas o que eles fazem com o seu pensamento o que eles querem é isso que distinguir eles de outras épocas eles querem tomar a opinião pública a opinião pública é um termo que aparece em francês 1752 a data que um outro filósofo importante que é o haruma podre penso dominismo ele pensa iluminismo como esses caras querendo tomar o espaço público esses caras algumas mulheres também vamos lá delas daqui a pouco também tá E aí que você entende a partir dessa desse senso de
projeto desse senso de Missão você entende o fato que o dedo errou e o Darlan Bear essa próxima dupla sertaneja né depois ela até que de terror da AMBEV organizaram a enciclopédia 71 1818 verbetes escritos pelas maiores mentes da sua época de seu continente da o verbete filosofia da ciclopédia por exemplo era definido como dar ou procurar a razão das coisas da o procurar a razão das coisas contra os entraves da autoridade e do espírito sistema tão bom aqui já estamos ampliando a definição de iluminismo também pensando ele como uma missão como um pro o
motion nesse sentido portanto organismo é uma cultura né então os seus expoentes e organismo além de pensadores eram mulheres e homens que atuavam nas cortes nos salões nas lojas maçônicas também são lugares muito importantes de troca difusão de ideias nos jornais nos cafés querendo tomar a testa da sociedade tá querendo que a filosofia pauta política falte as discussões que a filosofia surge a parte do espaço público da discussão pública da vida pública os maiores exportadores do mundo atualmente tá bem velhinho é o de um pouco de Cambridge administrador preferido o de um pouco ele define
dominismo justamente como um conjunto de programa bom então eu já um pouco eu falo uma coisa que hoje todo mundo concorda o Iluminismo a uma coisa só existem vários iluminismo alguns historiadores falar o Iluminismo francês organismo em inglês o livro português e se uma abordagem outros instaladores falar o Iluminismo católico iluminismo protestante iluminismo judaico então por exemplo metodismo nesse momento seria uma parte do lluminismo religioso táxi Galleria forma ali por exemplo na Inglaterra as igrejas metodistas elas eram também centro de debates e discussões e alguns expoentes importantes do organismo ali se formaram Alice formato gente
pode falar meu nome do protestante gente pode falar no mesmo católico segundo de um pouco esse historiadores são organismos um conjunto de programa o que tem como objetivo fundamental conter a sangrentas guerras de religião então para ele o que define do mesmo é um esforço para acabar com as guerras de religião e assim que a gente entende as propostas de tolerância as propostas de igualdade perante a lei outra maneira importante de entender o Iluminismo que já caiu várias vezes no vestibular para quem está pensando vestibular é a maneira como Kant immanuel Kant né o filósofo
prussiano definir pensando nisso tá lá no seu texto O que é isso O que é o esclarecimento ele define o esclarecimento como a saída da menoridade O que que a menoridade para Kant a menoridade é a incapacidade de você fazer o uso do seu entendimento sem a direção de outra pessoa então você não consegue pensar por si próprio você precisa que um padre Pense por você um político Pense por você já se no Brasil né o político fala o cara tá acreditando isso a mim tô pensando aqui menoridade e maioridade para Kant não tem bem
cuidade Tem nada a ver Cuidado o que ele tá dizendo é a maioridade quando você não precisa da tutela externa da porque ela da igreja da tutela do estado da mais cuidado a proposta do curso de maioridade às vezes é muito mal compreendida porque as pessoas compreendem como se fosse uma proposta individualista mas não é o teu cante fala não é não é que a maioridade vai fazer o uso da sua razão A maioridade fazer o uso público da razão ele não fala o uso da razão se você ficar no seu quarto sozinho criticando o
estado a igreja criticando todo mundo e nas ruas você esconde você não é maior você é menor é por isso é aí que a gente junta as duas coisas que eu falei até agora para o cante a maioridade não tem a ver apenas com os da razão tem a ver com o uso público da razão e você poder ocupar o espaço público de você poder discutir e debater o lobo jornais os cafés nas cores nas lojas maçônicas e nos salões então é é isso que é pensar de forma autônoma não é algo meramente individual apenas
individual você poder discutir você poder debater você poder colocar os seus textos no jornal então quando candids ousa saber Esse é o lema do esclarecimento Itaperi áudio né em latim de uma frase que ele vai toma lá do Horácio ele fala outros causa saber não é usa saber sozinho no seu quarto escondido Então é coisa de maior é usa saber publicamente é o uso público da Razão Agora eu quero fazer uma pequena observação eu tava conversando aqui com o Jaílson que tá filmando essa aula mas vocês não estão vendo ele tá aí atrás da câmera
porque essa definição de iluminismo Tô mostrando para vocês é a definição histórica a definição das historiadoras dos historiadores que tem submismo como água ali do século 18 no final do século 17 e do começo do século 19 agora esse uma das maneiras de ler o iluminismo e são maneiras de Gamas mais filosóficas vocês vão encontrar na obra do Adorno quando ele faz esclarecimento na obra do focou e geralmente quando algum filósofo usam ter um esclarecimento ou iluminismo era um outro sentido que pode ser um movimento que vem até os dias de hoje não é assim
que eu tô pensando mas vocês vão ver tem gente fala é um novo iluminismo é uma outra visão de iluminismo que não é histórica a visão histórica penso do mesmo como Robert darnton coloca como acontecimento século 18 Tá mas esse é um problema para quem estuda dormir porque ele é um conceito ao mesmo tempo histórico e filosófico e às vezes dá uma bagunça então só para esclarecer para vocês aqui estão fazendo abordagem histórica E aí pensando ainda nessa abordagem histórica do lluminismo os historiadores as operadoras marxistas a partir por exemplo de trabalhos como trabalhos do
Luciano Souza tendem a chamar o Max o Iluminismo de um pensamento português e o que eles querem dizer feminismo seria um pensamento burguês cuidado Eles não tão dizendo que os iluministas eram Portugueses e um monte de Iluminista que era Nobre Barão de Montesquieu e é o condição o Helvécio roubar tem um monte de Iluminista nova tem um monte de Iluminista Operário também é o caso Thomas fem por exemplo o ministro que vinha das quatro trabalhadores é o primeiro não é que os filmes eram portugueses não acreditam mesmo também eles não acreditam que os iluministas defendiam
a burguesia a proposta de um texto que era uma proposta que visava a defender a nobreza a separação de poderes uma vez que proponho uma separação que beneficiaria no esquema do mundo pesqueiro a nobreza tá a maioria dos iluministas com algumas poucas exceções não eram democráticas ou pé não era o democrata Vector democracia não disse que é muito menu a maioria dos iluministas defendiam uma monarquia moderada uma Monarquia Constitucional alá Inglaterra uma monarquia tipo a Inglaterra o canal moderada com Rei limitada lindo e feliz aí porque se alguns historiadores marxistas chama o Iluminismo de burguês
que não é um pensamento da burguesia nem conscientemente para poder porque os iluministas não são importantes historicamente na defesa do livre-comércio dos direitos individuais da limitação do poder do Estado ao defender isso o Juninho está seria importante na construção do mundo capitalista burguês contemporânea Estou a ir conectamos de português lá que eles eram burgueses lá na fábrica feliz mas é que o pensamento deles foi importante para o estado burguês para economia capitalista ao defender o livre comércio a livre iniciativa no ano todos que defendiam isso Eu tenho 11 ministros comunistas têm mable e morreu ele
por exemplo defender a propriedade coletiva mas só melhoria da a maioria desses iluministas tinham ideias aí que a gente chama hoje de mais liberais né direitos individuais de verdade pressão limites ao poder do estado mas ficaram Defensores da propriedade privada e coisas assim e aí justamente por serem marxistas esses historiadores acreditam que é igualdade meramente política é insuficiente então que é preciso mais maldade que vá além da Igualdade perante a lei não se limite a igualdade perante a lei que não se limite aos direitos constitucionais Não adiantaria nada você ter tudo isso direito é iguais
na lei uma constituição que garante seus direitos sendo que na prática essas coisas não se efetivam devido a Será que o sistema capitalista né então a ideia dessa desses críticos marxistas é que o Iluminismo embora proclamasse uma universalidade dissesse que fosse um o sal das luzes ele carregaria limite ele não fica tão Universal como ele se propõe tá essa é a avaliação marxista que ela é importante a gente pensar e conhecer temos aqui portanto e filósofos iluministas Como Cães filósofos iluministas como vou tá é fizeram que a razão especialmente uso público da Razão nos leva
o progresso mas o que seria essa razão O que seria essa racionalidade do século 18 em primeiro lugar é uma racionalidade fortemente influenciada pelo cartesianismo pensamento cartesiano e pela revolução científica especialmente por Nilton tem um grande Historiador filósofo do Iluminismo que tem o Cassi Haha ele via um newtonianismo as heranças e Milton como a melodia principal embora não única do Iluminismo a outras racionalidades do Iluminismo que não Hamilton Viana e o mês tem o texto escrito por aí sobre isso mas a melodia principal a racionalidade Milton Vianna e também cartesiana a gente associa o de
cá a dúvida metódica um erro comum dos Estudantes mais jovens cometem em relação ao de cá acreditar que quando de kart fala em dúvida metódica é duvidar para ficar duvidando Eu duvido para ficar duvidando aqui na minha casa do vidro de tudo não há dúvida metódica cartesiana é uma dúvida que tem como objetivo chegar a uma verdade inabalável eu era uma dúvida radical justamente porque ela quer encontrar a verdade para duvidar para capinar o terreno é duvidar para varrer o chão das certezas dos erros considerar dúvida radical vou considerar seu domingo eu vou considerar se
eu tô sonhando eu vou costurar se não tem um monstro me enganando eu vou ter que dar o máximo do que eu tô bebendo Mas é uma dúvida não para ficar ligando na sua casa e sinta chegaram a verdade inabalável e seja Um fundamento seguro das fezes Olá seja Um fundamento seguro das ciências não é à toa que os iluministas costumavam comparar a razão ao tribunal é o tribunal da razão que o tribunal da Razão não aceitar nada como o verdadeiro antes de julgar a partir do tribunal da racionalidade inclusive na política inclusive na religião
nada aceitar que não passe pelo tribunal da racionalidade pelo tribunal dá razão e aí que o pensamento científico é fundamental E aí que os iluministas são herdeiros de Francis Bacon são herdeiros de Isaac Newton E aqui pra terminar esse bloco eu quero citar é um poema do Alexander Paul que é um nome importante do lirismo poeta sobre Newton diz assim o Alexander pouco a natureza e as suas leis escondiam se nas trevas o inglês é mais legal porque a esgrima nela e ainda mais a natureza e as suas as suas leis tal escondidas nas trevas
e Deus disse faça-se Nilton Gallo se fez maravilhosa esse poema tratam as leis da natureza estavam escondidas nas trevas Deus disse faça-se Newton EA luz se fez a maior fatia dos iluministas é uma Defensores da Monarquia moderada e não da Democracia não todo a maior fatia a maior fatia dos iluministas eram homem e defendia a exclusão das mulheres o poder político a maior fatia mas não todo não apenas temos homens Defensores do voto feminino da inclusão da mulher na política mas também temos muitas mulheres iluministas e não eram pessoas quaisquer de escanteio era uma pessoa
centrais na discussão Iluminista eu acabei de falar para vocês que a obra de Newton é a Procuradores a melodia fundamental da Razão Iluminista Quem traduziu o Nilton do inglês para o francês a Gabriele Emily a madame de chatêlet e arma dentro de chato ele a Gabriela Me Like inclusive próximo a volterra ela além de trazer o rio de traduzir o Nilton para o francês ele escreveu 1746 o discurso sobre a felicidade no colo defende a igualdade entre homens e mulheres segundo HDMI a madeira de chá tele as diferenças entre mulheres de homem preciso intelectuais já
te dão são produtos sociais não coisas naturais para ninguém ela tá mulher não é naturalmente inferior como dizem algumas pessoas nessa área então vamos lá agarrar Emily um trecho do discurso sobre a felicidade ela diz assim é bem evidente que homens e mulheres têm a mesma largura ele tem a mesma constituição a prova disso é que as mulheres selvagens e são tão robustos viagens Quantos homens selvagem então vocês ficam dizendo Aí que a mulher mais fraca mas isso é só produto da nossa formação social e outras formações sociais e seguimos com as mulheres são tão
Lages e forte contra os homens então a fraqueza da nossa Constituição feminina e de nossos órgãos é devido a nossa educação e é uma consequência da condição que a sociedade nos destinou tá então perceba que já li iluminismo embora seja um movimento majoritariamente masculino da a mulher mulheres defendendo a igualdade entre mulheres e homens agora vocês sabem que alguns historiadores Dizem que o principal do Iluminismo não é a racionalidade newtoniana científica o principal do lirismo uma das principais é a discussão sobre economia política e a ideia da discussão sobre economia política com projeto para melhorar
a sociedade para aprimorar a sociedade então por exemplo Nova Cidade Jasmins em obras escocês de vários escocês da um bife botas me diz ele vai dividir a história em quatro etapas e a Fox 64 estágios da teoria dos quatro estágios o primeiro estágio da história segundo a Deus me seria o estágio caçador e coletor quando os homens viviam da caça coleta o segundo estado o estado do Pastoreio ser segunda fase as pessoas vivem no pasco né do dois enfim dá a lenda ainda da caça coleta no terceiro estágio seria estágio agrícola e 14 estágio seria
o estágio comercial a fase comercial da escola não existe ainda no século 18 a expressão capitalista não não dava para mim falar em que o quarto estado capitalista porque não havia ainda esse termo mas a ideia deles aqui no quarto estágio com a expansão do comércio entre as nações as guerras iriam diminuir porque não precisaremos mais de guerras para o saco já que a gente poderia resolver as coisas pela troca substituir as guerras como forma de aquisição pelos bens e pelo livre comércio só Liberdade comercial para o admite como também que Montesquieu como também para
Ferguson e vários outros a liberdade comercial ela tinha um motivo ético uma função ética garantir a paz entre as nações por meio da troca evitar a necessidade de guerra seus bens estão acessíveis a todos por meio do livre comércio não preciso mais anexar o território eu monarca eu e o rei bom está certo ou não é uma outra discussão mas faz parte deles e seu otimismo em relação ao estágio comercial da sociedade e aí vem toda a reflexão do Admiro sobre isso se vocês quiserem temos aqui no canal no canal um vídeo só sobre a
dormir de quase uma hora né mas eu queria também dizer dos projetos de um francês que eu marquei de com você o Marquês de com você era um defensor do voto Universal conclusivo das mulheres da esposa do convercer a madame com você ela é uma das tradutoras do adesivo na França e olha só tanto admir quanto um por um trazidos para o francês né E foi traduzido em francês mulheres flocos tá a tia absair né Madame com você e o marido dela com você tem um contorcer era um filósofo nobre que defende a democracia o
fim da pena de morte e o fim da escravidão também e o fim da escravidão Professor todos os iluministas defendiam o fim da escravidão não e também tem iluministas como vou até voltar no Cândido esse famosíssimo do vou Terra denuncia as mazelas da escravidão mas ele próprio lucrava com tráfico de pessoas escravizadas de ações em coisas do tipo há uma ambiguidade em alguns iluministas Como voltar o Marquês de com você elaborou um projeto o que a sociedade evoluir em 10 etapas direção ao a última época onde a razão pública é a prevalecer não haveria mais
escravidão haver igualdade entre homens e mulheres são a ideia do Progresso e a ideia de que os seres humanos podem ter e hoje tá aí trabalhar numa sociedade melhor alguns ou a lei alguns autores iluministas dizem que não são apenas as sociedades humanas e se transformam o passado tem a própria natureza se transforma com o passar do tempo EA gente pensa em homens como Lineu a gente pensa em homens como llamar nos conhece das aulas Biologia lá Marca é um homem do século dois conhecido 19 e o cônjuge que são tal conjunto com escreveu Uma
História Natural em 36 volumes da história natural era o nome do século 18 Porque hoje a gente chama de biologia tá então o conde de pão vai dizer que os seres os seres vivos se alteram também com quem quer dizer os seres da natureza eles não tem uma forma um conteúdo estável os conteúdos se alteram com tempo e aí que o Bifão por exemplo ele usa fósseis como evidência para desacreditar cronologia bíblica Sem querer aí que o Bifão disse que as diferentes E essas humanas Na verdade são variações uma espécie única mede uma espécie única
somos todos uma espécie única não fossemos a miscigenação causar em interatividade infertilidade veja que a ideia fica natureza não possui formas de vida eternamente imutáveis mas a natureza nem sofre com os efeitos do tempo quero colocar a natureza do tempo não foi uma coisa que o Darwin inventou do nada no século 19 tá cuidar vendeu a contribuição a mais importante para discussão em bar tem todo um background do século 18 que foi importante para o Darwinismo energia no século não esse é verdade que a racionalidade newtoniana cartesiana é uma melodia é muito importante da Razão
do ministro da Razão ilustrada é um erro dizer então que os iluministas defendiam uma razão fria uma razão e sensível uma razão totalitária nada disso a Tasca do seu olhar o Iluminismo em inglês o Iluminismo escocês o maior então se você pegar por exemplo iluministas britânico como Hutcherson como câmera como chatos Burger in sobretudo como asme leia a teoria dos Sentimentos Morais vai dormir é o principal livro O admin saia tá foi mais importante na época do admitido que a riqueza das Nações que eu já mais conhecida mas na teoria dos Sentimentos Morais guarda Smith
defende a sensibilidade EA empatia como fundamento da nossa moralidade uma moralidade baseada na empatia o colocar-se no lugar do outro né Aí ele usa o termo em inglês Sim passei né que a gente assustados como simpatia ou coisas assim outro Iluminista esse Iluminista irlandês o edmund Burke dizia o primeiro vínculo de uma série que desperta em nós o amor ao país e a humanidade é o amor tá cubano às vezes é colocado como Iluminista às vezes é colocado o romantismo Na verdade essa visão que defender emerge no seio do me livre não são coisas estão
separadas assim no seio do movimento Iluminista o movimento romântico se anuncia em homens nome Robert o cursor por exemplo são bem diferentes dos outros impossível o pai que não gostava muito do só mas em variantes distintas né ele se anunciar ele tem uma historiadora e conservadora chamar que eu gosto muito chamada que isso tudo aqui meu Faro e tem um livro maravilhoso chamado os caminhos da modernidade sobre Iluminismo um ponto dela Exatamente é esse esse tem vários que eu liguei existem iluminismo mais Racionais mas existe o metodismo e é uma religião pode ser partes do
nível também tá com o conservadorismo paga 15.000 Faro é ter nenhuma herança do lluminismo quer dizer a racionalização a escrita de um pensamento conservador é também uma outra modernidade na outra parte da modalidade o luminismo segundo é essa altura nesse gente pensar na Escócia a gente tem nomes como Thomas howe James Pet e diziam que todo ser humano todo ser humano tem dentro de si um bom sangue e esse bom senso é capaz de distinguir o certo eo errado o bom do Mau O Belo e do feio tu faz parte do lluminismo escocês crença a
defesa do como independente da escola educação Independente de quantos livros você leu Independente de que universidades que você ser pintou todos os seres humanos têm dentro de ser o Robson E aí que quando o Thomas tem na independência dos Estados Unidos por defender o regime mais democrático ele vai chamar o seu panfleto por influência de um amigo escocês que é visto usado com esses casos de cobrança de bom senso da a nossa ideia de democracia é muito baseada nesta ideia de que todo ser humano Independente da sua razão da sua universidade tem um a intenção
do certo e errado bem do mal e faz parte da nossa própria constituição essa parte também do menino assim como é parte também do Iluminismo a emergência do romance como a gente conhece hoje é no século 18 que aparecem obras como Júlia ou a nova Heloísa do Russo o grande sucesso na França o Robson cruzou conhecido no Brasil como Robinson Crusoé do Daniel deixou a Pamela e a Clarissa do Samuel Richarlyson a Evelina da grande escritora tern urn esses romances mostrando a história de pessoas comuns sofrimento de pessoas comum ajudaram porque as pessoas que os
viam e as uma empatia com seus personagens que Se colocasse no lugar dos personagens é isso ajuda da própria ideia de formação de direito humano tá tem uma inspiradora que a borda é isso chamada linha que ela fala ó por exemplo as pessoas que fazer um campanha pela abolição da escravidão nessa época incentivar um mês escravisado quero o olho da esse ano a escrever uma autobiografia tipo Robinson Crusoé porque ela se sente Vale fazer isso para as pessoas ler e se sensibilizar com a vida desse escravizadas que assim se tornarem abolicionismo até hoje a coisa
não funciona assim você não leu o livro ou assistir um seriado sobre um determinado grupo que sofre e se coloca no lugar deles e depois de assistir o seriado ler esse livro se torna a pro aquele grupo passa defender daquele grupo então isso faz parte também do século 18 portanto até aqui características do Iluminismo razão e Progresso de um lado em defesa dos Sentimentos da empatia produção de romances e romancistas o bom senso Puro O que une e o que liga todas as coisas que eu disse aqui agora é a defesa dos direitos naturais o
termo Direitos Humanos era pouquíssimo usado no século 18 a primeira vez que alguém usou a palavra direito humano no singular foi vou Terra no texto de 1763 o geralmente no século 18 se usa o termo direitos naturais esse termo direitos naturais tem uma origem católica plástica por um lado com a ideia do direito natural que vem São Tomás de Aquino toque o direito natural católico não era entendido como individual fazer com a religião com a fé a ideias iluministas é que esses direitos são individuais também são herdeiros da ideia de do jeito natural católico mas
não é a mesma coisa também são herdeiros a ideia protestante direito de resistência e suja os textos pro e ainda buscar aquilo 16 tô pensando aqui a própria ideia de direito humano jeito natural ela tem molho de religiosos do lado católico sobretudo a ideia de direito natural vem lá de São Tomás de Aquino não a pena mas sobretudo também os escolásticos espanhol digital EA ideia de Direito de resistência que vem ali de uma tradição protestante muito forte no século 16 a ideia dos direitos naturais É Que São Direitos naturalmente neném nós já nascemos com eles
iguais para todos os indivíduos universais e inalienável na Holanda grande Marco da ideia de direitos naturais inerentes iguais universais inalienável em é a obra de Hugo Gloss e a obra do Naruto Espinosa se você fizer temos aqui no canal vídeo sobre espinhosa de uma hora mais aprofundado você quiser aqui basta dizer que a obra é de Espinosa e do grosso também lá no mundo do Países Baixos é uma fonte importante para o domínio e sobretudo a obra de jiló o John Locke no seu segundo tratado sobre o governo civil diz todos os seres humanos têm
direito a vida a liberdade todos os seres humanos não todo o povo tem direito à vida à Liberdade à igualdade perante a lei EA propriedade privada à vida à Liberdade à igualdade à propriedade para ló que são direitos naturais a propriedade vem do trabalho EA criação do Estado a criação da sociedade civil ela existe para proteger esse direito natural é claro e para ló como ele fala povo vez que vocês verem obra do loto Lotofácil direito do povo o governo existe para garantir os direitos do Povo sim o governo não garante o direito do povo
o povo tem o direito de resistência o povo pode derrubar esse governo agora povo para Ló não é a mesma coisa que povo para gente povo para gente povo para mim povo para você tá assistindo é todo mundo mulher homem as pessoas de todas as cores de pele a gente por todo mundo quando lote fala forro o povo pode derrubar o governo o povo No Poder esse povo não escutou não entre mulheres no caso do Norte o seu protetor o chefs Burguer em vários chefs Burguer na história da Inglaterra da Cruz o fim de mais
um dos chefs Burguer quero protetor do Loki tinha assim lucrava com a escravidão na América do Norte por exemplo então no caso do ló esse povo não então todo mundo mas é fato que ao longo do século 18 e no século 19 e no século 20 as pessoas vão pegar essa ideia do direito naturais e não estender para falar ao povo tem que ser as mulheres também o povo tem que ser as pessoas negras também povo tem que ser as populações coloniais também é uma ideia que quando aparece direitos naturais iguais universais na arenavis esse
universais não é todo mundo Ah tá mas ela vai sendo criado novo da escola perceba portanto que esse Universal do ministro na uma coisa fechadinha e pronta é um campo de disputa disputa por isso que eu falo para vocês existem vários domingo é por isso que eu falo para vocês que é complicado às cláusulas mistas eram a favor ou contra os direitos das mulheres a maioria de fato tranquilas mulher não seus projetos Mas como já falamos hoje alguns incluíam então iluminismo em vez de um movimento fechado no único é o movimento prêmio de ambiguidade para
tentar organizar essa ideia tem um Historiador que eu já sei para vocês de princeton jhonata isso ela que divide os mesmos dois ele fala tem vários luminismo a gente pode agrupá-los em dois dos radicais sejam Os Herdeiros de Espinosa e os moderados tá o maior expoente do Iluminismo moderado seria o barão de Montesquieu todos iluministas moderados seriam aqueles que não defendem a inclusão das mulheres aqueles que não são tão ativos pelo fim da escravidão ou são reticentes a escravidão Defensores da Monarquia Constitucional é o caso do Barão de Montesquieu uma vez que era um Nobre
da nobreza togada Neve original da nobreza togada tem um grupo de nobreza que não nobreza de sangue uma nobreza que algum momento comprou seu título de nobreza né Alô dress home em francês nobreza de toga tá o espírito das leis temos também aqui no canal um vídeo só sobre uma vez que ele vocês quiserem se aprofundar uma hora tá mais a gente fosse resumir o essencial porque o objetivo desse vídeo o espírito das leis de Montesquieu foi publicado em 1748 E aí Ele defende que as leis da natureza foram criados por Deus me avisa natureza
criada por Deus essas leis como são leis divinas pela gravidade tal são lei de Deus ela sobrancelha e elas trazem ordem perfeição universo agora as leis humanas ele chama de leis positivas elas não são fruto da Vontade Divina diretamente elas são frutos do ser humano Como Elas são fruto do ser humano elas são imperfeito e elas podem mudar que os homens devem buscar é esse modelo nas leis de Deus isso num pesqueiro Assim como as leis de Deus são perfeitas para organizar essa realidade só às vezes você estuda em física química as leis dos seres
humanos as leis positivas devem buscar expressar as necessidades dos povos relacionar-se com o governo clima as condições geográficas em outras palavras assim como Newton extraiu a lei da gravidade da observação dos corpos O legislador deve olhar sociedade olhar os seres humanos olhar o clima olhar geografia e a partir daí derivar as leis extrair as leis humanas das relações a observação da relação entre os seres humanos para que as leis não sejam fruto de um legislador doido mas para que as leis sejam decorrência da realidade social a histórica natural de um burro por isso que as
leis tem um espírito é esse o espírito das leis para você entender as leis a partir das condições objetivas as pessoas não a partir dos Delírios de um legislador autoritário no a partir dos de ilhos absolut E aí que o contexto que é é simpático à constituição inglesa EA Monarquia Constitucional porque segundo ele ela tem como princípio a moderação o Montesquieu é o grande filósofo da moderação diz um texto que é todo homem que tem poder é tentado abusar desse poder então poder homem ele vai uma hora ou outra abusada se puder a única coisa
que freia o poder é o próprio poder então é preciso que os poderes estejam dividido para aqueles Frei em uns aos outros e assim produzam governo moderado e que tem a transformações mas que essas transformações pelo transformações lentas e a separação entre o Executivo aquele que formou a lei o judiciário aqueles que o culto a lei o Executivo o legislativo que discutir e formular a lei eo judiciário que julga a partir dessas leis então a moderação por Montesquieu vem com as pretensões um poder sobre o outro poder são limitados da Bruma o pesqueiro poder judiciário
mora na nobreza tá e controlo de acessos do povo do Rei da mesma maneira o poder legislativo vem do Povo seria a câmara baixa e da nobreza seria a câmara alta né a câmara dos deputados O Senado à Câmara dos comuns a câmara dos Lordes tá e o rei né em carnaria portanto aí o poder executivo pensando que o esquema do meu PC que é o esquema que favorece o nobreak por favor essa seria um Nobre Tá mas ele vê que é que o caminho é evitar o poder despótico e a maneira de evitar poder
despótico é pela moderação pela separação Montesquieu portanto seria um expoente em importantíssimo pelo menos um moderado pessoas a moderação da Monarquia Constitucional agora por exemplo expoentes do Iluminismo radical seria o caso de reta me marcou mas curadora britânica contesta o arranjo da Revolução Gloriosa ela vai dizer ó a Revolução Gloriosa é vista como uma revolução garantiu a moderação limitou a monarquia como dizer acontecer mas não é coisa nenhuma a Revolução Gloriosa garante o poder da aristocracia de uma elite aristocrática e eu já acordo com ela tá lembremos que o negócio era buscar com 18 Existem
os Burgos podre os Burgos podres é um regiões da Inglaterra que elegiam muito mais deputados porque às vezes regiões mais limitadas como manchas e não era um sistema corrupto aristocrático a maioria da população estava excluída do voto é um dos discípulos da Catarina Coronel Thomas bem tá aqui também o Iluminismo radical britânico defende o fim da escravidão para defender o voto Universal inclusive para as mulheres vai defender na justiça agrária uma renda universal para todos na renda básica universal de fato universal universal para todo mundo recebeu uma renda básica é o caso por exemplo de
uma amiga do Thomas pense que era Mega os procurar Mary wollstonecraft escreve doença Revolução Francesa o direito da mulher lá nos direitos da mulher ela desce a lenha no Russo dessa lenha no DVD Rio dessa além do João Milton de hora vocês aí na Revolução Francesa eu abolindo o despotismo dos Reis sobre os seres humanos sobre as pessoas mas vocês estão mantendo o despotismo dos homens sobre as mulheres dentro de suas casas todos os homens são como se fossem pequenos Luís 16 é nos Estados Unidos temos a hora da Judith Mary e no século 18
sobre a igualdade do século sobre igualdade dos Sexos Já podemos pensar na Itália no Marquês de Beccaria o Beccaria é um radical mais ou menos depende do ponto de vista mas o fato é que o becaria é um dos Pais do utilitarismo da da crença de que o bom é aquilo que traz a felicidade a maior número possível de pessoa e a partir do seu utilitarismo uma quem de Beccaria na Itália e vai fazer uma posição Frontal à pena de morte ela vai supor a pena de morte temos também aqui no canal um vídeo só
sobre o Marquês de Beccaria os argumentos dele contra a pena de morte somente principal dele contra a pena de morte é que é inútil é que ela não cumprir o seu propósito de prevenir novos crimes dela já tem um efeito até ruim sociedade assistam vídeos completos quiserem mais detalhes sobre esse argumento por aqui eu quero dizer que há muitos nomes importantes mas Democratas defendem a inclusão das mulheres e defendem medidas por fim da pobreza o que defende o fim da propriedade privada a Apple pode pensar em morrer ele no seu código da natureza posso pensar
no Madre ai ai olha que legal que eu vou dizer agora a palavra socialista ela é uma palavra que surgiu no Iluminismo e quem é o primeiro a usar a palavra socialista até onde a gente sabem foi um padre chamado Ferdinando platinei no ano de 1.765 ele chama de socialista de maneira pejorativa todos aqueles que diziam que o instinto social do homem era base da sociedade ou seja os Defensores de Russo e daí então a primeira vez que a palavra socialista é usada até hoje a gente sabe é para chamar o sono é um socialista
no sentido de hoje alguém que defende o fim da propriedade que defende a socialização dos meios de produção mas ele era um socialista no sentido da palavra tinha no século 18 de alguém que defende a sociedade com uma base das coisas mas vimos também tem um dos Marcos da Ascensão dominismo é o fim da Guerra dos Trinta Anos e a busca compartilhada por encerrar as guerras religião foram tão fortes no século anterior no século 17 em que no século 18 ainda existem mas não aquela proporção pelo menos ali na Europa Continental bom então traz o
século 16 século 17 conhecem muito mas aqui de novo da fé e às vezes na França as revoluções da Inglaterra revoluções inglesas que tem também guerra religiosa dentro A Guerra dos Trinta Anos que começa na atual Alemanha né no antigo o sacro Império romano-germânico iluministas nunca perderam esse e esse é um ponto importante da União Milton lá no século 17 durante as revoluções inglesas dizia Mesmo ele sendo um protestante tal ele era alguém que sim eu punha a esses massacres em nome da fé e o João Milton dizia que ideias distinta do dissenso é bom
para a sociedade e bom inclusive dentro da religião né que o descenso ele contribui para que a gente aperfeiçoe as nossas até porque as ideias distintas termos ideias distintas é algo contribui para o progresso para melhoria para o esclarecimento bom o próprio vou tá é certa vez disse assim a certeza absoluta disso vou ter é oposta ao dom de pensar eu posto o dom de pensar só quem tem certeza absoluta é porque não pensa muito quem pensa muito tem certeza mas sempre Coloca essa certeza a prova sempre repente sempre gente visita há certezas e de
maneira cartesiana coloca elas no tribunal submete elas a dúvida para ver se certeza são mesmo inabalável eu não se trata de não ter certezas não se trata de falar tudo é relativo e nada importa não é isso é apenas que a sua certeza sempre estejam colocadas à prova e que opiniões distintas sirvam para melhoria da sociedade para o aprimoramento da sociedade uf-sp eu já disse que alguns primeiro do início ele diz se uma sociedade de ateu era possível quer dizer a maioria das pessoas inclusive as que defendiam a tolerância sem o ateísmo como limitam jiló
escreve a carta a perda da liderança Carta Sobre a tolerância o nosso tem que ponderar islâmicos tem que tomar a católicos ateu não coloque dizer que atenção não deveria ser tolerável prolóquio atendida no início que o ateu não tem uma crença religiosa uma fé ele em qualquer coisa aí O que é dele discorda Das ideias do fala não é o as uma cidade já teus era é possível porque o que é possível uma moralidade totalmente lá uma moralidade que não seja ancorada na religião tá então essa possibilidade diz da ele a possibilidade de acreditar que
é possível uma sociedade de ateus e crentes quiser logo diferente do que dizia@Spa também proíbe o ateísmo durante a Revolução Francesa é o vou ter nas suas cartas falava em esmagar Infame esmagar a Igreja Católica que na França de voltar era a promotora da tolerância Eles não eram contra a região e eles eram contra a imposição da religião a intolerância Eles não eram ateus a maioria deles um outro é Matheus roubar era teu terror tinha uma uma vez vale tal mas assim a maioria deles não era teu a maioria deles defende uma sociedade multiconfessional uma
sociedade multiconfessional o pudesse existir várias peças várias crenças a maioria deles ainda desconfiava da tem isso mas alguns iluministas como dele era que defende a tolerância inclusive em relação aos ateus E aí que o teu óculos o automático câmbio eu já aceitei não tá prestando vestibular aí não precisa decorar nova de historiadores tá eu só sinto para que vocês saibam de onde eu tirei que eu tô falando e onde procurar mais informações Mas o foco dizia que essa ideia tá defesa de uma sociedade multiconfessional é o coração do Iluminismo é o quê Porque ali uma
crença de que a religião não é a totalidade da vida social mas é uma parte da vida social quer dizer se eu posso viver sem a religião ou se eu posso conviver com várias religiões significa que a sociedade não precisa de uma religião única para Fundamental e essa crença da religião como parte e não como a totalidade da vida social seria para ele o coração do mesmo eu não é iluminismo a conta religião não é igual a alguns é mais quente nós iluminismo é contra a existência de igreja não é é contra intolerância e traz
a partir da ideia de tolerância é CD da religião como uma parte e não com uma totalidade uma resistência Rua quantidade grande de iluministas na Fátima boa passadas iluministas então não eram ateus bater o sarro minorias uma fatia grande era um deísta vou ter certa vez disse acredita entendeu nós temos Faro quer dizer o de riso é você acreditar em Deus você acreditar que existe uma força superior mas você não acreditar em religiões no sentido de livro orações de crenças exército as coisas como criações humanas a ideia do deísmo é ideia de uma criança direto
ainda eu tenho dentista hoje de está vivo mas Bobby Johnson ele escreveu assim certa vez a religião é uma burocracia que o Deus eu oro o país não seria a crença em Deus a fé em Deus em essa burocracia portanto uma fé natural o Thomas bem grande tem está nela escreve um texto chamado David of wisdom e logo logo vai sair uma edição em português vocês vão ficar sabendo uma das grandes fontes do pensamento teísta evidentemente é a obra é o trabalho do Espinosa Bora disposta a discutir se o Espinosa era mesmo de nista que
sentindo que era deísta tipo de qualquer maneira faz parte do pensamento de Espinosa uma crença racional entendeu uma contemplação racional de Deus sim todo esse essa parafernália dos livros da Fé dos dogmas uma crença natural em Deus essa seria a ideia de vista que é uma moda filosófica muito grande no século 18 e no começo no século de novo 19 no nosso vídeo aqui do Se Liga sobre mar eu cheguei a comentar que o pai de mar de Karl Marx provavelmente era um vez para organizar Então as ideias na sua cabeça são características do em
defesa da Razão do Progresso da ciência a ideia de universalidade de direitos naturais a noção de tolerância apesar dessas características gerais a dentro do Iluminismo muitas ambiguidades muitas divergências radicais moderados inclusão das mulheres ou não algumas mulheres do ministras Iluminismo católico protestante iluminismo Industrial alguns alunos por exemplo o James watkins não é o vácuo da descoberta da máquina a vapor ser Iluminista Industrial é muito importante que vocês saibam que no século 18 não existiu ainda as palavras liberalismo feminismo comunismo são todas as palavras do século 19 anos então embora a gente possa ver na Mega
Store Craft as raízes e depois da o feminismo ela não Era exatamente uma feminista porque não existe esse conceito se você não é uma questão para ela né ela tem outras discussões a missão de virtude seu mais o século 18 19 mas era uma ancestral importante porque esse aumento feminista Ah tá a gente trabalha com História do Pensamento gente não chama unlock the Liberal tá na justiça e ganhar na época do rock a ideia de liberalismo mas é século 19 claro que os liberais do século 19 e vão se apropriar de ló É mas o
loc mesmo estava respondendo a outras questões da época dele é muito importante que a gente passa essas diferenciações e não podemos negar acho que ficou Claro nessa minha apresentação que a questão religiosa o debate religioso tá no coração do menino lá como não poderia deixar de ser Já que as pessoas naquela época e ainda hoje né são muito eram e são muito religiosos então na discussão sobre moralidade pena de morte Deus a natureza a Rê questão da religião é uma questão central do Iluminismo como não poderia deixar agora é certa vez perguntaram o jhonata i
João pela dor de principal se o Russo era moderado o radical Ah e eu não gostei da resposta de artigos ele respondendo essa pergunta do Dia A Thaíssa ele falar ele tem coisas moderadas e coisas radicais têm uma mistura dos dois e no fundo essa dificuldade que se grande especialista iluminismo tem se refere a própria complexidade desse Pensador que algo su tira uma falar porque agora custou inclusive é visto também como um ancestral ou como já o romântico de alguém do Romantismo aquilo que eu disse para vocês né o romantismo emerge ganha forma no próprio
saiu domingo final das contas a gente faz essas separações a romantismo iluminismo não sei o que lá mas você separações são mais para a gente organizar o nosso pensamento do que coisas que de fato existem na realidade importante que vocês entendeu ele essas separações são didáticas sobre organizar a maneira como a gente tem esse passado mas a gente não pode achar que elas existem no passado né são construções a nossa cabeça e quando a gente chega em problemas como problema eu vou mostra isso mostra com clareza os limites dessas nossas categorias né que almoçou tem
um texto vou falar bem resumidinho aquilo eu sou que a proposta desse vídeo depois a gente pode aprofundar Se vocês quiser como só tem um texto chamado o discurso sobre a origem da desigualdade nesse texto buscou faz a mesma pergunta que logo a mesma pergunta que rota qual é a situação do homem do ser humano no estado de natureza hora estado de natureza tão Hobby ló os ou são geralmente chamados de IOS naturalistas juiz naturalistas justamente porque eles passam que pensam direito à justiça a partir da natureza a partir da natureza bom para Russo que
a natureza é anterior a linguagem bom então a natureza do interior a própria Constituição da linguagem você não pode dizer que o homem natural é um homem naturalmente ganancioso o que não existe a ideia de meu e seu natureza não é natural a linguagem importância própria noção de meu e seu de certo e errado elas são criações sociais se vocês das tensões que eu falar agora pega lá o livro discurso vejo das igualdades pede o livro tem aí na internet gratuitamente ele é domínio público tem lá uma passagem que o rosto o dia que o
homem natural não é nem bom nem mau vai ler você vai encontrar essa passagem vai falar caramba Professor Então por que que as pessoas ficam por aí falando que o Russo defende o bom selvagem é você pode falar em bom selvagem só se esse bom aí significar inocente mas não alguém que faz bondade e Sem Pente não não alguém que faz bondades assim positivamente por intenção o óculo o ser humano estados natureza ele é inocente não sentindo que ele não sabe distinguir o bem do mal tá ele não sabe o que é egoísmo ganância meu
e seu a blocked so erra feio quando ele disse que a propriedade natural que eu volto e falou o ser humano tem que sobreviver então o ser humano na natureza tem que trabalhar fazer comida e o trabalho se mistura a natureza é o loc chama de lei por Mix em inglês original leitor Mix mistura o trabalho natureza e assim na sua propriedade para o ló a propriedade natural porque o trabalho natural e trabalho natural que a gente tem começo a gente mora aí o Russo disse Loki confundiu posse com proprietário a aposta é natural a
posse é o que eu peguei essa massa da árvore ela é minha se alguém pegar eu não vou deixar isso não é propriedades após possa natural ela vem do trabalho da necessidade de comer é propriedade é você tá na Finlândia e tem uma terra no Brasil e falar que ela é minha quer dizer a propriedade é você desvincular a posse do Ouro da propriedade aposta pode estar junto com o uso ou Pode não estar onde eu estiver aqui na minha propriedade isso não é natural Depende de uma concepção de meu e seu de enfim de
longo prazo que existe na natureza um Ok e se enganou ao dizer que a propriedade natural que apesar de não é natural a desigualdade de força e que os nossos corpos o seu comércio que se falando disso ela é natural mas é desigualdade de riqueza ela é uma desigualdade social porque ela vem da propriedade que por sua vez é posterior a linguagem a noção de meu e seu e no estado de natureza de Russo o ser humano só tem duas coisas a temer a velhice EA doença a ideia do Hobby de seres humanos do Estado
de natureza permanentemente com medo é errada tá o Robson quando Pensa a natureza como a guerra de todos contra todo ele está projetando Londres a natureza da natureza ele tem espaço de sobra a natureza seres humanos se encontra um pouco né Londres que a gente tá o dia inteiro Lagos vem numa cidade grande ela fez uma longe excursão meio que diz isso o hobby da natureza tem mais espaço três lugares abundância na natureza um lugar onde as pessoas estão mais dispersas hoje não a linguagem é tão álcool é isso estados natureza para ele é o
estado onde não há bem mal hoje não a propriedade essas coisas são criações sociais e aí vem a questão né como é que o homem sai então do Estado delacruz E ai que vem mais dinheiro Russo que a ideia de perfectibilidade a todos os animais e é tão jogo madeira preso à sua natureza todos os animais estão de uma maneira preso à sua natureza você nunca vai ver uma ave por si só um dos se alimentar mal ela só vai se alimentar mal se o ser humano colocar umas coisas ruins ali natureza a ave vai
lá abre vai alimentar sendo que ela tem que se alimentar o ser humano de do curso é o único animal que tem a capacidade de se tornar um idiota o ser humano é o único animal capaz de lá e se alimentar mal e fazer coisas erradas e negar a sua própria natureza lhe por bem ou por mal Olha como essa coisa que às vezes vocês que não era o Russo fazem haja pouco sou ser humano é naturalmente bonzinho é isso que eu sou disse quem fala isso não erros ou não lê o urso o seu
sofá e nervos ô ô para de falar isso tá eu vou falar dos cursos de advogados elevando O único animal capaz de estudar um idiota é a ideia de perfectibilidade longos ou não é que o ser humano vamos todos ficar perfeito é que o ser humano potencialmente pode ligar a sua natureza por menos que alguém muito melhor alguém muito pior sabe falava isso eu vou eu vou falar para assim é Daniel eu vou aqui no fez faculdade no Face ensino médio nada disso mas ele falava sério do ser humano a gente pode esperar tanto a
melhor coisa quanto a pior coisa ao parque do cachorro é você só espera que o cachorro seja o cachorro E aí todo dia ele recebe o meu cachorro tocqueville não recebe da mesma maneira feliz balançando o rabo tá com o ser humano pode negar a sua natureza pode se tornar algo diferente do que ele é tornar o seu idiota ou tornando-se um grande ser humano ou tornando-se uma grande pessoa é um só para deixar claro não é que é errado falar em bom selvagem é que é errado você entender o bom selvagem como bonzinho como
fazedor de bondade bom selvagem algo que você pode usar alguns usam né O que acirra o torcedor que eu já citei estando estiloso eu já se tem falado em bom selvagem eu não sonho de um grande especialista Não sou você que ele nunca Cirino bom existido de inocente de anterior a sociedade então o ser humano é um animal e ele vai construir a noção de bondade maldade socialmente a partir da linguagem se desenvolve socialmente e o ser humano é o único animal que não se contenta com que recebeu da natureza Esse é o único animal
capaz portanto de sair do estado de natureza é capaz de negar a sua natureza e aliás essa ideia do curso é a ideia que o cano vai se inspirar vai ser a ideia a partir da qual que a gente vai conseguir solução de imperativos categóricos parte de verniz Racionais que se impõem né sobre os nossos desejos Pelas nossas contatos ser humano ele tem essa capacidade ter um desejo e falar não vou fazer foi errado o seu dar uma comida para o meu cachorro do que vire ele vai comer não importa o que eu dei é
um ser humano ele é capaz de né só não vou comer porque isso vai fazer mal porque eu quero perder peso ele é capaz de negar nacional com ele e construir assim construir assim uma sociedade Olha como algo de Tokyo revolucionário nessa cansa assim um certo momento da história alguém quis se sobressair passou a escravizar outros homens utilizando a força querendo a propriedade privada o estado e suprimindo a liberdade natural do homem com a propriedade privada EA oposição entre ricos e pobres a desigualdade a competição a pobreza a miséria a escravidão e exploração mas cuidado
a proposta de resolução crítico da civilização Ficou bem claro função crítico do problema mas a proposta de Russo não é voltar à natureza e não é abolir a propriedade é isso vai ler mas eu já ouvi falar no canal ruim do YouTube que o som comunista é a gente que não leu o sou o que é mentirosa pega o contrato social e lá no contrato social é o texto importante dos ou os o disse que a propriedade deve ter um limite qual limite ninguém pode ter uma quantidade de propriedade suficientemente Grande para que se Gere
uma desigualdade a ponto de outro sejam prejudicados por ele ninguém pode ter tanta propriedade a ponto de conseguir escravizar os outros e nem tão pouco a propriedade a pronto de precisar se vender então ele a favor de limites à propriedade privada na Revolução Francesa robespierre vai defender uma ideia parecida ou Espero que era o gostou isso Observe vai dizer assim como a liberdade não é absoluta nenhum direito é absoluto a verdade absoluta eu não posso a liberdade de te matar de ser racista não existe a liberdade tem um limite que a liberdade outro aí eu
vou desse perde-se a propriedade também tem que ter um inimigo que é o pedido próximo que você não usar ela falou mal do próximo que você não fazer alguém ficar sempre por causa disso então no fundo me parece que o sou defende do contrato social é o mundo pequenos proprietários uma coisa um tanto greco-romana algures e favorecer ali uma igualdade moral uma igualdade legítima né uma igualdade tão embora o sol fosse chamado de socialista em sua época pelo padre italiano que você para vocês é ele não é socialista no nosso sentido tarde alguém que defende
o fim da propriedade a tomada dos meios de produção e coisas assim e mais é fazer para existir uma Harmonia entre o bem-estar dos indivíduos EA sociedade deve haver uma nova sociedade piada pela vontade geral só que a vontade geral não é a soma o individual à vontade geral o fundamento de uma sociedade mais igualitária ela não é a soma das vontades individuais aí você que tá aí pode achar estranho só como assim a democracia não é a soma das vontades individuais e não pergunta para os indivíduos se eles gostam de parar no sinal vermelho
ninguém gosta que fala assim Nossa que legal fica pegando o celular vermelho que bastante individualmente quem gosta do farol vermelho mas a gente reconhece que o farol vermelho é importante para que a gente consiga viver socialmente isso é vontade geral não é a soma das vontades individuais é você reconhecer que é necessário submeter algumas regras a E essas regras vamos ver assim pega talvez fosse melhor nome mas só para ficar claro essas regras são a expressão do que é bom para o coletivo O que é bom para o coletivo não é a soma da vontade
do usuário eu pego cereja a gente reconhece uma vontade geral a gente pode falar sobre várias coisas passear eu não gosto de pagar impostos gosta de Vânia falou nossa que legal que tá fazendo imposto mas numa sociedade onde os impostos são bem utilizados aqui na nossa coisa não é bem assim a gente fica meio culto mas como a sociedade Onde vamos supor os impostos são bem utilizados para a saúde para a educação é a gente vai reconhecer que ao fazer uma coisa que a gente não gosta a uma vontade geral há algo de encher conhece
como fundamento a vontade geral não é a vontade da maioria nem a soma das vontades individuais é algo que a nossa razão reconhece como necessário como fundamento necessário para nossa vida em sociedade pra nossa vida coletiva a nossa vida demorar por último é importante que vocês entendam que o século 18 saco das luzes é sobretudo na sua segunda metade um século reformista Então você tem uma série de monarcas reformistas Catarina da Rússia Frederico da Cruz ou em 1616 Rei da França no meio a vários do ministro que tem que fazer a reforma do seu reinado
que ele não consegue efetuar essas Reformas e bom isso é uma das causas da Revolução Francesa A incapacidade reformar o estado francês por motivos que vamos abordar em outros vídeos em outros momentos também não vamos abordar aqui essas reformas sair de um outro vídeo que é o tema que na escola geralmente você chama de o despotismo esclarecido e toda vez não gosto desse nome ela me altamente programar por hoje é o saco de reforma e é um século então da economia política e já falei do admitir da trilha dos quatro estágios poderia citar também os
fisiocratas que são um grupo de pessoas da economia política filósofo que fizeram da circulação de limpezas a expressão matemática né uma do seu objeto de análise para os fisiocratas a terra EA exploração da terra pesca a mineração agricultura é verdadeira fonte de riqueza das Nações é para eles assim como nosso corpo a circulação boa do sangue dá uma boa saúde uma circulação sem ter filho uma circulação se a gordura tampando Nossa porta é melhor para nossa saúde não história até os vasos da saúde a circulação de riquezas com o mínimo de impedimentos de monopólios é
melhor com a sociedade e aí que é frase fisiocrática famosa né l'enfer leve em paz e no Monza vale o inverno deixa fazer deixa passar que o mundo vai pro sol que o mundo caminha por si próprios o tio ligou que era um desses grandes fisiocratas foi ministro de Luís 16 e tentou ali reduzir alguns privilégios da nobreza tentou fazer algumas reformas mas elas não foram para frente isso a gente fala quando a gente gravar vai mexendo o nosso vídeo sobre revolução francesa eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo desse vídeo fez a gente
fez um Panorama Zão o Iluminismo vimos datas e os alguns historiadores algumas historiadores alguns debates vocês viram que o Iluminismo tem características gerais Mas ele tem também as suas ambiguidades as suas ambivalentes não é que um livro no fim sobre Iluminismo que eu acho que ainda não foi traduzido para o português eu acho que vai ser traduzido explorador chamado Antônio ele fala isso Ó o Iluminismo assistindo de antiguidade de ambivalência não dá para gente ir ficar lá tem embora haja alguns traços que a gente possa falar com traços Gerais lembre-se que a todas as atividades
que eu falei para vocês enfim como qualquer coisa nas cidades humanas é chega das contrações espero que vocês tenham gostado não deixei de comentar compartilhar recomendado seus colegas seus amigos Caso vocês tenham achado esse vídeo último e se você está prestando Enem vestibulares ou conhece alguém que está precisando de vestibulares não deixa eu te conhecer nosso site o recomendado nosso site do qual nós temos lá de um curso eu tenho para Enem e vestibulares com material maneira se você tirar dúvidas e coisas assim e muitas vídeo-aulas Claro Muito obrigado um grande abraço e até a
próxima