olá a todos e todos de vida mais um crime idéia é bom um dos temas mais relevantes que você tem para a sua prova do enem que se aproxima e logo nós estamos é próxima prova de fato é indústria cultural iremos falar um pouquinho hoje está a respeito desse grande segredo fenômeno né que desde o século 20 tem atingido a 'grande parte né das nossas produções culturais bom indústria cultural e dois contra um conceito cunhado na época os autores da escola de frankfurt halldor adorno e max york times que vocês podem ver dois filósofos da
escola de franca influentes autores de um contexto do século 20 bastante propício bastante propício para entender o que é cultura vejamos uma questão interessante quando nós vamos falar sobre produção de bens culturais nós nunca deixamos de lado o contexto cultural no qual esses bens são produzidos evidentemente nós podemos até lembrar disso quando vamos falar de indústria cultural é preciso entender que o conceito que foi cunhado no primeiro primeiro quartel do século 20 ele tem muito a ver com todo o desenvolvimento técnico tecnológico da própria sociedade capitalista a a a filosofia por exemplo é da escola
de franco entre outros autores como o próprio walter benjamim neto teria construído na verdade uma análise crítica nessa chamada teoria crítica desse contexto de produção intelectual virá na virada do século 19 para o 20 o avanço tecnológico principalmente o processo de racionalização tão característico é da modernidade iluminista chegou em atingir o auge saque no século 20 bastante mas button bastante consequentes um deles por exemplo foi cunhado por adorno rock raymer consentidos e cultural que designará esse conselho consegue na verdade ele quer designar toda a produção de gerada nos bens culturais ou seja enquanto uma indústria
produz bens e mercadorias certo ea cultura a produção desses bens sociais esses bens de características simbólicas nós vamos usar os dois termos por seja a grande função da indústria no capitalismo é a produção de mercadoria prova são da mais valia a produção da riqueza do acúmulo ea expropriação de riqueza então falamos de indústria cultural toda a produção e intelectual de bens a produção de mercados consumidores voltados à cultura eu acredito que o primeiro grande lance de pesquisa desses autores foi o cinema justamente as grandes obras filme que os que produziram durante todo esse cenário né
não há noção simplesmente de uma qualidade estética objetivo finaliza não é isso pode até que seja pode ser que se construiu isso mas na verdade uma qualidade que seja muito mais boca voltada para o interesse finalista que é a produção de mercado então uma das conseqüências mais drásticas a indústria cultural é justamente transformar tudo em mercadoria e quando vão falar tudo ou vivenciou a palavra tudo mesmo vamos falar da música nós fomos falando na religião nós estamos falando do aspecto de entretenimento como futebol que também é uma grande área de indústria cultural estamos falando do
cinema do próprio teatro que tem de outra se massifica então nós podemos elaborar para a gente entender melhor esse conceito quatro características básicas da indústria cultural a primeira característica que nós conhecemos como razão instrumental esse conceito e cunhado pra tony hawk raymer em dialética do esclarecimento para entender que a racionalidade eo avanço técnico e tecnológico científico ele é feito como instrumento produtivo para a obtenção técnico e racional do lucro ou seja a produção dos bens de mercadoria eles não são produzidos com vistas ao bem estar social na verdade a tecnologia produzido por um cenário bastante
pragmático utilitarista que é óbvia e evidentemente na acumulação ea produção de bens mercadológicos uma segunda característica é a padronização por exemplo dos bens culturais padronização essa por exemplo evidente quando a indústria cultural ela tende a criar supostos ou falsas identidades locais de bens culturais vão pegar um exemplo aqui no estado de goiás por exemplo entende estado de goiás como estado da cultura country e sertanejo a padronização dos bens culturais é quase todos os espaços vinculados à produção de entretenimento são voltadas ao bem grande o único que é o sertanejo vejamos que a cultura planeja na
música e tal na vestimenta ela padroniza os bens então a ela cria como consequência o fim de toda e qualquer produção de diversidade cultural como a gente pega um cenário mais macro caso do brasil né muitos entende o brasil como apodi produção cultural do samba e do funk como se todos brasileiros evidentemente o a sua ampla maioria gostar se desse bem cultural uma terceira característica muito fundamental o processo de massificação de cultura as culturas populares aquelas voltadas pelos agentes do povo criadas pelo próprio povo com intenções mais locais de produção elas tendem a se massificar
e que é massificar uma expansão do núcleo de consumo para todas as classes sociais apagando evidentemente até as diferenças de classes é vão pegar o sertanejo universitário como exemplo o sertanejo universitário fenômeno recente já nos anos 2009 atinge apenas as classes por exemplo produtores como a classe média ou imaginar assim ela produziu inclusive ela atinge classes outras como por exemplo as classes pobres e os mais ricos veja que uma dessas características não é evidentemente um grau ou nível de produção aliás é justamente atingir o maior núcleo de consumo para isso algumas características vão ser fundamentais
né é como uma letra fácil de ser ouvida o ritmo envolvente é ou não matou pés repetitivas neh nah nos refrãos as músicas eu quero to eu quero eu quero já para barbará pereira pará marabá na veneno é bom pegar no caso do cinema filmes que terminam os praticamente com a mesma estrutura não é de produção com final feliz com a produção dos heróis aquela velha luta entre o bem eo mal características muito comuns do cinema hollywoodiano agora uma quarta e última característica dos cultural há diferenças de classes elas são apagadas dentro dessa dinâmica netão
massificada que ela tende a mercantilizar todas as produções culturais não é à toa que hoje pra sobreviver né da profissão música por exemplo a profissão art é extremamente difícil né se não for vinculado à produtoras a filmes a achou os grandes há coisas que vão vincular uma grande produção de mercadorias reproduzidas desde camisetas a fotos de tatuagens ou coisa desse nível é vejamos como alguns exemplos desse processo de massificação cultural é que os bens produzidos em larga escala eles tendo inclusive a cair de nível de produção vão pegar o caso da música não fazer um
leve comparação de um lado joão carreiro e pardinho joão carreiro e pardinho por exemplo usando de uma leveza numa técnica artística bastante profunda com o timbre de voz com viola com a técnica de produção bastante a curva acurada né ele namora o paraná é empenhar armado não me chame e eu tirar nossa numa lavoura enquanto do outro lado agora é bruno barreto vejamos joão carreiro pardinho bruno barreto está no mesmo look o sertanejo evidentemente com características bem distintas você tem de aniversário de bruno barreto o nível cultural inclusive no mesmo sentido ao vivo é bastante
sinto nojo que max tocando e cantando o acerto pode sair só em português estão piscando junkebox tocando bruno barreto eo bota que brando e trabalhar amanhã o olhanense a farra pink foguete ficou evidente que o evidente que o nível de produção cultural ele tende a diminuir conforme nós produzimos mais de massa não é à toa se nós pegarmos por exemplo nos últimos anos esses grandes artistas que fazem sucesso na indústria cultural isso tanto no rock como o pagode eo sertanejo funk produzem músicas em larga escala que tende a uma baixa qualidade ou seja produzir muito
em péssima qualidade mas o interesse não é produzir pouco em alta qualidade é produzir para o mercado e se produzir muito gera lucro obtenção racional do lucro melhor assim vejamos outra questão como exemplo pegamos que no brasil possa existir uma indústria gospel podendo afirmar isso acredito que sim porque um dos negócios nós pegamos por exemplo os grandes artistas da música gospel nós vamos ver que eles evidentemente através e com usando como instrumento a própria cultura religiosa cristã também se utilizam desses essa técnica de produção de mercado nelas pode estar que aline barros os problemas em
atuar a própria banda muito famosa entre hoje as grandes greves evangélicas que é diante do trono se nós pegarmos os grandes eventos né o festival lobo razão onde aparece até mesmo funk gospel [Música] benson não fazer rádio aí mais um exemplo de como eles cultural ela não tem necessariamente um núcleo único de atuação atinge todos os grupos sociais são de evangélicos ateus de roqueiros a sertanejo nós vamos ter um grande acesso à produção de níveis culturais evidentemente que um discurso também muito comum nessa indústria cultural ela não está preso o elemento ético uma grande categoria
importante para a gente entender é como que recentemente né a produção para atingir bope principalmente na tv nem e principalmente na internet também na dos seus telespectadores é justamente a forma simplista de reprodução de informações jornalísticas a produções de programas de tv que buscam muito público mas apela promocional categorizam por exemplo ridículo como regra é o ridículo como regra e não mais por exemplo a produção intelectualizada de nível cultural profundo basta evidentemente ver como os programas que são feitos em grandes entrevistas com intelectuais com reflexões mais profundas não tem tanta audiência como programas de baixíssima
qualidade estética ou de nível sócio cultural então é justamente nesse processo que nos cultural ela atinge níveis exorbitantes a do rock raymer é viver até os anos 70 obviamente não viram né como que há um dos cultural atingiu na era da tecnologia globalizada dos anos 80 diante de tanta produção de massa mas evidentemente ser um grande escritor nosso tempo justamente porque é uma grande questão da indústria cultural é a pulverização do conhecimento em torno de muita informação é verdade porque estamos aqui agora um vídeo no youtube não individualmente uma sala de aula um núcleo de
pesquisa ou até mesmo a palestra mais longa e demorada porque as vivemos uma época de tudo ser bastante volátil líquido como dízimo palma em tempos onde a cultura se pulveriza em rápido algo fácil e de acesso momentâneo não é à toa que as músicas de hoje tornou se abre aspas velhas em pouco tempo 12 meses a história músicas defasados coitado de bob dylan é quem dirá ramones quem dirá sex pistols quem dirá os grandes clássicos da música por exemplo que se os do ano passado como o livrinho já são considerados velhos em raiding desses autores
antigos né ficamos aí com essa reflexão do sul cultural um grande nome de produção essa mercantilização dos bens culturais e fique tranquilo nós do crime de estamos no meio dessa indústria cultural é verdade gosto de raça negra abraço até o próximo idéia [Música] para bárbara pereira para barbara berger embora deixei