todo mundo carrega uma sombra e quanto menos ela é integrada na vida consciente do indivíduo mais Negra e densa ela se torna se uma inferioridade é consciente sempre há uma chance de corrigi-la mas se ela é reprimida e isolada da consciência nunca é corrigida e pode explodir de repente em um momento de desatenção de qualquer forma ela se torna um obstáculo inconsciente atrapalhando nossas melhores intenções Kao Yung fala sobre dois tipos de sombras a sombra pessoal o lado sombrio desconhecido da nossa personalidade e a sombra coletiva o lado sombrio desconhecido da sociedade começando pela sombra
pessoal jungia descreve como aquilo que uma pessoa não deseja ser ela representa atributos e qualidades do Ego desconhecidos ou pouco conhecidos é a soma de todas as qualidades desagradáveis que gostamos de esconder de nós mesmos a sombra contém inferioridades que todos têm mas preferem não reconhecer porque parecem fracas socialmente inaceitáveis ou até mesmo malignas a sombra é mais visível quando estamos dominados pela ansiedade ou outras emoções sob a influência do álcool etc Quando podemos de repente soltar uma observação hostil Durante uma conversa amigável quando não queremos assimilar o que desprezamos projetamos isso nos outros é
possível conhecer a própria sombra e estar parcialmente consciente dela ou seja sob o controle do Ego muitas pessoas no entanto se recusam a reconhecer sua sombra de tal forma que o ego nem está ciente do comportamento Sombrio e portanto não tem como controlá-lo nessas condições a sombra é autônoma e pode se expressar em humores inexplicáveis irritabilidade e crueldade ao longo de seus escritos Jung destaca a importância de desenvolver a consciência da sombra na psicoterapia e suas projeções na vida do indivíduo embora a sombra seja geralmente percebida como negativa ela também pode ser positiva na verdade
explorar Nossa sombra nos dá acesso a muitas qualidades positivas Jung escreve que a sombra exibe uma série de boas qualidades como instintos normais reações apropriadas insites realistas impulsos criativos etc uma das colaboradoras mais próximas de Jung Marie Luise Von France escreve a sombra não é necessariamente sempre um Na verdade ele é exatamente como qualquer ser humano com quem se precisa conviver às vezes cedendo às vezes Resistindo às vezes dando amor o que a situação exigir a sombra se torna hostil Apenas quando é ignorada ou mal compreendida a sombra contém todos os tipos de qualidades forças
e potenciais que se não forem explorados nos levam a um estado de empobrecimento na nossa personalidade criando obstáculos inconscientes que inibem o o crescimento e a incorporação dessas boas qualidades que permanecem adormecidas na nossa psiquê por exemplo uma pessoa pode acreditar que ser assertivo é ser Rude ou agressivo perdendo as qualidades de confiança e a capacidade de falar por si mesma de maneira honesta e respeitosa o que pode levar a menos proatividade dificultando conseguir um aumento ou promoção no trabalho ter dificuldades financeiras e assim por diante então quando essa pessoa encontra alguém assertivo no fundo
sente ressentimento e culpa tornando sua sombra mais Negra e densa esses aspectos valiosos devem ser assimilados na experiência real e não reprimidos cabendo ao ego abandonar seu orgulho também encontramos Nossa sombra nos sonhos como uma pessoa do mesmo sexo do sonhador É o que parece ser uma crítica do nosso caráter vinda do inconsciente um juiz interno do nosso próprio ser que nos repreende e o resultado geralmente é um silêncio envergonhado devemos identificar o conteúdo da sombra e integrá-lo à nossa personalidade Este é o processo de realização da sombra também conhecido como trabalho com a sombra
Aqui começa o trabalho doloroso e longo de autoeducação onde se deve entrar em longas e difíceis negociações com a sombra um trabalho que podemos dizer que é o equivalente psicológico dos trabalhos de Hércules através do trabalho com a sombra pode-se observar a sombra externamente observando as próprias reações emocionais e sendo radicalmente honestos sobre as interações com os outros internamente explorando os próprios sonhos isso permite que alguém se torne iluminado e reduza o potencial destrutivo da sombra não tanto travando uma guerra contra a escuridão mas trazendo a escuridão para a luz e a luz para a
escuridão como Jung escreve não há luz sem sombra e não há totalidade psíquica sem imperfeição não devemos buscar a perfeição mas sim a totalidade da personalidade o processo de individuação ao longo da vida cria um equilíbrio entre os reinos Consciente e inconsciente alinhando o ego ao self a totalidade da personalidade por mais assustador ou Sombrio que seja confrontar nossa sombra encontrar a verdade traz alívio discernir a verdade é o processo de autenticidade uma escavação meticulosa nas profundezas do nosso ser para explorar possibilidades e limitações distorções e as partes enterradas e muitas vezes esquecidas de nós
mesmos e nossas habilidades a maioria das pessoas no entanto é muito indolente para pensar profundamente sobre até mesmo os aspectos Morais de seu comportamento dos quais estão conscientes quanto mais considerar como o inconsciente os afeta a sombra também pode consistir em fatores que surgem de uma fonte fora da vida pessoal do indivíduo aqui é onde nos deparamos com a sombra coletiva o lado sombrio ou os aspectos desconhecidos ou pouco conhecidos de uma sociedade e cultura consiste naquilo que se opõe aos nossos valores compartilhados e coletivos a sombra coletiva refere-se a um aspecto enorme multidimensional muitas
vezes horrível mas elusivo da vida humana a uma imensidade de danos infligidos pelos seres humanos uns aos outros e ao mundo natural e aos vastos efeitos posterior de Tais danos nas gerações subsequentes encontramos a sombra coletiva na Projeção de Escuridão e inferioridade na violência e opressão na invisibilidade do sofrimento atual na negação da responsabilidade atual enquanto o material da sombra coletiva pode ser representado brutalmente em guerras massacres e genocídios ele também pode se esconder sob os mantos muitas vezes atraentes de atividades missionárias como a imposição do uso de línguas específicas uma realidade oru Eliana que
estamos vivenciando Atualmente como é da natureza de todo material Sombrio seja individual ou coletivo sua existência e influência podem ser pervasivas sem serem óbvias a sombra coletiva se manifesta externamente em atrocidades perseguições sofrimento físico doenças pobreza desnutrição alcoolismo crime morte de culturas e assim por diante também pode se manifestar mais internamente Em meio às idades de cada psiqué individual como ódio de si mesmo de sua herança e de sua cultura depressão e sentimentos de impotência o desejo de vingança para que outros possam experimentar algo como sua própria dor etc a sombra coletiva é o que
históricamente tem sido rotulado como mal na tradição Cristã seria o diabo e alguém que é possuído pelo diabo perde sua qualidade humana e adquire uma natureza Demoníaca Nossa resposta primária ao mal para deve ser a busca pelo autoconhecimento pela totalidade que pressupõe a assimilação do material Sombrio o indivíduo deve saber implacavelmente quanto bem ele pode fazer e de que crimes É capaz quando há um problema conhecido em uma sociedade específica pode ser chamado de problema Sombrio se houver evidências de negação projeção e falta de responsabilidade individual e coletiva portanto assumir a responsabilidade moral política e
espiritualmente é particularmente crucial a coragem com que suportamos nossa escuridão libera os outros de terem que carregá-la por nós por exemplo para responder a exemplos de Sofrimento histórico em massa guerras genocídios holocaustos opressão pervasiva etc cujos efeitos persistem como seres humanos temos muito a aprender nesse sentido A negação muitas vezes conectada a um desejo de seguir em frente e deixar o passado para trás parece a abordagem mais comum e geralmente a primeira reação existem e têm existido muitas tentativas de lidar com passados difíceis e Dolorosos através de desculpas públicas por apoiar atrocidades arrependimento pagamentos de
reparação após guerras peregrinações a lugares de grande sofrimento etc mas como lidamos com o passado de maneira que a integração da sombra ocorra profundamente e amplamente dentro de uma população em vez de simplesmente a um nível simbólico através de l ou políticas lembrar e falar o que muitas vezes parece indizível é inevitavelmente um processo doloroso para vítimas e perpetradores espectadores e testemunhas qualquer processo desse tipo só pode ser considerado bem-sucedido ou razoavelmente completo quando a dor indignação traição sofrimento e todos os outros sentimentos tiverem sido expressos e ouvidos e quando a responsabilidade tiver sido assumida
contar a verdade é tanto a forma mais desejável quanto a mais viável de lidar com um passado difícil um exemplo de uma terrível Psicose em massa representada pela sombra coletiva é a Alemanha nazista onde as pessoas caíram na natureza Demoníaca através de sua sombra pessoal eles se juntaram ao Partido Nazista e fizeram coisas piores do que poderiam ter imaginado ou fariam em condições sociais normais nesse sentido a sombra pessoal é a ponte para a sombra coletiva portanto é importante resolver primeiro os conflitos internos a sombra pessoal para que não caiamos na sombra coletiva inconscientemente podemos
então influenciar outras pessoas e a sociedade como um todo estará melhor se praticarmos a atenção plena saberemos Como olhar profundamente para a natureza da guerra e com Nossa percepção acordar as pessoas para que juntas possamos evitar repetir os mesmos horrores repetidamente a guerra está em nós mas também está em todos tudo está pron para explodir e todos somos corresponsáveis para resumir devemos primeiro reconhecer Nossa sombra pessoal e entrar em longas e difíceis negociações com ela sendo honestos conosco e nossas interações com os outros observando nossas reações emocionais e explorando nossos sonhos para não nos tornarmos
vítimas passivas da nossa sombra e de nossas projeções inconscientes permitindo-nos resgatar as boas qualidades que estão adormecidas dentro de nós o que melhora nossas vidas e as vidas daqueles ao nosso redor podemos então estar conscientes da sombra coletiva e não cair presas dela e assumir a responsabilidade de abordar o A negação de questões importantes e a falta de iniciativa individual e coletiva a coragem de suportar Nossa escuridão traz alívio para os outros pois dizer a verdade é a forma mais desejável de lidar com um passado difícil em vez de Ignorar as atrocidades e deixar a
sombra crescer cada vez mais até não poder mais crescer e assim a história se repetir Espero que você tenha gostado deste vídeo sobre a sombra você pode apoiar o canal curtindo comentando ou compartilhando o conteúdo