hoje na classe dos adultos estudaremos a lição de número seis que tem como título Jesus é igual com o pai a relação entre Deus pai e Deus filho é um dos temas mais fascinantes e profundos da fé cristã Como pode Jesus ser chamado filho de Deus e ao mesmo tempo ser igual ao pai lendo o título da lição uma expressão se destaca o termo igual qual é o seu significado pois bem a luz do contexto igual signif fica compartilhada a mesma Essência natureza e atributos divinos É nesse sentido que o filho é igual ao pai
não se trata de uma igualdade funcional ou hierárquica mas de uma igualdade ontológica Isto é naquilo que Ambos são em sua essência o pai e o filho possuem a mesma Glória eternidade poder e perfeição como revelado nas escrituras por mais que desempenhe papéis papéis distintos na obra da Redenção sua igualdade Divina permanece inquestionável é sobre este assunto que nós vamos tratar na aula de hoje portanto temos como objetivos específicos em primeiro lugar mostrar a doutrina Bíblica da relação entre Deus pai e o filho unigênito em segundo lugar refutar biblicamente a heresia do subordinacionismo por fim
exemplificar como o subordinacionismo está presente na atual idade cumpriremos estas finalidades mediante a explicação e aplicação dos pontos e sub pontos que se encontram na própria lição Sem enrolação vamos ao nosso texto Áureo que nos diz mas do filho diz dois pontos ó Deus o teu Trono subsiste pelos séculos dos séculos Cetro de Equidade é o cetro do teu reino Hebreus Capítulo de número 1 Versículo 8 comparando traduções estrago aqui a paráfrase ntlh que nos diz mas a respeito do filho ele disse quem foi que disse nós vamos ver Já já uma explicação sobre isso
o que foi que que foi dito a respeito do filho o teu reino ó Deus vai durar para todo o sempre tu governarás o teu povo com justiça estamos diante de uma declaração do pai Jesus é o Deus eterno aqueles que afirmam que ele era apenas um homem ou um dos muitos anjos ou um profeta diverso de Deus ou mesmo um sub Deus estão mentindo e trazendo condenação sobre si são destorcedores das escrituras são incrédulos São herges Jesus não é menos do que Deus o pai declara sobre o filho teu Trono ó Deus Ah então
então aqui a gente tem uma declaração do próprio Deus Pai a respeito do Deus filho teu Trono ó Deus é eterno e este testemunho aqui é direto e inquestionavelmente feito pelo pai o pai dá esse testemunho do filho e este Versículo oferece uma das provas mais claras e refutáveis da divindade de Jesus na bíblia sagrada quem foi que disse foi irmão Murilo quem foi que quem foi que disse foi o próprio pai nãoé e nós eu trouxe aqui como complemento a declaração do filho aqui nós encontramos a declaração do pai mas a declaração do filho
corrobora com aquilo que o pai falou o filho não fala nada fora daquilo que o pai disse está em perfeita sintonia em perfeita Harmonia durante seu ministério Jesus declarou a sua divindade ele afirmou ser igual a Deus em João Capítulo 5 Versículo 18 A Bíblia diz por isso os judeus ainda mais procuravam matá-lo porque que não somente violava o sábado mas se dizia mas também dizia que Deus era seu próprio pai fazendo-se igual a Deus temos outra passagem João 10:33 nos diz não te apedrejam por alguma boa obra Mas pela blasfêmia Porque sendo tu homem
te fazes igual a Deus a declaração do filho está em sintonia com aquilo que o pai falou mas eu trouxe ainda aqui como complemento a Declaração dos Apóstolos aquilo que os apóstolos falaram pregaram e ensinaram está em acordo com o que o filho disse e está também em acordo com o que o pai disse filho e pais são iguais essa é a nossa tese é aquilo que as escrituras ensinam e é o que nós Eh estamos aqui tentando eh não só afirmar mas provar aos irmãos com argumentos bíblicos Olha o que os apóstolos falaram Romanos
Capítulo 9 Versículo 5 deles são os patriarcas e deles é traçada a linhagem humana de Cristo que é Deus acima de todos bendito para sempre amém a irmã murila eu não estou convencido Primeira Timóteo Capítulo 3 versículo de número 16 Paulo reforça essa verdade ao dizer sem dúvidas Grande É O Mistério da Piedade Deus foi Manifesto em carne justificado no espírito visto pelos anjos pregado entre os gentios crido no mundo e recebido na glória Então esse texto aqui está se tratando do filho Deus foi Manifesto em carne está bem claro o apóstolo João também ecou
a essa verdade em sua primeira carta Capítulo 5 Versículo 20 primeira epístola de João sabemos também que o filho de Deus veio e nos deu entendimento para que conheçamos aquele que é verdadeiro e nós estamos naquele que é verdadeiro em seu filho Jesus Cristo Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna então todo o Novo Testamento faz essa reivindicação Jesus é Deus logo se Jesus é Deus e Nós cremos que há um só Deus Deus pai e Deus filho são iguais em Essência Deus pai e Deus Filhos são distintos quanto a pessoalidade mas igais
em essência e a expressão filho de Deus é o indicativo dessa verdade conforme veremos mais adiante a verdade prática nos diz o termo teológico filho de Deus é um título sendo assim a existência de Jesus é desde a eternidade junto ao Pai Algumas pessoas que negam a divindade de Jesus argumentam que ele não é eterno e que passou a existir em al algum momento no tempo eles eles interpretam a a expressão filho de Deus nas escrituras como se ela sugerisse que Jesus teve um início da mesma forma que um filho humano nasce depois do pai
no entanto essa interpretação falha em entender a natureza única e eterna da relação entre o pai e o filho nas escrituras o título filho de Deus revela não com o temporal mas uma relação eterna e imutável dentro da Trindade onde Jesus o filho coexiste com o pai desde toda a eternidade aí você pode me dizer assim ah mas irmão Murilo e e aquele texto lá qual texto sim aquele texto lá qual texto Hebreus Capítulo 5 aliás Hebreus Capítulo 1 Versículo 5 que diz pois a qual dos anjos disse tu és meu filho eu hoje te
gerei e outra vez lhe Serei Pai e ele me será filho porque quem prega que Jesus teve um início que Jesus não é eterno US esse texto aqui e o texto Parece ser bem claro olha o que o texto diz pois a qual dos anjos disse jamais tu és meu filho eu hoje te gerei olha jesus é diferente porque ele foi gerado pelo próprio pai mas ele teve um início a aqueles que são adeptos das Seitas e das heresias das Seitas heréticas então Eles tomam esse texto aqui só que o problema é o seguinte eles
pegam um texto e o isolam de seu contexto um versículo deve ser analisado de acordo com o restante da Bíblia aquilo que a gente chama de contexto remoto ou de contexto e referencial ou ainda de contexto imediato a gente deve meter o texto a todos esses contextos para chegar ao seu significado teológico todas as vezes que a citação do Salmo 2 verso 7 aparece na Bíblia tu és meu filho eu hoje te gerei como é o caso aqui de Hebreus 1 5 é isso aqui é interpretado pelos próprios autores inspirados por Deus os apóstolos os
Escritores bíblicos interpretam essa passagem e a pretação destes homens inspirados por Deus está em acordo com o contexto original do Salmo de número 2 do verso 7 irmão Murilo Qual é o contexto do Salmo é um contexto de exaltação Então essa expressão tu és meu filho e hoje te gerei não se refere à ideia de de início não se refere a ideia de origem mais de exaltação se você ler o Salmo o Salmo está falando da exaltação de um rei da exaltação de um príncipe e não de sua origem não é que o príncipe está
sendo e eh eh gerado naquele momento sua sua origem sua Gênese está acontecendo Não ele está sendo Coroado ele está sendo exaltado Esse é o contexto do Salmo 2 e é dentro desse contexto que os próprios Apóstolos trazem a sua interpretação o apóstolo Paulo disse que essa profecia foi cumprida quando Jesus foi foi ressuscitado no ato da sua exaltação olha o que a Bíblia nos diz em Atos Capítulo 13 Versículo 32 e 33 e nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais Deus a cumpriu a nós seus filhos ressuscitando a Jesus como
também está escrito no Salmo segundo meu filho és tu hoje te gerei aqui na terra Jesus se qualificou para ser o nosso Sumo Sacerdote e foi exaltado a essa posição quando venceu a morte e subiu aos céus então o contexto do Salmo 2 verso 7 fala de exaltação e Hebreus Capítulo 1 Versículo de número 5 5 que cita essa profecia também mostra essa questão Jesus acima dos anjos Jesus superior à lei Jesus superior aos profetas Jesus acima de todos os seus inimigos a figura do Salmo como já falei aqui é de uma coroação Messiânica que
recebe autoridade para dominar sobre todas as nações Resumindo Deus gerou Jesus no sentido que o filho foi exaltado e colocado acima de todos glória a Deus Ah irmão Murilo eu não entendi escute novamente veja novamente lembre-se a gente precisa seguir a regra de interpretação não é precisa observar interpretar tá correlacionar e só então aplicar Então eu só chego a uma convicção do sentido de um texto depois de interpretá-lo à luz do seu contexto e aqui tá bem claro então esse texto aqui cai por terra vamos lá vamos à exposição dos pontos e subp contos Olha
tem muita coisa aqui viu é por essa razão que quando o professor for expor esta lição de número seis ele deve buscar um certo equilíbrio ele deve selecionar aquilo que é mais importante para trazer para os seus alunos Então o que é que eu vou focar aqui o filho é igual com o pai nuâncias que puxam para a questão do academicismo eu vou me reservar não vou me deter tanto nisso aqui o ponto de equilíbrio é o seguinte falar aquilo que é essencial não sendo simplista entendeu ah ficou mais calma ficou mais calmo busque um
ponto de equilíbrio Leia todo o subsídio Leia com atenção porque ele está bem completo meus irmãos que aqui me assistem pelo YouTube eu quero que vocês curtam comentem e compartilhem para que esse vídeo aqui chegue a 40.000 visualizações para que o máximo de pessoas possível recebam este material em reciprocidade a essa ação Generosa de vocês estou deixando aqui como sempre faço na descrição do vídeo o link para baixarem o subsídio que utilizo tem mais ou menos aqui 10 12 páginas o material condensado resumido e bem explicado meus irmãos da ferramenta EBD abraço mais que especial
a todos vocês os irmãos são a razão deste trabalho acontecer no YouTube e são a razão de a gente poder produzir todo esse material os irmãos da ferramenta EBD são privilegiados recebem o subsídio a pré-aula e uma vastidão de outros recursos slide profissional fluxograma infográfico recebem material de marketing divulgação cursos de capacitação acompanhamento olha de dinâmicas de grupo muita coisa dentro da plataforma da ferramenta quem me Assiste pelo YouTube e ainda não é assinante da ferramenta BD está perdendo tempo porque a ferramenta EBD é o local onde o dirigente superintendente Professor adjunto tesoureiro aí o
que for da escola dominical encontra tudo que precisa em um só lugar vamos progredir ponto um a doutrina Bíblica da relação do filho com o pai o sub ponto um diz a ideia de filho a lição nos fala o conceito de filho no pensamento judaico implica a igualdade com o pai conforme Mateus Capítulo 23 Versículo 29 ao 31 uma das ideias de filho na Bíblia é a identidade de natureza mas vamos lá a palavra filho ela é polissêmica Ela tem significados diferentes a partir do contexto em que ela aparece por exemplo quando quando olhamos para
as escrituras filhos de Deus ou filho de Deus aparece como uma designação coletiva ao povo de Israel conforme êxodo Capítulo 4 Versículo de número 22 Aqui filho representa o povo escolhido que Deus libertou do Egito então é uma expressão que se refere ao coletivo de uma nação o termo filho também é aplicado na Bíblia lógico aqui cabe discussões ao aos seres Celestiais aos anjos Alguns vão dizer não é que Jó 1 E6 se refere aos os filhos de Deus ali se referem aos anjos outros não vão seguir essa mesma linha Mas no geral termo filhos
de Deus se aplicam aos anjos e nesse contexto isso reflete sua criação direta por Deus e a sua proximidade com ele o termo filho de Deus ou filhos de Deus também é usado em relação aos crentes a nós que cremos em Jesus e Aqui filho significa alguém que foi adotado a alguém que foi adotado espiritualmente por Deus e vive em comunhão com ele você vê João Capítulo 1 Versículo 12 todos aqueles que o receberam ele deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus e aqui nós somos filhos por adoção no entanto a expressão filho
de Deus também tem um contexto que se refere a um título exclusivo Jesus é chamado filho filho de Deus e quando ele é chamado filho de Deus ele é chamado de uma maneira única e superior a qualquer outro uso dessa expressão e os significados podem incluir divindade Jesus é o filho de Deus porque compartilha a mesma Essência Divina do pai ele é eterno e co igual a Deus Jesus é o filho de Deus em um sentido que ninguém mais é ele tem uma relação íntima e eterna com o pai como declarado em João Capítulo 3
versículo de número 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito então a expressão filho de Deus aparece dentro das escrituras nesses variados contextos o sub ponto dois diz significado teológico e aqui a gente vai se deter apenas ao contexto em que o termo filho de Deus se refere a Jesus a lição diz indica igualdade de natureza Ou seja a mesma substância é o que acontece com Jesus Ele é chamado filho de Deus no Novo Testamento porque ele é Deus e veio de Deus preste atenção para ficar claro assim como
o filho de um ser humano é totalmente humano falando de substância de natureza um filho de um ser humano não pode ser uma outra coisa que não seja humano o filho de Deus no uso restrito da palavra e exclusivo diz que ele é igual a Deus na sua essência na sua natureza filho de Deus como título repetindo expressa a ideia de que Jesus é da mesma Essência de Deus ele não é um ser criado mas eterno coexistindo com o pai desde antes da criação do mundo e Preste atenção no contexto judaico declarasse filho de Deus
era igualar-se a Deus pois significava compartilhada a mesma natureza Divina basta você ler o nosso a nossa leitura bíblica em classe João Capítulo de número 10 Versículo 30 ao 38 quando Jesus diz assim eu e o pai somos um ele não tá falando ali em uma unidade de propósito em uma unidade de objetivo não porque se ele estivesse falando isso o versículo 33 não ia trazer essa interpretação dos judeus os judeus entenderam que Jes estava falando e Jesus não repreendeu os judeus por se por acaso eles tivessem tido uma interpretação errada da coisa não Jesus
entendeu não é que a a interpretação deles estava certa quando ele disse o seguinte os judeus responderam dizendo-lhe não te apedrejam por alguma boa obra Mas pela blasfêmia Porque sendo tu homem te fazes igual a Deus Olha o texto aqui é bem claro então título filho de Deus se refere à igualdade de essência de natureza Jesus também é chamado de filho unigênito eu quero trazer isso aqui como complemento o que significa essa expressão filho unigênito ela vem de uma palavra grega moné genis que significa único do tipo ou único em sua classe quando se aplica
a Jesus esse termo unigênito enfatiza a sua singularidade como o único filho de Deus que é eterno Divino e perfeitamente Unido ao pai não implica novamente aqui que ele foi criado como ensina o arianismo mas que ele é único e Exclusivo em sua relação com o pai Jesus é chamado também de primogênito ó que interessante ele é o filho filho de Deus ele é o filho unigênito ele é o filho primogênito o termo unigênito conforme destacamos aqui se refere que Jesus é a Jesus como como único do tipo incomparável e primogênito como falamos em aulas
passadas tem um sentido de sua posição de preeminência e autoridade sobre toda a criação não é a ideia de que ele foi criado mas é a ideia de sua exaltação de sua preeminência de sua relação privilegiada falamos isso e correlacionamos esse texto com um versículo lá de Êxodo em uma em uma aula anterior e mostramos o sentido da expressão primogênito Jesus também é chamado de filho do homem Qual é a diferença entre filho de Deus e e filho do homem preste atenção filho de Deus enfatiza a divindade e a relação de Jesus com o pai
filho do homem destaca a humanidade de Jesus e o seu papel como Messias prometido em Daniel Capítulo 7 Versículo 13 ao 14 ficou explicado então vamos progredir sub ponto três o filho é Deus e aqui a gente vai apenas relembrar alguns textos que já foram citados o filho é Deus a lição diz o filho de Deus é uma expressão uma expressão bíblica para se referir à relação única do filho unigênito com o pai a expressão filho de Deus revela a divindade de Cristo essa verdade está mais clara ah na Bíblia do que o sol do
meio-dia n o o Ezequias gosta de usar essa expressão né clareza meridiana mais clara que o sol do meio-dia para para assim enfatizar aqui uma verdade está declarada aqui de forma que todos podem entender quando leem a Bíblia temos aí o texto de João Capítulo 5 Versículo 17 até ao 18 já lemos o texto de João Capítulo 10 Versículo 30 ao 33 também já lemos esse texto aqui temos a questão na igualdade de Honra e de Glória eh João Capítulo de número 5 Versículo 22 e 23 onde Jesus Ele diz o seguinte para que honrem
o filho assim como honram o pai o filho é igual ao pai assim como o pai é Digno de Honra o filho também é com a mesma honra que se honra o pai deve se Honrar o filho temos também aqui a questão da oração de Jesus em João Capítulo 17 Versículo 5 quando ele diz e agora glorifica ó pai junto a ti mesmo com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse então Aqui também está falando novamente de igualdade vamos progredir porque penso que já ficou Claro para vocês Qual é aqui o
nosso ponto principal o filho é igual com o pai agora veremos a heresia do subordinacionismo e irmãos eu não sei se vocês vão encontrar tanto material assim na internet sobre essa essa heresia essa distorção da doutrina bíblica chamada subordinacionismo há muito material sobre arianismo sobre as outras heresias tratadas até aqui mas quando se trata de subordinacionismo pelo menos em português nós não temos nenhuma obra de expressão nenhum texto assim relevante a respeito desse assunto há um livro do millard Ericsson em que ele fala sobre as relações intrat trinitarian mas esse livro ele não foi traduzido
para o português e dentro desse livro ele trata sobre essa questão da subordinação não é Ou do subordinacionismo Então você não vai encontrar muito material aquilo que eu vou falar aqui para os irmãos penso que cumpre o objetivo da explicação em classe A Lição nos diz eu vou ler todo o texto aqui da lição neste primeiro sub ponto que tem como título orígenes é até um subp onto com um título eh eh diferente não é orígenes vamos lá orígenes é um nome de um personagem de um pai da igreja e provavelmente aqui aliás provavelmente não
certamente a a melhor palavra ele foi citado pelo Pastor Ezequiel Soares porque seus escritos contribuíram para a Apologia e a defesa dessa heresia chamada subordinacionismo Lembrando que os pais da igreja eles não são infalíveis orígenes Gregório Nasi anzo eh Augostinho Tertuliano Inácio e muitos outros ali eles não são eh canônicos os pais da igreja não são canônicos Então dentro dos seus escritos Eles foram muito produtivos nessa área da escrita nessa área das discussões nessa área da Apologia e na área das doutrinas bíblicas dentro dos seus escritos há muita contribuição teológica para a ortodoxia mas também
há muita espinha você quando tá comendo peixe você tira carne e joga a espinha fora não é há muita espinha dentro dos escritos dos Pais da igreja a irmã muril então você tá dizendo que os pais da igreja são falíveis são irmãos Nós também somos falíveis há um um umum jargão no meio teológico que diz que todo teólogo é manco de uma perna não é ninguém está 100% correto quando o assunto é interpretação teológica Ok então todo teólogo é manco de uma perna somos falíveis a palavra de Deus É infalível a palavra de Deus é
inspirada a palavra de Deus é inerrante mas conforme a nossa condição de intérpretes somos falíveis com entendido nãoé a lição diz o seguinte o subordinacionismo é da doutrina que declara seu filho subordinado ao pai ou um Deus secundário ou menos Divino que o pai os monarquianistas dinâmicos ou adoon e os arianistas são os principais representantes dessa heresia mas orígenes foi Seu principal mentor H na vastíssima e complexa produção literária de orígenes ideias de acordo e contrárias à ortodoxia da igreja como também ideias neoplatônicos e obscuras de modo que desde a antiguidade os estudiosos do assunto
estão divididos ele exerceu grande influência no Oriente por mais de 100 anos nas controvérsias em niceia havia os que apoiavam áo usando orígenes como base como também os que apoiavam Alexandre opositor diário também se baseando no mesmo orígenes segundo seus críticos parece que a Trindade defendida por ele era subordinacion Como assim o o filho subordinado ao pai e o Espírito Santo subordinado ao filho no entanto a Bíblia revela a igualdade das três pessoas da trindade e nós temos aqui a menção de textos trinitários dentro do ah texto aqui da lição Ah vamos aqui a uma
vamos explicar por parte Ok vamos por parte primeiro uma definição complementar o que é subordinacionismo subordinacionismo é uma heresia cristológica e trinitária porque essa heresia ela destorce uma visão de quem Cristo é e também destorce uma visão da triunidade de Deus portanto é uma heresia cristológica e trinitária que afirma que o filho Jesus Cristo e o Espírito Santo São inferiores ao pai em Essência natureza ou poder essa visão sustenta que embora o filho e o Espírito Santo tem algum papel Divino eles não compartilham da mesma plenitude da div que o pai essa crença contradiz a
doutrina Ortodoxa da Trindade que ensina que o pai e o filho e o Espírito Santo São co iguais cons substanciais e Eternos lembre-se do da nossa aula falando sobre a doutrina da trindade Deus subsiste eternamente em três pessoas quais são as características fundamentais do subordinacionismo primeiro hierarquia ess ial na divindade o subordinacionismo propõe uma hierarquia intrínseca entre as pessoas da Trindade o pai é visto como superior ao filho e ao Espírito Santo então de forma intrínseca dentro da Trindade há um um subordinacionismo uma das pessoas ali da Trindade é maior em relação às outras isso
aqui é é um problema sério né aí Outro ponto do subordinacionismo negação da substancialidade aqui fica muito claro essa heresia nega a consubstancial consubstancialidade do grego hosios eu acho que é assim que cita Ou pelo menos é próximo Ou seja que o pai o filho e o Espírito Santo Ah não compartilham a mesma Essência Divina então Eh aqui há uma negação disso né de que eles compartilham a mesma Essência Divina Quais são os apoiadores históricos dessa doutrina temos ário e o arianismo temos orígenes e temos na atualidade de forma muito clara as testemunhas de jeová
o sub ponto2 diz o seguinte no período pré nisseno e aqui a gente vai se remeter à história a lição nos fala o subordinacionismo foi nos séculos 2 e 3 ali o ápice do surgimento dessa doutrina de sua propagação uma tentativa ainda que equivocada de preservar o monoteísmo por qual era a tentativa de preservar o monote ismo não entender o que é a Trindade Você lembra que a gente falou da Trindade seguindo a seguinte ordem lógica a Bíblia fala da unidade de Deus monoteísmo não é Deus é um não existe outro Deus ah a Bíblia
fala de deuses falsos se são deuses falsos não são Deus então Existe um único Deus Nós não somos politeístas somos monoteístas mas quando lemos as escrituras percebemos que há uma plural na pessoa de Deus nós vemos ali a Bíblia declarando o pai o filho e o Espírito como divinos Então Deus é a essência preste atenção nessa explicação como se Deus fosse a essência e essas três pessoas compartilhassem dessa Essência Divina daí a a a a a a definição Deus subsiste eternamente em três pessoas e na tentativa de preservar o monoteísmo sem compreender completamente a doutrina
da trindade surgiu essa Doutrina do subordinacionismo não o pai é superior mas o subordinacionismo gera um problema maior como é o caso do arianismo né existe um Deus todopoderoso e um Deus poderoso Então logo h mais de um Deus politeísmo Deixa de ser monoteísmo então é um tibro que saiu pela culatra Ah mas vamos lá é de preservar o monoteísmo mas que negou a divindade absoluta de Jesus seus expoentes consideravam CR Cristo como filho de Deus inferior ao pai eles afirmavam que o próprio Cristo declarava a sua inferioridade e isso eles faziam com base numa
exegese ruim e numa interpretação fora do contexto de algumas passagens do Evangelho Então meus irmãos nós temos aqui a os primeiros defensores dessa teoria conforme alguns estudiosos foi o Teófilo de Antioquia e o Hipólito de Roma Eles tentaram entender a declaração entre pai e filho mas acabaram adotando uma visão em que Jesus é inferior ao pai e isso ocorria em grande parte pela leitura de passagens como João 14:28 que diz o pai é maior do que eu Eles Têm razão irmão Murilo calma o texto tá aqui João 1428 o pai é maior do que eu
aí tem primeira Coríntios Capítulo 15 Versículo 28 que diz quando tudo lhe estiver sujeito então filho se sujeitará aquele que ele sujeitou todas as coisas o filho vai se sujeit tá aquele que que que lhe sujeitou todas as coisas então há de fato aqui um subordinacionismo intrínseco na relação intrat trinitariana na relação entre as pessoas da Trindade então eles estão certo não tenha calma esses textos foram usados de maneira a enfatizar a a subordinação de Cristo ao pai o que não implica necessariamente uma inferioridade ontológica mas sim uma distinção de de papéis dentro da economia
da salvação Então qual é a nossa posição em relação a esses textos esse texto não está falando de uma uma inferioridade ontológica mas está destacando papéis distintos dentro da economia da salvação vamos a uma explicação Primeiro João 14:28 o pai é maior do que eu o contexto imediato de João 28 é crucial Jesus está falando aos seus discípulos sobre a sua partida e o envio do Espírito Santo a frase o pai é maior do que eu se refere ao estado de Humilhação e submissão em que Jesus se encontrava durante sua Encarnação ele sendo Deus não
teve por usurpação ser igual a Deus antes aniquilou-se a si mesmo assumindo a forma de servo então nós encontramos aqui uma subordinação voluntária e não um to lógica no estado de sua humanidade Jesus se submete ao pai mas isso não implica que ele é inferior em Essência daí a importância de uma hermenêutica correta de um texto ser analisado à luz do seu contexto maior e não ser isolado até mesmo em seu contexto imediato a subordinação de Jesus aqui se refere à sua missão Redentora e ao seu papel como mediador ele estava na realidade voluntariamente se
colocando sob o pai como parte de seu plano de salvação mas o próprio João vai falar da sua divindade da sua essência João um em um No princípio era o verbo o verbo estava com Deus e o verbo era Deus tá explicado não é vamos a primeira Coríntios 15:28 quando tudo lhe estiver sujeito então também o filho se sujeitará aquele que lhe sujeitou todas as coisas para que Deus seja tudo em todos novamente vamos dar uma explicação o ato de sujeição de Cristo no final dos tempos deve ser visto no contexto da economia da salvação
novamente aqui onde Cristo após ter cumprido sua missão Redentora volta ao pai e entrega o reino a ele como também está ensinado em primeira Coríntios 15 Versículo 24 ao 25 essa entrega final não é um indicativo de inferioridade mais de conclusão da sua obra Redentora ou seja ele está se sujeitando H aquele que lhe sujeitou todas as coisas como um ato final da obra da salvação um ato de conclusão isso aqui novamente não se refere a uma inferioridade de essência por se eu digo isso a partir desses dois textos eu tenho que explicar uma infinidade
de outros textos que tratam da divindade de Jesus e da sua consubstancialidade com o pai cansei mas Se ficar alguma dúvida coloque aí nos comentários meus irmãos da ferramenta EBD o sub ponto três do ponto do diz métodos usados pelos subordinacion a lição diz Já estudamos até agora o ensino bíblico sobre Jesus como verdadeiro homem e ao mesmo tempo verdadeiro Deus Somente Ele é assim e ninguém mais no céu e na terra possui essa característica no entanto os subordinacion são as escrituras aqui e ali se utilizando das passagens do novo testamento que apresentam o Senhor
Jesus como homem e destacam e destacam e desconsideram as que afirmam ser Jesus Deus igual ao pai Qual é a hermenêutica subordinacion é uma hermenêutica seletiva O que é uma hermenêutica seletiva que é o método subordinacion a hermenêutica seletiva é uma abordagem de interpretação das escrituras em que o intérprete escolhe de forma arbitrária ou tendenciosa apenas algumas passagens que apoiam a sua posição enquanto ignora ou destoe outras que possam contradizer ou desafiar a sua visão pessoal em vez de considerar o contexto completo da Bíblia a hermenêutica seletiva se concentra em Versículos ou passagens isoladas muitas
vezes fora de contexto para justificar uma determinada doutrina ou prática devemos tomar cuidado com isso aqui porque a característica da ceitas se apropriar indevidamente de certos Versículos e a partir deles isolando-os estabelecer uma doutrina ou sustentar suas opiniões erradas é o método subordinacion cuidado com a hermenêutica seletiva sub ponto não terminou o sub ponto Agora é o ponto três a aula tá tão boa que já tá acabando meu Deus uh vamos lá você tá empolgado ainda você ainda tá animado você ainda tá aqui comigo você ainda tá prestando atenção ou você tá divagando fazendo uma
coisa e outra olhando o celular Facebook Instagram notificação WhatsApp para com isso rapaz presta atenção na aula pega a tua lição Vamos Fazer anotação Vamos aprender vamos questionar vamos interagir vamos lá então já acordou aí não é vamos prosseguir vamos terminar Já viu como o subordinacionismo se apresenta hoje como é que o subordinacionismo se apresenta hoje não é essa a proposta da revista combatendo antigas heresias o subordinacionismo que nasceu lá no princípio teve os seus primeiros defensores teve orenses como um dos propagadores dessa ideia os mentores dessa ideia como é que essa doutrina se apresenta
hoje hoje nós temos expressões dessa doutrina no contexto Islâmico no Islamismo uma religião muito perigosa a lição diz o Islamismo não considera Jesus como filho de Deus mas como Messias e profeta e coloca Malé acima dele nenhum Cristão tem dificuldade em detectar o erro dessa doutrina o alcorão afirma que é blasfêmea dizer que Jesus é o filho de Deus isso com base numa péssima interpretação Pois significaria uma relação íntima e conjugal entre Deus e Maria Como assim se você leu o alcorão lá na Sura e o Versículo 72 O que é Sura Sura são os
capítulos do Alcorão eles diz ele diz o seguinte nessa passagem aqueles que dizem Deus é o Messias filho de Maria desceram pois o Messias disse ó filhos de Israel Adorai a Deus meu senhor e vosso senhor eles entendem que se Jesus é o filho de Deus então Deus se relacionou sexualmente com Maria e isso é uma blasfêmia o alcorão parte dessa interpretação errônea e assim nega quem de fato é Jesus conforme as escrituras eles ainda chegam a dizer lá na Sura 112 verso 1 ao 4 mais ou menos o seguinte dize ele é Deus o
único Deus Deus o eterno ele não gerou ó só ele não gerou nem foi gerado e ninguém é comparável a ele ah o o Islã ele é de fato uma uma uma uma religião que se contrapõe ao cristianismo e preste atenção o Jesus pregado pelo Islã não é o Jesus apresentado nas escrituras porque o Jesus apresentado nas escrituras é Deus e para o Islamismo não ele é um profeta ele é um homem iluminado um homem cheio de virtudes é um profeta de Alá então não cabe dentro de uma leitura bíblica se ele é um profeta
ele é inferior a o Deus Pai então nós temos aqui uma espécie de manifestação moderna de subordinacionismo essa doutrina a luz do que aprendemos no primeiro ponto ela não é verdade eu tô me escorando aqui assim ficando meio torto né acho que eu tô com dor na coluna mas vamos lá o sub ponto dois nos diz o seguinte o movimento das Testemunhas de Jeová aqui é mais comum em nosso meio o Islã ou o Islamismo É tá é uma realidade cada vez mais crescente no mundo e principalmente na Europa aqui no Brasil Ainda não tanto
não tanto já tem mas ainda não tanto agora as Testemunhas de Jeová não Testemunhas de Jeová a gente já conhece muito bem né todo mundo aí nas suas respectivas cidades conhecem esta seita a lição diz o seguinte eh este confessa publicamente que crê na existência de vários Deuses o Deus todo-poderoso Jeová depois o Deus poderoso Jesus e em seguida outros Deuses menores incluindo bons e maus mas a fé cristã não admite a existência de outros Deuses É verdade que a bíblia faz menção de deuses falsos mas se eles são falsos eles não são Deus entendeu
na teologia da Torre de Vigia Jesus é é é um mero anjo o primeiro criado por Deus quando começou a criar os anjos as Testemunhas de Jeová identificam Jesus como Miguel Arcanjo embora elas chamem de Jesus eh chamem Jesus o filho do homem porque a primeira pessoa espiritual criada por Deus era para ele como como um filho primogênito nós temos aqui um um um embasamento não é do do livro das usado pelas Testemunhas de Jeová eh eles também chamam Jesus de Deus mas Deus com D minúsculo é a forma como eles traduzem em João Capítulo
1 Versículo de número 1 o espírito santo não é nem Deus e nem uma pessoa segundo os Ensinamentos da Torre de Vigia é simplesmente uma força atuante impessoal que Deus usa para fazer a sua vontade novamente nós temos aqui uma defesa dos conceitos subordinacion e a gente vai ver em lições mais à frentes eh principalmente essa parte aqui no tocante ao Espírito Santo eu não sei aqui qual é a lição deixe-me aqui Recordar mas teremos uma lição falando sobre o Espírito Santo lição de número nove tá pertinho quem é o Espírito Santo e novamente nós
vamos tocar nesse aspecto aqui mostrando que o espírito santo é Deus então vamos reservar comentários mais detalhados a lição de número nove no entanto o que f dica aqui é que é inadequada é herética e não bíblica a doutrina pregada pelo Islã em relação a Cristo e a doutrina das Testemunhas de Jeová porque aprendemos à luz das escrituras com provas e argumentos que Jesus é igual com o pai concluímos assim portanto mas uma lição mas não mais uma lição da Escola Bíblica Dominical e meus irmãos se você chegou até aqui lembra mais uma vez de
comentar de Compartilhar esse vídeo ter você aqui conosco é muito prazeroso Deus abençoe os nossos irmãos de perto e de longe Desejo a todos uma ótima Escola Bíblica Dominical e um ótimo final de semana não se esqueça Abra a jaula m