A IMORTALIDADE DA ALMA segundo São Tomás de Aquino

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Busca-se aqui esclarecer a noção da imortalidade da alma segundo São Tomás de Aquino, enquanto a alm...
Video Transcript:
olá meu nome é nada você está no canal a cnet o gente vai ver a compreensão sobre a imortalidade da alma segundo tomás de aquino do mais trata de modo mais detido com uma série de argumentos neste livro que a gente trazer clésio paulo que ele fala tanto sobre a imortalidade da alma questão deputada sobre isso uma questão relativamente pequena de apenas um artigo e outro sobre uma questão do dever e tati que a razão superior e inferior aqui a gente vai deter apenas uma consideração breve sobre a imortalidade da alma é para que antes
de desenvolver isso vou apenas uma breve consideração sendo que a alma ainda que a gente não vai escrever tanto isso é um aspecto um pouco do próprio da metafísica da alma que é a alma ela é a forma do corpo e ela pode ser aplicada essa forma do corpo ela se dá não apenas nos seres humanos mas também nos animais como seres vivos em geral mas repara essa noção dessa animação do corpo por isso latim vem essa ânimo nec de onde aquilo que anima o corpo pelo que a forma que o princípio ativo do corpo
ela se dá de modo diferente nos seres vivos e racionais e nos seres vivos racionais os seres humanos porque no caso dois animais a gente fazer uma das principais distinções por eles não terem uma atividade intelectual e vá a alma dele quando ele morre ela deixa de existir então ela é uma corrupta tível que quando se dá a corrupção do corpo e essa alma também se corrompe enquanto nós seres humanos quando essa corrupção do corpo que ele chama de morte né essa morte natural vamos dizer assim acontece essa separação da alma com o corpo só
que a oma subsiste ela continua existindo mesmo com a morte do corpo e tomás ele coloca nesse nesse nessa pequena questão a deputada é bem interessante por isso cinco justificativas ou cinco motivos que podem fazer é para justificar vamos assim da imortalidade da alma aqui a gente vê apenas um que é o princípio de você ter um pouco mais básico mais simples principalmente fundamentado na concepção de que o nosso intelecto ele pode trazer verdades eternas a gente vai ver só que agora além dessa questão da mortalidade da uma respondendo e fala assim é o primeiro
o primeiro argumento o que coloca o primeiro de cinco das cinco justificativas da imortalidade da alma então ele fala assim a partir deste fato ou seja que a alma humana inteligente as coisas necessárias e perpétua como a própria verdade também os universais e os princípios e conclusões da ciência parece manifesto que é incorruptível ele vai explicar a intelecção é pois a perfeição de quem é inteligente inflexão como ato do intelecto ora é necessário que a perfeição eu perfectível estejam contidos sobre o mesmo gênero portanto se essas coisas que foram inteligências pela alma pela humana enquanto
tais foram incorruptíveis será necessário que a humana esteja no gênero 25 pitt weiss que eles quer dizer o seguinte mas a gente tem uma simples proposição por exemplo de que dois mais dois é igual a quatro ou aquele exemplo clássico trigonometria que tomar sempre usa que também busca sempre recorrer que é bem simples também que a soma dos alunos internos de um triângulo é equivalente ou igual a dois ângulos retos né o que quer dizer que quando nós preferimos isso e nós temos uma clareza e nós infelizmente essas duas pp percepções geralmente a matemática ainda
mais clara do que isso nós trazemos para o nosso intelecto uma certa verdade isso é verdade nesse sentido porque é uma adequação com a coisa né nesse caso uma adequação com a coisa no nível de abstração conforme a quantidade da coisa ao fazermos essa compreensão nós trazemos para o nosso intelecto essa essa verdade eterna universal porque ela quando de gately universal porque dois mais dois é igual a 4 agora quando foi anos atrás há milênios atrás quanto será para frente então a noção de de uma verdade imutável ela universal implica nesse caso por exemplo que
sempre será verdadeiro independente do tempo que a soma de dois anos é a soma dos alunos internos de um triângulo será sempre dois ângulos retos isso quer dizer que pela própria noção da verdade universal da coisa ea terra e como conseguimos trazer era pra cá para o nosso intelecto de alguma modo nós conseguimos entender nós pessoalmente conseguimos ter um ato de intelecção sobre essas verdades na perspectiva de tomate como a gente viu existe uma certa relação de que enquanto nós trazemos o certa compreensão eterna necessária para a nossa alma é necessária que a nossa alma
enquanto receptáculo dessas verdades também seja incorruptível em cima das primeiras noções de outras compensações mas essa é uma das mais fundamentais para se compreender imortalidade da alma enquanto nós conseguimos compreender verdades eternas isso é bem importante destacar uma questão bem bem claro que para que tomás ele começa a fundamentar a imortalidade da alma a partir da própria noção objetivo da verdade então se a gente começa por exemplo negar a própria objetividade da verdade ou a própria noção de que existem verdades eternas ou verdades imutáveis verdade necessárias também esse argumento cairia então quer dizer o seguinte
que a própria compreensão da verdade para a compreensão epistemológica biológico sobre a objetividade da verdade um modo geral da loja da metafísica isso implica que uma distorção sobre essa compreensão também poderia levar uma certa distorção da própria compreensão da alma não repara que existe uma certa interligação mais uma vez que enquanto o nosso intelecto é receptáculo dessa dessas verdades eternas se não houvesse absolutamente verdades eternas haveria uma dificuldade ou até nossa nossa alma não conseguiria nesse sentido trazer elas pra cá obviamente que seria uma uma contradição é repito mas trato muito isso dado que uma
negação e dado que a falsidade for verdadeira tudo seria contraditório então só você também tem uma noção então o que eu quero dizer com isso que quando se considera que as verdades não são mais eternas a gente não pode mais compreender essas verdades eternas bola simplesmente não não há verdades eternas a própria compreensão da alma da nossa alma pessoal subjetivo nesse aspecto ela também acaba ficando sem sentido distorcido né porque o receptáculo dessas verdades eternas seria outro de modo diferente pelo menos esse argumento ao menos seria destruindo o que obviamente é falso porque a gente
defende a posição de tomás defende que existem verdades eternas como por exemplo a verdade matemática são mais simples né que dois mais dois é igual a quatro outros elementos é isso o livro ele fala de uma maneira mais complexa trata outros quatro argumentos não é esse é o mais básico tanto que o primeiro que ele trata o livro também tem outras considerações sobre a razão superior que é uma parte dele touch é importante compreender essas questões sobre o que é a razão superior né que razão se dirige mais pelas coisas internas acho que é a
razão inferiores às tensões que ele pega também de agustín ea gente vai desenvolver aos poucos essa compreensão da alma falar sobre essa dualidade do ser humano é corpo e alma né outras competições que a gente vai ver também por exemplo que uma frase que sintetiza a compreensão do corpo e aumento mais que ele fala o seguinte eu não sou a minha alma no fundo ser humano essa dualidade a pessoa humana essa dualidade da amico a gente vai ter um pouco nisso justamente implica também a própria compreensão que vai ver depois em outros filhos da distinção
entre a reencarnação ea ressurreição que é justamente essa dualidade da alma e do corpo é a base para a compreensão cristã é sobre essa ressurreição da carne estava a gente vai voltar às a matéria comum que a gente tem atualmente uma certa reconstrução é por exemplo os corpos dos santos o estado de glória né depois da final e tal mas é isso então se você não gostou dos vídeos curtos vídeos nem se inscreveu no canal e até o próximo vídeo tem mais
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