Gilberto Freyre | Sociologia Brasileira - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Nesta videoaula de Sociologia, vamos falar sobre Gilberto Freyre, um dos maiores intelectuais brasil...
Video Transcript:
[Música] Olá pessoal meu nome é João Gabriel professor de sociologia e o tema da aula de hoje é sociologia brasileira falaremos um pouquinho sobre Gilberto Freire e as Suas Obras antes de começar a minha aula quero te convidar a se inscrever no nosso canal deixar o sino ativado para receber os nossas notificações os vídeos novos e lembre-se se tiver uma duvidazinha durante a minha aula pode mandar um recado para eu poder te responder belezinha vamos [Música] lá então pessoal hoje falaremos sobre Gilberto Freire Um dos intelectuais mais polêmicos que a Sociologia brasileira já produziu Gilberto
Freire nasceu em 1900 na no Pernambuco né na cidade de Recife e morreu em 87 morreu numa época inclusive de redemocratização No Brasil onde a própria figura e a personalidade dele foi muito indagada sobre a ditadura militar e etc mas a na frente falaremos um pouquinho disso a obra de Gilberto Freire é uma obra ensaística Por que ensaística ele Diferentemente de outros autores como Sérgio Buarque de Holanda como até o próprio Caio Prado Júnior produziu uma sociologia um pouco mais diferente um pouco mais distinta de que nível o nível que as escritos dele não cumpriram
necessariamente uma espécie de linhagem academicista apesar de ser obras obrigatórias em qualquer curso de ciências humanas as obras de Gilberto Freire Não tem aquela aquela linguagem tecnicista que o mundo acadêmico tanto produziu e isso faz ele um intelectual muito diferente que Particularmente eu tenho muito apreço pela obra dele Justamente por isso ele quebra um pouco daquela lógica extremamente cientificista que o universo né brasileiro das univers que as Universidades e academias produziram portanto nós falaremos um pouquinho da obra e Casagrande senzala Claro mas estaremos um pouquinho a respeito de outras questões Gilberto Freire produziu no início
da sua vida intelectual as suas melhores obras Geralmente eu vou falar de um autor Geralmente eu falo para os meus alunos por exemplo que é necessário que a gente Leia o autor na sua completude Principalmente as obras quando o autor Tá Mais maduro que seria as obras melhores me parece que Gilberto Freire quebra essa lógica né Porque as primeiras obras dele que seriam Casagrande szala publicada em 1933 e sobrados e mucambos de 1936 são as obras melhores dele e as primeiras obras do Gilberto Freire inclusive obras grandes densas para vocês terem uma noção as primeiras
edições de casa grande censal sobrado himo Campos cada uma delas passam de 1000 páginas cada uma então pensando a respeito da complexidade dessas obras tentaremos aqui resumir um pouquinho sobre as ideias desse intelectual tão complexo que é o Gilberto Freire A Primeira ideia fundamental é a seguinte o que que Gilberto Freire tentou tanto em casa grande sensara quanto sobrado zimbo cambos explicar a formação do povo brasileiro através do conceito de mestiçagem por que mestiçagem porque logo esse conceito no final do século XIX início do século XX o Brasil passou por uma transformação política muito grande
que foi o processo de proclamação da república sabemos que nesse período também nesse mesmo contexto o processo de abolição da escravatura considerava uma pergunta muito eh difícil de se responder qual é o lugar social do negro Agora após Abolição naquela época surgiram várias teorias racistas do ponto de vista científico que tentava justificar a suposta da inferioridade dos negros uma suposta inferioridade biológica ou algo desse tipo o que é curioso é que o Gilberto freir ele fez uma leitura na mesma época de 1920 e 30 quebrando esta lógica desse racismo científico considerando inclusive o fator positivo
da mestiçagem nós veremos mais à frente que a mestiçagem para ele não é um problema pelo contrário ela é a própria solução da realidade brasileira outra tese fundamental que paira as duas obras é a noção de ele de estrutura brasileira fundada em cima de dois elementos básicos primeira a casa grande casa grande não só aquele lugar lá do Engenho mas a casa grande enquanto às famílias no Brasil e um sistema que vincula o controle dessa casa grande que nós damos o nome de patriarcalismo são essas as duas bases introdutórias para nós discutirmos aqui oito pontos
fundamentais da obra de Gilberto Freire uma Primeira ideia que nós temos no livro Casagrande senzala obra que aparece aqui na tela para vocês é a seguinte para Gilberto Freire a casa grande ela incorpora os elementos ao seu redor e não os exclui o que que ele quer dizer com isso que pai Gilberto freir aquela visão da escravidão que via o negro como Coitadinho e o branco como malzão uma leitura muito dicotômica ao mesmo tempo muito simplista do Alice da realidade não é uma leitura muito boa ele parte do pressuposto que a escravidão ela criou um
complexo de relações de dominação de um lado dominação de outro dominados de um lado dominados de outro lado o que que ele quer dizer com isso que da mesma forma que existe uma relação de exploração do Branco ao negro existe formas de resistência e negar essas formas de resistência seria negar a ideia de que o negro seria um coitado essa leitura que vê a escravidão nesse ponto muito dicotômico né do negro como o negro como coitado e o branco como Mazão uma leitura muito simplista daí que Gilberto Freire então cria a tese de que o
patriarca ele é o dono de todos mas ele não não é só a relação de que ele explora o homem negro por exemplo o patriarca o dono da fazenda da casa grande ele também é dono da sua esposa dos Inquilinos que vivem ao redor daqueles parentes distantes dele ou até mesmo da esposa mas também convivem na Casa Grande o patriarcalismo é um sistema de dominação masculina Branca sobre todos os aspectos da casa grande e esse é um ponto fundamental porque o Gilberto freir nos mostra que o Brasil República o Brasil então pós Abolição ele seria
ainda a continuidade desse grande sistema Na verdade o Brasil seria uma grande casa grande e na verdade o sistema que domina a política brasileira ainda é um regime desse Patriarca daí a terceira ideia e a quarta que estão em conjunto que são fundamentais quando o Gilberto freir discutiu que a miseração não foi um problema porque ele nesse caso ele está rebatendo as teses racialistas do início do século XX que são aquelas bases T das tese do racismo científico lembro aqui para vocês um filósofo que nós já discutimos aqui numa outra aula do Brasil escola sobre
racismo científico chamado Artur de gobin nesse filósofo existe a tese de que a miscegenação ela é um problema porque ela degenera a dita raça pura ou seja o contato entre brancos e negros causaria uma degeneração de tal forma que nem o branco nem o negro por exemplo estariam mais puros daí Gilberto freira coloca olha na verdade nós temos que separar duas coisas fundamentais que coisas são essas raça e cultura com o que que ele aprende simplesmente com o professor de Antropologia que deu aula para ele Frans boas um dos maiores intelectuais de Antropologia porque raça
tá ligado à ideia de etnia conceito raça inclusive que hoje nem nem é mais acadêmico etc né mas cultura enquanto símbolos separar raça de cultura é fundamental daí a tese mais básica do Gilberto Freire rebatendo esse racismo científico portanto nós chegaríamos a uma conclusão muito interessante o Brasil é formado por uma heterogene que ela não nasce aqui dentro ela já vem com Portugal portugueses são uma mistura diz Gilberto Freire de mouros povos do norte da Europa que também Desculpa na verdade norte da África povos que estão relacionados por exemplo a cultura islâmica os povos portuguêses
estão de acordo com a fala dele mesmo de frente ao mar mediterrâneo logo são povos com múltiplas culturas daí essa heterogeneidade a característica brasileira Isso não é um problema na verdade isso é um fundamento né já um elemento básico Daí vem outras teses que agora são mais polêmicas eu gostaria de ressaltar uma coisa que eu queria que você entendesse facilmente Gilberto Freire foi muito criticado pela forma como ele escreve inclusive forma que a Igreja Católica disse que foi muito chula para um grande Historiador sociólogo e antropólogo que ele era na verdade porque Gilberto Freire ele
nunca usou conceitos extremamente complexos ou teóricos para falar por exemplo de sexualidade Sens idade pensando sensualidade e sexualidade Gilberto freira ele mostra como que na região Tropical existe algo que seria determinado por uma questão climática ele coloca esse ponto muito mais aflorado sexualidade aqui dentro vinculando os indígenas em contato com o português em contato com o espanhol e com os povos negros africanos seria mais aflorado do que na Europa onde o modelo de educação europeia é um pouco mais técnica Iluminista isso é interessante né Por mais que ele usa aqui uma espécie de determinismo geográfico
ele fala o clima determina a nossa falta de pudor bom isso é uma polêmica tremenda que só se eu ficasse aqui rebatendo ela nós garí aqui horas né mas o que o Gilberto Freire nos coloca é que existe sim uma ligação entre cultura e questão por exemplo geográfica bom isso muitos cham de determinismo geográfico que isso é superado no pensamento freiriano mas uma última tese aí eu gostaria muito de ressaltar ela que é o ponto mais violento da obra do Gilberto Freire e o quanto que ele é cru nessa análise eh existe relatos de que
o senhor era sempre casado claro né um casamento patriarcal casamento católico e tal casamento arranjado ele se relacionava com escravas e quando a Sinhá esposa do senhor descobria ao invés por exemplo de terminar o relacionamento que seria impossível não tem divórcio torturava as escravas então tem até relatos de uma tortura onde uma escrava Ela tem os mamilos do do né dos seios arrancados aqui alicates a vagina queimada pela Sinhá para que ela não seja mais Aprazível ao Senhor daí denota a maior característica do patriarcalismo né o homem branco ele tá sempre exento das relações de
violência e a culpa é sempre do Oprimido Essa é a leitura que Gilberto Freire faz dessa ligação de sexualidade entre senhores escravos a casa grande é Cala não tem muros que a separa pelo contrário é no meio dessa difícil realidade de contato entre a casa grande as senala que se dá a análise do Freire pontualmente dizendo o seguinte o escravo e o branco tem contato Só que essa complexidade ela ainda é violenta só que ela é um pouco mais Sutil Então pessoal essa foi nossa aula sobre Gilberto Freire Gostou então deixa um like para mim
não se esqueça quer aprofundar sobre o tema temos aqui embaixo na descrição um conjunto de links e a mesmo tempo também nos acompanha nas redes sociais vai lá no nosso Facebook nosso Instagram e nosso Twitter tá bom um grande abraço para você e até nossa próxima vídeoaula
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