e o Rocha linha pega a linha Bíblia para mim por favor e eu não posso eu pego a chamusco menina tá bom Como você já deve ter visto em algum local desta tela o tema do vídeo de hoje é é pecado ser LGBT Esse vídeo é uma espécie de Celebration da comemoração né de junho de júbilo porque a gente bateu mais de 1 milhão de visualizações no vidrinho da Bíblia tá para bater um milhão no Deus problema problema Deus gostaria que vocês assistissem foco força fé e foco erva que eu falo um pouquinho do foi
aba roxa Ele me pediu também para avisar que temos quase 1 milhão de inscritos é assim não é bolsa dia fazendo esse por um dos Educacional que a gente vamos que vamos um dos trabalhos de quem atua no campo da filosofia é se debruçar sobre as perguntas que já temos Eu já falei sobre isso aqui em alguns vídeos do canal uma pergunta feita de uma forma é capaz de levar quem reflete sobre essa pergunta por um caminho essa pergunta é feita de outra forma pode apontar novos caminhos entender a natureza da pergunta e o que
está posto para além dela por trás delas intenções que a fazem surgir é o primeiro caminho de buscar responder as coisas então quando eu pergunto é pecado ser LGBT quais o vidrinho quatro segundos e pensa se você consegue identificar problemas nessa pergunta eu voltei então problemas que eu almejar ia que você pudesse identificar a Primeira ideia essa ideia de que algo é pecado né Tem uma música do Chico que ele fala Não Existe Pecado do lado debaixo do Equador e de uma forma bem humorada o Chico tá falando para gente alguma coisa mais ou menos
assim ó e Anjos meus anjos não existe conceito transe histórico até existe vai ser um pouquinho né sofrimento humano existem pouquíssimos conceitos transes tóricos né que existem para além é de uma localização histórica muito do trabalho do nit quando ele tá tentando é traçar genealogias né da moral dos costumes do cristianismo é uma ideia de que aquilo que não tem história não pode ser criticado aquilo que não tem história se apresenta como natural posto dado e mutável e identificar o processo o histórico das ideias das instituições das coisas é uma forma de poder criticá-las e
mostrando que não são naturais tem nem sempre estiveram ali Bíblia no grupo então o que que significa Não há pecado do lado debaixo do Equador bom conceito de pecado é um conceito judaico Cristão então onde que eles se proliferam nas primeiras regiões de influência da civilização que foi condicionada por uma mitologia judaico-cristã Então antes da gente partir para reflexão A Primeira ideia que precisa estar colocada é Existe Pecado na Índia Existe Pecado no Japão feudal Existe Pecado na China Existe Pecado para os povos aborígenes da Austrália existe há pecado para as religiões ligações com divindades
em África e aí javali e contando para vocês aqui no Brasil a gente tem essa coisa chamada pajubar 11 o horário de Cultura e Sociedade LGBT que ia mais e o pajubá ele é resultado de encontros da cultura yorubá com pessoas da comunidade LGBT então a medida que por exemplo é pessoas travesti eram excluídas da socialização religiosa nos Espaços hegemônicos nos Espaços cristãos essas pessoas eram acolhidas nos terreiros então quando a gente fala e ele o copo picumã Odara accuware todas essas palavras Elas têm países nas tradições e nas línguas africanas E como que elas
vieram parar na comunidade LGBT Por que foi a primeira ponte de acolhimento para as pessoas LGBT dentro da religiosidade e aqui no Brasil e essa ponte é possibilitada porque a ideia de pecado né para para pessoas que desviam do sistema sexo gênero como tá posto não existe a mesma forma para essas religiões de matrizes africanas e toda uma forma bem simplificada tentando mostrar para vocês aquelas "da Maria Elisa que eu falei no vídeo passado quem controla o sentido de cultura árbitra sobre os valores Eu já falei disso aqui também outro vídeo né a gente pode
usar os termos do pho.co para pensar é que uma esfera de poder criar um discurso de poder a esfera religiosa vai criar o que é pecado e o que não é a esfera médica né vai criar o que é doença o que não é Cês viram agora Organização Mundial da Saúde e querendo falar que velhice é doença vou fazer um vídeo sobre vocês leram história da loucura do ficou né De que modo encaixar esses corpos como doentes desviantes é uma estratégia de dominação uma estratégia de poder a esfera da lei né legisladora judiciária É árbitra
sobre o que é crime que magicamente o caso da Mari ferry que foi encontrada com sêmen do estuprador nela não foi estuprada né não não foi crime então é importante que a gente articule as ideia que uma esfera de poder ela tem a capacidade de criar pôr em prática irregular um discurso de poder voltando para pergunta é pecados A primeira é pecado para quem aceitar o conceito de Pecado como está posto o conceito de pecado é trânsito histórico O que é pecado sempre foi existem pecados criados pecados novos eu vou tentar mostrar para vocês ao
final do vídeo com alguma indicação de referência bibliográfica B historiadores que se debruçaram sobre os escritos bíblicos a partir de um viés LGBT como a ideia de que a bíblia condena a homossexualidade é criada em um dado momento e tem a ver com uma tradução porca que fizer quer dizer não dá a porca né Às vezes a intenção de quem assim tá traduzindo vou falar para vocês de um filósofo religioso que fez uma interpretação equivocada da escritura e a partir daí o termo sodomita como equivalente a homossexual aparece e aí eu volto para Maria Elisa
quem controla o sentido de cultura árbitra sobre os valores quais são positivos negativos que que é crime que é doença que é pecado que quer moral que é bons costumes etc então tendo pensado esse primeiro fragmento é pecado ser LGBT a segunda problemática que eu espero que você esteja identificado essa ideia ser LGBT e vou deixar de recomendação que vocês assistam uma aula da minha amiga Helena Vieira filósofa maravilhosa sou apaixonada dela inclusive Helena tá morando aqui em São Paulo já era para ter vindo aqui em casa né tomar café e toma de máscara e
a ideia principal dessa aula dela sobre a história da heterossexualidade o e mostrar até que ponto essa ontologia de Ontologia não é um bicho de sete cabeças não é uma é uma teoria dos Hero até que ponto essa ontologia LGBT é uma armadilha o Franz fanon é quando ele escreve Pele Negra máscara branca ele ele ele faz essa brincadeira logo na introdução ao risco né de chocar os meus companheiros homens negros eu já faço uma pontuação do que o homem negro não é sequer um homem né Ele é lindo primeiro na sua Negritude da sua
bestialidade não é concedida a ele a categoria humana ofanon ele está propondo uma ideia de que há um empobrecimento quando a gente Analisa Negritude como uma categoria ou ontológica de pensar o ser social por quê Porque quem criou o conceito de Negritude é a branquitude quem cria o conceito de que o negro é faz fala Esse é um olhar Branco sobre o negro e aí se você consegue perceber como a Negritude é uma criar já falei disso aqui em vários vídeos também eu faço até a situação do Marcos que ele fala né que é esse
negro que foi criado pela branquitude como uma outra raça uma outra coisa né um outro cima do vai falar isso da mulher mas essa criação da negritude como outro é uma armadilha porque ela nega a esse outro a condição de sujeito ela nega este outro a condição de ser humano e aí quando eu te falo para pensar o ser LGBT né nessa armadilha de uma categoria ontológica é que a gente pensa assim é possível que uma prática sexual designe uma identidade e a minha provocação é que você seja capaz de dizer não a identidade homossexual
ela é uma invenção do século e a identidade lésbica a identidade travesti todas essas práticas que criam identidades elas são recentes antes essas pessoas eram tidas como pessoas desempenhando uma prática uma prática criminosa uma prática pecaminosa mas essas práticas não geravam uma identidade partir do século 19 à medida que a gente começa a migrar de uma sociedade vitoriana porque o focou vai chamar é de uma sociedade do biopoder Nanã existe a criação dessa prática sexual que gera uma identidade então ai olha a cabeleira do Zezé será que ele não são pistas né nossa que pé
grande que sapatão Nossa como ela fala grupo existem a Sexualidade a prática sexual seria capaz de trazer consigo de gerar consigo uma identidade volta é pecado ser LGBT apresentação a provocação que eu preciso que a gente faça é é pecado para quem onde quando de que forma e ser LGBT a partir de quando exatamente aí podia contar para vocês da patrística né que é uma escola filosófica Cristã século 4 depois de Cristo o focou vai se debruçar sobre ela no Volume 4 do história da sexualidade uma fofoca também o volume 4 Na verdade era para
ser o segundo aí as amigas do focou né lá nas universidades em Paris falar assim não está cara cara vai arrumar uma briga né A senhora tá me cutucando a onça com vara curta a senhora não faça isso Segura esse livro dona dona Olha a fogosa falou ah beleza então vou jogar esse como né E aí ela segurou depois uma sobrinha dela muito doida aqui publicou o livro Tudo É parece público agora tá ficou ficou disponível para gente ir agora e a ideia do volume 4 é quando focou se debruça sobre a e da pastoral
na nossa vida social né na criação de dinâmicas de controle psíquico de controle político de controle biológico de uma sociedade é uma provocação é até que ponto né Cê cortar da e cooptado por essa ideia de que uma prática sexual gera uma identidade é armadilha do dominador por dominado que o dominado possa se acreditar Como lésbica como bissexual como travesti sendo essa uma categoria de outro né uma categoria de desvio como essa Norma não tivesse nome como se o que é normal não fosse historicamente estabelecido como se as estruturas de poder fossem invisíveis e quem
tá fora delas vai ser nomeado Qual é o prejuízo de que uma prática sexual um guf envelope seres humanos Então você é negro não se não ser humano Esse é um cidadão não se é negro Você é mulher você LGBT é até que ponto isso é uma armadilha mas também vale contar para vocês que isso gera na gente senso de comunidade que é importante que a gente se reconheça numa condição de subalternizado por uma estrutura de poder para que a gente possa se organizar derrubar a estrutura depois que ele papo que eu sempre falo aqui
e agora a gente ruma para parte da brincadeira com o título se você acredita né se pensa ai eu sou apenas um LGBT o céus eu em correndo um pecado nessa época desse lugar para essa cultura nessa região e também meus amores Vale pensar se essa é uma disputa que a gente deseja fazer eu tô trazendo aqui material de referência para mostrar como houve uma manipulação do texto ao longo do tempo a cada tradução e a cada em visionamento político né Ah tá para vocês do terceiro conselho laterano quando no movimento da Igreja Católica contra
os muçulmanos contra os judeus contra pessoas sexualmente divergentes é sodomia passa a ser um pecado é isso já é no ano mil cento e tantos mas a minha questão é Será que vale a pena essa disputa né pra alguns setores vale para mim o não é uma coisa que eu quero disputar Eu acho assim e liberdade religiosa a liberdade de culto só comunista vocês sabem que eu sou favorável né o que eu não sou favorável é que o âmbito da Fé possa legislar porque basicamente o que distingue uma religião de uma Filosofia é que a
religião se pauta em argumentos de autoridade iPhone revelado pastor lixo para escrever uma bula Ai Deus contou para o primo da Maria que e não tem como verificar não tem como demonstrar não tem conhecimento o sistema imunológico sendo produzido de forma formal demonstrável empírica e existe um germe no pensamento religioso no pensamento da fé que tende ao autoritarismo Ah é assim e pronto é assim e não pode contestar é assim tem que obedecer só acredita quem tem fé só entende quem acredita então é um círculo vicioso e as pessoas tenham fé acredita em um pónei
a lado não veio com triângulo na cabeça de Uma Força Mística que nos une numa mesa branca que mexe copo de verdade meus anjos né caguei se elas Lutaram e vida pela revolução daquelas trabalhadora tá ótimo para mim só que não é com ele mas o que não pode acontecer é que esse âmbito que tem esse germe autoritário é assim e ponto tá escrito é sagrado possa legislar a democracia é Sobretudo o espaço da possibilidade de diálogo a democracia é sobretudo a passo da ciência e quando a democracia é religiosa Mística autoritar ela deixa de
ser democracia Então bora lá para vocês terem material de referência para poder fazer os debates nos espaços de vocês hoje eu vou trazer aqui uma indicação um post e as referências e um professor Doutor que ele é phd em História cooler quê que isso significa que o olhar que ele lança sobre a história é um a fim de tirar da invisibilidade dos espaços de silenciamento a nossa comunidade LGBT tão Professor Eric servir me fez um post lá no Instagram dele compilando esses quatro artigos e narrando De que forma a ideia de que a Bíblia diz
que a escritura sagrada Cristã né não estamos falando do Corão da Torá do talmud só da coisa mesmo Da Bíblia aqui ocidental e E aí menina de que é manobrado uma ideia de que Deus odeia tá primeira referência é do Robert Digno se um texto dele chamado 7 textos gays passagens bíblicas usadas para condenar a homossexualidade é um texto de 2015 publicado no boletim de teologia bíblica basicamente o que o Robert vai fazer é que ele pega as 7 principais passagens da Bíblia que são usadas no ataque a pessoas LGBT a consideração de um pecado
Ai deus fica triste Deus eu Fendi e ele mostra como nenhuma dessas sete passagens fala sobre relação de Amor consensual Entre Duas Pessoas livres e adultas sempre está envolvido incesto sempre está envolvido diferença de idade sempre está envolvida a escravização de alguma das pessoas mas nenhuma das passagens fala sobre amor livre adulto e consensual a bunda pesquisadora é a Laisa macmillan né E ela tem um texto de 2019 publicado no the conversation dia Dez de Abril tô deixando tudo também aqui no na descrição porque eu sei que vocês são umas preguiçosas preguiçoso usar quatro e
aí o texto dela chama Mil Anos Atrás a Igreja Católica dava pouca atenção a homossexualidade o que a Larissa vai mostrar é que até mil e quinhentos anos depois da escritura de Gênesis os estudiosos da Bíblia acreditam que foi escrito por Moisés ali entre o ano 1400 1.440 durante o Êxodo né do povo judeu do Egito ou seja até o século primeiro até o século um a ideia da destruição de Sodoma não tem nada a ver com prática sexual né Sodoma vai ser destruída e ela mostra no artigo dela por isso que eu tô deixando
eu referência você meio que era alguma coisa ligada a arrogância EA falta de generosidade das pessoas que ali moravam e também que vai contar daquele filósofo que falei para vocês que faz um erro de interpretação o filo de Alexandria é o cara que né Fonte Vozes da cabeça dele que entende que o texto a escritura está falando sobre não pode LGBT é crime é pecado e a partir das interpretações dele que século depois o termo sodomita vai aparecer meus amores minhas Amoras você já pararam para pensar que houve uma época na história desse lixão que
a gente chama de planeta que era uma palavra para definir homossexual é pedófilo E aí eu volto na Maria Elisa cevasco quem controla o sentido de cultura arbitrados sobre o valor quando você tem uma cultura que produz uma palavra que significa aumento simultâneo ao mesmo tempo pedófilo e homossexual qual é o valor que está sendo colocado aqui e aí a Lisa também fala lá no artigo dela aqui no ano 1119 no o conselho laterano tem nada a ver com luterano tá conselho laterano porque ela no palácio dos laterais né galera aqui do ouço as coisas
dele pro Vaticano é a primeira vez que sodomia se torna um pecado e é uma decisão de movimentação contra grupos enfraquecidos ou de tentar enfraquecer grupos o próximo pesquisador é uai dershowitz no artigo dele de 2018 para o da New York Times publicado dia 21de Julho chamado a história Secreta de Levíticos William vai mostrar como Aquela passagem famosa né Levíticos 2218 é não deitarás com homem como se é um erro de tradução as palavras como se aparecem a partir de um momento de uma tradução do original para as línguas que foram traduzidas para o inglês
tereré Tereré E aí esse artigo mostra como que a lei de Levitt Bom dia era uma palavra é designada a Um cesto que aparece o verbo lei eu tô falando porque eu fiz a pesquisa em inglês o verbo lei em inglês é deitar né reclinar-se Encostar se é e ele é usado às vezes no plural em Gênesis desig Nando incesto ligado ao substantivo feminino né tô deixando também aqui um outro artigo que explica é o processo da tradução é ele como chegou nesse imbróglio que a gente se encontra mas a ideia é que tá posta
ali é que a lei Inicial Não era contra pessoas do mesmo sexo deitando-se juntas a Allen original era contra incesto por fim é o último texto é um livro de 1980 do John gospel chamado cristandade tolerância social EA homossexualidade gays na Europa ocidental no início da era Cristã até o século 14 publicado a cidade de Chicago Editora deles basicamente o que está posto nesse livro é que até o século 12 a Igreja Católica permitiria que os padres falassem sobre os seus desejos homossexuais de forma abreviada o intuito aqui é que a gente consiga estabelecer esse
parâmetro que deve existir de uma educação crítica que é capaz de um pensar pergunta e dois questionaram que é ensinado se a gente aprende Sem questionar a gente não aprende a gente é doutrinado né É por isso que não existe ensino sem fonte é por isso que não existe autoridade dentro do campo da ciência existe referência qualquer trabalho pode ser refutados um novo trabalho Derrubar É por isso que na ideia né no campo da prática é outra história mas na ideia a coisa mesmo da ciência é democrática e mais uma vez reforçar essa ideia né
de do o teles lá é porque que um grupo forme uma seita uma religião o que quer que seja E acredite que e busque Key vivo aqui né peguei o problema é quando esse grupo decide que ou as pessoas vivem como eles ou as pessoas são criminosas pecadoras tem que morrer ser corrigida queimada numa fogueira e historicamente básica né foi o que as religiões imposição de poder fizeram a ideia do Estado Laico não ideia à toa né meus anjos e aí eu concluo com uma citação do Cocô para deixar minhas amigas marxista com raiva e
minhas amigas putiane com dúvida que é a seguinte a intenção é mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam que elas tomam por verdadeiro por Evidente certos temas fabricados em momentos particulares da história e que essa e pensa evidência pode ser criticada e destruída a função de um ensino histórico-crítico né a função do método materialista histórico dialético é conseguir colocar no chão essas falsas pretensões naturalistas e reguladoras das nossas vidas vamos fadinha isso vou deixar cheio de referência para vocês lerem espero que vocês Leiam se não semana que vem na volta
brincando volto sim mas lhe quando der tá interessante importante é assim que se constrói uma visão crítica tá um beijinho até semana que vem tchau tchau E aí