e aí e o livro dos salmos é uma coleção de 150 antigos poemas hebraicos canções e orações que vende todos os períodos diferentes da história de israel muitos desses poemas estão relacionados com o rei davi 73 na verdade e ele era conhecido como um poeta e artista mas há muitos autores diferentes por trás desses poemas aos poemas de asafe eu dos filhos decorar e alguns são de outros líderes de adoração do templo até mesmo salomão e moisés tem seus próprios poemas e quase um terço deles são anônimos muitos desses poemas vieram a ser usados pelos
corpos que cantavam no templo de israel mas o livro dos salmos não é um livro de hinos em algum momento no período após o exílio de israel na babilônia esses antigos poemas foram reunidos e intencionalmente organizados no livro dos salmos antes de nós e ele tem um conceito muito original e uma mensagem que você não vai notar a menos que leia do início ao fim para ver como livro de salmos é projetado é muito mais útil começar no final o livro conclui com cinco poemas de louvor ao deus de israel e cada um começa e
termina com a palavra aleluia que é hebraico para uma ordem para dizer um grupo de pessoas para louvar aí a que é a abreviação do nome divino e a ver esse é um ótimo arranjo de cinco partes e parece que alguém está nos dando uma conclusão para o livro por isso a pergunta o livro tem algum outro sinal de conceito intencional e prestar atenção aos títulos dos poemas você notará que em cinco lugares os tradutores da bíblia colocaram os títulos livro 1 livro 2 livro três livros 4 e 5 em vários pontos isso dividir o
livro em cinco grandes seções a razão para isso é que o poema final de cada uma dessas sessões tem um final muito semelhante que parece uma adição editorial diz algo assim que o senhor o deus de israel seja abençoado para todo sempre amém e amém então o livro tem uma conclusão ele tem uma organização interna em cinco partes principais e então o lugar natural para irmos a partir daqui é para o começo procurando uma introdução e o que encontramos salmos 1 e 2 que estão fora do livro um porque a maioria dos poemas do livro
está ligado a davi é certo e somos um os anônimos salmo 1 celebra como uma pessoa que medita natural e abençoada lendo a em oração dia e noite depois da obedecendo a palavra torá significa simplesmente ensinar e mais especificamente se refere aos cinco livros de moisés que inicia o antigo testamento e aqui na verdade a palavra parece ser usada com os dois significados em mente o que explica porque ela tem cinco partes principais o livro dos salmos está sendo oferecido como uma nova torá que ensina o povo de deus a prática da oração ao longo
da vida enquanto se esforçam para obedecer aos mandamentos de deus dados na primeira autora o salmo 2 a uma reflexão poética sobre a promessa de deus ao rei davi de segunda samuel capítulo 7 que um dia um rei messiânico viria e estabeleceria o reino de deus sobre o mundo derrotaria o mal ea rebelião entre a nação o salmo 2 conclui dizendo que todos os que se refugiam no rei messiânico serão abençoados precisamente a palavra usada para abrir o salmo 1 e assim juntos esses dois poemas nos dizem que o livro dos salmos é para ser
um livro de orações do povo de deus enquanto eles se esforçam para ser fiéis aos mandamentos da torá tem esperança e aguardam a chegada do futuro rei messiânico agora com esses dois temas introduzidos podemos começar a ver como os livros menores também foram projetados em torno dessas duas ideias assim por exemplo o livro um tem do centro uma coleção de poemas salmos 15 a 24 que começa e termina com uma chamada a fidelidade da aliança então salmos 16 a 18 encontramos uma descrição de davi como um modelo desse tipo de fidelidade então ele clama a
deus para libertá-lo e deus o eleva como rei no conjunto correspondente de poemas salmos de 20 a 23 o davi do passado tornou-se uma imagem do rei messiânico do futuro que também clamar a deus e ele será dado e em seguida receberá um reino sobre as nações então bem no centro dessa coleção está o poema o salmo 19 dedicado a louvar a deus pela aturar então aqui vamos nós os dois temas dos salmos 1 e 2 estão a semente aqui o livro dois abre com dois poemas que estão unidos em sua esperança de um futuro
retorno ao tempo em sião e essa é uma imagem intimamente associada a esperança do reino messiânico então o livro dois termina com um poema que descreve o futuro reinado do rei messiânico sobre toda a nação esse poema é realmente surpreendente porque cor todas as outras passagens dos profetas sobre o reino messiânico que conclui dizendo que o reinado deste rei trará o cumprimento da antiga promessa de deus a abraão de trazer a bênção de deus para todas as nações o livro três também conclui com poema refletindo na promessa de deus a davi mas dessa vez a
luz do exílio de israel então o poeta se lembra de como deus disse que nunca abandonaria linhagem de davi mas agora ele está olhando para a rebelião de israel e o seu resultado e destruição e exílio ea queda da linhagem de davi e assim o poeta termina pedindo a deus que ele nunca esqueça a sua promessa davi o livro quatro foi concebido para responder a essa crise do exílio e o poema de abertura nos leva de volta às raízes de israel com a oração de moisés e ele faz o que fez no monte sinai após
o incidente do bezerro de ouro que invocar a deus para mostrar misericórdia o centro do livro quatro é dominado por um grupo de poemas que anunciam que o senhor o deus de israel reinar como o verdadeiro rei do mundo e que toda a criação árvores montanhas rios todos são convocados para celebrar esse dia futuro quando deus trará a sua justiça e reino sobre todo mundo o livro cinco abre com uma série de poemas que afirmam que deus ouve os gritos de seu povo e um dia enviará o futuro rei para derrotar o mal e trazer
o reino de deus esse livro também contém duas coleções maiores uma chamada de halleloo e outra chamada de cânticos de peregrinação cada uma dessas coleções conclui com um poema sobre o futuro reino messiânico e essas duas coleções juntas sustentam a esperança de um futuro ato de deus semelhante ao o êxodo para redimir o seu povo e então entre eles está o salmo o mais longo do livro é um poema de alfabeto onde cada linha começa com uma nova letra do alfabeto hebraico e explora maravilha e o dom da torá com uma palavra de deus para
o seu povo então aqui vamos nós os temas dos salmos 1 e 2 torá e messias combinam todos juntos aqui no livro cinco o que nos leva de volta essa conclusão de cinco poemas do poema do centro salmo 148 toda criação é convocada para levar o deus de israel porque como está escrito ele levantou um chifre para o seu povo o chifre aqui é uma metáfora do chifre de um touro erguido em vitória e essa imagem e cor de volta a mesma imagem usada na canção de ana para o capítulo 2 de primeiro samuel mas
também para o salmo 132 anterior o chifre é um símbolo para o futuro rei messiânico ea sua vitória sobre o mal é uma conclusão apropriada para esse livro incrível aqui está mais uma coisa que você provavelmente não notar a se não ler esse livro em ordem há muitos tipos diferentes de poemas do livro dos salmos mas todos basicamente sem em duas grandes categorias poema de lamentação ou poemas de louvor poema de lamentação expressam dor confusão e raiva sobre um horrível o mundo é e com horríveis são as coisas que estão acontecendo com o poeta e
assim esses poemas chamam a atenção para o que há de errado no mundo e pedem a deus para fazer algo sobre isso há muitos deles no livro que nos diz algo importante que a alimentação é uma resposta apropriada o mal que vemos em nosso mundo mas o que você notará é que os poemas e lamento predominam no início do livro nos livros de 1 a 3 mais preste atenção pois você também verá poemas de louvor ocasionalmente os poemas de louvor são poemas de alegria e celebração e chamam a atenção para o que é bom no
mundo e rê conta umas histórias daquilo que deus fez em nossas vidas e agradecem a deus por isso dos livros 4 e 5 você notará que os poemas de louvor chegam a superar os poemas de lamentação e tudo comida nessa conclusão de aleluia em cinco partes então essa mudança de lamentação para louvor é profunda e nos diz algo sobre a natureza da oração a medida e vamos pelo reino messiânico como o livro nos ensina a fazer isso criar a atenção ao analisarmos o estado trágico do nosso mundo e das nossas vidas e assim os salmos
nos ensinam a não ignorar a dor de nossas vidas mas ao mesmo tempo a fé bíblica é voltada para o futuro olhando para as promessas do futuro reino messiânico de deus e assim a torá e o messias lamentação e louvor fé e esperança é disso que se trata o livro dos salmos