No casamento, a papéis rock, qual é o segredo do casamento? É você cumprir o seu papel, no caso, o seu papel com o marido, o seu papel como esposa. O lance, gente, é nós olharmos para isso aqui como o manual do fabricante.
Foi assim que o fabricante decidiu, e quem criou sabe o que está dizendo. Qual é o problema? Nossa, e assim eu diria até que o nosso problema como brasileiros é que nós podíamos ler o manual.
Tem aquele manual, levantamento, para conhecer vocês. Aí temos alguns metódicos aqui que levaram a gente a 82% dessa aqui. O resto faz o quê?
Quem não sabe usar uma furadeira, quem não sabe usar essa lava-louça, quem não sabe usar o respirador? Aqui é só ligar na tomada e ligar. Porque a verdade é que nós somos arrogantes; nós achamos que sabemos mais do que a fábrica que fez o produto.
Sim, eu não fui de tempo; é manual. E aí nós quebramos o produto, estragamos o produto e temos a capacidade de levar para a fábrica e dizer: "Eu quero outro, porque está com problema". Só que a fábrica que te deu uma garantia do produto vai te perguntar se ele fez isso: "Não sabia que não podia fazer isso, fez aquilo, não sabia que estava no manual".
Não lê. Sabe o que acontece? Você perde a garantia.
Dizer uma coisa: não adianta chegar pra Deus querendo cobrar a garantia que ele deu em relação à sua família se você não está seguindo o manual. Não adianta dobrar o seu joelho e falar: "Deus, Senhor, disse que salvaria". A Tua palavra diz que mil caíram à minha direita e dez mil à minha esquerda, e eu não sei, atingido é, mas está seguindo o manual da palavra, porque o Senhor é meu pastor e nada me faltará.
Todo mundo quer agora: "Esposa, sujeite-se ao seu marido como a igreja se sujeita a Cristo". Marido, ama a sua mulher como Cristo amou a igreja. Está seguindo essa parte do manual ou você só quer a garantia do produto?
Vamos ter que olhar pra isso e entender quais são os papéis, como é que funciona o casamento, como que ele desenhou para funcionar. Então, Paulo usa um exemplo muito legal. Ele disse que o casal se torna um só.
Ele dá isso no texto de Gênesis, capítulo 2: "Deixar um homem pai e mãe e se unir à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Ele, a zero. Então imagina que vocês agora são 1.
1. 1; então não tem mais Douglas e Valdo. Agora, o que eu chamo de Valdo?
Valdo não é a pessoa; o casal seria interessante que a própria psicologia dissesse: "Eu fiz uma aula; sou formado em teologia". Quando eu fiz uma aula sobre terapia de grupo, quando eles falavam sobre atendimento de casal, ele dizia: "Você está atendendo três pessoas na sala: está atendendo o marido, atendendo a esposa e eles chamam de uma entidade chamada casamento". É como se os dois formassem uma nova pessoa dentro da sala, porque tem a vontade do marido, tem a vontade da esposa e tem a vontade do casal que Paulo está dizendo: quando o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, agora eles são 1.
1. 1. E essa pessoa do casamento, nessa pessoa do casamento, o marido é o cabeça e a esposa é o corpo.
E aqui ele está dando uma ilustração pra gente dos papéis: qual é o papel do marido? Qual é o papel da esposa? E eu queria falar um pouquinho sobre papéis.
Marido, você é o cabeça, ou seja, você é o responsável pela casa. Saiba que quando Deus for nos encontrar, e vai prestar contas, com quem? O homem, a mais, a mulher que me deu.
Ele vai prestar contas com você. Que quando alguém dá um soco em vocês, não vai falar com a mão da pessoa, só vai falar com a cabeça da pessoa. Vai prestar satisfação com a cabeça da pessoa, com o líder, com quem foi dado o governo.
Então, se você está deixando sua mulher governar, o problema é seu; ele vai cobrar de você. "Ah, mas era ela que estava encarregada das finanças. " Mas eu quero saber de você; eu coloquei você como cabeça desse lar.
Então, esposa, mulheres, pelo amor de Deus, não temos que parar com esse negócio negativo do feminismo de querer tomar o lugar dos homens. Olha, vocês estão fazendo; vocês têm uma posição muito mais confortável. Hoje eu lhe der uma empresa, eu falo quão maravilhoso era seu funcionário.
Sim, eu não estava, todo o problema é o nome de quem está na empresa, do CNPJ. A receita vem procurar quem? A polícia vai procurar quem?
Nunca deu problema! Funcionário, irmão, dá problema para o cabeça; e ele nos fez mais fortes, mais frios, exatamente para essa posição ser o cabeça do lar. Como cabeça, algumas funções, por exemplo, os olhos estão na cabeça.
Então é nosso papel, homens, vigiar; é nosso papel estar o tempo todo olhando e vendo algum perigo iminente. Há algo que pode prejudicar a minha casa. O tempo todo nós estamos vigiando.
Você sabe o que estão acessando na internet? Você sabe o que estão vendo no clube? Sabe o que estão vendo na Netflix?
Sabe com quem eles estão andando? Você sabe a amizade da sua esposa? Você está vigiando?
Tira a dúvida: você chega na sua casa sem avisar; sem avisar. Não podemos achar que não se cometeu um erro grave, sem avisar, pega o celular dos seus filhos. Um que diga: "Passa a senha pra mim.
" Dá uma dica, não avisa. Sem avisar, escorrem para o banheiro e depois trazem tudo deletado pra você. Chega na sua casa e fala: "Deixou, deixou seu celular.
" "Ah, no país, é isso aí. " A privacidade? Não, eu que comprei, em seu ato não tem privacidade, é meu.
Eu pago a conta do celular. Não tem privacidade? Você é o protetor da sua casa, pega o celular, pede a senha e abre as conversas.
P sabia que há um tempo atrás, saiu uma pesquisa que havia diminuído o acesso a sites pornográficos do mundo? Mas vai falar "glória a Deus"! Não é porque estão mandando fotos nuas uns para os outros.
Lotas, P, não tem mais graça ver uma modelo lá. Eu quero ver as meninas na escola! E na escola, tira foto e manda.
Meu Deus! Que absurdo! É muito dos nossos filhos!
Você tem acesso, pai. Você, Deus colocou os olhos na cabeça. É lógico, a mãe também vigia e, lógico, também está de olho.
Mas entendo de papéis: é sua função vigiar e proteger a sua casa de qualquer coisa que possa prejudicar o seu lar. Além disso, a boca a boca na cabeça, então é nossa função, como homens, alimentar. É nosso papel alimentar, gente, alimentar nossa casa.
E é claro que eu sei se está alimentando sua casa com o pão na mesa. Eu estou dizendo espiritualmente: homens, é o nosso papel trazer o alimento espiritual para a nossa casa. A água da minha mulher converteu antes, então corre!
Vai ler livro, fazer curso, porque você é o sacerdote dessa lar. É muito aqui dentro. Falo assim: ai, meu Deus, me livre!
E pastor, eu nunca. . .
Você, pastor, casou com o ator? Pode sair, ninguém te chama! Mas é pastor de uma igreja, que a sua casa é uma congregação, que a sua casa é uma célula.
Que a sua casa é Deus, e Ele vai te perguntar: e aí, o que você fez com a minha igreja? Essa é a sua função. Por isso, não se vire.
Acorda uma hora mais cedo, pega a palavra de Deus, vai para um lugar quieto e faz uma marmita para sua família. Tenha algo para alimentar sua família. Houve pregação no YouTube ou Vimeo, livro é ler livro, faz tudo.
Você tem que ter o que falar para sua família de Deus todos os dias. Hoje, agora, estamos lendo o livro de Marcos com as crianças. Davi tem seis a oito.
Leia agora! Estou vendo a NVT, que é uma linguagem mais simples. Leia, leia e para, para pelo parágrafo, explica tudo, o que está.
. . lhe alimenta.
Sua casa é o nosso papel, maridos. Sabe que tem um texto nas escrituras que as mulheres não gostaram muito, né? Timóteo, que Paulo fala: "Sem mulheres, fiquem quietas na igreja.
Por favor, não perguntem. Se tiver uma dúvida, pergunte em casa ao seu marido. " E mulher a ficar doida, né?
Meu Deus, esse Paulo machista! Ele não deixou de falar na igreja. É uma coisa.
. . Eu acredito que Paulo escreveu isso por amor às mulheres.
Porque, naturalmente, a mulher tem mais fé do que o homem. O Senhor, não! Todas as igrejas têm mais mulheres do que homens!
A fé cristã tem muito mais mulheres do que homens. E eu digo para você: se Paulo não tivesse escrito isso, hoje o cristianismo seria uma religião só de mulheres. Agora, porque ele escreveu isso, seria mais ou menos assim: a mulher na igreja, e ela falasse com fome.
Ela fala: "Paulo, explica o negócio. " Ele falou: "Não pergunte o que seu marido não sabe, então faz! Ele tinha que aprender.
" Porque eu só falo através dele. Ela chegava em casa e falava: "O pastor falou que não vai me explicar. Você tem que me explicar.
" "Ama, mas eu não sei! " Então vai lá estudar! Porque a gente nunca vai saber!
Aqui em casa, porque ele disse que não vai falar pra mim. Ele vai falar só se for pra você. E as mulheres foram obrigadas a empurrar os seus maridos para o sacerdócio.
Mulher, eu sei que tem fome de Deus e continue tendo fome de Deus! Continue buscando! Mas você precisa deixar seu marido se desenvolver.
Você precisa empurrar o seu marido para o desenvolvimento. Porque é papel dele alimentar a casa, é papel dele. E você fica tomando a frente e fazendo devocional com as crianças, fazendo-o do México, fazendo todas as coisas.
Não é empresário! No Reino de Deus não tem empresário, só tem sacerdote do Deus Altíssimo que cuida de uma empresa. Então, ele tem que empurrar o seu marido para esse lugar.
É o seu papel, homem: alimentar sua casa. O terceiro envolvido está na cabeça. Então, o nosso papel como homens, de novo, que é um desafio para nós, é fácil para as mulheres.
É nosso papel, como homens, ouvir a voz de Deus. Sabe a direção para nossa casa? Você está ouvindo a voz de Deus?
Você está ouvindo a direção de Deus na sua casa? Para sua família, para o seu casamento. Você precisa de tempo a sós com Deus e tempo com a palavra de Deus para saber a direção que Deus quer que você vá, para que você possa dar direção à sua casa.
Para que você possa dizer para sua casa o que Deus está dizendo para vocês, para onde eles devem ir, aonde vocês devem estar. Se você está vivendo debaixo de uma palavra, você está aonde você está porque Deus falou com você. Ouvir a voz de Deus e dar direção para sua casa.
Agora, a mulher é colocada nesse exemplo de Paulo como corpo. Então, o que o corpo faz? O corpo, mulher, edifica!
As mãos estão no corpo, as pernas estão no corpo. Então, quem movimenta a família é a esposa. Quem edifica?
Olá, Provérbios dizem, pelo menos 14: quem edifica o lar é a esposa. A mulher sábia edifica o lar, mas a insensata com as próprias mãos o derruba. Então, quem faz acontecer tudo isso que Deus tem falado com a cabeça é quem?
A mulher! Mulheres, vocês têm uma capacidade divina de multiplicação, foi dada a vocês. Por exemplo, isso fisicamente, exemplificando, a gente coloca uma.
. . Semente chamada: esses formatos OID em uma mulher, uma semente invisível, de tão pequeno.
Em nove meses, ela te entrega um "negócio" de quatro quilos. A mulher tem uma capacidade de multiplicação; o homem vai ouvir a voz de Deus e de chamar essa semente divina sobre o seu lar. A mulher tem a capacidade de pegar isso que Deus falou e executar na casa.
É o seu papel edificar o seu lar com base naquilo que Deus está falando com seu marido. É claro, mulher, que você também vai ouvir a voz de Deus. É claro que você vigia, é claro que você lê a palavra, é claro.
Mas você não pode fazer isso saindo do seu papel; você não pode fazer isso além da sua posição. Você tem que confiar no manual do construtor. O seu papel é de submissão, e Deus vai honrar a sua casa, você estando no seu papel, dando certo.
Vou fazer do jeito. . .
Não faça isso! Isso é dizer a Deus: "É ro. " Quando Ele escreveu o manual, mulheres, fiquem no papel de vocês.
O homem e a mulher, os dois têm um grande desafio no casamento, que é um desafio de morrer para si mesmos. O homem, gente, Deus deu força para o homem; nós, fisicamente, somos mais fortes e nós poderíamos, com a força, impor o que a gente quer. Qual é a nossa morte como homens?
Ele disse assim: "Vocês vão liderar servindo. Vocês vão liderar a mando. Vocês nunca vão usar a força para fazer a vontade de vocês.
" Essa é a morte do homem. Com a morte da mulher, a mulher nasceu com todas as capacidades de Deus de ser independente. Na verdade, gente, é que a mulher não precisa do homem.
Viu? Quando o homem morre, o que acontece com a mulher? Nada!
Floresce pressionada, ela cria os filhos, trabalha, sana a casa, faz comida, lava roupa, vive normal. E o homem? Quanto a mulher morre, é uma judiação!
Sabe? Nada senão dar um copo, não sabe colher, o papel higiênico acaba com a gente, não sabe onde está a outra usada, roupa. .
. não sabe de nada, porque nós não fomos "gato". Deus olhou e disse: "Não é bom que o homem esteja só; ele vai morrer no paraíso sozinho.
" Na área, já uns ao Recife, desesperadamente, a mulher é independente. E aí Deus pega essa independência e fala: "Negue-se, mesmo que seja submissa a alguém. " [Música] Podendo fazer tudo sozinhas, só vai fazer a partir da liderança daquele que eu coloquei na sua vida.
Essa é a morte da mulher: pega sua cruz, negue-se, mesmo que ele garanta o seu casamento. Homem, você poderá levantar a voz, empurrar, você vai liberar servindo, com a bacia na mão e uma toalha ao redor da sua cintura, lavando pés. E mulher, mesmo podendo ser independente, você vai se submeter.
O desafio nosso é crer na palavra de Deus e fazer o que a palavra de Deus está mandando sobre o nosso casamento, o seu papel.