Pensamento Computacional - Meu primeiro programa

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univesp.br Pensamento Computacional - COM100 Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) P...
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[Música] Olá nas aulas anteriores a gente falou bastante sobre pensamento computacional né Por que é importante desenvolver pensamento computacional e uma das Ferramentas mais usadas em projetos de desenvolvimento pensamento computacional em escola por educadores é o Scratch n Então hoje nós vamos começar a trabalhar com squat eu estou aqui com a Jana que ela vai ser a nossa aqui vai aprender a desenvolver Scratch né com a gente nessa aula bom professor só lembrando que eu nunca usei Scratch na minha vida então eu já tô com algumas dúvidas primeiramente que que é o Scratch Scratch é
uma plataforma desenvolvida para um laboratório do Mit lá nos Estados Unidos para ajudar a ensinar a programação para ajudar a a fazer as crianças né os jovens enfim quem quiser aprender a programar né usar ele de uma forma interessante divertida com que possa construir coisas muito interessantes abstraindo algumas dificuldades que existiam na programação clássica Tá então não tem uma idade específica para utilizar o Scratch qualquer pessoa pode abrir o site e começar a usar sim na verdade existe eh um um pré-requisito é saber ler e escrever né até por isso existe uma versão Scratch Júnior
para crianças ainda não letradas de 5 a 7 anos tá mas tirando isso qualquer pessoa pode usar Scratch legal e é uma ferramenta gratuita eu tenho que pagar por ela não Não não é 100% gratuita Ela está na internet para quem quiser usar direto na web não precisa instalar mas até foi uma coisa que foi discutida até aqui com o Brasil especificamente né como tem algumas escolas que tem problema de internet não tem uma internet boa né o MIT criou uma versão para download então para mesmo que na sua escola tenha uma dificuldade de de
acesso você consegue usar Scratch você faz o download Deixa na sua máquina e usa mas o que que o Scratch tem a ver com pensamento com computacional na verdade né como a gente já conversou pensamento computacional né foi percebido que pessoas que aprendiam a programar aprendiam resolver problemas aprendiam várias habilidades interessantes para resolver problema né então mas só que aprender a programar não é algo trivial principalmente a programação clássica né O que que o o que que o MIT fez foi pensar como eu consigo ensinar programação mas de um jeito simples e que possa se
fazer coisas interessantes pode se fazer animações pode se fazer jogos né Para que qualquer pessoa aprenda a programar de um jeito divertido e sem abstraindo aquelas coisas muito chatas que às vezes a programação tem entendi e essa ferramenta já existe há muito tempo enfim ele é a segunda ferramenta né que foi construída por um laboratório chamado lifel kindergarten lá do Mit né lif long kindergarten significa é jardim da infância para toda a vida né E por que que tem esse nome porque o que que eles entendem é que a criança quando tá no jardim da
infância ela aprende brincando ela aprende construindo que se ela colocar um bloco grande em cima do bloco pequeno cai né se ela quer fazer uma torre se não tiver bem equilibrado zaba então ela vai brincando com aqueles objetos que ela tem e aquele processo faz ela aprender e aí o que que eles querem né no lifel kindergarten é levar esse conceito de aprendizado que existe lá no infância para toda a vida tá então vamos ensinar a programação mas num um jeito parecido com o que é o j da infância né nasceu lá né Gostei mas
essa ferramenta ela pode criar qualquer coisa ou tem ali um coisas específicas ela é feita para educação né então ela não é uma ferramenta para um desenvolvedor de software fazer uma ferramenta elaborada para um jogo comercial não é para isso ela é feita para ensinar Tá mas dentro do conceito de ensinar você pode usar ela para resolver problemas para fazer cálculos para para fazer animações para fazer eh joguinhos enfim dá para fazer muitas coisas interessantes usando o Scratch Tá mas no meu caso que nunca usei eu vou conseguir eh ter domínio na ferramenta a gente
vai ver já já que você vai conseguir o o Scratch é é é a ferramenta mais usada no mundo quando a gente fala em ensino de programação né Principalmente para crianças né se você der uma busca sobre pensamento computacional e escola você vai ver que a grande maioria das experiências é com Scratch ele foi feito para isso ele funciona muito bem nesse contexto tá Professor você disse que essa é a segunda ferramenta Mas qual é a primeira é É uma história muito interessante né então se a gente pegar o papert né que foi quem criou
o lifelong kindergarten lá no MIT né ele ele trabalhou com Pag né então deu Tod aquelas ideias de construtivismo de aprender fazendo né E aí ele foi pro MIT e lá no final dos anos 60 tá ele já começou a querer usar o ensino de programação paraa criança como uma forma de aprender no final dos anos 60 ele ele desenvolveu um robô né que escrevia no chão e ele pedia pras crianças fazer aquele robô fazer um quadrado fazer um desenho fazer uma estrela né o robô Era um negócio enorme desse tamanho né então lá no
no início de anos 70 ele já tava fazendo isso isso com o tempo quando começou a ter computador com teclado né que já não existia naquela época Ainda virou uma linguagem que foi muito usada inclusive aqui no Brasil nos anos 80 e 90 que é o logo né que só que aí em vez de ter aquela tataruga gigante no chão ela tinha uma tataruga na tela e você pedia pras crianças fazerem desenhos por exemplo usando o logo na tela Então você pedia pra tartaruguinha fazer um quadrado fazer um círculo e fazer desenhos etc aí né
foi essa primeiro projeto Ok só que o logo ele era muito interessante era muito educativo fazia né fazer um ótimo trabalho só que a gente entrou no mundo digital a gente entrou no mundo da Multimídia né então a gente tinha que ir além de apenas fazer um desenho na tela que para quem ela dos anos 80 isso já era sensacional mas para quem tá nos anos 2000 é muito pouco né aí o Mitchel HN que é o professor que substituiu o papet Infelizmente o papet faleceu né no no MIT ele trabalhou para criar essa nova
versão que é Scratch Então bora lá eu acho que eu tô pronta o endereço tá aqui embaixo para quem tiver aí dúvida Então você põe aí né um nome de usuário né uma senha né uma palavra-chave não esqueçam a palavra chave de vocês escolhe ali o Brasil de um e-mail né então todos precisam ter um e-mail para isso nossos alunos t o e-mail da própria Univesp eu tô tentando lembrar aqui o meu e-mail porque são vários e eu sempre esqueço um dele Pronto né agora a gente já pode começar a brincar no Scratch eu acho
que né Todo mundo já criou o seu perfil aí no Scratch Então tá na hora da gente conhecer um pouquinho mais a ferramenta Jana vamos lá Bora Professor Tô um pouco apreensiva então a primeira coisa você ter que entrar ali Vamos criar um projeto tá cria e quando cria Dependendo da forma do momento da criação né Pode ser que el o seu Scratch tenha sido criado em em inglês tá então para facilitar pra vida de todo mundo vocês entrando ali ó no menu configurações idioma tá vocês podem escolher português brasileiro e aí todo o Scratch
vai ficar em português Tod os comandos de linguagem vão ficar em português tá tudo em português vai ficar fal o ajuda muito e aqui tô vendo muitas informações estô completamente perdida que que eu faço que que tem aí nessa tela né para para você entender você tem do lado esquerdo né O que é você vai usar para programar você percebe que é muito parecido com o LEGO não é à toa aquele laboratório que eu falei para você o lifel kindergarten quando ele trabalhava com logo logo era escrever texto mas a LEGO contratou eles para criar
algo diferente para usar para crianças aprenderem a usar o LEGO aprender com LEGO né E aí eles criaram uma linguagem que inicialmente foi usada com LEGO inclusive criaram um projeto que chama Lego logo né então era conectar o logo aquela linguagem Inicial com a LEGO né E isso originou vários projetos da Lego aí hoje que você pode construir Legos e programar é por isso que parece com a LEGO por isso que é a linguagem de blocos né então a gente tá montando coisas então ali você à esquerda você tem os comandos né Então as coisas
que a gente vai mandar o computador fazer como a gente falou em aulas anteriores programar nada mais é do que dar uma sequência ordenada de ações no meio aquele espaço grande ali no meio Você tem o lugar onde você vai construir o seu programa essa espaço aí do Meio aquele espaço à direita aí em cima é onde vai rodar o seu programa você vai ver o que tá acontecendo você vai ver o que seu programa tá fazendo né E ali embaixo você tem onde tem um gatinho que é o Scratch né são os personagens que
você tem no seu programa e do lado é o palco né então o palco que você vai usar então você pode escolher outros personagens Você pode ter um Palco que pode ser um fundo por exemplo uma natureza tudo isso você pode fazer aqui no Scratch Então você tem toda essa liberdade né de de desenho de animação de criação né então vamos até começar por ali o gatinho é o gato do scratch todo mundo gosta ele é muito simpático mas eu acho que a gente deveria usar um outro personagem Tá bom então você vai pegar ali
clicar aí mesmo aqui não selecione um at aí tem lá em cima ó tá enviar à toa clica nele e você vai buscar no nosso computador aí é só a gente que tem né Por enquanto mas cada um pode usar o personagem que quiser pode usar uma foto né um personagen Zinho que é a nossa Univesp minha tá então um personagem nosso aqui tá então Você colocou a Univesp minha na tela então vocês podem é essa é a graça do scratch você pode colocar a sua foto você pode colocar a sua casa você pode colocar
a sua cidade né Mas tem uma coisa interessante viu Jana vai aí onde você foi você colocou a Univesp qu ali exatamente e vai pode pode clicar aí nesse aí aqui na na S isso já existe uma quantidade enorme de imagens que o próprio Scratch oferece né então de pessoas imaginários comida música Tem todos ícones que você pode usar esse é só selecionar você não precisa nem importar do seu computador Ah eu quero fazer um programa onde uma pessoa tá correndo uma pessoa tá andando tá tudo aí tá você pode escolher o personagem que você
quiser para usar então eu por exemplo você mostrou ali eu me lembro de uma aula que eu tava dando para crianças elas quiseram fazer uma temática de vampiro Tá ali tá ali o seginho muito criativo inclusive tá então você pode fazer o que você quiser tem um ambiente aí com tudo já incluído tá esse aí o ambiente de cenário né então se você quiser só escolher um aí só pra gente inserir para mostrar que ele vai ficar lá no palco e aí você vai ali ó no ambiente do lado onde tá Palco aqui Hã você
vai também buscar ã importar um Palco ah ol ali ó ou de baixo não oá isso aí e aí você vai escolher onde esse cachorrinho vai andar tem esse é muito legal porque já cria várias possibilidades pro Imaginário colocar ele no quarto vai colocar ele num quarto muito bem coloca ele no chão Claro e qual que é o programa que normalmente a gente começa aqui no squatch é bom primeiro a gente fez o ambiente criou escolheu um pau escolher um um personagem primeira coisa que a gente gosta tá bom eu quero fazer esse cachorro andar
tá então como é que eu faço para andar Agora sim a gente vai começar a falar de programação né se você for ali à esquerda né você vai ver que tem ó o primeiro tipo de comando tá lá em cima é movimento verdade tá E aí no movimento tem mova 10 passos você tá vendo ali sim pode puxar ele e colocar no p programação Mas Marcos vai mover o 10 passos quando ah aí que tá a questão quando começar a rodar o programa quando alguém pedir para rodar e eu consigo alterar pelo eu cliquei aqui
de curiosa essa quade pass pode um passo dois passos 50 passos do jeito que você então eu eu sou a pessoa qu determina a quantidade de Passos eu não preciso seguir o automático que ele me me manda ele coloca ali só como um exemplo mas você está programando você vai fazer o que quiser aqui com o cachorrinho mas o cachorrinho vai se mover quando você precisa dizer que momento vamos dizer o seguinte quando o programa começar a rodar ele vai se movimentar mas como é que eu faço isso então você entra ali tá em eventos
n ó quando a bandeirinha Verde for clicada puxa para lá e encaixa o outro embaixo como uma pecinha de montar meso agora que eu t entendendo esse conceito do Lego Agora ficou mais visual ele realmente caixa você acabou de construir o seu primeiro programa Mas Marcos isso funciona que que a gente falou a gente falou que vai fazer isso quando quando que tá escrito no seu programa aí quando a bandeira Verde for clicado então clica na bandeira Verde Ah que fica bem aqui ele andou não andou lá sim 10 passinhos não tá mas ele não
anda os cinco passos de uma vez ele só anda quando eu clico não ele anda cinco passos cinco passos é esse pulinho que ele dá Ah tá mas Marcos eu queria que ele andasse muito você pode colocar andar 30 passos e aí roda vê o que acontece entendi tá poxa Marcos mas ele tá dando pulo eu queria que ele andasse de pouquinho em pouquinho ah isso a gente vai ensinar na próxima aula quando a gente ensinar repetições Tá mas o importante é que com esse tipo de comando aqui você já pode fazer esse cachorrinho e
fazer muitas coisas né Só mostrar mais um comando interessante né a gente falou do movimento né volta lá no movimento Jana Olha que você tem aí ó você tem movva mas você tem gire o cachorro pode virar para cima pode virar para baixo uma certa quantidade de graus né Você pode ter eh um lugar você falar eu quero que ele saia daqui e vai até lá de uma vez Então você vai para uma posição específica tudo está no movimento tá mas se a gente for ali no controle né espere tá vendo puxa o espere para
cá e agora puxa de novo um um ova que que você acha que vai acontecer quando a gente rodar esse programa Bom eu acho que agora ele vai se mover um pouco mais lento porque ele vai dar os 30 passos a ele vai esperar e depois ele vai dar mais 10 passos perfeito ele é uma sequência lógica ele vai dar os 30 passos que a gente já viu como faz vai esperar um segundo e vai rodar de espaço será que é isso mesmo vamos ver clica na bandeirinha verde de novo isso percebeu Agora sim ele
dá um passo Grande e dá un espera um pouquinho dá um passo pequeno então assim antes de a gente ensinar outros conceitos aqui na programação o que que eu recomendo para você olha todos esses comandos e começa a encaixar ali vê o que ele faz Experimenta a ideia da pensamento computacional é você não ter medo de experimentar é aprender fazendo tá então tem vários comandos de movimentação principalmente os de movimentação e o spere noos outros a gente vai trabalhar mais mas o de movimentação espere Experimenta faz esse esse cachorrinho virar faz esse cachorrinho para cima
faz esse cachorrinho para baixo brinca bastante com ele eu consigo colocar um movimento embaixo do outro ou eu preciso colocar um movimento e aí depois colocar e um comando do de evento ou não não você pode colocar é o o que encaixar A ideia é de uma peça de montar mesmo se encaixa ali você pode colocar embaixo eu posso testar fazendo ele girar Pode vamos lá é esse espírito que eu acho que nós temos que ter né como pessoas que estão querendo desenvolver pensamento computacional Experimente não tem nada a perder né Vamos lá agora entendi
ele girou ele deu uma girada sim e dá para você perder aí perder não né investir um pouquinho mais de tempo faz esse cachorrinho dar a volta na mesa e fazer outras coisas interessantes que é essa aqui que é o conceito de programar uma sequência de Passos venar eu a princípio abrindo a ferramenta e olhando todas essas instruções aqui eu fiquei um pouco assustada mas agora e colocando a mão na massa eu percebi que é muito intuitivo e que você realmente você tendo sendo Alfabetizado você consegue e movimentar e fazer acontecer bom então até a
próxima Ô Professor mas eu não vou perder esse arquivo se eu não salvar excelente pergunta não a gente tem que salvar né a gente tem que garantir que a gente não vai perder todo esse programa que a gente já começou a fazer então Ó entra ali no meio da tela Põe o nome tira o nome que tá em inglês aí põe o nome que você quiser como é que você vai querer chamar vou chamar de Doguinho Beleza então põe o seu nome aí Doguinho tá E vai ali em arquivo s agora está salvo salvo lá
na nuvem você precisa se preocupar o próprio squat tá guardando para você e na próxima vez que você entrar vai ter o seu projetinho lá então dá para dar continuidade no mesmo projeto depois que eu fechar aqui tá tá sim então agora sim até a próxima aula [Música] s [Música]
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