Pondé debate a influência do utilitarismo como teoria ética: “A razão calcula o que é mais útil”

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No #LinhasCruzadas, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutem a escola ética utilitária, teoria funda...
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é um exemplo extremo mas como exemplo extremo essa situação embuti um cálculo e daí a gente poderia fazer uma aproximação dessa situação com a escola utilitária do utilitarismo dentham que é um contraponto a escola ética de Aristóteles a escola ética Kantiana explica então para a gente poder o que que é essa escola do utilitarismo do Jeremy benton que inclui esse cálculo esse cálculo utilitário como fez a Mery strip no filme utilitário do bem também do Stuart meu é o seguinte Quando você vai tomar uma decisão você precisa fazer um cálculo das consequências da sua decisão
por isso que muita gente que chama escola utilitária de escola consequência porque dada dificuldade de realizar o imperativo categórico do Kant dado aspecto excessivamente empírico da escola aristotélica de você praticar virtudes determinadas situações contingenciais como valores os utilitaristas eles buscavam um princípio que esse pudesse ser universalizável Não Há Razão do Kant mas a razão utilitária a razão que calcula o que é mais útil a ser feito naquele determinado momento que leva a resultados mais fecundos como falava bem e fecundos para o maior número possível de pessoas ele chamam atenção e nesse sentido eles avançam muito
dos debates éticos posteriores que você para pensar a ética você tem que levar em conta quais são os recursos que a natureza humana tem Como que o ser humano se move o mundo na história na vida e daí eles chegam à conclusão de que a gente pode [Música] a gente pode dizer que os seres humanos usualmente fogem da dor e buscam otimizar o bem-estar portanto se você conseguir calcular comportamentos decisões de estado políticas públicas aí vai tudo o Beta não tinha muito na cabeça Essa Ideia de políticas públicas né se você conseguir do que a
gente chama hoje de políticas públicas então porque o Beta não tá pensando no gestor então se você levar em conta atos que propiciam as pessoas a serem menos violentas a cuidarem mais um dos outros isso seguramente vai levar em conta que elas vão sofrer menos se elas roubarem demais vai sobrar mais dinheiro para mais pessoas isso vai seguramente transformar a vida na sociedade no ambiente melhor um outro exemplo recente seria talvez a reforma da Previdência que pelo menos almeja propiciar um bem-estar maior para o maior número de pessoas Essa é a discussão é claro que
a pessoa individual que tem que trabalhar bastante tempo entende que não é mas não utilitarismo aliás como normalmente toda ética tá pensando no coletivo no caso da Previdência se você conseguir uma situação que faça com que você equilibra as contas e portanto as pessoas que chegam lá consigam viver razoavelmente bem isso implica que você vai ter que trabalhar mais tempo Porque você inclusive está vivendo mais tempo isso que os franceses não entenderam
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