Sirva a Deus onde você está - Augustus Nicodemus

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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Video Transcript:
Olá queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios capítulo 7 nós vamos no verso 17 até o verso 24 em meio aos Coríntios capítulo 7 de 17 a 24 E aí nós somos a leitura da palavra de Deus no mais que cada um ande segundo o que o senhor lhe concedeu conforme Deus o chamou e é isso quê ordeno em todas as igrejas fui alguém chamado estando circuncidado Zu não disfarça a circuncisão foi alguém chamado estando incircuncidado Não se faça circuncidar a circuncisão em si não é nada a incircuncisão
Também nada é mas o que vale a guardar os mandamentos de Deus cada um permaneça na vocação em que foi chamado você foi chamado sendo escrava Não se preocupe com isso mas se você ainda pode tornar-se livre Aproveite a oportunidade pois quem foi chamado no Senhor sendo escravo e liberto que pertence ao Senhor E do mesmo modo Quem foi chamado sendo livre é escravo de Cristo vocês foram comprados por preço não se torna escravos de homens irmãos cada um permaneça diante de Deus na condição em que foi chamado o Alisson o guia do texto é
que ninguém se torna crente eu não sei se for chamado e é isso ninguém pode se tornar Cristão A não ser que seja chamada a três vezes o apóstolo Paulo fala a respeito disso aqui na passagem ele fala do Chamado de Deus chamamento eficaz da vocação de Deus para aqueles que são seus chamados que a gente resistir por um tempo mas no momento de Deus livremente espontânea vontade nós nos achegamos a Cristo atendendo a Esse chamado a esse convite que Deus nos faz o pai querido Nós queremos aprender mais da tua palavra especialmente a respeito
desse ensino de Paulo que nós devemos permanecer na condição em que o Senhor nos chamou e na condição que o Senhor nos chamou nós pedimos ao pai que ao expor a tua palavra haja clareza haja a percepção E acima de tudo desejo de fazer a tua vontade que essa palavra seja aplicada ao nosso coração em nome de Jesus amém o meu irmão só aplicar só que não tô esperando uma chamada de Deus pelo celular que acontece com minha esposa tá viajando para o exterior e eu eu sempre uso o novo silencioso sempre você nunca vi
o telefone tocar aqui mas ela tá viajando e meu coração tá lá eu tô preocupado ela vai desembarcar lá na França vai ter que passar na alfândega a gente não sabe direito com essas exigências por isso eu deixei aqui ligadinho Mas é só isso mesmo preocupação com a minha cara metade a melhor metade na verdade e isso só é muito bem gente vamos pra essa passagem que uma passagem extremamente desafiadora e que trata de um ponto que é crucial para o cristianismo e que tem esse vídeo de alguma forma de crítica a aqueles que são
hostis ao cristianismo em gerais As pessoas dizem que o cristianismo é uma barreira ao Progresso do homem que é uma seita perigosa que impede a iluminação e que as pessoas avancem na sociedade até porque passar passagens como essa se você for chamado sendo escravo se preocupe você tá de boa né Fica de boa aí não não se preocupe com isso então não somente isso Mas eles dizem inclusive Karl Marx que bastante conhecido nenhum ateu a quem é atribuída a atribuído o uma visão sociológica e depois política econôm se encontrar ao cristianismo ele da Clara que
o cristianismo é o ópio as religiões e o cristianismo em particular São ópio do Povo Óbvio era uma bebida que deixava a pessoa entorpecida pessoa pedia um pouco dos seus sentidos e ficar um pouco sonolenta não sabia direito o que fazer o cristianismo seria uma espécie de droga que seria usada pelos poderosos para manter os subalternos os pobres e os oprimidos drogados sem esboçar nenhuma religião por isso que só pode haver revolução só pode haver progresso se realmente este par extirpar contra o cristianismo cristianismo é a última barreira cristianismo bíblico é a última barreira que
está ainda a oferecer alguma Resistência é o que a gente vê acontecendo na sociedade tão Finalmente eles virão atrás de nós pode ter certeza Finalmente eles uma hora vai chegar Como já aconteceu em outros lugares né como está acontecendo em outros lugares mas uma das Como eu disse uma das críticas que eles fazem É exatamente esse tipo de coisa que o cristianismo ensina a gente a viver acomodado na situação em que nós nos encontramos então esperando essa rua de explicar o texto em que contexto ele foi usado e o que é que significa isso que
o apóstolo Paulo está dizendo aqui a mensagem anterior nós vimos a palavra que Paulo deu a respeito da questão do divórcio e do novo casamento ele tinha uma palavra de Cristo para casais cristãos EA palavra era que não se divorciar se que não não fosse atrás da separação e depois Paulo tinha uma palavra que também era de Cristo embora Cristo não se manifestou no o assunto conta do contexto em que Paulo ensina que aqueles casais onde uma um cônjuge a Crente e o outro é descrente em havendo desejo do descrente se apartar esse a parte
mas não mais verso 17 cada um ano de conforme a vocação que Deus lhe chamou você foi Deus me chamou casado não quero acabar seu casamento' agora porque você se converteu a Deus me chamou você estando solteiro ou viúvo ou viúva isso não quer dizer que você tem que agora casar O cristianismo não requer necessariamente uma mudança de status quando a pessoa se converte e aqui eu tô falando de status social marital civil econômico-financeiro racial eu não tô falando de outras mudanças que são os dias que tem que acontecer mas eu me refiro a condição
na vida em outras palavras ou nós podemos servir a Deus Qualquer que seja o status EA condição em que nós nos encontramos o cristianismo tem esse poder de acomodação ou adaptação a diferentes culturas diferentes sociedades pessoas podem servir a Deus exatamente onde elas estão na condição em que elas se encontram na vocação em que Deus chamou solteira casada viúva escravo livre judeu Gentio rico pobre e inteligente não tanto educado sem muita condição de ter obtido a educação Então esse é o grande poder do cristianismo é isso que torna o cristianismo a religião a maior religião
do mundo por assim dizer está presente em praticamente todos os países embora que em alguns seja bastante reprimido mas é exatamente esse o poder de adaptação do cristianismo que faz a maior de todas as religiões mundiais mantendo um centro que é o mesmo ele consegue se adaptar a essas diversas situações e Vamos então ver aqui nessa noite Esse princípio geral que o chamaram de Deus não anula necessariamente um status em que nós estávamos quando fomos chamados depois nós vamos ver duas aplicações uma a questão da nacionalidade etnia EA outra com relação às ao Status social
e depois faremos algumas aplicações e na próxima segunda veremos Esse princípio aplicado a questão do casado e do Solteiro e da viúva mais uma vez que assim que Paulo termina o Capítulo 7 Então vamos lá o princípio é esse que o chamaram de Deus não altera a vocação a minha vocação na vida ou a maneira que eu vivia quando era chamado e eu já citei aqui já já comecei a explicar que o chamado de Deus é aquele chamado que ele faz ao nosso coração de maneira eficaz através do Ministério da palavra no poder do Espírito
Santo a Um Chamado de Deus que a geral para toda a humanidade O próprio Cristo mandou que os seus discípulos pregassem o evangelho a toda criatura então nós somos convocados por Deus a chamar todos os homens todas as pessoas ao arrependimento EA fé em Jesus Cristo entretanto nem todos obedecem a Esse chamado nem todos ouvem nem todos compreendem e nem todos querem na verdade a maioria absoluta detesta rejeita faz chacota ridiculariza e não quer saber Deus na sua misericórdia através da ministração do Evangelho diz que a gente chama de chamado geral ele chama de maneira
irresistível e aqueles que ele quer Oi e essa pessoa assim chamada pelo Espírito Santo um chamado interno lá dentro do coração ela não involuntariamente vem ela vem porque quer ela vem disposta isso uma vez que Deus vai lá no coração ilumina o coração abre o entendimento mostra a situação de Pecado em que a pessoa se encontra dissipa as trevas do coração e apresenta Cristo de uma maneira tão maravilhosa que a pessoa não pode fazer outra coisa senão livremente se render a Jesus Cristo é isso que a gente chama de chamado eficaz é o chamado do
evangelho e se você tá aqui hoje e se você tá ouvindo essa palavra e você é abençoado por essa palavra é porque um dia Deus me chamou assim não significa uma conversão à bruta Esse chamado ele pode ser respondido o aceito em etapas tem pessoas que levam leva um processo a que envolve um processo a resposta a positiva pessoas que são chamadas imediatamente como apóstolo Paulo na estrada de Damasco outras são como Timóteo que nasceu num lar Cristão avó era crente a mãe era crente né E a gente não sabe nem quando Timóteo aceitou o
chamado mas ele algum momento da vida dele aceitou E o apóstolo Paulo Aceitou lá no caminho de Damasco mas porque Deus não chamou de uma forma Irresistível porque antes ele já tinha ouvido o evangelho quando ouviu a pregação de Estevão Atos Capítulo 7 e participou daqueles que apedrejaram aquele primeiro grande pregador Cristão até a morte então nós quando Paulo fala aqui de chamado ou de vocação ele se refere a Esse chamado Irresistível de Deus pela palavra mediante o espírito pelo qual nós nos tornamos cristãos nos tornamos seus filhos são justificados perdoados e passamos a fazer
parte do Povo de Deus São Paulo diz aí no verso 17 a Cada um deve andar segundo o que o senhor lhe concedeu conforme de uso chamou ou seja que cada um continue a viver naquela mesma condição em que estava quando Deus lhe concedeu o vida através do evangelho que continue a viver do jeito que vivia Quando Deus me chamou de maneira Irresistível é claro que Paulo aqui não está se referindo a situações e maneiras de viver que sejam pecaminosas nós já vimos no capítulo 6 se você quiser voltar um pouquinho o apóstolo Paulo no
verso 9 ele diz assim do Capítulo 6 vocês não sabem que os injustos Não herdarão o reino de Deus não se enganem nem imorais nem idólatras nem adúlteros nem efeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus alguns e vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados em ficadas no nome do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus ou seja algumas pessoas que agora eram membros da igreja de Corinto ela elas viviam de uma forma completamente desagradável a Deus como por exemplo a os
idólatras ou os que praticavam Adultério mas quando Deus o chamou Eles mudaram o estilo de viver é mas agora aqui no Capítulo 7 como Paulo quando o Paulo disse que cada um permaneça na condição em que foi chamado está excluído é claro aquelas situações e aquelas condições em que a pessoa vivia e que vivia em estado de pecado ou uma prática pecaminosa diante de Deus para estar falando das vocações dos chamamentos e da maneira de viver que são pertinentes a sociedade humana que são comuns a sociedade humana ele vai dar dois exemplos mais adiante Paulo
então aqui quando ele fala cada um permaneça do jeito que Deus o chamou ele se refere ao Status civil social financeiro étnico e veja que no final do verso 17 ele disse é isso que eu o ordeno em todas as igrejas ele pode ordenar Por que ele Apóstolo de Cristo não sou da Igreja de Corinto mas de todas as igrejas cristãs daquela época porque essa era uma das condições ou de um era um dos privilégios e o prerrogativas dos Apóstolos de Cristo Jesus eles tinham autoridade sobre a igreja toda todas as igrejas estavam debaixo da
autoridade dos apóstolos de Jesus Cristo São Paulo diz aqui que ele ordena isso em todas as igrejas como que para dizer aos Coríntios vocês não vão ser exceção bom e até que os Coríntios queriam exceção que lembra que a gente viu na segunda-feira passada quem tava casado que iria se divorciar queria se separar né e Paulo disse não você fica na situação em que você tá Quando Deus chamou o evangelho não obriga você se separar o fato que vocês converteu não quer dizer que você vai se separar permaneça na vocação em que você se encontra
isso eu ensino em todas as igrejas vocês não querem ser uma exceção é portanto obedeça agora vamos ver duas aplicações desse princípio o primeiro com relação à nacionalidade e cultura está aí do verso 18 até o verso 20 e foi alguém chamado estando circuncidado não disfarça a circuncisão foi alguém chamado estando incircuncidado Não se faça circuncidar a circuncisão em si não é nada a incircuncisão Também nada é mas o que vale a guardar os mandamentos de Deus aqui o que Paulo está dizendo Esse é o seguinte ele tá fazendo aplicação desse princípio um judeu que
se converte a Cristo ele não precisa deixar de ser judeu e ele até usou uma expressão aqui foi alguém chamado estando circuncidado a circuncisão era marca e identificadora do judeu agradar 13 marcas do judeu era a circuncisão a dieta ele não comia aqueles animais proibidos lá no livro de Levítico e o calendário ele guardava aquelas festas religiosas e os aba então se você perguntar se alguém no primeiro século que é um judeu ele ia dizer alguém que não come carne de porco não faz não trabalho no sábado e que quando o filho nasce ele corta
a ponta do órgão masculino então era isso que identificavam judeu mas de todas essas três marcas aqui era mais conhecida era a circuncisão Por que o judeu era circuncidado ao oitavo dia um menino judeu era circuncidado ao oitavo dia e Paulo diz se você O que é circuncidado é judeu e você foi chamado por Deus para o evangelho de Cristo você se converteu através do Ministério da palavra Deus me chamou não disfarça a sua circuncisão você não precisa deixar de ser judeu você pode continuar a praticar aquelas marcas no judaísmo tanto é que Paulo nunca
exigia que os judeus deixassem de ser considerar seus filhos o próprio Paulo no Sábado Paulo era judeu nos sábados ele ia para a sinagoga e se você estudar o livro de Atos você vai ver que ele se esforçava por estar em Jerusalém na época das festas porque ser um bom cristão não significa ser um mau judeu uma vez que você guarde aquelas tradições judaicas não para salvação mas como identificadores culturais da sua raça você é um judeu e ao e faz parte já deixou até de ser uma questão religiosa hoje os judeus que nem que
são ateus eles permanecem nessas tradições que faz parte da cultura de ser judeu então se você anjo deu e foi chamado para Jesus Cristo não desfaça a circuncisão a gente pensa aqui aqui é espiritual né mas não havia uma cirurgia eu até no teu nome aqui chama-se apps pasmo em que o judeu em que alguns judeus revestiam a circuncisão e era geralmente feita pelos judeus na diáspora os judeus que moravam lá entre os gregos que não queriam mais se identificar com seu povo não queria mais ser conhecido como judeu então era possível fazer essa cirurgia
chamada de apps pasmo em que ele revertia a circuncisão isso é citado no primeiro livro dos macabeus exercitar por Flávio José e outras autoridades a respeito do assunto bom então você você tem as marcas da sua nacionalidade da sua etnia Cristo chamou assim não disfarça não diz faça isso a gente pode pensar em outras marcas não é por exemplo na cultura islâmica o uso do véu pela mulher não precisa Cristo chamou não precisa deixar de usar isso que é um um sinal identificador da sua raça eu sei também que algumas tribos africanas e aqueles cabelos
bonitões né todo encaracolado Rastafari parece o nome né ou qualquer outra coisa assim Deus me chamou você não precisa desfazer as marcas da sua etnia não precisa você pode ser cristão e continuar ainda fazendo parte do seu povo e das tradições do seu povo é claro desde que não sejam tradições que esteja Envolvida com o religião aquí dólar tria com superstição ocultismo feitiçaria qualquer coisa dessa natureza mas o que for cultural O cristianismo não impõe o a cultura não existe isso de uma cultura Cristã e o cristianismo vai para todas as culturas tão das ervas
em todas elas e é por isso que eu disse que ela é um o cristianismo é a religião Universal e ela é Prof Sada por raças tribos povos distintos e diferentes daquilo que nós somos aqui no Brasil pode ter certeza disso então você foi chamado voltando aqui o verso 18 foi alguém chamado estando circuncidado não disfarça a circuncisão como alguns judeus da diáspora fasil para se livrar da pecha né o daquele identificador da religião da etnia da mesma forma ele diz aqui no final do verso 18 foi alguém chamado estando incircuncidado uso ou seja um
Gentil alguém que nunca foi circuncidado né um Romano um grego os moradores de Corinto que não eram judeus você foi chamado e você não era circuncidado Não se faça circuncidar como alguns os cristãos queriam que o gente eu fizesse aliás essa foi uma das maiores brigas senão a maior do apóstolo Paulo a carta aos Gálatas foi escrita exatamente por isso porque alguns fariseus judeus circuncidados que se tornaram cristãos eles disseram que os não judeus para fazerem parte da igreja tinham que se circuncidar e guardar a lei de Moisés e Paulo disse uma de jeito nenhum
a salvação não é pela circuncisão não é pela lei de Moisés é pela fé em Cristo Jesus nós não temos que impor alguém não é judeu alguma coisa que é exclusivamente distinta do povo judeu que era o símbolo da Aliança de Deus com Abraão nós não temos que fazer isso e essa foi a briga de Paulo você encontra Paulo brigando você vai ver no capítulo no Segundo aos Coríntios quem acompanhou a exposição segunda aos Coríntios aqui o ano passado vá se tiver briga de Paulo contra os falsos apóstolos judaizantes na segunda aos Coríntios Capítulo 3
você já vê o apóstolo Paulo tratando disso aí Paulo traz a disso em toda a carta aos Gálatas Alex a carta aos Gálatas foi escrita exatamente por isso porque o pessoal queria falsos Mestres tinham entrado na região da galácia que Paulo tinha evangelizado e tavam dizendo que os irmãos tinham que se circuncidar você encontra Paulo rebatendo isso na primeira aos a Timóteo você encontra ele falando disso em Colossenses Capítulo 2 como ele disse que nós já fomos circuncidados com a circuncisão de Cristo da qual o batismo é o símbolo bom então número não precisa mudar
você não precisa se tornar judeu quando você é chamado pelo evangelho e você que já é judeu não podia deixar de ser judeu abandonando os identificadores culturais da sua etnia e aqui a gente pode fazer a expansão o que vale por judeu vale para todas as etnias e eu dei alguns exemplos aqui mas o princípio é esse cada um permaneça na vocação em que Deus chamou você não é obrigado a desfazer a sua nacionalidade aquilo que você é a sua cultura a sua identidade étnica por conta do Evangelho Na verdade o evangelho ele e ele
leva ele leva aliás né ele dá valor a essa diversidade essa variedade que nós temos no mundo uma vez que todos nós procedemos do mesmo Deus um Gentil então não precisava se circuncidar nós já vimos esse esse ponto aqui as razões que Paulo apresenta eu já Adiantei estão e no verso 19 Ele disse que a circuncisão em si não é nada a incircuncisão também não é nada você já não faz diferença a circuncisão não salva a incircuncisão também não salva o que salva dizer no verso 19 é você guardar os mandamentos de Deus não adianta
você ser um judeu circuncidado guardar toda as linhas de etárias guardar é todo o calendário se você não anda em obediência aos mandamentos de Deus Paula que com certeza tá se referindo aos dez mandamentos da mesma forma ou não judeu E se ele não obedecer a Deus e seguir a vontade Revelada de Deus ele também não vai ser sal é claro que Paulo aqui não está tendo uma queda aqui uma recaída né do tempo que ele era fariseu dizendo que a salvação é por obras e pela guarda da Lei não toda vez que Paulo fala
de que a obediência salva eles se referem à obediência que procede da fé a fé verdadeira ela nunca vem sozinha ela sempre vem acompanhada da Obediência da Esperança do amor e de boas obras então às vezes ele fala salvação é pela fé e às vezes ele parece tá dizendo que a salvação é pelas obras são dois lados da mesma moeda onde está a fé verdadeira estão boas obras e onde está a fé que salva está esperança está o amor está caridade para com o próximo Por isso que às vezes um é citado em lugar do
outro como ele diz aqui o que importa é obedecer os mandamentos de Deus ele se refere à obediência que é fruto da fé em Cristo Jesus é isso que salva e não esses marcadores esses identificadores quer sejam religiosos ou étnicos ao agora vamos ver se princípio aplicado a uma situação um pouco mais complexa que tá aí do verso 21 24 que é a questão da escravidão e São Paulo repete esse mesmo princípio do verso 20 cada um permaneça na vocação em que foi chamado cada um permaneça na vocação a vocação aqui já disse é o
status na vida marital civil religioso ou étnico cada um permaneça no na vocação em que Deus lhe chamou o que é que você era quando se converteu eu como você vivia qual era a sua nacionalidade o seu estado civil sua situação como era permaneça veja que Paulo aqui ele tá falando para uma primeira geração de cristãos Ele está pressupondo aqui que todo mundo se converteu adulto ele não tá falando de uma segunda geração quando pessoas já nascem de Família Cristã mas ele tá falando aqui de pessoas é da Fronteira a missionária não é a pessoas
que se converteram com a pregação do evangelho ele repete o princípio Cada um deve permanecer como eram na condição em que Deus chamou e é uma aplicação no verso 21 você pode chamado sendo escravo Não se preocupe com isso mas se você ainda pode tornar-se livre Aproveite a oportunidade vamos falar primeiro para a gente entender aqui vamos falar um pouquinho primeiro de como era a escravidão no Império Romano havia milhões de escravos no primeiro século no império romano em todas as suas provinces pessoas eram escravos por Nascimento elas nasciam de gente que já era os
pais já eram escravos e Eles nasceram filhos de escravos E aí permaneciam como escravos outros eram escravos prisioneiros que haviam se tornar escravos' porque eram prisioneiros de guerra Oi e aí às vezes você tinha gente muito culta filósofos professores eruditos que eram escravos eram levados para instruir os filhos do seu patrão aula particular eram mentores tutores pedagogos muita gente escrava que na sua cultura que tinha sido subjugaram na guerra eles eram pessoas de grande conhecimento eram nobres às vezes da realeza mas agora o país perdeu a guerra Eles foram levados como escravos para servir um
exemplo disso o Daniel lá na Babilônia era da nobreza era uma pessoa extremamente culta preparada mas foi servir como escravo lá era servo lá da Babilônia e e tantos outros lá o problema é mias que era copeiro do rei ele foi levado como escravo para a Babilónia é tão tinha gente que era escravo por conta das Guerras que a gente também que se vendia para pagar dívida se você não tinha com que pagar a dívida você se vendia como escravo se vendia como escravo para pagar dívida outros eram sequestrados era comum isso pessoas eram sequestrados
as crianças eram sequestradas E aí eram vendidas como escravos acontecia isso aí esse era o sistema que havia naquela época havia pouca contestação apenas algumas vozes se levantaram contra aquele sistema na época a havia alguns patrões que eram bons e generosos que depois de um tempo libertarmos escravos a ponto de que alguns escravos não queriam sair ficava na casa do seu patrão Esse sistema de escravidão também era conhecida dos judeus embora no antigo testamento a escravidão tenha recebido uma amenizada muito grande muito grande Era bastante diferente o sistema de escravidão do Império Romano a lei
de Moisés tratava os escravos com dignidade e inclusão Oi Dindo a mulher escrava o filho da mulher escrava tinha tanto direito como da mulher do seu patrão tinha tanto direito e na hora de dividir a herança e de repartir os bens o filho da Escrava é dava junto com o filho da mulher legítima e havia outros benefícios assim de qualquer forma assim e aqui é importante dizer que muitos escravos se tornaram cristãos no século primeiro Há muitos escravos se tornaram cristãos no século primeiro Aliás a igreja no século primeiro era composta na sua grande parte
de escravos órfãos viúvas pequenos Comerciantes soldados o pessoal da classe mais baixa da sociedade vocês certamente se lembram do capítulo primeiro dessa carta quando o apóstolo Paulo de isola em provocação de vocês não são muitos nobres não são muito poderosos não são muito dos destacados não são muito não são muitos influentes que estão aí no meio de vocês se deve lembrar disso aí é o capítulo primeiro do dessa primeira carta aqui muita gente se tornou escrava e havia naturalmente e a grande pergunta não é o agora que eu não é me tornei Deus me chamou
eu servindo como escravo O que é o que vai ser agora resposta do apóstolo Paulo é que eles não deviam ficar incomodados com esse status você foi chamado sendo escravo não se E com isso que não se preocupe como se ser escravo fosse uma vergonha para o cristianismo ou o mau testemunho que eles aprendessem o contentamento mesmo naquela condição que servissem honradamente a Deus como servos você vai notar que na carta que Paulo escreve aos Efésios ele vai trazer essa orientação para os escravos que ele se vão como se estivessem servindo a Cristo que eles
honrem o seu senhor que respeitem o seu senhor vai ser a mesma coisa que Pedro vai dizer na sua primeira carta a partir do capítulo 2 e também no capítulo 3 Essa é a orientação você foi chamado sendo escravo sirva a Deus nessa vocação você pode ser escravo isso é vira Deus servir o senhor Jesus seja o melhor escravo que você puder o melhor de todos aqueles que seu patrão tem honre o seu patrão de repente pelo seu testemunho E vai ganhar o seu mestre Deus vai ganhar o seu patrão e vai ter uma influência
muito grande em toda a vida que não fujam como por exemplo Onésimo que fugiu encontrou o Paulo na prisão de Roma se converteu e Paulo mandou ele de volta mas pedindo que Filemon cuidasse bem dele que o tratasse como irmão e nas Entrelinhas o pedido de libertação e agora para você não pensar que o apóstolo Paulo Aqui está dizendo que se ele escrava é uma coisa assim né ele diz o álbum em seguida mas se você ainda pode se tornar livre Aproveite a oportunidade e de que maneira o escravo podia se tornar livre ele podia
comprar a sua liberdade com dinheiro ele podia ser liberto pelo seu patrão E se fosse um homem Generoso ou se o patrão se tornasse Cristão Há muitas histórias na tradição do cristianismo de patrões que se tornaram cristãos e liberaram seus escravos E então havia todas essas possibilidades o cristianismo ele lança a semente o fundamento que mais tarde serviria para acabar com o sistema de escravidão e esse nós falamos lembramos aqui por exemplo wilberforce que era membro do Parlamento inglês durante a reforma protestante foi uma das pessoas que mais falou contra o sistema de escravidão EA
influência dele foi decisiva para a abolição da escravatura algum tempo depois lá na Inglaterra e em outros países da Europa e quando o apóstolo Paulo diz aqui você foi chamado o seu escravo Não se preocupe com isso ele não está concordando com esse sistema Ele tá dizendo que você pode servir a Deus mesmo no sistema injusto que você pode servir a Deus em Qualquer que seja a situação se você puder aproveitar oportunidade fique livre mas se não for possível Silva Deus aí mesmo Silva Deus nessa condição e você pode viver para Cristo mesmo numa situação
como essa é o mesmo princípio que ele vem estabelecendo desde o início daqui do que que nós mostramos desde o início a sua pregação cada um permaneça na vocação em que está você pode servir a Deus Qualquer que seja sua vocação como judeu como não judeu como escravo ou como livre no final do verso 21 Aproveite a oportunidade e no verso 22 a partir do verso 22 ele coloca aqui os argumentos para o que ele está dizendo ou algumas razões para que ele não se preocupasse vivesse naquela ansiedade né o naquela naquela angústia porque não
tem nada que traga mais prejuízo para o cristianismo com a insatisfação com a vocação em que a gente vive você é empregado de uma empresa você pode servir a Deus como empregado da empresa você não tem que se Deus me der a oportunidade Abra sua própria empresa mas em que e chega isso você tem que estar ali tem que bater. Tem que trabalhar é uma jornada complicada é um salário apertadinho você pode servir a Deus lá na sua empresa você pode servir a Deus não espere Abrir sua empresa para servir a Deus se tiver oportunidade
faça isso mas se não sirva a Deus onde Deus me colocou onde Deus colocou você então contentamento com status que Deus nos deu esse é o ponto aqui você pode servir a Deus Qualquer que seja a vocação que Deus me chamou olha o argumento olha os argumentos depaulo aqui no verso 22 pois quem foi chamado no Senhor o sendo escravo e liberto que pertence ao Senhor o escravo crente Na verdade ele é livre porque ele foi liberto da pior de todas as escravidões que a escravidão ao pecado ao mundo a morte e ao inferno Ele
foi liberto Ele é um homem livre ainda que escrava naquela naquele naquele contexto em que ele vive é da mesma forma o final do verso 22 Quem foi chamado sendo livre e escravo de Cristo e quer dizer de um lado ou de outro nós somos de Cristo o Livres em Cristo ou escravos em Cristo que a mesma coisa eu sou livre em Cristo ou seja eu estou ainda que eu esternamente estou debaixo da autoridade da Posse só a posse de alguém mas eu sou livre em Cristo Jesus no final eu pertenço a Jesus Cristo ele
haverá de me libertar de todo o jogo e finalmente ele haverá de me introduzir na Liberdade plena Eu sou um homem livre mas o significa o que eu posso fazer o que eu quero não porque eu sou escravo de Cristo eu vivo para fazer a vontade dele eu vivo para servir a Ele o ponto é esse de um jeito ou de outro Cristo é o referencial e você pode servir o que é seja como escravo que seja como livre que seja como servo que seja como o patrão quer seja como empregado que seja como dono
da empresa e você pode servir a Deus Da maneira E aonde você está aqui você tem esse ponto Extraordinário de que o Evangelho iguala a todos diante de Deus a igreja cristã do século primeiro era a única instituição onde você veria o escravo e o patrão sentados lado a lado na mesma hora adorando o mesmo Deus pessoas e um judeu e um não-judeu O Bárbaro e o grego o homem EA mulher sentados lado a lado no mesmo lugar adorando o mesmo Deus sem diferença nenhuma era a única instituição em que isso aconteceu e eu tive
o privilégio de estudar fazer o meu mestrado na África do Sul em meados da década de 80 A a e foi bem durante o tempo em que vigorava o Apartheid a segregação racial oficial e eu fui morar com minha esposa numa cidadezinha chamada pode Chester onde tinha uma universidade Cristã onde tinha um departamento de teologia muito bom Oi e a segregação racial funcionava lá mesmo a gente ia fazer compras e a gente via que os brancos eles estavam na fila do caixa se tivesse africanos na fila do caixa e chegasse ao homem branco ele e
ele recuava e dava lugar ao homem branco nós iremos praias só para africanos e praia só para brancos cidade quando dava 6 horas da tarde quem era africano tinha que sair da cidade e para sua própria cidade que aquela cidade era cidade de branco e outros exemplos que eu poderia contar aqui para vocês mas foi então que a gente conheceu com assista bantu que era um local no meio da tribo zulú onde aconteceu um grande Avivamento espiritual no final de dos anos 1960/1970 Natal de 66 para 67 que acontecido um grande Avivamento espiritual que durou
cerca de 23 anos milhares de Zulu se converteram e a notícia do Avivamento trouxe dezenas e dezenas de milhares de pessoas de todas as partes do mundo para ver o que tinha acontecido minha esposa e eu fomos lá passamos três semanas lá vendo aquela benção que foi o avivamento entre os zulus várias vezes foi o primeiro livro a oportunidade de lançar logo depois que cheguei do meu mestrado peguei o testemunho do Hermano estragando que era o pastor vai dizer pastor alemão mas posso ser mal compreendido o pastor originário da Alemanha não é que foi o
homem usado por Deus para aquele grande Avivamento espiritual ali e lá eu vi uma coisa que não vi em nenhum outro lugar da África do Sul brancos e africanos na mesma mesa se tratando como irmãos com todo respeito sem qualquer sinal de segregação racial Unidos pela mesma fé em Jesus Cristo e irmanados abraçados em Cristo Jesus foi um único lugar na África do Sul onde eu vi que a segregação racial não funcionava era ali no meio do povo de Deus e a igreja é o único organismo no mundo onde essas diferenças deveriam ser postas de
lado EA única é o único organismo que tem a base a única instituição perdão a única instituição que tem a base lógica epistemológica correta para isso é que nós somos todos Livres em Cristo e somos todos escravos de Cristo não importa a judeu não-judeu escravo ou livre homem-mulher culto Que deseducado rico pobre e nós servimos a Deus na vocação em que Deus nos chamou veja no verso 23 o argumento final do apóstolo Paulo ele diz assim vocês foram comprados por preço bom e nós sabemos que preço foi esse Paulo nem menciona não porque todo Cristão
Sabe qual foi o preço pelo qual nós somos comprados a palavra comprado aqui no contexto significa resgatados da escravidão foi pago um preço escravo para ser livre e tinha que pagar pela sua liberdade e talvez chegava e comprava ele e o libertava Deus nos comprou do mundo nos comprou do pecado da condenação e do mal e o preço que ele deu foi o sangue precioso do seu filho nós fomos comprados por esse preço portanto não nos tornemos escravos de homem existe uma escravidão pior do que o sistema de escravatura o que predominou durante séculos na
no mundo que é sermos escravos mentalmente um coração escravo a maneira de pensar do mundo escravos A maneira de viver do mundo escravo do erro escravo da mentira escravo da opressão da angústia espiritual mental de pessoas que não conhecem a verdade se encontram confusas Essa é a pior de todas as escravidões e pessoas manipulam a verdade para escravizar a mente o coração das pessoas é isso que o falso profeta faz ele manipula o erro Ele escraviza mente e o coração essa é a pior de todas as escravidões que possam que podem existir você já foram
comprados por preço não se tornem escravos de homens e termina Paulo no verso 24 repetindo o irmãos cada um permaneça diante de Deus na condição em que foi chamado eu quero fazer duas aplicações A primeira é o que que essa passagem não significa e depois o que é que ela ensina o que é que ela não significa ela não significa que os cristãos devem aceitar a escravidão eu já expliquei isso aqui nós não aceitamos a escravidão sistema desumano sempre foi a vida toda entretanto Em algumas situações como a queda do império romano era inevitável não
tinha como fugir então o que é que o Cristão ia fazer revoltado contra Deus ou não tinha nem voz nem vende podia nem reclamar no Twitter que eu tinha Twitter né Óbvio naquela época não tinha que fazer solução contentamento e aproveitar uma oportunidade que Deus desce para ficar servir a Deus na situação em que estava é tão cristianismo nunca foi nunca defendeu escravidão quem diz isso não conhece nem teologia muito menos a Bíblia e não conhece a história a segunda coisa que essa passagem não está ensinando que os cristãos não devem se esforçar para crescer
na vida cristianismo é o ópio do Povo o cristianismo a verdade traz esperança traz alento o cristianismo está por detrás do Progresso e do crescimento das maiores Nações das maiores potências que existem hoje é claro que depois de séculos de influência do cristianismo abandonaram o verdadeiro cristianismo e hoje debandaram para outro tipo de coisa mas o cristianismo está por detrás do nascimento da cultura do ocidente e as instituições como universidades hospitais escolas tudo isso está por detrás as liberdades civis fundamentais tudo isso nós devemos a influência do cristianismo portanto erra quem diz que o cristianismo
é um pessilio ao desenvolvimento e ao crescimento essa passagem não está dizendo que se você for chamado ganhando o salário mínimo que você deve ficar aí até o resto da sua vida não se qualifique trabalho estude faça Aproveite a oportunidade que tiver cresça ganhe bastante não esqueça de dar o dízimo progrido é na na vida é mas se você não puder não tiver chance Silva Deus com seu salário mínimo não se pode servir a Deus na condição em que você se encontra e também eu vou dizer isso aqui só porque eu já ouvi alguém dizer
essa passagem não está dizendo que você tem que ficar na denominação e que Deus me chamou que às vezes as pessoas usa isso aí ó cada um permaneça na vocação e foi chamado você foi chamado como pretoriano você não pode nunca mais deixar de ser presbiteriano Só que quem desiste não são experientes mas eu não vou dizer mais nada tá certo vou dizer mais nada mas já vi essa passagem ser usada assim bom não é isso que ela tá dizendo certamente que não o que é que essa passagem ensina presta atenção agora ela ensina que
a conversão não nos obriga necessariamente alterar o chamado na vida a não ser que eu viva numa situação ilícita todas as demais situações em todas elas podemos servir a Deus segunda coisa que essa passagem ensina que Deus chama diferentes pessoas em diferentes situações e condições para serem parte do seu povo e para servir a igreja local a igreja o local de diversidade social cultural racial e financeira Nós deveríamos nos respeitar e nos acolher em Cristo Jesus sem preconceito para com raça e condição Financeira ou social terceiro essa passagem nos ensina que a fé em Cristo
nos capacita a servir a Deus em toda e qualquer situação em que nós nos encontramos não existe nenhuma situação lícita em que você não possa servir a Deus o quarto lembremos aqui o ensino da reforma protestante conhecido como o sacerdócio universal dos Santos que doutrina era essa para entendê-la lembrar o que aconteceu na Idade Média surgiu o conceito de sagrado e profano [Música] o clérigo e leigo e o sacerdote e o povo a ideia de que ser um padre um monge e colocar uma vocação superior às demais E por quê Porque o padre era aquela
pessoa especial que através das palavras ditas na ceia na missa transformava o pão e o cálice no corpo e no sangue de Cristo Então ele era uma pessoa especial é uma pessoa distinta havia essa separação entre clérigo e leigo os reformadores acabaram com isso eles disseram todo crente é um sacerdote serve a Deus aonde Deus te estive aonde Deus o chamar e com isso dignificou o trabalho você pode seu trabalho de dona de casa de motorista de Uber de médico é tão espiritual quanto o meu de Pastor e pregador do Evangelho é Espiritual do mesmo
jeito não tem distinção Deus chamar um para uma função outro para outro e aqui tem uma lição que eu quero trazer você não precisa ser pastor missionário e obreiro para servir a Deus você pode servir a Deus na vocação em que D e você foi chamado sendo padeiro seja o melhor padeiro do mundo Deus me chamou como sendo um motorista de táxi seja o melhor motorista do mundo se for de ônibus poder melhorar um pouquinho agradeço né se você for motorista de ônibus é quando se converte não é dirigir um pouquinho melhor né respeite os
carrinhos menores né e as motocicletas também então você pode servir a Deus em qualquer vocação você não tem que ser Pastor pregador missionário obreiro obreiro não precisa cada um pode servir a Deus na vocação em que Deus o chamou a não ser que Deus não chame especificamente para esse tipo de coisa e eu quero então encorajar vocês a terminando aqui quero encorajar vocês a refletir sobre o Que Vocês ouviram aqui agradecer a Deus as circunstâncias EA condições que você está Eu sei que às vezes Cê pode tá aí Dizendo meu Deus isso aqui não pode
ser para mim né é que o pastor não tem ideia da situação em que eu me encontro eu não sei mas Deus sabe e essa palavra tá aqui não foi eu que inventei três vezes na passagem Paulo diz a mesma coisa cada um permaneça ele tá faltando a palavra contente aqui né Cada um permaneça contente na vocação em que Deus me chamou se você puder mudar mude mas se não sirva a Deus com alegria eu não sei qual é a sua situação eu sei que tem pessoas que estão em condições difíceis Eu não quero fazer
pouco do sofrimento e da dificuldade ninguém mas uma coisa eu sei se isso tá aqui na Bíblia é porque Deus vai lhe dar condição Deus pelo poder do Espírito Santo vai encher seu coração de contentamento de alegria você tá solteiro você pode servir a Deus da Silva Deus foi fique feliz não fique pensando assim eu só vou ser feliz um dia casar porque tem muita gente casada e feliz que gostaria de não ter casado mas agora é tarde eu e você foi chamado tando casado não fique pensando em se separar dizendo E você vir a
Deus melhor se eu me separar não se pode servir a Deus casado solteiro viúvo É do jeito que Deus te chama e amém há 2 horas o senhor nós confiamos na tua promessa essa palavra foi lançada com base nesta Promessa de que o senhor vai testificar dela nos corações eu quero orar por aqueles o Deus que estão em situações e condições evocações difíceis e angustiantes talvez um emprego complicado um sub emprego no desemprego e talvez um relacionamento difícil com o marido com a esposa a ouvir sofrendo preconceito racial onde quer que se encontre o bullying
na escola na universidade Senhor nos mostra de que maneira nós podemos florecer aonde seu nos plantou onde nós podemos dar fruto onde o senhor nos instalou para que nós possamos te servir Não somente quando as coisas estão boas e bem e que tudo ocorre a nosso contento mas é de servir em toda e qualquer situação obrigado pela tua palavra enche-nos de alegria em servir em nome de Jesus amém
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