Ah tá então uma rápido e rasteiro o melhor rápido e respira que nem um golpe de capoeira é assim ali por 1913 1904 quero uma navalhada abrir uma navalha o centro do Rio de Janeiro e no meio daquela cicatriz fizeram Avenida Central Avenida que anunciava o século 20 para o Brasil um Boulevard de sonhos e ali aproveitaram para dar também uma Rabo de Arraia no povo né Vamos jogar Ligar para cima não morre e ali se inauguraram os prédios mais chiques da cidade exatamente onde hoje fica a esquina com Almirante Barroso em um prédio horroroso
lá na Caixa Econômica Federal ficava um lugar mágico chamado conserto Avenida o conserto Avenida antes chamada de pavilhão internacional era um lugar das Maravilhas da modernidade que tinha sido aberto pelo Pascoal secreto faz qual secreto é o cara que trouxe cinema o Brasil e ali no posto Avenida tinha cinema eu tinha a música tinha luta livre tinha vários espetáculos de variedades e tinha um ringue de patinação no gelo é patinar no gelo do Rio de Janeiro tinha circo de pulgas amestradas não uma maneira que uma coelho com 3 lindas sereias capturadas pelo marinheiro John tá
c* tabaco lá né daí cara no início de 1909 ainda existe um lugar e apareceu no Rio de Janeiro um japonês misterioso os melhores menos por quê Porque ele tinha sido a ele era um Náufrago e ele tinha sido resgatado pelo navio Benjamin Constant da marinha brasileira lá no Pacífico sumir Atol chamado Way Ilhas wake up wake o japonês estava lá vocês gostaram japonês e o japonês durante a viagem de buscar os que dela mexe bem Oi e aí então o japonês acabou sendo contratado pela marinha brasileira para dar aula dessa arte marcial né dessa
de técnica de defesa pessoal Manda aí todo mundo olhar aquele japonesinho derramando assim cara eu japonesa aí não é páreo para o siríaco quem é o sirico tu sabe quem é o siríaco cara não tu não sabe é o Francisco siríaco Quero negão desse tamanho dessa largura gigantesco que era estivador na praça Mauá né E aí então o Pascoal secreta se você jantar à nossa direita lutador de 36 kg 1,20 de altura uma máquina letal de jiu-jitsu a minha e Corais abrem caçada não é sábado né Ia da esquerda lutador negão gigante enorme Ciríaco e
começar a luta aí os dois se aproxima do rink o japonês faz assim Deus iria contrário uma voadora um rabo derrapou meu povo japonês não tinha como eu sou muito linda ele só tava fazendo a salvação e o cinema Lisboa o cara disse que luta uma luta Marcial Mortífera ele quando ele baixou a cabeça Achei que nem me dá uma cabeçada na frente se perdeu o tal sai da minha essa que eu tô te falando cara é a capoeira brasileira e o imbatível a maior luta Marcial de todos os tempos e ainda vem com música
e bagaceira de manhã cedo e meio rasteira mas é 100 porcento brasileira a nossa capoeira sem por cento brasileira Nossa capoeira olha olha o que tu tá falando sem saber cá e sem por cento brasileira é um dos muitos mitos que cercam a capoeira Talvez seja inclusive genuinamente brasileiro mas é claro que tem as suas raízes africanas O problema é que tanto as raízes brasileiras quantas raízes africanas estão em volta sem medo sem controversas em falácias e papá né algumas mais inocentes outras nem tanto né porque o seguinte tu sabe né povo que não sabe
Da onde veio não sabe para onde vai e o povo da capoeira super o Zeloso da sua maravilhosa arte marcial pouco sabe da história que a levou a se transformar de um crime Nacional num Xodó internacional porque hoje cara a capoeira tá do Japão ao Canadá da Síria ao Chile e tal a capoeira é e se transformou num patrimônio imaterial da cultura brasileira já faz o patrimônio em 2018 meu chapa porque até relativamente pouco tempo atrás é uma clínica em 1936 Quando foi criado o serviço de preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro que deu
origem ao iphan e ali trabalharam o Mário de Andrade e Manuel Bandeira o Carlos Drummond de Andrade é todos computados pelo Estado novo do Vargas o Mário de Andrade em 1936 sugeriu que a capoeira fosse Tombada como patrimônio nacional e o que que aconteceu aconteceu o contrário em 1937 ela entrou de novo na nova constituição no código civil com o creme só que ela já tava acostumada ser criminalizado no Japão porque ela ela era crime há muito tempo então cara vamos começar a sua história e é óbvio que ela precisa em todos os continentes não
tinham se separado haha te peguei continua estamos juntos então meu colégio nessa de dizer se ela nasceu em Angola o sol nasceu no Brasil samba a capoeira começou a ser resgatada que foi nos anos 40 1940 depois da décima criminalização a lida da Constituição de 1937 do estado novo na virada dos anos 40 sujeitos Luminosos para estudiosos da cultura Negra como o Gilberto Freyre o Arthur Ramos o Edson Carneiro todos esses caras começaram a escrever a sua origens da capoeira e resgatar o seu enorme valor artístico e cultural é essa capoeira e E são essas
origens que a gente sabe porque quero te dizer o seguinte que ninguém sabe na real as origens da capoeira e ninguém sabe na real realça capoeira brasileira Esse é um bolo é certo que em Angola tinha uma uma dança que era o mesmo tempo uma luta e que tinha música Nicolo os primeiros carros a falar nisso é um cara dessa turma aí também que é o cama nas Cury e o folclorista Câmara Cascudo só que daí quando dois Mestres muito importante o mestre bimba e o Mestre Pastinha também na lista nos anos 50 começam a
resgatar na prática história da capoeira e eles acabam entrando em confronto com duas visões da capoeira regional e a capoeira angolana no México pastinha e é isso já que locou grande Eric hobsbawn misturador chama de invenção da tradição a tradição muitas vezes é inventada a tradição EA história na qual as pessoas acreditam muitas vezes é inventada é uma fabulação é uma fabricação tem um lado que foi até legal porque constroem uma identidade a música é muito saber qual é a real e o canal buenas ideias para aqui para te explicar Qual é a real cá
então nunca tinha havido nenhum registro efetivo sobre capoeira antes do final do século 18 nenhum mais um mestre Pastinha principalmente ele falou que as origens da capoeira estão no Quilombo dos Palmares Daí até transformar o zumbi no capoeirista exílio é um passo né só que não tem nenhuma registro que tenha havido de fato capoeira no Quilombo de Palmares muito menos com um zumbi tenha sido um capoeirista é só uma imagem é só uma figura só uma projeção que faz sentido na construção de um mito mas que não tem prova real nenhuma nenhuma impossível pastinha fala
que havia um grupo de capoeiristas no km de Palmares liderado por um português branco chamado José Abreu no máximo não é aquele 30 essa história bom e que daí surgiu como a resistência do negro nas senzalas e que o pobre escravo das senzalas numa luta tal efetiva não se sabe não se sabe não tem registro histórico não se sabe nem o que quer dizer a palavra capoeira Qual a origem de capoeira né Existem duas teorias uma delas capoeira uma palavra Tupi que quer dizer mato ralo mata o que foi um ato secundário mato que já
foi derrubado mata o periférico e como ela nas clareiras e nas periferias da cidade onde o mato tinha sido derrubado que os escravos e e libertos e forros lutavam aquela dança Espetacular né porque com os carros Não restava nada só lhe restavam o corpo e aí ele transformou de fato seu corpo e alma porque óbvio que embora seja uma dança é uma arte marcial é e esse diz até a única arte marcial do mundo praticado ao som da música mais um mito né mas o medo porque nas ilhas reunião tem nas ilhas Maurício tem nos
vales do Senegal e do Ninja tem e ainda tem até hoje que eu vou mostrar que os nomes lá olha que a lista de nomes que a coisa similares a capoeira tem no mundo inteiro tu não queria que eu decorasse esses nomes tudo aí também né e capoeira também era o gainer ou então é uma certo de vinho onde os escravos transportavam as galinhas dos seus senhores pretendendo as filas e botar uma coisa ele ficava ali tem uma outra teoria ridícula que quer dizer decapado né capoeira decapado do Galo capado é o seguinte vai tomar
uma voadeira né essa teoria desprezível as outras duas são plausíveis mas assim e tal não interessa o que interessa é que não tinha nenhum registro da capoeira 1º registro efetivo e o Joaquim Manuel de Macedo no livro Memórias da Rua do Ouvidor onde re conta a história de um cara que seria capanga do Marquês de Lavradio Marquês do Lavradio foi um dos vice-reis do do Brasil morava no Rio de Janeiro foi o cara que criou Valongo tal e que Maria acompanhado de um capanga chamado o tenente amotinado e até o nome do tenente abotinado aqui
Tenente João Moreira o tenente João Moreira andaria ali por volta de 1776 Oliva de 1830 mando ele o autor re conta a história desse Tenente amotinado e que era um carinho batido que encantava quatro cinco homens ao mesmo tempo que ninguém conseguia deter verdade ou não o fato é que é maravilhoso porque esses Capoeiras cara tiveram uma grande ligação com a capangagem eles eram capangas Porque nessa nossa visão a minha e ao o do negro Resistindo a escravidão contra o branco treinando uma luta para ir para o quilombo tudo bem É legal só que além
de não ter provas que eu te falei provavelmente não é verdade porque muitos desses neles acabaram sendo cooptados pelos seus senhores ou por grandes para serem pa pagas EA grande longa tradição do início da capoeira é de capangas Claro que vai ver um relógio Rebeldes ali tá mas a basicamente capangas tanto é que o cara que um primeiro cara que realmente reprimir um horrivelmente a capoeira aliança Branco era capoeirista tu sabe quem é esse cara é o Terrível horroroso Major Vidigal foi o primeiro grande chefe de polícia do Rio de Janeiro em 1809 e além
de lutar capoeira ele tinha um batalhão de capoeirista que ia reprimir os capoeiristas que ainda não tinham sido contato com chocolate lá de hoje é fraca sabe ele virou personagem o agentto de Melissa e ele reprimia capoeiristas e os contratavam para polícia secreta só que daí cara dá uma virada gigante tá porque quando estoura a guerra do Paraguai muitos desses Capoeiras São cotados agarrado viu Voluntários da Pátria voluntários apatar só com o meu celular eu sou voluntário de São mandados para o Paraguai para lutar na guerra do Paraguai e cria um batalhão sobre circo chamado
Batalhão dos zuavos zuavos era já não lá soldados lá da Europa do leste e eles passam a se vestir com as roupinhas dos Soldados assim e tem muito muito brilhantismo em batalha e eles toma um forte Curuzu e já tem uma pintura maravilhosa do cândido lápis né aquele soldado peitoral que o forte curioso que foi tomado por um capô imprimir o cara que pulou a cerca e matou o vigia foi o Marcelino José Dias o Marcelino José Dias que daí Vila Capitão ficar famoso volta e para Salvador onde ele era e se torna capanga influi
brutalmente nas eleições de 1871 a partir de 1870 os Capoeiras se unem basicamente ao partido conservador e todo político do partido conservador tinha um o todo não né mas vários tinham suas gangues de capoeira ainda assim a capoeira continuava proibida aliás é esqueci de falar né que teve proibições contra a a capoeira m821 m822 m823 e daí quando vem a constituinte de 1824 ela é duramente penalizada e mesmo assim continuava ali tá papá né que nem tudo no Brasil e aí se vincula muito muito muito o partido conservador e aí quando vem a campanha republicana
se cria e você já ouviu falar a guarda Negra EA guarda amiga com navalha e coisa vai o carro os republicanos tipo Silva Jardim o nosso trovão e Lopes Trovão ele próprio vida capoeiristas uma história incrível cara você também tem um lado mágico porque vários dos Soldados que voltaram do Paraguai como heróis você não e agora você tratado como um b****** então a história se dá por funções né então é óbvio que teve o lado que não era capanga os caras que ela está morrendo comunidade um ovo tá ficando a capoeira de emocionalmente dedicados a
ela como um exercício como uma música Como uma dança problema é que quando vem a república a república em 1891 realmente decidi devastar acabar com a capoeira E aí cara o primeiro chefe claro que tu sabe o nome do primeiro chefe de polícia da República sabe que foi Sampaio Ferraz né João Batista Sampaio Ferraz um cara ou Hórus aqueles o rappi desgraçado e ao miserável e foi o cara de todos na história mais com Vidigal mais que o Marquês de Lavradio realmente perseguiu não apenas a capoeira mas o Candomblé e o samba e ele era
amigo do Deodoro da Fonseca E aí aconteceu uma coisa incrível quero ficar sentado tu tá sentado a prova que muitos risquinhos brancos treinar vão fazer um campeão começa os negros vem agora porque o Sampaio Ferraz decidido a banir acabar com a capoeira no Rio de Janeiro e prende um cara que era filha do Barão de Matosinhos e o barão de Matosinhos era o dono do jornal O país e o diretor de redação do jornal O país era o Quintino Bocaiúva e o Quintino Bocaiuva eu tinha sido um próximo tinha sido jornais Vista golpista na sua
essência máxima que tinha ajudado muito a deflagrar o golpe militar de 1889 e ele já é o Ministro das relações exteriores do governo provisório do Dori 1891 Sampaio Ferraz vai lá e prende um monte de capoeirista dentre eles esse Juca Reis chamava José Artur Reis Juca Reis Filho do Barão do ano do jornal E aí o Quintino Bocaiuva intercede e dizer olha se não liberar Meu Guri eu me demito E aí dá uma confusão aí papai o Deodoro a seguinte não não manda ele para o exílio em Fernando de Noronha porque é isso Que é
isso que ele te dizer a nossa parte dos capoeiristas que eram presos nessa época ali de 1880 E especialmente depois da República até 1892 eram enviados para o exílio em Fernando de Noronha até Tá bom mas tá bom não é uma piada Por que o é horrível né é só tem um rico mandou para lá e de lá mandou ele para Portugal e eu Quintino Bocaiuva Arraiá daí fica mas olha que história reveladora e o Sampaio Ferraz era capoeirista ele próprio depois liga o deputado federal cara mas daí vem o grande momento em que a
a capoeira se revolta de novo contra o sistema que é um momento maravilhoso que é o momento da revolta da vacina que as pessoas acham que foi só uma revolta contra a vacina e um monte de i***** negacionismo era contra a vacina mas era uma revolta popular também contra o desemprego contra pandemia contra um lote da al contra a abertura da Avenida Central contra a exclusão do povo do centro contra a subir habitações dos cortiços e dos Monstros então estoura no Bairro da Gamboa e no bairro da Saúde o auge da da revolta da vacina
e aí ela é liberada na saúde por um capoeirista chamado Ah tá preta o prata preta cara ali bem na esquina atual da Rua Sacadura Cabral com a Rua Pedro Ernesto eles fazem uma uma trincheira gigante das Ruínas ali da construção da Avenida Central e bota um poste virar no contrário como se fosse um canhão e o lugar a chamado de porta Arthur que era uma coisa lá da guerra que estava acontecendo a guerra russo-japonesa e ninguém consegue tomar a porta Astro que é liberado pelo grande prata preta que hoje tem um cordão bloco chamado
prata frente criado pelos Trabalhadores em homenagem a ele mas eu faço baterias acaba sendo preso né Acho que em Quinze de Novembro de 1904 e mandado no exílio para o Acre não teve a sorte de para Fernando de Noronha mais de 150 capoeira são mandados placa E aí até a primeira realmente a partir daí é meio que é proibido embora em 1909 tenhamos tido a luta lá do maravilhoso Ciríaco que era meio proibido de Lutar em 1937 ela é proibid cima e aí se inicia essa campanha maravilhosa cultural para que o a capoeira seja resgatada
E aí surge de novo repito né os caras mais importantes os mestres capoeiristas mais importantes conhecido de todos o mestre bomba e o Mestre Pastinha além do mestre do Noronha o mestre Noronha que Inclusive a participou de um filme importante e esses caras compilamos os movimentos com Pilão a capoeira como uma arte marcial brigam entre si porque inclusive dizem comércio pastinha deu aula para militares para fazer exibição para turista a tirou das ruas e levou para academias e as pessoas vivam uma artista belga nasceu no Quilombo de Palmares para implantar os brancos embora muitas vezes
como a gente sabe o período aos brancos máscara história assim a história melhor é bom é legal tu cultivar uma tradição engata rebeldia da negritude da música da Capoeira é lindo é bonito mas é bom também tô saber a verdade por trás que nem sempre é tão bonita mas é mais esclarecedora o que não impede do cultivo as nossas raízes e tradições especialmente das raízes e tradições afro-brasileiras eu não sou exatamente a árvore como acho que dá para ver né mas é um patrimônio nacional é um patrimônio brasileiro é uma história linda e maravilhoso e
se tu não gostar tu vai tomar um rabo de Arraia [Música] capoeirista do lado Bueno É isso aí que canal em que conhecimento em vem na luta comigo vem vamos continuar lutando contra de conhecimento e usando a música é capoeira olha o som do Berimbau tchau tchau E aí