As raízes Negro Africanas do Tango argentino

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Caçador de Histórias
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Video Transcript:
Você sabia que o tango a famosa dança da Argentina e Uruguai em origens africanas E afrodáricas hoje nós conheceremos um pouco mais sobre esta história mas desde já se inscreva no canal e Vem Comigo caçar mais essa história [Música] a nossa história de hoje começa na rua Azul número 92 na cidade de Buenos Aires na Argentina [Música] neste lugar viveu gabino e Geisa uma das maiores lendas da música Argentina nesta casa inclusive existe uma placa em homenagem ao grande músico negro mas existem outros lugares em homenagem a ele na Argentina e na cidade ele é
um ícone de um dos estilos que precedem ao tango rapaziada é uma competição de ritmo e rimas que se desenvolveu na região do Rio da Prata no início do século 20 gabina zeiza e Higino cason dois dos pajadores mais ilustres que duelaram em Ação ambos eram afrodescendentes a paisajada produziu elementos culturais que mais tarde seriam absorvidos pelo tango é comum que Os argentinos sintam muito orgulho do tango mas existe uma ideia difundida de que a minoria negra na Argentina foi tão pequena que não teve um papel significativo no desenvolvimento desse estilo musical e também da
dança mas então equívoco e nós vamos falar sobre isso grande parte dos praticantes do tango contudo reconhecem que existem influências africanas notáveis na Argentina no século 19 e 20 quando as raízes do tango ainda estavam se formando especialmente em meio da sociedade de Candomblé apesar disso quando se trata de conhecer ou reconhecer a influência da cultura afro gente na lutando muitas pessoas muitas vezes olham para o Uruguai como um ponto de referência mais importante mas é importante entender que em 1810 cerca de 30% da população da cidade de Buenos Aires tinha ascendência africana mas esse
número ele acabou diminuindo para menos de 2% em 1887 a medida que os imigrantes da Espanha e Itália e de outros lugares chegaram em grande quantidade em grande número cidade de Buenos Aires Eu já falei sobre isso no outro vídeo que deixa aqui no card para vocês na virada do século o cidadão de origem europeia em Buenos Aires eles acreditaram que a influência africana tinha desaparecido completamente de sua população até mesmo nas danças de ruas e do carnaval embora a presença dos afro argentinos têm a diminuído eles tiveram um papel culturalmente significativo na música e
na dança especialmente no tango é uma dança rica e única que se desenvolveu a partir de uma mistura de influências negras de origens diferentes que enriqueceram com a história e a evolução ao longo dos anos Historiador argentino Ricardo Rodrigues esmolas Ele diz que nos salões de baile frequentados pelos negros desde o século XVIII era comum encontrá-los se reunindo com um propósito específico em 1802 estabeleceram Um Lugar Chamado casa e sítio del tango onde podiam dançar ao ritmo de tamborim longe da presença dos brancos Historiador ainda afirma que este local era um refúgio onde se isolavam
da sociedade que limitava sua liberdade e ali eles encontravam uma forma de levar o espírito através da música e do canto a cultura do tango é um fenômeno em Buenos Aires surgiu do encontro dos conceitos de dança do Congo com a situação cultural e social da cidade envolvendo os negros nascidos na África negros nascidos na Argentina Imigrantes europeus da Espanha e Itália que vieram a ser a América ou fazer a América que significava na época buscar Fortuna e outros descendentes de europeus também nascidos Argentina inclusive Alguns especuaristas alguns deles negros que vieram dos Pampas em
busca de trabalho além disso a influência da rabanera que é uma música cubana desempenhou também um papel crucial nessa narrativa parte dessa influência veio com os marinheiros cubanos negros que em partes estabeleceram do outro lado do Rio da Prata em Montevidéu no Uruguai no final do século XIX esses marinheiros inspiraram nomes de grupos carnavalescos como os pobres negros cubanos de 1898 é escravos de labana que é de 1908 e los e rosela abana de 1912 [Música] a maneira esse estilo musical teve um papel fundamental na história da dança tanto em Montevidéu quanto em Buenos Aires
onde se tornou a batida característica da Milonga e dos primeiros tangos todos esses elementos se reuniram na Buenos Aires do final do século 19 a começar da própria palavra tango que tem sua etimologia com uma palavra africana dos povos bantos documento mais antigo que aparece a palavra tango ele data de 11 de novembro de 1802 e é uma nota fiscal de venda de um sítio negro o lugar dos negros no bairro lá concepciona hoje o bairro constitucional tango significa tambor lugar de dança e também movimentos de dança estava relacionado com os espaços em que os
povos negros da região do Rio da Prata se reunia mas é preciso entender que a língua dinâmica e as palavras são ressignificadas ao longo do tempo e para compreender Esta palavra tango precisamos compreender o contexto histórico os costumes funerários por exemplo dos povos Congo que era muito presente e forte em Buenos Aires e também em Montevidéu e para essas ocasiões os africanos tinham palavras muito específicas para celebração fúnebre são as palavras tanga e matanga perindo-se também a tambores danças vários estilos de movimento inclusive locais de celebração e o uso da palavra tango também passou a
se referir a bateria dança e alugar mas de acordo com Historiador de arte Robert ferry Thompson da Universidade de eu em seu livro tango de artes mais forte do tango é na verdade afro Argentina pura um desenvolvimento da dança o estilo Congo elaborado em grupo de dança negados que também existiam no Uruguai negro e que mais tarde no século 20 os clubes sociais negros continuaram a dança no estilo candomblé sendo que os principais passos do Candomblé foram inseridos na Milonga mas talvez o mais correto seria dizer que os elementos do Candomblé foram inseridos na rabanera
e que o resultado disso foi a Milonga ou seja uma grande mistura e este Caldeirão de influências ele foi materializado por dançarinos como o famoso el PIB Palermo a dança malandro ela tem suas raízes na tradição percussiva afro Argentina e as notáveis disputas de compositores negros conhecido como pajadores onde está aqui para o inigualável musgo e compositor negro argentino gabino e zeiza que foi o autor de mais de 500 canções tudo isso quando observados em conjunto revelam riqueza da influência africana na cena artística da Argentina e ainda de acordo com o historiador as raízes do
tango se cruzam com ritmo afro cubano mundialmente Popular que a rabanera como iniciantes e a rabanera ela era Originalmente um ritmo centro africano que significava literalmente chamado a dança ou em Bila a maquino Com o tempo ela se misturou com elementos ibéricos influências de Cuba e acabou desenvolvendo uma identidade própria e o músico William Hand a ouviu inova Orleans e tocou em Saint Louis e apelidou de o chamado do sangue a bandeira Então se espalhou globalmente de maneira surpreendente chegando à Argentina na década de 1850 a cadaneira invadiu os bares os botecos os bordéis de
Buenos Aires já na década de 60 do século 19 e foi reforçada posteriormente pela presença desses marinheiros cubanos que vieram para essa região e a popularidade dessa dança acabou gerando uma competição entre os dançarinos negros locais e os seus colegas também que não eram negros e a partir da prática dessa dança e das competições entre os bailarinos os trabalhadores negros isso Começou a provocar uma aceleração nos passos e também no ritmo da Bandeira e se tornou um novo ritmo Milonga Milonga é uma palavra essencialmente africana que significa discussão demanda ou questão Em que mundo mas
que por exemplo no Brasil principalmente na região do recôncavo baiano se tornou o mesmo que mistura das línguas africanas que mudam o mundo e que Congo os jovens dançarinos negros de Buenos Aires bem como brancos e mulatos que se inspiraram neles conseguiram realizar algo culturalmente surpreendente quando deram vida o primeiro movimento do tango conhecido como kanieng ou Kang esse estilo foi uma fusão de uma dança clássica da África Central que era caracterizada por manter os pés firmes no chão os quadris projetados um pouco para fora o tronco inclinado para frente e a expressão facial Serena
E além disso a sensualidade do rosto próximo e os braços envolvendo os parceiros durante os primeiros anos do tango no final do século XIX e início do século 20 jovens trabalhadores da Itália da Espanha e de outras da Europa inundaram as ruas de Buenos Aires isso marcou um momento significativo em que europeus também adotaram essa forma de dança o kainjang não se limitou ser apenas um passo mas sim uma maneira especial de dançar mantendo os elementos fundamentais como os cortes e as quebradas que ainda estão presentes no tango atual a própria palavra kaingue tem suas
raízes na África significa derreter pelo calor e um dos mais importantes precursores do Ritmo kanging foi o afro argentino o preto Leopoldo Thompson e também do pianista que afrodescendente também Horácio salgando existem pelo menos duas hipóteses sobre a origem do primeiro tango composto A primeira é de que o primeiro tango foi composto pelo negro Casimiro um liberto da família alcoólatra no ano de 1884 mas a outra hipótese que a primeira composição de tango é entre Rihanna que é do pianista Anselmo Rosendo que é o primeiro tango formalmente composto dando início do período que ficou conhecido
como pele a guarda e esta é hipótese mais aceita o pesquisador argentino Norberto Sírio em sua pesquisa a presença do negro em gravações de tango e gêneros afins Ele identificou pelo menos 40 compositores afro argentinos e juntos possuem quase mil composições publicadas e inéditas e não somente como instrumentistas de compositores ou dançarinos a temática Negra também aparece em inúmeras canções como macumba comba de Alberto castil ela africano de Hector negro de Astor piazzola o tango negro de Juan Carlos Cáceres e inúmeras outras que deixarei na descrição para que vocês possam procurar no YouTube e ouvi-las
um dançarino negro Chamado Carlos A zuad foi quem ensinou os primeiros giros e outros movimentos que se tornou mais conhecido bailarino de tango no mundo mas três grandes nomes negros do tango argentino fizeram história foram Henrique Maciel quem Maria Moura e Horácio salgan Henrique Maciel conhecido como ele negro Maciel foi uma figura significativa no mundo da composição e interpretação do tango ele escreveu cerca de 100 obras e ele também promoveu canômetro tenho no cenário profissional e Internacional compondo e tocando obras desse gênero com sua orquestra tango b e o outro Joaquim Maria Moura foi um
renomado compositor de tango que passou a maior parte de sua carreira viajando por países como Equador Colômbia Cuba e Panamá foi lá inclusive que ele faleceu ele autor de diversos tangos refinados a sua música deixou uma marca duradoura no mundo e o terceiro é o Horácio saudan um verdadeiro ícone do Tango e pertence a uma família de longa tradição E além disso tão Virtuoso compositor um arranjador um pianista e criou um repertório muito diverso e complexo e que muitas vezes se aproxima do jazz e da música clássica o tango é composição é música e também
a dança e como dança muitos dançarinos e dançarinas negras fizeram história Mas recentemente nos pés de YuYu Herrera e pacundo pousadas e para conhecer mais sobre a herança negra do tango Eu recomendo o livro do Historiador Robert Fear stompson of Love também recomendo a pesquisa do professor argentino Norberto cílio a presença do negro em gravações de tango e gêneros afins Além disso outras referências na descrição do vídeo para que você possa estudá-las é importante compreender que a origem negro africana do tango ela é reconhecida hoje inclusive institucionalmente pelo próprio governo a gente e também reconhecido
pela renomada instituição Museu Casa Carlos Gardel que é uma instituição que Celebra a vida e a carreira do renomado cantor de tango Carlos Gardel atualmente o tango Hoje é mais associado a artistas brancos mas não se pode negar a presença e a influência das raízes negras na sua história tudo tem história tudo é história povo negro tem muita história e eu vim aqui contar para você [Música]
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