[Música] Smile and learn. Olá. Olá.
Como vocês estão hoje? Tenho uma pergunta para vocês. Vocês gostam de comida?
Eu adoro. Os alimentos nos dão a energia de que precisamos para brincar, estudar, pensar e ser saudáveis. Acho que vocês já sabem que sem comida nem nós nem qualquer outro ser vivo poderia sobreviver.
Nós, seres vivos, obtemos energia dos alimentos que ingerimos. Alguns podem produzir seu próprio alimento, enquanto outros obtém energia alimentando-se de plantas ou outros animais. A maneira como a energia passa de um ser vivo para outro é chamada de cadeia alimentar ou cadeia trófica.
Vocês já ouviram falar das cadeias alimentares? Vamos dar uma olhada nelas agora, mas estou ficando com um pouco de fome. Então, primeiro vou dar uma mordida nas minhas costelinhas de cordeiro.
Hum, que delícia. Então, o que é uma cadeia alimentar ou cadeia trófica? É um processo que mostra como os seres vivos estão conectados pelo que comem.
Em outras palavras, mostra como as plantas e os animais dependem um dos outros para se alimentar. Eu faço parte de uma cadeia alimentar neste exato momento. Vamos ver como é a cadeia alimentar quando eu como as minhas costelinhas.
No primeiro nível temos a grama, uma planta que produz seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Em seguida, no segundo nível, temos o cordeiro, que se alimenta da grama. O último nível é formado por mim, que como a costela que obtemos do cordeiro.
Existem muitas cadeias alimentares. Vamos dar uma olhada em outro exemplo um pouco mais complexo. Imaginem uma linda flor.
Quando a flor precisa de energia, ela obtém do sol, da água e dos nutrientes do solo por meio da fotossíntese. Quando uma lagarta estiver com fome, ela se alimentará dessa flor. Mas aí um pássaro quer se alimentar e comerá essa lagarta.
Então o coiote aparece e pega o pássaro. Essa história tem um final triste, mas isso acontece com todos os seres vivos. Depois de uma vida longa e feliz, nosso coiote morre.
Mas não se preocupem, pois é aí que a história fica interessante. Agora é a vez das bactérias e dos fungos, que não vemos, mas que estão por toda parte. São eles que comerão o corpo do coyote.
Ao fazerem isso, eles transformam o coiote em nutrientes que as plantas podem usar para fazer seu próprio alimento. Incrível, não é mesmo? E assim a cadeia alimentar é reiniciada.
Como vocês podem ver, as cadeias alimentares têm níveis diferentes, que chamamos de níveis tróficos. Vamos descobri-los. As cadeias alimentares podem começar com uma planta ou produtor que é autotrófico, ou seja, produz seu próprio alimento.
No exemplo acima, a flor é o produtor. Mas como sabemos, nem todos os seres vivos podem produzir seu próprio alimento. Esse é o caso dos heterotróficos, que são aqueles que se alimentam de outros seres vivos.
Esses animais que se alimentam do produtor são chamados de consumidores primários. Nessa cadeia alimentar, a lagarta é o nosso consumidor primário. Em seguida, outro animal comerá esse consumidor primário.
Eles são chamados de consumidores secundários, como o pássaro desta cadeia alimentar. Os animais que se alimentam dos consumidores secundários são chamados de consumidores terciários, como é o caso do coiote em nosso exemplo. Por fim, os fungos e as bactérias que decompõem os consumidores terciários quando eles morrem são os decompositores.
Eles são essenciais porque fazem com que a cadeia alimentar volte a funcionar. Graças a eles, a cadeia recomeça. Lembrem-se de que todos os seres vivos precisam de energia para viver.
Uma cadeia alimentar nos ajuda a ver de onde os seres vivos obtém sua energia. Há diferentes níveis dentro das cadeias alimentares. Vamos ver se vocês conseguem colocá-los em ordem.
[Música] Terminaram? Vamos ver se vocês acertaram. Primeiro temos os produtores.
Os consumidores primários comem os produtores que serão comidos pelos consumidores secundários e em seguida os consumidores secundários serão comidos pelos consumidores terciários. E quem se encarrega de garantir que o ciclo comece novamente? Exatamente.
Os decompositores farão isso comendo os consumidores terciários. Uau! Como as cadeias alimentares são interessantes.
Hoje vimos alguns exemplos, mas lembrem-se de que há muitas cadeias alimentares em nosso planeta. Vamos vê-las no próximo episódio. Não percam.
Até [Música] logo. Oi, como vocês estão hoje? Estão com fome?
Eu estou um pouco. Mas aqui está meu lanche. Hum, que delícia.
Tenho certeza de que vocês se lembram de que os alimentos nos dão a energia da qual precisamos para brincar, estudar, pensar e ser saudáveis. Vocês já sabem que sem alimentos nem nós, nem qualquer outro ser vivo poderia sobreviver. Nós, seres vivos, obtemos energia dos alimentos que ingerimos.
O processo de como os seres vivos dependem um dos outros para se alimentar é chamado de cadeia alimentar ou cadeia trófica. Vocês se lembram? Podemos classificar as cadeias alimentares de acordo com os hábitats nos quais os seres vivos que acompõem obtém seus alimentos.
Vamos pensar em nosso planeta e em todos os hábitats que existem na Terra. Em quantos você consegue pensar? É isso mesmo, existem dois tipos de hábitates naturais: o terrestre e o [Música] aquático.
Os seres vivos desses hábitats formam cadeias alimentares. Portanto, dizemos que há dois tipos: as cadeias alimentares terrestres e as cadeias alimentares aquáticas. Cadeias alimentares terrestres.
[Música] As cadeias alimentares terrestres existem tanto na superfície da Terra quanto abaixo dela. Por exemplo, encontramos cadeias alimentares terrestres de deserto, floresta e savana. Você consegue pensar em algum outro hábitat terrestre?
Venham comigo em minha viagem que vamos ver um exemplo. As plantas obtém de que precisam através do sol, da água, do dióxido de carbono e dos nutrientes do solo. Uma lagarta como consumidor primário alimenta-se das folhas das plantas.
Hum, que delícia. Então a lagarta vai para debaixo da terra e de repente é comida por uma centopeia. Em seguida, uma toupeira come a centopeia.
Delicioso. Mais tarde, uma cobra faminta come a topira. E poucas horas depois, um falcão aparece e come a cobra.
Quando o Falcão morre, os decompositores se alimentam de seu corpo e o transformam em nutrientes para as plantas. Assim, essa cadeia alimentar terrestre começa novamente. O ciclo se reinicia.
Todos esses seres vivos obtém seu alimento em hábitates terrestres. Portanto, podemos dizer que essa é uma cadeia alimentar terrestre. Cadeias alimentares aquáticas.
As cadeias alimentares aquáticas são aquelas que ocorrem tanto dentro da água quanto ao redor dela. Elas são encontradas em rios, lagos, mares e oceanos, mas também em zonas costeiras. Os seres vivos que compõem as cadeias alimentares aquáticas obtém seu alimento de hábitat aquáticos.
Portanto, eles podem viver na água, como os peixes, por exemplo, mas também podem viver na terra, como os ursos, mas que se alimentam de seres vivos aquáticos. É por isso que dizemos que as cadeias alimentares aquáticas ocorrem tanto muito perto da água quanto dentro dela. Acompanhem-me até o mar para vermos um exemplo.
No mar podemos encontrar muitos organismos produtores, como estas algas, por exemplo. Como sabemos, as algas obtém energia através da fotossíntese, mas o os caracós também gostam delas. Agora uma enguia faminta nadando por aí se depara com o caracol e o come.
Mas então, um salmão entra em cena e come a enguia. É aqui que a história fica interessante. O salmão adulto vive em água salgada, mas põe seus ovos em água doce.
Portanto, nosso salmão sai do oceano e nada contra correnteza para pôr seus ovos em um rio. De repente, bum, um urso faminto quer jantar. Então ele se aproxima do rio em busca de peixes e tem a sorte de encontrar um salmão para se alimentar.
Como você pode ver, embora o urso viva na Terra, trata-se de uma cadeia alimentar aquática, pois os seres vivos que a compõem obtém seu alimento da [Música] água. Lembrem-se de que classificamos as cadeias alimentares de acordo com os hábitats onde os seres vivos nelas presentes obtémos alimentos. Se um deles obtém seu alimento de um hábito aquático, a cadeia é classificada como aquática.
Vocês sabem me dizer se essas cadeias alimentares são terrestres ou aquáticas? Terrestre ou [Música] aquática? Terrestre.
Porque os seres vivos que acompõem obtém seu alimento de hábitat terrestres. Vamos para a próxima. Terrestre ou [Música] aquática?
Aquática. Porque os seres vivos que acompõem obtém seu alimento de hábitats aquáticos. Muito bem.
Vamos ver a última. Terrestre ou [Música] aquática? Aquática.
Por embora o urso viva em um hábitat terrestre, ele e os outros seres vivos que compõem essa cadeia obtém seu alimento de hábitat aquáticos. [Música] Excelente, vocês se saíram muito bem. Uau, como são interessantes as cadeias alimentares.
Neste vídeo vimos uma maneira de classificá-las, mas ainda há muito mais a aprender. Vejo vocês no próximo episódio. Até [Música] logo.
Olá, meninos e meninas, como estão? Imaginem a seguinte situação. Vocês estão com muita fome depois de um longo dia na escola.
Ao chegarem a casa, vem que seu pai está na cozinha preparando alguma coisa. Vocês perguntam a ele: "Pai, o que tem para o jantar? O que vocês pensariam se ele dissesse matéria morta"?
Ai, minha nossa. Acredite ou não, os alimentos que comemos não estão muito longe de matéria morta ou até mesmo de fezes. É sobre isso que vamos falar hoje.
Mas primeiro, vocês se lembram o que é uma cadeia alimentar? Uma cadeia alimentar é um processo que mostra como os seres vivos estão conectados pelo que comem. [Música] Aprendemos a classificar as cadeias alimentares aquáticas e terrestres e são assim como estas.
Mas vocês sabiam que existe outra maneira de classificar as cadeias alimentares? Vamos descobri-las agora. Cadeias alimentares verdes.
Já vimos muitas cadeias alimentares verdes, também chamadas de cadeias alimentares de pastejo. O primeiro elo é um produtor que, lembrem-se, está vivo e geralmente produz próprio alimento por meio da fotossíntese. É daí que vem o nome cadeia alimentar verde, pois eles estão vivos.
E, portanto, esses produtores geralmente são verdes, como a grama ou qualquer outra planta. cadeias alimentares marrons. Por outro lado, as cadeias alimentares marrons, também chamadas de cadeias alimentares de detritos, não começam com plantas vivas, elas começam com, vocês adivinharam, coisas mortas.
Eca! Como isso é possível? Bem, vocês já sabem que todos os seres vivos morrem, por exemplo, as plantas.
Muitas plantas nunca são comidas enquanto estão vivas. Elas têm uma vida longa e feliz e depois morrem deixando restos. Vocês já fizeram uma caminhada no parque no outono?
Se olharem para o chão, verão muitos restos de plantas mortas, folhas, galhos e até raízes. Chamamos esses restos de detritos ou matéria morta e eles formam o primeiro elo da cadeia alimentar marrom. Aqui vemos como uma minhoca faminta come essa deliciosa matéria morta.
Depois, uma galinha come a pobre minhoca e mais tarde o ser humano come a galinha. Uau! Estão vendo?
Não estamos muito longe de coisas mortas nas cadeias alimentares [Música] marrons. As cadeias alimentares marrons são extremamente importantes para sustentar os ecossistemas da Terra. Na verdade, 90% das cadeias alimentares da Terra são marrons.
Incrível, não é? Vocês sabiam que quando uma baleia morre e afunda no oceano, ela cria cadeias alimentares que podem existir por meses e até anos? Tudo isso se deve aos detritos deixados pela baleia morta.
O que acontece é o seguinte: A baleia tem uma vida longa e feliz que depois morre. O corpo da baleia é transformado em detritos com a ajuda de bactérias e fungos presentes na água. Em seguida, outros seres vivos, como os caranguejos, comem os detritos.
Depois, um peixe come um dos caranguejos, um polvo come o peixe e um tubarão come o povo. Mais tarde, o tubarão morre, afunda no oceano e, com a ajuda dessas bactérias e fungos tão simpáticos, transformam-se em, vocês adivinharam, em detritos. Uma refeição deliciosa para um caranguejo faminto.
E assim a cadeia alimentar marrom começa novamente. Incrível, não é mesmo? Lembrem-se de que as cadeias alimentares verdes começam com plantas vivas e as cadeias alimentares marrons começam com matéria morta, sejam restos de plantas, restos de animais ou até mesmo fees.
Verde ou marrom. [Música] Marrom, porque começa com detritos de plantas. Matéria morta.
Vamos para a próxima. Verde ou marrom? [Música] verde, porque começa com grama, um produtor que está vivo.
Vamos para a última. Verde ou marrom? marrom, porque começa pelos detritos ou restos da baleia.
Entendem o que quero dizer? A maioria das cadeias alimentares é marrom. Excelente.
Vocês se saíram muito bem. Portanto, mesmo que vocês não tenham vontade de comer matéria morta no jantar, os animais que comemos ou os animais que eles comeram antes, na verdade, se alimentaram dela. Uau!
As cadeias alimentares não são incríveis? Agora sabemos que há muitas maneiras de classificá-las. Bom apetite.
Até a próxima. [Música] Quantas coisas aprendemos em um único vídeo? Você sabia que tem muito mais?
Imagine tudo que você pode aprender. Inscreva-se no canal educativo da Smile and Learn para aprender brincando e se divertindo.