[Música] pessoal sejam muito bem-vindos a mais um episódio do debite esse aqui é um episódio extremamente especial a gente vai bater um papo com o dog e quem é o dog né Tipo eu falei Vamos bater um papo especial com o dog o dog Ele trabalha na área de games dentro do YouTube Então vai falar por exemplo sobre algoritmo nesse Episódio a gente vai ter a voz do YouTube falando sobre algoritmo ver se um negócio bem especial e por ser um vídeo especial temos um patrocínio especial estamos com patrocínio da EB a escola Britânica de
artes criativas e tecnologia ela oferece vários cursos na área de marketing por exemplo tem aí marketing digital gerenciamento de redes sociais copywriting tem o curso aí de marketing do zero ao pro que esse inclusive é oferecido com garantia de emprego Então vale muito a pena para mais informações confira o link na descrição ou o QR Code na tela e além disso usem o nosso cupom de desconto que é debite ebac para R 200 de desconto vamos nessa que o papo foi Fantástico vocês vão ver bom galera temos uma presença muito especial como vocês já viram
pela introdução aqui o dog é um cara com quem eu venho conversando e que gerencia o meu canal no YouTube já há bastante tempo se eu bem me lembro faz uns 4 anos que a gente começou a trabalhar junto estive com ele em alguns eventos ele sempre tem uns insights bem legais para mim em relação ao meu canal e também ao momento do YouTube E aí o que eu vou pedir pro Dog é para ele se apresentar E aí em relação à sua apresentação por favor fala quem é você qual que é o seu background
um pouquinho no que você puder O que que você faz dentro do YouTube e fala aí coisas que você gosta em relação à tecnologia ou games entretenimento enfim só pro pessoal entender melhor quem é você porque você tá representando o YouTube aqui é muito difícil as pessoas terem um contato com o YouTube então enfim dog apresent se por favor Com certeza é obrigado pela entd VEP Davi É uma honra estar aqui com vocês no debate é um espaço muito bacana pra gente discutir as coisas aqui eu sou o dog eu sou gerente de parcerias aqui
no YouTube sou majoritariamente responsável pela vertical de game então é com quem eu trabalho por isso que eu trabalho bastante com Edu por isso que a gente desenvolve bastante coisa um gerente de parcerias né acho que a gente pode definir como o nome diz eu gerenciam as parcerias que o YouTube Tem eh localmente aqui no Brasil então eu trabalho com criadores eu ajudo eles a desenvolverem o conteúdo dentro da plataforma e também ajuda a desenvolver a vertical de games especificamente no YouTube aqui no Brasil como todo curiosidades aí sobre mim acho que é interessante né
meu meu meu histórico eu tô dentro do Google do YouTube há quase 10 anos eu comecei a minha carreira aqui em 2014 no estagiário eh foi foi a minha primeira experiência na verdade é minha segunda experiência profissional eu sou né de formação e apesar disso não tem nada a ver eu sou engenheiro aeronáutico de profissão eu estudei trabalhei um pouco com a aviação um tempo e aí depois vim PR pro pro Google pro YouTube eu passei 5 anos na área de vendas aqui do Google e depois eu eu comecei como gerente de parcerias em 2020
no YouTube aí eu acho que e eu sou acho que aqui assim como todo mundo aqui dentro um apaixonado pela indústria de games games sempre fez parte da minha história eu gosto mais ali de rpgs acho que do lado muito principalmente do do do offline eu sou um péssimo Player para jogar online acho que a gente pode até falar depois um pouco mais disso eh gosto muito da parte analítica também das coisas acho que é isso que o o Edu trouxe aqui eu gosto sempre de pegar o conteúdo e também olhar nos números e mesclar
as coisas e dali a gente tirar ideias tirar insights tirar n para onde o para que caminho o conteúdo precisa seguir e É uma honra tá aqui acho que vai ser um papo bem bacana hoje obrigado pela introdução apresentação algo que eu gosto muito no nosso trabalho junto é o que você mencionou de estatística mesmo né de olhar os números por trás do vídeo eu vejo muito vídeo como algo de humanas mas tem muit atas por trás então a gente faz muita análise de Analytics né de estatísticas e e cheguem alguns valores que são interessantes
que a gente pode até discutir mais para frente aqui mas uma pergunta que eu vou te fazer logo de cara que é é o que todo mundo gostaria de perguntar pro YouTube que que é o tal do algoritmo o algoritmo né e todo mundo fala sobre né ah o algoritmo não tá entregando o algoritmo ele é uma entidade onipresente né onisciente ali dentro da da plataforma e eu escuto diariamente isso também com todos os criadores e com com as pessoas que eu trabalho definir assim o que algoritmo bem básico né se eu for no nível
mais básico possível é um sistema de recomendação algoritmo do YouTube ele é basicamente um sistema que entende para quem ele vai recomendar o qu né como isso funciona eh nos mínimos detalhes a plataforma não divide obviamente para não ocorrer uma gamificação do próprio sistema né se a gente dividisse exatamente todos os parâmetros dentro do algoritmo seria muito simples para alguém eh modificar ali dentro né trabalhar e fazer com que o conteúdo fosse recomendado artificialmente isso ia prejudicar demais a experiência do usuário então a gente não faz isso né então e de fato a gente não
divide o detalhe mas o que eu gosto muito de fazer o paralelo né do do que que é o o o algoritmo é pensar que a principal função do algoritmo de recomendação do YouTube é seguir pessoas é buscar audiência pros seus conteúdos né conteúdo seu do debate de todos os criadores E então e antes da gente né Acho que como criadores ou quem tá desenvolvendo conteúdo no YouTube pensar Ah o algoritmo o algoritmo não tá entregando eu não tô conseguindo ter um resultado dentro da plataforma é pensar que o algoritmo tá seguindo seres humanos tá
seguindo pessoas comportamento humano e daí a gente começar a entender de fato o que que pode estar acontecendo para o meu vídeo não tá performando ele não tá entregando ele não tá atingindo o resultado que você queria só que isso é difícil é uma coisa muito difícil porque comportamento humano é um negócio muito difícil ainda mais e numa quantidade de muitas pessoas né quando a gente pega um grupo muito grande de pessoas Então isso é um dos trabalhos que a gente faz com os criadores né de tentar entender por trás dos números O que que
tem funcionado e o que que não tem dado certo a gente consegue identificar isso através da Inteligência que o YouTube e providencia pros criadores tem muita coisa que também vem da experiência do Criador sobre como ele vai criar um determinado conteúdo para um determinado público então o o foco né que eu diria assim e colocar esforços muito mais do que você controla criador do que necessariamente no algoritmo que vai est ali a um sistema que tá atrás do comportamento humano que é isso que é o mais importante da gente entender e usar as ferramentas do
YouTube para isso então s para resumir né e acho que essa é é a visão que eu tento trazer mais simples pros criadores e onde deveria estar o foco porque é isso né o sistema de recomendação ele ele tá ali ele tá sempre evoluindo Mas você não vai controlar esse sistema né O que você vai est entregando é muito o seu conteúdo para uma audiência para um comportamento eu queria fazer um uma observação aqui aí é uma observação minha não necessariamente reflete o que você Dog Pensa ou o que o o YouTube pensa mas eu
vejo o algoritmo assim quase um sistema de Mat então ele vai tentar entregar pra pessoa certa o vídeo certo ele não acerta sempre mas ele tenta fazer o melhor para entregar pro usuário um conteúdo que ele queira assistir e uma coisa que é legal lembrar também é que em primeiro o YouTube vai distribuir o vídeo para um grupinho que vai funcionar como uma amostra E se o vídeo performar bem com aquele grupinho aí se expande o tamanho do grupo e vê como que o vídeo foi continua indo bem Vai ampliando cada vez mais o círculo
de distribuição o vídeo não foi bem então o YouTube simplesmente vai diminuir a distribuição daquele conteúdo e às vezes ele vai testar grupinhos diferentes até encontrar alguém que goste daquele conteúdo isso é um comportamento que eu vejo que tem vídeo que eu publico e rapidamente ele stagna e fica por si só estagnado e às vezes acontece de um vídeo eu publicar ele distribui vai bem estabiliza e daqui a pouco aquele vídeo começa a distribuir de novo porque o YouTube de repente descobriu através do algoritmo um novo grupo de pessoas interessadas naquele conteúdo Mas no fim
das contas eu como criador busco produzir vídeos com a melhor qualidade possível tendo em mente que nem todo mundo é obrigado a gostar do meu conteúdo nem todo mundo vai est interessado em tudo que eu menciono e o ideal como criador Principalmente quando você tá começando agora é se fazer um canal que tem o potencial enorme de todo vídeo agradar o número máximo de pessoas dentro do seu nicho eu vou deixar o VEP agora fazer a próxima perguntinha para você Doug não eu queria falar um pouco do minha com o DG mas depois a gente
vai conversar sobre lives no YouTube que eu acho que é a grande questão que eu tô trabalhando com ele mas só para manter no algoritmo que eu sei que muita gente ainda tá interessada eu não sei se você pode revelar isso mas o algoritmo funciona meio como uma bola de neve assim se o momento do canal tá ruim ele vai meio que entregar menos ou ele realmente vai que nem o Edu sempre individualmente tentar achar pessoas que consomem outros conteúdos parecidos talvez não do mesmo Creator e o que dentro dis ISO dá para falar e
também quais são as métricas mais importantes hoje em dia assim sabe que número de inscritos não não serve tanto né mas ainda é legal ter Eu acho que só para meio que finalizar o algoritmo já entrar nessa de de métricas específicas assim que que vale a pena observar eu acho perfeito sua pergunta excelente é uma pergunta que eu recebo de muitos criadores também eh o sistema de recomendação ele vai ser baseado a vídeo a vídeo tá é não é no assim como você citou né o canal tá indo mal a gente o sistema por exemplo
você postou um vídeo hoje e ele não performou tão bem o seu próximo vídeo com certeza vai ser não vai ser entregue porque o sistema vai recompensar o vídeo anterior não se seu outro vídeo tiver uma audiência em potencial significativa ele vai ser entregue então é muito baseado no nível do conteúdo porque um conteúdo por exemplo vou pegar aqui se o canal o seu exemplo do seu canal tá u à vontade pode falar o que quiser do meu canal é Jogo Aberto então Ótimo vou falar as verdades não é do seu canal a gente tem
lá por exemplo a série de Gameplay e os vídeos mais trabalhados de ensaios né Pode ser que vão ter pessoas que vão ter mais e interesse no gameplay do que ensaio pode ter que seja os dois Enfim pode ser que num determinado ensaio mais pessoas tenham muito mais interesse do que um determinado Gameplay então é muito do nível do vídeo e não há uma compensação e eu gosto de frisar bastante isso porque muito criador acaba ficando com medo de testar coisas novas no canal medo de testar novos conteúdos porque acredita que a plataforma vai penalizar
ele caso um conteúdo não vá tão bem né Eh então não se arriscar com algum conteúdo diferente você Testar algo novo é muito sadio pro seu canal é muito sadio pro pra sua audiência também porque você pode descobrir um um conteúdo que você te agrada né que você consegue criar de uma maneira melhor queo o público também v a reagir bem um ponto só que eu gosto gostaria de trazer é o que pode acontecer né em alguns casos mais extremos é se a gente tem um canal que a performance dele pra audiência tá indo há
muito mal H muito tempo né então os vídeos começam a performar muito mal o criador não faz uma não tenta entender o que tá acontecendo ele tenta insistir e isso continua acontecendo acontecendo Lembrando que eu falei né o algoritmo segue audiência né comportamento humano as pessoas vão naturalmente né começar a perder o interesse ali porque aquele e canal não tá trazendo um conteúdo que agrada como um todo e isso é natural aí ele ter uma queda mas não é simplesmente porque o sistema tá compensando é muito que eu não tenho uma audiência mais potencial como
eu tinha antes tá aí eu acho que o Edu e o Davi podem comentar também você acha que o isso acaba gerando obviamente se o canal não tá indo bem pelo pela experiência que eu vejo com muita gente isso gera uma ansiedade do Creator né E aí ele vai tentar coisas novas Ou vai tentar aquela primeira coisa que deu super certo aí também não deu certo aí eu não eu queria saber até de vocês Talvez o Davi também de que ele também quer fazer outra pergunta como vamos dizer assim como telespectador como o viewer vocês
acham que mentalmente isso também afeta assim aquele canal tá indo mal Será que eu tô gostando desse conteúdo não sei eu acho que é importante a analisar como que as pessoas consomem o YouTube Sabe por que que alguns canais vão bem que não alguns formatos não dão mais certo o Edu mesmo é um cara que testa muita coisa e não sei eu acho que seria interessante do ponto de vista do vier Talvez é eu ia até complementar VEP em cima dessa sua pergunta pro Dog relacionando um pouquinho de novo o assunto do algoritmo sobre o
seguinte o algoritmo ele evolui ao longo do tempo porque eu imagino também que ele acompanha um pouco já que ele é um reflexo do comportamento humano essas tendências de conteúdos que hoje em dia tô fazendo sucesso mas que antes não faziam tanto e pode ser que amanhã deixem de fazer nesse sentido se o algoritmo ele é um reflexo do comportamento do público do YouTube esse algoritmo ele também vai evoluindo em relação aos tipos de conteúdo que funcionam hoje mas talvez não vão funcionar amanhã assim uma questão de evolução no sistema de recomendação isso é sempre
né a gente tem um time gigantesco de engenharia que desenvolve trabalha diariamente para melhorar todos os sinais e ter o melhor sistema de recomendação possível pro usuário final o quanto assim de um conteúdo funcional ou não depende ele vai funcionar para quem né ele vai ser entregue para quem d audiência então existem tendências existem sim né vamos supor há 5 anos atrás Talvez os vídeos de curta duração não seria uma tendência tão grande quanto é hoje então de Fato né a gente tem uma entrega se eu tenho mais audiência potencial e tenho mais gente criando
e mais gente interessada nisso eu vou entregar pro que o usuário quer mas não necessariamente porque eu tô simplesmente acompanhando uma tendência é muito sobre o que que as pessoas estão consumindo naquele momento e então sim evolui constantemente muito como um sistema mesmo né como se fosse qualquer produto né a gente tá sempre tentando se adaptar e evoluindo para que ele tenha sinais que eu entregue né pro Davi melhor conteúdo pro VEP melhor conteúdo pro Edu melhor conteúdo a gente tenta customizar o o máximo possível e que às vezes pode ser para mim vai ser
uma tendência que tá todo mundo assistindo e talvez pro VEP vai ser um conteúdo extremamente nichado de um canal muito pequeno mais que ele tem interesse sim eu queria só voltar no que o VEP mencionou na questão até de saúde mental de como criador você vê o seu conteúdo performando pior e e como lidar com isso então eu vou falar do meu lado como alguém que tá com 13 anos e me de plataforma obviamente que quando um vídeo Não performa bem isso mexe comigo hoje em dia mexe menos do que mexia antes porque eu acho
que hoje em dia eu tenho uma experiência maior uma compreensão melhor de como que o YouTube funciona e como a distribuição de conteúdo funciona por aí vai recentemente eu fiz uma série de hellblade ceuas Sacrifice jogão e não performou muito bem e eu tô em paz com isso mas claro que é frustrante ou gerar um conteúdo que não performa tão bem só que eu preciso lembrar que hoje em dia o YouTube tá mais saturado em específico com série de Gameplay é difícil você se diferenciar é algo muito commoditized de Gameplay é diferente de um vídeo
meu de ensaio de uma análise de um especial de consoles que são produções de Alto conteúdo e que mesmo que esteja presente em outro canal a apresentação vai ser completamente diferente porque a minha opinião a minha visão de uma plataforma é diferente da de outras pessoas série de Gameplay Gameplay no geral é tudo muito parecido que acho que as pessoas T que levar em mente além da saturação da plataforma que nem Eu mencionei para determinados conteúdos é que os interesses do público eles mudam série de Gameplay H bem aá 7 anos e hoje em dia
não vai também e isso não é culpa do YouTube ou culpa do público Isso é uma consequência do consumo das pessoas e a distribuição do algoritmo vai seguir o que as pessoas estão consumindo não é o YouTube querendo prejudicar canais de Gameplay por isso que Gameplay eh em série não não vai mais tão bem então como criador é uma questão da gente entender o momento e eu acho que o momento atual é bem propício inclusive para testar formatos novos desde que sejam Produções bem entregues o meu canal em inglês mesmo tem vídeo com mais de
400.000 views tem vídeo que tá chegando a 300.000 views tem vídeo com 70.000 views tem vídeo com 1000 views Então acho que isso mostra o quanto que o YouTube Tem sido capaz de através do algoritmo encontrar os públicos para cada conteúdo e é a questão de a cada vídeo que você publica você tentar analisar a situação e e criar motivação de produzir o conteúdo melhor possível que você possa enfim é interessante que você mencionou sobre seu canal em inglês é do rapidão porque além de você ter todos esses resultados já né apesar do canal ser
relativamente novo recente você tem 5.000 inscritos apenas né então seria até interessante também acho que o VEP até levantou essa bola há um um pouquinho de tempo atrás da conversa sobre a importância que hoje em dia Doug eh o o algoritmo d ou dentro do sistema de recomendação do do YouTube é trazido a quantidade de inscritos do canal versus a frequência de vídeos que esse canal entrega com qualidade que geram tipo assim um número de views Acima da Média como que hoje em dia isso é é trabalhado pelo sistema de recomendação do YouTube na tua
percepção vou respondendo primeiro a sua pergunta David depois eu quero comentar uma coisa sobre o que o Edu tava citando tá respond sua pergunta muito rápido e o sistema de recomendação não prioriza uma métrica ou outra são centenas de sinais que ele considera tá não não necessariamente só daquele canal em específico ou daquele vídeo também depende do usuário que tá assistindo e então o eu estar ou não inscrito n um canal é um dos sinais não é à toa que se você entrar na sua home vai ter vários conteúdos de canais que você não é
inscrito né lá dentro e e mas também vão ter dos seus canais são inscritos e tem seu feed de inscritos ali para te auxiliar e a descobrir os canais que se você se inscreveu Imagino que você tem um interesse maior é um sinal facilita algumas coisas para certos conteúdos por exemplo e para lives né é mais fácil da pessoa descobrir ali no Feed de inscritos porque quando você tá ao vivo você vai tá aparecendo ao vivo ali no feed da aquela pessoa mas não há uma métrica né assim então eu já recebi as perguntas de
muitos criadores Ah qual é a principal métrica do depende depende do do que você quer olhar mas pr pra recomendação são é é é horrível que eu vou falar aqui mas são todas né são é é o todo do vídeo cada métrica vai responder alguma coisa do que a gente quer entendeu Acho que a gente pode até falar um pouco mais disso depois assim aprofundado mas e não há um peso maior e sobre o que o Edu comentou aqui de Saúde Mental é um ponto muito importante a gente como plataforma YouTube se preocupa e bastante
com isso é algo que a gente leva em consideração seja nas nossas eh iniciativas com criadores né como no papel de gerente de parcerias ou como uma plataforma como um todo no em como nós distribuímos os dados né como que a gente apresenta as coisas a gente e minimizar o máximo a o a ansiedade ou o impacto na saúde mental que vai ter de todos os criadores porque o trabalho de criação de conteúdo ele é um trabalho difícil eu acho que é acho que é importante a gente citar Isso é para quem Para aqueles que
gostam apaixonados muito gratificante mas ele é um trabalho complexo porque a gente tá mexendo muito com a criatividade né E E você tem eh inúmeras etapas né pra gente construir um conteúdo de qualidade hoje e um ponto interessante né queo falou sobre às vezes um conteúdos né de saturação né da gente ter de conteúdo de fato a gente tem é mais pessoas criando conteúdo isso não só no YouTube isso é em todas as plataformas do mundo como um todo né Eh a gente hoje é muito mais simples né eu fazer conteúdo você pensar na época
do cinema que para você no início do começo do cinema né ali no começo do século XX para você criar um filme era um investimento massivo que você ia ter is você ia distribuir em outros locais hoje com o celular você pode ser um criador em tempo integral só com um telefone celular e conseguir gravar e distribuir isso cria muito mais gente criando conteúdo só que o tempo das pessoas é finito né e acho que um outro ponto para adicionar é muito sobre qual os temas que você aborda como criador de conteúdo vou dar um
exemplo Brasil né Nós amantes de futebol se você é um canal que vai falar de futebol o seu a sua audiência potencial dentro do mercado brasileiro vai ser muito significativo né você vai ter muita gente que Possivelmente possa consumir o conteúdo do seu canal Em contrapartida se você for um canal de golf que é um esporte muito menos praticado no Brasil né você vai ter uma audiência muito menor e um potencial muito menor do que um criador de futebol pode acontecer de um criador de golf ter um sucesso e alcançado Claro sim mas a o
potencial que ele tem de pessoas interessadas no assunto em um é menor do que o outro aí você vai me dizer ah então todo mundo né é o ideal é você fazer o tópico mais é abrangente possível depende porque as é às vezes é melhor você ser o a referência naquele nicho que por isso que quando a gente fala de inscritos a gente pode ter às vezes um canal que tem uma longevidade um canal às vezes lá 100.000 inscritos uma longevidade muito significativa às vezes até maior do que um canal de 1 Milhão pelo tópico
que ele tá falando pelo o nicho que ele tá observando Porque apesar do futebol ter mais audiência ele também vai ter mais gente construindo conteúdo ali dentro você vai ter mais competitividade então eu acho que esse é um é um balanço que às vezes pro criador não é algo que ele pensa na hora mas se você se afastando ali e pensando é de ter dessas expectativas né então é nas decisões do que você vai criar e não tem certo errado aqui acho que é muito sobre a estratégia que você quer desenvolver na plataforma Eu acho
que o algoritmo Na verdade ele tornou o jogo mais justo né Eu acho que o jogo tipo assim justamente os inscritos acabam importando mesmo eu não sei quando Houve essa mudança de eh de você ir na tua caixa de inscrição lá e o algoritmo começou e claro todas as plataformas querem te manter o máximo possível na na na própria plataforma mas eu acho que o YouTube Faz isso muito bem nas recomendações de conteúdo ah aliás um um feedback que o Doug já deu pra gente o debite é que questão de views para inscritos tava meio
as pessoas tinham que se inscrever até agora você vê o Edu sempre fala se inscreva no canal galera porque faz diferença que nem ele falou é uma das Ferramentas do algoritmo para para entregar esse conteúdo para vocês e também para vocês possam compartilhar com outros mas é que até aquela questão da Bola de Neve Eu acho que o algoritmo tira um pouco essa pressão Porque se os vídeos são avaliados individualmente e você não tá procurando necessariamente no canal do cara você tem sempre uma chance de fazer um vídeo que vai vai bem que vai chamar
atenção pro teu canal isso aconteceu com a gente nos cortes a gente tem um corte com mais de 100.000 views aqui que falando de outra Plata forma que foi super bem então eu acho que eu acho que é um momento bem interessante pro YouTube e você falou de tendências Dag eu queria falar sobre um um negócio muito vamos dizer que tá muito na cabeça de muita gente que são lives no YouTube né também justamente algoritmo no passado Será que afeta meu algoritmo postar vídeo isso é um eu falo com quem começou lá atrás também eh
que é um grande medo de todo mundo e por isso que nunca necessariamente levaram o YouTube tão a sério em outras fases como uma plataforma eh e um pouquinho de contexto também meu trabalho com Doug eh justamente ele ele tem as contas dele ele tem um tempo limitado mas ele se disponibilizou a ter uma Call com todo mundo que eu agenci para tirar dúvidas especificamente sobre live com Rash é um é um um canal que ele que ele se interessou a gente foi lá ele também fe Grand tox com outras agências né eram de outras
plataformas que queriam começar a streamar ou vir pro pro YouTube e ele falou da experiência a gente também tem um um episódio com ele aqui sobre isso vale a pena streamar no YouTube hoje Doug o que que que que o que o YouTube tem para oferecer obviamente não tô falando de contrato Mas qual que é a visão do Futuro para essa vertical né como dizem e completando fazer lives vai prejudicar o meu canal que só tem vídeos F isso que eu falei do algoritmo por isso que eu falei do algoritmo sim é não que eu
prejudicar mas sim é uma pergunta constante é é o que eu recebo de de muitos criadores também e não vou fazer do meu canal vai e derrubar meu canal enfim antes de eu acho que ir pra Live que é um assunto que me toca muito porque é é eu eu vejo que a gente tem muita oportunidade dentro do do YouTube para crescer com formato eu só queria acho que dividir aqui um ponto que a a né Eu trabalho com alguns criadores em específico mas também a gente tem um papel de comunidade né de tá presente
e falar com a vertical como um todo obviamente que eu a Manuel Pires Bruno pinto que são meus pares aqui dentro que a gente nós três que cuidamos aqui da vertical de game somos três pessoas e são milhares de Criadores de de game eu tô falando aqui só de game especificamente não tô nem entrando no todo do YouTube eh nem sempre a gente vai conseguir né falar com todo mundo nós tentamos eu acho que agradeço de novo a oportunidade de estar aqui porque tá no debate é um jeito da gente eh distribuir expandir mais conhecimento
que é parte do nosso papel né como gerente de parceria mas também esse trabalho por exemplo com com outros profissionais da Indústria como VEP que tem esse contato com outros criadores e ajuda a gente a se conectar com mais gente então é algo que a gente faz com bastante frequência a gente tem Eu particularmente gosto bastante de fazer isso porque e editar aqui é um um desses motivos né acho que um desses objetivos que é de humanizar um pouco o YouTube de trazer pras pessoas que tem pessoas aqui dentro né Não é só o algoritmo
não é só um sistema que está ali por trás controlando tudo não tem pessoas aqui dentro olhando trabalhando para entregar o melhor para criadores pras marcas e principalmente pro usuário né então acho que é é um ponto legal de dividir assim porque também é meu papel É também um papel do gerente de parceras aqui como um líder da vertical né como alguém que tá desenvolvendo dentro da plataforma sobre lives né aí entrar acho que é um tópico da vez o YouTube é uma plataforma voltada para lives também então uma das coisas que a gente mais
trabalha no you youtube é uma plataforma de múltiplos né a gente é uma plataforma de multic conteúdo Então nós não somos uma plataforma só de conteúdo de game ou conteúdo só de beleza ou só de viagem não dentro do YouTube você vai encontrar conteúdos diversos né multi eh formato que é isso né dentro do mesmo canal a gente pode trabalhar conteúdo ao vivo os shorts o o os vídeos longos né o típico vídeo editado dentro do mesmo canal e a gente pode distribuir a gente tem alcance para isso e o que a gente fala também
que ele também é muito dispositivo é uma coisa muito interessante do YouTube YouTube é a nossa presença né tanto em computadores né pessoas assistindo YouTube pelo desktop notebook tablet celular né Principalmente e televisão que é um dispositivo que a gente tem entrado cada vez mais e que a gente vê sendo utilizado mais pelo público brasileiro para consumir conteúdo eu gosto de falar tudo isso porque e Existe lugar dentro do YouTube para tudo isso para formato para conteúdo para o onde a pessoa vai assistir qual o momento sobre lives né especificamente é E aí falando de
game e é aqui É sim um lugar para você fazer lives os criadores têm sucesso conseguem ter sucesso com lives aqui dentro a gente teve recentemente né um bom significativo com as lives de futebol por exemplo Né desde a Copa 2020 2022 a gente teve pistão dentro de game a gente tem vários criadores que trabalham também com com formato e não não prejudica o seu canal quando você faz lives dentro do seu conteúdo né O que que é importante eu trazer isso não existe um formato que você coloca dentro do seu canal e a plataforma
vai né penalizar você por isso não muito pelo contrário se é um formato que te atende e que vai atender o seu público eu vou só um detalhe a isso é não ele vai funcionar o que que eu gosto de frisar é Live é um formato de conteúdo diferente de vídeo que é formato de conteúdo diferente de shorts são coisas diferentes Então pensa como se fosse uma caixa de ferramentas você tem um alicate um um martelo e uma chave de fenda cada um ser para alguma coisa a Live ela tem um propósito específico Então dentro
do seu canal ela precisa ter um propósito específico ela precisa tá alinhada com o que você quer desenvolver né e você simplesmente Ah eu vou fazer uma live Porque sim e o que que pode acontecer né imagina por exemplo que você é um criador vamos supor você é um criador que possa diariamente vídeos de 8 minutos na média tô pegando um exemplo aqui e de repente você abre uma live de 3 horas o seu público vai entender o que você tá tentando fazer você preparou eles você avisou você né o que que vai ser essa
Live você nunca stream antes né você nunca trouxe esse conteúdo na Live você engajou com o público porque é isso né o conteúdo ao vivo é para você ter essa interação quase que um a um ali e quando você faz uma live como se estivesse fazendo seus vídeos longos ou outros formatos realmente não vai bater então o que a gente vê às vezes é o formato de Live não funcionando para um determinado canal por vezes por uma falta de preparo do Criador ou de uma de tá dentro de uma estratégia maior do canal e a
audiência não conseguindo entender o que o que ele queria alcançar com aquilo né não não não conectando com a audiência e aí lembrando algoritmo segue audiência Então a gente tem uma recomendação menor daquela Live e assim por diante mas não significa de novo que a gente vai né Eh Ah agora beleza ele fez uma live vamos compensar agora com todos os outros não é o que também pode acontecer é isso imagina por exemplo que você começou então a fazer várias lives e você não conseguiu trabalhar bem essas lives se seu público entender que esse é
o tipo de formato que você quer e não tá se conectando com aquele formato e você continua insistindo lembrando do meu exemplo anterior Pode sim aí descarar uma série de eventos mas sempre lembrando o algoritmo ele vai seguir a audiência tá então se querem quiserem fazer Live façam Live eh funciona a gente tem evoluído muito dentro da plataforma com formato e eu acredito bastante assim e e acho que é é um um momento que o YouTube Tem se desenvolvido cada vez mais dentro do formato eu queria completar isso aí complementar eh e até dando um
histórico meu porque a minha primeira Live eu fiz na justin.tv a Twitch não existia ainda acusou idade legal aí adjusting PTV que depois andou em paralelo com a Twitch e virou a Twitch eventualmente né e eu fiz lives eh muito no YouTube 2013 por aí 14 eu lembro de fazer aí eu fiz muitas lives na azubu porque eu tinha contrato fechado com azubu fiz lives na mixer fiz lives na Twitch Mas eu sempre volto pro YouTube no fim das contas para fazer Live no próprio YouTube eu fiz muita Live já fiquei um tempo sem fazer
sem animação nenhuma para fazer Live inclusive o debite ele surge num momento em que eu não tinha vontade nenhuma de fazer Live e isso tá retornando eu acho que o momento é bem oportuno e é um mix de coincidência com a oportunidade que eu tô vendo de fazer Live agora mas eu voltei com as lives Tô voltando de pouquinho em pouquinho e acho que agora é o melhor momento para fazer Live justamente porque o dog não vai poder falar isso mas eu posso justamente porque a Twitch tá em decadência e muita gente tá vindo da
Twitch para o YouTube tanto de Criadores quanto em termos de público Então acho que é um momento muito oportuno também porque a gente tem mais facilidade de uma boa conexão de internet para fazer uma live com mais qualidade a gente já tem aí computadores né placas de vídeo com encoders melhores pra gente poder enviar o sinal Então eu acho que agora o momento ele é bem oportuno não só pelo público e os criadores estarem interessados em live mas que a gente tem uma infraestrutura mais bem preparada para isso no momento de gravação desse Episódio Eu
agendei uma live porque o Mario Maker que eu Putz eu cobri muito Mario Maker no canal em live jogo maravilhoso essa versão aqui que é a versão de wiiu ela vai ter os seus servidores fechados eu falei meu eu preciso fazer uma live de despedida porque eu devo ter dezenas de lives desse jogo no canal da época que ele foi lançado em 2015 eu tenho que fazer uma live de despedida que eu fui e agendei e acho que hoje em dia a gente precisa lembrar também que existe toda uma facilidade de você transformar conteúdo de
live em cortes em shorts são formatos atuais que não existiam há 5 10 anos atrás e isso também viabiliza de você começar uma live troca uma ideia com o público aquilo viram vira vários cortes trecho engraçado de Gameplay pode virar shorts e você tem múltiplos formatos sendo retirados de uma live enfim essa é a minha visão no momento e pode ser que criador ou quem quer fazer não curta fazer Live E aí assim eu acho que é é e tudo bem Tá tudo bem Entendeu então você não precisa fazer todos os formatos Porque estão disponíveis
dentro da plataforma Live é uma coisa muito específica né você tem essa interação ele é um formato ele é ao vivo né não tem uma edição ali dentro então se é importante é que nem o Edu falou tava eu tô no momento agora de querer fazer perfeito é unir último é um agradável ali dentro quando você não tá no momento você não gosta por mais que que você se esforce como criador sempre transparece isso dentro do conteúdo mesmo que de uma maneira inconsciente o público vai entender Ele vai ver então é diferente quando você tá
quasa naquela paixão ali que você tá fazendo e e e tando afim para caramba de fazer aquilo então é isso acho que é só um ponto assim que todos os conteúdos na plataforma n os formatos são bem-vindos e mas não há uma obrigação de você fazer todos né você tem tem que est dentro do que você quer fazer na plataforma até porque é difícil fazer Live é diferente fazer Live é outro preparo Mental é outro tipo de conteúdo tem gente que que é melhor num ambiente controlado entendeu Tipo se o debite fosse ao vivo como
até inicialmente a gente considerou fazer ele seria outro programa até porque a gente tem as inserções visuais tem umas coisas diferentes e e o e ele fica um conteúdo que a gente se orgulha que tá eu encaro como um pacotinho de informação entretenimento mais redondinho sabe e e a questão da Live também que o Edu já até falou aqui de Às vezes você não tá bem mentalmente aí os números não tão como você esperava aí você achou que queria jogar aquele jogo aí agora você tá preso aquilo né porque você abriu uma live fez um
aviso você percebe em meia hora que você não tava muito a fim é difícil você simplesmente fechar né então é um compromisso é diferente e uma falta de controle maior só que para os que eu trabalho que que faziam na Twitch também eles TM um movimento muito grande de Live no YouTube até para buscar alternativas eu acho que eles sempre tiveram esse medo de afetar o canal e agora Considerando o momento e não tendo muitas outras plataformas também alternativas assim Conheço quase todo mundo que eu trabalho no mínimo tá tentando fazer um multistream tá tentando
ver o que dá aí eles testam se é no canal principal se é num canal secundário Que tipo de conteúdo que eu aciono e como que eu faço o aviso e e é um momento muito interessante e curioso nesse sentido e eu acho que vai crescer cada vez mais e imagino que algumas ferramentas estão por vista Imagino que você não pode falar nada agora no momento nem nem prometendo não tô prometendo nada nem que a gente sabe estou falando que eu acho que o YouTube tá tá identificando esse movimento né e e querendo capitalizar em
cima disso cara mas é mas vale a pena gente eu acho que se você quer realmente fazer Live vem pro YouTube um pouco e uma outra coisa que o Edu falou tem muita gente que alimenta o próprio ecossistema de todos os canais com Live assim a gente falou do Adolfo aqui ele streama isso o canal do YouTube dele é tudo gerado em live O tiktok o tudo é vendo de Live então muita gente acha que a fiz Live aquele conteúdo apareceu Então para que que eu vou gastar tempo com isso mas se você consegue implementar
um sistema ele ele é bem legal eu queria dar uma dica para quem considera fazer Live no YouTube fica com receio Putz depois que a Live virar um vod como que isso vai ser visto uma boa prática Na minha opinião é você começar essa Live direto falando tá alguma coisa não ficar uma tela de introdução muito longa porque aí assim que isso for processado e virar se transformar de uma Live para um vídeo aquele vídeo começa rapidamente e assim que possível você entrar no editor do YouTube e cortar o começo PR quando a Live de
fato começa que quando aquele conteúdo virou voder e passou um dia deu tempo do YouTube processar a edição a pessoa clicou na Live aquilo tem cara de vídeo a pessoa sabe que é ao vivo mas não tem uma tela de espera com uma música rolando E aí você vendo se a Live tá fluindo direitinho que aquilo tá direto ao ponto mas uma prática que você pode ter também é o seguinte você fez sei lá uma série de gameplays ao vivo você Zerou o jogo mas você não tá a fim de deixar aquilo público você pode
deixar o primeiro episódio público o restante não listado organizou aquilo numa playlist para quem quer assistir aquele conteúdo tá disponível mas você não fica com peso na consciência de que aquilo ficou estranho no canal eu não acho necessário fazer isso eu já fiz isso com alguns conteúdos e me arrependo Eu preferiria hoje em dia ter deixado tudo público mas é uma possibilidade também ou você pode deixar para membros né o Rash mesmo que que a gente vem trabalhando com DG tem algumas lives alguns vods que ele deixa para memb só para ter um conteúdo extra
né que eu acho que Inclusive a gente pode falar depois sobre monetização mas acho que você queria fazer uma pergunta né dav eu preciso dar uma observação muito importante em relação ao que você falou antes de deixar o o dog ou o Davi falar que é o seguinte para você monetizar vários games no YouTube Você só pode monetizar aquele conteúdo seria disponibilizado gratuitamente então se você deixa um conteúdo de Gameplay com esse paywall de ser membro isso pode se tornar um problema então eu não veria problema da pessoa publicar para membro e um dia depois
publicar para todo mundo mas deixar aquilo num P Wall tipo o clube de canais pode ser um problema pela forma como as publishers permitem a monetização de conteúdo de games no YouTube o VEP mencionou em um dado momento aí é canais oficiais e canais secundários né Tem muita gente por exemplo que faz podcast no YouTube que tem o canal principal e tem o canal de cortes né pela tua experiência dog e pelo que você analisa né do do ponto de vista estatístico acompanhando os canais que você acompanha que Talvez tenham também essa característica Como que
você enxerga isso hoje E como que você recomenda ou se existe algum tipo de recomendação em relação à necessidade do criador de ter múltiplos canais ou melhor ele só colocar tudo dentro de um canal só e separar por múltiplas playlists sobre múltiplos canais acho que tem que pensar duas coisas a primeira é se a audiência é diferente então um exemplo né também no caso do Ed po Pode falar exatamente o que a gente conversou esses dias a respeito de múltiplos canais é esses dias a gente estava conversando eu e Edu a gente tava discutindo um
pouco sobre se fazia sentido ou não eh ter um canal por exemplo pros pros vídeos mais elaborados dele né especificamente né ou um canal para gameplays dividir ali pelos assuntos e quando a gente olhava ali por trás dos números né para tentar tirar algum Insight a gente percebia que era o o o o público que consumia tanto os vídeos de ensaio dele como da audiência eram públicos que faziam parte do canal do do Edu já então eram pessoas que já estavam ali dentro daquele meio né ele tem um altíssimo número de de inscritos no canal
então dividir isso poderia fragmentar a audiência que é algo que você como criador nunca quer e e gerar mais trabalho né você tem que e crescer um canal do zero gerenciar um outro canal isso é muito mais complexo né então acho que a recomendação Inicial seria assim é muito diferente o conteúdo que você vai fazer por exemplo você teve e o o debite aqui poderia viver dentro do canal do Edu um exemplo poderia tá lá dentro como um uma playlist mas faz sentido talvez não porque os tópicos o que a gente traz e o formato
é muito diferente o público é interessado vai ser muito diferente então é melhor talvez segmentar até para não poluir e não prejudicar e a audiência que tá interess que não vai est interessada no debate n vai est interessada nos outros conteúdos o segundo ponto que eu traria que é um pouco que aí menos pessoas acabam pensando mas que é é interessante Principalmente quando a gente fala de e canais que são repositórios de conteúdo né Por exemplo canais de cortes ou clips Às vezes pode ser mais interessante você separar Por uma questão de volume de publicações
porque clips né às vezes por exemplo vamos supor a gente faz aqui hum não é o caso de vocês pelo que eu acompanho do canal mas a gente Às vezes tem canais Sei lá o típico canal de Podcast que tem uma live diária ali dentro ele no mesmo dia ele já pega todos os clipes e postam oito clipes de uma vez no mesmo dia isso para pro pro conteúdo longo que não é o clipe dele Pode ser que polua um pouco pro para aquela audiência que tá consumindo aquele conteúdo Então pode ficar um pouco confuso
aquele volume imenso de publicações ali dentro e às vezes a pessoa do clipe de novo audiências diferentes ela só quer ver aquele trecho tem uma uma tamb Neil diferente né Tem um título diferente do que uma live Ou aquele vídeo longo Então acho que são essas duas considerações mas é dá para fazer tudo junto também desde que ah não não é tanto não são tantos vídeos ou mesmo assunto então acho melhor você manter no mesmo minimizar o seu trabalho de gerenciar múltiplos canais eu acho que é válido lembrar que o YouTube manda até três notificações
a cada 24 horas por canal então se você vai mandar muito vídeo não só vale a pena ter o canal de cortes para um podcast que vai lançar oito vídeos de cortes mas também que assim você não quer lá um travar o outro né uma notificação travar a outra e daqui a pouco você precisa de uma notificação disponível para um episódio especial mas ela foi gasta com um corte e isso é legal a galera que faz série de Gameplay tem em mente vou falar uma coisa aqui polêmica Agora faça um exercício entre no Analytics lá
do seu canal e olhe lá fonte de tráfego e veja quanto que notificações representa do seu canal Uhum é é baixo normalmente não normalmente não vai ser mais do que 5% das suas views Ou no máximo estourando 10% porque é é um ponto que o criador vê muito né ah notificação Às vezes a gente tem notificou não foi PR B negóci quando a gente fazia em 2014 o YouTube não entregou na box e era só tipo inscrições Não era nem algoritmo era ele é importante claro que é acho que a consideração que o trouxe sim
falando 5% 5% pode ser muitos views dependendo do tamanho do seu canal mas mas ele não é o mais importante então assim é só esse parênteses assim porque é algo muito comum assim dos criadores de trazer sobre as notificações tá porque ela Depende de vários fatores né el não só depende da plataforma mas depende do usuário dentro do dispositivo dele se ele tá notificando nem sempre a pessoa vai assistir pelo celular a gente tem outros dispositivos enfim não é que talvez isso seja mais relevante para mim porque o meu canal tem um número de inscrições
muito grande para mim a a notificação e faz bastante di eu Até recentemente fiz um experimento de mandar um vídeo sem notificação e eu achei que o lançamento dele acabou bem prejudicado por isso mais do que eu gostaria mas era um experimento e o meu canal em inglês não não faz a menor diferença porque aquele canal vive de recomendação não de notificação PR lives também é muito relevante porque aí você quer na Live sim de fato você quer o máximo de número de pessoas possíveis naquela naquele momento tá então são comentário em relação a cortes
eu mesmo estou fazendo um canal de cortes justamente para alimentar com o meu conteúdo de lives não Gameplay eu penso só em corts recortes meus falando de plataforma de algum jogo enfim coisas relevantes que daí eu acho que faz sentido estar separado H até pelo volume de publicações que nem você falou eu ia falar porque eu acho que é bom a gente clarificar por que que a gente não tem um um canal de cortes né porque às vezes as pessoas comentam ah a gente tem umas sinalizações né a gente bota geralmente a cara do edô
naine do episódio principal em preto e branco ou cinza né e tem um episodio Zinho eu acho que a gente Justamente esse trabalho que dá de crescer um canal e fazer todo um né direcionar pro principal por exemplo esse clipe que a gente falou que pegou 100.000 pessoas com certeza ele direcionou para Episódios completos e e coisas assim então eu acho que a grande razão que a gente fez isso é para funilar eu prefiro funilar coisas do que e ficar administrando três quatro braços diferentes assim é muito canal eh todo mundo às vezes até pergunto
né se a gente começa um canal nichado ou não começando no YouTube ou um canal secundário e eu acho que você clarificar que depende do público né porque eu já o Edu falou pra gente abrir a gente teve essa conversa quando eu comecei a trabalhar com o Edu foi mais ou menos onde ele começou a fazer esses vídeos ensaios e justamente tivemos uma Call com você onde o Edu tava tentado a criar um segundo canal e a gente também chegou a surgir questão que talvez é o melhor eh eh conteúdo que você já gerou claro
que depende da fase e tal mas assim é mais Premium é melhor tá na melhor plataforma né e o Edu tava com essa dúvida de novo agora para ver se se ajuda a performar ou não né os outros vídeos mas eu acho que é um insite bem interessante né éa mais o canal gigante com Edu quase 10 milhões de inscritos tem um ecossistem Zinho lá vamos manter isso né fechadinho lá então eu só queria realmente clarificar aí sobre o debate porque a gente recebe bastante comentário Por que não tem canal de cor eu acho que
esse projeto Pequeno desse que a gente não faz episódio Todo dia eu acho que essa é a diferença se a gente tivesse que nem né o potp o pessoal pessoal do Flow também que faz E aí a gente ia ter um canal separado porque o volume de cortes esse gigante a gente tem em média quatro ou cinco por semana às vezes menos e como alimenta né os episódios principais eu acho que faz total sentido pra gente ser desse jeito outro conteúdo que a gente produz também no no debate e coloca além dos episódios completos e
dos cortes são os shorts né e a gente coloca também alguns short de momentos importantes dos episódios que apontam pro Episódio completo e tudo mais a gente tem essa estratégia também e aí a gente queria eu queria saber de ti dog como é que tá a tua visão hoje em relação aos shorts e também em relação a a essas esses aparentes testes que T acontecido dentro da interface do YouTube de colocação dos shorts em Pontos diferentes da da janela de navegação eu pelo menos tenho notado que os shorts tem Aparecido mais ali na parte de
recomendações no mobile também às vezes quando eu abro o meu aplicativo aparece primeiro o do que um vídeo como é que vocês têm observado isso internamente se isso tem sido discutido se são testes que o YouTube tá fazendo ou não e tal como é que tá hoje o panorama do YouTube na tua visão obviamente sobre shorts é o nosso formato mais recente né foi o mais o mais novo aí dentro dos formatos que a gente trouxe ele é um formato diferente né ele tem o seu próprio feed ele tem o seu próprio sistema porque o
comportamento do usuário é bem diferente né então ele é muito mais centrado no dispositivo móvel apesar de não ser o único mas é é um principal ele tem um feed próprio é é um tipo de conteúdo com um um potencial viral muito maior né do que o dos vídeos mais longos porque o quanto que o usuário vai né investir de tempo para descobrir aquele conteúdo é muito menor do que se ele tivesse vendo os vídeos longos ali os vídeos os típicos vídeos longos que a gente tem na plataforma esses testes e eles acontecem não só
com shorts a gente o YouTube né tenta e a gente sempre tá testando coisas novas né Tem sempre modificando para tentar trazer a melhor experiência pro pro usuário eu e individualmente né não participo desse tipo de testes né não é da minha alçada aí como gerente de parcerias mas a gente acaba acompanhando e tem os testes que a gente faz com os próprios criadores também né dentro do do do do próprio formato dele testar e o formato de shorts né ele tem uma por ter essa característica viral muito significativa é muito comum não é sempre
mas é muito comum a gente ver que o shorts trazendo eh pessoas novas para um canal né Você tá se mostrando para mais pessoas tá se sendo expandido para muito mais pessoas eh e ele é um formato diferente a a a o processo criativo dele é muito diferente do do do víde logo de uma live né Eh então a gente tem aí uma nova geração de Criadores que nascem com shorts também o que é muito interessante porque eh o Outro ponto que é muito relevante dele a barreira de entrada para se produzir ele né que
estava no começo ali do papo é um celular basicamente né pra maioria das vezes mas o que a gente vê é que isso vai é um formato que veio vai ficar a gente vai continuar e ele hoje já se integra muito com com com a plataforma E aí a um ponto que eu queria trazer muito assim Você tocou nosso no acho que é muito relevante a gente trazer e foi algo que eu também recebi de muito criadores né ah agora o o YouTube ou conteúdo como um todo ele é basicamente só conteúdos curtos né se
eu não investir em conteúdos curtos ou fazer shorts fazer conteúdos de menos de 60 segundos eu vou ser prejudicado vou tá de fora e aí eu acho que o que eu queria trazer Nessa fala né que a gente trouxe muito eu ouvi de muitos criadores assim na indústria como um todo é um cuidado para se tomar quando a gente eh simplifica demais o público né quando a gente coloca todo mundo da mesma Caixa quando a gente pega ali e coloca eh isso pode ser muito prejudicial porque aquilo que a gente falou né o comportamento humano
é muito difícil da gente compreender às vezes e as pessoas são muito diferentes cada um tem seus gostos cada um tem suas diferenças Então o que a gente vê na verdade é sim tem uma tendência e um crescimento e uma difusão na indústria de vídeos curtos né Isso é um fato não não tem como a gente falar que não é algo que veio e e que tá dentro da da nossa sociedade é um consumo já feito e produzido né a gente tem todo o ecossistema por trás mas não é o único tipo de conteúdo que
existe né não é a a a única maneira e e até um exemplo assim uma das coisas que a gente vê com alguns dos meus criadores ali que eu trabalho mais próximos é criadores indo até para conteúdos mais longos né já que tem um acesso pela televisão né Pensa na TV né Você vai assistir você gente tá no sofá você vai dedicar um tempo maior ali dentro você quer ver algo um pouco mais eh duradouro ali S tem criador que antes fazia vídeos de 15 16 17 minutos indo para 30 35 minutos eh eh e
conseguindo ter sucesso com esses conteúdos então assim eh só para né finalizar essa parte de de de shorts ele ele é um formato assim como Live é ferramenta ela tem um objetivo né tem você tem que pensar Qual objetivo que você vai ter se você for fazer por exemplo no seu canal acho que esse é o principal ponto bom eu tô no no YouTube já 13 anos e meio acho que eu fui um dos primeiros a me profissionalizar no no Brasil e algo que incrível né O YouTube é uma plataforma de cerca de 20 anos
já e ainda existe resistência com a profissão criador de conteúdo então eu sei que a gente tem alguns números para apresentar sobre eh criação de conteúdo no no Brasil o envolvimento do YouTube nisso é é enorme Doug você consegue passar pra gente alguns dados aí sobre a economia criativa o YouTube né como eu disse 20 anos a gente tem o nosso programa de parcerias né que é quando o criador o típico né monetizar o conteúdo né da gente ter uma receita com aquele conteúdo né e tornar ise ecosistema viável acho que é importante a gente
citar que o YouTube como plataforma sozinha não seria nada né então a gente tem um tripé muito significativo que é o criador né é quem começa com tudo isso né é quem traz o conteúdo é quem desenvolve a gente tem o usuário a audiência né que é quem tá consumindo esse conteúdo que tá ali assistindo e os as marcas né Aos anunciantes que utiliza como uma ferramenta para publicidade para divulgação e um trabalho ali dentro da plataforma e faz esse ecossistema eh girar e esse ecossistema é muito grande né Eh só no Brasil e esse
é um a gente tem um Já faz alguns anos um estudo com a Oxford economics o nome do estudo é o relatório de impacto econômico né onde a gente n junto com a Oxford determina o quanto que esse ecossistema por trás do YouTube né e aqui eu não tô falando só dos criadores eu tô falando de todo mundo que trabalha para fazer que esse ecossistema exista né então é o editor thumb Maker designer né agente comercial de relações públicas enfim a infinidade de de carreiras dentro só em 2022 todo esse ecosistema no Brasil gerou 140.000
empregos né Eh foi a conclusão que que o estudo chegou e um impacto no nosso PIB né no produto interno bruto do Brasil do ano 4.5 bilhões de reais né em 2022 então é muito significativo às vezes Assim eh a gente vê né o os números né assim o que que é 1 milhão de views o que que é 1 milhão de de seguidores coloca isso num num estádio né em estádios de futebol ou relativiza isso assim então 140.000 empregos é é um impacto muito significativo é uma realidade e eu acho que acho que fazendo
um um gancho aqui com outro tópico é muito importante dizer que dentro da economia criativa e também dentro do recorte de game a essa você né que tá assistindo a gente tem e vontade de trabalhar com criação de conteúdo vontade de trabalhar com game vontade de dessa indústria existem muito mais opções do que ou eu só ser um pro Player ou eu só ser um desenvolvedor ou eu ser um um criador influenciador ali dentro né Tem eh várias coisas ali né Tem a minha profissão por exemplo do trabalho dentro das plataformas uma professa por exemp
VEP de tá né auxiliando mais de um de um de um criador ali dentro a ter sucesso na carreira dele então a gente tem eh inúmeras possibilidades que vão muito além do que a gente vê na tela às vezes né do que que a a gente V acontecer ali dentro eu ia tocar exatamente nesse ponto assim eu eu por ser professor universitário eu lido muito com jovens né de 18 19 20 anos e que tem cada vez mais buscado eh profissões relacionadas à economia criativa né a economia da criação de conteúdo e é muito engraçado
que eu tenho notado um pouco essa essa esse interesse também evoluir para aquele jovem que antigamente só pensava em ser youtuber ou em ser criador de conteúdo ou no caso ser tiktok ser instagrammer e hoje já tem muita gente com quem eu lido na faculdade que pensa em ser designer de thumbnail que pensa em trabalhar com produção audiovisual para dar suporte Ah esses canais Então eu tenho muito aluno hoje em dia que o sonho não é mais ser youtuber necessariamente mas é ter uma produtora de vídeo e através dessa produtora de vídeo agenciar YouTubers né
dar apoio digamos assim né dar estrutura para que eles possam e crescer e aí eu pergunto para você também Dog isso tem sido também um reflexo da percepção do do do YouTube das pesquisas que vocês têm feito sobre economia criativa no Brasil é excelente ponto você inclusive vou trazer vou puxar óbvio né sardinha minha pro meu lado aqui para dentro de game que eu vi essa transformação acontecer aqui dentro da plataforma durante a pandemia durante a pandemia né a gente teve um um salto incrível aí no consumo de game não só no conteúdo mas também
os próprios jogos em si né Mais Gente em casa enfim o único meio ali da gente interagir pelos games mesmo isso troue uma movima a Econômica dentro de game do mercado de criação de conteúdo muito significativa então nessa época a gente começou a ver e primeiro um marcas né os anunciantes olhando para game com um outro olhar né isso marcas que não trabalham com game Mas vendo a audiência e falando Nossa isso tem valor eu preciso estar aqui presente né que foi um desafio de Ah é valiosa a audiência de game é significativa ela ela
tem tamanho né tem é enorme né Não só no Brasil no mundo eh e também de profissionais da gente ver empresas surgindo só para exemplificar aqui um um um efeito que a gente viu durante a pandemia que isso se solidificou dentro do cenário de esportes por exemplo aqui no Brasil a gente começou a ver o o surgimento de grandes marcas de Fato né então Eh vou por exemplo o as grandes organizações de de free Fire né que foi um apps que a gente teve dentro do YouTube na época né E então você pegar lá aud
de fluxo losos grandes esse tipo de estrutura sei lá 5 7 anos atrás não existia dentro né com profissionalismo com a entrega que todos esses grupos têm né esse Impacto que tem então a gente vê isso Crescer crescer muito e eu acredito vai continuar ainda tá eh com mais profissionalismo com até um efeito interessante até criadores agora virando empreendedores né que é outro assunto muito interessante da gente ver assim criadores investindo em empresas criadores criando suas próprias empresas empregando outras pessoas e fazendo essa economia girar né Acho que essa é a a magia do negócio
ali né isso que tem acontecido eu acho que é muito mágico pelo menos pessoalmente para mim ver esse crescimento ver esse desenvolvimento no YouTube porque eu comecei no YouTube em 2011 cara eu tinha 25 anos estava desempregado já tava me sentindo tem gente que tem essa sensação de né o tempo tá passando e as pessoas parando com meus amigos estavam já ganhando dinheiro já bem estabelecido profissionalmente e eu consumia assim como Edu conteúdo de cod e dos gringos e tal e foi cara foi um tiro pro alto muito grande assim Foi simplesmente eu nunca tinha
falado publicamente sabe não tinha não sab me expressar direito e ele realmente mudou minha vida assim todo o caminho desde lá por mais que eu parei de fazer vídeo sei lá em 2013 14 tudo que se desenrolou e claro conhecendo o Edu na época que o Edu É sempre bom falar isso a referência que ele foi e ele Como foi o maior da época ele sempre teve disposto a trazer outros com ele eu me lembro que o vídeo dele que ele falou de Network ele falou você vai conseguir pagar um jantar para tua você e
tua namorada que for entendeu então vê o desenvolvimento disso de você conseguir pagar o jantar se você for um dos exclusivos né porque T na machina masa super exclusivo para ver ele gerando 4 bilhões e meio de reais para Economia em questão de um ano e emprega todo mundo aqui o Davi além de de profor Universitário e trabalhando aqui com a gente também faz ele faz shorts né ele tem um emprego fixo eu recebo bastante gente que quer trabalhar com comigo também como e ag gente eu agradeço isso todo que me manda mensagem mesmo mas
eu também recebo muita gente que quer ah você tem um estágio aí você tem alguma vaga para trabalhar contigo gostei de como você pensou nisso sabe eu tô saindo da faculdade e isso foi meio que crescendo sabe e se desenrolando e virou um ecossistema muito grande muito legal onde muitas pessoas puderam ter uma carreira onde eu não eu não tenho nenuma ideia o que eu estaria fazendo no momento se eu não tivesse lançado aquele meu primeiro comentário de Gameplay em setembro de 2011 eu penso muito nisso no trajeto cara porque eu sentia que minha vida
não tava indo para lugar legal sabe os pensamentos não eram bons eu eu acho que o Edu também teve uma pouca gente que eu conheço teve uma mudança tão grande de vida com o Edu quando conhecer o Edu você tinha um trabalho fixo ainda né Eu me lembro que você a gente meu papo com o Edu inicialmente foi porque eu tinha morado no Canadá ele também queria ir ele tava trabalhando né Ah sim eu era an lista de tesouraria numa Trader de commodities agrícolas e eu comecei o canal porque eu assistia o pessoal que fazia
vídeo de Call of Duty lá em 2009 2010 porque eu queria entender como podia jogar o jogo melhor início eu descubro o cenário de games do YouTube crio o meu canal como Hobby então eu chegava em casa do trabalho 7 7:30 da noite jogava das 8 até mei me30 comecei a gravar partida as melhores eu transformava em vídeo editava de madrugada deixava o vídeo renderizando de madrugada no dia seguinte de manhã eu punho o vídeo para upar para na hora do almoço Talvez o vídeo ter upado e eu liberava no horário de almoço o o
vídeo lá da empresa então assim é uma loucura ver o o ponto em que eu cheguei assim como profissional e o ponto em que a indústria tá também em que o que quando eu comecei era assim a gente nem imaginava que que ia tá como tá agora então para para finalizar uma pergunta aí Dog que que você faz como gerente de contas porque a gente mencionou o termo algumas vezes eu até falei que você é o meu gerente de contas Mas que que que você faz essa é uma pergunta que eu eu tento responder às
vezes PR PR minha mãe pro meu pai assim né eles TM eles têm essa dúvida assim quando eu trabalhava em vendas era pior ainda não conseguia eh explicar né como gerente né aqui dentro e e do do do trabalho que a gente faz eu posso dividir aí em duas grandes Partes Tá a primeira eu trabalho com um grupo de Criadores eh esse grupo né a gente é uma definição é um uma escolha do YouTube uma escolha estratégica da plataforma dentro de quem são esses criadores de como que a gente trabalha com eles buscando um desenvolvimento
desses criadores então é algo que tem que ser benéfico para ele né porque eu sou um um não deixa de ser um investimento da plataforma né Eu eu tenho um salário e tudo mais enfim e isso isso é um é um um investimento que a plataforma faz dentro desse grupo de Criadores normalmente que tem um papel estratégico muito significativo na plataforma e não é só tamanho né então ah eu já recebi muitas perguntas pô para eu ter um gerente eu preciso ter x milhões de views não é é uma série de fatores vai depender do
momento é uma escolha da plataforma aí é uma escolha eh do YouTube né de como quem que vai est trabalhando com o gerente que nem sempre todo criador vai se beneficiar às vezes do do do meu do meu trabalho né Eh e com esse grupo o que que eu faço além de suportar quando ah teve né um problema um bug que como toda tecnologia a plataforma também tá suscetível a isso É principalmente pensar em como continuar evoluindo conteúdo desse criador e isso de diversas maneiras né Eh isso pode desde né fazer uma análise de conteúdo
entendeu o que tá dando certo ou não ver uma tendência eh trazer recomendações pro criador como às vezes até para criadores mais inexperientes ou mais jovens né até at um trabalho meio de entre aspas Coach ali assim quase como Coach quântico Não esse não Coach tbo é um Coach tbic ali dentro não é seria Coach mas quase de e porque às vezes é muito sozinha a profissão dependendo né do Criador ele não tem um colega de trabalho às vezes para pô tá legal isso daqui não tá que caminho você acha que eu devo seguir e
as du dúvidas né ansiedade que os criadores têm Então a gente tem todo esse papel de est ali e e acompanhar o desenvolvimento desse criador a gente quer que ele tenha o máximo de sucesso possível né o YouTube só tem sucesso se o criador tem sucesso Isso é uma parte do do nosso trabalho como gerente de parcerias tá a outra parte aí é o ecossistema é a gente olhar como um todo né ter um entendimento de como que no meu caso por exemplo Como que tá a vertical de Gaming dentro do YouTube né O que
que a gente precisa desenvolver no mercado né O que que a gente precisa trazer de informação de educação treinamento né O que que tem eh Quais são as principais eh dificuldades demandas dos criadores né Eu gosto de falar que se fosse para que quando eu tô falando pela primeira vez com criador assim eu falo eu sou a voz do YouTube para você né Eu tô aqui representando a plataforma nessa interação com você criador mas também sou a sua voz aqui na plataforma também né a gente também pega a voz dos criadores nós como gen de
parceiras que estamos no dia a dia ali dentro e reverbera o que tá sendo eh percebido ah falado as dificuldades o que tá sendo legal o que não tá pro todo da plataforma pros outros times que não estão aqui à frente mas que tão trabalhando no meio né Eh então acho que tem esse trabalho duplo ali e a gente tá sempre com alguma coisa nova para fazer desenvolver e para mim acho que o mais gratificante é ver quando o criador tá evoluindo quando ele tá descobrindo uma coisa nova quando ele tá testando um conteúdo novo
Enfim acho que esse é um resumo aí do que a gente faz no dia a dia e você tem acesso a um botão do algoritmo que você aperta e com certeza isso é o tempo todo esse vídeo por exemplo vai ter 30 bilhões de vius na brincadeira vai ter cortar isso já tô vendo a gente não a gente já tem o título do episódio entrevistamos a voz do YouTube É isso aí mas eu acho que é isso né a gente queria agradecer novamente o DG eu queria reiterar o quanto ele se disponib Isa eh para
trabalhar comigo e um pessoal ele não precisar fazer isso e é o famoso que nem já disse crer a vertical ele Como funcionário tem um impacto muito grande aqui no YouTube Brasil eu queria agradecer a disponibilidade desse tempo eu eu preciso falar antes não que o dog é muito agradável trabalhar com ele e eu tive vários gerentes de de conta eu gostei de trabalhar com absolutamente todos os gerentes e o que é muito legal é que toda vez que eu tive um gerente diferente eram pessoas com visões de indústria muito particulares então algumas pessoas mais
de humanas outras mais de exatas e isso é é legal porque eu acho que como criador eu vou ampliando a minha visão de plataforma e eu tô sempre estudando também não só através do Dog mas também através de eh leituras que eu faço sobre o YouTube vídeos que eu assisto de outros criadores enfim a gente tem que sempre tentar ampliar o nosso conhecimento aí da plataforma E no fim das contas o importante é um conteúdo de qualidade que mantém a pessoa curiosa para assistir o o que você disponibiliza mas Dog obrigado foi muito bom bater
esse papo contigo não eu Eu que agradeço demais a oportunidade eh admiro bastante o trabalho que vocês têm feito com debate eu acho que vocês levam muita informação pra nossa comunidade para todo mundo que busca aí e ingressar nesse meio ou tem curiosidade de entender acho que espero que tenha sido útil aí estamos aqui o time do YouTube está aqui nós estamos aqui trabalhando e a gente quer e só o melhor pra comunidade seja de game de todas e dentro da plataforma show valeu valeu Obrigado galera Vocês ouviram é importante se inscrever no canal então
inscrevam-se aqui no canal Obrigado aos que acompanharam o episódio Espero que ele tenha sido bem esclarecedor que vocês tenham aprendido bastante coisa e se faltou alguma coisa avisem aí nos comentários que a gente leva em consideração pro próximo papo que a gente tiver seja com alguém do YouTube coisas que eu mesmo puder responder obviamente que eu respondo obrigado pela atenção de todos deem uma moral aí pra ebac que patrocinou esse vídeo vai ter link na descrição e QR Code na tela fórum nosso cupom de desconto que é Deb ebac Tamo junto galera Obrigadão obrigado gente
rapidinho compartilhe com seus amigos Creators quem tem interesse nesse mundo é sempre importante eu acho que esse é um a gente quer que vire uma cartilha para quem tem dúvidas no YouTube obrigado gente at semana que [Música] vem