E aí E aí E aí [Música] E aí e esse quadro é conhecido de quase todos os brasileiros ele foi pintado pelo artista paraibano Pedro Américo 66 anos depois do famoso Sete de Setembro de 1822 data que costumamos celebrar a independência do Brasil é o grito do Ipiranga no ocorreu exatamente da forma como Pedro Américo o representou e esses homens estavam montados em Muros E Não em cavalos pois eles vinham dos Santos e tinham acabado de subir a íngreme serra do mar Oi e a guarda de honra vestia trajes de gala [Música] e embora pintura
não corresponde exatamente ao cenário do evento ela passou para o Imaginário dos brasileiros como o marco daquela ruptura [Música] e essa se operação só se completaria no ano seguinte a partir do dia dois de julho de 1823 com a Vitória dos brasileiros contra o exército português no conflito conhecido como guerra da independência na Bahia é e por isso aqui em Salvador a independência do Brasil é comemorada nesta data a quase dois séculos e E aí [Música] E aí em Salvador foi a primeira capital do Brasil E durante os dois primeiros séculos da história Colonial Capitanias
da Bahia e de Pernambuco produtoras de Açúcar foram as mais ricas embora a capital da colônia tenha sido transferida para o Rio de Janeiro em 1763 Salvador continuou sendo uma cidade importante tinha cerca de 50 mil habitantes na segunda década do século 19 quando o Rio de Janeiro tinha 60 mil possuía vários edifícios públicos igrejas Barrocas ricamente ornados Um porto importante e a primeira faculdade de medicina do Brasil a Bahia era uma capitania muitíssimo importante ponto de vista econômico né produzia a sua o cartão comércio fortista era a segunda é cidade o região que mais
importava a escravos nessa época o Rio de Janeiro já tinha ultrapassado e a baía né mas a Bahia era ainda era muito importante na nesse comércio do Atlântico Sul e E aí e a guerra na Bahia começou antes de Sete de Setembro e só terminou meses depois do dia dois de julho de 1823 e foi nesse dia que as últimas tropas portuguesas derrotados pelos combatentes brasileiros saíram do Porto de Salvador e deixaram definitivamente o solo baiano e a guerra da independência na Bahia foi um dos maiores feitos épicos de toda a história do Brasil pois
decidiu a unidade Nacional foi uma vitória não só dos baianos mas todos os brasileiros e há 24 anos antes do início da Guerra a população de Salvador já tinha passado por uma experiência política marcante no anno de 1798 a chamada conjuração baiana este fato envolveu os setores da classe média e do Povo entre eles negros e mulatos e embora questão da Independência não tenha sido levantada por eles a conjuração mostrou como já eram grandes e profundas as divergências existentes na Bahia entre os portugueses EA população local E aí em vários líderes foram presos enforcados por
ordem do vice-rei e e esse movimento recebeu influências das ideias da Revolução Francesa mas foi desencadeado principalmente por insatisfações sociais e políticas já existentes na Bahia E você vai para o cabo horário político da conjuração baiana você tem ali inegavelmente é as ideias francesas colocadas então anônimos republicanos né ele se tão animais os povo by nesse que está para chegar o tempo feliz da Liberdade o povo ordena e manda e quer que para o futuro seja feita a nossa digníssima revolução então revolução em x né da liberdade então revolução liberdade então são vocabulários que não
que não fossem manejados em outros movimentos A diferença radicalidade é que nesse processo da conjuração baiana Como você tem a construção de um consenso político entre vários setores da sociedade né isso ele ganha isso dá uma radicalidade um discurso é muito mais radical e há alguns anos após a conjuração baiana a família real portuguesa se transferiu para o Brasil em 1808 logo após a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas não João abriu os portos brasileiros para o comércio internacional Em 1815 e levou o Brasil a categoria de Reino como parte do Reino Unido de Portugal
Brasil e algarves várias melhorias econômicas e culturais alteraram sensivelmente a situação da antiga colônia e em 1820 após a chamada Revolução Constitucionalista do porto deputados da Metrópole das colônias reuniram-se nas cortes de Lisboa que se tornou assim uma assembleia constituinte as cores elas estabelece uma ruptura né com a própria história do estado português né é um estado de formação absolutista né E que a parte das cores passará a ter uma orientação liberal e significava construir uma constituição submeter o rei a a lei né isso em si era também um desejo a a da maioria das
províncias do Brasil tanto que a maioria delas adere as coisas mas a posição dos brasileiros em relação às cortes de Lisboa foi aos poucos se alterando passando do apoio entusiástico para um desacordo profundo após algumas decisões tomadas em Portugal eram prejudiciais ao Brasil e e ao chegar em Lisboa os representantes das diversas províncias do Brasil é começaram a questionar as políticas que as coisas estavam tomando em relação ao para o Brasil né fala-se Muito em recolonização a partir das das Cortinas boa mas materialmente que estava efetivamente tava acontecendo era atirada desse de elementos do Poder
do império Português do Brasil a tendência era depois também retirar algumas liberdades por exemplo comerciais essas sim muito caras as elites brasileiras né das províncias do Brasil Então a partir daí é que os deputados brasileiros ou das províncias do Brasil vão se retirar a maioria deles das cores vão fugir para a Inglaterra e da Inglaterra voltar ao Brasil e articular nas suas províncias de origem né É coordenado já com que a acontecendo no Rio de Janeiro em tom Dom Pedro né coordenar isso que depois vai ser a constituição do império da Independência do Brasil e
do Império Brasileiro dos deputados brasileiros nas cortes de Lisboa alguns eram baianos o mais radical deles era Cipriano Barata que além da Independência queria a república O Barata é um rebelde de plantão ao outro Deputado baiano que é o Luiz Paulino que tentou até onde pôde a manutenção do Reino Unido e ele foi por isso considerado moderado né pelos outros é para os baianos e Luiz Paulino e barata talvez até significar sem os dois polos desse debate talvez barata fosse o mais liberal dos deputados baianos e talvez o bicho Paulino fosse o mais moderado dessas
baianos e eles chegaram às vias é né durante uma discussão depois de alguma sessão nas coxas de Lisboa e E aí e depois de teria exigido O Retorno de Dom João sexto as cortes de Lisboa exigiram também o regresso de Dom Pedro para Portugal e com apoio de sua esposa Dona Leopoldina filha do Imperador da Áustria de setores da elite brasileira e da Maçonaria Dom Pedro decidiu ficar no Brasil 1 eu estava aberto assim uma grande crise entre Lisboa e o Rio de Janeiro pela maçonaria que articula a independência no Rio de Janeiro ela tá
capitaneado pelo José Bonifácio de Andrada um dos mais e ninguém informações do produto desse período do período iniciado na maçonaria pelo José Bonifácio A questão aqui não há dentro da Maçonaria um consenso em relação à Independência do Brasil como Cipriano Barata é uma figura até singular porque ele era da Velha Guarda da maçonaria na Bahia ele tava envolvido já desde os episódios da conjuração baiana e ele é um dos que apesar de ser dessa velha guarda Maçônica ele continua radical [Música] e enquanto as relações entre Lisboa eo Rio de Janeiro tornavam-se cada vez mais difíceis
na Bahia a tensão política evoluiu rapidamente para o confronto armado e vidro as rivalidades existentes nos pastéis entre soldados Portugueses e Soldados brasileiros e o comandante das armas em Salvador era um brasileiro o Brigadeiro Manoel Pedro mas para garantir seus interesses na região as cortes de Lisboa mandaram substituí-lo pelo General português madeira de Melo a [Música] e no dia Doze de Novembro de 1821 atenção explodiu soldados portugueses atacaram soldados brasileiros nas ruas de Salvador e o Brigadeiro Manoel Pedro foi preso e mandado para Lisboa poucos meses mais tarde essas rivalidades resultaram ainda em um outro
enfrentamento armado entre soldados brasileiros e portugueses no Forte de São Pedro II é isso ocorreu nos dias 18 e 19 de Fevereiro de 1822 e e após violento combate os brasileiros foram derrotados esse exército Português na Bahia é um exército experimentado nas terras da península nas guerras contra Napoleão Então os salários dos regimentos Portugueses e instalados na Bahia era um regimentos como a experiência não só de casa Serra mas também né de campo de batalha Em geral os admite português também eram melhor armados e melhor pagos e os soldados brasileiros que conseguiram escapar do Forte
de São Pedro espalharam-se pela cidade alguns encontraram Refúgio no Convento da Lapa e a madre superiora Joana Angélica responsável por essa moradia de religiosas tento evitar a entrada dos portugueses mas foi morta a golpes de baioneta na porta do convento e eu considero uma Marte da Independência marca da igreja sobretudo a religião muito mais de Carolina a morte dela foi interpretada pela população com um da Bahia como uma morte patriótica né apesar de não ter sido na minha opinião a intenção da Joana Angélica ao se antecipou aos soldados portugueses mas não impediu que de alguma
forma isso fosse também utilizado né como com um recurso retórico com um argumento né para demonstrar e o que seria o que era a dominação portuguesa na Bahia e ela passou então a ser vista como uma heroína desse processo dessa luta e os grupos paramilitares de portugueses começaram a espancar e assassinar brasileiros suspeitos de insubordinação e conspiração esses bandos armados eram chamados de Mata cabras e o momento da violência na cidade chegou até o ponto que os Oficiais do Exército português não tinham mais o controle de suas tropas Salvador tornou-se uma cidade muito insegura as
famílias inteiras foram para o Recôncavo muito 01 senhores de Engenho que tinham casa em Salvador e tinha um caso nas Vilas do interior e as famílias foram todas para o interior foi por parasita chamadas confederados São Francisco do Conde Maragogipe Santo amaro pode falar então é houve uma invasão enorme na cidade de pessoas saíram e aqui fica aqui não podia não pode fugir ou quem decidiu ficar de qualquer jeito né Ou seja a rua o povo miúdo basicamente muitos escravos por exemplo aqui ou de casos de escravos que não fugiram construir senhores e ficaram aqui
mais Entraram na resistência e por outro lado essa radicalização fez com que soldados baianos Sobreviventes do Forte de São Pedro começassem atacar portugueses nos arredores de Salvador E aí eles se juntaram desertores e escravos fugidos esses grupos ficaram conhecidos como mata marotos e ágil tanto em Salvador como em Cachoeira e outras áreas do recôncavo e e talvez o mais central de sistemas fosse Justamente a aquilo que se chama diante lusitanistas que desembocou muitas vezes nem movimentos que na Bahia a gente chama de Mata marotos mas que aconteceram em várias outras províncias do Brasil né E
que eram movimento de violência contra os portugueses não contra o exército português mas quando eu português que muitas vezes era o dono de um armazém né e em alguns momentos esses portugueses sofreram violência física as aqui nas suas propriedades invasão suas propriedades e a fuga de importantes famílias baianas de Salvador para o Recôncavo deve ser entendida dentro do contexto histórico em que a economia baiana se desenvolveu desde o início da colonização era no Recôncavo que estava concentrado uma grande parte da riqueza açucareira do Brasil cuja economia era movida por mãos negras E aí e os
fazendeiros esses homens de comércio morava no século XVII tinha seus negócios lá e cá se armaram um sentido de fazer uma reação contra essa dominação portuguesa a luta foi basicamente isso retomarem a Bahia é tomar lhe cidade de Salvador que ninguém naquele tempo chamava cidade de Salvador de uma vara Bahia cidade da Bahia retomar a Baía das mãos dos portugueses para as elites brasileiras a independência significava a manutenção de uma ordem que lhes favorecia quem aplicava no latifúndio na escravidão e da liberdade de comércio que eles viviam desde 1808 com a chegada da família real
uma das metáforas mais utilizadas pelos Patriotas era de que o Brasil era escravo de Portugal e tratava-se de se libertar dos grilhões né da Metrópole então é essa é uma coisa que ouvida por um escravo que ele vai ficar matutando a reação de essa liberdade pode ser menos metafórica e virar uma coisa concreta né a liberdade da escravidão só que a independência do Brasil e da Bahia em particular não teve como consequência o fim da escravidão escravidão continua mas o Imaginário popular é a luta de independência estava articulada ou conectada com esse ideário de abolição
da escravidão a reação das elites baianas começou em junho de 1822 logo após uma consulta enviada por deputados baianos que atuavam nas cortes de Lisboa recomendando que não aceitassem as decisões das cortes e que apoiassem o príncipe Regente Dom Pedro que no Rio de Janeiro desde o Dia do Fico havia começado a desobedecer às ordens lindas de Lisboa e ó a câmera de Santo Amaro foi a primeira que tomou a decisão contrária às cortes e elaboraram uma programação propondo união de todas as províncias da América portuguesa sob a autoridade do Príncipe Dom Pedro os portugueses
residentes em Santo Amaro revoltaram-se contra essa decisão e promoveram quebra-quebra na Vila Esse ato de insubmissão desencadeou uma série de programações idênticas em todo o Recôncavo o cachorro na verdade acabou sendo o Grande centro político no processo de independência frios inclusive uma imprensa nacional em Cachoeira para combater no caso dos portugueses dentro de Salvador e você tem essas vias funcionando como uma espécie de rede metropolitana elas estão ligadas politicamente e militarmente e cercando o salvador se você é rompe essa ligação de Salvador como recomprou a cidade morre de fome então Sem dúvida nenhuma é uma
guerra que foi vencida a partir dessas Vilas do recôncavo baiano 1 com a decisão da Câmara de Cachoeira foi tomada no dia vinte e cinco de junho de 1822 logo após a reclamação pelo povo das decisões adotadas pela câmera foi celebrada uma missa e depois saíram todos em passeata pelas ruas de Cachoeira AM E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí e quando chegaram às margens do Rio Paraguaçu uma canhoneira portuguesa começou a atirar contra o povo e a bombardear a cidade e os cachoeirenses reagir uma pele a primeira vítima do lado brasileiro
foi um jovem conhecido como tambor Soledade esses eventos marcaram o início da guerra no Recôncavo essa data do 25 de junho ela marca Definitivamente a composição Essa guerra né quem está do lado do Madeira de Melo e portanto as cores Lisboa e quem está a conta madeira de Melo e portanto contra essa dominação das coisas Lisboa e a vila de Cachoeira logo conseguiu reunir e armar 1.500 homens entre eles membros da Elite açucareira centenas de soldados brasileiros derrotados recentemente em Salvador voluntários recrutados em Vilas e engenhos do recôncavo negros escravizados ou libertos índios flecheiros e
Vaqueiros vindos do Sertão e não se deve pensar no exército muito bem equipado essas coisas todas né que não era isso mas era um exército bastante numeroso existe um batalhão dos negros mais batalha um dos Henriques existe o Batalhão dos periquitos que era do avô de Castro Alves José Antônio da Silva Castro piriquitão é uma liderança um homem que pagou vai para fazer um pequeno exército alimentou aquele pessoal e levou para guerra E aí E desde o início da Guerra os comandantes das tropas brasileiras adotaram como estratégia a ideia de cercar a cidade de Salvador
a fim de impedir o abastecimento alimentar as tropas portuguesas em um dos lados da cidade é banhado por águas do Oceano Atlântico o outro lado é rodeado por águas da Baía de todos-os-santos ao fechar as saídas restantes por terra entre pirajá-itapuã os combatentes do recôncavo estavam tentando isolar a cidade e a decisão de levar a guerra para uma condição de cerco e ela ela nasce de alguns elementos um deles a própria constituição geográfica de Salvador que se estabelece em uma região mais elevada e cercada por Escarpas e da presença de fortificações colocadas em Pontos estratégicos
o que permite a quem ocupa a cidade um defesa bastante vantajosa do terreno por outro lado também as tropas portuguesas estão melhor Armadas além de melhor localização melhor Armadas e tem mais experiência de quem é E então tomar salgado não seria uma operação fácil e por outro lado como salvador depende depende dia a do abastecimento né de gado principalmente de gado de farinha a Então essa opção do Cerco talvez fosse a mais racionável retomada esta estratégia de cercar Salvador ela foi usada pelos povos portugueses no século 17 durante mais uma mesa os holandeses ocuparam Salvador
mas Salvador foi cercada pelas Vilas do recôncavo acabou que os holandeses tiver morrendo de fome tiveram que abandonar o projeto de invasão 200 anos depois a coisa se repete mas dessa vez com os próprios portugueses é do lado português A Estratégia do General madeira era de intimidar o Recôncavo e impedir a exportação de Açúcar ele estava confiante com sua Tropa de 3.000 soldados bem equipados e mais as forças de guerra da Esquadra portuguesa a estratégia dos brasileiros era de impedido abastecimento alimentar de Salvador para vencer as tropas portuguesas a os brasileiros e portugueses estavam prontos
para se enfrentarem no campo de batalha E era uma guerra da carência contra a fome e E aí E aí E aí E aí E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí