E aí e Fala galera beleza Marques falando com você e aí como é que vocês estão pessoal hoje eu vou falar um pouco sobre o conceito de programação orientada a objeto que é uma programação orientada a objeto eu sei que isso é uma dúvida de várias pessoas principalmente quem está começando agora era uma dúvida que eu tinha também Quando Eu Estava cursando a faculdade de entender essa estrutura de uma programação será orientada a objetos tá então a gente continuar já vai deixando o seu like se inscrevendo no canal Se você não for inscrito o conceito
de programação orientada a objeto surgiu a partir de 1960 nessa época já havia uma certa preocupação não apenas com a qualidade dos softwares que eram desenvolvidos mas também com o tempo de desenvolvimento dos sistemas que começaram a ser bastante longo os programas que surgiram naquela época eram muito rústicos em indústria de hardware estava bem à frente da indústria de softwares os programas tinham que ser escritos para um computador específico O que é essa por exemplo de você criar um programa e esse poder ser executado em qualquer computador e isso o tornava evolução do software bastante
lenta com o passar do tempo as linguagens de programação surgindo foram evoluindo saíram da linguagem de baixo nível e aos poucos foram entrando para linguagens de alto nível e só para você entender mais ou menos o que eu quero dizer com linguagem de baixo nível ou de alto nível basicamente uma linguagem de baixo nível Ela se parece mais uma comunicação entre as máquinas a linguagem mais pura mais difícil tá em uma linguagem de alto nível é uma linguagem já mais para o ser humano entendeu então ela tem várias sintaxes assim em inglês por exemplo quando
você vai deitar algo por exemplo linguagem C Sharp linguagem Java São linguagem considerada de alto nível porque elas as estrutura dela é mais parecida com a comunicação humana Então quando você vai dedicar para fazer um condicionar você coloca if with em inglês é se né if algo acontecer é o e a outra coisa acontece o El Cielo justamente senão então então se você pegar a estrutura da linguagem de programação você vai ver que tem várias palavras em inglês a Isso facilita bastante a programação da do programador então quanto mais linguagem Quanto mais a linguagem for
de baixo nível mais código será mais difícil será também a programação a programação orientada a objeto surgiu como uma maneira de reduzir a complexidade no desenvolvimento de softwares além de aumentar a sua produtividade Mas qual é a definição de programação orientada a objeto a programação orientada a objeto é um paradigma Ou seja é um modelo de programação baseado no conceito de objetos que podem conter dados na forma de atributos e métodos esse modelo de programação é muito utilizado em linguagem de programação atuais como por exemplo Java PHP secharp pai então ser mais mais entre outras
nesse processo de como são criadas as coleções de objetos com estruturas e comportamentos próprios esses objetos interagem entre si executam as ações solicitadas objetivo é basicamente a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos a programação orientada a objetos é fundamentada em quatro estruturas Mestres classes objetos atributos e métodos eu vou falar sobre cada uma delas aqui com vocês e eu sei Calma eu sei que pode parecer confuso inicialmente mas eu vou explicar bem detalhado para não restar dúvidas Então segura um pouquinho primeiramente vamos falar da classe classe é um conjunto
de objetos que se define pelo fato desses objetos em questão terem uma ou mais características em comum e objeto objeto pode ser qualquer coisa instanciada a partir de uma classe o objeto é uma Instância da classe Ou seja é um elemento pertencente a calma calma fica comigo aqui que daqui a pouco eu vou te dar um exemplo que não vai restar dúvidas vamos falar sobre os atributos aqui rapidinho e forma simples e como o próprio nome diz atributos é um conjunto de características específicas de um determinado objeto Então você tá vendo está tudo interligado classe
objeto atributo e para finalizar o método o método é a característica que permite alterar a funcionalidade de cada tributo é por meio dos métodos que se é possível modificar os atributos de um determinado objeto para você entender vamos trazer isso para o nosso mundo por exemplo Podemos dizer que a espécie de seres humanos é uma classe nessa classe ou se objetos objeto nada mais é que uma Instância de uma classe seu comportamento estado serão definidos pela classe e um exemplo aqui no nosso contexto é por exemplo Marcos Elisa Tobias tá essas três pessoas são os
objetos os seres humanos porém dentro de cada um desses seres humanos existe uma característica própria cada um tem o nome o endereço o telefone com CPF essas características de cada um é chamada de atributos e finalmente Chegamos nos métodos os métodos podem ser classificados aqui no nosso exemplo como as habilidades do objeto no caso em questão do Marcos por exemplo Marcos toca violão assistir filmes cozinha tocar violão é um método assistir filmes outro método cozinhar É um outro método dentro de uma classe pode ter vários métodos nesse exemplo eu mostrei a classe seres humanos mas
poderia ter por exemplo outras classes uma classe é cachorro onde um cão da raça Shih Tzu seria o objeto o cachorro ter o pelo curto ou longo é o atributo e relatir é um método Como eu disse esses quatros itens são os pilares da programação orientada a objeto mas também existem outros ou menos importantes como herança polimorfismo sobrecarga que também são princípios básicos da orientação objeto que você quer que eu trago um vídeo falando sobre cada um desses temas e deixa aqui nos comentários bom galera eu espero que eu tenha ajudado você jogou uma forma
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