o olá eu sou marcos ramon e o tema que eu vou falar hoje aqui é sobre política a gente costuma pensar a política como uma coisa desagradável uma coisa sobre a qual a gente não quer ter que dedicar o nosso tempo para estudar para entender para discutir não parece uma coisa não é que não importante é a gente aí talvez só não dá reconheço a importância mas a gente não acha que vale o tempo porque enfim parece um incômodo estorvo ter que estudar até que entender discutir política já foi dito que é desgraça dos que
não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam mas eu acho que essa mesma essa frase ela é um pouco problemática porque ela aparece discutir política no campo do governo no campo partidário ea política é mais do que isso o quê que é política né de maneira geral vamos pensar sobre isso primeiro lugar como eu falei eu acabei de dizer é importante pensar importante lembrar que ela não se o ambiente partidário ao trabalho político ao trabalho do governador do prefeito do senador do deputado influência e trabalho operacional da pessoa que tem essa
função de exercer um cargo público no caso é um cargo dentro disso que ele chama de política dentro desse campo específico da política esse tipo de circunstância não resume o que de fato é a política a política é tudo aquilo que envolve essa percepção de um diálogo e de uma relação com o outro e aí nem sentido política e ética elas estão é essencialmente conectados porque é ético ela vai estar nesse mesmo campo nesse em campo da relação com o outro da relação com o ambiente social e da mesma forma que a política se relacionar
com ética por essa ideia do campo da relação com o outro as duas se relacionam também por uma ideia de exercício da liberdade e justamente por essa conexão entre ética e política por essa amplitude dos temas é que eu acho que a gente não a estudar política por meio da linha do tempo tipo assim começou em tal época e aí depois vem não sei quem depois você quem até chegar nos dias de hoje acho que não tem que ser assim o que é importante mesmo é observar os temas centrais da política justiça liberdade e soberania
poder para gente hoje em dia democracia enfim então são temas que são importantes de se discutir a partir dos temas pensar essa dimensão de fato da política como e vem sendo existe uma conexão direta entre ética e política e tanto ética quanto à política da maneira como a gente entende essas dois conceitos hoje ele surgiram na grécia antiga entre o século 6 e 4 antes de cristo o que faz com que a gente venha dizer hoje que as concepções de ética e política que a gente tem surgiram nessa época naquele lugar específico quer dizer que
não tinha uma outra cultura em outros lugares pessoas não pensaram sobre ética não pensar o sobre política pensavam só que a questão que a gente vai identificar é que ocorreu dentro da é uma mudança de perspectiva dentro da filosofia do estudo da física do estudo da natureza para as questões humanas que era o espaço antes ocupado pelo mito mito discutir essa questão da vinculação do humano e seu comportamento então esse espaço ele passa a ser um espaço também da filosofia ou melhor ele passa a ser um espaço da filosofia que vai destituindo o mito desse
lugar e discutir o comportamento humano então existe essa mudança e mais do que isso na grécia existia o respeito ao diálogo a opinião do outro e um espaço democrático dessa discussão que era uma coisa que não existia naquela época em outros lugares onde o conhecimento ele ficava concentrado na mão de poucos e esse espaço do debate público o era praticamente inexistente então é isso que fez com que a grécia legacy para gente hoje esse essa perspectiva de ética e política mas não quer dizer que fosse uma exclusividade deles obviamente pensar sobre o comportamento humano óbvio
que e outras culturas existia talvez e inclusive no nível mais avançado mas o conhecimento desenvolvido produzido na grécia ele sobreviveu e se manteve também por conta desse ambiente político que eles tinham ali de alguma forma de pode dizer inclusive que surgiu na grécia o conceito de isonomia a ideia de igualdade isso não quer dizer da mesma forma também falando antes que não existiam tentativas de organização da vida pública antes desse período ou em outros lugares que não a gracie só que elas não eram baseados nesta ideia de igualdade por exemplo que eu tava discutindo um
exemplo que eu acho que é famoso que serve pra gente pensar nesse contraste é o código de hamurabi que data aproximadamente de 1776 antes de cristo tão bem bem anterior a esse período que eu falava que era o século 6 entre século 16 século 4 antes de cristo emagrece nessa época do código em que o código de hamurabi foi produzido nessa época a babilónia que hoje é o iraque era o maior império do mundo e o hamurabi foi o rei mais famoso da babilônia o código de hamurabi foi um conjunto de leis e decisões judiciais
que tinham como objetivo apresentar o rei como uma figura ajusta o texto ele vai então apresentar elementos ele começa com apresentação de elementos da mitologia dos babilônicos casamento existe uma vinculação muito específica dessa percepção do comportamento da política da ação com os deuses e isso é uma coisa que eu falei que os gregos eles vão se afastar pouco a pouco nós vamos tirar essa dimensão dos deuses e pensar cada vez mais no espaço político no debate público a partir do debate público por uma coisa que não tinha essa questão aqui da babilônia então o código
de hamurabi o começa com essa referência à mitologia e depois ele vai listando uma uma série de julgamentos acho que são não sei perto de 300 ou mais de 300 num formato mais ou menos assim se isso acontecer então a consequência é essa então se isso então aqui então vai falar uma série de circunstâncias nesse modelo um resumo famoso uma frase famosa que resume o código de o olho por olho dente por dente só que o código enfim ele é mais específico do que isso eu tenho alguns trechos do código aqui para mostrar para você
olha só a partir do julgamento 196 o código fala o seguinte se um homem superior arrancar o olho de outro homem superior deverá ter seu olho arrancado se ele quebrar o osso de outro homem superior deverá ter seu osso quebrado se ele arrancar um olho de um homem comum ou quebrar o osso de um homem comum deverá pagar 60 ciclos de prata ciclos era moeda na babilônia se ele arrancar o olho do escravo de um homem superior ou quebrar o osso do escravo de homem superior deve pagar metade do valor do escravo em prata se
um homem superior bater em uma mulher superior e a fizer abortar deverá pagar dez siclos de prata pelo feto se essa mulher morrer a filha dele deverá ser morta se ele bater em uma mulher comum e a fizer abortar deverá pagar sim o único de prato se essa mulher morrer ele deverá pagar trinta siclos de prata se ele bater uma escrava ea fizer abortar deverá pagar dois ciclos de prata cs escrava morrer ele deverá pagar 25 luz de prata é meio repetitivo estranho de vista vg observar né as diferenças entre esses elementos que o julgamento
vai apresentando mas de acordo com o código dá para gente compreender algumas coisas primeiro as pessoas não babilônia eram divididas em dois gêneros e três classes né homens e mulheres e superiores comuns e escravos então a hierarquia era uma coisa importante dentro da da cultura da babilônia e é representada aqui no código de hamurábi se observou os três que eu ligue para você você percebeu que a vida de uma mulher comum vale trinta siclos de prata a vida de uma escrava vale vinte siclos de prata mais um olho de um homem comum vale 60 ciclo
de se consegue observar o absurdo disso as vidas de duas mulheres uma mulher comum e uma escrava valem menos do que o olho de um homem só então existe uma percepção aí de de hierarquia e essa percepção hierarquia é absurdamente injusto só que ainda se o código de hamurabi termina fazendo um elogio ao rei e mostrando como ele era sábio e obviamente na visão dele como ele era justo por criar essas normas e que iam ajudar o povo né organizar a estrutura social em na grécia antiga se a gente for pensar essa discussão da ideia
de igualdade que eu mencionei antes as mulheres elas também não tinham direitos políticos e eles também tinham escravos então não parece assim então diferente do que aconteceu na babilônia do que a gente viu aqui no código de hamurábi o que que é diferente então se as mulheres também não tinham direitos políticos e se no caso não era ar kia colocava os homens acima das mulheres e existiu também esse aspecto da escravidão que era diferente o que era diferente de fato como eu comentei antes eram a democracia ea percepção de que as decisões políticas incluindo a
própria concepção de isonomia tem que ser discutido as coletivamente é preciso reunir o povo para discutir essas idéias existe ainda o problema de que nem todo mundo é considerado o povo é considerado digno de participar da decisão mas é uma coisa já bem diferente dessa imagem do rei soberano e cria uma lei e que serve aí que atinge todo mundo porque ele é sábio e representa a própria ideia de justiça na grécia que a gente passa a ter uma concepção de igualdade dividida dentro daquele espaço que é o espaço público claro que com muitos problemas
ainda então isso não muda o fato de que a democracia grega não era uma democracia nos moldes do que a gente defende hoje como democracia mas a gente discutir isso mais para frente em outros momentos eu espero que tenha ficado tudo claro até aqui espero que você tenha gostado a discussão que foi proposta nesse vídeo e se você tiver qualquer coisa qualquer questão qualquer comentário você pode deixar aqui para mim e eu agradeço sua audiência até a próxima tchau tchau e aí [Música] e aí [Música] e aí