Paramahansa Yogananda - Conselhos ao Coração

205.85k views1039 WordsCopy TextShare
Corvo Seco
Trechos dos livros “The Flawless Mirror” e “The Master Said”, de Paramahansa Yogananda. Paramahansa...
Video Transcript:
Esses poucos anos de sua vida são  apenas alguns segundos comparados à eternidade antes de você nascer e à  eternidade à sua frente após a morte. Você  foi casualmente jogado em um país  por um breve período, mas você é um habitante perpétuo de seu  verdadeiro país, a Eternidade. Você está aqui apenas por pouco tempo. 
Você deve perceber que você é um viajante divino. Não se prenda às  limitações do pensamento mortal, mas lembre-se da vastidão do Espírito  que habita dentro de você. Concentre-se na imortalidade, não nas mudanças.
Avance rapidamente. Há pouco tempo. E nesta curta temporada de vida a colheita mais rica da consciência de Deus deve ser colhida.
Nunca faça nada que contamine sua  mente. Envolva-se naquelas ações e pensamentos que nutrem as boas  qualidades que você deseja ter. A boa conduta não durará muito  se a mente não for purificada.
Sempre conserve sua dignidade,  e lembre-se do poder de seu pensamento e de sua vontade. Deus pode realizar milagres  por meio de corações dispostos. Se eu lhe disser que uma laranja é boa,  e que é doce, e como cresce, você não conhecerá a laranja.
Você tem que  comer sozinho. É o mesmo com a verdade; Você tem que vivenciar isso. Eu só posso  despertar seu apetite.
Por que você não se ocupa e dá uma mordida? Não aceitem cegamente o que digo; pratiquem e provem para vocês mesmos, por sua própria experiência. Conselhos ao Coração.
Paramahansa Yogananda. 1. Meditação.
2. Dignidade. 3.
Perfeita Cooperação. 4. Dieta.
5. Não dar motivo à crítica. 6.
Aprimore-se e sirva por prazer. 7. A solidão é o preço da grandeza.
A introspecção o desenvolve mais do que a leitura, mas você ainda não consegue obter tudo pelo pensamento. Você pode receber o oceano da sabedoria apenas pela meditação. A tranquilidade é um dos  maiores atributos da alma.
Os métodos científicos do yoga ajudam  o devoto a alcançar sua unidade com o Infinito. Como qualquer outra ciência, o yoga é  aplicável a pessoas de todos os climas e épocas. O yoga é o método para restringir  a turbulência natural dos pensamentos - esses, se não forem dominados, impedem  todos os homens, imparcialmente, em todas as terras, de vislumbrarem sua  verdadeira natureza, que é Espírito.
Enquanto a mente do homem estiver cheia de pensamentos inquietos, haverá a necessidade universal pelo yoga. Controlar a mente diretamente através da  força vital, é a avenida de aproximação mais fácil, mais eficaz e mais  científica para o Infinito. Medite por mais tempo, com mais  intensidade; do contrário a mente apenas morde a isca, mas nenhuma experiência virá.
Se você não encontrar a pérola com um  ou dois mergulhos, não culpe o oceano - culpe seu mergulho. Você não  mergulhou fundo o suficiente. Não sofra porque você não vê luzes  ou imagens na meditação.
Se você se aprofundar na percepção da bem-aventurança, encontrará ali a presença real de Deus. Busque o Todo, não uma parte. Não procure experiências na meditação. 
O caminho para Deus não é um circo! Medite profundamente e com regularidade,  fazendo tudo a seu alcance para realizar este grande trabalho de Deus.  Conserve a luz do amor Dele acesa no altar de seu coração, para que ela possa  iluminar o caminho dos outros.
A meditação sozinha torna a pessoa  não-prática e sonhadora - com a cabeça nas nuvens. Com a atividade, apenas a mente  fica inquieta e você se esquece de Deus. O caminho para a verdadeira salvação está em combinar a meditação com a atividade prática.
Seja calmamente ativo e ativamente calmo. Sempre mergulhe sua alma no Infinito,  antes e depois e enquanto estiver realizando ações. Pense n’Ele constantemente, não importa como a bússola da atividade continue girando.
Segure a agulha de sua atenção sempre apontando para o norte - para Sua presença. Tudo o que você pode fazer é o melhor  que sabe fazer. Deus quer de nós a continuidade do esforço e que  não fujamos de nossos deveres.
Exercite sua vontade em tudo que faz. Se sua vontade é guiada pela sabedoria,  ela é a Vontade de Deus. Se sua vontade é guiada pelo ego, não tem a  aprovação divina.
Faça o melhor que puder. Em verdade, quando estamos  em harmonia com a Vontade Divina todas as coisas fluem tranquilamente. Apenas diga ao Senhor: “Por favor,  diga-me Tua vontade”.
Não diga: “Eu quero isso e quero aquilo”, mas  pergunte o que Ele quer para você. Você verá que obterá coisas muito  melhores quando Ele escolher para você. É uma boa ideia manter um diário mental.
Antes de ir para a cama todas as noites, sente-se alguns minutos e reveja sua vida. Veja o que você está se tornando. Você gosta disso?
Sempre que você vir algo errado no  mundo, lembre-se, está errado com você. Quando você está certo, tudo está  certo, porque você vê Deus ali. A perfeição está dentro.
Não julgue ninguém, a não ser a si mesmo.  Limpe sua própria casa mental. Vendo você, outros se inspirarão  a fazer sua própria faxina.
Não é o que você está fazendo,  mas o que você é por dentro. Deus tem que se agradar. Não é o que vocês vestem que  importa, mas o que são interiormente.
Façam de seu coração um eremitério,  e seja a sua túnica o amor de Deus. Não comente sua vida pessoal com os outros. Concentre-se nas similaridades,  não nas diferenças.
Usem sempre palavras gentis, e não  usem só a mente, mas o coração também. A humanidade tem apenas um  inimigo real - a ignorância. Vamos todos trabalhar juntos para sua destruição, ajudando e torcendo uns aos outros ao longo do caminho.
Lembre-se, Deus habita em todos. Não  negligencie nenhuma oportunidade de agradá-Lo. Precisamos ensinar as pessoas  a meditar e sentir Deus.
Que Deus esteja sempre com você  para que estabeleça o templo da Auto-Realização nas almas dos homens,  e que Ele possa morar ali para libertá-los. Seja qual for o tempo na vida em que a  pessoa inicia o caminho espiritual, o que importa é continuar até o fim. Lembre-se sempre: a vida tem suas lindas rosas e, também, seus espinhos; e precisamos aceitar tanto um quanto o outro.
Medite com devoção sempre crescente. Então você receberá a divina recompensa: a realização divina.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com