TODAS AS CONTAS BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO, PASSIVO (CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE) PATRIMÔNIO LÍQUIDO

58.67k views1637 WordsCopy TextShare
GCoelho
✅⚠️❗️❕CURSO DE CONTABILIDADE BÁSICA ANIMADA ❕❗️⚠️✅ 👉LINK PARA AQUISIÇÃO: https://contabilidadeanima...
Video Transcript:
Então você não está entendendo nada do que o seu professor está falando sobre contabilidade? Está tentando decifrar esse quebra cabeça e descobrir o que são contas e grupos de contas no balanço patrimonial? Então fica tranquilo aí que você veio no lugar certo, já se inscreve no canal, porque além de contabilidade básica, a gente fala também sobre livros, estudos e mercado financeiro.
No balanço patrimonial, todas as contas do ativo são classificadas pelo critério de liquidez, que é a face lidade que o ativo tem e ser transformado em dinheiro. Já as contas do passivo são classificadas pelo critério de exigibilidade, que é aquilo que a empresa tem que pagar primeiro, observando o prazo de vencimento daquela obrigação e com base no prazo de vencimento e critério de liquidez e exigibilidade que surgem os grupos de ativo circulante e não circulante e passivo circulante e não circulante. E é aí que surge o conceito de curto e longo prazo na contabilidade.
Você deve sempre levar em consideração a data daquele balanço que está sendo publicado. Normalmente as empresas publicam no último dia do ano. Se naquela data o vencimento da obrigação ou prazo para receber aquele direito for menor do que um ano.
Isso a gente chama de curto prazo. Se for maior do que um ano, nós chamamos na contabilidade de longo prazo. Todas as contas que tiverem vencimento em até um ano fazem parte do circulante e as contas com prazo para recebimento ou pagamento superior a um ano fazem parte do não circulante.
Isso é extremamente útil, pois só comparando os saldos de circulante e não circulante você sabe se a empresa tem liquidez para pagar a sua exigibilidade. Se o ativo circulante for maior do que o passivo circulante, a empresa consegue honrar os seus compromissos no próximo ano. Mas se o ativo circulante for menor do que o passivo circulante, provavelmente ela não vai ter liquidez para honrar com aquelas obrigações.
Agora que você já conhece os grandes grupos de conta do Balanço Patrimonial ativo passivo e Patrimônio Líquido e sabe que o ativo é ordenado pelo critério de liquidez, como a divisão temporal entre ativo circulante e não circulante. Vamos explorar todas as contas que compõem o balanço patrimonial, começando pela mais líquida de todas o disponível. Como o próprio nome diz, essas contas são aquelas que estão à disponibilidade da empresa.
São extremamente líquidas, como dinheiro em caixa, cheques recebidos, saldos e depósitos bancários. Ou seja, de todos os itens do ativo, os que são registrados no disponível são praticamente dinheiro. A empresa pode usar esses recursos a hora que quiser, pois são extremamente líquidos.
Depois de disponível dentro do circulante, nós temos aplicações financeiras, valores a receber e stocks e despesas antecipadas na conta. Aplicações financeiras vão ser registrados todos aqueles investimentos em títulos ou valores mobiliários que têm o prazo para resgate de até um ano da data de publicação do balanço, o nosso curto prazo. Várias aplicações podem ser registradas aqui, como os títulos públicos, debêntures, CDB e RDB.
Mas o fato principal para estar nessa conta aqui no ativo circulante é o prazo para resgate a sequência. Nós temos os valores a receber, também chamado de contas a receber. São todos aqueles direitos que a empresa tem a receber no curto prazo, normalmente decorrente das suas vendas a prazo.
Ou seja, alguém tem que pagar para a empresa em até um ano da data de publicação do balanço. As últimas contas que compõem o ativo circulante são estoques e despesas antecipadas na conta de estoque vai ser registrado o valor total de todos os bens que a empresa possui com a intenção de vender. Os estoques estão dentro do ativo circulante porque a empresa tem a intenção de, até o final do próximo exercício social, liquidar esses estoques e transformar todos esses bens em dinheiro.
Se essa não foi a intenção da empresa com aquele bem específico, ele não vai ser registrado no grupo de estoques. O tipo de estoque aqui registrado varia de acordo com o ramo da empresa. Por exemplo, no comércio, a mercadoria comprada, estocada e vendida.
Já numa indústria, esse estoque é produzido começando da matéria prima, passando para produtos e processos, chegando nos produtos acabados e aí sim, sendo vendido para o cliente final. A última conta registrada no ativo circulante são as despesas antecipadas. Via de regra, essas despesas não vão se transformar em dinheiro, mas serão consumidas no curto prazo.
Por exemplo, você faz uma assinatura de jornal e paga um ano antecipadamente. Essa é uma despesa antecipada que vai ser consumida ao longo do ano. Afinal, já foi paga.
O mesmo vale para prêmios, seguro, passagens pagas e não utilizadas, enfim, tudo o que a empresa já pagou antecipadamente e pretende consumir no curto prazo. Agora, indo para o ativo não circulante, nós temos os grupos de ativo realizável a longo prazo, Investimentos Imobilizado e intangível no ativo realizável o prazo e tudo aquilo que a empresa tem a receber com prazo maior que um ano, ou seja, está fora do curto prazo. Ela faz uma venda para o cliente e dá o prazo de dois anos para pagar.
Esse valor a receber vai ser registrado aqui. Play seis 404 fala que todo adiantamento ou empréstimo para coligada e controlada deve ser registrado no realizável a longo prazo, independente do prazo para pagamento. Isso porque esses empréstimos não fazem parte da operação da empresa, logo afetariam todos os indicadores que dependem do ativo circulante para ser calculado.
Na sequência, nós temos a conta investimento, que é tudo aquilo que a empresa investe e não tem relação com a atividade principal da empresa. Aqui a gente encontra contas como participação em outras empresas, obras de arte, todos os itens que a empresa possui com a finalidade de obter renda que não tem a ver com a sua atividade principal. Abaixo dos investimentos nós temos o imobilizado, que são todos os bens tangíveis destinados ao funcionamento da empresa prédios, terrenos, máquinas, veículos.
A finalidade dos itens do ativo imobilizado e fazer com que a empresa funcione. Eles são essenciais. São a infraestrutura da empresa, a última conta do lado do ativo não circulante é o intangível, que são bens incorpóreos, ou seja, aquilo que você não pode tocar, destinados à manutenção da empresa.
Aqui nós temos contas como direitos autorais, patentes, marcas, o fundo de comércio e agora para o lado direito do balanço é dividido. O nosso passivo circulante não circulante que nós temos, que no passivo circulante serão registradas todas as dívidas com terceiros que serão pagas a curto prazo. Aqui nós temos contas como fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, financiamentos no grupo do passivo não circulante.
São todas as obrigações da empresa que serão exigidas no longo prazo. Prestar atenção no vencimento dessa obrigação é fundamental para classificar em passivo circulante e não circulante. E agora nós vamos para as contas que compõem o capital próprio da empresa que ela não deve para ninguém.
As contas do patrimônio líquido, que são capital social, reserva de capital, ajuste de avaliação patrimonial, reserva de lucros, prejuízos acumulados e ações em tesouraria. Na conta capital social serão registrados os valores investidos pelos acionistas na abertura da empresa, somados aos aumento de capital pela incorporação dos lucros ao longo do tempo. As reservas de capital registram os valores derivados de transações com sócios ou acionistas que não tem a ver com a atividade principal da empresa.
Aqui você encontra contas como ágio na emissão de ações. Alienação de bônus de subscrição. São operações específicas que são registradas nessa conta na conta, ajuste de avaliação patrimonial são registradas as oscilações de ativos e passivo que ainda não foram registradas no resultado para ações decorrentes de marcação de mercado ou oscilação de câmbio.
Tudo isso vai nessa conta que pode ter o seu saldo negativo, reduzindo o patrimônio líquido ou positivo, aumentando o patrimônio líquido. As reservas de lucros vão registrar os lucros retidos pela empresa com finalidades específicas. Nós temos diversas reservas que têm a sua finalidade descrita no estatuto da empresa como reserva legal, reserva estatutária, reserva para contingência, e elas são alimentadas pelos lucros acumulados pela companhia ao longo dos anos.
Se a companhia tiver prejuízos, eles são registrados na conta. Prejuízos acumulados. O valor dessa conta é negativa e serve para registrar o saldo dos prejuízos acumulado nos exercícios que a empresa incorreu em prejuízo, fechando as contas do patrimônio líquido.
Nós temos ações em tesouraria, que são as ações da empresa adquiridas pela própria empresa e ficam ali registradas para alguma finalidade específica. O valor dessa conta reduz o patrimônio líquido. Aprender todas as contas e grupos de contas do balanço patrimonial é apenas o primeiro passo para você entender tudo de contabilidade de base, pois são com base nessas contas que a contabilidade vai fazer o registro para aí sim, fechar o balanço e as demonstrações financeiras utilizando o método das partidas dobradas.
Você está estudando contabilidade na faculdade e não aprendeu nada disso ainda? E se eu te explicar tudo isso desenhando por meio de uma história? Conheça o nosso curso Contabilidade Animada, aonde você vai aprender os assuntos iniciais de contabilidade de uma maneira didática e com mais de 100 exercícios resolvidos para você praticar e ficar por dentro da linguagem dos negócios por menos de uma mensalidade da sua faculdade.
Eu vou fazer você se apaixonar por contabilidade.
Related Videos
PLANO DE CONTAS  - CONTAS ANALÍTICAS E SINTÉTICAS  -  CONTABILIDADE BÁSICA
8:19
PLANO DE CONTAS - CONTAS ANALÍTICAS E SIN...
GCoelho
18,492 views
DEMONSTRAÇÃO RESULTADO EXERCÍCIO - ESTRUTURA DA DRE - Regime Competência  - Receita Custo e Despesa
9:02
DEMONSTRAÇÃO RESULTADO EXERCÍCIO - ESTRUTU...
GCoelho
27,258 views
42 - Balanço Patrimonial. Contas do ativo e do passivo. Circulante e não circulante. (Contabilidade)
9:23
42 - Balanço Patrimonial. Contas do ativo ...
Professor Quintino ®️
351,404 views
RAZONETES e BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - Balanço Patrimonial e DRE (Método das Partidas Dobradas)
8:09
RAZONETES e BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - Bal...
GCoelho
56,810 views
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL  CONTABILIDADE
11:33
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (C...
GCoelho
159,514 views
Questões - Balanço Patrimonial e Classificação de Contas
25:11
Questões - Balanço Patrimonial e Classific...
Prof. Feliphe Araújo
6,973 views
Balanço Patrimonial e DRE: Entenda a Estrutura das Demonstrações!
2:26:32
Balanço Patrimonial e DRE: Entenda a Estru...
Contabilidade Facilitada
149,754 views
Contas DEVEDORAS e CREDORAS
8:25
Contas DEVEDORAS e CREDORAS
GCoelho
7,155 views
ATIVO E PASSIVO NA CONTABILIDADE - [[TUDO EM 24MIN]]🔴
24:57
ATIVO E PASSIVO NA CONTABILIDADE - [[TUDO ...
CFC Academy
3,603 views
EXAME CFC 2024: BALANÇO PATRIMONIAL [ATIVO] | RESUMO EM 1 AULA
34:16
EXAME CFC 2024: BALANÇO PATRIMONIAL [ATIVO...
Contabilidade Facilitada
5,810 views
PARTIDAS DOBRADAS E RAZONETES EM 40 MIN! CONTABILIDADE / REGISTROS CONTÁBEIS / DÉBITO E CRÉDITO
46:30
PARTIDAS DOBRADAS E RAZONETES EM 40 MIN! C...
GCoelho
75,624 views
Razonetes + BALANCETE + Apuração RESULTADO + BALANÇO PATRIMONIAL E DRE = CICLO CONTÁBIL
8:28
Razonetes + BALANCETE + Apuração RESULTADO...
GCoelho
54,466 views
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE O ATIVO CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE
23:31
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE O ATIVO CIRCULAN...
Prof Fábio Araújo
84,191 views
📚 Balanço patrimonial | Conceito, estrutura e equação patrimonial
16:12
📚 Balanço patrimonial | Conceito, estrutu...
Professor Tonelo
77,812 views
É por isso que você não aprende Classificação de Contas  |  PROF. OSVALDO MARQUES
13:27
É por isso que você não aprende Classifica...
Prof. Osvaldo Marques
13,860 views
Classificação de Contas | Contabilidade Básica
1:16:53
Classificação de Contas | Contabilidade Bá...
Contabilidade Facilitada
160,027 views
Demonstração do resultado do Exercício - DRE - Aula 5
22:56
Demonstração do resultado do Exercício - D...
Prof Camila Sa
66,446 views
Como Montar uma DRE?
6:18
Como Montar uma DRE?
Stephanie Kalynka
81,478 views
BALANÇO PATRIMONIAL E  DRE (DEMONSTRAÇÃO RESULTADO) - Lançamentos contábeis
17:33
BALANÇO PATRIMONIAL E DRE (DEMONSTRAÇÃO R...
GCoelho
6,871 views
ACCOUNTING - BALANCE SHEET (NET ASSETS) Equity
8:41
ACCOUNTING - BALANCE SHEET (NET ASSETS) Eq...
GCoelho
19,374 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com