A CRIAÇÃO E O PLANO DE DEUS: DO PECADO NO JARDIM À REDENÇÃO EM JESUS

12.07k views7015 WordsCopy TextShare
Eduardo Reis
Neste vídeo,@eduardoreis explora o plano de Deus desde a criação do mundo até a redenção final em Je...
Video Transcript:
E o homem agora tem uma natureza caída. É assim que nós nascemos. Na teologia, a gente chama isso de pecado original; ou seja, o homem já nasce condenado e inclinado ao mal, sem que ninguém o tenha que ensinar.
Porque a natureza é caída, a natureza é maligna, a natureza do homem é má. Consegue entender? Quem está conseguindo entender?
Tem um texto que mexe muito comigo. Quando o Senhor me chamou para o ministério, Ele me mostrou esse texto. Ele está no Salmo 14 e também no Salmo 53, que diz que Deus olhou do céu para a terra, para os filhos dos homens, para ver se havia alguém que fosse bom e que buscasse a Deus.
Sabe o que diz o texto? Todos se desviaram e, juntamente, se fizeram imundos. Olha como diz o texto: não havia um sequer que fosse bom e que buscasse a Deus.
Isso me mostra algo muito importante. Porque existe uma corrida desenfreada do homem por tentar ser melhor do que o outro homem, não entendendo que ao homem Deus reprovou. Entende que não há nenhuma vantagem em se posicionar como melhor do que o outro?
Porque você é tão ruim quanto aquele que você condena. Você é tão mau quanto aquele que você julga. Você é pior do que aquele que você mete a boca.
Porque a maldade está instalada na natureza humana. Consegue entender? E o mundo voltou ao caos.
Veja que o Gênesis, né, inicia com Deus criando os céus e a terra; mas já no verso 2 nós vemos o caos instalado: tôrrebôru, solidão e caos, o vazio e o caos estão lá. A terra desordenada, vazia, em trevas, com um abismo repleto de águas de morte, de juízo. E aí, o Espírito Santo vem, se movimenta; Deus traz de volta a luz.
Deus começa a colocar tudo em ordem. Seis dias de trabalho é a chamada obra exeron, a obra dos seis dias. E no sexto dia vem a obra-prima da Criação Divina, vem a criação do Senhor: o homem.
Então Deus forma o homem do pó da terra, e sopra nas narinas o fôlego de vida, e o homem é feito alma vivente. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, à imagem e semelhança de Deus. Quem está aí?
Amém! Olhe para quem está do seu lado e diga assim: o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por que que o homem tinha a imagem de Deus?
Para expressar Deus. Lá em João 1, se você ler os versos 17 e 18, você vai ver que Deus nunca foi visto por ninguém; nenhum homem jamais viu a Deus. Há um outro texto na carta aos Colossenses que diz que o nosso Deus é invisível.
Mas o homem expressava a Deus porque ele foi feito à imagem de Deus. Consegue entender ou não? E ele também podia representar a Deus porque ele era semelhante a Deus.
Ele foi feito à imagem e à semelhança. Você pode dizer isso comigo? Imagem, semelhança.
Imagem para expressar, semelhança para representar. Então, o homem tanto expressava a Deus como representava Deus. Tem um detalhe importante: quem já foi na catequese levanta a mão, deixa eu te ver, balança aí.
Confessa! Já fui fazer o quê? Eu fui muitos anos na catequese porque eu amava.
Eu fiz catequese várias vezes, eu já até dei aula de catequese, e mais: eu já era pastor. E lá em BH tem uma igreja católica histórica, eles abriram vaga para professor de catequese. Eu me voluntariei, fiz a prova, passei e estava dando aula.
O padre levou meses para descobrir que eu era pastor e só descobriu porque, quando chegou na hora da ceia, deu muito conflito. Aí ele falou para mim: "Não toca nesse assunto, vai até o fim, porque você não perdeu a frequência de alunos, né? Os alunos não te deixaram, então vai até o fim.
" E aí terminou o ano e eu batizei aquela galera toda de novo na Metodista, que tinha do outro lado da rua. O padre ficou desesperado. Eu falei: "Vai fazer mal?
" Ele falou: "Não. " Eu falei: "Então vamos! " Poxa, eu acho que ele pensou: "Vou perder a batina por causa desse louco.
" A gente ficou amigo, mas lá na catequese, o que que eu aprendi? Que Deus criou o Jardim do Éden. E na ideia que eu recebi do catolicismo, por meio dos meus familiares que eram católicos, dos amigos da escola, dos professores.
. . Porque veja, eu cresci num país que tinha mais de 80% das pessoas que eram católicas.
Então, quase toda a informação que eu tenho acerca de Deus eu recebi de católicos, mesmo tendo ido à igreja evangélica desde pequenininho. E ficou no meu inconsciente, ficou na minha mente que o Éden é o Jardim. Mas quando eu fui ler o texto, tá escrito assim: "E Deus plantou um jardim no Éden" (Gênesis 2:8).
O Senhor Deus plantou um jardim no Éden. Veja: o Éden não é o Jardim; é um jardim que foi plantado no Éden. E olha o que diz logo depois disso: "Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden para as bandas do Oriente.
" Para o lado oriental, ou seja, a or luz, Oriente, lugar de onde vem a luz, é o leste, lugar de onde nasce o sol. E Pôs ali o homem que havia formado. Deus fez o homem primeiro, depois Ele plantou o Jardim.
Vê como as ideias na nossa mente, apesar de você ter a ideia correta, elas estão desordenadas; geralmente, não estão em ordem. Então, quando você começa a ler o texto, o texto começa a ordenar as informações na sua cabeça. Então veja: "Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden para as bandas do Oriente e Pôs ali o homem que havia formado.
" Primeiro, Deus planta um jardim no Éden. A palavra Éden quer dizer "delícia", ou seja, o Éden é um lugar de delícias, e esse é o de Adão, onde Deus plantou um jardim. Ele não produzia espinhos, ele não produzia abrolhos, ou seja, coisas amargas; já deixando claro que a intenção de Deus com o homem não era que o homem tivesse que lidar com os espinhos da vida.
Vou falar de novo: não era a intenção do Senhor que o homem tivesse que lidar com os espinhos da vida. E nem era a intenção do Senhor que o homem experimentasse coisas amargas. Aleluia!
Deus colocou o homem em um lugar de delícias. Glória a Deus, glória a Deus! Olhe para quem está pertinho de você e diga assim: "Éden quer dizer delícias".
Diga assim: "Eu profetizo que o seu viver nessa terra será um Éden, será um Amém! " Ou não, quem pode crer que Deus é capaz de fazer você viver delícias nesse mundo tenebroso? A Bíblia diz que o mundo já é maligno, mas você que está no reino de Deus consegue viver as delícias de Deus nesta terra que descansa no maligno.
Consegue entender ou não? Eu quero profetizar que o Senhor nosso Deus vai fazer da sua vida doce, mais doce do que o destilar de um favo de mel. Quem pode crer nisso?
Quem pode crer nisso? Você pode dizer: "Amém! " Diga: "Chega para os espinhos e declare: eu recebo as delícias de Deus porque foi isso que Deus sonhou para nós".
Essa era a intenção de Deus com o homem. Quem entendeu, diga "Amém". Amém!
Então, veja que o homem não foi criado para o jardim; o jardim é que foi criado para o homem. Vou falar de novo: você não foi criado para as coisas; as coisas foram criadas para você. Vou falar de novo: você não foi criado para as coisas, mas todas as coisas foram criadas para você.
Diga: "Toda a criação tem um objetivo, um propósito! " Diga: "Qual é? " Suprir o homem para que ele cumpra o propósito dele, que é expressar a Deus e representá-lo.
Então, quando o homem cai, toda a criação perde o seu propósito. Entende? Porque agora o homem não tem mais a imagem de Deus; ele perde a imagem de Deus.
E a criação só respondia ao homem porque o homem tinha essa imagem. Na verdade, a criação não responde ao homem, mas à imagem que o homem expressa. Mas agora, o homem perde a imagem e a terra para de suprir-lo.
Vou falar aqui só para os que têm fome de aprender. Quem tem fome? Amém!
Quem tem desejo de aprender mais de Deus? Olhe para isso! Olha, na nossa fé, o poder está na riqueza dos detalhes.
Não deixe passar os detalhes, porque é aí que está o poder de tudo, é aí que está o poder de Deus. Sabe, Ele emana desse entendimento. Escute isso: quando Deus cria o homem, põe o homem no jardim; o jardim provê o homem.
O homem não trabalha, o homem vivia um sábado eterno, o sétimo dia da criação de Deus. Não, não era para ter fim! Ah, não pegou?
Não pegou? Vou falar de novo: quando Deus colocou o homem no jardim, era Shabat, era sábado. Nesse dia, Deus pôs o homem no jardim e abençoou o homem.
Então, o que significa Shabat? A gente tem aqui um irmão que é judeu, fala hebraico. Vamos pedir para ele ajudar a gente.
Dá um microfone para ele aí, Lucas. Ô, Alex, fale pra gente um pouquinho sobre Shabat. Pode subir aí no palco, se quiser.
Vem cá pra gente pregar junto, você pregar junto comigo! Ó, você pode aplaudir Jesus pela vida dele! Boa noite!
[Aplausos] Não estava combinado; peguei ele de surpresa. Então, mas ele é judeu, né? Tem que saber dessas coisas!
Eu vou ler aqui. Shabat, o que é Shabat? De onde vem essa palavra?
Shabat vem de "lisb", que significa "descansar", mas não descanso corporal; é descanso de desfrute. Primeira coisa. Outra coisa: então Adão já estava no lugar certo, né?
Porque ele estava no Éden. Éden é delícias, entende? Ou seja, você vai descansar de tudo o que está fazendo para não fazer nada.
. . isso é Shabat!
Qual é a ideia que ele traz para você? Desfrutar de tudo o que você tem hoje! Ou seja, quando você, nesse dia, separa tempo para desfrutar com sua família, você tira o foco de tudo o resto e foca nesse dia de desfrutar, desfrutar, não trabalhar.
Não desfrutar tem alguma coisa a ver com a palavra Shabat e com Shalom? Tem alguma ligação? Tem!
Tem que separar um dia inteiro para isso, mas resumidamente, sim. Olha só, tem que entender que a palavra Shalom, todo mundo conhece essa palavra, ok? Shalom é palavra "paz" e também raiz de "shalem", que significa "inteiro", "completo".
Olha só, na Bíblia fala que Jesus é a paz, sim, porque quando você vai para guerrear, você vai pela paz. Quando você vai, você vai fazer guerra, mas você vai pela paz. Certo?
Então, quando você consegue essa paz, você consegue plenitude, ok? Aí vem "shalem", que vem "shalá". Plenitude, pleno, completo.
É por isso que a paz. . .
isso não só porque não tem guerra no mundo, mas também porque, quando você é pleno consigo mesmo, quando Jesus fala: "Eu sou a paz do mundo", isso é paz interior. Quando você está pleno consigo, não quer dizer que não há guerras, exatamente; e também há guerras interiores, no mundo também, interiores. Ou seja, para que haja Shalom.
. . Tem que haver paz dentro de mim; paz tem que haver, completude, exato.
E isso tem a ver com desfrutar, que a palavra Shabat é um desfrute interior para conseguir essa plenitude interior. Deu para entender? É desfrutando que eu consigo a paz perfeita.
Aproveita que você está aqui em cima; você pode fazer uma ação: derrama a paz nessa igreja, na sua igreja, no mundo, para que consigamos desfrutar em Ti hoje e para sempre. Amém. Obrigado, Alex.
Deus te [aplausos] abençoe. Você parou para pensar que Deus não tinha programado o dia seguinte ao sábado? Não tinha revelado essa intenção porque o sábado era para ser um descanso eterno; era para você viver eternamente desfrutando de tudo aquilo que Deus te deu, cheio de plenitude, cheio de paz.
Shabbat fala disso. Tudo está muito bom. Veja que, no segundo dia da criação, o Senhor olha tudo que Ele fez e diz: "viu que era bom.
" Mas no terceiro dia, Ele vai mudar a realidade do segundo dia. No final do terceiro dia, Ele viu tudo que tinha feito e viu que era bom. Mas no quarto dia, Ele muda a realidade do terceiro dia.
No final do quarto dia, Ele olha para tudo que fez e viu que era bom. Mas no quinto dia, Ele muda a realidade do quarto dia. No final do quinto dia, Ele vê que tudo que Ele fez era bom.
Mas no sexto dia, Ele muda a realidade do quinto dia. Quando chega no final do sexto dia, viu Deus que tudo era muito bom e não mudou mais nada porque estava tudo muito bom. E esse "muito bom" traz a ideia da plenitude, traz a ideia da inteireza daquilo que Deus estava fazendo, traz a ideia do descanso e do desfrute que Deus queria colocar no homem; tudo estava muito bom!
Aleluia! Era para ser assim um resto da eternidade. No capítulo 2, verso 4 de Gênesis, diz que estas são as origens dos céus e da terra quando foram criados, no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus.
Toda a planta do campo ainda não estava na terra; toda a erva do campo ainda não havia brotado, porque ainda o Senhor Deus não havia feito chover sobre a terra e não havia homem para lavrá-la. O motivo pelo qual Deus vai fazer o homem, o propósito é para que o homem lavre. Ok, lavrá, mas o homem não lavra porque vai dizer o seguinte: no verso 6, subiu um vapor da terra e regava toda a superfície dela.
Verso 7: Então, formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente. Verso 8: Veja a sequência. Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, para as bandas do Oriente, ali, no lugar que Deus havia escolhido para plantar.
Esse jardim é o mesmo lugar para onde Abraão tinha que montar a tenda, para o leste, para o Oriente, o mesmo lugar onde os levitas tinham que montar o tabernáculo. A porta do Templo de Salomão tinha que estar voltada para o leste, o Templo de Zorobabel com a porta voltada para o leste, o Templo de Herodes com a porta voltada para o leste. O que isso quer dizer?
Que aquele lugar era mais do que um jardim; era um santuário de Deus, por isso estava voltado para o Oriente. Verso 9: Fez Deus brotar da terra toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para o alimento. Veja, o jardim Deus plantou as árvores; Deus fez brotar.
Existe uma diferença entre o jardim que Deus plantou e as árvores que brotaram. Elas eram agradáveis à vista e boas para o alimento, e no meio do jardim estava a árvore da vida e também a árvore do conhecimento do bem e do mal. Verso 10: Diz que saía um rio do Éden para regar o jardim e se dividia em quatro braços.
O nome do primeiro braço, do primeiro rio, é Pison. Ele rodeia a terra de Havilá, lugar onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; ali também é a bedel, a pedra sardônica.
O nome do segundo rio é Gion. Ele rodeia a terra de Cuch, a Etiópia. O nome do terceiro rio é Tigre, diferente dos dois primeiros que rodeiam, circundam, circulam.
Esse corre para o Oriente da Síria. O nome do quarto rio é Eufrates. Verso 15: Havendo o Senhor Deus formado o homem, o colocou no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Verso 16: Presta atenção, parece uma contradição! E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: "De toda a árvore do jardim comerás livremente. " Deus pôs o homem no jardim para trabalhar, mas não permitiu que ele trabalhasse.
Disse para ele: "Você tem que comer das árvores do jardim. " Olhe para quem está pertinho de você e diga assim: "Comer das árvores do jardim, comer das árvores do jardim nunca foi uma opção; sempre foi uma ordem. " Então, qual é a ordem?
"De toda a árvore do jardim comerás à vontade, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comer, certamente morrerás. " Aqui nós precisamos ver algumas coisas, senão você nunca vai entender o coração de Deus nisso. Primeiro, Deus deu essa ordem por prioridades.
Qual é a primeira prioridade? Comer de todas as árvores do jardim, porque aquele jardim é um ecossistema de vida, e o que Deus está falando é: você precisa ser nutrido pela minha vida, e a minha vida está aí. Aquele jardim representa a vida de Deus, representa um ecossistema de vida que vai nutrir o homem.
Consegue entender? Quem consegue entender? Amém.
Mas dentro desse jardim tem uma árvore que aparentemente Deus está nos privando dela, sim ou não? Sim! Sim ou não?
Sim! Mas é só. .
. Aparentemente, por quê Deus não está te privando? Ele só está te protegendo.
Ele não está dizendo assim: "Ó, ele estaria te privando se ele dissesse assim: 'Se você comer, eu te mato. Eu não quero que você coma a árvore; é minha. Se você comer, eu te mato.
'" Mas não é isso que Ele está dizendo. O que Ele está dizendo é: "Se você comer, você vai morrer. " Ele está te mostrando que comer dessa árvore tem como consequência a morte, então Ele está te cuidando.
Não coma, mas veja, não é a prioridade de Deus falar "não". A prioridade de Deus é falar "toma". A prioridade de Deus é te suprir.
A prioridade de Deus é ser generoso. A prioridade de Deus é derramar graça. A prioridade de Deus é manifestar amor.
Ou seja, o homem não fez nada; ele não plantou, não tinha direito a nada, mas Deus deu tudo para ele. Quem plantou foi Deus; quem colheu foi o homem. Consegue entender ou não a manifestação da graça?
A manifestação da natureza divina que é generosa, doadora. Deus é doador por natureza. Deus diz o seguinte: "Ó, Deus disse uma coisa que você não concorda.
" Ele disse o seguinte: "É melhor dar do que receber. " Nosso cérebro processa isso. Fala sério, processa isso.
Não, você tem que estar num nível espiritual muito elevado, irmão, para você ter mais prazer em dar do que receber, porque a maioria das pessoas tem prazer em receber e não tem prazer nenhum em dar. Por quê? Porque a natureza caída é egoísta; a natureza de Deus é que é doadora.
Quem está aí? Amém? Quem está aí?
Amém, amém. Agora, escute isso: toda essa provisão, toda essa entrega da criação cai por terra com o pecado, porque quando o homem peca, ele perde a imagem de Deus e toda a criação responde a essa imagem. É por isso que Deus disse para Adão: "Por que deste ouvido à voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenei que não deverias comer?
Maldita é a terra por tua causa. E agora te produzirá espinhos e cardos; do suor do teu rosto comerás o teu pão, e com dores proverá a tua casa todos os dias, até que você volte para a terra, porque da terra você foi tomado; porquanto tu és pó, e ao pó tornarás. " Assimilou?
Consegue entender? Agora, Deus disse: "Você não tem mais essa imagem. Você vai ter que suar para comer, vai ter que sentir dor para prover, porque aquilo que fazia por você, agora você vai ter que fazer por você mesmo.
" Então, desde aquele momento até agora, o homem trava uma batalha com a criação, porque para que você sobreviva, você mata, você engana. Já viu como que a gente pesca? Você joga uma isca, engana o peixe.
Quando ele vem, você pega ele, porque ele não te obedece. Você bate na água e fala: "Vem aqui, peixinho! " Não vai chegar um cardume lá para você.
Você tem que enganar, prendê-lo, matá-lo, comê-lo para que você possa viver. Então, veja: o homem vive da morte de animais e de vegetais. O homem caído pega isso aqui.
Aqui, Pedro pescou a noite inteira e não pegou peixe nenhum, lá jogando as iscas, batendo a rede, jogando na isca, batendo na rede. Jesus falou para ele: "Vai lá no mar e joga a rede. " Quando ele jogou, não podia mais tirar, porque Jesus tem a imagem de Deus; a criação responde essa imagem.
A criação vai sempre suprir essa imagem. Consegue entender? O que você faz com dor, para Jesus é natural.
O que você tem que lutar para conquistar, para Jesus é instantâneo. Jesus tinha tanta riqueza interior que a provisão para Ele era instantânea. Olha a mente do ser humano caído: Jesus falou assim: "Essas pessoas estão aqui há três dias nos ouvindo e muitos deles vieram de longe.
Se nós os despedirmos depois de três dias no deserto sem comer, muitos desfalecerão no caminho. " Diga "no caminho". Diga de novo.
Olhe para quem está do seu lado e diga "no caminho". Diga: "Por que no caminho? " Porque na presença de Jesus ninguém desfalece.
Vê como a presença é importante? É ela que nos sustenta. Você não pode ficar longe dessa presença.
Mas Ele diz: "Quando estiverem no caminho, eles vão desfalecer. " Vamos dar de comer a eles. O primeiro, primeiro escasso, natureza caída: "Como nós vamos suprir de pão essa multidão no deserto?
" Aí vê o outro: "Ainda que a gente tivesse dinheiro, onde vamos comprar tanto pão? " Jesus pegou os pães, levantou, deu graças, partiu e foi distribuindo aos apóstolos, aos discípulos, dizendo: "Dá ao povo. " E os discípulos foram entregando.
5000 homens, fora mulheres e crianças, comeram, e dos pedaços que sobraram juntaram 12 cestos. Provisão instantânea, porque Ele carrega a imagem. Tudo responde a essa imagem.
Toda a criação trabalha para dar essa imagem. Tudo que é preciso para que Deus seja expresso. Jesus chegou numa sinagoga; era sábado e tinha um homem com a mão ressequida.
Jesus chamou ele no meio da sinagoga. Quando ele chegou lá com a mão atrofiada, Jesus disse: "Sê curado! " E a mão dele voltou ao normal.
Os mestres da lei e os escribas acusaram Jesus de quebrar o sábado, que no sábado você não pode trabalhar. Agora me diga: que trabalho que dá dizer para alguém ser curado? Então veja que não é do trabalho físico, como o Alex falou, que eles estão falando.
Existem duas palavras hebraicas para trabalho: avod e malá. A maneira com que Deus trabalha não é de trabalho físico, porque Deus não tem corpo. Deus só vai ter corpo em Jesus, consegue entender ou não?
Então Deus não está cansado fisicamente e Deus não está trabalhando fisicamente. Como é que Deus trabalha? Mudando pelo poder da palavra a realidade das coisas.
Então Deus olhou para a terra. E viu que estava toda cheia de água, então ele falou: "Água, se ajunta em todas num só lugar, e apareça a porção seca". E aquilo que era um dilúvio sobre toda a terra mudou de realidade, porque agora apareceu a porção seca.
E Deus chamou a porção seca de terra, e o ajuntamento das águas ele chamou de mar. Então Deus trabalha mudando a realidade das coisas. Então, quando você fala para judeu que ele não pode trabalhar no sábado, os que entendem disso, o que é que ele entende?
Os rabinos estudiosos. Você não pode mudar a realidade das coisas, porque, veja, o Alex sabe disso, porque ele viveu em Israel a vida inteira. No Shabat, os judeus não apertam os botões do elevador.
O Alex apertava, porque ele não era nada religioso. Ele até come feijoada e camarão. Nada, nada judeu religioso.
Mas veja, os judeus não apertam o botão; todo prédio tem um elevador que vai, com a plaquinha "Shabat", porque ele para sozinho em todos os andares, sem que ninguém precise apertar o botão. Domingo, a gente vai a Israel com 54 pessoas, e nós vamos viver essa experiência lá no Shabat. Por que eles não apertam o botão do elevador?
Simples: se o elevador estiver parado, ele vai se movimentar. Aí, eles mudaram a realidade. Quebrar o sábado se ele estiver se movimentando vai parar.
Então, eles não apertam o interruptor para apagar a luz, não fazem café, não fritam ovo; é Shabat, sábado. Não tem café em Israel, a não ser se você deixar o café pronto, porque não pode apertar o botão. Então, como é que tem café da manhã no hotel?
De manhã, em Jerusalém, tem uma máquina que fica ligada o tempo inteiro desde o dia anterior para manter o café quentinho até o outro dia, que eles não vão apertar o botão. Irmão, consegue entender? Alguns judeus mais endinheirados têm um trabalhando para eles que não aperta o botão, mas diz: "Aperta para mim".
Então, você viu que é uma hipocrisia só. Lembre de Jesus: hipócritas, hipócritas! Jesus falava isso o tempo todo.
Aí, Jesus olhou para eles e falou assim: "Diz para mim, qual de vocês, que se o cavalo de vocês caísse num buraco no sábado, não o tiraria de lá? Hipócritas! Vocês estão dizendo que eu quebrei o sábado, mas o que Jesus vai dizer?
'Eu sou o Senhor do sábado'. Adão era o Senhor do sábado; o sábado foi criado para Adão, não Adão para o sábado". Ah, não pegaram Adão, irmão, porque talvez você não entendeu o mistério da criação.
Ele era o Senhor de toda a terra. Deus pôs ele na terra e disse: "Governe, domine". Ele tinha senhorio sobre toda a criação.
Consegue entender? Quem tá conseguindo entender? Jesus diz: "Eu sou o Senhor do sábado".
Quando foi sábado? Quando tudo estava muito bom. Quando tudo estava muito bom, a mão ressequida é muito bom.
Então, era a mão do homem que estava quebrando o sábado, porque no sábado tudo tem que estar muito bom. Foi assim que Deus deixou. Qualquer coisa que tiver fora disso está quebrando o que Deus fez.
Jesus não quebrou o sábado; só devolveu a mão do homem para o estado original que o Pai dele deixou. Quando disse: "Hoje é sábado", porque aquela mão estava incomodando Jesus. Porque aquilo não é muito bom, então não pode ser o Shabat.
Quem tá conseguindo pegar o que eu tô falando? Conseguindo entender o que eu tô dizendo? Quem tá conseguindo entender?
Então, diga o que Deus tem que fazer para devolver ao homem caído o poder sobre a criação. Deus tem que devolver ao homem caído a sua [música] imagem. Mas a imagem de Deus não está mais na Terra, só no céu, porque quando Adão perde a imagem de Deus, só o céu tem essa imagem, a Terra não tem mais.
Deus não pode ser expressado na Terra, só no céu. Lá no céu, aquele que é a imagem de Deus e que existe desde a eternidade, porque é Deus, foi escolhido. Decidiu, com as outras duas pessoas da Trindade Divina, o Filho, decidiu com o Pai e com o Espírito que ele viria à Terra devolver ao homem caído a imagem que eles perderam.
Glória a Deus! Então, o Filho de Deus é eterno. Diga por quê.
Por quê? Porque ele é Deus. Amém?
O Filho de Deus sempre existiu, desde antes de Deus criar o primeiro pó da Terra, o Filho de Deus já existia. Ele era o mistério oculto, mas já existia. Aliás, na obra da criação, ele foi o arquiteto.
Deus, aleluia! Sabe o que diz o texto? Que esse Filho, ele era revelado nos tempos passados como sendo a Palavra de Deus, o Verbo de Deus.
Aleluia! Sabe como é que começa o evangelho da comunidade joanina? "No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus".
Aleluia! Tudo foi feito por ele e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Sabe o que que eles vão dizer?
Sabe o que essa comunidade vai dizer? A comunidade joanina é uma comunidade que tem uma cristologia muito elevada. Sabe o que que eles vão dizer?
Eles vão dizer o seguinte: "O Verbo se fez carne". Em outra tradução: "O Verbo tabernaculou entre [música] nós. Fez carne e habitou entre nós".
Ou seja, aquele que é Deus, o Deus Filho, encarnou, deixando a Sua Majestade, despojando-se de sua glória. Se fez semelhante a um homem para nos devolver a imagem que perdemos. Glória a Deus!
Você tá conseguindo entender? Amém! Olhe para quem tá pertinho de você e diga assim: "Uma das missões de Jesus nesta terra é te devolver a imagem de [música]".
[Aplausos] Deus Jesus quer fazer você de novo expressar a Deus, para que toda a criação se sujeite novamente. Quem está conseguindo entender? Geme na expectativa da manifestação dos filhos de Deus, porque esses são os que têm a imagem de [Música] Deus.
A criação perdeu o propósito; entenda isso. Então, olhe como o profeta Isaías vai falar sobre isso; ele vai dizer assim: "Um menino nos nasceu [Música], um filho se nos deu. " Vou pegar o texto para você: Isaías, capítulo 9, verso 6.
Eu vou ler aqui para você: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. " Preste atenção. Olhe aqui comigo, diga assim comigo: "O menino, O menino nasceu.
" Nasceu do Espírito Santo no ventre de Maria, mas o menino tem que nascer porque não existia. O filho não nasce porque sempre existiu; o filho é dado. O menino nasce; o filho é dado.
O filho que foi dado, como que ele foi dado? No corpo do menino que está nascendo. Então, Deus preparou um corpo para receber do céu o filho, que vai nas.
. . Deus preparou esse corpo no ventre da Virgem Maria.
Hã? Porque nós não somos católicos, mas cremos que Maria concebeu virgem. Consegue entender ou não?
Por obra do Espírito Santo, que plantou essa semente dentro dela. Quem está conseguindo entender? Amém.
Veja que o cristianismo é uma loucura, né? A fé cristã é uma loucura porque você tem que crer que o Espírito de Deus pôs uma semente numa mulher, numa virgem, que essa virgem vai dar à luz ao menino, O menino que nasce, mas dentro dele tem o filho que foi dado. Aleluia!
Essas são as duas naturezas de Jesus. Jesus tem duas naturezas; ele tem uma natureza humana e uma natureza divina. Eu já estou terminando, sei que você, né, todos os cretos não aguentam muita coisa.
Então, diga assim comigo: "O menino, O menino nos nasceu, nos nasceu um filho se nos deu. " Você entende que o menino nasce e o filho é dado, porque o filho é Deus e sempre existiu. Agora, olhe isso: João, capítulo 1, verso 14, "E o Verbo se fez carne, habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
" Aleluia! Veja, o Verbo encarnou. O filho de Deus se fez carne na pessoa do filho.
Consegue entender? É a Trindade Divina: Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo. O Pai é a primeira pessoa da Trindade; o Filho é a segunda pessoa; e o Espírito Santo é a terceira.
Agora, olhe bem: são três pessoas, um só Deus, iguais em glória, natureza, essência, honra. Consegue entender? É a mesma natureza, mesma essência, mesma glória, mesma honra.
E o filho se fez carne, e ele carrega dentro dele a imagem. Aleluia! E a vida.
Aleluia! Que que Adão perdeu? Aleluia!
Vou falar de novo: ele carrega dentro dele a imagem e a vida que Adão perdeu. Olha como está em Hebreus, no capítulo 10, verso 5: "Por isso, ao entrar no mundo, diz: quem está entrando no mundo? O filho.
" Olha o que ele diz: "Sacrifício e oferta não quisestes, mas corpo me preparastes. " Veja! Deus preparou um corpo para o seu filho.
Consegue entender isso ou não? Colossenses, capítulo 1, versos 14 e 15: "No qual, no filho, temos a redenção, a remissão dos pecados, o qual é a imagem do Deus invisível. " Aleluia!
Quem Jesus é? A imagem do Deus invisível. De novo: quem Jesus é?
A imagem do Deus invisível. Olhe para quem está pertinho de você e diga assim: "Ó Jesus Cristo, Jesus Cristo é a imagem, a imagem do Deus invisível e o primogênito de toda a criação. " [Aplausos] Toda a imagem do Deus invisível.
Ele é a imagem do Deus invisível. Ele é a imagem do Deus invisível. Ele é a imagem do Deus invisível.
Quem está aí? Essa divindade que carrega a imagem do Deus indivisível está dentro do corpo de Jesus. Só ele!
Tem mais ninguém. Mas o desejo dele é te dar isso. O desejo dele sempre foi nos dar isso, compartilhar conosco.
Só que tem um detalhe: ele não pode compartilhar isso conosco sem que isso primeiro saia dele, e isso só pode sair dele se ele for literalmente rasgado. [Música] Por isso que ele vai falar dele mesmo: "Se o grão de trigo, meu Deus, não cair na terra e primeiro morrer, não pode dar fruto. " O que acontece quando a sementinha, quando você planta, ela lá debaixo da terra?
A casca, que é o corpinho, rompe. E aí sai a vida. Então, o que Jesus está dizendo?
Se não romperem essa casca, que é o meu corpo, eu não posso compartilhar a vida. Mas quando essa casca for rompida, a vida que está em mim estará também dentro de vocês. Tá conseguindo entender isso ou não?
Ele disse isso de outra maneira também; ele comunicou isso na noite em que foi traído. Havia uma ceia, eles estavam celebrando e comendo a Páscoa, e quando eles terminaram de comer a Páscoa, cumprindo os requisitos da Lei, Jesus tomou um pão e levantou esse único pão e disse: "Este é meu corpo. " Dentro do corpo está a vida.
Aí a Bíblia diz que ele levantou, deu graças e partiu. Aleluia! E distribuiu os pedaços aos seus discípulos, dizendo: "Comer do meu corpo.
" Porque agora ele está dizendo: "Quando o meu corpo for partido, um pouco dessa vida vai estar dentro de cada um de vocês, um pouco de mim, um pouco do Cristo vai estar. . .
" Você pode ver que eles só entendiam Jesus, o Cristo. Enxergavam, tinham a revelação de Jesus, o Cristo, depois da ressurreição, quando eles comiam com ele. Caminho de Emaús, eles não conheceram que era Jesus.
Conversaram, conversaram, conversaram, mas quando ele levantou o pão, eles disseram: "É ele! " Lá no barco, eles estavam pensando que era um fantasma, e ele perguntou: "Tem alguma coisa para comer? " Deram para ele um pedaço de peixe assado.
Quando ele [Música] comeu, porque Jesus se revela nessa mesa, nessa ceia, para eles. Comendo é que Cristo é revelado. Aleluia!
Ele parte o pão e dá um pedacinho para cada um e diz: "Comei dele; este é o meu corpo, que é partido por vós. " Ele vai falar isso de outra maneira no dia em que ele morreu. Na mesma hora em que ele morreu, lá no santuário, a Bíblia diz que de alto a baixo, mostrando que há uma ação divina, vem do alto, vem do céu, o véu que separava o lugar santo do lugar Santíssimo foi rasgado.
Consegue entender aquilo lá? O que aconteceu no santuário é só um símbolo do que está acontecendo com Jesus na cruz, porque o texto bíblico de Hebreus vai dizer que o corpo de Jesus é um véu rasgado para que a vida saia dele. Então, quando eles quebram as pernas do primeiro malfeitor, porque eles têm que desmontar a cruz antes do pôr do sol, senão a cruz amaldiçoa a Terra, quando eles vão para quebrar a perna do segundo, que é Jesus, ele já está morto.
E aí alguém diz: "Ele já morreu. " O centurião, para se certificar de que ele tinha morrido, fura o seu lado com a lança, e quando fura o lado, sai sangue e água. Sangue é a vida humana, a natureza humana; a água é a vida divina.
Aleluia! Ao mesmo tempo que eles tomam dele a vida humana, ele pode repartir a vida [Música] divina. Aleluia!
Você não pegou? Vou falar de novo: ao mesmo tempo que lhe tiram sua vida humana, ele pode, a partir daí, repartir a vida [Música] [Aplausos] [Música] divina. No dia da festa das águas, diz o texto de João, Jesus subiu a um lugar alto e disse: "Quem tem sede, venha a mim e beba, porque, como diz as [Música] escrituras, rios de água viva fluirão do seu ventre.
" Ele dizia isso acerca do Espírito que haviam de receber aqueles que nele cressem, o Espírito que ainda não tinha sido dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. Quem está conseguindo entender o que eu estou falando? Amém!
Quem está conseguindo entender? Amém! Foi necessário que o corpo de Jesus fosse ferido para que a vida saísse dele e pudesse habitar em você.
Agora você é a habitação dessa vida. Quando nós estamos juntos aqui reunidos, somos o templo do Espírito, o edifício que Deus está construindo, a igreja, membros do corpo de Cristo. Quem está conseguindo entender?
Amém! Vou ler mais uns textos para a gente ir embora. E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu e deu-lhe, deu-lhe aos seus discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo, que por vós é dado.
Fazer isto em memória de mim. " De semelhante modo, tomou o cálice da ceia e, dizendo: "Este cálice é do novo testamento; é o cálice do meu sangue, que é derramado por vós. " João, capítulo de número 12, verso 24: “Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto", falando de si mesmo.
Colossenses, capítulo 1, versos 26 e 27: “O mistério que esteve oculto pelos séculos e das gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos, aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória. ” Olhe para quem está pertinho de você e diga: "Cristo está em você. " Efésios, capítulo 3, versos 4 e 5: "Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, mas agora foi revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.
" Romanos, capítulo 16, versos 25 e 26: "Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que, desde os tempos eternos, esteve oculto, mas que se manifestou agora e se notificou pelas escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, todas as nações receberam essa revelação para obediência da fé. " Primeira Coríntios, capítulo 2, versos 7 e 8: "Mas falamos a sabedoria de Deus no mistério, que outrora esteve oculto, o qual Deus preordenou antes dos séculos para a nossa glória, a qual nenhum dos príncipes deste século conheceu, porque, se tivessem conhecido, nunca teriam crucificado o Senhor da glória. " Romanos, capítulo 8, verso 29: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também predestinou para serem conformes, conformados, moldados à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos [Música] irmãos.
" Paulo, em Gálatas, vai dizer: "Meus filhos, por de novo sofro as dores de parto até que Cristo seja formado em vós. " Coríntios, capítulo 3, verso 18: "E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. " E o último texto: Efésios, capítulo 4, versos 22, 23 e 24: [Música] "Quanto ao trato passado, a maneira de viver do passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
" A ideia de Deus é que você não seja provido pela força do seu braço, mas que a criação responda em suprimento à imagem que está em você. Amém? Amém!
Quanto mais você carrega dessa imagem, mais a criação provê. Responde, sustenta, prepara. Talvez fique mais fácil entender agora: todas as coisas cooperam, glória a Deus, ao favor daqueles que amam a Deus.
Deus te abençoe! Fique de pé no seu lugar. [Aplausos] Que os sinais dos tempos te sejam revelados pelo poder e autoridade do nome de Jesus.
Que você seja o primeiro a ver os sinais do Senhor para uma mudança de estação, para uma mudança de nível, para um tempo novo no Senhor. Quem pode aplaudir a Jesus por isso? [Música] [Aplausos] Mão direita lá para o alto!
Que o grande amor de Deus, o Pai; a graça redentora do Filho; a consolação, a direção, a unção e o poder do Espírito Santo que habita em nós! Traga a mão no coração, jogue lá na sua casa e diga: "Seja com todo mundo, agora e para sempre. Amém!
" Vai em paz, em nome de Jesus. Deus te abençoe! Reino!
[Aplausos] [Música] Eu quero que você pare agora, se inscreva nesse canal e faça parte dessa comunidade.
Related Videos
RESTAURAÇÃO DA ESSÊNCIA HUMANA EM DEUS | Eduardo Reis
1:00:54
RESTAURAÇÃO DA ESSÊNCIA HUMANA EM DEUS | E...
Eduardo Reis
7,280 views
PR EDUARDO REIS - A ETERNIDADE
1:47:56
PR EDUARDO REIS - A ETERNIDADE
Tiago Alberto Schmidt
19,707 views
Trindade x Unicismo (Fora da Caixa) Pr Carlos Moisés x Juliano Fraga
1:13:07
Trindade x Unicismo (Fora da Caixa) Pr Car...
Pr. Juliano Fraga
536,658 views
Como tratar o PECADO do nosso irmão? -  Harold Walker (Conferência Lidere Como Jesus 2024)
1:06:08
Como tratar o PECADO do nosso irmão? - Ha...
JesusCopy
34,415 views
Sunny Mornings: Beautiful Relaxing Music with Piano, Guitar & Bird Sounds by Peder B. Helland
3:03:39
Sunny Mornings: Beautiful Relaxing Music w...
Soothing Relaxation
269,220,062 views
EVANGELHO DA GRAÇA E DO REINO: TODO CRISTÃO PRECISA SABER
1:18:00
EVANGELHO DA GRAÇA E DO REINO: TODO CRISTÃ...
Eduardo Reis
6,169 views
O altar que faz o céu trovejar! | Pr. Adson Belo
1:31:09
O altar que faz o céu trovejar! | Pr. Adso...
Pr. Adson Belo
3,322 views
O PODER QUE HÁ NO SERVIR
59:22
O PODER QUE HÁ NO SERVIR
Eduardo Reis
5,999 views
CEIA DO SENHOR: OS 5 BENEFÍCIOS DA COMUNHÃO COM CRISTO
55:26
CEIA DO SENHOR: OS 5 BENEFÍCIOS DA COMUNHÃ...
Eduardo Reis
6,713 views
O QUE JESUS REALMENTE QUERIA DIZER AOS DISCÍPULOS? DESCUBRA
59:24
O QUE JESUS REALMENTE QUERIA DIZER AOS DIS...
Eduardo Reis
9,591 views
BOMBA: PAVINATTO  expõe nova denúncia contra MORAES
11:50
BOMBA: PAVINATTO expõe nova denúncia cont...
Velocicar
174,485 views
PR EDUARDO REIS - A ORIGEM DO HOMEM
1:36:58
PR EDUARDO REIS - A ORIGEM DO HOMEM
Tiago Alberto Schmidt
9,646 views
OFERTA DE CAIM E ABEL - PR.CARVALHO JÚNIOR - 2024
1:19:13
OFERTA DE CAIM E ABEL - PR.CARVALHO JÚNIOR...
Carvalho Júnior Oficial
26,653 views
É TEMPO DE CONQUISTAR: ALARGUE SUAS FRONTEIRAS COM A GRAÇA DE DEUS
57:19
É TEMPO DE CONQUISTAR: ALARGUE SUAS FRONTE...
Eduardo Reis
4,331 views
Pr. Eduardo Reis - Primícias, dízimos e ofertas
2:28:04
Pr. Eduardo Reis - Primícias, dízimos e of...
eiTaGlóRia!
2,981 views
TRANSFORMADOS POR DEUS: A VERDADE SOBRE NOSSO PROPÓSITO
1:25:08
TRANSFORMADOS POR DEUS: A VERDADE SOBRE NO...
Eduardo Reis
5,071 views
A Eternidade | Pr. Josué Brandão
1:10:50
A Eternidade | Pr. Josué Brandão
Pastor Josué Brandão
89,831 views
Eduardo Reis // O processo da salvação
2:12:24
Eduardo Reis // O processo da salvação
Comunidade da Fé Church
133,765 views
O PODER DE DEUS EM VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO
1:09:18
O PODER DE DEUS EM VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO
Eduardo Reis
3,082 views
DEBATE | Unicismo x Trinitário (Pr Tony x Juliano Fraga)
1:20:46
DEBATE | Unicismo x Trinitário (Pr Tony x ...
Pr. Juliano Fraga
148,381 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com