No vídeo de hoje, você vai ouvir um conselho muito diferente sobre dívidas. O que as pessoas falam é que você tem que pagar. Hoje, a gente trouxe aqui uma pessoa que está dizendo para você não pagar suas dívidas, e eu quero saber como é que é isso.
Então, fica aqui para saber mais. Estou aqui com Bené, Joel, seja bem-vinda à brigada. Foi desligado, e eu quero saber o que é isso.
Bené, não pague suas dívidas? Como assim? Não sai do cano?
Todo mundo no carro tem uma coisa a fazer. Estou muito feliz de estar no seu canal. Eu sou israelense, e isso aqui não é da Bahia.
Fico pensando como o dia 11, às vezes a gente perde na Bahia, Pernambuco. Não, não é. Então, não estou dizendo que vivo no Brasil há 20 anos, pelo jeito esse sotaque vai ficar bem.
Mas a gente gosta de uma hora. Vamos começar por uma coisa: o título "Não pague suas dívidas". Como sei das suas dívidas?
Infelizmente, nós vivemos no Brasil, e fazer o que? O Brasil é o terceiro país mais complicado do mundo em relação à parte financeira. Por que?
Porque nos envolvemos em dois fatores fatais. Primeiro, financeiramente, o sistema financeiro e bancário é o mais complicado, para não dizer o mais corrupto do mundo, com os juros mais abusivos. Por um lado, isso não seria tão ruim, mas, por outro lado, a população tem menos educação financeira do mundo.
Porque interessa que as pessoas não saibam exatamente. Não se combinam duas coisas: juros abusivos e pessoas que não têm educação financeira. Qual é a consequência?
Hoje, quadrinhos, que é exato. Quando acham que vai dar certo, infelizmente, as pessoas complicam as coisas com muita facilidade. Por quê?
Porque nós temos crédito fácil. Dona Maria não sabe contar até 20, mas tem cinco cartões de crédito passando na Casas Bahia. Eu, em Pernambuco, tenho dois cartões só e já comecei a gastar.
Então, temos péssima educação financeira. Do outro lado, a educação é muito deficiente. Juntar uma coisa à outra sempre é a porta perguntando: então, por que o título é esse "não pague suas dívidas"?
Porque, na verdade, você não deve sair pagando dívidas a torto e a direito. Se essa é a questão, você tem uma dívida, então provavelmente vai receber ligações, está sendo pressionado, e a questão é que você não deve sair pagando. Não é tudo que dizem que você deve.
Então, pense o seguinte: ligaram para a sua casa e, do nada, falaram um valor. Você se apavorou porque aquele valor é alto. Então, o que a gente está falando é que você não deve sair pagando.
Você tem que entender o conceito, e é pra isso que a gente trouxe o Bené aqui, porque ele vai te falar o conceito e como é que você vai pagar de um jeito fácil. Eu vou te dizer: a gente estava batendo um papo antes, e, infelizmente, quando eu fui superendividada, o Bené não morava no Brasil, mas intuitivamente eu fui criando um mecanismo para pagar as minhas dívidas, que é muito parecido com o conceito que você traz. Aliás, vou aproveitar para você ver de quem a gente está falando aqui: o Bené tem este livro, "Como Ensinar a Ser Rico", e você pode pensar: mas eu estou endividado, esse livro é para mim?
É, porque o primeiro passo para você começar a ser rico é sair das dívidas. Aqui está o segredo: eu li. Você sabe que eu li o seu livro, Bené, em, acho que foram duas horas e 20 minutos.
Assim que eu comecei, você não para mais. É muito fácil. Foi tão perfeito para nós.
Então, como é que a gente faz? Estou endividado e quero pagar. O que eu faço?
Então, vamos começar. A primeira coisa é entender que dívidas não são seu problema. Imagina bem: meu problema não é a dívida, é seu sintoma.
Na verdade, o sintoma é do seu problema. Então, qual é o problema, Bené? Seu problema são duas coisas: você tem uma péssima mentalidade financeira e uma péssima administração financeira.
Dívidas são a consequência dessas duas coisas. Enquanto você não resolver essas duas questões, eu garanto que você vai sair de dívidas e, seis meses depois, estará endividado de novo. O conhecimento pode ser chamado de instrumento de liberação de dívidas, e esse é meu ponto de vista.
Para a maior parte das pessoas, esta é a única forma de sair. Porque, se você julga pelas regras do jogo deles, do sistema financeiro, ela não foi feito para você ganhar; foi feito para você perder o tempo todo. Porque a lama do barco não é um bom devedor que paga as dívidas; o bom devedor é o devedor para sempre, sem pagar juros.
Exato. Quem já pegou empréstimos sabe que a oferta de novos vem sempre. Você continua simplesmente se tornando ativo do banco.
Se a gente ensina as pessoas a terem renda passiva e ativos, você se torna ativo do banco, simplesmente isso. Então, como sair de dívidas? Aqui no Brasil, nós temos dois tipos de dívidas: dívidas passivas, que são normais, como contas e financiamentos que você continua pagando, mas eu estou falando de dívidas que você perdeu o controle, dívidas que se tornam impagáveis, como cartão de crédito estourado, cheque especial, empréstimo que você perdeu o controle.
E se você vai continuar a fazer o que todo mundo fala para fazer, se você fizer a besteira de pagar, ou deveria financiar, tentar trocar, simplesmente você vai continuar cada vez cavando um buraco mais fundo. "Isso é um método que não foi feito para se tornar uma regra. Não foi feito para ninguém ser repetido, porque eu não acredito que alguém consiga ter sucesso.
Não há aqui nenhum lugar, é verdade, mas isso foi uma maneira de salvar sua vida. Você vai fazer isso uma vez na vida e nunca mais vai repetir. Vamos começar lá.
A primeira coisa: presta atenção quando eu falo para vocês. Isso se chama tudo ou nada. Ou você quita, presta atenção, ou você não pagou um tostão.
Vou repetir: ou você quita integralmente ou não pagou um tostão de sua dívida. Quando você tem dívida e perdeu o controle, como cartão de crédito ou cheque especial, não adianta você pagar uma parte. Você financiar não adianta, porque os juros cobrados no mês seguinte vão simplesmente criar um buraco negro, e você vai continuar devendo cada vez mais.
Só que você vai tirar comida, vai tirar coisas da sua família. Prefiram esse bloco. Então, tudo ou nada.
É bem mais fácil do que parece. Você vai quitar não por fumar, e no momento oportuno, quando receber uma boa proposta, você vai quitar de uma única vez, à vista. Só isso, mais nada a ver.
Mas se eu fizer isso, meu nome vai ficar sujo? Não, ninguém vai sujar seu nome. O que eles vão fazer é proteger seu nome.
Você não deve mais fazer besteiras. Isso eu acho ótimo para muita gente. É uma outra questão cultural, porque as pessoas pensam que vão sujar o seu nome.
Ninguém quer isso. Surge todo mundo, né? E o brasileiro, apesar de muita gente falar que o brasileiros não são bons com dinheiro, isso não é verdade.
Não sei, talvez seja uma fase. Não quero tentar me matar. Tem gente que está há quase dez anos tentando pagar a mesma dívida.
Eu sei, essa pessoa é caloteira? Claro que não! Só que essa pessoa tem o nome sujo.
Então, eu tenho meu nome sujo. Mas não é nome sujo; é o nome protegido de você. Exato.
O que acontece? Imagina o Benfica devendo. Ele ficou com o nome sujo, e o que vai acontecer?
Ele não vai poder fazer um empréstimo, um financiamento. Então, isso é uma proteção. Não tem lá o SPC?
É um serviço de proteção ao seu crédito. Se não, esquece, negócio de nome sujo é uma proteção. É importante e, culturalmente, precisamos abrir um pouquinho a cabeça, porque na realidade do sistema financeiro, nós conseguimos associar uma coisa verdadeira a uma coisa que não é.
O nome é uma coisa extremamente importante. A humanidade inteira foi crescendo conforme a confiança na comunidade. Você tem que olhar seu nome, quando você dá sua palavra para sua família e amigos.
Quando você empresta de alguém que te ajudou, sim, você tem que fazer de tudo para honrar isso. Na comunidade judaica, até hoje eles fazem acordos. Eu dei milhões entre elas.
Não aperta do mouse, em contas e nada. A Embratur e o SEF têm certeza de que vão respeitar o acordo, porque são duas pessoas honestas fazendo. Agora, quando você empresta de um sistema financeiro, e a culpa é sua, os juros são de 200%, 300% ao ano.
Mas quando você coloca seu dinheiro lá, te pagam 4% ao ano. Onde está a justiça? Onde está a honestidade?
Nada. É simplesmente explorar o lado mais fraco da situação. Então, não tem nada a ver com o nome limpo; é simplesmente uma questão de sobrevivência.
Esse é o nome: entre cuidar da sua família ou não. Você fica com sua família. Esse é um assunto que você realmente precisa considerar ao começar um novo início na sua vida.
Porque enquanto você tentar se matar para proteger essa ilusão de nome, infelizmente, podemos ver casos de pessoas que estão há sete, oito, dez anos tentando pagar e ainda não resolveram. Não resolve. E, sim, por um lado você não resolveu, mas, por outro, você já pagou aquela dívida inúmeras vezes.
Então, como é que você está devendo uma dívida que já pagou inúmeras vezes? A conformação do mundo é que você já pagou. Então, a primeira coisa que você tem que pensar é a seguinte: eu preciso fazer este passo do tudo ou nada por uma razão muito simples.
Lembra que Obama falou: 'se você não aprender a controlar, vai se endividar de novo. ' Isso também é a pesquisa, porque todo mundo, no fim do ano, sai do Serasa e do SPC, e meia hora depois já está de novo lá. Então, o que acontece?
A pessoa não aprendeu nada. Quando você vai para o método tudo ou nada, o que você vai fazer? Você vai começar a controlar suas finanças.
Você vai começar a guardar dinheiro, que talvez nunca tenha feito na vida. Eu tenho muitas pessoas que, pela primeira vez na vida, começam a guardar dinheiro. Quando não estava protegido, é o que eu fiz.
O que eu fiz no meu jogo? Eu fiz as coisas certas. Foi o que me deu aquele estalo.
Eu pensei: 'não posso mais depender do crédito, não posso mais pegar empréstimo. ' Agora, dependo do meu dinheiro. Eu preciso cuidar bem dele.
Exatamente isso. Então, eu vou juntar dinheiro a ponto de falar: 'bom, vou pagar primeiro essa dívida. ' Juntei, paguei.
Agora eu vou juntar para pagar a água. E honestamente, nas minhas dívidas, é assim que faço. " Eu devia para 34 empresas diferentes.
Aqui, é aceitável, para o primeiro, nunca, mas nunca refinanciar. Nunca forneceu cortar, no qual o francês se o cheque especial, quando financia suas dívidas que você não consegue pagar, isso é burrice. Eu vou ficar porque vamos lá dar um exemplo simples.
Só tem eu, estou vivendo desde novembro. Não, eu precisava, 2010, foi no banco pedir empréstimo. Em 2007, fiz 12 parcelas de 1.
150. Beleza, eu precisava do dinheiro, tinha emergência. Prefeito, paguei o primeiro mês, segundo.
Pensei: o mês fica desempregado, não consigo mais pagar. O que as pessoas fazem? Vai lá nos grandes bancos, tenta.
"Show, contentor, Clichy, gente calma, meu filho, calma! O banco vai te ajudar, não se desespere, conseguimos, consegui! " O banco vai te ajudar.
Aí que bom! O banco vai diminuir a sua parcela. Em vez de 1.
150, ela vai diminuir para 800 reais e falar: "em que Pokémon que não vai ser mais aqueles 12 parcelas, nós vamos para 30 parcelas mais tarde, mas pelo menos a parcela mais baixa". Aí você assina. Quando você assina, você faz duas coisas idiotas.
Em uma cena, atua. Ele mesmo, quem não paga 1. 150, acredita em mim, também não pagou 800 e pagou mais de dois meses e meio.
Você para de pagar. A segunda coisa, ontem sua dívida era 10 milhões, agora sua dívida é 30. Só isso que você fez, mais nada.
E eu vejo pessoas fazendo isso, um ataque, não aprende e fala e vai embora, falando: "gente, muito obrigada, a ideia me ajuda. " Não! Você foi lá pedir que ele, na nota, gente, ou você paga a dívida, Serginho, ou você paga o guardião, povo!
Junta dinheiro, vai chegar uma boa proposta da equipe de uma única vez. Não tem outra forma. Notei, infelizmente, você não vai ganhar, seu salário não aumenta.
A velocidade que o juiz Campos vai aumentar nunca vem. E aí, em vez de você pagar aqueles 850, que você vai pagar um mês, dois, fato no terceiro dia de ver de novo, você vai guardar o que pode. Eu posso guardar 400, eu posso guardar 405.
Guarda da mãe do sonho do ano, você vai poder guardar. Se e sempre focado no seguinte: não é porque você deixou de pagar que você vai pegar aquele dinheiro. É o cinema.
O teu foco tem que tá: o quanto antes eu tenho que pagar essa dívida. Porque também tem aí uma lenda urbana que as pessoas falam assim: "ah, não pago nada, em cinco anos a dívida vai sumir. " Nos treinos, o direito de cobrar lá pra esquerda é não.
Dívida, a dívida não prescreve. Cedo ou tarde você vai ter que pagar. Então, não cai nessa.
Você tem que pensar: eu estou endividado, sim, mas eu vou jogar com as minhas regras. Eu vou juntar o dinheiro, sim. Quando eu tiver lá, eu devia, fiquei devendo, nesse exemplo, fiquei devendo 8 mil porque paguei só duas.
Não vai ficar devedor de 8, ok? Meu foco: junto a oito. Se você guardar, imagina só: se você guardou, conseguiu guardar os 800, em quanto tempo?
Você já entra em 10, mas você já se livrou, às vezes até muito antes. Na verdade, o que você fala em relato na questão, é uma coisa: as pessoas não sabem. O banco, isso é uma coisa absurda; o banco só negocia com quem não paga.
Sem saber disso, sim. Agora, se você vai doar: "não, mas eu vou no banco vencer, Igor, não negociar. " Então, você, trabalhando, esquece, Helena, olha para sua casa e se a dívida nem no 11º lugar você pode colocar.
No meio da negociação, a colocassem nasa. Não, você não colocou um tostão. Se você partiu para o tudo ou nada, você vai esperar pelo momento certo, onde você vai receber uma proposta decente.
E se você já tem um valor, você que tem uma vez e acabou a novela e nunca mais repetiu. Só isso, é simples. Também, mas eu faço isso.
Eles começaram a me ligar. Se quiser, a gente vai ficar exatamente no processo de cobrança. Mas vamos dizer assim que não é bicho-papão, para não dizer que não é nada, né?
E tem um vídeo aqui no canal que eu falo também sobre essa questão das ligações. Eu vou deixar aqui em casa, eu vou deixar também a descrição que a gente explica como funciona esse negócio das ligações. É realmente um incômodo, temos que passar por isso.
Por isso que eu digo: foco em pagar rápido e você vai conseguir, ok? Tem que ter controle emocional. Quem controla emocionado para viver corretamente, pra não chegar ao ponto que você está endividado.
Como eu falei, há sintomas no problema. Eu sempre falo para o pessoal individualmente, infelizmente, não é muito difícil que não fazer, para não dizer muito fácil. Mas é muito fácil, é o sistema foi feito para isso.
O cinema é. . .
E às vezes a pessoa que está endividada diz: "não, você foi feito pra isso". Você só caiu naquilo que lhes à mão, para vocês. Só isso, já é um brado.
Beleza, aprenda, busque conhecimento, busque educação, entendam e mudem. Se jogou, nunca mais repita esse erro. Você tem uma vida plena, uma vida em abundância.
As pessoas às vezes falam: "no Brasil, o Brasil é um país maravilhoso". Para terceiros, mas você tem que ser bem os gregos, porque você tem um país que é extremamente. .
. com ele nessa parte financeira e você não tem o conhecimento básico, vai cair, vai cair. Uma pena que o formato não tenha que sair, mas se você quer conhecimento, onde é que você vai?
Bom, primeiro quero convidar você a conhecer o canal do Bem. Eu vou deixar linkado aqui embaixo na descrição desse vídeo, link pra você conhecer o canal. Tem muito vídeo legal, tem lá os trechos de palestra também.
Não Instagram, né? Do Bem tem os trechos de palestra que você está. Aqui, você morre, se aprende se divertindo, então é bem legal.
Faz uma visita a Latapy, que tem muito conteúdo bacana. E se você quiser o Bem de volta, deixa aqui nos comentários e a gente volta, explica mais coisas, fala mais sobre dívida, que o papo foi bacana. Pingam, quero te agradecer mais uma vez seu prognóstico e convite para estar aqui no Curió.
Livro do Bem, vai lá, procura numa livraria. Eu li e recomendo. Vou pegar o meu autógrafo aqui, tá bom?
Então, eu espero você também lá no meu blog, no bolso é blindada ponto com. br, e desejo a você, se você está endividado, saia dessa muito rápido. Segue os passos aí que vai dar certo, tá bom?
Obrigada! Vem pregando atenção pelo convite. 07 para todo mundo.