PENTATÔNICA MENOR E PENTA BLUES | Curso de escalas #1

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Cifra Club
Preparado pra aprender um pouco sobre escalas?! 🎸 Nessa primeira aula do #Curso de escalas os instr...
Video Transcript:
C [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] Fala galera do Cifra Club Eu sou Felipe Lobo hoje eu est aqui com Patrick blancos para fazer para vocês uma aula especial sobre um tema muito importante para todo mundo que é louco com solo de guitarra de violão ou quer entender um pouco melhor a relação dos acordes com as melodias das músicas Hoje a gente vai ter a nossa primeira aula sobre escalas bom e antes de começar a assistir essa aula é legal de vocês revisarem o conhecimento de vocês sobre teoria musical assistindo as aulas de introdução à
teoria musical intervalos e as duas aulas de acordes bom e todas essas aulas Inclusive essa que você tá vendo agora a gente disponibilizou apostila que você pode acessar aqui no link tá aparecendo aqui embaixo na descrição do vídeo e para começar a nossa primeira aula de escalas vai ser sobre duas escalas muito importantes escalas que são perfeitas para tocar solos de blues ou de rock and roll também que são as escalas pentatônica menor e a escala de blues também conhecida como penta Blues a gente vai fazer um som para vocês agora sacarem um pouco melhor
como que é a sonoridade dessas escalas saca só [Música] [Música] m k [Aplausos] [Música] k [Música] as pentatônicas são escalas muito antigas sua estrutura é primitiva e é encontrada na música tradicional do Japão da Grécia da África da China por [Música] exemplo ao longo do tempo essa sonoridade foi sendo adaptada para tocar vários tipos de música em vários países hoje em dia o seu uso é mais conhecido para fazer solas de rock and roll de blues bom e pra gente entender melhor a escala pentatônica menor a gente vai comparar com a escala natural a escala
natural possui sete notas e a gente vai pegar de exemplo a escala de dó maior natural a gente começa com o dó que é a fundamental o ré que é a segunda maior O Mi que é a terceira maior o fa que é a quarta justa o sol que é a quinta justa o lá que é a sexta maior o si que é a Sétima maior e a escala pentatônica menor pegando de exemplo dó também a gente tem dó que é fundamental mibol que é a terceira menor fa que é a quarta justa sol que
é a quinta Justa e sibemol que é a Sétima menor Ou seja a gente não tem na pentatônica menor nem a segunda e nem a sexta Então ela é uma escala que só tem cinco notas e é por isso que ela recebe esse nome na escala pentatônica nós não temos nenhum intervalo de semitom entre as notas que formam a escala isso confere ela um caráter muito versátil podendo se adaptar a vários tipos de acordes e vários contextos harmônicos diferentes a gente costuma dizer que improvisar com a pentatônica é muito gostoso é É uma sensação como
se todas as notas fossem [Música] boas bom agora veremos como tocar e estudar essa escala pra gente conseguir explorar mais o instrumento e fazer sola em qualquer tonalidade Observe o diagrama ele dá sugestões de quais dedos a gente deve usar para fazer a escala e Funciona igual na tablatura a corda mais grave está na parte inferior e a corda mais aguda está na parte de cima como se o violão tivesse deitado sobre as nossas pernas Olha só como que a gente faz para tocar essa escala aqui no violão ou na guitarra [Música] é mais fácil
de decorar essa escala se a gente fizer na memória a sequência dos dedos vai ficar assim é dedos um e quatro aí depois nas próximas três cordas a gente vai fazer dedos um e TRS e Nas duas mais agudas um e qu então recapitulando 1 qu 1 3 1 3 1 3 1 4 1 4 4 1 4 1 3 1 3 1 3 1 4 1 o Patrick vai fazer agora um acorde lá menor com sétima só para harmonizar e a gente começar a escutar um um pouco melhor o que que essa escala faz
olha só bom essa escala pode ser usada com vários acordes diferentes Patrick vai fazer agora o lá maior com sétimo menor né famoso lá com sétimo e a gente vai ver como que funciona uma escala menor junto com o acorde maior olha só [Música] existe um choque que acontece entre a nota que é a terça menor aqui da escala que é a nota dó e a nota que é tensa maior dentro do acorde que vai ser a nota D sustenido né são duas notas que estão ali só com intervalo de semitom entre elas esse choque
né que é um som assim um pouco azedo é que é o som característico do Blu chamado também de blue note então vamos escutar de novo só esse choque aí ó [Música] agora a gente precisa praticar as escalas que acabamos de aprender Então vamos passar para vocês três exercícios básicos que vão ajudar muito no desenvolvimento das técnicas para poder usar essas escalas uma dica bacana é começar sempre tocando o exercício devagar porque uma das coisas que mais atrapalha o desenvolvimento nessa fase é quando o aluno tem Muita ansiedade e quer sempre sair tocando mais rápido
possível então a gente vai começar com calma precisando atenção para tirar um som bonito fazer um movimento legal com os dedos e pouquinho em pouquinho quando a gente s sentir segurança a gente aumenta a velocidade n até chegar a tocar isso bastante rápido aí com o passar do tempo o primeiro exercício é o seguinte a gente vai tocar a mesma escala só que batendo duas vezes em cada corda procurando sempre alternar as palhetadas faz uma para baixo uma para cima sempre sem repetir vai ficar o seguinte [Música] quando completar o exerci né fizer em todas
as cordas subindo e descendo aí a gente cheg mão uma casa PR frente eete a [Música] mesis e assim por diante sempre chegando uma casa frente até a gente conseguir toar no braço inteiro do violão assim a gente vai acostumar com a diferença no tamanho que as casas TM na parte aguda e na parte mais grave bom agora Experimente dar três toques em cada nota assim a gente divide o tempo em três partes que é a base do swing norte-americano tanto usado no Blu quanto no jazz olha só [Música] a gente pode fazer igual Felipe
mostrou quando a gente terminar a gente vai seguindo no braço do violão e um outro exercício muito legal é o que a gente pode chamar de padrão TR por um é o seguinte a gente vai tocar uma sequência de três notas da escala no sentido ascendente do grave pro agudo e aí depois a gente volta tocando uma nota no sentido contrário já começa novamente três notas pra frente volta uma nota vai ficar [Música] assim esse exercício é muito legal para ajudar a gente a dominar aqui a técnica de palet na hora de mudar de uma
corda para outra e também ele pode servir como uma ideia para você colocar no meio de alguma frase musical né usando um fragmento disso aqui pode acabar funcionando no meio de algum solo por [Música] exemplo né muitos guitarristas usam esse tipo de ideia e esses são apenas alguns exemplos de exercício né Tem muitas outras possibilidades você pode por exemplo fazer esse essa mesma ideia matemática só que com outras quantidades né Quatro Notas subindo duas notas descendo por por exemplo E aí você mesmo vai criando os seus padrões e para poder tirar todo o proveito que
essas escalas podem ter tanto no estudo técnico quanto no estudo [Música] Musical agora que a gente já conhece a pentatônica vai ficar bem mais fácil da gente tocar a penta Blues ou a escala de blues que na verdade é a mesma escala só que a gente tem uma nota a mais Olha só na tabela na pentatônica menor a gente tem cinco notas como nós já Vimos a fundamental terça menor quarta justa quinta Justa e sétima menor e na penta blusa a gente vai ter uma nota mais que é a quinta diminuta que se encontra entre
a quarta Justa e a quinta justa Então logo depois da quarta justa a gente tem uma quinta diminuta essa notinha diferencial na escala de blues também é chamada de blue note porque ela tá meio tão abaixo da nota que seria a nota natural aí dessa escala né que é a quinta justa então aqui a pentatônica vem aqui aqui ó e a penta blusa Vem passar por aqui [Música] ó essa nota a gente pode dizer que é uma nota bem dissonante né ela tem um intervalo que choca com a sonoridade natural do Acorde por isso também
ela é característica do blues e costuma dar esse som que a gente chama de um som mais chorado né vamos ver agora como que fica a digitação para tocar a escala penta Blues aqui usando todas as cordas olha só a gente começa igualzinho a pentatônica dedo um e dedo quatro né e a depois vem dedo 1 2 e 3 na corda lá na próxima corda a gente vai usar um e três já na corda sol a gente vai usar o um o três e depois ainda o quatro tocando a Blue note na segunda corda a
gente usa um e qu na primeira corda também vamos ouvir a sonoridade dessa escala com um acorde Zinho de lá com séo aqui no violão base e você pode usar essa escala para fazer os mes exercícios que a gente fez na escala pentatônica por exemplo vou mostrar aqui como que fica aquele padrão TR por um que a gente já viu só que agora na escala penta Blu olha só [Música] bom depois dessa parte mais técnica agora a gente vai conferir a Musicalidade aplicando a escala em solo de blues e rock and roll e para quem
quiser aprofundar um pouco mais no Blues É só conferir aqui no balãozinho a nossa aula especial sobre Blues que a gente tem mais conhecimento histórico um pouco mais fraseado mais técnica e mais rifs e agora vou fazer uma resumida na questão do ritmo do Blu né como que os americanos pensam a divisão do tempo eles TM um negócio que eles cham de swing que é maisou menos esse TR aqui ó [Música] e no Brasil os ritmos tem divisão binária quer dizer que os tempos da música são divididos em duas partes igais e a depois isso
é subdividido em quatro partes iguais então por exemplo Patri vai mostrar pra gente a pulsação e eu vou fazer a divisão do tempo em cima desse pulso vou dividir em duas partes e agora em quatro partes queem no [Música] samb já no BL americano o pensamento do Ritmo é um pouco diferente eles dividem cada tempo da música em três partes iguais é que os americanos chamam de swing que é mais ou menos isso aqui aação da música 1 2 3 1 2 3 1 2 3 um do 3 e para tocar o ritmo de blues
a gente pega essa divisão de três e tira o tempo dois no meio e vai ficar assim 1 2 3 1 2 3 1 do um um TR um TR um TR um TR um TR um do TR um do TR um bom a gente pode aplicar essa mesma ideia rítmica também para fazer os solos e vai dar um som mais ou menos [Música] assim uma das coisas mais importantes na hora de tocar um solo no violão ou na guitarra é dividir o sol em frases quer dizer o solo é que nem a fala da
gente se a gente começa a falar sem parar sem fazer respirações sem usar vi fica muito difícil de entender a ideia que a gente tá tentando passar então nos solos a gente vai tentar dividir os solos em grupos de quatro ou seis notas vai ajudar bastante na organização da ideia musical Olha [Música] só uma coisa também que não legal é tocar as notas da escala na sequência fica parecendo exercício tipo assim ó TR [Música] e uma coisa que pode ser bacana é pegar uma ou duas notas juntas assim e fazer uma sequência tocando várias vezes
seguidas essa nota isso vai dar uma ideia mais rítmica pro solo Olha só TR e qu agora a gente vai fazer um solo para vocês usando um backing track que é uma base gravada que vai tocar o fundo e a gente vai fazer uma improvisação tocando nas guitarras então na sequência a gente vai explicar um pouco das técnicas que a gente usou como que a gente fez para organizar esse solo improvisado aí [Música] [Música] C k [Música] [Música] h [Música] [Aplausos] [Música] [Música] analisando essa improvisação que a gente acabou de ouvir fica legal da gente
avaliar algumas Car características do blues primeiro o fraseado do blues é marcado por frases curtas você pode começar improvisando frases pequenininhas Mesmo de quatro seis notas e aos poucos Quando você vai ficando familiarizado com essa linguagem procura fazer frases um pouco maiores e é interessante também fazer silêncios entre as frases né que é um tempo também que você tem para escutar a base da música e se inspirar pra próxima frase agora alguns recursos técnicos que são tradicionais dentro do blues eu vou falar para vocês o primeiro deles é o Vibrato O Vibrato é esse recurso
que a gente faz tremendo um pouco a mão assim sacudindo a corda para oscilar a afinação da nota Olha só pode fazer isso em qualquer nota da escala aí que é uma sonoridade interessante pro Blu o segundo recurso técnico muito usado é o slide O slide quando você toca uma nota e arrasta a mão até uma nota que tá mais na frente ou mais atrás sem dar uma nova paletada e a gente pode unir um um com o outro né o vibrar jto com SL fica muito condizente com a linguagem do Blu também um outro
recurso muito usado é o Band o Band é quando a gente toca uma nota e empurra a corda para cima ou para baixo para chegar num som de uma nota mais aguda n nesse exemplo eu tô tocando aqui a nota sol mas fazendo o som chegar até a nota lá [Música] ó po unir também o bend junto com o Vibrato outro recurso bacana chama-se POF e o hameron também que são dois recursos que a gente costuma até usar juntos né o hameron é quando você toca uma nota e bate o dedo numa casa mais à
frente sem dar uma nova palhetada e o pull off éo contrário quando você toca na nota mais aguda e puxa o dedo sem dar uma nova paletada para pegar a nota mais grave quando a gente faz em sequência várias vezes o hameron e POF fica assim ó n vocês podem ouvir esse tipo de toque aí em vários solos de Blu e para fechar essa parte aí sobre improvisação no Blues é importante a gente falar que a gente tem que aproveitar bem as ideias que a gente cria de modo que você não tem que inventar uma
ideia nova toda hora você pode aproveitar a ideia que você já tocou e repetir essa ideia às vezes fazer uma pequena variação né mudar uma notinha no final alguma coisa assim isso faz com que o solo tenha mais lógica né fique mais com sentido mais claro para quem tá escutando então por exemplo eu vou fazer uma frasezinha aqui ó e a próxima frase pode ser uma variação dessa [Música] esse tipo de coisa faz com que o solo se torne como mesmo uma um texto que você tá declamando uma coisa que uma informação vai levando a
outra e dá uma um sentido bacana pr pra melodia que você tá inventando bom agora a gente vai escutar uma base de rock and roll e a gente vai improvisar em cima dessa base e depois vou comentar algumas alguns aspectos pra gente aprender [Música] Gi [Música] [Música] h bom como vocês notaram a sonoridade do rock é um pouco mais pesada né então a gente tem mais drive no som e o fraseado também a gente é um pouco mais agressivo né o bend o Vibrato O slide que o Felipe já explicou a gente vai fazer de
uma forma mais [Música] agressiva uma outra coisa é que as notas têm um pouco mais de sustentação as notas são mais longas e a gente não vai fazer muita pausa né a gente segura mais a nota e falando de clichê eu usei um Clichê [Música] aqui que a gente tem o bend isso aqui é usado muito pelos guitarristas a gente vai fazer o bend E logo na sequência a gente toca acorda de baixo se quiser também fazer o Vibrato depois disso e a gente tem isso ao longo do braço [Música] né é o toque com
com duas cordas [Música] também isso também é muito usado então é um recurso bem bacana pra gente utilizar nos solos de rock and roll e para você que quer se aprofundar um pouco mais nessa linguagem do rock a gente tem algumas aulas de clássicos do rock and roll que você pode assistir e aprender as músicas aí aprender os solos E essas aulas também vão explorar esse assunto de escala e improvisação então estão aqui os links para você deitar e rolar no rock and [Música] roll para tocar um BL é indispensável entender a sua forma tradicional
e a sua harmonia Então a gente vai aprender agora o Blu tradicional de 12 compassos que é perfeito pro estudo da improvisação a gente vai precisar de três acordes para tocar esse Blues olha só o primeiro deles pra gente tocar no tom de lá vai ser o Lá com [Música] sétima que a gente pode fazer trocando os dedos aqui se você [Música] preferir vamos usar também o ré com sétima e ainda o mi com [Música] sétima como a gente pode perceber todos esses acordes são acordes maiores só que com a sétima menor isso também é
uma característica do blues esse tipo de sonoridade tensa dissonante eu criei para vocês uma cifra no Cifra Club com todos os acordes desse Blues lá na sequência você pode usar a página do site para mudar o tom da música e treinar o blus no tom que você quiser lá tem as formas dos acordes você pode usar isso à vontade então a sequência completa desse Blues vai ficar o seguinte primeiro a gente tem quatro compassos em que a gente toca apenas o Acorde de lado com sétima Olha só TR e [Música] qu na sequência a gente
vai mudar pro acorde de ré com séa e ficar dois compassos seguidos desse jeito aqui ó [Música] E aí a gente volta PR lá com s e fica por dois compassos nele na última sequência de quatro compassos a gente vai fazer o mi com s em um compasso E aí vai o ré com s No Compasso seguinte volta no L com s por um compasso apenas e para fechar o último compasso a gente vai usar o mi com sétimo depois volta e repete a sequência toda de 12 compassos essa sequência de 12 compassos é o
que a gente chama de coros então quando é comum essa terminologia aí quando você escutar um músico falando para você ah o primeiro coros é meu o segundo coros é seu quer dizer você eu vou solar nos primeiros 12 compassos você vai solar nos os próximos [Música] 12 bom uma coisa importante também relacionar as notas do acorde com as notas do solo e para isso a gente precisa saber quais são as notas do acorde e depois descobrir aonde que estão essas notas dentro da escala pra gente poder improvisar melhor e esse Próximo exercício que a
gente vai fazer agora é para trabalhar justamente isso e eu chamei esse exercício de tiro ao alvo é muito simples primeiro a gente vai localizar para começar a fundamental de cada corde dentro da escala então dá uma olhada nesse diagrama aí anota lá a gente vai encontrar em Três Pontos do braço olha só a gente tem o lá grave aqui no [Música] mesão depois a gente vai ter o lá na corda ré aqui ó na sétima casa e também na corda mizinha na quinta [Música] casa a nota ré a gente vai encontrar em duas posições
aqui dentro da escala tem aqui na corda lá na quinta [Música] casa na corda sol na sétima casa e a nota Mi também vai ser encontrada em duas regiões aqui na corda lá na sétima [Música] casa e na corda si na quinta [Música] casa agora a gente vai demonstrar para vocês como que faz esse exercício do tiro ao alvo que é o exercício onde a gente vai fazer uma frase musical aqui durante esse Blues e quando tiver rolando o Acorde Lá com sétima a gente vai terminar a frase com a nota lá esse é o
alvo Então você faz uma frase qualquer mas vai mirar na nota lá para terminar a frase quando a harmonia mudá pro ré com sétima aí a gente vai fazer o alvo ser a nota ré então todas as frases vão terminar com a nota ré e aí volta pro lá a gente volta a mirar na nota lá quando fizer o mi com sétima a gente vai terminar as frases na nota Mi E assim a gente vai tocando o blusa inteiro Vamos demonstrar um pouquinho Como que funciona esse exercício para vocês olha só [Música] Então como a
gente pode perceber isso faz com que a harmonia e o solo caminh juntos e a harmonia vai reforçar o solo e o solo vai reforçar a harmonia então é uma boa técnica do estudo da [Música] improvisação agora agora vou mostrar para vocês como que a gente faz para tocar a escala usando o braço inteiro do instrumento numa mesma tonalidade Então a gente vai aprender cinco digitações diferentes que são cinco desenhos para tocar essa mesma escala no braço da guitarra ou do violão Olha esse diagrama aí no vídeo e perceba que esses números que estão aparecendo
eles representam os dedos da mão esquerda sendo que o dedo um é o dedo indicador o dedo dois o dedo médio o dedo três vai ser um anelar e o dedo quatro vai ser o dedo mínimo e essa nota que aparece em destaque aí com uma cor diferente é a nota tônica da escala que é onde a escala começa e onde a escala termina então é Nosso principal referencial para colocar a digitação da escala na casa certa e não errar o tom da música né Então veja bem a primeira digitação ela tem a tônica mais
grave aqui ó na quinta casa da corda lá e a gente vai pegar aqui com o dedo [Música] quatro essa digitação ainda tem algumas notas mais graves que a tônica olha só e depois ela continua pra região [Música] aguda agora a gente vai adaptar essa digitação aqui para poder tocar a escala de blues ou a penta Blues olha só a gente vai ter o acréscimo de apenas uma notinha na escala pentatônica para fazer a escala de blues é a chamada Blue Note a gente vai encontrar essa nota aqui na região grave [Música] ó tá na
quarta casa da misona E aí ela vai aparecer de novo um pouco mais para [Música] cima que a gente vai poder pegar com o dedo quatro aqui na corda ré Então vamos continuar aqui a digitação número um da penta Blues aqui novamente a Blue Note aparece na quarta casa da corda [Música] mizinha Então essa digitação número um para penta Blues agora a gente vai ver a digitação número dois usando a escala pentatônica olha só ela vai começar com a tônica mais grave na mesma casa que a gente viu aqui a digitação da pentatônica só que
a gente vai apertar com dedo um essa corda para poder fazer a escala agora numa região um pouquinho mais aguda e a pentatônica vai ficar aqui ó a parte mais grave da escala e a continuação na direção dos [Música] Agudos vê que aqui tem a tônica novamente [Música] e pra gente poder transformar essa escala aqui na digitação para tocar penta Blues vai ficar o seguinte aqui a gente vai ter a Blue note aqui a Blue note novamente [Música] bom essa foi a digitação número dois Agora vamos pra digitação número TR e nessa digitação número TR
a tônica mais grave vai mudar de posição a gente vai poder tocá-la aqui na corda misona em cima da 10ª casa para fazer dentro da tonalidade R menor né a gente vai pegar com o dedo quatro essa notinha tem uma nota mais grave apenas aqui que é a Sétima Menor da [Música] escala agora vamos ver como que fica a adaptação dessa digitação para fazer a penta Blues nessa forma aqui olha [Música] só então aqui aparece a Blue Note pela primeira vez né mais uma [Música] vez e novamente a Blue Note [Música] a próxima digitação é
digitação número 4 que é aquela mesma digitação que a gente já aprendeu no final da aula Vamos fazer uma revisão aqui só que agora como a gente tá tocando no tom de R menor essa digitação vai ficar com a tônica aqui na 10 casa da misona e a tônica vai ser a nota mais grve da digitação Então vamos acompanhar aqui [Música] e para fazer a penta Blu também a gente já viu né Vamos Recordar apenas Olha só BL note mais uma vez a Blue [Música] note e agora a última digitação a digitação número cinco que
vai começar com a tônica na 12ª casa da corda ré que a gente vai pegar com dedo um aqui mas lembrando sempre que a gente tá fazendo ela nessa nessa posição aqui para tocar no tom de R menor Então veja bem a escala começa aqui mas a gente tem várias notas mais graves do que a nota tônica ó e depois a escala continua então agora adaptando aqui a digitação pra gente tocar a penta Blues Olha só vai entrar aqui a Blue note nessa [Aplausos] posição e aqui também notinha mais aguda da digitação vai ser BL
Note [Música] novamente a bluee aqui também na região grave mais uma [Música] vez e com essas cinco digitações a gente vai ser capaz de tocar numa mesma tonalidade usando o braço inteiro da guitarra né então é muito material de estudo para você acesse o link aqui na descrição do vídeo faça o download da apostila para você poder estudar em casa aí com calma cada uma das digitações você vai ver que aos poucos você vai decorando cada uma vai conseguindo unir né uma digitação na outra para poder ter essa mobilidade pelo braço da guitarra ou do
violão agora uma dica interessante aí para você é que esses dedos que estão indicados aí nos diagramas são apenas sugestões de acordo com o solo que você estiver criando você vai ver que vai ser necessário que você troque a ordem desses dedos aí ó a invés de pegar com dedo um você vai pegar com dedo dois com dedo três não sei né Em cada situação você vai ter que arranjar sua mão de uma maneira diferente para poder realizar a melodia que você tá criando então não se apegue a essas sugestões que estão dadas no diagrama
elas são feitas apenas para facilitar a primeira digitação da escala que é quando você toca ela do grave até o agudo e etc na hora de solar mesmo a história vai ser um pouquinho diferente você vai ter liberdade de usar o dedo que você [Música] quiser bom é comum que alguns guitarristas fiquem especialistas em uma digitação só mas o legal mesmo é a gente saber todas as digitações pra gente poder dominar o braço então a gente vai ter mais possibilidade de fraseado isso é um assunto muito amplo e que a gente vai gastar bastante tempo
de estudo agora todas essas coisas que a gente viu Nessa aula são questões técnicas né do que a gente pode chamar de técnica musical que já é um pouco mais amplo que a técnica puramente instrumental que é o estudo da guitarra do violão essa coisa da coordenação motora da agilidade e tal agora ainda tem uma questão que vai além dessa técnica musical é quando a gente começa a falar de expressão então quando a gente tá tratando de arte em geral de música O importante é a gente conseguir dominar todas as técnicas para chegar a um
nível de tocar com naturalidade né tocar mais tranquilo e que de forma intuitiva a gente vai conseguir criar os solos para poder passar para quem tá escutando a gente algum sentimento né poder expressar alguma coisa através da música então fica aí a dica para você Estuda bastante mas na hora de tocar procura tocar um pouco mais livre né de uma forma mais intuitiva para quem tivesse escutando também poder sentir um pouco mais de prazer na audição e não ficar simplesmente escutando uma demonstração técnica a improvisação Com certeza tá relacionada à [Música] expressão agora pra gente
exercitar tudo isso a gente vai fazer uma gem session junto com vocês a gem session é uma sessão de improvisação e vai ser organizada da seguinte forma primeiro eu vou começar segurando a base e você aproveita para treinar a base junto comigo enquanto isso o Patrick vai solar durante uma sequência inteira da música Os 12 compassos em seguida ele vai começar a segurar a base também junto comigo e aí é você quem vai fazer o solo logo depois você volta a segurar a base junto com Patrick para eu fazer o solo final e a gente
vai terminar junto no acorde de Lá com sétimo Então acho que vai ficar mais bacana se a gente tocar no violão junto com você vamos nessa do do TR e vai [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] C [Música] e é isso aí essa foi a nossa aula especial Sobre a escala pentatônica menor e a escala de blues também conhecida como penta Blues esse tema começa a tratar de algumas coisas aí que ficam com complexa já então é bacana que você estude Todo o material que a gente tá disponibilizando aí faça os exercícios da apostila e também assista
nossas outras aulas teóricas que vão ajudar a você usar todo esse material das escalas e as técnicas que a gente passou aqui nessa aula para poder ajudar você a fazer música melhor bom e se possível tem aula com professor particular que cada um tem suas dúvidas específicas e aulas particulares sempre ajudam a gente nessas dúvidas e nas dificuldades que a gente tem você pode clicar nesse balão que tá aparecendo aqui no vídeo se você já tá pronto para assistir a próxima aula do curso de escalas e é isso aí Espero que vocês tenham gostado qualquer
dúvida pode deixar um comentário aqui embaixo pra gente e siga também o Cifra Club pelo Twitter para ficar por dentro das novidades do site bom sonho até a próxima falô [Música]
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