Olá pessoal boa noite a todos e a todas eu sou a professora Fernanda Rot da PUC Minas professora da área de existencial humanista e tô assim super feliz com essa noite com esse minicurso que nós teremos com uma convidada especial que eu já acompanhava o trabalho dela então tô bem animada em fazer essa interlocução aqui junto a vocês né dessa conversa eh eu espero que vocês aproveitem bastante perguntem bastante eu vou acompanhando aqui inclusive eh o chat e que seja uma Noite de muitas trocas de uma experiência eh muito bacana e de bastante aprendizagem eu
vou apresentar para vocês então né a nossa querida convidada é a Lorena Bandeira ela é psicóloga Clínica com ênfase em logoterapia formada pela Universidade Estadual da Paraíba mestra em ciências da religião pela Universidade Federal da Paraíba doutorando em psicologia cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco idealizadora do espaço de Psicologia acordes de sentidos produtora de conteúdo digital e infro produtos professora Universitária supervisora palestrante e autora de livros seja muito bem-vinda Lorena o nome da pu Minas da eu queria agradecer né de você estar aqui conosco nessa noite ter aceitado tão prontamente o nosso convite para falar
de um tema tão importante tão necessário né assim ao mesmo tempo impactante que a logoterapia quando a gente fala da história do Victor Frank né assim elas nos arrepia bastante então muito obrigada Ah eu que agradeço imensamente uma satisfação enorme tá aqui falando com vocês né é Tod né da da PK Minas Obrigado pelo convite para mim é uma honra uma satisfação enorme falar sobre a logoterapia abordagem que eu já venho trilhando esse caminho há alguns anos né já são mais de 15 anos de estudo então é uma satisfação enorme né Tem um carinho muito
especial quando disseram assim ah PK Minas eu ai que tudo porque eu amei eu fui eu conheci esse ano Minas mas especificamente Belo Horizonte e assim me apaixonei completamente Que lugar lindo culin área Divina então assim já sou fã de Minas Gerais tá ai que delícia pois volte bastante pra gente fazer essas trocas inclusive Ó quem sabe uma troca até ao vivo já que você gostou já volta para p volta pra Minas que vai ser uma honra honra te receber o pessoal já tá aqui ávido né Lorena é maravilhosa Lorena é uma referência é mesmo
viu gente obrigada muito muito muito obrigada de verdade bom eu tô falando aqui né Um pouquinho distante né diretamente da Paraíba de Campina Grande Mais especificamente né para quem não conhece a terra do maior são do mundo então Eh eu fiz minha formação aqui mesmo em Campina Grande onde eu atuo né mestrado eu fiz na capital da Paraíba em João Pessoa e agora o doutorado na capital de Pernambuco em Recife mas a logoterapia que é uma pergunta que sempre me fazem né A logoterapia sempre foi sua abordagem de escolha sempre né Eu conheci a logoterapia
ainda Na graduação e tive a sorte de ter formação em logoterapia na própria graduação Então já saí da Universidade com a formação em logoterapia e depois fui trilhando esse caminho de uma forma mais específica né já vinha então algum tempo trabalhando E aí né Com a pandemia muitas pessoas foram migrando para o online não foi diferente no meu caso né os meus alunos me convocavam para estar nas redes sociais de uma forma mais ativa isso porque existiam muitos mitos que envolviam a logoterapia vou falar até um pouquinho sobre isso aqui então assim é uma eu
trouxe o um conteúdo básico para quem não conhece a logoterapia que quer entender um pouquinho mais mas assim se sintam muito à vontade para tirar dúvidas né para colocar algums questionamentos Eu imagino que seja natural porque tem sido uma abordagem que nos últimos anos as pessoas têm buscado muito mas né muitas vezes não encontram algumas respostas para algumas questões básicas e até algumas questões que são fundamentais uma vez que eh nos propomos aqui enquanto eh ciência né então uma pergunta que sempre me fazem Qual é o estatuto científico da logoterapia em que lugar ela se
coloca qual é a validade realmente que ela tem então tudo isso eu eu eu quero trazer aqui para vocês muito obrigada Sabrina muito obrigada muito carinho bom eh vou colocar acho que a gente pode começar Então bora lá estamos eu preparei um slide aqui para compartilhar com vocês tá e se for o caso eu posso mandar depois pra Fernanda se for necessário compartilhar com os alunos não tem problema tá então às vezes facilita um pouquinho mais o estudo e tudo mais tá então eu compartilho com ela e os slides ã então Não se preocupem aí
esperar no print e tal tá tranquilo tá então como o tema inicial e sintam-se à vontade Fernanda se você tiver alguma questão também algum comentário pode falar vocês vão perceber que eu sou meio rápida ligeira sou meio como a gente fala aqui no Nordeste achada Então você tô indo muito rápido vocês me sinalizam tá não é não é um problema eh enfim se alguma coisa não ficar Clara me sinalizem também que eu explico e Tiro todas as dúvidas de vocês então para esse momento que é o momento Inicial Eu pensei em trazer Justamente esse tema
né Eh princípios teórico-práticos e possibilidad de atuação com a logoterapia existe caminho existe espaço em que áreas eu posso trabalhar e aí eu já vou adiantando para vocês que a minha experiência com a logoterapia ela foi muito Ampla né hoje a área que realmente efetivamente eu atuo é na clínica é o que me atravessa os olhos é o que eu gosto é o que me interesso mas não é o único lugar em que a logoterapia pode ser eh utilizada em mim foi o único lugar que eu atuei então eu já cheguei a atuar em outros
espaços também tanto no âmbito social na saúde mental eh na psicologia do esporte na Psicologia Das emergências e dos Desastres na psicologia hospitalar então todas essas foram experiências que eu tive diretamente utilizando a logoterapia mas Hoje realmente eu me concentro na clínica então vocês vão perceber que talvez na minha fala eu termine contemplando mais do lugar de atuação que eu tenho hoje que é a clínica então pra gente iniciar Eu sempre gosto de colocar essas três perguntas né boa parte das palestras eh iniciais eu trago essas três perguntas é importante sempre quando a gente tá
se apropriando de compreender um pouco mais uma abordagem entender aonde e como ela nasceu Qual é o contexto envolvido e qual é a revolução que ela traz na psicologia para uma abordagem ela ser de fato consolidada ela precisa ter um ela ela precisa provocar realmente uma revolução na psicologia e sobretudo quando a gente tá colocando visão de homem uso e desenvolvimento de técnicas e uma uma visão Clara acerca da psicopatologia e a logoterapia tem esses três aspectos Então ela nasce em Viena né Eh a gente tem ali a gente data ali da década de 20
mais ou menos 26 20 26 se eu não me engano é a primeira vez em que Franca fala o nome logoterapia especificamente então ela não é uma abordagem eh recente né assim Muitas pessoas têm tomado o conhecimento dela agora mas veja que a diferença entre é a o primeira a primeira fala de Frank em nome da logoterapia vamos dizer assim e o início da da psicanálise ele a primeira publicação de Freud é muito pequena a diferença é muito pequena então ela surge ali no berço do que é a psicologia Clínica realmente que é Viena ela
é uma referência de fato em termos de Psicologia Clínica a gente tem ali três grandes nomes como o Freud o Adler né da Psicologia individual e o frankel também que é inclusive considerada a terceira escola esola Vienense de psicoterapia Então existe um contexto do mesmo jeito que a psicanálise ela surge a partir de um contexto na logoterapia também não foi muito diferente então ela também tem um contexto importante que a gente tem que levar em consideração e qual é esse contexto contexto entre guerras e 1926 é um período ali que vem Após a Primeira Guerra
Mundial Mas ainda é anterior à Segunda Guerra Mundial então é um momento em que existencialmente é muito provocativo foi muito provocativo não só no campo da Psicologia mas no campo da Filosofia também então a gente já tem desde 1800 grandes nomes que vem ali trazendo né algumas reflexões tanto com relação à eh A fenomenologia né com Russel mas também no existencialismo que inclusive foram referências importantes para o desenvolvimento da logoterapia então Frank ele teve contato inicialmente com Freud e também teve contato com Adler a até de fato romper com Adler né Não foi bem romper
né Franco foi expulso do Círculo adlerian para ser mais específica E aí ele desenvolve de fato a loco terapia eh tendo como referência alguns autores da fenomenologia como é o caso do Russel que Eu mencionei o heidegger eh eh a gente também tem no existencialismo autores como o jaspers binswanger buber e o kgar também são alguns autores e também na fenomenologia o Max sheller que não é um filósofo que é tão estudado assim né eu pelo menos nas disciplinas iniciais de filosofia não vi maxell eu vim ver quando eu fui estudar realmente a logoterapia eu
fiz Nossa esse ser tá perdido aqui quem é ele né e me debruçar de fato dar conta dos estudos né mas Russel e heidger pelo menos já tinha ouvido falar alguma coisa mas não tinha tido a oportunidade de ler ainda vim ler realmente Depois que eu fui me aprofundar sobre a logoterapia então esses são os grandes autores que de fato contribuem não significa e muitos muitos alunos me perguntam a init a Sartre eu vejo tanta coisa de frankel em Sartre eu vejo tanta coisa de frankel em gente vocês vão conseguir ver coisa de frankel em
Freud se vocês quiserem porque articulação é possível fazer mas isso não significa que houve uma influência direta daquele autor no pensamento de Franc vou dar um outro exemplo que muitas pessoas eh dúvida que é muito comum qual é o estatuto Qual é a base epistemológica da logoterapia e muitas pessoas acham que a logoterapia é humanista E aí né para frustrar um pouco o coração das pessoas eh Franc a logoterapia na verdade ela não tem uma base humanista que que eu tô querendo dizer quando eu falo isso isso significa que a logoterapia ela não teve influência
direta nos autores humanistas então holom Eh Maslow não foram eh autores base da logoterapia Mas isso não quer dizer que a gente não poderia chamar Franco de um humanista porque a postura dele é humanista né se a gente consegue perceber pontos em comum entre o que frankel escreve e o que Rogers escreve por exemplo então ele é um humanista realmente em termos de postura mas em termos epistemológicos ou seja da base da construção da logoterapia não tá Então não é errado você dizer frankel é um humanista não é errado mas é inadequado você dizer que
a logoterapia tem uma base humanista a base da logoterapia é fenomenológico existencial que quer dizer que no desenvolvimento da logoterapia a base filosófica foi fenomenologia e existencialismo Mas você pode conectar Sim ela com eh princípios do humanismo como você pode conectar ela com princípios da psicologia cognitiva que é o que eu faço hoje no meu doutorado né o doutorado que eu tenho eh a tese que eu tenho desenvolvido é em psicologia cognitiva então eu consigo articular a logoterapia com a psicologia cognitiva Mas isso não quer dizer que ela é cognitivista vocês estão conseguindo compreender Qual
é o raciocínio então eh a grande revolução da Psicologia eu vou apresentar aqui no próximo slide né ah já tinha colocado aqui ó tá vendo É tanta palestra que a pessoa se perde Então realmente Franca então não errei eu e Franca eu utilizo primeiro primeiro termo né primeira vez o termo logoterapia numa palestra deem 1926 Franca desenvolveu um show Mila Ótimo então posso comentar no finalzinho já um pouquinho sobre isso tá eh Franco teve uma contribuição muito forte na prevenção do suicídio em jovens em Viena então foi através do programa dele né de pensar um
sentido pra vida eh e num centro em centro de aconselhamento que ele conseguiu zerar a taxa de suicídio entre jovens em Viena por mais de um ano Isso terminou despertando o olhar de algumas pessoas com relação a Franc O que é que esse cara tá fazendo que ele conseguiu fazer algo nesse sentido o que que ele fez inclusive isso e eh Foi algo que eh o alport Né o Gordon alport ele veio dos Estados Unidos paraa Viena só para conhecer Frank e esse programa dele que a priori era revolucionário inclusive frankel se tornou muito conhecido
por conta disso ele já era uma grande referência então ele revoluciona a clínica psicológica por sua visão de homem eu vou falar um pouquinho mais qual Essa visão de homem que frankel propõe que foi tão né assim eh chocante a época tão revolucionária na época então Franc tava lá desenvolvendo o seu trabalho contribuindo muito muito fortemente né para a o desenvolvimento da eh da Psicologia de certa forma né porque frankel não era psicólogo não existia o termo psicologia na época mas frankel assim não existia o curso ainda mas frankel ele era psiquiatra e neurologista né
então quando a gente fala é o psicólogo no campo de concentração na verdade Frank eu não era psicólogo mas tudo bem é uma ressalva válida então o que que acontece Franco tava lá tranquilamente na sua vida e tinha acabado de casar e tal e a gente tem a eclosão da Segunda Guerra Mundial e Franco era judeu então assim fazendo uma lógica básica né Franco judeu em Viena na época da segunda guerra mundial obviamente ele terminou sofrendo os efeitos né do nazismo naquela região frankel ele tinha a possibilidade de ir para os Estados Unidos né ele
tinha um passe para os Estados Unidos ã t em vista a importância dele já a importância científica dele mas não era um passo extensivo à família então a esposa dele que estava grávida os pais não poderiam ir e aí frankel decide então ficar em Viena sabendo que isso ia culminar na sua ida também na sua prisão nos campos de concentração e frankel termina ficando preso né durante 3S anos em quatro campos de concentração inclusive Auschwitz que que assim é o mais conhecido de todos né nesse período frankel ele tinha assim ele já tinha muita clareza
da importância do sentido de vida então não é adequado também dizer que a logoterapia surge no campo de concentração né assim já é bem anterior bastante anterior inclusive ã frankel escreve então quando ele sai do campo de concentração ele escreve esse livro em busca de sentido que é o relato do período que ele vivenciou nos campos de concentração enquanto Prisioneiro foi um livro que foi escrito em nove dias né ele nem queria escrever com o nome dele ele queria escrever com o número de Prisioneiro dele e foi Gordon alport que disse não é importante que
você coloque seu nome né Eh é um dos livros mais importantes do século XX eh e traz a o grande plot vamos dizer assim do livro é a ideia de que a vida tem um sentido Independente de circunstância Então existe possibilidade não é uma garantia Mas é uma possibilidade de você encontrar um sentido não importa a a circunstância em que você esteja e enfim Frank vivenciou uma das experiências né mais e eh horrendas que a gente tem data historicamente que foi a vivência nos campos de concentração ele inclusive presenciou a morte do pai né quando
ele sai ele descobre que a mãe a esposa eh morreram isso trouxe profunda tristeza para ele de Fato né E aí ele escreve o livro e o livro tem um alcance assim enorme muito grande mesmo Fran inclusive é indicado ao Prêmio Nobel da Paz em função do seu do do impacto que o livro ele teve eh e cada vez mais ele tá se tornando conhecido então Eh recomendo a leitura mesmo para quem não tem interesse em atuar como logoterapeuta mas eu acho que é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa não é nem para qualquer psicóloga
qualquer pessoa Porque de fato é um livro transformador né a gente costuma dividir as pessoas que se impactam com os textos de frankel em duas modalidades os logoterapeuta ar com a logoterapia e os logo viventes que é quem utiliza os princípios do que frankel traz enquanto Filosofia de vida e eu eu concordo com isso eu acho que ser logo vivente é transformador porque faz com que a gente perceba que cada experiência na vida é passiva de você encontrar um sentido Você vai refletir muito mais realmente sobre e as minhas decisões as minhas escolhas né Muito
mais pautada numa vontade de e sentido e não de prazer e de poder que era o que Franco criticava então recomendo a leitura minha família inteira já leu em busca de sentido todo mundo que eu posso já leu em busca de sentido você já leu em busca de sentido então assim e quem nunca leu ainda eu recomendo você encontra facilmente nas livrarias ou na internet também tem para para para vender e tal enfim fica dica Deixa eu só comentar é legal isso que você fala do logo vivente do logoterapeuta que até o logoterapeuta também precisa
ser um logo vivente né porque se a gente não não traz como uma filosofia eu eu sempre falo isso em aula também assim é mais do que uma teoria de trabalho né uma ferramenta de trabalho é uma Filosofia de vida é a forma como eu olho pros meus encontros assim e toca num lugar diferente ap Gente esse livro é pra vida aqueles de cabeceira só um comentário que eu não me aguentei Ah não muito obrigado Fernanda sinse à vontade para comentar eu concordo plenamente com o que você falou eu acho que realmente eu acho que
todo logoterapeuta precisa ser logo vivente por uma questão de coerência como é que eu vou falar sobre um sentido pra vida se eu mesma não emergir nesse processo se eu mesmo não refletir sobre isso como é que eu posso falar para outra pessoa sobre a importância de pensar valores se eu mesmo não passei por isso então eu acho que é até coerente que você se proponha a pelo menos considerar um um sentido pra vida né então eu particularmente tenho frankel como uma Filosofia de vida não só como uma atuação realmente mas isso também não me
exime enquanto eh logoterapeuta de ser crítica também né de ler e Nossa não mas isso aqui realmente faz sentido isso aqui foi testado isso aqui Foi verificado porque isso também é importante para minha prática então eu costumo dizer que a logoterapia ela não é só uma filosofia ela é uma Filosofia de vida sim mas ela é muito muito muito mais do que isso né ã pois bem então esses são o o as quatro premissas básicas eh de quem é o homem para logoterapia né lembra que a gente falou anteriormente sobre a logoterapia provocar uma grande
eh revolução na psicologia né E aí a gente tem aqui qual é a visão de homem de Frank e aí eu já ouvi algumas pessoas criticando Ah não você não pode escolher uma abordagem a partir da visão de homem né você tem que escolher uma abordagem eh escolher a partir de visão de homem não é válido mas como é que eu posso me deparar com outro ser humano se eu não tenho uma percepção de quem é aquele ser humano como é que eu vou me propor a estar nesse encontro com o outro sem ter uma
compreensão de quem é o homem eu tenho que partir de alguma premissa eu tenho que partir de algum processo a visão da psicanálise acerca do homem não é a mesma da Visão da logoterapia que não é a mesma da Visão da Gestalt que não é a mesma visão Da da da CP no caso né que a mesma visão da TCC e quando eu falo isso eu não tô querendo dizer que uma é melhor do que a outra uma é mais certa que a outra uma contempla mais do que a outra são caminhos são caminhos distintos
que vão buscar objetivos diferentes mas cada uma tem a sua validade o ser humano ele é muito complexo para ele ser dado conta por uma única via né E às vezes eu vejo a psicologia entrando em caminhos né Muito eh e até obscuros mesmo de querer uma uma resposta pronta uma única resposta para fenômenos tão complexos como é como são os fenômenos existenciais fenomenológicos cognitivos que seja né então eh uma coisa que me chama Mita atenção Inclusive eu tava lendo um livro relendo na verdade né Ops relendo um livro que eu adoro eu adoro relê
livros né acho que não vai dar para aparecer aí mas depois eu posso mostrar a foto é história da Psicologia fenomenológica eh eu adoro esse livro porque ele apresenta os principais autores né da fenomenologia e suas contribuições para pra psicologia e um dos pontos aqui que nesse livro traz É sobre o processo ali que envolveu Brentano e wundt né ambos trazem uma proposta paraa psicologia Mas diferente enquando wundt tem uma percepção muito mais empírica no sentido das ciências naturais né Eh o Brentano ele vai trazer uma perspectiva mais filosófica uma junção entre filosofia e Psicologia
que wundt tenta distanciar e a gente percebe até hoje os efeitos disso né quando a gente percebe que as pessoas têm um olhar menos mais preconceituoso mesmo mais estereotipado sobre as abordagens fenomenológicas existenciais como se elas não fossem científica e eu sempre pergunto ciência para quem Qual é a referência que você tá utilizando para dizer que uma coisa é ou não ciência porque se se você for utilizar a referência de wundt Brentano realmente não vai ser científico mas se você pegar a referência de Brentano wundt também não vai ser científico então eh a gente precisa
entender que responder a questão sobre o que é Ciência na psicologia também Depende de uma referência então a referência que eu trabalho na clínica enquanto visão de homem é essa da logoterapia parte de quatro premissas a primeira que o homem é Um ser espiritual pessoal eu vou explicar cada uma delas a segunda que o ser é capaz de autodeterminar-se a terceira que o ser está orientado para os valores e para o sentido e a quarta que o ser né Nós somos passíveis e é possível autot transcender o que é que Franco tá querendo dizer quando
ele fala de Um ser espiritual pessoal E aí importantíssimo esse ponto que é um dos pontos que mais evoluciona a logoterapia frankel não vai perceber o homem a partir de duas dimensões a dimensão psíquica e somática ele vai ver o homem a partir de três dimensões né a terceira dimensão que Franco vai considerar e que é a grande revolução na psicologia é a dimensão noética ou como a gente costuma chamar a dimensão espiritual Por que que a gente evita utilizar o termo dimensão espiritual porque as pessoas associam a uma noção de religião e muitas vezes
algumas pessoas acham que a logoterapia é religiosa o Franca far falar sobre espiritualidade e na Na verdade o conceito de espiritualidade não é a mesma coisa do conceito de religiosidade nem de religião a espiritualidade tem muito mais a ver com uma busca um direcionamento do sujeito da pessoa para um propósito um sentido de vida e a partir da espiritualidade ela pode ser Expressa de várias formas então está aqui falando para vocês num horário que em tese eu tenho livre é a expressão da minha espiritualidade porque aqui eu estou encontro eu considero que encontros existenciais não
precisam ser presenciais então conhecer Fernanda né conhecer a Cristina super simpática super gente fina eh podem ser expressões sim de espiritualidade também como assistir um jogo da copa né amanhã tem jogo do Brasil então é o momento da gente ficar em comunidade Às vezes você tem memórias tão importantes com a sua família nos jogos do Brasil Então aquele momento também pode ser uma prática espiritual como também ir à igreja ou ir para um Centro Espírita ou ir para o terreiro pode também ser uma expressão de espiritualidade então a espiritualidade Ela não é uma condição para
a prática religiosa isso quer dizer que o ateu também é uma pessoa espiritualizada porque ele também tem valores para realizar no mundo né também tem eh a possibilidade de encontrar um sentido de vida então é isso que Franc fala quando ele vai trazer a noção de espiritualidade ele vai trazer a noção de uma dimensão ão que ela é propriamente potencialmente saudável então e a partir dela o sujeito ele tem capacidade de superar diversidades e dessa dimensão que é a dimensão noética né nos a noção de Espírito ela parte os nossos valores né a nossa capacidade
de eh encontrar um sentido então a vontade de sentido ela parte também dessa dimensão eh espiritual eh a criatividade eh as nossas potencialidades todas elas partem dessa dimensão que a gente chama de noética eh me espirro de leve aqui eh pois bem ã quando Franco ele vai falar dessa eh de valores né e eu já entro no terceiro tópico ainda antes de voltar pro segundo Franco vai falar que nós somos orientados para os valores e não impulsionados pelos desejos veja que aí a gente tem uma crítica direta a Freud né a ideia de impulsão Enfim
tudo mais frankel não nega o prazer esse é outro ponto importante frankel ele não nega o prazer e nem nega a importância do Prazer mas ele vai dizer que o prazer ele deve ser uma consequência de um ato de sentido e esse ato de sentido ele deve acontecer a partir dos valores Franc vai dizer que nós somos atraídos pelos valores valores Então as decisões que a gente toma diariamente elas envolvem valores e inegavelmente elas envolvem valores Só que tem uma questãozinha aí até que ponto as nossas decisões elas são representadas elas são decididas a partir
da nossa categoria de valores eu tô lendo um livro Super Interessante também né Compartilhar aqui com vocês o mito da Beleza apesar de muitas controvérsias né que aom Wolf tem tem tem estado envolvida Sobretudo com perspectivas negacionistas Ela traz uma reflexão interessante sobre como as imagens de beleza elas são usadas contra as mulheres basicamente o que ela tá querendo dizer é que todas nós em algum momento somos impactadas acerca daquilo que a gente deveria ser então para eu estar aqui a sociedade me diz que eu preciso ter um padrão X e Y para falar aqui
para vocês Imagina só se eu viesse dessa palestra de pijama provavelmente vocês iam olhar para mim iam dizer assim nossa acho que ela não passa muita credibilidade não de pijama não é muito adequado então eh como é que isso se conecta a essa ideia de orientação para valores e para sentido diariamente as nossas decisões elas envolvem valores Mas será que essas decisões que eu estou tomando elas representam minha categoria de valores ou aquilo que a sociedade diz que eu tenho que fazer então a gente tá passando agora por um momento né Global sobretudo especificamente no
Irã de mulheres que estão se eh revoltando com relação ao uso né do J elas não muitas mulheres não querem mais utilizar E aí existe um processo que é até que ponto a cultura a sociedade vai determinar quem eu sou o que que quem é que diz que com 18 anos quando eu f ali fazer o vestibular eu já preciso saber o que eu quero fazer pra minha vida e por que que muitas vezes aqueles adolescentes ali com 17 18 anos quando vão escolher o curso pro vestibular às vezes escolhem medicina direito pela ideia de
que isso é status tem ainda muitos muitos muito gente muitos adolescentes que escolhem os cursos baseados no que eles acham que tem maior estatus social né então é muitas vezes ali eles nem querem fazer aquele curso não tô dizendo que são todos mas existem alguns que fazem muito mais com por uma validação dos Pais do que realmente pela vontade deles então é preciso ter muita atenção até que ponto as decisões que eu tomo elas são pautadas nos meus valores ou nos valores que a sociedade quer de mim espera de mim ah se espera-se se espera
que com x anos Pronto agora eu tô com 30 próximo mês né em janeiro eu vou completar 34 anos então eu já sou questionada com relação a filhos né e os filhos e os filhos por qu a sociedade estabelece não só a Sociedade existe uma questão biológica realmente de que com essa idade com 34 anos você já se formou Você já tá trabalhando já tá consolidada no trabalho você tá casada você não quer ter filho alguma coisa tá errada as pessoas estabelecem isso então eu preciso perceber até que ponto ter filhos é uma escolha de
lorina Não realmente a maternidade é algo que eu quero que eu eu sei que eu posso desenvolver um papel de mãe e tal ou eh não porque eu tenho que fazer percebem a diferença ela parece Sutil mas eh isso traz muitas pessoas para terapia muitas pessoas para terapia pessoas que tomam decisões distanciadas daqueles valores que realmente representam elas e quanto mais distante a gente vivencia dos nossos valores mais inautêntico eu vou vivendo sabe mais distante de mim mesmo eu vou vivendo mais presa a uma noção social eu vou vivendo não que ser mãe seria você
fazer algo seria inautêntico Não tô dizendo isso tá Inclusive eu quero ser mãe mas eu quero ser mãe porque eu quero ser mãe e não porque a sociedade me disse que eu deveria ser mãe percebe então nós segundo frankel nós somos orientados ou seja os valores eles são como Nossa bússola só que esses valores eles não são pré-estabelecidos não tá então assim ah essa coisa essa lógica de que você como eu acabei de citar tem que fazer fazer isso não de repente inclusive fica a dica de um livro de um filme maravilhoso que discute isso
que é o sorriso de Mona Lisa se se alguém aqui já assistiu o sorriso de Monalisa mas é fantástico porque é exatamente essa discussão Enquanto algumas mulheres elas querem eh fazer a faculdade enfim eh eh a professora tá lá enfim tem outras mulheres que elas querem ser dona de casa Elas não querem então assim o que que vai determinar qual Tá certo e qual Tá errado se aquilo traz sentido paraa pessoa tem muitas mulheres que se sentem plenamente realizadas com seus filhos sendo dona de casa e tem muitas mulheres que se sentem plenamente realizadas trabalhando
fora de casa sem filhos né Então ã paraa logoterapia a gente compreende que o homem Ele é orientado paraa busca de um sentido inevitavelmente essa pergunta em algum momento vai eh provocar esse sujeito ele vai se perguntar sobre o sentido e aí Franca vai dizer dizer que as nossas motivações elas podem em geral estar baseadas em três perspectivas nós podemos estar direcionados para simplesmente uma vontade de prazer uma vontade de poder ou uma vontade de sentido Franca vai dizer que tanto a vontade de prazer quanto a vontade de poder elas não levam a pessoa a
encontrar um sentido então eu posso tomar uma decisão simplesmente buscando dinheiro buscando poder eu não vou encontrar sentido mas isso não quer dizer que poder ou prazer sejam ruim porque poder é uma possibilidade então o fato de eu ter um diploma de Psicologia uma formação em logoterapia me possibilita Ou seja eu posso poder eu posso falar aqui para vocês sobre a logoterapia eh então o poder é um meio o poder não pode ser um fim em si mesmo assim como o prazer fazer uma coisa prazer pelo prazer como uso de substância psicoativa simplesmente pelo efeito
que ela provoca não vai levar você a um sentido agora quando eu faço algo que está na minha categoria de sentido né na minha base de sentido então da aula eu amo da aula da palestra Adoro falar adoro adoro esse processo docente eu me sinto realizada eu me sinto plenamente realizada e uma outra pessoa por exemplo pode se sentir plenamente realizado atuando como gari numa numa cidade ou outra pessoa como cabeça tá como dona de casa como coveiro como advogado como médico enfim hã Cada pessoa tem uma possibilidade de encontrar sentido ã a partir das
suas categorias de valores e o prazer é uma consequência quando eu faço algo que eh me planifica por consequência eu vou me sentir satisfeita eu vou sentir esse prazer né Eh Lívia muito obrigada muito importante esse esclarecimento que a espiritualidade da logoterapia Sim eu também vejo Lívia e eu acho que isso é uma coisa também que fica importante para vocês tá do mesmo jeito que existem bons e maus eh psicanalistas bons e maus psicólogos também vão existir bons e maus logoterapeuta que buscam a logoterapia achando que ela faz essa Associação com a religião então infelizmente
é algo que nós mesmo dentro da logoterapia tentamos combater mostrar que olha eu posso falar sobre religião Mas isso não quer dizer que a terapia é religiosa Essa é a grande diferença Essa é a grande a grande perspectiva eh tô ficando quietinha mas vou falar que isso tá aqui mais lind obrigada Lívia eu também amo meu sotaque não vou negar não viu fico com a sensação de que a logoterapia ainda não é muito difundida justamente por conta de uma confusão ou interpretação errada em relação à questão da espiritualidade sinto Sabrina Eu também sinto sabe Inclusive
eu vou falar isso um pouquinho mais na frente como Quais são as dificuldades que a gente tem lidar ainda para a divulgação da logoterapia inclusive assim destacar já de antemão eh esse espaço que a puuk tá Minas tá colocando né Por quê muitas vezes eu vejo professores que não são da área da logoterapia e fecham completamente as portas não aqui não tem espaço aqui não não tem e tal e tchau e pronto acabou e é tão bacana quando você tem essa abertura sabe de diálogo em espaços como esse sabe é tão louvável sabe que a
a a Universidade abra essas portas para que você possa compreender porque assim a verdade seja Dita e às vezes eu eu já fui professora Universitária e muitos alunos às vezes chegavam para mim e diziam Ah mas eu não vi isso na faculdade gente não tem como você ver tudo na faculdade é impossível não tem como você ver absolutamente tudo todos os teóricos não tem como você precisa ser autônomo também você precisa ter capacidade de buscar por conta própria algumas coisas também então eu eu eu eu valorizo muito os alunos quando vem alguma coisa Não mas
isso aqui eu não vi na universidade mas eu vou dar a sugestão pra gente trazer essa discussão pelo menos uma discussão Inicial porque realmente não tem como a a faculdade dar conta de tudo né a a a gente também precisa ser autônomo com relação a isso ã Então já demos conta do espiritual pessoal e dos valores e científicos a logoterapia vai falar que o ser nós somos capazes de autodeterminação então quando nós decidimos Nós também decidimos sobre nós mesmos no entanto é preciso ter cuidado porque muitas pessoas usam esse esse discurso aí de Frank vai
dizer que o homem é capaz de se autodeterminar ou seja ele não é ele não precisa ser reduzido pelo seu contexto pelo contexto em que ele tá inserido Mas isso não quer dizer que eu vou ignorar o contexto Esse é um cuidado e eu vejo isso muito nos discursos hoje de eh performance né você consegue Basta você querer não não é basta eu querer eu não posso dizer que um aluno por exemplo eh não aprendeu um conteúdo porque ele não ele não quer às vezes ele tem uma dificuldade de aprendizagem então o contexto ele é
importante mas realmente Franca vai dizer que ele não eh ele não te define o contexto ele não te define Então não é porque você nasceu numa comunidade é carente que você vai virar um criminoso o contexto não define mas eu preciso entender o contexto para saber quais são as possibilidades que essa pessoa percebe para poder tomar uma decisão então para uma criança que ela nasce no meio de uma comunidade em que ela diariamente lida com pessoas né com criminosos ela vai ver aquilo como possibilidade ela vai reconhecer aquilo como uma possibilidade isso não quer dizer
que ela não poderia escolher outra coisa ela ela tem a capacidade de autodeterminação Mas vamos combinar aqui se ela não vê essa possibilidade como é que ela vai poder escolher uma possibilidade que ela nem sabe que existe então é por isso que é importante a figura dos mediadores existenciais esses mediadores vão ajudar e por isso que é tão importante esses trabalhos voluntários a gente cobrar do Estado ações efetivas culturais para que as crianças que fazem parte de uma comunidade elas consigam ver outras possibilidades além de uma vida de crime né além de uma postura como
essa então possibilidades existem mas nem sempre a pessoa ver e se eu ignoro esse cenário eu também vou estar sendo reducionista Então esse é algo que a logoterapia tenta combater fortemente Túlio fez uma ótima pergunta aqui se a logoterapia é considerado abordagem fenomenológica É sim eh até mencionei aqui né da fenomenologia os três principais autores que influenciam a logoterapia é Russel heidegger e maellen principalmente maellen muito que tá na teoria de maxell tá na logoterapia Então ela tem sim essa base fenomenológica e também existencial porque muitos autores do existencialismo também influenciaram a logoterapia e o
quarto ponto a logoterapia trabalha com a ideia de que o ser ele é autot transcendente então o sentido ele é concreto mas ele é encontrado fora de mim o sentido não tá dentro de mim o sentido tá na relação com o mundo então se eu como a certo Eu como uma maçã O Gosto da Maçã tá na maçã ou tá na minha boca não tá nem um nem outro O Gosto da Maçã tá na minha relação com a maçã inclusive as pessoas vão ter percepções diferentes sobre o gosto da maçã umas vão achar boa e
outras não vão aar Então eu preciso dessa relação o sentido também a capacidade de existir fora de mim mesmo que é a noção da autotranscendência né ser fora de mim Ela depende da minha relação com o mundo então eu posso encontrar um sentido na relação com outra pessoa na relação com o animal na relação com o Divino com a natureza fazendo um trabalho eh lidando com as dificuldades da minha vida tudo isso me dá potencial de autotranscendência mas eu não encontro o sentido centrado em mim sentido sempre sempre sempre é fora tá pois bem vamos
lá vamos aprofundando mais algumas questões aqui um dos um dos aspectos básicos da logoterapia que é o que a gente chama de Tríade básica é a ideia de que o homem né os três princípios básicos aqui da logoterapia primeiro o homem ele possui liberdade de vontade eh o homem tem como motivação básica a vontade de sentido e o homem busca encontrar o sentido da vida Então essa é o que a gente chama da trade básica da logoterapia os princípios básicos da logoterapia primeira a ideade de que o homem é livre de eh ele é livre
de vontade isso significa que eu tenho condicionantes muitas vezes então Lorena por exemplo eu nasci aqui em Campina Grande eu não sou livre disso não é verdade eu não escolhi nascer em Campina Grande eu nasci em Campina Grande eu não tive eu não fui consultada você quer nascer em Campina Grande meu nome eu não escolhi meu nome né eu não escolhi meu nome meu nome é Lorena porque alguém escolheu meu nome então eu não fui livre de escolher meu nome eu não fui livre de escolher onde eu nasci mas Franca vai dizer que nós sempre
somos livres para então eu não sou livre de Mas eu sou livre para o que que isso quer dizer lorina isso quer dizer que eh eu nem sempre sou livre dos fatos Mas eu sou sempre livre para me posicionar diante daquilo que aconteceu comigo então vou dar uma Eu sempre gosto de me dar ex de me utilizar como exemplo porque eh eu acho mais ético eu acho mais ético então não tenho problema de falar sobre mim às vezes eu uso minha família como exemplo mas todos eles estão cientes de que eu uso eles como exemplo
então eu não vou aqui trazer muitos discursos do que eu passo na clínica Por uma questão ética mesmo né para não expor enfim as pessoas que eu acompanho ã então há duas semanas eu eu peguei covid né e enfim não fui livre de eu não tive eu não eu não escolhi Ah quero não quero ser infectada realmente foi uma coisa que aconteceu não sei nem como é que eu enfim tomo todos os cuidados mas aconteceu tá não sou livre disso estava com a doença mas eu decido como eu vou reagir diante daquela situação eu posso
agir com lamúria me revoltando Porque eu tive que cancelar todos os meus agendamentos daquela semana ou eu posso agir e pensando o que que eu posso fazer ainda então uma pessoa que recebe um diagnóstico por exemplo de um câncer ela não é livre daquele câncer mas ela é livre para escolher como ela vai reagir ao diagnóstico do Câncer uma pessoa que é traída ela não escolheu ser traída Muito provavelmente mas ela vai escolher como ela vai reagir diante daquela situação Então não é sempre nem sempre eu sou livre de Mas eu sou sempre livre para
isso é um chamado muito forte a responsabilidade o logoterapeuta ele estimula muito paciente assumir a responsabilidade das escolhas que ele faz e isso é algo que a sociedade hoje principalmente tem muitos problemas é uma sociedade que é muita liberdade eu tô falando de forma geral tá é uma sociedade que é muita liberdade mas ela não quer lidar com a responsabilidade das suas escolhas tem uma frase no filme do homem-aranha que ela é pura logoterapia né Eu não sei se o o o autor meu Deus como é o nome dele Eh meu Deus como é o
nome do cara que desenvolveu não lembro mais meu Deus O cara morreu faz um tempo mas enfim é ele Stan Lee não sei se Stanley tinha conhecido conhecimento da logoterapia Mas ele falou algo puramente logoterapeuta né ele escreve algo puramente logo terapeutico com grandes poderes vem grandes responsabilidades ou seja tanto mais Liberdade você tiver maior vai ser sua responsabilidade a liberdade ela é proporcional à responsabilidade uma uma criança por exemplo ela tem pouca Liberdade consequentemente ela vai ter bem menos responsabilidade um adulto Ele tem muito mais liberdade eu tenho Liberdade hoje de comprar o que
eu quero né de sair para onde eu quiser de falar o que eu quiser redes sociais tá aí que eu diga né eu tenho liberdade para falar o que eu quiser mas eu tenho responsabilidade das consequências que virão do que eu compro que quem vai pagar a fatura sou eu né do que eu falo do que eu falo então se eu falo algo na minha rede social eu tenho que entender que aquilo vai gerar consequência principalmente se eu tenho uma fala racista homofóbica porque isso é crime no nosso país Então se é crime eu não
posso achar que eu vou falar e as pessoas tê que simplesmente respeitar o que eu falo porque essa fala tem consequência então Sim nós somos livres para falar o que a gente quiser mas o grande problema hoje é que as pessoas não querem lidar com a consequência daquilo que eu falo e é esse o chamado para responsabilidade que a logoterapia traz muito Lívia por isso que muita gente prefere não ser chefe mas ser chefe Pois é não não não quero ter que tomar essa decisão nas relações isso acontece muito sabe Lívia nas relações isso acontece
muito uma pessoa termina dominando mais as decisões porque a outra não quer ter que lidar com a escolha muitas vezes as pessoas eh convocam o terapeuta a tomar decisões para ela não mas diga o que que eu faço na falsa ideia porque é uma falsa ideia de que eu não decidi sobre algo mas mesmo que o seu terapeuta dissesse faça X no final das contas não é sua a gente não pode terceirizar Nossas escolhas as escolhas Elas são minhas e a gente às vezes vive muito esse movimento das pessoas tentarem terceirizar Então somos livres a
única coisa da qual eu não sou livre é de ser livre eu não sou livre né Eh eh nós somos condenados né à liberdade é uma frase bem emblemática de Sartre né O homem é condenado eh eh a a a não ser livre a ser livre na verdade o homem é condenado a ser livre a única coisa da qual ele não tem liberdade é justamente de de não ser Livre Enfim e a motivação básica como eu já tinha falado aqui anteriormente é a vontade de sentido então Franc vai dizer que no final e ele viu
isso muito no campo de concentração Isso é fato em última instância a preocupação do homem não é Nossa quanto de prazer eu realizei quanto de poder eu alcancei não é minha vida teve sentido E e essa é uma uma reflexão que eu vi muitas pessoas fazendo durante a pandemia a pandemia nos trancafiou né e tal e muitas pessoas perguntavam nossa que foi que eu fiz na minha vida que que eu tô fazendo então a gente é questionado pelo sentido de alguma forma então e em última instância a gente quer dar sentido à nossa vida né
não precisa ser o gente o sentido é diário cada dia qual foi o sentido do seu dia hoje foi um tempo de qualidade com sua mãe seu pai seu marido sua esposa seu namorado seu amigo né hoje foi aniversário de uma amiga minha eu reservei amanhã para ficar com minha amiga isso foi o sentido do meu dia então o sentido não precisa ser essa coisa magnânima não tá o sentido ele é diário todo dia todos os dias o as sim vão na cartomante né Por quê bus horóscopo também elas querem elas querem uma resposta para
definir a vida delas né enfim ã mas a gente tem o outro Polo também a gente tá falando daquela pessoa que vai lá busca sentido enc coisa mais linda do mundo mas tem as pessoas que não encontram então a falta de a vivência da falta de um sentido ela também implicações né a a principal implicação é a inautenticidade você vive uma vida que não é sua n você vive uma vida que ela não corresponde quem você é eh Pois é exatamente margar sentido ele é diário todos acordo eu penso como é que eu vou dar
o sentido pro meu dia hoje porque isso também não é uma coisa gente que vem de uma beijada não a gente toma decisões em prol do sentido Então tá lá vem 2023 aí você o que que eu espero pro ano 2023 gente o ano tá esperando de você o que que você vai fazer para o ano ser maravilhoso apesar das adversidades porque as adversidades vê faz parte da existência humana sofrimento agora como eu lido com esse sofrimento essa que é a grande questão Qual é a posição que eu vou assumir diante das coisas que acontecem
comigo essa que a grande pergunta mas algumas pessoas não conseguem encontrar um sentido E aí vão viver o que Franca vai chamar de vazio existencial vazio existencial é essa sensação de falta de sentido e que Frank vai colocar que tem três principais expressões ou seja o vazio se manifesta de três formas através da dependência da agressividade e do suicídio eu nem preciso falar Frank escreve isso gente na década de 20 1920 e a gente encontra expressões de fazer existencial na nossa sociedade atual com algumas particularidades algumas diferenças mas a gente também percebe então eh quando
Franco eu fala sobre dependência ele vai falar mais sobre dependência de substância psicoativa de droga ele vai falar mais da drogadição mas a gente tem hoje dependência a trabalho compras jogo pornografia rede social celular são dependências então ainda continua sendo uma expressão de vazo existencial né a agressividade que Fran fala na época dele Ele eles ele direciona muito mais a violência urbana mas a gente tem outras expressões de agressividade que não a criminalidade enfim a gente tem o bullying a gente tem intolerância e várias Vertentes de intolerância né gente que a gente viu e Verê
diariamente intolerância de gênero intolerância política intolerância religiosa todas essas são expressões de agressividade e todo mundo aqui com certeza tem algum exemplo a gente acabou de vivenciar isso nas eleições né inúmeras expressões de intolerância simplesmente por uma visão política diferente da sua isso é muito é é urgente que a gente reconheça que essa postura fanática é uma expressão de vazio porque quando eu não estou pleno de sentido eu vou direcionar minha existência para excluir completamente a possibilidade do outro existir seja mulher seja gay seja trans né seja uma pessoa de esquerda seja uma pessoa de
direita que quer que seja né seja um católico seja protestante seja budista cando blé ubanda enfim Espírita eh uhum exato Suzane a dependência digital pode ser ho já equiparada a dependência química tem um livro muito bom não tá aqui perto de mim mas que eu amei a leitura indico inclusive né Eh não tá aqui mesmo Eu sempre gosto de deixar os livros aqui nação dopamina não sei se alguém já leu esse livro mas é muito muito bom né a a autor vai discutir como não tá realmente aqui perto lamento gente mas depois vocês podem pesquisar
na internet tá nação dopamina muito bom A autora vai discutir justamente isso né como a nossa sociedade hoje busca o prazer e não quer lidar com o sofrimento então alta de medicamento é tudo fazendo o quê a gente a gente vai buscando se entorpecer a gente quer se entorpecer para não ter que lidar com a dor é lamentável e a terceira expressão de vazil existencial mais explícita o suicídio né mais gerativa suicídio sim agressividade tem outra expressão também muito atual da agressividade que é a automutilação né Não só o bullying tal mas a automutilação tem
sido muito muito frequente eh o suicídio também é uma expressão de vazio existencial É vamos dizer assim a mais grave expressão de vazio existencial que é quando você realmente quer aniquilar a sua própria existência né Franca vai dizer que o suicídio ele sempre ele ele deve ser eh a pessoa deve entender que o suicídio ele é um argumento e é é um sentimento mas não argumento então eu tenho uma sensação de que minha vida não tem sentido mas isso não deve ser um argumento paraa pessoa atentar contra a própria vida então frankel escreve muito sobre
o suicídio né Ele é um autor assim Fantástico para trabalhar suicídio porque ele teve esse contato com jovens né ele escreve muitas muitas muitas e muitas muitas obras dele sobre suicídio né ã trazendo algumas reflexões sobre isso e ele diz que o suicida é como aquela pessoa que tá jogando o xadrez e quando acha que não tem mais possibilidade de jogar ela joga o tabuleiro para cima e diz não não tem mais o que fazer e tem possibilidades tem outras possibilidades de jogada então Frank vai colocar que o o sentido é a prevenção para o
suicídio quanto mais você ular uma sociedade para uma vida com sentido menor vai ser a possibilidade dessa pessoa eh tirar a própria vida mesmo que ela passe por adversidades porque alguma coisa aquela aquela bússola vai aquele farol vai brilhar para ela mesmo diante de uma dificuldade sabe é como aquele corredor que tá ali acha que não vai aguentar mais e aí ele vê a faixa a a linha de chegada ele vai lá e encontra força de eu não tem para direcionar aquilo né bom eh Essa é a pesquisa do termo logoterapia nos últimos cinco anos
do Google você vê que tem um crescimento enorme as pessoas têm buscado T procurado mais realmente sobre a logoterapia né Eh eu lembro que quando eu ia PR os congressos de logoterapia há 10 anos Era quatro cro pingados eraa bem pouquinha gente hoje já é assim enorme era uma dificuldade pra gente achar livro era uma dificuldade pra gente achar texto assim era era muito grande muito grande encontrar logoterapeuta também sempre que eu ia falar sobre logoterapia eu tinha que dar uma aula sobre logoterapia porque sempre a pessoa dizia logoterapia o que é isso aí lá
ia eu explicar o que era logoterapia E aí hoje não hoje eu já recebo pacientes né que nem são da Psicologia dizendo não eu quero um logoterapeuta fico ai que coisa linda fico super empolgada porque isso mostra que a logoterapia tá saindo inclusive do escopo Ali da psicologia dos muros ali da Psicologia ela tá alcançando outros espaços né pois bem ã essaé aproveitando assim só para entrar um gant na sua fala assim que eu acho que vem até Ness nesse contraponto também do quanto a gente escuta no consultório o termo vazio né assim vazio existencial
Tô sentindo um vazio de sentido minha vida não tem sentido então assim eu acho muito interessante né esse essa sua pesquisa do Google porque realmente assim hoje já que você tava comentando assim das divisões Hoje eu dei uma supervisão e os quatro casos da minha supervis anda terminava nessa queixa aí minha cliente traz que não tem sentido que ela tá né que ela tá vivenciando um vazio sim né assim é muito é muito comum é muito presente realmente por inclusive fica a dica de um livro gente para vocês muito bom eh os cinco arrependimentos antes
de morrer é de uma enfermeira muito bom né uma enfermeira que ela vai trazer Quais são os principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer e a maioria Versa nesse sentido e tem um que é fantástico que é deveria ter vivido a vida do meu jeito Isso casa muito com a logoterapia porque esse sentimento de vazio é muitas vezes a noção de você tá fazendo as coisas no automático baseado no que as outras pessoas esperam de você mas às vezes não é o que você quer não é o que você espera né eu sempre
quando eu vou falar sobre vazio eu cito a música do R Seixas zouro de Tolo porque ele descreve o que é o vazio existencial Inclusive para quem tá atendendo alguém que tá com essa expressão de vazio existencial escuta a música e se possível coloca pro teu paciente porque ele fala isso olha eu conquistei isso eu tenho x eu tenho y e agora que que eu faço é tipo assim eu fiz tudo que todo mundo disse que eu tinha que fazer e eu não tô preenchido porque às vezes o que te dá sentido vai na cont
Contramão do que tudo que todo mundo te diz que você tem que fazer sabe realment exatamente a gente trabalhando em hospital a gente escuta muito isso ah mas se eu soubesse que eu ia adoecer Se eu soubesse que eu ia morrer que é bem a ideia do livro Eu também tava procurando eu tenho ele aqui mas ah que é exatamente esse ponto assim né aí a gente quase que fala assim mas você não sabia né assim a gente é um ser para a morte mas vive como se não né vive como se não foge quer
fugir né constantemente desse desse momento desse lugar né então Eh eu eu vejo e já pegando a deixa aqui da Sabrina né as as queixas são muito essas né vazio uma inadequação uma cobrança muito grande a a a busca para logoterapia não é muito distante do que a gente percebe em outras abordagens também porque isso é muito o z guist é muito que a gente vê hoje são pessoas pressionadas são pessoas cansadas uma necessidade de performance muito grande eu acho que para entender também muito do fenômeno que a gente recebe hoje na clínica é fundamental
ler o churan também eu acho que ele traz uma um raio x na nossa sociedade e aí vamos lá na logoterapia a gente vai ter uma resposta na gual a gente vai ter outra outro olhar na psicanálise outro e todos vão tentar responder de alguma forma né Mas eu tento direcionar eu vou responder mas como é que eu direciono porque acho que as queixas elas são comuns em qualquer abordagem mas acho que o olhar que é diferente então eu tento eh ajudar esses pessoas a Tentar viver uma vida mais coerente com elas sabe realmente isso
aqui é o que você precisa Isso aqui isso aqui essa decisão te representa é uma pergunta que eu faço muito na clínica essa decisão que você vai tomar agora ela representa quem você é quando você tiver lá na frente você fosse ler esse livro esse Capítulo da sua vida essa era uma decisão que você queria tomar às vezes não é às vezes é o que o outro tá esperando e a pessoa toma mas para evitar a fadiga sabe evitar o estresse evitar o desconforto então tem pessoas que se mantém em relação que não funcionam mais
simplesmente pelo medo de ter que dizer paraas pessoas que a relação acabou ai vai ser um desgaste ai vai ser isso vai ser aquilo medo de mudar completamente o emprego mudar di área sabe descobriu que não quer ser psicólogo quer ser físico e aí não quer mudar de área porque Ah já tô aqui há tanto tempo eu vou mudar agora eu não tenho uma idade mais para isso então quando a gente vai olhar são discursos gente que trazem muito de uma percepção social a idade de que com 40 anos você não tem que tá mais
fazendo um curso você tem que tá se direcionando pra aposentadoria percebe então eu percebo que tem muito disso do que as pessoas esperam E aí eu acho que também as leituras de psicologia social elas contribuem muito pra gente entender esses aspectos essas questões né Eh perfeito Suzana a sociedade do cansaço ela eh esse livro traz muitas muitas muitas reflexões que a gente pode conectar também com a logoterapia né Não só com a logoterapia mas também com a logoterapia quis fazer psicologia desde criança a Lívia tá colocando aqui tive de ficar 11 anos no direito Por
orientação da minha família até ter coragem para para PSI Olha que olha que olha que interessante né eu lembro de uma aluna uma vez que ela se cobrava muito porque ela tinha feito o curso de Ciências Sociais E aí ela abandonou o curso de Ciências Sociais e fi fazer psicologia e ela compartilhava comigo que ela tava se cobrando muito porque ela ia se formar velha gente ela a média assim que o pessoal se forma em psicologia normalmente é 24 anos né 24 25 anos ela ia se formar acho que com 28 28 e ela tava
assim se culpando se cobrando nossa mas porque quando logo que era psicologia o curso que eu queria fazer Perdi tempo todo aquele discurso né de performance que você tem que ser milionário com 30 anos né enfim E eu perguntei para ela fiz Como é que você descobriu a psicologia ela fez foi num congresso de cças sociais Fir mulher Será que tu ia conhecer a psicologia em outro espaço se não fosse a escolha então assim quando a gente vai ver aquelas decisões levaram ela para algum lugar sabe e ela tá ignorando tava ignorando isso ela não
tava vendo isso eu fiz talvez se você não tivesse feito Ciências Sociais Você nem ia descobrir a psicologia você não sabe não tem como saber mas enfim eh são processos sabe são processos e lidar com esse vazio lidar com essa falta né É A grande questão só que Frank e outra coisa interessante que Frank disse ele vai dizer que a gente não deve buscar homeostase ele vai dizer que o homem vive em função de tensão e é muito essa noção da da morte a morte é uma constante tensão então a gente tá não não necessariamente
precisa ser uma coisa explícita até porque vira doentia né Mas as nossas decisões gente elas estão pautadas na noção de finitude por que que eu vou fazer o curso agora e não depois porque eu vou morrer eu tenho tempo para fazer as coisas então querendo ou não a gente vive ali direcionado pra morte ainda que a gente queera negar isso a gente tá em constante constante direcionamento para isso né enfim E terminei me perdendo falei mil coisas e me perdi mas vamos voltar Olha a Sabrina aí com 37 anos que coisa linda abandonei a minha
carreira com 15 anos em Finanças e vim pra psicologia estou apaixonado show ó que lindo né Eu costumo dizer eu tô há 15 anos estudando logoterapia mas sei lá daqui a 5 anos gente eu posso querer largar a psicologia e fazer outra coisa tá tudo bem né Isso faz parte dos Sentidos cotidianos diários também do momento né às vezes hoje como eu disse eu fui professora Universitária por 10 anos e fazia muito sentido para mim ser professora Universitária eu amava hoje não faz sentido não quer dizer que não é bom foram ótimos os momentos que
eu vivenciei mas hoje não contempla o sentido que eu quero para esse momento daqui a 5 anos eu posso querer voltar gente eu posso e é isso a vida não é determinada as as coisas não precisam ser para sempre hoje o que que Lorena quer Lorena quer isso aqui daqui a 5 anos Lorena pode querer outra coisa daqui a 10 anos pode querer outra coisa e tá tudo certo e tá tudo bem né mas a CP rog é humanista também a logoterapia com Vittor como é a organização da abordagem tá vamos lá Juci comentou aqui
tenho alguns dúvidas em relação à abordagem humanista fenomenológico existencial e é uma abordagem que eu quero seguir ó vamos lá importante destacar Ju que esse termo que a gente escuta o humanista fenomenológico existencial ela é uma uma usual didade que aconteceu muito pelo movimento de terceira força então o que que é a terceira força é o movimento da Psicologia que critica as perspectivas deterministas positivistas nela compõe a humanista e a fenomenológico existencial mas elas não são a mesma coisa a gente acostuma achar que é tudo uma coisa só mas não é não é então eh
eh achar que logoterapia é a mesma coisa da CP que a a mesma coisa de gestal não eh não sei Fernanda qual é a tua perspectiva nem perguntei desculpa não perfeito eu falei que a gente tá alinhadíssimo né assim eu eu até comento eu falo gente são teorias né assim basadas em teorias diferentes e que vão gerando abordagens né que seria esse fazer nosso profissional também diferentes aí eu sempre tem aquela dúvida mas por que que a gente estuda tudo junto Falei porque de alguma forma elas não divergem eh muito entre si elas partem de
mais ou menos o mesmo princípio né Assim que é Esse aspecto da responsabilidade da Liberdade né assim então elas elas se aproximam né mas são teorizações diferentes com autores diferentes com consistência teórica diferente ão maravilhosas eu vou usar uma metáfora que um um um colega da profissão utiliza e eu adoro e eu para explicar isso também né que é o Alexander batian ele é o diretor do Instituto de logoterapia de Viena e ele costuma dizer que as abordagens humanistas fenomenológicas existenciais ACP a psicologia positiva que muitas pessoas associam com a logoterapia elas estão na mesma
rua mas são prédios diferentes são vizinhas né ó são vizinhas elas estão ali pertinho sabe o mesmo bairro mas não só a mesma coisa uit gente quer colocar no mesmo bolo para entender melhor mas não são a mesma coisa é tem tem particularidades tem pontos em comum mas também tem pontos que distanciam então a visão Da da CP né de valorizar muito mais a postura do profissional né do que técnicas especificamente ela Diverge da logoterapia na logoterapia a gente tem técnicas específicas francão inclusive é muito aberto ele ele deixa espaço para você utilizar outras técnicas
também na logoterapia não é preciso você só utilizar a técnica da logoterapia mas eh Diverge muito também é muito voltada paraas técnicas né a gestut já tem esse essa preocupação e a gestut ela bebe mesmo assim de várias teorias então é é não tem jeito né s a própria questão da corporalidade que eu acho lindo na Gestalt né que ela traz muito essa questão da corporalidade na logoterapia a gente não tem tanto a gente não tem essa discussão então é algo que assim um logoterapeuta pode vamos dizer assim paquerar pode trazer essa visão da corporalidade
mas sem perder a visão de homem eu sempre digo assim que a técnica gente você pode usar até Associação livre se você quiser mas o que é mais importante é a visão de homem ali que você tá utilizando Tá então não tem problema você utilizar uma técnica da TCC Mas qual a visão de homem que você tá Tá trabalhando é uma visão logoterapeuta então show Fantástico então assim eu uso livro caixinha eu uso instrumento Eu uso tarefa de casa mas já tem paciente meu que não dá então é é o diálogo socrático né que é
uma técnica da logoterapia é um diálogo socrático então não uso instrumento nenhum mas nos dois casos a visão de homem que aquelas quatro premissas que eu mostrei para vocês elas permanecem ela é isso que me guia é aquela noção de de de tridimensionalidade orientado para valores e sentido isso é o que prevalece eh então assim o Ganchinho da sua fala assim porque mais para cima agora eu me perdi quem tinha perguntado você comentou que seu doutorado é fazendo uma certa conversa né entre a TC e a logoterapia eu acho que tá muito dentro desse ponto
que que você comentou agora não é é no caso é psicologia cognitiva muitas pessoas confundem também é psicologia cognitiva É mas não tranquila mas e e é muito bacana isso porque eu sempre digo assim eu sempre costumo dizer também Gente olha o seguinte Independente de área que você independente da abordagem você tem que compreender o que é cognição O que é psicologia cognitiva né lá no doutorado né no programa de pós--graduação da UFPE eh ninguém é da TCC né isso é uma coisa interessante muitas pessoas acham Ah é TCC não é psicologia cognitiva é estudar
memória é estudar a linguagem no meu caso Particularmente eu estudo tomada de decisão né o estudo tomada de decisão em comportamento eh alimentar então onde é que a logoterapia entra entra na perspectiva de valores de sentido né Para quê Para que aquilo ali sabe o que que faz com que uma pessoa Tome uma determinada decisão em uma determinada situação em determinada circunstância Então o que a TCC faz é pegar essa base teórica e trazer pra clínica No meu caso eu pego só a base teórica e trago paraa logoterapia então é importante que todo o psicólogo
saiba sobre psicologia cognitiva porque a cognição ela vai aparecer na tua Clínica quer você atu com logoterapia ou não ou TCC ou não vai aparecer agora a TCC ela vai trazer a a base terapêutica voltada pra cognição e comportamento eu não foco nisso eu claro isso aparece mas o meu foco é o sentido então é você sabe para onde você quer direcionar né mas essa articulação ela é muito possível então assim como eu acabei de citar a tomada de decisão os meus pacientes Eles tomam decisão diariamente assim como eu assim como você todo mundo né
toma decisões mas essa decisão ela é Ela é feita a partir de que perspectiva o que que faz com que uma pessoa Tome uma decisão às vezes ela toma uma decisão baseada e num viés né no viés de confirmação muitas pessoas que compartilham fake News por exemplo elas compartilham porque elas querem acreditar naquilo ali é o que a gente chama do vij de confirmação ela vai ela tende acreditar naquilo Então ela nem checa ela só manda então ela quer piamente acreditar naquilo ali então isso é uma perspectiva que faz aquela pessoa tomar uma decisão E
aí eu vou questionar junto com ela por que isso para que isso esse questionamento ele já não é mais cognitivo ele é existencial então aí eu já vou levando essa pessoa para outro outro lugar né outro caminho então é assim que a gente consegue conectar a gente consegue refletir um pouquinho sobre eh até a maneira como eu me comunico então se eu tiver leitura sobre linguagem eu vou conseguir me comunicar melhor com o meu paciente seja ele criança adolescente adulto né então eh a partir disso a logoterapia ela tem muitas possibilidades de atuação como eu
coloquei aqui Clínica organizacional nem mais adequado organizacional né enfim do trabalho social neurociências Educacional Esporte jurídica então assim a ela não é exclusiva da Clínica Ela nasce na clínica mas a gente já tem hoje profissionais que atua nas mais diversas áreas tá ã Cristina que ai obrigada sim é o Liv Cinha que eu tenho gente tá Fantástico Eu Eu Sou péssima fazendo meu próprio marketing mas estou tentando então eu desenvolvi esse livro caixinha com duas colegas minhas né a Marcela que inclusive se eu não me engano ela nasceu em Minas Gerais mas ela mora hoje
em São Paulo e então assim fica a dica aí para vocês tá Ah meu Deus tá longe da pronto ã talvez fosse mais didático falar em escolas de Psicologia existencial Sim concordo plenamente mas são processos né são processos não é eh a gente termina mexendo com muita coisa muita coisa política na psicologia então né mas é aquilo que eu digo olha se as abordagens fenomenológicas existenciais estão incomodando vai piorar porque cada vez mais elas estão crescendo e a gente tá ocupando os espaços que realmente precisa não é a supremacia do existencial não é o espaço
que ela merece então é esse processo que a gente tá aí ainda lidando e todos nós somos atores nesse processo né ã Então quais são os desafios da logoterapia Vamos agora para os desafios né pois bem eu sempre destar com esses três principais foi uma pergunta que fizeram ali mas por que que a logoterapia ainda não tá tão consolidada né Eh e eu destaco esses três pontos primeiro a própria consolidação acadêmica a gente aa não tem a logoterapia inserida de forma abrangente nas academias isso é um processo Depende de vários fatores depende principalmente de pesquisa
então precisa que as pessoas entrem programas de Mestrado programas de doutorado pesquisem publiquem para que isso vá também crescer Não dá paraa gente ficar na logoterapia só na filosofia ela precisa se propor a ser pesquisa no Brasil a gente já tem um crescimento grande mas fora do Brasil ele ainda é maior sobretudo na Argentina Colômbia e na Europa né então a gente já tem muitas publicações de logoterapia em outros idiomas em inglês né em espanhol eh a gente já tem eh inclusive ess Esse é um ponto né porque muitas pessoas questionam o estatuto científico da
logoterapia e no meu perfil nas redes sociais eu sempre compartilho pesquisas né que metanálise inclusive que é o o ponto mais alto né da da pirâmide das evidências para mostrar que a gente tem muitos estudos que são feitos em logoterapia estudos comparativos inclusive né com certeza você já devem ter ouvido falar na pbe né na psicologia baseada em evidências e a logoterapia é uma das que é questionar Mas eu sempre questiono primeiro e é complicado a gente falar nesse tal do padrão ouro né que é colocado muito sobretudo para TCC quando a gente não tem
pesquisas comparativas Então como é que eu posso falar que a TCC é melhor em algo se a gente não tá fazendo pesquisas que comparam né E aí quando eu tô falando pesquisas que comparam enquanto estatuto científico validade científica eu não posso pegar dois estudos que foram feitos um no Brasil e um na Europa e dizer assim olha eu posso comparar aqui não eu tenho que fazer com a população lá grupo controle grupo de intervenção mesmo abordagens diferentes mas isso não é feito então o que que a gente tem de fato mais pesquisas são feitas na
TCC e menos em outras abordagens então isso leva as pessoas a achar que a TCC é a top das galáxias Não tô dizendo que ela não é tá tem um total respeito pela TCC eh leio inclusive não é uma leitura aprofundada mas leio trago muitas técnicas para minha abordagem né mas os estudos comparativos que a gente tem entre TCC e logoterapia eu vou falar da logoterapia porque é com que eu trabalho né da ACT e logoterapia mostram resultados semelhantes com pacientes com depressão com pacientes com ansiedade isso quer dizer que em tese não tem diferença
a a resposta entre você fazer uma TC e uma logoterapia em tese é isso mas como a gente tem mais pesquisas sendo feitas especificamente em TCC criou-se essa lógica de que ela é o padrão ouro mas pra gente falar em padrão ouro a gente tem que falar em comparação e não tem muitos estudos comparativos sendo feitos então eu eu eu costumo até chamar isso de uma certa desonestidade intelectual que é o outro ponto que eu vou discutir aí sabe e que a gente termina lidando muito com isso então a gente tá desenvolvendo é um processo
tá não é não é fácil essa consolidação acadêmica ela demanda décadas não é um ano não são dois anos são décadas e a gente já tem esse crescimento nos últimos 10 anos de logoterapia a gente já tem hoje professores que orientam especificamente em logoterapia em programas de pós-graduação né para quem não conhece ainda vou destacar aqui o nome do professor Thiago Aquino né que foi onde eu fiz meu mestrado ele é a grande sumidade assim de logoterapia hoje no Brasil e no mundo ele publica muito né ele tem uma um respaldo científico assim surreal em
validação de questionário em desenvolvimento de instrumento psicológico então tem muita gente publicando problema é que nem todo mundo ainda tem conhecimento né E aí Outro ponto é a desinformação né E aí quando eu tô falando de desinformação São esses mitos que permeiam a logoterapia Então a primeira delas como eu já falei que ela não é científica E aí como eu já falei a gente tem que saber científica para quem Qual é a base epistemológica que você tá se baseando Quais são os os os critérios que você tá utilizando para dizer que ela não é científica
né segundo ponto porque se a gente tá falando de testagem tem muitos estudos que testam técn técnicas instrumentos da logoterapia segunda mentira que envolve a logoterapia a gente já falou aqui que ela é religiosa ela não é religiosa ela não tem nenhuma perspectiva de fazer isso ainda que tem logo terapeutas que fazem isso gente eu fico com vergonha alheia juro quando eu vejo colegas logoterapeuta que respondem perguntas assim como lidar com a ansiedade a pessoa bota lá ler Bíblia Capítulo tal eu fico Ah eu fico vergonha Alia gente juro de verdade então assim a gente
tem que filtrar né infelizmente e combater também então eu me posiciono quando alguém me manda alguma coisa nesse sentido quando alguém fala besteira eu falo sabe eh sou nordestina mesmo não durmo no ponto não falo mesmo então mas é processo também né ã Outra ideia é que ela é dependente de outras abordagens ou seja ah eu não consigo trabalhar só com a logoterapia eu tenho que trabalhar com a logoterapia e outra abordagem essa é uma mentira que envolve a logoterapia eu só utilizo a logo Apia sempre utilizei só a logoterapia Claro que eu posso utilizar
uma técnica outra de outra abordagem Mas eu sou logoterapeuta a minha visão de homem é a logoterapia a gente tem técnica a gente tem livro específico para trabalhar com psicopatologias a gente tem indicação e sistemática de como trabalhar em em X em tal caso não uma fórmula de bolo não é isso mas indicações de como lidar postura Clínica e tudo mais então assim essa é uma falá não corresponde né E que ela não atua em determinadas demandas Ah não dá certo trabalhar com criança e logoterapia genteo não existe Você não vai falar sobre um sentido
da vida com criança mas você vai trabalhar sobre valores sobre tomada de decisão sobre responsabilidade então ah não dá para trabalhar com a logoterapia e esquizofrenia gente dá Demais dá muito sabe assim Inclusive eu sempre sempre falo quando a gente vai olhar a proposta da reforma psiquiátrica no Brasil ela tem influência fenomenológica que a logoterapia é fenomenológica então assim se aproxima não tô querendo dizer que a reforma psiquiátrica é logoterapeuta não tá mas ela se aproximam elas conversam elas dialogam então assim não não não corresponde essa ideia de que pelo menos aqui existe muito a
ideia de que só a psicanálise trabalha com esquizofrenia né Com saúde mental casos mais graves Não isso não existe é aqui também a gente percebe assim a gente tem que desconstruir muito porque vem sempre assim não falou de fobia Então vou trabalhar pelas áreas da comportamental TCC falou sobre né Eh esquizofrenia Então tem que ser a psicanálise eu falei gente não não é assim né e sem dúvida a logoterapia as perspectivas existenciais as escolas existenciais né V começar a usar o termo is funcionam e super bem isso vai muito mais da identificação e do do
saber e do manejo do terapeuta né isso isso do Loreno muito importante e a importante destacar também eu esqueci de de mencionar mas assim uma pessoa que fala muito sobre essas questões desconstrói muitos desses mitos né a a Gabi Franco que é daí inclusive ela é de ela é de ela é de minas né acho que é de Uberlândia na verdade mas assim ela ela tem feito Oi ela é uma fofura também amo ela é muito maravilhosa assim adoro o conteúdo dela indico sempre também pros meus alunos sabe é dos meus cursos e tal meus
ex-alunos da Universidade então assim contribuição magistral dela então é bem bacana quem não segue ainda gente sigam tá vocês né Lorena você Gabi assim são primores aí fenômenos da do YouTube do Instagram então fica a dica viu gente quem ainda não segue sig exato tem muita gente assim e e também uma coisa assim que acho que é importante né a rede social é bacana e tal mas assim tem muita gente fazendo pesquisa fora das as redes sociais não é a referência também assim de eh em termos de pesquisa nesse sentido então assim tem muitas pessoas
muitos pesquisadores consolidados que não estão nas redes sociais e que a gente também tem que buscar tem alguns que tão né a Virgínia Fonseca a Virgínia Moreira tá lá né a Feijó né o Tomy Aira go então o pessoal tá participando mas assim tem muita gente que é importante que a gente se aproprie dos artigos científicos também acho fundamental né Não só assim eu não sou contra postagens nas redes sociais Até porque eu faço isso mas ter cuidado PR não ficar só com aquilo ali e não aprofundar nos textos e nos livros isso é muito
importante Ahã tá vamos lá ã eu já vou te responder tá águida vou só terminar aqui eu respondo que eu adorei E aí a Cristina já falou que a Gabi vai ser convidada adorei adorei show ã tá E aí a desonestidade intelectual que é um outra dificuldade que eu percebo muito eh que é as pessoas falando na logoterapia sem ter propriedade para falar da logoterapia ah isso me estressa isso me irrita eu fico Lor e pistola porque eu acho tão injusto assim você falar de uma abordagem que você não estuda você não compreende você não
se aprofunda e tem muas gente que tem falado sobre a logoterapia sem ter conhecimento sabe então ó só para e principalmente com relação ao caráter científico da logoterapia então só para compartilhar aqui com vocês alguns estudos que a gente tem atuais nos últimos 5 anos que são que desenvolve que são foram desenvolvidos com a logoterapia éfeito de grupo trabalhando com autoestima né Eh síndrome de Burnout Alguém falou aqui também sobre o síndrome de Burnout então vejam que a maioria éem inglês como eu falei a gente ainda Precisa evoluir mais em termos de pesquisa aqui hã
eh ansiedade de morte que é um conceito que tá muito atual por conta da pandemia né não é de agora mas tem tem tem muita discussão agora né efeitos da logoterapia também com eh pacientes com câncer de mama eh feitos da logoterapia com pacientes com depressão né em função do Câncer eh efeitos da logoterapia associando à intervenção de mindfulness então é é possível também você fazer essa articulação com mindfulness e a logoterapia efeito de eh eh efeito da logoterapia também com mulheres em situação de aprisionamento né efeitos da psicoeducação de um programa baseado na logoterapia
então assim muita coisa sendo desenvolvida tá muitos estudos sendo desenvolvidos e esse aqui que Eu mencionei uma metanálise que foi desenvolvida pelo eh foi publicada numa revista na revista de Cambridge né a gente tá falando da mais importante né uma das mais importantes revistas científicas que traz exatamente o efeito das psicologias centradas no sentido e uma das das ã diretrizes que ele coloca nas conclusões né é de que abordagem centradas no sentido São fortemente recomendadas para a inclusão nas diretrizes de saúde então devem ser utilizadas se isso aqui não é uma evidência científica Eu sinceramente
não sei o que é tá fico aí né A o estudo mostrando que realmente Elas têm uma eficácia tem uma eficiência que de fato é comprovada né mas sem perder o caráter fenomenológico existencial que é a base da logoterapia então assim eh respondendo aí o a águida né voltando agora paraa águida né Todos nós temos sido muito cobrados né o conceito de resiliência tem sido muito utilizado essas exigências podem estar afetando a autenticidade do sujeito Com certeza eu não vou dizer que esse é o único fator mas eu acho que esse é um fator importante
que deve ser considerado né é que a coisa assim aguente tudo né você aguenta você aguenta dar conta de tudo e essa não é uma verdade a gente precisa também saber estabelecer limites né Então essas exigências afetam a nossa autenticidade porque a gente tá sempre inclinado a ser produtivo sempre a ser produtivo eu preciso sempre tá dando mais e mais e mais de mim E aí você precisa a gente precisa entender na verdade Qual é o meu ritmo o que que eu quero alcançar Às vezes eu não quero ser milionário com 30 anos né bom
eu já passei dos 30 não sou milionário Então realmente não tem mais como mas assim talvez eu não quera ser milionário as 40 anos Talvez o que eu precise seja só e eu sou assim compartilhando aqui com vocês eu sou super adepta do minimalismo eu acho que minimalismo e logoterapia tem tudo a ver a única coisa que eu não sou minimalista como vocês podem ver são livros porque não deu mas roupas e algumas coisas que para mim hoje não faz mais sentido Por exemplo eu fiz transição capilar porque não faz mais sentido eu te o
cabelo liso eu não faço sobrancelha Porque para mim não faz sentido Não faz diferença eu não faço unha não porque eu não acho que isso não seja relevante para mim não é para outra pessoa às vezes é eu tenho amigas que se não fizesse a unha toda semana é o fim a morte tá tudo bem minimalismo não tem a ver com você viver dentro de uma Kombi sem nada e se for também não tem problema mas é você definir o que é essencial paraa sua vida o que que é essencial para você que que você
precisa Será que você precisa realmente de tantas coisas Será que você precisa de uma casa com três andares com piscina que você nem usa talvez não talvez o que você precisa é a simplicidade das coisas então Eh essa essa noção de e de suportar tudo ela é muito pesada e sobretudo para as mulheres eu tô destacando muito isso gente porque essas questões de gênero elas influenciam sim é a nós que é cobrado tá lind maravilhosa de salto maquiagem a pessoa dizer como é que você dá conta de tudo né é mãe é faz tudo e
você não dá conta a verdade é que não dá é tudo uma grande ilusão e as redes sociais elas contribuem muito para isso oi guerreira né tem que ser e a gente fala assim gente ser Guerreira é ser cansado ninguém quer ser Guerreiro mulher guerir é uma mulher cansada então muito cuidado com isso sabe essa esse discurso de ser resiliente no sentido de aguentar tudo eu acho que os termos eles se perdem também o próprio conceito de resiliência Ele termina se perdendo as pessoas se perdem no conceito de resiliência do que realmente se propõe né
não é você não sofrer com a adversidade né não é ela não afetar mente é como Realmente você vai lidar com essas questões então saiba os seus limites saiba o que você consegue o que você não consegue dar conta eh Estabeleça o seu limite eh a sua eh perspectiva resiliente tem uma coisa que Franco fala que eu acho que marca muito que é a noção de ser único e repetível e a resiliência também precisa ser visto na unicidade e na individualidade a minha compreensão de resiliência ela vai ser totalmente diferente seja o que eu aguento
vamos botar bem no popular né o que eu aguento é totalmente diferente do que Fernanda aguenta do que Fernanda lida então a a noção de resiliência ela também precisa ser particularizada eu acho que é importante a gente entender gente que a vida a vida né seja na clínica seja na escola ela não é uma produção em série Ela não é uma uma coisa igual para todo mundo ela é particularizada sabe a gente tem que colocar nossa assinatura existencial em tudo que a gente faz então é a resiliência de Lorena é diferente da resiliência de Fernanda
que é diferente da de Cristina que é diferente da de Lívia entende porque senão a gente começa processos comparativos isso leva um uma necessidade de performance não é bacana não é legal tu queres falar Fernanda fica à vontade não era tô aqui concordando e admirando assim porque eu acho e muito importante a gente trazer essa discussão principalmente em períodos né assim que a gente vê o neoliberalismo causando tanto adoecimento né assim a gente é o que você comentou antes dessa dessa lógica do eu tenho que conseguir eu tenho que fazer né assim a gente vê
muito que vai gerando a sociedade do cansaço Já trouxeram aqui o bium churan então eh eu acho extremamente pertinente assim porque a gente não percebe o quanto a gente tá implicado nessa lógica que é adoecedor você fala é de uma riqueza enorme eu eu lembro uma vez uma aluna chegou para mim F professora eu não tô dando conta das das matérias da Faculdade eu tô com medo de e ser reprovada E aí eu olhei para ela eu fiz assim mas por que que tá acontecendo ela fez não porque eu estou em dois projetos de extensão
tô em não sei quantos projetos de pesquisa tem um grupo de estudo tem não sei o que eu fiz mul como é que tu dá conta disso tudo tu entende que as matérias obrigatórias elas são obrigatórias por um motivo é tipo assim a prioridade tem que ser elas e você não precisa fazer tantos grupos de Por que que você faz tanto não porque quando eu quiser fazer um mestrado eu tenho que ter então assim a pessoa vai se abarrotando de coisa e quando vê não tem até lidar com o tempo livre Isso é problemático porque
a pessoa quando vê lá né não consegue ter um tempo livre tem que estar sempre produzindo e quando não tá produzindo se sente mal porque não tá produzindo e pensa Poxa eu poderia est eu não fiz nada em 3 horas não você tava descansando você tá cansado é sabe é muito exatamente uma culpa por descansar né uma culpa pelo osso uma culpa por fazer uma coisa que eu escuto também muito inclusive em consultório é ai tem coisas que eu queria fazer para mim mas eu fico culpado porque eu penso Por exemplo eu adoro ler mas
se eu for ler eu queria ler um livro B toa que não me acrescenta E aí vem muito assim o que que é esse não um livro lá de trabalho de performance de Business né gente né um livro que te dá um prazer não te acrescenta como que é isso vamos lá vamos olhar para esse ponto né ou seja tem o tempo livre tem que fazer alguma coisa para depois servir de produção exatamente o ócio não pode ser ócio tem que ser um ócio criativo não né enfim Então são questões pra gente refletir mesmo porque
nós também estamos nesse processo né Eh Nós também fazemos parte disso né E aí para finalizar eu olhar aqui alguns comentários que vocês estão fazendo eu vou deixar aqui meus contatos né esses são os meus contatos tá meu Instagram lá eu compartilho muito conteúdo de logoterapia compartilho minha vida diária também porque sou tudo isso né não sou só Lorena psicóloga sou Lorena também filha sou Lorena companheira né sou um pouco de tudo então compartilho um pouco de tudo lá um pouco do que cabe e um pouco do que eu quero compartilhar também e tiro muitas
dúvidas Então sintam-se à vontade tá para seguir e pedir alguma coisa do meu material enfim eu tô à disposição tá bom e eu deixo essa frase aqui de frankel que eu acho fantástica né o homem deve estar consciente de que a sua missão é viver uma vida plena de sentido e dar respostas transcendentes a cada situação é a cada situação não é grandes coisas diariamente estar aqui hoje nesse momento já pode ter sido uma decisão cheia de sentido tá eh Bom vamos lá PR as perguntas então Eh eu não sei se Vittor tá aí no
no chat mas se quiser retirar o slide tá tranquilo ah ah eu posso remover aqui da transmissão pronto pronto super autônoma aí é hum teve aqui um comentário acho que foi da Sabrina aqui o excesso do aparecer está exigindo quase um modelo padronizado de seres humanos quando fugimos disso inclusive com relação às redes sociais né eu existe esse imperativo de que para você ser reconhecido hoje para você ter pacientes para você ter uma clínica ou qualquer outra coisa você tem que ter rede social isso não é verdade né Eu acho que você tem que est
nas redes sociais se você gosta das redes sociais se você não gosta de est ali de aparecer isso não é uma condição para você ter uma referência ser uma referência na sua área então se vende muito essa ideia de que para você ser alguma coisa Você precisa aparecer ali na isso não é verdade tá então tem ter muito cuidado com essa coisa do aparecer e de ser uma condição para você tá Tá na clínica porque não é não é verdade tá ten muito cuidado principalmente Quem tá aí na na graduação às vezes compra muito esses
discursos sabe eu tenho que fazer isso eu tenho que fazer tal coisa eu tenho que faturar tanto por mês eu tenho sabe e eu acho eu acho um caminho perigoso sabe muito próximo de uma possível inautenticidade é e e querendo ou não né Lorena isso me faz pensar assim até nessa informação que empobrecida que às vezes também né e eh vai pra rede social porque quando a a a gente quando eu comentei né a gente falou eu falei de você nós falamos da Gabi o quanto é importante pessoal ter boas referências porque eu acho que
vocês são umas preciosidades mesmo né em trazer um conteúdo Tão Profundo relevante eu sempre indico nas aulas fal é uma forma eh leve né a sua didática é muito leve para trazer um conteúdo que é denso mas ao mesmo tempo é o que você fala né que você fica brava assim e eu também porque a gente vê muita coisa ruim mas eu acho que é nesse nesse chamariz né assim de achar que tem que tá ali mas às vezes não tá pronto e e vai colocando qualquer coisa de qualquer jeito e gera uma desinformação né
que prejudica a profissão que prejudica uma uma abordagem como né a gente tá aqui falando da logoterapia ou de qualquer outra então acho que é importante assim até a pessoa entender se faz sentido para mim já que a gente tá trazendo tanto isso de sentido né fazo para mim estar nas redes sociais e né assim eu tenho que contribuir aqui de que forma às vezes dividir a sua experiência enquanto docente enquanto profissional não sei agrega mais do que ir pelo caminho né assim das massas né do coletivismo exato é buscar essa coerência mesmo essa autenticidade
no dicionário de logoterapia o conceito de autenticidade é fidelidade eu acho que é muito isso você ser fiel a você mesmo e não é só de tá lá mas é como você tá lá então tem coisas por exemplo que você não vai fazer né porque todo mundo tá fazendo Tá mas eu não me identifico com isso aqui isso aqui o tal da a grande polêmica a dancinha né as dancinhas eu não acho que é um problema as dancinhas porque eu acho que a a dancinha ela às vezes tem tem um objetivo aquela dancinha ela ah
depressão né a pessoa fica T aponta né para uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre aquela dancinha pode fazer com que ela Busque o psicólogo Então ela é el ela tem seu objetivo Agora eu não posso achar que através de um poste com a dancinha eu vou ser experto em depressão né eu vou ser experto em ansiedade então acho que o grande problema não é criticar a rede social porque eu acho que ela tem seu mérito ela tem seu objetivo Mas a gente não pode ser psicólogo só de rede social no sentido de não
aprofundar aqui então assim eu faço um post sobre o que ela terapia né aquele post gente não vai dar conta do que é logoterapia ele é só um preâmbulo ele é só uma Faísca você tem que buscar você tem que aprofundar ass que Franca ass um poste e todos os postes e todos os cursos que Eu ofereço não vão dar conta do que é a leitura da fonte que é Franc eu não quero estar nesse eu não quero ser referência mais do que Frank porque Frank que desenvolveu L terapia então assim eu acho que a
gente tem que ter muito cuidado com essa superficialidade que a gente coloca que a gente se coloca então eh eh ter cuidado realmente com isso sabe não é ruim a rede social mas é saber isso aqui é para mim como eu vou fazer como eu vou compartilhar então eu não sou adepta da dancinha mas eu não critico quem faz a dancinha porque eu acho que ela tem um objetivo Ela atinge um determinado público agora você precisa saber o que é que você tá querendo alcançar né Tem perfis que eu sigo que são só eh de
eh divulgação de artigos científicos não tem dancinha a pessoa nem aparece é só joga os artigos lá mas é o objetivo que eu quero e aquele perfil também não vai abarcar todos os públicos então assim Busque o que é coerente com você você não precisa abarcar o mundo né eu lembro uma vez uma aluna minha ela tinha várias tatuagens e ela perguntou para mim na em sala de aula né professora você acha que alguém pode não querer fazer terapia comigo por conta das minhas tatuagens e eu falei sim eu acho mas você acha que uma
pessoa que não te respeita por você ter tatuagem você gostaria que ela fosse seu cliente você gostaria que ela fosse seu paciente então tudo que a gente faz direciona para alguém a maneira com que eu me visto a maneira com que eu me posiciono o que eu falo o que eu me posiciono Abarca o público outro eu não preciso querer abarcar tudo porque ser coerente é você dizer não também para algumas pessoas dentro de alguns contextos faz parte tá quando a gente quer agradar todo mundo a gente perde totalmente nossa personalidade totalmente nossa identidade né
É não pode falar F desculpa não sem dúvida tô aqui concordando super a gente tem uma pergunta aqui também da Maria Helena ela gostaria de saber como trabalhar na clínica A logoterapia para pessoas com ansiedade tá ótimo eh veja e a primeira coisa que Frank nos a gente não tem uma fórmula de bolo tá já vou deixando bem claro e assim a logoterapia e adorei que você falou pessoas com ansiedade porque normalmente eu respondo eu eu recebo perguntas do tipo como a logoterapia trabalha com ansiedade eu digo Olha a logoterapia não trabalha com a ansiedade
ela trabalha com pessoas que sofrem com ansiedade então vamos né ã Franco eu fala muito da ansiedade antecipatória Então as pessoas que sofrem de ansiedade elas em geral tendem a ter uma ansiedade antecipatória ou seja antes dela tá lidando com aquele problema com aquela questão ela já tá sofrendo por antecedência né mas uma coisa que é fantástica que que eu acho obviamente que Frank fala é que a ansiedade assim como outras condições mas principalmente ansiedade ela direciona ela caracteriza o sujeito como uma uma espécie de uma de uma de um parasita então a pessoa ela
se sente muito refém da própria ansiedade é tipo assim não não consigo fazer isso porque eu eu vou ter crise ansiosa Então nem quero a ansiedade domina os cenários e os contextos daquela pessoa o medo de alguma coisa acontecer faz com que aquilo direcione as decisões da vida dela E aí o olhar do logoterapeuta é de eh tentar tornar essa pessoa mais autônoma no sentido de estar acima do seu seu sintoma e não é abaixo entende é conseguir decidir para além do seu sintoma e a gente tem algumas eh técnicas para isso né uma das
técnicas é o diálogo socrático que vai muito pela via do questionamento né de questionar realmente o que é a raiz dessa ansiedade e que posturas essa pessoa poderia tomar para lidar com ansiedade mas a gente tem outras técnicas também né uma das técnicas é uma técnica que se chama de reflexão e também intenção paradoxal né mas eu vou falar para m de reflexão Então vou dar um exemplo aqui bem característico de como Às vezes a gente utiliza na clínica aquele paciente que tá ansioso porque não consegue dormir sabe quando você tem uma viagem no outro
dia e você deita e você diz eu preciso dormir 8 horas porque amanhã eu vou viajar o que que acontece você não dorme aí passa uma hora você fiz meu Deus eu preciso dormir porque senão vou est muito cansado amanhã e você começa a Se forçar e aquilo termina te distanciando mais ainda daquilo que você objetiva né então aquele medo provoca exatamente aquilo que você tem e aí de reflexão é você direcionar o olhar para uma outra coisa e assim você diminui a tensão da ansiedade daquela pessoa então a pessoa não tá conseguindo dormir ou
Tent lá um livro só o fato de tirar o foco do pensamento daquilo que esse foco de pensamento a gente chama de Hiper reflexão só o fato de tirar o foco daquela pessoa para aquilo ela vai ter uma diminu de tensão E aí lendo o livro ou pode ser outra coisa ela termina relaxando e ela termina dormindo a lorina Mas pode não funcionar exato É por isso que existem mais técnicas Então não é a técnica em si é essa técnica dá certo com esse caso então cada caso vai me direcionando do que fazer mas em
tese a postura do logoterapeuta em casos com ansiedade é dar mais autonomia pra pessoa não se perceber refém do sintoma Mas acima dele e não abaixo de forma bem geral porque cada caso é um caso Maria então espero ter respondido minimamente tua tua pergunta e tem mais alguma Fernanda tem uma uma última pra gente caminhando pro final a Maria Helena de Castro pediu para você falar mais sobre a caixinha do cinco senti aqui a caixinha sentido da vida tá vocês encontram Deixa eu botar aqui vocês encontram na Amazon no site da Amazon ele foi desenvolvido
para várias áreas então vocês vão perceber que tem perguntas sobre eh sentido do trabalho sentido da vida sentido do sofrimento sentido da Morte eh liberdade e aí D para usar de várias formas né Você pode direcionar as perguntas não quero trabalhar o sentido do trabalho com meu paciente porque eu percebo que ele tem essa demanda você seleciona as perguntas e faz previamente para ele mas você pode também deixar livre ele pega as cartinhas e utiliza eu tenho uma paciente que ela comprou o livro caixinha e cada dia ela retira e ela tenta responder aquela pergunta
se uma reflexão do dia achei Fantástico Dá até para utilizar como um jogo né então com a família e tal então os livros caixinha Eles são muito versáteis nesse sentido porque ajudam a você introduzir temas introduzir conteúdos eu uso muitoos livros caixinha né eu compartilho muitas dessas indicações também no no no meu perfil mas ele surgiu com esse objetivo não só discutir sentido mas tudo que envolve o sentido valores Liberdade responsabil vazio né tomada de decisão tudo que envolve a gente também trabalha e as perguntas são inquietantes eu né aquela que você leva para pensar
mesmo acho que se eu tirasse uma por dia eu ficar ass no dia pensando na no seu livro caixinha mesmo assim acho para vocês trabalharem futuramente a gente sabe que tem muitos alun alunos aqui mas para vocês também começarem a fazer esse exercício na própria vivência né de vocês para ver o quanto inquieta aonde toca que que vocês T maior facilidade dificuldade para responder e é muito legal também até para adolescentes né que às vezes chegam com uma linguagem mais travada assim se apropriar do do processo eu achei fenomenal Obrigada eh ai gente assim né
Lorena a gente ficaria com você já vi aqui nos comentários né que todo mundo te quer de volta ai obrigada Com certeza né Cristina assim nossa intenção é realmente estender essa conversa Quem sabe como eu disse né presencialmente regado de pão de queijo e e Gu só tô sonhando e um cafezinho então eh ah pediram para você ler uma pergunta do livro caixinha para terminar para dar um gostinho só para dar gotinha é Tá vendo só para inar deixar o pessoal reflexivo então é É verdade vou abrir aqui vou pegar uma aleatória tá não vou
olhar vou puxar aqui uma aleatória para vocês enfim vamos lá ã pergunta aqui Ah olha Esso Dá para vocês pensarem sobre isso tá Qual é a sua prioridade neste momento Hum que que você tá priorizando então fica a dica aí né eh pensar um pouquinho sobre as prioridades na vida às vezes você gostaria de estar passando mais tempo com a sua família mas você tá priorizando mais o seu curso é um problema não desde que você tenha clareza de que essa decisão E esse sacrifício que você tá fazendo nesse momento pode ter um objetivo lá
na frente nem sempre a gente consegue dar conta né daquilo que a gente mais gostaria quia passar mais tempo com minha família mas agora eu não posso por quê Porque eu tô em outro lugar Enfim então não só ter clareza do que mas o para que também é isso mesmo é gente profundo a kelina até comentou que entrou pra psicologia com namoro Firme com a TCC porém um caso Teve um caso sério com A fenomenologia acabou casando com a psicanálise mas ainda flerta com A fenomenologia legal Lorena assim queria te agradecer né assim foi uma
delícia uma leveza de noite não esperava menos assim porque é isso né acho que a gente que te acompanha na rede assim e você exatamente o que você transparece essa delicadeza essa competência essa leveza então foi muito bom mesmo assim eu tenho certeza certeza que os alunos aqui por todos os comentários todo mundo que participou E trouxeram muito parabenizando pelo Men curso a relevância das suas falas eh agradecer né aos alunos todo mundo que participou aqui também tão ativamente obrigada pelas perguntas a faps e Cristina por organizar esse minicurso o João Vitor por ser nosso
apoio aí nos Bastidores né super importante ficou me auxiliando nas manotas que eu dei aqui no início com a plataforma e é isso gente assim vamos fomentar muito essas discussões das escolas né da existencial da fenomenologia porque ela traz uma riqueza muito grande né e assim a gente precisa como a Lorena bem disse né de mais pessoas na área fazendo barulho né nessa verdade agora na hora que falar de logoterapia todo mundo já saber o que é já já já vim né assim cientes né Eu costumava dizer PR os meus alunos ó Se vocês não
forem pra logoterapia tá tudo bem mas pelo menos vocês vão sair daqui sabendo o que é que é isso isso é importante então assim muito obrigada pelo convite me senti muito honrada né Cristina adorei te conhecer também Fernanda eh sempre tenho experiências maravilhosas com o pessoal de de Minas Então já quero ir para ir de novo e sintam-se também muito bem-vindos aqui Campina também mas muito obrigada por esse espaço eh a logoterapia ass agradece essa oportunidade muito bem gente então assim encerramos um beijo grande pensem aí na pergunta na caixinha da Lorena e até breve
ciniro Ai meu Deus não é é só para dar um recadinho sobre o próximo minicurso que nós teremos eh convidar vocês né vai ser no dia 3/12 às 9 horas da manhã com a Marilene grandeo falando sobre terapia comunitária integrativa A Comunidade em conversação também vai ser imperdível já salvem aí para não esquecer eh essa esse minicurso também muito especial e vai ficar salvo aí no no YouTube da faps então divulguem pros colegas e amigos que perderam falo quanto foi maravilhoso para voltarem aqui e assistir Tá bom Agora sim um beijo gente boa noite tau
até mais