[Música] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre um personagem muitas vezes discutido muitas vezes odiado muitas vezes adorado que é Antônio grams Antônio grams ele foi um Pensador complexo né um filósofo um linguista um escritor e um político e ativista italiano ali de uma formação socialista que viveu na primeira metade do século XX e teve muitos atritos com Benito Mussolini e com o regime fascista dentro da Itália vamos lá pra nossa vídeoaula mas antes de passar para o nosso vídeo não se esqueça
de deixar um joinha aqui pra gente de se inscrever em nosso canal se ainda não for inscrito e ativar o Sininho também para receber notificações quando algo for postado por aqui [Música] galera Antônio grams foi um filósofo linguista escritor e político italiano inclusive ele deixou muitas muitas eh contribuições no campo político né dentro de sua ali de sua biografia a gente pode perceber uma forte atuação política aliás Este é o motivo pelo qual mais tarde ele vai ter todo um problema com o regime fasca fascista italiano e as suas contribuições filosóficas elas acontecem sua maior
parte em cima dessas contribuições políticas grish ele teve uma infância pobre ele era um rapaz de origem pobre de origem humilde n isso fez perceber o mundo ver o mundo a partir de uma ótica diferente que o afastasse daquela visão que Carl Marx chamaria por exemplo de uma de uma visão eh burguesa de mundo né E essa visão burguesa muitas vezes ela era passada ela era incutida ideologicamente dentro das pessoas da do proletariado então eram poucos né nessa dentro desse espectro dessa Ótica marxista que tinham essa sensibilidade de perceber que eram explorados né Assim como
Antônio gram teria percebido Aí segundo mostram né fontes de sua biografia ele formou-se em letras né e desenvolveu muitos estudos sobre sobre e aderiu ao socialismo no ano de 1915 então no ano de 1915 ele adere mesmo n ao socialismo passando ali daqueles ideais que ele nutria para uma defesa política eh de um espectro socialista na sociedade pessoal para vocês terem uma ideia Antonio grams liderou uma greve dos Operários em Turim no ano de 1917 contra a permanência da da na guerra Então foi uma grande de greve ali de trabalhadores liderado ali por por Antonio
grams e outras figuras sindicalistas né ligado à luta sindical que queriam que a que aquela guerra acabasse né que a primeira guerra mundial acabasse que a permanência daquela guerra acabasse que principalmente né a Itália e não se envolvesse mais naqueles assuntos belicosos em 1922 gramich e a Itália viu ali o início do governo Mussolini o início da era fascista italiana em 1924 o governo fascista italiano enfrenta sua primeira grande crise política e é neste mesmo ano 1924 que grams atua na Fundação do Partido Comunista italiano então a importância principal de grams aqui no cenário político
agora é essa ele está fundando o Partido Comunista italiano né que já existia os partidos comunistas né já existiam no mundo desde o século XIX vinham crescendo e a Itália ela ganha este este novo membro político vamos dizer assim né para esse jogo político em 1924 e a principal missão a principal tarefa do Partido Comunista italiano neste início era fazer oposição ao fascismo de Benito Mussolini no ano de 1926 o governo de Benito Mussolini que tinha chegado ao poder democraticamente se torna aí um governo totalitário então nós vemos A Ascensão daquele regime totalitarista nesse ano
né com ali o fechamento de instituições democráticas e com o poder total em cima das pessoas sendo investido por parte do governo né então o governo ele passa a ter um poder sobre a vida né no âmbito público e também no âmbito privado Essa é uma das principais características do totalitarismo E foi neste mesmo ano de 1926 então com essas prerrogativas de poder total e sob ameaças ideológicas de inimigos políticos que Mussolini né que o governo ali orquestra a prisão de vários de vários eh inimigos né considerados inimigos adversários políticos um deles foi Antonio grams
por conta da sua forte atuação em oposição ao governo de Benito Mussolini grames é preso é julgado e é condenado a 20 anos de prisão este período que ele passou na prisão né a partir de 1926 até 1937 eh foi muito importante falando assim da obra do pensamento de grams né dessa estrutura do pensamento de grams porque é lá em que ele vai escrever a sua principal o seu principal livro que são os cadernos do cárcere é onde ele vai descrever ali todo todo um arcabouço político a partir de uma argumentação linguística muito refinada morreu
no dia 27 de abril de 1937 diz em suas biografias que ele que estava preso né foi liberado da prisão três dias antes da sua morte por estar muito doente e porque as autoridades não queriam que ele morresse dentro da prisão e se tornasse um mártir ali da luta contra o governo fascista os principais estudos teóricos de grams eles vão versar ali sobre a cultura porque ele vai falar do socialismo ele tá trazendo uma nova leitura do socialismo adaptada para sua época adaptada para o século XX e tendo ali como pano de fundo a questão
cultural n então quando a gente fala de grams a gente tem que falar de um conceito que ele nos trouxe que foi o de hegemonia cultural né Essa Ideia de hegemonia cultural ela já estava de certo modo presente em Marx e gram el está atualizando e porque se a gente a gente for parar para pensar existia uma cultura burguesa que ela estava ali implantada dentro do que Marx identificou como superestrutura então ela estava ali junto com a ideologia junto com a a religião junto com aquela mídia burguesa dentro de um conjunto de aspectos que mantinha
a ordem das coisas tal como ela estava e gramich ele fala então da Necessidade né de para se implantar um um governo comunista né para para tornar a sociedade uma sociedade socialista da necessidade de uma espécie de estabelecimento de domínio destes de destes intelectuais né e dessa produção artística da esquerda dentro da sociedade né então criaria ali uma nova hegemonia cultural que não era aquela mais aquela hegemonia cultural do dominantemente burguesa mas o estabelecimento dessa hegemonia cultural que garante certo poder é a um núcleo da sociedade vamos dizer assim ou uma nova classe política deveria
ser implantado através da Dominação e da manipulação a resposta de grams é que não não era algo que deveria ser feito à força né tal como uma revolução armada mas sim algo que deveria acontecer com o consentimento e com convencimento né através da linguagem Então seria a necessidade ali de utilização de uma retórica para convencer as pessoas de que aquilo era o melhor pra sociedade né então não se trata de uma revolução armada que vai impor a força todo um ideal né como dizem inclusive algumas visões conservadoras e neoc conservadoras para destruir os valores da
família tradicional não não se tratava disso muito menos se tratava de uma arte mãe ali para infiltrar nos Espaços educativos dentro das escolas né e colocar ali uma espécie de Marxismo cultural tudo isso é teoria de conspiração por quê Porque nunca saiu do Papel dentro da obra de gramich e nem se trata disso na obra de grames né A questão é convencer a questão é fazer essa utilização da linguagem para levar aquilo ao povo e mostrar para o povo que aquilo é melhor né E aí partiria das pessoas do Povo de para aquela ideia ou
não Tendo isso em vista aqui nesse cenário que nós temos né de domínio de uma hegemonia cultural burguesa seria necessário enxergar aqui essa o que o que grams chamou né dessa dessa diferenciação da intelectualidade né perceber que o intelectual a figura do intelectual que é aquele que tradicionalmente ele tem uma certa voz dentro da da da sociedade mas ele muitas vezes não tem o apelo social ali muitas vezes o intelectual ele se desconecta por exemplo das massas né Isso é muito comum o intelectual é aquele acadêmico né elitizado que se desconecta das massas se verter
no intelectual orgânico que é aquele que faz a ponte entre a sua área a sua área de atuação né e aquelas questões político culturais de uma sociedade desenvolvida o o intelectual orgânico aqui ele inclusive não é simplesmente aquela figura clássica que nós temos do intelectual como o estudioso acadêmico culto mas ele pode ser qualquer profissional o engenheiro pode ser o médico pode ser qualquer profissional que Estabeleça dentro da sua profissão essa ponte com a sociedade e com essa organização política isso aí galera por hoje é só espero que vocês tenham gostado da nossa vídeoaula curtem
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