a revelação de jesus da da joão o profeta do primeiro vídeo exploramos como joão compôs essa profecia apocalíptica como uma carta-circular enviada às sete igrejas na ásia menor e para desafiar e confortar esses cristãos que sofriam de apatia e perseguição sobre o império romano também encontramos o principal símbolo de joão para jesus o cordeiro morto que conquistou seus inimigos morrendo por eles ele é quem abre o pergaminho contendo os propósitos de deus para trazer o seu reino na terra como no céu abertura do pergaminho trouxe juízo de advertência como as pragas do egito e como
faraós nações não se arrependeram e então joão introduziu o exército multiétnico do cordeiro e o pergaminho aberto revelou a sua missão estranha é seguir o cordeiro dando testemunho da justiça e misericórdia de deus perante as nações bestiais mesmo que isso os matis e eles conquistaram a besta dando a sua vida tal como o cordeiro fez e isso levará as nações arrependimento no restante do livro joão completará o seu retrato dessa besta ea sua guerra contra o povo de deus e como toda a história termina após as sete trombetas joão interromper batidas de tambores das sete
com uma e divisões que ele chama de sinais palavra significa literalmente símbolos e esses capítulos estão cheios deles essas visões exploram a mensagem do pergaminho aberto com maior profundidade a primeira revela batalha espiritual cósmica que está por trás do sofrimento das sete igrejas sobre perseguição romana é uma manifestação desse antigo conflito que começou em gênesis capítulo 3 serpente que representa a fonte de todo o mal é descrito aqui como um dragão ataca uma mulher ea sua semente eles representam messias e o seu povo então o messias derrota o dragão através de sua morte e ressurreição
e é lançado a terra lá o dragão inspira o ódio ea perseguição do povo do messias mas eles vão conquistar o dragão resistindo a sua influência mesmo que isso os mate joão está tentando mostrar as igrejas que nem roma nem nenhuma outra nação ou humano é o verdadeiro inimigo a poderes espirituais obscuros em ação as dores de jesus anunciaram a vitória de jesus permanecendo fiéis ea manda os seus inimigos como o cordeiro morto próximo a visão de joão re conta a história do mesmo conflito mas dessa vez no simbolismo terreno das visões animais e daniel
joão vê dois animais empoderados pelo dragão um deles representa o poder militar nacional que conquista através da violência a outra besta simboliza a máquina de propaganda econômica que exalta esse poder como divino e essas bestas demandam fidelidade total das nações e isso é simbolizado por levar a marca da besta e o seu número 666 na testa ou na mão agora essa é uma imagem infame e você não descobrirá seu significado lembro manchete de notícias joão está fazendo uma clara referência hebraica o antigo testamento aqui primeiro de tudo essa marca é o anti chama a escrita
na testa e na mão é uma referência clara ao chamar uma antiga oração judaica de fidelidade a deus encontrada no livro de deuteronômio essa oração também e fica na testa em na mão como um símbolo de dedicar todos os seus pensamentos e ações ao único deus verdadeiro mas agora as nações rebeldes exigem a sua própria fidelidade e forçam todos a decidir quem eles seguiram depois ao número da besta que fascina os leitores há milhares de anos mas isso não era um mistério para joão ele falava hebraico e grego e as letras hebraicas também eram números
se você soletrar as palavras gregas nero césar e a palavra besta em hebraico cada uma delas equivale a 666 agora joão não está dizendo que nero foi o único comprimento dessa visão nero é apenas um exemplo recente do padrão antigo estabelecido por daniel que as nações se tornam bestas quando exaltam seu próprio poder e segurança econômica como um falso deus e exigem fidelidade total então a babilônia era a besta na época de daniel mas isso foi seguido pela pérsia seguido pela grécia e agora nos dias de joão roma e assim por diante para qualquer nação
posterior que age da mesma maneira em opo e os bestiais e o dragão está outro rei o cordeiro morto ele está com seu exército que deu sua vida para segui-lo e da nova jerusalém seu cântico de vitória vai para as nações naquilo que joão chama de evangelho eterno eles chamam todos a se arrependerem adorarem a deus e saírem da babilônia que cairá os seus dias estão contados então joão tem uma visão do juízo final é simbolizado por duas colheitas uma é boa colheita de grãos com o rei jesus e vindo para reunir o seu povo
fiel para si mesmo a outra é uma colheita de uvas para vinho representa a intoxicação da humanidade com o mal elas são levadas para espremedeira e esmagadas agora ao longo de todas essas visões de sinais joão faz uma dura escolha diante das sete igrejas elas resistiram a atração da babilônia e seguiram o cordeiro ou seguiram a besta e sofreram sua derrota agora que a escolha é clara joão repete um ciclo final de 7 juízos divinos simbolizado como o o centro de sete taças sabemos pelo pergaminho do cordeiro das visões de sinais que muitos entre as
nações se arrependem mas como as pragas do êxodo são repetidas e derramadas pelas taças há muitas pessoas que não se arrependem elas resistem amaldiçoam a deus como fez faraó e assim tudo leva a sexta a taça com o dragão e a besta eles reúnem as nações para fazer guerra contra o povo de deus em um lugar chamado armageddon isso se refere a uma planície no norte de israel onde muitas batalhas foram travadas por israel contra nações invasoras e algumas pessoas pensam que essa cesta a taça se refere a uma futura batalha outras pessoas acham que
é uma metáfora do juízo final de deus sobre o mal de qualquer maneira joão claramente usou as ideias do livro de ezequiel sobre a batalha de deus com gog gog era o símbolo de ezequiel das nações rebeldes reunidas diante de deus para enfrentar seu juízo e é isso que vem na 7ª taça é a quarta e a última representação do dia e quando o mal e derrotado entre as ações de uma vez por todas agora joão desembrulhou completamente a mensagem do pergaminho não sei lado do cordeiro e agora ele volta para expandir três temas chave
que foram apresentados anteriormente a queda da babilônia a batalha final para derrotar o mal e a chegada da nova jerusalém e cada um deles explora vinda final do reino de deus de um ângulo diferente então primeiro a queda da babilônia um anjo mostra joão uma mulher deslumbrante que está vestida como uma rainha mas ela está bêbada com o sangue dos mártires de todas as pessoas inocentes ela está montando a besta dragão que estava nas visões e nos sinais é um símbolo das nações rebeldes ela é chamada de babilônia a prostituta os símbolos detalhados dessa visão
seria muito claros para os primeiros leitores de joão ele está personificando o poder militar econômico do império romano mas também está fazendo mais nessa visão joão misturou palavras e imagens de cada passagem do antigo testamento sobre a queda da antiga babilônia um tiro e dom joão está mostrando como roma é simplesmente a mais nova versão do arquétipo da humanidade do antigo testamento e rebelião contra deus eles se juntam e formam nações que exaltam sua própria segurança econômica e militar em um falso deus isso não é algo limitado ao passado ou ao futuro é um retrato
da condição humana ao longo da história e os babilônicos irão e virão até o dia em que jesus voltar para substituir a babilónia com seu reino mas como virar o reino de jesus até esse ponto o dia do senhor foi descrito como um dia de fogo meu terremoto o colheita e agora é descrito como uma batalha final e essa história é contada duas vezes isso resulta na vindicação dos mártires agora joão nos leva de volta à 6ª taça onde as nações se reuniram para se opor a deus e de repente jesus aparece ele é o
grande herói ele é a palavra de deus cavalgando em um cavalo branco e está pronto para conquistar o mal do mundo mas preste atenção ele está coberto de sangue antes mesmo da e isso é porque é o sangue dele e a sua única arma e a espada da sua boca é uma imagem adaptada de isaías joão está nos dizendo que o armagedom não será um banho de sangue pelo contrário o mesmo jesus que derramou seu próprio sangue para os seus inimigos agora vem proclamando a justiça ele responsabilizar aqueles que se recusarem a se arrepender das
maneiras com participam da ruína do mundo bom de deus e o fogo infernal destrutivo que eles desencadearão no mundo de deus se torna justamente seu próprio destino designado por deus depois disso joão veio uma visão dos seguidores de jesus que foram assassinados pela babilônia e eles são trazidos de volta à vida e reinarão com o messias por mil anos então depois disso o dragão que inspirou a rebelião da humanidade contra deus reúne as nações do mundo para se rebelarem contra o reino de deus mas diante do trono do juízo de deus todos enfrentam as consequências
da eterna derrota e assim as forças do mal espiritual o que não querem participar do reino de deus são destruídos eles recebem o que querem existir por si mesmos e para si mesmos e assim o dragão ea babilônia e todos os que escolhem ficam eternamente em quarentena nunca mais capazes de corromper a nova criação de deus agora há muito debate sobre a relação dos mil anos para essas duas batalhas há quem pense que se refere a uma sequência cronológica literal o retorno de jesus seguido por um reino de mil anos na terra chamada de milênio
seguido pelo juízo final de deus outras pessoas pensam que os mil anos são o símbolo da vitória atual de jesus e dos mártires sobre o mal espiritual e que as duas batalhas retratam o retorno futuro de jesus de dois ângulos diferentes qualquer que seja o ponto de vista objetivo principal é claro quando jesus voltar como rei ele lhe dará com o mal para sempre e justificar a aqueles que lhe foram fiéis o livro conclui com uma visão final do casamento do céu e da terra um anjo mostra ah joão uma noiva deslumbrante o que simboliza
a nova criação que veio para se juntar a deus e ao seu povo da aliança para sempre deus anuncia que ele veio para viver com a humanidade para sempre que ele está fazendo todas as coisas novas a visão de joão aqui é um caleidoscópio de promessas do antigo testamento esse lugar é um novo céu e terra uma criação restaurada que é curada da dori do mal da história humana é também um novo jardim do éden o paraíso da vida eterna com deus mas não é simplesmente um retorno ao jardin é um passo em frente para
uma nova jerusalém uma grande cidade onde as culturas humanas e toda sua diversidade trabalham juntas em paz e harmonia diante de deus e na mais surpreendente reviravolta de todas não a construção de templo na nova criação porque a presença de deus e do cordeiro que antes era limitada ao templo agora permeia cada centímetro quadrado do novo mundo e a uma nova humanidade cumprindo o chamado colocado sobre eles desde a primeira página e para governar o mundo como a imagem de deus para partilharem no trabalho de deus e levar essa criação a um território novo e
inexplorado e assim termina o apocalipse de joão e o enredo épico de toda a bíblia vão não escreve esse livro como um código secreto para você decifrar o calendário da vinda de jesus é uma visão simbólica que trouxe esperança e desafio às sete igrejas do primeiro século e a cada geração de cristãos desde então ela revela o padrão da história ea promessa de deus de que todo o reino humano eventualmente se torna babilônia e deve ser revestida no poder do cordeiro morto mas é uma promessa de que jesus que amou e morreu por esse mundo
não permitirá que a babilónia fica em contida ele retornará um dia para remover o mal do seu mundo bom e tornar todas as coisas novas e essa é uma promessa que deve motivar a fidelidade em todas as gerações do povo de deus até que o rei retorne é disso que se trata o livro de apocalipse