Estudo em Filipenses Cap 3 vs 1-11

83.88k views6684 WordsCopy TextShare
Joe
Video Transcript:
nós vamos ler a palavra de deus em filipenses capítulo 3 filipenses capítulo 3 até o versículo 11 vivências 31 anos 11 quanto mais irmãos meus alegrai vos no senhor a mim não me desgosta ea segurança para os outros que eu escreva as mesmas coisas cautelares os cães acautelava os maus obreiros acautelar vos da falsa circuncisão porque nós é que somos a circuncisão nós que adoramos a deus o espírito nos gloriamos em cristo jesus e não confiamos na carne bem que poderia confiar também na carne se qualquer outro pensa que pode confiar na carne eu ainda
mais ser considerado o oitavo dia da linhagem de israel da tribo de benjamin e bruno de hebreus quanto à lei fariseu quanto ao zelo perseguidor da igreja quanto à justiça que a lei repreensível mas o que para mim era lucro isso considerei perda por causa de cristo se deveras considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de cristo jesus meu senhor por amor do qual perdi todas as coisas e as consideram como refugo para conseguir cristo ser achado nele não tendo justiça própria que procede à lei senão aqui é mediante a fé em
cristo a justiça que procede de deus baseado na fé para conhecer e o poder da sua ressurreição ea comunhão dos seus sofrimentos conformando me com ele na sua morte para de algum modo a alcançar a ressurreição dentre os mortos amém nós vamos meditar sobre o tema a verdade de deus sob ataque à verdade de deus sob ataque no primeiro capítulo de felipe pences o apóstolo paulo mostrou a supremacia de cristo para mim o viver é cristo lá no capítulo 1 versículos 21 no segundo capítulo a ênfase dele é a primazia do outro não tem cão
tenha cada um em vista o que é propriamente seu mas também cada qual que é do outro no capítulo 3 a ênfase dele é sobre a verdade a verdade de deus que estava sendo atacada e eu penso que então esse texto se torna extremamente atual pertinente e necessário porque ainda hoje a verdade deus está sendo atacada não apenas pelos críticos da fé cristã mas a verdade deus está sendo atacada por aqueles que se infiltram na igreja com falsa piedade e perigosas heresias o que nós estamos vendo na igreja evangélica brasileira de certa forma é que
o antigo evangelho evangelho da graça o evangelho da cruz está sendo substituído por um outro evangelho o evangelho híbrido um evangelho sincrético e um evangelho místico daí eu penso que o texto de hoje absolutamente oportuna e pertinente pros nossos dias à guisa de introdução nós vamos olhar o que está no verso primeiro porque paulo dá impressão que está concluindo a carta mas na verdade não está concluindo quando diz quanto ou mais irmãos da impressão que está indo para a conclusão mas na verdade ele está querendo introduzir um novo tema um novo assunto e antes de
fazê-lo paulo volta a atuar na liga principal desta carta que alegria então a divisa de introdução olha aí comigo em primeiro lugar que a alegria cristã é centrada em cristo quanto ou mais alegrai vos no senhor o que paulo está dizendo aqui é que esta frase esta expressão é como que uma ponte entre o que o paulo entre o que paulo já havia dito que o que vai dizer ele começa a mostrar pra nós que cristo já foi glorificado exaltado como o nosso salvador como o nosso senhor como o nosso modelo e agora já que
cristo está exaltado ele deve ser a fonte da nossa alegria e paulo vai começar então a dizer para aquela igreja que a alegria do cristão não é a ausência de problema a alegria do cristão não é circunstância favorável a alegria do cristão independe de situações de circunstâncias porque a alegria do cristão é uma pessoa alegria do cristão é jesus ela é centrada na pessoa de jesus que já está exaltado então paulo diz quanto ou mais alegrai vos no senhor a segunda coisa que ele diz a título de introdução é que a repetição é um poderoso
recurso pedagógico preste atenção no que diz não ver a chuva ainda a mim não me diz gosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas isso é um fato interessante porque via de regra o que paulo escreve para as igrejas não é fato novo não é novidade paulo reprisa repete volta a enfatizar os mesmos fatos as mesmas verdades as mesmas doutrinas com espanhol está querendo dizer que a igreja não deveria estar à cata de coisas novas novidades mas ela deve se apegar ela deve se a ganhar as mesmas e antigas gloriosas
verdades do cristianismo que pauta dizendo é que ele não tem nenhum problema em repetir as mesmas coisas e que a igreja deveria olhar para essas repetições como um fato que vai trazer segurança para ela aliás irmãos nós repetimos muitas coisas na vida por exemplo nenhum de nós fica desgostoso por comer pão e beber água todo dia dentro da nossa cultura comer arroz com feijão faz parte da nossa mesa todo dia que falta querendo dizer é que há determinadas verdades do cristo mesmo da fé cristã que nós temos que voltar a elas e voltar a elas
e voltar a elas continuamente constantemente ea dizer não me entristeço com isso e isso é segurança pra vocês a verdade de deus precisa ser repetida e repetida nós não precisamos correr atrás de fatos novos de novidades nós devemos sempre enfatizar e ensinar e bater nessa tecla do antigo evangelho da gloriosa verdade da cruz do senhor jesus bom dito isso a nível de introdução paulo então vai focar os pontos deste texto o primeiro ponto que paulo vai destacar nesse texto são os falsos mestres desmascarados óleo versu2 comigo acautelados os cães acautelar os maus obreiros acautela erros
da falsa circuncisão por três vezes paulo se de si mesmo verbo acautelai vos resta palavra muito forte a repetição tríplice dela é uma ênfase poderosíssima o que falta querer dizer o seguinte abre os olhos ligas antenas não deixe de vigiar não deixe de acautelar se porque é um perigo iminente porque é um lixo eminente os lobos vorazes com as suas mentiras e heresias perniciosos querem entrar no meio do rebanho de deus para destruí lo e decorá lo à heresia bem verdade tem muitas facetas mas o seu veneno é sempre imortal e aí paulo vai mostrar
para nós o segundo ponto a necessidade de identificar os falsos mestres olha o verso de número a de número 2 ainda ele vai caracterizar esses falsos mestres de três maneiras chamando-os de cães chamando os maus obreiros chamando-os de falsas circuncisão vamos considerar é esse aspecto em primeiro lugar ele trabalhando a questão chamando-os de cães mas antes de focar esse ponto é preciso perguntar ao está aqui falando de três grupos diferentes cães falso sobreiros e falsos circuncisão ou ele está descrevendo o mesmo grupo de tríplice forma não tenham dúvidas de que paulo está aqui falando sobre
o mesmo grupo que está ameaçando a igreja gente fica e quem são meses quais são esses falsos mestres qual é o perigo que a igreja gente que está correndo e não tenham dúvidas os irmãos de que paulo está se referindo aqui aos 10 antes quem era os dois antes eram aquelas pessoas que vieram do mundo gentílico para a fé para a fé judaica e essas pessoas haviam também abraçado o cristianismo e estas pessoas estavam tentando juntar cristianismo com fé judaica estavam tentando fazer uma mistura de cristianismo com a fé judaica e querendo transformar o cristianismo
não aceita judaica e eles tinham um ponto que considerava o ponto mais importante qual era esse ponto era o ponto de que nenhuma pessoa podia ser salva por jesus a não ser que obedecesse rigorosamente o rito da circuncisão se você notar em atos 15/1 esta era a grande heresia que justificou a convocação do concílio de jerusalém porque se pregava esses falsos mestres infiltraram nas igrejas gente únicas e estavam dizendo para aqueles irmãos novos na fé se vocês não circuncidar em vocês não poderão ser salvos desta maneira eles estavam querendo dizer que a salvação deixava de
ser somente pela fé somente pela graça e os 10 anos estava ensinando que a salvação era um trabalho conjunto de deus e o homem que o homem tinha que concorrer com deus ajudar a deus e se o homem não circuncidar se a salvação não poderia ser eficaz na sua vida então paulo entende que essa é uma heresia muito grave porque ela está atingindo a doutrina da salvação pelas suas bases ela está negando a essência do evangelho que a salvação é só pela graça não tem obra não tem mérito não há nenhum rito que a igreja
possa acrescentar a perfeita e completa obra do senhor jesus cristo e paulo combate esses falsos mestres com tamanha veemência que ele vai chamá los em primeiro lugar agora de cães olha aí o versículo 2 acautela erros dos cães o que é que paulo quer dizer com essa expressão nós temos que entender o contexto histórico no antigo oriente os cães não eram esses animais de estimação que temos hoje e que vivem muitos deles vida de burguês se de luxo há muitos cães hoje que tem uma vida melhor do que a vida de muitos seres humanos são
tratados a pão de ló os cães naquela época não eram assim eles eram animais semi selvagens que variavam em matilha caçando presas aos latidos e paulo então o pega essa imagem do antigo oriente para dizer que esses falsos mestres estava metendo o nariz e latindo suas heresias em todas as regiões paulo está dizendo que esses falsos mestres estavam entrando nas igrejas é latindo suas mentiras seus enganos e desta maneira eles estavam contaminando a igreja de deus com as suas heresias notem vocês que os judeus olhavam para os gentios e chamava os retiros de cães de
mundos ali ajude os judeus olha o projétil se diziam que eles não passavam de combustível para o fogo do inferno paulo inverte a imagem diz vocês que estão pregando essas mentiras tentando enganar o povo de deus é introduzido é teresina a igreja de deus vocês estão agindo como cães porque porque esses falsos mestres estava entrando nas igrejas antigas igrejas cristãs e estavam roubando a liberdade dos crentes em cristo jesus impondo sobre eles obrigações impondo sobre eles uma nova escravidão paulo está dizendo aqui que esses falsos mestres eram como que cães que por dia os seus
calcanhares e seguiu de um lugar para o outro ladrão as suas falsas doutrinas por isso paulo chama dessa maneira mas agora em segundo lugar paulo vai chamá los os mesmos os mesmos falsos mestres de mal sobre eles porque mal sobreiros porque mal sobreiros porque eles eram emissários propagandistas para perverter o sentido simples e puro poderoso do evangelho do senhor jesus cristo tentando dar a ideia para as pessoas que elas deviam não receber o evangelho do jequié paulo pregava ou seja de que somente dependemos da graça de deus pra nossa salvação desta maneira eles trabalhavam contra
deus para desfazer a obra de deus eles laboravam em hehehehe porque eles estavam lutando não em favor da verdade mas contra a verdade eles estavam trabalhando mas trabalhando na contramão da vontade de deus pregando o evangelho contrário ao evangelho da graça por isso paulo chama de falso sobreiros mas agora paulo vai chamá los em terceiro lugar de falsa circuncisão e paulo cuidadosamente vai usar um jogo de palavras porque a palavra grega para a circuncisão é era a palavra perito me mas ele usa uma outra palavra ele usa a palavra catar tome essa palavra catome não
é a palavra circuncisão a palavra incisão corte amputação na carne que os pagãos usavam para marcar o seu corpo e que era proibido pela lei de deus a epal diz olha quando vocês confiam em uma incisão física no corte do corpo e não na circuncisão do coração vocês são a falsa circuncisão se a única coisa que vocês têm para ostentar diante de deus é um corte no corpo e uma incisão na carne e não a circuncisão do coração e não a circuncisão dos lábios e não a circuncisão da mente e não a transformação da vida
vocês não são circuncidados vocês são mutilados e desta maneira o apóstolo paulo vai mostrar para aqueles falsos mestres que eles eram tão agarrados a um ritual sagrado que o próprio deus te instituído lá em gênesis 17 que a circuncisão mas esse rito tinha um significado espiritual a circuncisão embora o rito físico diz paulo em romanos capítulo 4 que a circuncisão era o selo da justiça da fé é que agora na nova aliança este rito perdeu seu sentido porque ele foi substituído segundo colossenses 2 11 a 13 pelo batismo cristão e desta maneira paulo diz que
o verdadeiro circuncidado não é aquele que é ser considerado na carne mas é aquele que é circuncidado no espírito é aquele que põe a sua confiança em deus é aquele que foi por sua confiança na graça do senhor jesus cristo dessa maneira então paulo descreve esses falsos mestres mas note comigo no verso 3 que paulo está fazendo contrastes e ele contrata os falsos mestres com os verdadeiros cristãos e e aqui entra o meu segundo ponto o povo de deus identificado olha como paulo também descreve o povo de deus de forma tríplice porque nós é que
somos a circuncisão not vocês que mesmo quando um gentil circuncisão não se considerava botando a sua confiança em cristo pode vocês são os verdadeiros circuncidados embora não tenham recebido rito físico da circuncisão porque na verdade o projeto de deus a circuncisão é que este rito fosse um símbolo espiritual e não algo puramente físico e qual é a característica que paulo vai trabalhar primeiro nós comigo aí o povo de deus é identificado pela adoração porque nós é que somos a circuncisão nós que adoramos a deus no espírito preste atenção que paulo está falando não apenas de
adoração mas principalmente a quem esta adoração é prestada e de que forma ela é prestada à adoração a deus e é a adoração a deus no espírito é o mesmo princípio de jesus o pai busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade toda a adoração que não é prestado a deus a idolatria e toda a adoração que não é prestado em espírito não agrada a deus é isso que falta querem dizer aliás a palavra adoração aqui uma palavra interessantíssimo na língua grega ea palavra lataria e que depois mais tarde na idade média se
buscou três palavras para descrever adoração na idade média a se pensou em adoração do lia hiper do lia e lá teria a duração do liedson se prestava o santos a hiper do lira duração se prestava a maria ea oração lá trilha era a adoração que se prestava somente a deus a palavra que paulo saquy é exatamente a palavra lateria e esta palavra ela somente usada no novo testamento para culto prestado a deus mas esta palavra tem a conotação não apenas de culto intramuros ou seja num culto congregacional onde um grupo de pessoas se reúne para
louvar e adorar a deus mas esta palavra sempre é usada também para o culto da vida fora do tempo ou seja precisa existir uma sintonia entre o culto que prestamos coletivamente ea vida que nós vivemos individualmente então o povo de deus é conhecido pela adoração segundo lugar o povo de deus é identificado pela centralidade da sua vida em cristo paulo diz o verso 3 e nos gloriamos em cristo jesus notem aqui um fato do que os falsos mestres 'glória' vão nas suas próprias obras nos seus próprios feitos nos seus próprios ritos nas suas próprias ações
e não naquilo que cristo tinha feito por eles aqui está algo maravilhoso irmãos é que a fé cristã ela olha pra cristo e nesta carta paulo diz que cristo é a nossa vida que cristo é o nosso exemplo que cristo é o nosso alvo e que cristo é a nossa força se alguém se glorie flores se em cristo florista cruz de cristo quando você vê hoje tantas tantos líderes religiosos batendo palma pra si mesmo se engrandecendo sim vai descendo chamado glórias para si mesmo tentando atenção para si mesmo sendo os holofotes em cima de si
mesmo e se está na contramão do evangelho porque o povo de deus é conhecido pelo fato de este povo viver para a glória de cristo e se gloriar em crise se alegrar nele mas ainda olha aqui terceira característico e não confiamos na carne não confiamos na carne o que é que significa que paulo quer dizer por carne aqui talvez uma das palavras mais difíceis de interpretar na bíblia a palavra carne porque essa palavra tem uma gama grande de significado dependendo do contexto no lugar onde a palavra aparece aqui nesse contexto a palavra carli representa toda
religião produzida pessoalmente obesa do coração e do estado de espírito humano carne aqui é qualquer religião que está confiada nos méritos humanos nas obras humanas nos feitos humanos e controlado pela natureza humana carne aqui é a religião desses falsos mestres é a religião judaica sant porque eles estão confiadas os seus ritos nas suas cerimônias e não na obra de cristo ou seja o cristianismo não se trata daquilo que nós fazemos para deus o cristianismo trata daquilo que deus te fez por nós em cristo jesus e aqui agora o terceiro ponto a minha meditação é o
testemunho que paulo vai apresentar o testemunho de paulo anunciado e paulo continua os contrastes ele vai agora fazer um contraste entre ele e esses sócios mestres olha comigo o versículo 4 e 5 bem que poderia confiar também na carne se qualquer outro pensa que pode confiar na cara e eu ainda mais porque os falsos mestres estavam confiança na calha está um governo é que ele irritou chamada circuncisão e paulo agora vai confrontá-los dizer o seguinte já que vocês confiam na carne se fosse essa questão de confiar na cara eu poderia confiar mais do que vocês
e ele vai fazer uma listagem e nessa listagem ele vai dividir em dois grupos primeiro os privilégios de paulo esses privilégios são privilégios naturais privilégios que paulus possuía não por qualquer merecimento dele nem por qualquer coisa que ele pudesse ter feito mais coisas que ele tinha naturalmente vamos ver vamos ver note aí primeiro lugar privilégio eclesiástico ele era circuncidado ao oitavo dia o que isso representa representa que paulo se define como um judeu genuinamente judeu ele não é um descendente de israel israel foi circuncidado ao mais tarde bem mais tarde aos 13 anos de idade
eu não sou um projeto eu não sou gente que de repente se converteu ao judaísmo eu fui circuncidado oitavo de ou seja eu passei pelo ritual judaico de acordo com aquilo que prescreve rigorosamente a lei que uma criança deve ser circuncidada ao oitavo dia como foi isaac como foi jesus cristo o oitavo de segundo lugar é fato o privilégio da nacionalidade ele era da linhagem de israel ou seja ele poderia retroceder na sua linhagem dia na sua árvore genealógica e desembocar em jacó em jacó que transformado por deus recebeu o nome de israel certamente muitos
daqueles mestres 10 antes tinham vindo do paganismo se convertido ao judaísmo não tinha essas mesmas características e predicados o apóstolo paulo que pertence ao povo escolhido de deus em terceiro lugar o privilégio ancestral ele era da tribo de benjamin se você notar benjamin foi o único filho de jacó que nasceu na terra prometida benjamin era o caçula de jacó o amado filho de jacó juntamente com josé benjamim foi a única tribo que se associou com judar para a preservação da dinastia david kahn de benjamin procedeu o primeiro rei de israel falta dizer o seguinte eu
pertenço ao povo de israel e pertenço a elite deste povo a mais nobre das tribos ele está contrastando assim mesmo com aqueles falsos mestres agora paulo vai estar quatro fatos que não são agora é coisas que ele tinha naturalmente as coisas que ele possui como mérito algum mérito quais são essas quatro coisas primeiro olhe comigo versículo 5 e breu de hebreus poderdes hebreu de hebreus isto é apenas dizendo que ele era um judeu por o sangue não era usada via de regra para aquele judeu que além de judeu ele tinha aprendido aramaico e falar agora
maico junto com seus amigos e culto a deus na sinagoga falando a língua hebraica e paulo se dirigir aos judeus em língua hebraica esses judaizantes muitos deles não sabiam falar hebraico eles eram e missas que só sabiam falar o grego pode já que vocês querem competir em termos de sigler ea da cara eu poderia glory a minha carne mais do que vocês porque eu sou rebelde hebreus é o fala hebraico é o valor a mais eu não sou helenista eu venho de puro sangue judeu segundo lugar ele diz aí quanto à lei fariseu e é
muito importante entender isso aqui os fariseus surgiram via de regra no período inter testamentário e eles surgiram exatamente para se opor ao processo da elevação que estava levando os judeus a se adequarem à cultura helênica a cultura grega perdendo as suas características de povo separado de deus a palavra fariseu significa exatamente separado e os fariseus eram aquele grupo que fazia parte a dos separatistas daqueles que se apartavam das coisas comuns para se consagrarem mais a deus nesse aspecto é um fato positivo só que só que mais tarde como nós sabemos esses fariseus que eram os
corifeus espirituais do judaísmo eles perderam o seu rumo e paulo vai fazer questão de dizer em várias várias vezes disse isso nas suas cartas dizendo que ele era fariseu escolheu-se fariseu tá lá em atos 2036 opção dele de não ser usado seu de não ser um herói de ano de não ser um dos lotes mas de ser um fariseu de ser dedicada ao estudo da lei de deus o mais extremado e zeloso na tradição de seu o pai segundo gálatas 1 14 e ele chega a afirmar que ele era fariseu pertencente ao segmento mais severo
da religião judaica em atos 26 5 então ele era esse fariseu e dizendo olha a classe mais pura do judaísmo os fariseus eu pertenço a essa ala eu pertenço a essa essa facção terceiro lugar ele diz quanto à lei o quanto ao zelo perseguidor da igreja para um judeu sobretudo fariseu a parte mais importante da religião judaica era o zelo zelo por deus zelo pelas coisas de deus e ele foi tão zeloso que por causa da sintonia com a sua consciência ele resolveu perseguir implacavelmente a igreja porque ele entendia que a igreja estava na contramão
dos projetos do judaísmo e sobretudo da seita farisaica ele foi tão zeloso ao ponto de entender que se preciso correr chamaria sangue para com isso agradar o seu deus de acordo com a sua religião e finalmente paulo vai dizer que quanto à justiça que a lei ele é repreensível nós temos que entender que essa palavra é repreensível aqui na língua grega não traz a conotação de repreensível moralmente esta palavra foi muito bem escolhida por paulo para representar que ele não cometeu o pecado de omissão com respeito à sua dedicação e zelo a lei judaica tudo
quanto a lei estabelecia ele procurou cumprir rigorosamente é isso que ele quer aqui afirmar é com esta expressão pois bem agora nós vamos ver o ponto central de gol desta mensagem que o ponto 4 que a sublimidade do evangelho estabelecida e há três coisas aqui irmãos que eu quero chamar atenção primeiro o valor do evangelho olha comigo aí 1078 mas o que para mim era lucro isso considerei perda por causa de cristo se deveras consideram tudo com o perda por cauda sublimidade do conhecimento de cristo jesus meu senhor vocês notaram que ele estou sete coisas
que os mestres 10 antes consideravam o suprassumo para se vangloriar aí paulo contabiliza todas as vantagens coloca estas vantagens tirando as da lista do crédito e coloca essas vantagens na lista do débito e olha se vocês pensam que isso aqui é crédito pra mim esse débito pra mim essa perda essas vantagens todas em quem em que vocês estão confiando isso é nada e ser perda pura perda ou seja qualquer confiança que não seja confiança na graça de deus na obra de cristo é prejuízo é prejuízo deixou ilustrar isso essa palavra perda que aparece aqui no
versículo de número 7 e o verbo do verso 8 perdi só vai aparecer aqui em outro texto do novo testamento que é athos 2738 lá e até os 27 38 onde essa palavra aparece pela última vez ela vai nos ajudar a entender o que falta querendo dizer lembram quando paulo foi para roma na itália e ele embarcou no navio com 276 prisioneiros mas o mestre do navio capitão do navio os tripulantes e os marinheiros pois bem naquela tempestade borrás cosa enfrentando os tufões as ondas revoltas chegou o momento em que eles entenderam que se não
jogasse o trigo que carregavam no navio fora não apenas o navio podia naufragar mas eles poderiam também morrer então aquilo que era louco pra eles aqui a carga que poderia ser lucro para os seus donos dos mercadores e até pra eles para matar a fome deles se não fosse jogado fora ele sofreria uma perda maior ai paulo poderia ilustrar porque não é que falta fazendo essa ilustração nós estamos aprendendo essa ilustração da palavra é a única vez que a palavra perda aparece no novo testamento é nesse contexto então aquilo que era lucro a carga tornou-se
pelo juízo tronou tornou-se perda e teve ser jogado fora para que eles fossem salvos que pauta podemos dizer agora aquilo que eles entendiam que era ganho que era lucro que ficava na coluna do crédito agora pounds olha eu ponho essas coisas na coluna do débito porque qualquer confiança que obstrua a sua confiança exclusiva no senhor jesus é puro prejuízo é pura perda e paulo então vai estar para nós quatro verdade importantes aqui sobre o valor do evangelho primeiro a pessoa de cristo é mais importante do que os rituais religiosos versículo 7 mas o que para
mim era lucro que para mim era louca que os rituais a circuncisão o fato de ser circuncidado oitavo dia da viagem de israel da tribo de benjamin o fato de ser hebreus hebreus e fariseus de ser zeloso de ser perseguidor da igreja de ser repreensível de acordo com as normatizações da lei judaica e diz olha isso aí isso aí pra mim que eu considerava outra lucro agora ec perda por causa de cristo cristo é mais importante que evito cristo é mais importante do que qualquer cerimonialista e ritualista ele está colocando aí que ele se não
se ele não tivesse renunciado ao demasiado valor que atribui a estes privilégios e empreendimentos eles o teriam privado de cristo o único lucro segundo lugar o conhecimento de cristo não é apenas teórico mas sobretudo nacional o verso 85 deveras considero tudo com o perda por causa do conhecimento de cristo jesus meu senhor a palavra que paulo vai usar para conhecimento aqui é a mesma palavra que a versão latina que a versão grega do antigo testamento vai usar em gênesis 4 o verbo hebraico ea da não é conhecimento teórico não é conhecimento intelectual é conhecimento experimental
é relacional a mesma forma de conhecimento usado por um homem que conhece a sua mulher na relação íntima paulo está querendo dizer aqui que ele considerou todas essas coisas como perda para manter este íntimo relacionamento de comunhão com o senhor jesus cristo portanto cristianismo é muito mais do que apenas nós temos um corolário de doutrinas boas e corretas cristianismo é sobretudo relacionamento pessoal com o senhor jesus cristo em terceiro lugar o amor a cristo corrigir nossas prioridades preste atenção aí p 58 ainda por amor do qual perdi todas as coisas preste atenção o que corrige
o foco na vida de paulo eo amor por jesus porque às vezes nós nos agarramos em determinadas coisas brigamos por elas lutamos por elas nos gloriamos nelas é porque certamente o amor a crise está pálido no nosso coração na medida em que o nosso amor por jesus recebe o devido valor o devido foco as outras coisas perdem a sua prioridade na nossa vida e jesus passou a ocupar lugar central em último lugar aqui possuirá cristo nos leva a ver as vantagens pessoais e religiosas como refugo versículo 8 finalmente diz assim por amor no qual perdi
todas as coisas e as consideram como refugo para conseguir a crise essa a obra tem que ser explicada essa palavra refugo é uma das palavras mais complicadas para se usar uma conversa pessoal porque essa palavra não é uma palavra política delicada na linguagem comum essa língua essa é a palavra usada para aquilo que você joga fora no lixo se descarta da sua casa joga na lata do lixo mas a linguagem médica esta palavra aqui era usada para escrever mento humano para algo que é mais abjeto do que lhes paulo uso a palavra extremamente forte eu
não sei se você já viu uma outra versão que em vez de refugo usa excremento e talvez a palavra excremento seja a palavra mais literal na produção o que paulo está querendo dizer é que aquilo que os hotéis antes vangloriavam se tanto davam tanto valor desde o seguinte olha essas vantagens em que vocês se gloriam tanto não passa de esterco não passa de excremento não passa de refugo que deve ser destinada a lata de lixo vocês estão se agarrando a lixo enquanto vocês estamos perdendo aquilo que é importante que é suplime que é glorioso ou
seja o conhecimento de cristo eo relacionamento íntimo com cristo este é o valor do evangelho de s paulo segundo ponto olha o versículo 9 comigo conteúdo do evangelho o conteúdo do evangelho e aqui nós temos algumas coisas importantes a olhar primeiro a justificação é obra de deus e ser achado nele não tendo justiça própria aqui procede de lei senão aqui é mediante a fé em cristo a justiça que procede de deus baseado na fé então você vai aprender a primeira coisa que a justificação é obra de deus não é o que você faz o que
torna você é justo porque porque pra você ser justo você tem que ser perfeito seja perfeito com o perfeito o vosso pai celeste a bíblia diz que não é justo nem sequer que todos pecaram e destituídos estão da glória de deus é impossível que o homem possa ser justo diante de deus o profeta isaías chega a dizer que as nossas justiças aos olhos de deus são como trapo de imundície sabe o que quero trapo disse me desculpem de explicar isso porque a linguagem às vezes até complicado de dizer quando a mulher no período as suas
regras usa a a algum elemento e depois que o sangue que o fluxo 10 ela pega aquilo que absorveu o sangue e joga fora joga no lixo joga no vaso o que paulo está querendo dizer é que as nossas justiça essa é a palavra hebraica são como trapos são como fará apus que você olha e descarta como pode o homem então tentar se justificar diante de deus que é santo santo santo santo é impossível que esse homem tende a agradar a deus e aparecer como justo diante de deus fiado nas suas obras então paulo vai
dizer que a justiça é obra de deus de que maneira a bíblia diz que deus mandou seu filho como o nosso fiador como nosso representante e quando jesus vai a cruz diz a palavra de deus que deus lançou sobre ele o pecado de todos nós ele foi ferido de deus ele foi transpassado por causa das nossas iniqüidades e quando ele estava como nosso representante fiador na cruz ele dá um grito dizendo está pago e pego escrito de dida que é contra nós e rasga anula o travão na cruz e agora a bíblia diz que já
há nenhuma condenação a mais para aqueles que estão em cristo jesus a obra está completa deus justifica com base na obra bendita realizada na cruz pelo senhor jesus cristo é obra de deus segundo lugar a justificação é por meio de cristo não é algo que você faz é algo que cristo fez é uma injustiça de um outro colocada na sua conta aliás a única obra que pode nos levar para o céu é a perfeita obra de cristo na cruz do calvário esta obra é boa essa obra suficiente esta obra completa esta obra perfeita esta obra
capita é cabal e por esta obra realizada por cristo na cruz é que nós somos justificados diante de deus aquele que não conhecia o pecado e não fez pecado por nós para que nós fossemos feito justiça de deus e em terceiro lugar comigo aí a justificação é recebida pela fé é obra de deus é mediante cristo e é recebida pela fé notem aqui irmãos um ponto importante algumas pessoas têm dificuldade em entender isso a base da justificação não é a fé tem gente que diz o seguinte olha você sabe que eu tenho muita fé em
deus pensando que a sua fé é meritória ou ela é a base da sua redenção isso não é verdade a base da salvação não é a fé a base da salvação ea obra de cristo na cruz a fé é o instrumento de apropriação da salvação mas a base é o que cristo fez por isso nós precisamos entender que a obra que cristo fez da cruz é apropriada por nós quando nós confiamos nele ou seja quando nós depositamos nele a nossa fé finalmente irmãos último ponto do evangelho ea comunhão do evangelho olha comigo aí o versículo
10 e 11 para o conhecer e o poder da sua ressurreição ea comunhão dos seus sofrimentos conformando m com ele na sua morte para que de algum modo a alcançar a ressurreição dentre os votos que falta dizer pra nós aí é que o evangelho é muito mais do que a nossa dogmática teológica e doutrinária o evangelho é relacionamento com deus é você receber essa gama de doutrina receber esta verdade bendito e fazer com que esta verdade bendita não apenas povão ea sua mente mas toca o seu coração e transforma os seus relacionamentos sobretudo o seu
relacionamento com deus e aqui eu quero destacar algumas implicações deste nosso relacionamento com cristo primeiro implica na apropriação do poder da vida sobre a morte olha o versículo 10 para o conhecer e o poder da sua ressurreição o que paulo quer dizer com isso se a cruz de cristo a morte cristo é o palco onde mais refuge o amor de deus o túmulo vazio de cristo a ressurreição de cristo é onde mais se enxerga o poder de deus e paulo nos chama para olhar para a ressurreição não como fato histórico apenas do túmulo vazio mas
de olhar o poder da ressurreição o poder do cristo vivo que está conosco e este poder um poder atual eu poder dinâmico é um poder absoluto o que representa representa o seguinte você deve olhar para a vida entendendo que deus dá a você este poder que vence a morte este poder que não olha apenas para o tempo mas que divisa eternidade que a morte não é o fim quer a vida ea morte nós estamos com o senhor jesus cristo segundo ponto implica na capacitação para enfrentar o sofrimento ea morte versículo 10 ainda diz ea comunhão
dos seus sofrimentos conformando me com ele na sua morte note que ser cristão não é você ser arrancado das realidades naturais da vida de vocês será poupado de toda a dor vida cristã não é uma colônia de férias não é um parque de diversão e de cristã não é a sala vip vida cristã a redoma de vidro vida cristã não é uma estufa espiritual iria cristã não é alguma coisa que você está agora tirar de arrancar lado das vicissitudes normais da vida você também recebe a comunhão do sofrimento de cristo e aqui é preciso entender
algumas coisas primeiro ao sofrimento de um cristão nunca deveria sofrer é o sofrimento produzido pelo seu erro pelo seu pecado há muitas pessoas que sofrem um sofrimento cristão jamais deveria sofrer quando ele sofre as consequências do seu pecado do seu erro mas a bíblia toda nos informa que se você sofrer pela justiça se você sofrer pelo evangelho se você sofrer por cristo você é bem aventurado você deve alegar por isso e quando você abraça o evangelho você recebe este poder de deus que capacita você a passar pelo sofrimento sem oração e sem amargura na alma
finalmente finalmente precisamos entender que paulo está firmando pra nós que ser cristão é ser masoquista ser cristão é ser emita ser cristão é ter a capacidade de olhar com gloriosa expectativa a vida futura é o último ponto é o último ponto versículo anos para de algum modo a alcançar a ressurreição dentre os mortos é claro que paulo está aqui apresentando um elemento de dúvida ou de time da esperança forma nenhuma paulo está aqui mostrando pra nós que a vida cristã é desse jeito primeiro vem a morte para depois vir a ressurreição primeiro vem a humilhação
para depois vir a exaltação primeiro vereador para depois vir o consolo primeiro vem à noite para depois ver o amanhecer primeiro veio vale para depois você alcançar os montes alcantilados primeiro vem toda essa situação de desespero da naturalidade fraqueza humana para depois você receber um corpo revestido de glória semelhante o corpo do senhor jesus cristo irmãos queridos e eu fico extremamente grato a deus quando olho para o texto como este porque o apóstolo paulo nesse texto está vôo ando depois de gastar um tempo precioso no capítulo 2 falando de relacionamento voltando agora a questão doutrinária
olha que coisa sublime estudar a bíblia olha que coisa magnífica a bíblia é um livro completo porque ela trata das nossas relações fraternais mas ela trata também daquelas verdades que nós nunca podemos esquecer a extremos que nós temos que ter muito cuidado por exemplo se nós déssemos apenas ênfase à comunhão a fraternidade ao relacionamento ao congraçamento a questão da igreja ser uma família e esquecemos doutrina e esquecemos teologia e esquecemos as verdades pilares do evangelho nós poderemos desvirtuar o cristianismo se nós focamos apenas doutrina e nos esquecemos de aplicar essa doutrina na vida nós também
perdemos de vista a beleza do cristianismo a verdade de deus ela tem essa harmonia você fala de doutrina e você fala de vida você fala de vida e você volta a doutrina é esta harmonia este equilíbrio é que torna estas cartas de paulo tão oportuna são belas tão rica e tão necessárias para a nossa vida e para a igreja contemporânea que deus nos ajude que deus os abençoe que deus aplicar essas verdades no nosso coração em nome de jesus amém
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com