o bruxo do cosme velho ou menções terrâneo um mestre na periferia do capitalismo são muitos os módulos se referir a machado de assis [Música] eu gosto de cantar o mínimo escondido onde ninguém mete o nariz a entra o meu com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto por do livramento um lugar decadente perigoso no centro do rio a cnaa silva e maria machado de assis 1839 era uma quinta que pertencia à dona maria josé de mendonça barroso os pais do menino francisco josé de assis e maria leopoldina machado de assis eram agregados da
família morava na chácara sabe se muito pouco sobre a infância ea adolescência de machado de assis por exemplo com quem o menino nascido pobre teria aprendido a ler e escrever numa época em que mesmo entre as famílias mais ricas a educação era um privilégio machado vivia entre a casa dos pais e o sobrado da chácara livramento onde provavelmente também têm acesso a aaa uma educação informal ali da parte da família era proprietária da da chácara então é uma infância marcada por algumas perdas principalmente da mãe fechado era um era além de atlético ele ele era
gago ele tinha problemas de asma no futuro desenvolver vários problemas é relacionados a boca dele e aos olhos nega uma retinite uma formação na retina que seria aliás a razão pelo menos alegada para o depois da internação dele em friburgo já os 40 anos de idade então a embaixada era um era um catálogo de doenças e era sujeito a ter crises convulsivas na um desmaio nunca se morde a língua o que era pra ele é assim uma coisa muito penosa né e ele era um homem melancólico né com uma tendência que hoje talvez a gente
rotular se é como de princípio de qualquer maneira foram coisas assim que a influenciaram na vida dele também no trabalho literário tem outro mistério para os biógrafos como e quando machado de assis teria aprendido a ler e escrever em francês a ponto de virar tradutor antes dos 20 anos de idade especula se de uma mulher chamada madame galou que era senhora de um dono de uma padaria na região que ela ter ensinado francesa machado mas é pura especulação existe nenhuma comprovação nem em documento nem testemunho a respeito disso mas mostra sobretudo é que ele era
um desde jovem alguém convocação para as letras com a leitura os estudos e para o autodidatismo acima de tudo o ataque até que mais tarde nós temos estudos dele exercícios dele de grego e alemão que ele fazia por conta própria todas as portas se abriram desde cedo para o jovem gênio aos 15 anos começa a carreira literária a partir daí até o final da vida pública ensaios crônicas contos e mesmo romance cem capítulos nos principais jornais do rio de janeiro como era comum na época só depois as obras seriam reunidas em livros aos 17 anos
machado já trabalhava na imprensa nacional e freqüentava as altas rodas literárias tinha dois padrinhos de peso o editor paula brito eo romancista manuel antônio de almeida machado de assis mudava constantemente de endereço vivia em dificuldades financeiras até conseguir emprego no serviço público daí começou a ascensão social ele como como o homem como funcionário público ele também foi galgando pouco a pouco uma carreira primeira ministra da agricultura depois o ministério dá aviação e obras públicas né casado com carolina desde 1869 ainda se mudou várias vezes até encontrar o endereço definitivo isi anos depois o confortável sobrado
da rua do cosme velho número 18 o menino filho de uma lavadeira do pintor de paredes que se torna jornalista poeta dramaturgo o escritor romancista e presidente da academia brasileira de letras e consagrado em vida é alguém que atravessou a sociedade brasileira de fora oito anos antes da abolição o machado de assis teria argúcia teve a inteligência de dizer aqui vai haver a abolição da escravidão mas a estrutura básica da sociedade não vai mudar o que não é verdade que o brasil esteja progredindo em direção de uma sociedade igualitária [Música] acho que artisticamente ele representou
muito bem a foco nessa sociedade criava mecanismos para manter ao longo do tempo estratégias de exclusão de privilégios por mais que ela mudança não dava permanecerá mesmo com um machado disse isso várias vezes você pode trocar de roupa sem mudar de pele machado de assis é um observador à agudo da vida brasileira como revolução formal foi a mais importante da literatura brasileira eu acho que a chance é totalmente o nome do seu tempo de seu país o machado de assis teve essa coisa extraordinária e cético em relação ao progresso a obra de machado de assis
é dividida em duas fases os romances da primeira fase são considerados convencionais tanto por manter esse presos às características mais gerais do romance do século 19 como pela abordagem do contexto social com quase 40 anos vítima de crises epilépticas machado de assis é obrigado a retirar-se para friburgo a superação dessa crise é para muitos a causa de uma evolução espiritual que vai resultar na fase madura de machado iniciada pelos contos de papéis avulsos e pelo romance revolucionário memórias póstumas de brás cubas esse grande romance de machado de assis ele depende de uma visão desabusada cultura
brasileira enquanto machado de assis da primeira fase tinha uma visão edificante de quem quer colaborar para ilustrar a sociedade para aumentar o seu brilho para torná la mais civilizada o da segunda fase disse isso aqui não tem remédio isso aqui só tem cara de civilizado na verdade é completamente bárbaro e vamos dizer a verdade dessa terra e deste instrumento é que nasceu esta flor quando chegou no brás cubas uma chave deu apenas o senhor a partir daí acabou acabaram aqueles senadores no terceira pessoa e lhe deu a pena para os dois senhores o narrador das
memórias póstumas de brás cubas é um brasileiro proprietário proprietário a maneira do século 19 brasileiro quer dizer proprietário de escravos e centro de uma dessas baixas para em telas em que todo mundo depende do proprietário eu que não sou propriamente um autor defunto mas um defunto autor esse narrador a partir do a partir do defunto não é pra levar muito a sério evidentemente esse narrador é um insulto ao leitor a obra de finados escrevia com a pena da galhofa ea tinta da melancolia e não é difícil antever o que sairá disse comum não há nada
tão incomensurável como desdém dos finados o enredo de brás cubas isso é muito importante é de uma total banalidade das cubas nasci numa família nunca abastada a sua primeira educação é profundamente determinada pela situação da família escravista quer dizer ele começa andando a cavalo em cima do página dele tem um escravo zinho que deram pra ele pra isso mesmo que montar a cavalo nele e chamar ele de besta de cala boca besta e essas coisas um pouco adiante ele gasta uma fortuna com uma mocinha de vida fácil um pouquinho adiante ele vai pra europa faça
estudos onde estuda nada os estudos deles são só uma maneira de obter a casca da civilização ele volta do brasil e aí ele tem um longo caso amoroso adúltero com a vigília que é o grande acontecimento na vida dele que é também um caso amoroso que blanco romântico é coisa mais lamentável do mundo embora seja uma coisa forte na uma certa altura o amor se esgota você não merece sacrifício que facilitam tenta virar político tenta virar jornalista engloba um pouco a filosofia acaba fazendo beneficência e morre então tem uma vida am em que nenhum projeto
se realiza em que nada é perseguido com energia tudo acontece de maneira mais arbitrário tudo depende do capricho total dele agora esse capricho autorizado por oq esse capricho autorizado pela propriedade pela propriedade de tipo brasileiro escravista a cliente lista e que dispensa inteiramente de trabalhar esse é o ponto importante vulgaridade de caracteres amor das aparências rutilantes do ar ruído frouxidão da vontade do minho do capricho eo mais agora a partir dessa situação que a situação dele com todos os cacoetes ligados a essa situação ele vai falar do mundo inteiro escala enciclopédica desde o começo da
humanidade até o final dos tempos bíblicos até os tempos modernos passando pela revolução frança fala de questões de política de questões de amor de questões de filosofia de questões de religião enfim fala de todos os assuntos próximos e remotos mas o que aconteceu na realidade na realidade ele submeteu a história do mundo por assim dizer que o mundo inteiro aos caprichos aos cacoetes autoritários de um proprietário brasileiro a maneira do século 19 que quiser à maneira da sociedade escravista e havia aqui o nosso brasil é de assombrar a relembrar o enredo no caso não conta
metade da missa entretanto o ritmo desse enredo é sintetizado pelo narrador e reproduzido ao infinito então uma espécie de vida caprichosa contada de maneira caprichosa isso torna isso potencia esse capricho que é articulado com a sociedade brasileira e dar a ele uma grande envergadura de grande livro aí é que está a força do livro depois de braz cubas machado voltou ao estilo das memórias em dom casmurro neste romance ele trata novamente das elites brasileiras na prova curta e elegante de dom casmurro um senhor solitário que lembra de seu amor por capítulo a morena dos olhos
de ressaca é só se entregaria do recife é capitular o capitão a ressaca dos mares do sul captando os olhares só tentava a mulher em ae e tu de um nem você tem um cachorro conta sobretudo a história do seu amor de adolescência que vai até um casamento e que termina mal porque ele chegou à conclusão de que a mulher não tinha traído que o filho dele não era dele mas do meu melhor amigo conclusão que faz que ele põe a mulher para fora de casa e expulsa ela para a suíça e exila na suíça
e nunca mais ver o menino se no fim da vida olhos de ressaca vá de araxá que traziam não sei que flui do misterioso e enérgico uma força que arrastava para dentro como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca há de fato um drama aqui um drama que termina com a acusação a culpabilidade não tenho mais nenhuma vontade de viver o foco dessa recapitulação na vida amorosa dele é centrado no seguinte capítulo me traiu ou não traiu e sempre se disse que esse fato não se saber se captura culpado ou não
era um dos encantos do romance porque aí o romance é sempre limpe e lito né a preocupação é de encontrar as pistas é claro que as pistas foram dadas pelo narrador que é a minha primeira amiga de meu maior amigo extremosos ambos então tirei queijo destino que acabassem juntando se enganado esse narrador é o narrador parcial é o narrador que está contando a história de maneira tal que nós cheguemos à conclusão de que ela de fato traiu nesse momento a personagem muito interessante figura a questão deixa de ser capítulo traiu ou não traiu e a
questão passa a ser por que que esse cidadão está querendo nos convencer de que é capitu traiu vocês sabem que dom casmurro é narrado por um viúvo já de mais de meia idade que escreve divinamente culto saudoso da sua infância e dos seus primeiros amores enfim uma espécie de figura ideal de moço bom das elites então o leitor tem de aderir ao ponto de vista dessa personagem [Música] em lugar da temática geral da fidelidade e da traição nós temos outro tema nós temos a história de um homem culto que resume as virtudes de elegância e
de e de bondade e de caráter das elites brasileiras que não está querendo nos convencer de que embora ele tenha sido arbitrário autoritário patriarcal a maneira tradicional e tenha com isso destruindo a sua própria vida destruindo a vida da mulher que ele amava e com quem vive da qual ele tinha um filho ele está querendo convencer que com tudo isso ele é uma pessoa civilizadíssima que ele tem razão então é uma espécie de tentativa de casar o autoritarismo a possibilidade de atropelo das elites brasileiras com uma estampa civilizada e impecável capítulo amigo além dos romances
machado escreveu cerca de 200 contos são alguns dos melhores contos da literatura brasileira os contos de machado acompanhou a escrita dos seus romances também na nos contos de baixado há uma divisão eu acho que papéis avulsos é um livro que tem profunda ligação com memórias póstumas de brás cubas e são quase contemporâneos mas tem encontro como miss alugá-lo o onde a gente reconhece um parentesco com dom casmurro os melhores contos de machado são contas que acompanham a feitura de brás cubas e entre os romances posteriores mas sobretudo a grande década a década de 80 joaquim
maria machado de assis morreu aos 69 anos em 29 de outubro de 1908