o milagre do paralítico no tanque de Betesda é uma das passagens mais belas e conhecidas do Evangelho de João mas o que nós podemos aprender com o fato que está quase 2000 anos distante de nós seria ele histórico pode a arqueologia contribuir para o seu entendimento o tanque de Betesda esse é o nosso assunto hoje portanto não sai daí Porque o programa Evidências está só [Música] começando [Música] [Música] [Música] algum tempo depois Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus há em Jerusalém perto da da porta das ovelhas um tanque que em aramaico é
chamado de Betesda tendo cinco entradas em volta ali costumava ficar um grande número de pessoas doentes e inválidas cegos mancos e paralíticos eles esperavam o movimento das águas de vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas o primeiro que entrasse no tanque depois de agitada as águas era curado de qualquer doença que tivesse um dos que estavam Ali era paralítico fazia 38 anos quando viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo Jesus lhe perguntou você quer ser curado disse o paralítico senhor não tenho ninguém que me ajude
a entrar no tanque quando a água é agitada enquanto estou tentando entrar outro chega antes de mim então Jesus lhe disse levante-se pegue a sua maca e ande imediatamente O homem ficou curado e pegou a sua maca e começou a andar isso aconteceu num dia de sábado João 51 a 9 Esse é realmente um texto muito intrigante primeiro porque tem aqui uma questão de crítica textual mas o que é isto crítica textual infelizmente nenhum original da Bíblia sobreviveu até nossos dias o que temos são cópias manuscritas que perfazem mais de 5500 manuscritos apenas do novo
testamento grego alguns estão mais completos outros bastante fragmentados assim o levantamento feito para se recuperar a forma original do texto envolve muitos especialistas e exaustiva comparação dos manuscritos que possuímos pois bem acontece que tem uma parte do texto aquela que diz de um anjo que vinha e agitava as águas que não está nos melhores e mais antigos manuscritos de João Tudo indica que esta foi uma anotação textual ou um acréscimo feito posteriormente pelo que não foi escrito pelo próprio João mas por um copista tardio Esta é a parte que eu estou falando de vez em
quando desci um anjo do Senhor e agitava as águas o primeiro que entrasse no tanque depois de agitada as águas era curado de qualquer doença que tivesse somente no 5º século é que essa parte aparece pela primeira vez num palimpsesto Isto é um texto que foi apagado e reescrito algo enfim muito difícil de ler pode olhar que em algumas versões da Bíblia esta passagem ou este trecho de João está entre colchetes indicando que ele não fazia parte do texto original mas Por que algumas bíblias ainda a apresentam é porque ainda existe uma possibilidade mínima de
que esses trechos disputados sejam talvez autênticos não podemos dizer para além de qualquer dúvida que seja 100% a certeza de não serem verdadeiros embora como eu disse nesse caso a chance maior é de que ele não seria uma história real Assim entre o risco de multilar as escrituras ou deixar anotado um verso cuja originalidade seja suspeita a segunda opção se torna mais lógica ademais são trechos em que não há nada eu digo nada que contradiga necessariamente as demais passagens das escrituras portanto não há problema em que estejam ali desde que assinaladas por colchetes mas porque
esse trecho teria sido acrescentado ao texto de João Provavelmente o manuscrito acrescentado pode ter sido Originalmente um comentário Marginal que começou a ser anotado nas cópias seguintes do Evangelho de João isto Na tentativa de fornecer um ES para o motivo pelo qual a água do Tanque de Betesda se movia ou era agitada de tempos em tempos a redação original apesar de não trazer nenhuma explicação A esse respeito parece exigir uma então posteriormente a nota deve ter sido incorporada por copistas ao texto do quarto evangelho popularizando-se nos manuscritos bizantinos e no texto recept que foi um
texto grego preparado por Erasmo de Rotterdam mas isto ainda é uma hipótese agora o fato é que a arqueologia pode nos dar uma pista de onde viria esta lenda das águas se movimentando no tanque nós vamos voltar a esse detalhe mais à frente ainda nesse programa existem ainda outras questões no texto que também aguçam a nossa curiosidade o que era o tanque de Betesda com que ele se parecia Por que Jesus afinal de contas veio aqui será que havia gente curada só de cair na água são muitas perguntas não é mesmo mas Vamos explorar aos
poucos o achado arqueológico do tanque e estas e outras questões vão sendo desenvolvidas e melhor esclarecidas para nossa compreensão do texto bíblico a primeira pergunta é onde estaria afinal de contas o tanque de Betesda em Jerusalém o único registro que indica sua localização situao perto da porta das ovelhas ele então estaria supostamente localizado no setor Noroeste da cidade pois de acordo com Flávio Josefo e algumas autoridades da antiguidade em Jerusalém o mercado principal das ovelhas encontrava-se ao norte na área do Templo próximo à Fortaleza Antônia até o século XIX não havia nenhuma evidência externa a
João para a existência desse tanque E o pior é que a descrição bíblica de que ele tinha cinco pavilhões ou cinco Arcos não fazia sentido os historiadores pensavam num tanque em forma de Pentágono Isto é um tanque com cinco lados e nada parecido com isto havia sido jamais encontrado nem para servir de modelo arquitetônico mas em 1888 algumas escavações foram feitas para reparo aqui Desta Igreja de Santana que data do ano 1138 uma das mais antigas ainda preservada e que fica dentro do bairro muçulmano aqui na cidade velha de Jerusalém foi o professor e arqueólogo
Conrad shik que esteve à frente das escavações que acabaram encontrando por Acidente uma série de escombros antigos que seriam posteriormente reconhecidos como o o tanque de Betesda o professor chi desenterrou a área total dos escombros até o nível Romano descobrindo dois grandes tanques com cinco pórticos e numerosos fragmentos de colunas e capitéis tudo isso em estilo Romano mas evidentemente um pouco mais recente do que a época de Cristo havia degraus empinados em forma de aspiral Que conduziam à parte de baixo onde encontravam-se os tanques as escavações continuaram em 1930 revelando que o tanque original tinha
de fato quatro colunatas em torno das suas bordas e uma em seu meio esse achado foi muito importante porque você se lembra do que dissemos sobre o tanque ter cinco pavilhões ou cinco lados de acordo com o evangelho de João pois bem os exploradores buscavam um pentágono quando na verdade deveriam pensar nisto vê cinco pavilhões 1 2 3 4 5 exatamente como dito no Evangelho de João aqui as escavações dem mostraram que havia uma série de colunas abertas por um telhado fazendo cinco lados ou cinco pavilhões se incluirmos o pavilhão do Meio interessante que a
palavra grega para tanque que aparece no Evangelho de João é columb betra columb betra seria melhor traduzida por piscina logo não era um tanque para armazenar água mas um tanque para banho onde as pessoas pudessem mergulhar nele e ele era grande realmente de grandes dimensões como se fosse uma piscina pública a primeira parte tinha 66 m de extensão e a segunda 60 m o tanque inteiro tinha aproximadamente 5000 M qu o que indica a importância do lugar e que se tratava de um local público esse lugar que shink e Joaquim escavaram Era este aqui logo
atrás da igreja olhando assim eu sei que ele parece um monto de construções desconexas e de fato era quer dizer mais ou menos Porque os prédios que estão logo aqui atrás foram erguidos um após o outro e se justifica ficam pelo lugar E pelo motivo que foram aqui construídos mas para você entender melhor isto eu tenho que falar um pouco de estratigrafia não se assuste com a palavra é fácil de entender no passado da humanidade era comum que construções viessem sobre outras construções mais antigas imagine um lugar que se tornou centro religioso por alguma razão
qualquer um milagre junto a uma fonte seria um bom exemplo pessoas começam a vir até ali para fazer culto e com o passar do tempo um santuário é erguido usado e depois destruído por causa das Guerras terremotos ou a simples ação do tempo então uma geração seguinte ergue um novo Edifício de culto em cima daquele que agora estava em escombros novamente o processo se repete e outro templo é erguido sobre os escombros do último Edifício e assim por diante com o passar do tempo duas coisas vão acontecer o nível do solo vai subir e os
arqueólogos terão de quebrar a cabeça para encontrar na escavação os vários estágios de ocupação daquele lugar você entendeu o processo Pois é exatamente o que nós temos aqui veja lá embaixo está o nível do solo da piscina mais antiga que data da época de Cristo agora veja quanto cúmulo de terra e escombros nós temos por cima 30 m então lá embaixo 30 m abaixo está a rua que pertenceu aos tempos de Jesus agora lá em cima está a rua da Jerusalém atual com a famosa via dolorosa agora vamos que eu quero mostrar para você outras
estruturas que foram construídas aqui uma por cima da outra vem comigo essas colunas que você vê aqui com uma cruz no pé de cada uma delas e aquele resto de construção ali seria uma igreja católica construída na época dos cruzados quando os cavaleiros cruzados vieram para Jerusalém agora se você me acompanhar mais abaixo aqui alguns metros mais abaixo nós temos aqueles arcos que pertencem a uma Basílica do quto século chamada igreja de Santa Maria essa Basílica já é do período de Constantino bem mais antiga do que a que está aqui em cima aqui você pode
ver os arcos que a sustentavam ao que tudo indica ela foi destruída pelo ataque dos persas em 614 depois de Cristo e foi apenas isto O que sobrou dela há mais dois achados que confirmam ser aqui o tanque de betesa O primeiro é a lápide de um diácono anônimo Possivelmente do terceiro século que refere-se a esse lugar como sendo a piscina probatica e o outro é de um Patriarca chamado sofroni que testemunhou a destruição dessa igreja do I século e ele disse que esta igreja também era chamada de igreja probatica e por que o nome
probatica reforçaria o fato de ser aqui o tanque de Betesda prática vem do grego prob baton que quer dizer ovelha ora João diz que o tanque de Betesda ficava perto da porta das ovelhas não é por menos que ela também é chamada de piscina probatica Isto é piscina das ovelhas o mesmo nome da igreja esse antigo mosaico de má aba encontrado na Jordânia e datado do século vi depois de Cristo traz o mapa de Jerusalém como era conhecida naqueles dias e aponta a porta das ovelhas hoje chamada porta dos leões e a Igreja de Santana
logo depois dela isto ajuda a comprovar a sua antiguidade então só para fixar para você aqueles arcos que ficam lá embaixo sustentavam a Basílica do período de Constantino Isto é construída no IV século e que depois foi destruída fazendo com que outra igreja aquela dos cruzados fosse construída mais acima dela eu sei que você deve está se perguntando ansioso Ei mas onde está a piscina do tempo de Jesus onde está o tanque de Betesda espere mais um pouco que eu vou mostrar para você ainda nesse programa mas antes eu preciso te apresentar algo que chocou
os arqueólogos está logo ali embaixo da igreja dos cruzados são aqueles arcos que você pode ver ali estes Arcos eram os restos de um templo Pagão dedicado a serap a asclépio também chamado de esculápio o Deus da Medicina e o pior é que ele já tinha alguma influência aqui nos dias de Jesus mas como assim um templo oculto Pagão em Jerusalém nos dias de Cristo exatamente e n barbas do culto ao Deus verdadeiro porque o templo fic log aqui atrás a poucos metros de on estamos como resolver esta contradição e o que isto ajuda a
entender a cura do paralítico por Cristo depois do intervalo nós Voltaremos com estas e outras respostas não saia daí Porque o evidências volta já [Música] já voltamos com o programa Evidências a questão do culto presente na cidade de Jerusalém e sua influência já nos dias de Cristo como entender esse mistério para não deixar você esperando demais ali embaixo estão as escadas laterais da piscina de Betesda do tempo de Cristo lá embaixo aquelas escadas que você vê lá você se lembram que eram duas piscinas conjugadas não é mesmo pois bem a que vemos lá embaixo é
a piscina sul e as escadas que você vê evidenciam que ela era larga o bastante para embarques e desembarques de pessoas indicando que era de fato um mvet isto é uma piscina de purificação para as pessoas acesso lá no templo veja que as escadas delas são arquitetonicamente muito parecidas com as do tanque de siloé a piscina Norte era um reservatório que reabastece e repu ficava o MV com água fresca que flui para o sul através da barragem entre eles a água de purificação deveria ser sempre uma água corrente isto é uma água viva e porque
uma piscina tão grande ora Imagine que Jerusalém ficava apinhada de peregrinos durante as festas religiosas especialmente a Páscoa Josefo fala de 2.5 milhões de pessoas que vinham anualmente visitar o templo e oferecer sacrifícios ainda que soe exagerado tal número não era uma realidade impossível isso aqui então ficava repleto de judeus de todos os lugares de Roma de Atenas de Babilônia da Síria deveria ser uma grande concorrência de peregrinos aí Possivelmente Veja isto é uma hipótese o fato dos sacerdotes abrirem o canal d'água e fecharem deveria provocar algum movimento em comum na água e uma suposta
cura já seria o suficiente para todo mundo começar a dizer que o ato de entrar nas águas de Betesda produzia Milagres pronto estava feito o terreno e o cenário perfeito para começar uma histeria coletiva de pessoas buscando curas sem ao menos se preocupar com a legitimidade ou não desses atos e testemunhas é claro deveriam ser dados histórias de Milagres deveriam envolver e rodar de ouvido em ouvido Betesda então ficava lotada lotada de pessoas querendo ser curadas aí a informação de João começa a fazer sentido ele diz que o tanque se chamava em aramaico e hebraico
Betesda que quer dizer Casa da Misericórdia ora isto é um indício que já havia naquele tempo alguma relação do lugar com a misericórdia não do Deus de Israel mas de outro talvez mais popular na época o Deus asclépio que os romanos chamavam de esculápio Existem várias versões para o seu mito mas as mais correntes o apontam como filho de Apolo que seria um Deus e coronis uma mortal ele teria nascido de cesariana após a morte de sua mãe e levado para ser criado pelo Centauro kiron que o educou na Caça e nas artes da cura
Aprendeu o poder curativo das ervas e a cirurgia e adquiriu tão grande habilidade que podia trazer mortos de volta à Vida Seu culto disseminou-se por uma uma vasta região na Europa pelo norte da África e pelo Oriente próximo sendo homenageado com inúmeros templos e santuários que atuavam como hospitais eram mais de 400 templos a asclépio espalhados por todo o império romano foram identificados centenas de santuários antigos de esculápio em toda a orla do Mediterrâneo e da Europa ocidental e ao que tudo indica aqui em Jerusalém também havia um já nos dias de Jesus asclépio era
cultuado pelas legiões romanas devido ao estado bélico desse Império os soldados moribundos então durante a guerra apelavam para a Clemência desse Deus médico a fim de que pudessem sobreviver às ferocidad das batalhas fato este comprovado posteriormente pela sobrevivência do culto mesmo após a destruição da cidade no ano 70 depois de. Cristo onde a população de Jerusalém teve 50% dela assassinada pelos legionários e a PTE restante entre aos jogos de gladiadora e escravidão relatos históricos confirmam ainda que aqui provavelmente funcionava um culto Pagão a esculápio o seu processo envolvia passar uma noite inteira no templo e
tomar banho em suas águas sagradas em pérgamo havia um templo hospital de esculápio para tratamentos psicoterápicos os pacientes tinham de sentar em torno de uma fonte d'água Sagrada e beber dessa água e depois atravessar um túnel de 300 m de água corrente eu sei que é difícil acreditar mas Jerusalém eraa um sinal visível de contradição porque eles eram tão rigorosos com a lei Mas ao mesmo tempo tão laços contra as coisas realmente pecaminosas não é à toa que Jesus falou dos fariseus de seu tempo que coava um mosquito e engoli um camelo um manuscrito encontrado
no Mar Morto e datado dos dias de Jesus falava de Jerusalém como se tornando um antro de impiedade pagã de fato Jerusalém estava repleta de de monumentos pagãos especialmente trazidos pelo mundo greco-romano só para você ter uma noção Herodes tinha feito um teatro Romano um Hipódromo para corrida de cavalos um Complexo Esportivo Romano banhos romanos e a Fortaleza Romana de Antônia que ficava perto aqui do Tanque de Betesda ali nas bordas do Templo de Jerusalém nesse caso o tanque de Betesda ou a Casa de Misericórdia não era absolutamente um local judeu mas antes uma instalação
greco afiliada a aspio o Deus da cura e da medicina os responsáveis pelo culto Pagão acrescentaram cisternas bancos nas salas cobertas e possivelmente um altar para sacrifícios aliás uma dessas cisternas da época romana pode ser vista aqui e tem água dentro dela você quer conhecê-la então vem comigo era essa piscina aqui e como você vê era um verdadeiro Santuário para curas sobre a proteção de esculápio e serap um paganismo terrível Jesus deve ter ficado muito triste quando veio aqui em Betesda e viu toda aquela gente mergulhando no [Música] paganismo [Música] AF frescos murais representando a
cura exvotos comemorando as duas funções de serapis curar e salvar no mar moedas reproduzindo a a efige de serapis e da deusa igia filha de esculápio uma representação mostrando serapis como serpente com a cabeça de um homem barbado tudo isto foi encontrado no local O Curioso é que essa piscina foi construída para uma função completamente diferente desta Aliás ela era abastecida por uma fonte que já existia aqui nos tempos de Salomão o fato de se chamar piscina prática Isto é piscina das ovelhas talvez leve alguns a pensarem que aqui se lavavam as ovelhas que iriam
ser sacrificadas no templo mas por alguma razão o local passou a ser um tanque de purificação judaico e depois disto um lugar de curas feitas por um Deus Pagão a porta que ficava na Muralha de Jerusalém mais próxima de Betesda era corretamente chamada de porta das ovelhas a real função ou finalidade Dessa porta Ainda não sabemos mas o indício maior aponta para a possibilidade de que a porta das ovelhas seria uma porta menor a menor entre as 12 portas de Jerusalém porque ela não seria feita para passagem de homens e sim das ovelhas que vinham
de Belém para serem vadas aqui no tanque de Betesda E então apresentadas ao sacerdote lá no templo essa Aliás foi a primeira porta restaurada por Neemias no 5º século antes de. Cristo o sumo sacerdote eliasib e os seus colegas sacerdotes começaram o trabalho de reconstrução da porta das ovelhas é muito importante notar que nesta cura particular Jesus não ordenara quem ele curou a se lavar no tanque no tanque de Betesda Isto foi bem diferente da ordem que ele havia dado ao cego para ir se lavar no tanque de siloé você vê isso em João Capítulo
9 verso 6 e 7 Você se lembra do tanque de siloé não é mesmo vamos recapitular no mapa os dois tanques o primeiro o tanque de siloé servia para os peregrinos se purificarem antes de comparecer ao templo já o segundo de Betesda parece ter perdido essa função portanto parece que enquanto o tanque de Betesda aqui era um lugar Pagão para asclépio o tanque de siloé estava mais ligado ao tempo de Jerusalém Claro Jerusalém era o centro religioso para os Judeus de todo o mundo e nos diz Jesus também era assim mas de igual modo era
um quartel para ideais helenizado lembrem Jerusalém estava sob o controle dos Romanos e os sacerdotes pareciam fazer Vista grossa para isso Jesus cura aquele homem ele diz para ir e não pecar mais mesmo sendo fiel a Deus ele estava de certa forma adorando Ídolos por uma questão de desespero de querer a cura o que custar venha de quem vier mas este não é o método de Deus Jesus realmente amou aquele paralítico ele o amou o perdoou e o curou Mesmo ele estando quase se tornando um idólatra mas parece que o Mestre conhecia naquele homem um
coração sincero por isto Jesus veio até aqui talvez para resgatá-lo resgatá-lo não apenas da sua ideia de pecado mas também resgatá-lo do paganismo que estava afligindo muitas pessoas e eles nem estavam percebendo ainda Relembrando esse episódio de Jesus em Betesda a primeira coisa que deve ser dito é que devemos ter a consciência de que estas coisas do passado são um exemplo para que nós não caiamos nelas Hoje quantos lugares aqui havia em Jerusalém e quantos lugares aquele paralítico podia estar ele poderia estar na casa na rua pedindo esmolas mas O interessante é que ele estava
junto ao tanque de Betesda esperando milagre havia um desejo sincero por libertação e nesse momento mesmo que o local não fosse espiritualmente tão propício a graça de Deus o alcançou de maneira extraordinária e você meu amigo já houve vezes que quis ver um milagre acontecendo em sua vida mas ficou acomodado eu acho que é momento de sair do comodismo mesmo diante das dificuldades correr ao encontro de Jesus corra atrás do milagre eu sei que é difícil não é nada fácil sabe a terceira coisa que às vezes deixamos passar desapercebida nesse relato é que embora estando
no lugar certo e esperando o momento certo não é qualquer pessoa que vai nos ajudar nós temos que entender que temos que falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem e em termos de milagre a pessoa cer é Deus é Jesus agora interessante é que aqui deveria haver centenas milhares de pessoas esperando uma cura mas Jesus curou apenas uma O que será que Deus viu naquele homem numa história sem currículo sem nome mas que foi capaz de atrair Cristo para esse lugar eu não sei mas eu tenho certeza de uma coisa o que Deus
realizou no passado ele poderá fazer no presente eu tenho certeza disso evidên fica aqui mas não perca o nosso próximo encontro semana que vem aqui na sua TV Novo Tempo o canal da [Música] Esperança