Oi Oi pessoal tudo bem vindo a mais um vídeo aqui no meu canal hoje eu vou contar para vocês a respeito da influência da maçonaria na independência do Brasil e aos no sol na independência mas em outros processos revolucionários que a gente teve aqui no Brasil antes de chegar na independência mas antes isso aquele velho recadinho de sempre não se esqueçam de dar uma olhada se seu seguir está ativado se não estiver ativo e ele para receber as notificações do canal para ajudar o canal e você pode compartilhar esse vídeo com os seus amigos ou
seus inimigos se você não gostou do vídeo manda para o grupo da família no WhatsApp enfim ajuda aí de alguma forma a divulgar o canal e os vídeos e também dando um comentário like dislike aqui embaixo que isso também ajuda o canal E aí se você quiser ajudar mais um pouquinho você pode se tornar membro aqui do clube do canal tem os benefícios aí embaixo principalmente o da Leopoldina que tem acesso a um grupo exclusivo aí de Whatsapp comigo tá legal então vamos ao vídeo de hoje antes de Explicar sobre a Maçonaria EA Independência tem
que ficar duas coisinhas para vocês o Iluminismo EA própria maçonaria vocês já ouviram falar no Iluminismo eu comentei sobre ele neste vídeo a respeito da Catarina Grande para quem não se lembra ele foi um movimento que buscava mudanças políticas econômicas e sociais é por meio da disseminação de conhecimento e buscava e não terceira razão e um pensamento crítico em detrimento ao pensamento religioso os iluministas eles acreditavam que a melhor caminho para se alcançar a liberdade era pelo conhecimento e que chegariam a Deus pela razão e não pela religião o Iluminismo ele inspirou diversos governantes do
século 18 principalmente como a Catarina a grande o Frederico grande e o parques de Pombal lá em Portugal e o que que o Marquês de Pombal fez ele fez uma imensa a reforma do sistema de ensino em Portugal tentando transformá-lo mais lentamente em Laico Lembrando que era para Portugal que as famílias brasileiras mandavam os seus filhos estudar para Portugal e para a França e lá eles começaram a ter essas ideias do Iluminismo a inspirar os governantes os princípios do Iluminismo também passaram a Influenciar Pessoas que desejavam mudar completamente a concepção do Estado filósofos iluministas como
voltero Montesquieu eles defendiam o sistema político base ali democracia liberdade de expressão igualdade e tolerância religiosa que virariam né a ser mortes como liberdade igualdade e fraternidade mas obviamente essas ideias não eram bem vistas pelo sistema absolutista vigente da época eu estou falando de um tempo em que não apenas a censura imposta pela igreja era aí da grande mas também a defendida pelo estado que desse dia o que as pessoas podiam ler e dessa forma controlava o tipo de conhecimento que chegava até essa população que deveria pensar obviamente como os governantes queriam Que Nós pensamos
em Portugal por exemplo o século 18 ele retira das mãos da igreja a censura e coloca lá no mundo do Estado criando a real mesa censória se a circulação das ideias era restrita ela terminou obviamente que dão tudo que é proibido é mais gostoso as ideias iluministas Elas acabaram sendo levadas para dentro de sociedades secretas algumas dessas sociedades eram sociedades literárias mas só de fachada o encontro das pessoas para discutir literatura era na verdade um Álibi para reuniões políticas outras sociedades ou de as ideias iluministas encontraram abrigo foram a sociedade já consolidadas como a Maçonaria
Por exemplo essa organização forneceu mente seguro para que os membros discutir sem novos pensamentos em condições de igualdade assim por medo suas lojas em diversos países e continentes a Maçonaria acabou funcionando um disseminador das ideias liberais trazidas pelos iluministas mas o que essa tal maçonaria Essa sociedade secreta tão secreta que tem site na internet hoje em dia foto dos seus membros a espalhados pela rede é o que essa sociedade que você Creta assim a criação da Maçonaria é envolta em Lendas e Mistérios mas o que se sabe efetivamente é que ela teria começado com uma
associação de construtores em pedra durante a idade média na época os trabalhadores de diversos segmentos eles se reuniam no que hoje a gente poderia grosso modo chamado sindicato mas na época era chamado de guilda na guilda das profissões então havia a guilda dos marceneiros a guilda dos cintura eiros a guilda dos sapateiros e a guilda dos pedreiros e dessas guilda sem a pessoa entrava virava O Aprendiz e ia subindo dentro da profissão a guilda dos construtores de Pedra ou pedreiros era considerada uma das chamadas profissões liberais ou profissões livres os pedreiros que em francês são
chamados de Mas ou cê aí vem a palavra maçonaria eles não estavam vinculados ao Senhor feudal Eles podiam arrumar emprego onde se tivesse isso aí do curso de um castelo uma ponte uma catedral ou uma casa de pedra e com isso eles eram eles não estavam fixados na terra eles conseguiram ter uma liberdade maior do que outras profissões que estavam vinculadas a terra então assim eles tinham acesso a outros países os costumes a outras línguas que essas pessoas em Clóvis a terra não tinham em algum pro Bento no final da idade média os e eles
passarão a aceitar pessoas não Operativa mpç3 seja aquilo que pegavam no pesado que não é eram elas não exercitavam aquela profissão mas que elas tinham sentimentos ideias pensamentos semelhantes aos bassols ao longo dos anos Essa sociedade foi se desenvolvendo e também desenvolvendo alguns símbolos por exemplo esse tradicional onde você vê a régua o passo é a letra g no centro o simbolismo do compasso é que por desenhar círculos perfeitos ele representa a busca do homem pela perfeição pelo seu aperfeiçoamento né já o esquadro ele forma ângulos retos e lembra o homem que ele deve levar
uma vida reta ou seja deve ser ético e honesto o G Vem da palavra inglesa para Deus God para que os bassous é o grande é perto do universo bom mas o que toda essa história que eu tô falando tem a ver com o Brasil aqui na época colonial além da censura havia também a proibição de haver uma imprensa nacional ou seja tudo que vinha para cá era o que era permitido por Lisboa só que isso vai acabar quando em 1808 com a chegada da corte portuguesa mesmo assim os livros panfletos etc eram contrabandeados pessoalmente
precisa estudantes que eu para Coimbra ou para outras instituições é pessoalmente universidades da França e que trazer essas novidades das suas ideias iluministas e libertares aqui para o Brasil é assim surgiram as primeiras sociedades que passaram a debater essas novas ideias a primeira delas a primeira coisa que ainda é academia brasílica dos esquecidos que foi fundado em 7 de março de 1724 em SA o brasílica não existe ainda vou ter o brasileiro que Vai resultar preparados para essa conversa ainda sair vai gerar o outro vídeo o esse termo vai ser cunhado de outra forma durante
a independência era dessa época era brasílico Brasiliano e outra outras formas de chamar a população nascida aqui no Brasil Mas além dessa sociedade as sociedades esquecidos também foi criada outras associações nessa época não havia tanto Os Maçons no Brasil ainda e para se criar uma loja maçônica é necessário um determinado número de irmãos e se autorização da canção da sua loja essas sociedades inicialmente no Brasil era uma mistura de pessoas que podiam ser uma só ou não no Rio de Janeiro Surgiu uma outra Associação chamada academia dos felizes 16 e 36 nessa cidade também 1752
foi criado uma outra academia do seleto sou Associação literária dos seletos a outra dessas associações foi o clube dos Inconfidentes fundado em 1786 old em Vila Rica em Minas Gerais acredita-se que esse clube quer um núcleo político revolucionário tem influência dos ideais maçónicos e estaria envolvido no movimento separatista que entrou para história como Inconfidência Mineira que estou em 1789 dez anos depois da fundação do Clube dos Inconfidentes surgiu em Pernambuco uma associação que é considerado uma das primeiras com uma estrutura de loja maçônica do Brasil o aerópago de Itambé a loja que é considerada frequentemente
como a primeira do Brasil é a lol e da Luz de 1797 na povoação da Barra na Bahia dessa loja cavaleiros da Luz surgiu as ideias de uma outra revolta que buscava independência no Brasil a conjuração baiana que ocorreu em 1798 e que contou com a participação de diversos mas houve nos anos seguintes foram criadas diversas lojas aqui no Brasil algumas subordinadas ao Grande Oriente da França outra subordinadas ao Grande Oriente lusitano Até que em 1813 foi feita a primeira tentativa da criação de Um Grande Oriente brasileiro mas o que é esse tal de Grande
Oriente que eu tô falando ele é uma associação ou uma federação ou em forma de Federação e forma de configuração de três ou mais lojas maçônicas e essa Federação ela é dirigida por um grão-mestre no e dessa primeira tentativa de formar um Grande Oriente do Brasil o grão-mestre era o Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva nada mais nada menos que um dos irmãos do José Bonifácio essa tentativa de 1813 Ela acabou sendo feita sem autorização do Grande Oriente lusitano e não durou muito tempo muitas dessas primeiras lojas Elas acabaram fechando outras foram abrindo
mas uma dessas acabou se destacando e se transformou na loja primaz do Brasil subordinado ao Grande Oriente lusitano foi a loja Comércio e artes fundada no Rio de Janeiro em Quinze de Novembro de 1815 e o que aconteceu Exatamente um mês e um dia depois das outras Fundação 16 dezembro de 1815 o Dom João sexto futuro dois vocês para trabalhar porque leva príncipe gente ele transformou o Brasil em e com a criação e 16 vezes Em 1815 do Reino Unido de Portugal Brasil e algarves e a indícios que essa loja Comerciário ela teria sido fundada
justamente com o intuito de fortalecer a ideia da Independência do Brasil dentro desse cenário da elevação do Brasil ao patamar de reino e 1817 aconteceu no Brasil uma revolução que o contém no outro vídeo aqui no canal para vocês que foi a Revolução Pernambucana com a participação eo apoio de vários uma Souls o nesses era o irmão José Bonifácio para o Carlos aquele que anteriormente já tentado criar o Grande Oriente no Brasil nesse mesmo ano também estourou em Portugal uma outra revolta da essa foi uma revolta liderada pelo Gomes Freire o general português que era
nada mais nada menos que o grão-mestre da Maçonaria Lusitana essas duas revoltas elas não avançaram e se você debelados pelo governo lusitano mas essas duas revoltas do mesmo ano nos dois lados do Atlântico elas mostraram que o sistema do Governo do jogo baseado em grande parte das ideias absolutistas estava em cheque e que as ideias do Iluminismo né das ideias dos pensadores iluministas estão ganhando cada vez mais apoio Qual foi a reação do do João ele recrudesceu ele 30 de maio de 1818 Ele publicou o alvará Régio bandindo todas as sociedades secretas particularmente a Maçonaria
o que tornava a as reuniões dessas associações um crime contra o rei Mas isso não adiantou muita coisa em 1820 estourou no Porto em Portugal a Revolução do Porto que já nasceu bem vou sociedade secreta que era chamado de sinédrio os revoltosos eles exigiram O Retorno do Rei e a mudança do sistema de governo ela derrubado absolutismo e Portugal deveria ter uma constituição e um Parlamento ativo e os poderes do Rei foram diminuídas por causa disso O do Jô foi obrigado a sair do Brasil e deixar aqui o filho dele o Dom Pedro como príncipe
Regente com a Revolução do Porto as lojas maçônicas elas foram reabertas E com isso a loja Comércio e artes foi reinstalada no Rio de Janeiro em 1821 agora com o nome de comércio e artes na idade do Ouro embora uma grande parte dos nomes importantes para o nosso processo de independência tenham feito parte da Maçonaria Como José Bonifácio Gonçalves Ledo e vários outros nomes assim um deles não eram Todas Iguais havia dois principais grupos o dos republicanos o chamado grupo Vermelho e o dos monarquistas o chamado grupo azul o ponto e como era que ambos
defendiam a independência do Brasil só que cada um queria de da sua Bandeira e também não queria manutenção da Monarquia e o outro queria a implantação da República o grupo liderado pelo José Clemente Pereira e Pedro Gonçalves Ledo ele esse grupo advogava uma separação completa entre Brasil e Portugal essa não era a mesma ideia do José Bonifácio e do seu grupo que pensava e uma separação política assim mas que esses dois países permanecesse Unido sobre a coroa do do João com o Dom Pedro como príncipe Regente a Maçonaria ela esteve envolvida no movimento de impedir
que o Dom Pedro retornasse a Lisboa depois das ordens das cortes as coisas para que ele voltasse para Europa vida aí na maçonaria surgiu os apelos para que todos São Paulo Rio de Janeiro e em Minas pedissem para que o príncipe continuasse no Brasil essas ideias são debatidas as primeiras relacionaria esse movimento ele levou o Dom Pedro a proclamar e Nove de Janeiro de 1822 que ficaria no Brasil e esse dia entrou para história como o Dia do Fico o grupo do Gonçalves Ledo ele buscou influenciaram Dom Pedro e para entrar nessa história de influência
ele achava que tinha que trazer o Dom Pedro para maçonaria e ele começou com o agrado né eles ofereceram em Treze de Maio de 1822 após uma proposta dentro da cidade da Maçonaria que o Senado da Câmara do Rio de Janeiro que seria hoje equivalente a a Assembleia Legislativa do Estado do Rio oferecesse a Dom Pedro título de protetor e defensor Perpétuo do Brasil o príncipe ficou envaidecido com essa proposta e decidiu aceitar esse esse título do acidente da Maçonaria mas falou que o Brasil ele se proteger sozinho que recusava o título de protetor do
Brasil mas aceitava de bom grado o defensor Perpétuo do Brasil essa data de Treze de Maio que a data de quando esse título expedido ele é um ele é muito significativo para a Maçonaria ele tá bem claro é o aniversário do Dom João sexto mas ele é simbólico tendo bolsonaro e a gente vai ter outras coisas do Brasil acontecendo também dança dar o mês depois em 13 de junho de 1822 o novo então Pedro é proposto para entrar para a Maçonaria e aceito Luzia seguir e a loja comerciaç ela se desdobra e outras duas lojas
na esperança de Niterói e na União e tranquilidade Então essas três lojas né A idade do Ouro comercial de saída de Ouro a esperança de Niterói e a união e tranquilidade ela se unem em Federação e é criado então o Grande Oriente do Brasil que é a passa a ser independente completamente dor de Portugal então ele tem um independência da Maçonaria no dia Dezessete de julho de 1822 eo mestre dessa maçonaria das do Grande Oriente é o José Bonifácio vai colocar no cargo de grão-mestre na prática na verdade que incomodava tudo era Gonçalves Ledo pois
o José Bonifácio e a oitava muito pouco as sessões nessa ocasião quando é criado o Grande Oriente brasílico é é estabelecido que o diretriz que qualquer novo membro que queira se associar a Maçonaria qualquer candidato ele tem que estar alinhado com a causa brasileiro seja com Independência caso contrário não é sente dentro da Maçonaria O Dom Pedro ele é iniciado na maçonaria em Dois de Agosto de 1822 e ele entra para loja Comércio e artes com o nome de irmão guatimozim esse nome era o nome do último Imperador Asteca que foi morto pelos espanhóis por
cortesia em 1525 três dias depois da sua entrada na maçonaria por proposta do Joaquim Gonçalves Ledo que estava presidindo os trabalhos O Dom Pedro ele é elevado ao grau de Mestre o nosso único em Quatorze de agosto de 1822 O Dom Pedro e parte para São Paulo por causa de uma revolta que aconteceu em São Paulo e ele vai lá para pacificar a cidade enquanto isso no dia 21 de agosto chegou informações das cortes em Portugal da Assembleia constituinte de Portugal a respeito que determina o cancelamento de todas as ordens emitidas pelo Dom Pedro do
Rio de Janeiro o seu retorno definitivo da entre não querem saber do Nove de Janeiro lá do Dia do Fico tão triste tem que retornar e tem que voltar aos processos determinados pela corte que levariam a recolonização do Brasil com essas notícias chegaram às por um navio em 21 de agosto 1822 a princesa regente da Leopoldina a convoca o conselho de estado e aí tentando a questão das cartas tal Dom Pedro recebe as cartas no Ipiranga Oi e aí você tem o grito do Ipiranga aí tudo mais que a gente está careca de saber essa
notícia da Independência ela só vai chegar no Rio de Janeiro só vai saber o que o eles só vão saber o que aconteceu aqui em São Paulo em 14 de setembro que quando o Dom Pedro retorna da viagem ele chega a praticamente sozinho dela Comitiva da conta da velocidade que ele aplica para chegar do Rio de Janeiro mais rápido possível então quem traz a notícia da Independência é na verdade o próximo o próprio príncipe Dom Pedro entretanto antes da chegada dessa notícia a Maçonaria já tinha tomado uma decisão mesmo sem saber o que tá acontecendo
em São Paulo cinco dias antes da chegada do Príncipe ao Rio de Janeiro a Maçonaria é o lá para o boi dentro do o que o Dom Pedro fosse aclamado Imperador do Brasil Gonçalves Ledo e outros maçons estavam presentes na reunião no conselho de estado e mesmo sem saber o que eu penso que tinha feito em São Paulo imaginava que a separação era inevitável até o José Bonifácio já achava que não tinha mais como manter a questão do Reino Unido e também chegou a essa conclusão que a independência de Vital assim a loja comerciaç reunida
no dia nove de setembro ela propõe a ficou proposição dentro da sessão que quando Dom Pedro voltasse para o Rio de Janeiro ele deveria ser aclamado Imperador do Brasil e esse título seria por aclamação dos povos e deverão ocorrer no dia Doze de Outubro aniversário do Príncipe Dom Pedro quando Dom Pedro ele chegou então isso já estava resolvido de Maçonaria e o domingo É como diz Barreto ele propõe oficialmente dentro da organização que eu Dom Pedro fosse aclamado Imperador do Brasil a Maçonaria ela já antecipando todo movimento que viria ela manda mensageiros para as principais
províncias para conseguir em apoio a essa ideia da aclamação e do título de Imperador a reivindicação ela aparece pela primeira vez em público no dia Dezesseis de Setembro Proclamação feita a escrita pelo dedo e no dia Dezessete de Setembro o Clemente Pereira da condição de presidente da Câmara do Rio de Janeiro ele enviou o Manifesto as vilas e cidades do Brasil esgotando as aclamar em O Dom Pedro como mudar ou seja tudo que aconteceu posteriormente ao grito como muita coisa que o seu antes do grito foi discutido o primeiro dentro da bolsa colar ia como
esses Mas ou se ele soco em postos cargos a cadeiras no senado da Câmara do Rio de Janeiro era muito mais fácil eles fazem passar suas propostas porque ela já saíram praticamente prontas dentro da Maçonaria e com grupo político fechado que estão ao redor da proposta também da Maçonaria é que teria surgido a ideia de dar o Dom Pedro como eu falei o título de Imperador e não o de rei isso seria uma inspiração dos elementos republicanos que queriam que os povos do Brasil é que aclama se o Dom Pedro como governante ou seja ele
seria o Imperador de diversos povos e províncias unidas sob sua coroa com a concordância desses povos já pensando antecipadamente também na questão do autogoverno dessas províncias que deveriam segundo as ideias do grupo do lento e outros ter autonomia da administração local que não vai acontecer Dom Pedro foi escolhido grão B e do Grande Oriente brasílico depois brasileiro no lugar até então ocupado por José Bonifácio e tomou posse no dia quatro de outubro de mil oitocentos e vinte e dois ele presidiu a sessões do dia cinco e do dia onze de outubro do dia doze Dom
Pedro é aclamado Imperador constitucional do Brasil sendo a sua sagração e coroação marcada para dia primeiro de dezembro de 1822 contudo antes da coroação e Graças às pressões do grupo do Ledo a respeito da futura constituição que ainda ia ser discutida ainda ia ser chamado para se discutir essa constituição ele já querer influir desse projeto constitucional começa uma briga entre os grupos do Gonçalves Ledo e do José Bonifácio e 25 de outubro devido essa e discussões os trabalhos maçônicos do Grande Oriente do Brasil foram suspensos pelo Dom Pedro 1º grupo do José Bonifácio que se
voltou com outro grupo do Ledo fez com que o grupo do livro fosse perseguido negócio ali acabou saindo fechada por algum tempo a sociedade ela recebeu depois autorização para reabrir alguns dias depois massa isso não impediu que muitos dos seus membros fossem perseguidos e tivessem que abandonar o país alguns objetos exilou vários outros se exilaram e por causa disso por causa dessas perseguições a embora várias lojas continuassem funcionando o Grande Oriente do Brasil acabou sendo extinto do dia vinte e nove de outubro de mil oitocentos e vinte e dois ele só seria novamente reaberto e
24 de junho de 1831 sob a liderança do o Pereira de Campos Vergueiro mais conhecido como Senador Vergueiro foi escolhido como grão-mestre da ordem eu sei que vai ter gente falando que vai discordar de mim que o dia da dessa reunião que eu falei da decisão da Maçonaria de coroar O Dom Pedro como Imperador do Brasil é seria dia vinte de agosto é uma celeuma muito grande o que não faz muito sentido se ele Vinte de agosto porque o navio ainda não tinha nem chegado né eu não viu que vai trazer essas questões de Lisboa
chega no Rio de Janeiro e 21 aí tem uma confusão das datas da data né na nas atas da Maçonaria é a Maçonaria ela usa um calendário próprio como se não bastasse essa questão do calendário própria existem dois calendários existiu dois calendários em vigência na época o calendário maçônico gregoriano e o calendário o nosso público francês pelo calendário maçônico francês ele realmente essa reunião teria acontecido dia vinte de agosto mas a Maçonaria brasileira ela não usava esse calendário na época usava o gregoriano que dá a data de nove de setembro por isso que até hoje
já era só confusão toda ou restaurar isso que eu tinha para conversar com você para contar para vocês dentro das aqui estão tudo do Bicentenário né Eu quero trazer alguma algumas alguns elementos diferentes aí a respeito da história da independência espero que vocês tenham gostado desse vídeo Se vocês gostaram ou não gostaram deixa isso as críticas seus comentários e seus likes ou dislike cê ajuda aqui o canal compartilha desse vídeo tá legal abraço até o