ó [Música] [Música] mato grosso do sul está entre os 15 maiores produtores de soja do brasil a produção aqui basicamente em 80% ou até mais é a produção de soja e milho e hoje o produtor não tem nem coragem de transitar pela dentro dando volta de 50 quilômetros de distância prova dessa idade está bem acirradas o a situação entre os índios e produtores rurais se acontecer e decretar que a terra indígena eu acho que vai se instalar uma guerra muito grande [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] já em terra ninguém viva e pesa é
a mais vendida ae o pai campeão o maior bafafá da oi agora em cima do dinheiro é que mandar o boi a gente não como planta amava os guarani caiuá o povo da mata os habitantes do centro da terra vivem aqui há mais de mil e duzentos anos acreditam ser destinados a cuidar da terra considerada uma extensão de seus próprios corpos pela terra ou decorra eles dão tudo até a vida [Música] [Música] eu nasci espumoso grande do sul 6 de setembro de 1973 cheguei aqui um amigo meu lá começou a falar mas vim pra cá
'olha eu não tinha me interesso definem a rm aí eu gostei muito do lugar aqui comprei aqui quando eu via tudo será a do mato o que ela voltou e uma casa velha não existia energia né a casa se é tão velho que tinha uma fresta empregada estava sentada cachorro dentro de carros a legítima já que ninguém conhecia ainda hoje eu colho uns 170 e soja para um ano bom com a imagem getty um saco com esse elenco nada mas tudo contra maio sem trabalhar ninguém consegue [Música] não estão sofrendo esperando quais 20 anos janaina
semac no curoca meu pai minha mãe meu sogro todo faleceu o espetador enterrado aqui no buraco quente [Música] o [Música] [Música] ae [Música] um segurança daqui do fazendeiro ele não tem que matar e da água o pistoleiro deu tiro em cima da mulher cima tudo noy do ca da água no que pega nenhum [Música] hum [Música] eu acho [Música] ae [Música] então é só vem agregar um carro desde 1905 já eu venha emendou 132 chegou aqui a guerra aí o fazendeiro veio primeiro chegou aí isso garvão e se é isso galvão falou chegou um dia
de mais ou menos não em dia por aí porque naquela época não tudo mato chegou e falou olha eu comprei aqui 7.000 arqueiro se você não quer trabalhar senão só que a morada não voltar mais por que essa minha fazenda hotel boi aí quando foi editada para 89 hora mais ou menos à noite ele deu tiro até meia noite passada mataram três mulheres e um foi na perna de comunição quebrou e nós corremos tudo o tema em baixo do corpo do shisha idéia daquele tempo não deixa mais entrar no brasil com a mãe [Música] [Música]
nós chegamos num ponto que e você vê invadindo propriedades invadindo propriedades e ninguém faz nada a gente fica esperando a justiça fica esperando que a ds reintegração de posse e nada aqui todas as terras foram titulados pelo governo do estado pelo governo federal através de colonizador através de várias empresas que vieram aqui pra economizar até e nenhum momento se falava em lindo aqui não vou comprometer em 1951 tamô o governo do estado de mato grosso para retirar o documento não seja criado ali triste é ver tudo que você construiu não querem acabar e ninguém nada
sem ter mais nada na vida eu só fiz na verdade pequeno produtor rural que toda a vida de vocação de trabalhar com a terra entra um entra outro governo o governo entra governo sai governo resolve nada e eles invadem e fica por isso meu pai é o caçula da família nasceu naquela propriedade aí quando vou faleceu foi dividida entre os herdeiros nem aí cada um ficou com o seu sítio aí o pai estava até esse acontecimento morava lá nunca saiu nunca morou na cidade sempre viveu lá no sítio trabalhando lá é muito normal se alguém
invadir a sua casa você não vai aceitar então como nós devemos aceitar pacificamente que uma pessoa invadiu a propriedade viviam em matas evitando o contato com o homem branco mas a vitória do brasil na guerra do paraguai marca o fim do isolamento dos guarani caiuás o governo brasileiro decidiu colonizar a região de fronteira uma empresa de exploração de erva mate a mate laranjeira é autorizada a se instalar em mato grosso aí aonde eles começaram tirar o povo o seu território quem queria sair sair numa boa quem não queria sair eles matavam aqui mesmo ali tem
um cemitério ali que tinha uma casa de reza pela história da minha avó que quando ela contava assim a gente chegava até chorar a lei tem uma casa de reza que foi queimado com a família toda tanto da casa de reza os guarani caiuá são removidos a força e confinados em reservas muitos são jogados em caminhões e vêem suas casas serem queimadas nas reservas são obrigados a se comportar como os brancos começa em mato grosso do sul a corrida pela ocupação das terras colonos chegaram de todas as partes do país a convite do governo [Música]
bom eu nasci na bahia em 1940 e com quatro anos de idade mulher no interior do estado de são paulo e lá permaneci até os 22 anos casey modelo módulo do sul em 1962 por trabalhar criar vaca gorda boi com propõe por comissão aí fui dirigir frigorífico e foi grande e ele foi comprar um pedaço de terra hoje e vai até amanhã então o título aqui hoje o total da propriedade 75 mil duzentos e poucos hectares eu acho que aqui deve ter em escritura aproximadamente 1 60 e 70 propriedade e sim qual que 10 é
o que lhe 20 alqueires 50 alqueires diz aqui quando você nós chegamos aqui com meu pai comprava muita propriedade vende às vezes a gente abrir as propriedades e nós vimos nas reservas indígenas conversava com o carro com o capitão com o cacique contratado os índios de metade dessas fazendas que derrubou produzir recebendo salário do produtor rural porque a mão de obra que naquela época era escassa ea minha vida inteira vai mexer com a terra trabalhando no comércio compra e venda de boi então para cá miguel muita gente pernambucanos baianos sergipano paulista menino vieram pra cá
na colônia de ver começou o desenvolvimento no auge do regime militar os indígenas são considerados um empecilho ao progresso os mais e subordinados são levados para presídios onde são submetidos a trabalhos forçados e sofrem tortura alguns nunca voltam da prisão começa no centro-oeste o plantio da soja em larga escala [Música] [Música] tinha muito recurso pra nós e esse mata aqui né segurando cada um tinha muito remédio no mato tinha medo da europa tinha muita cá é muito uma fartura pra nós é que há muita peixe é muita coisa aqui no campo mesma coisa também vai
depois que vem derrubou tudo deixou limpo hoje tem soja e suco milho e paranavaí o noy que não estamos vivendo ou então olhando aí com a língua a seca eles fala que coloca a comida na mesa dos indígenas na mesa do da população não a soja não vem na mesa da população o milho não vêem na mesa da população então o que a gente precisa a gente quer que se ele falasse que a comida bem para mesa da população acho que se podia ver se é arroz feijão agora óleo que são tudo limpo e é
importado para o outro para outro país então pra não serviço que nem aqui que podia ficar na via a quina tem como ali embaixo então ele passa o veneno ali e quando o cachorro e e água desce ele como é que nós vamos beber essa água [Música] a constituição de 1988 traz o tempo do direito os guarani kaiowá iniciam o que eles chamam de processo de retomada a luta pela demarcação dos territórios ou o início das invasões segundo os produtores rurais fazenda barra bonita é foi invadida naquela época a polícia federal presenciou a invasão e
falava à polícia federal que ela estava lá para manter a ordem e não podia ver o conflito nós estamos sem propriedade já é mais de 50 [Música] [Aplausos] [Música] lá [Música] tomar aqui desde 2007 retornando aqui pra o fao seja usar de novo essa terra tradicionais nosso que a folga antes de 88 é que muitos guarani kaiowá fórum despejado daquele de cro se lavado para reservas na justiça têm uma invasão da fazenda taquara que já tá com 20 anos e não se resolve até hoje é briga constante ea partir dali invadindo parte de uma propriedade
querem mais ver e é sempre gerando com conflitos eu estava com a minha mão cheia de cada uma propriedade rural fazenda não ser que você não sei se amanhã vai servir ou não eu devo meu senhor e deixando estudar para saber se amanhã vai servir ou não o país que sem lê e se eu queria ter uma justiça com as próprias mãos eu sou considerado um bandido um assassino o que está por vir andando aqui é uma guerra e dentro disso com certeza pode acontecer a morte se forem defendeu o seu patrimônio ou os indígenas
vão invadir uma propriedade se acontece o conflito com certeza deve acontecer extremos uma hora do pessoal querer ou matar ou morrer né a gente ouve relatos produtores aqui que choram choram aqui dizendo não eu não tenho trabalhei pra ganhar agora vou perder não eu não posso perder minha propriedade atacar a comunidade queimaram várias casas mais de 17 casas né que hoje por hoje só tem barraco porque queimaram todas as casinhas da de cada família né inclusive queimar alguns documentos pessoais roupas comida tudo queimaram é no ataque que houve violentamente no começo de janeiro de 2016
né são os próprios fazendeiros sindicato é dos fazendeiros são os políticos locais ele andava em motos os com uma carro da caminhoneta hilux branca uma andamento ator cheio de pessoal tá tudo armado estava na mão né ele fala ele está querendo se as há um pessoal vá um mapa há mesmo se criança se achavam matar mesmo se é um windows vão matar que platão deixou [Música] naquele dia no dia 14 de junho a gente estava aqui numa reunião não me escolar para a gente discutir a questão de mas é vazada escolar do aluno a falta
do aluno não recebeu ligação para ti ainda foi o porquê vai chegar um grupo de reportagem grupo federal na rede federal está gravando aqui e aí a gente vê se sem saber de nada e tratamento aqui mas na verdade não era nem reportará a gente foi surpreendido no ataque por aqui entrar na média de 60 mil médico pra linha média de 50 metros não foi em uma caminhonete ea maioria da caminhonete que estava na carroceria ver tudo animado aí já vem a caminho uma caminhoneta branco já vem com 2 estou lá em cima aí já
se viu tirando mundo o mapa aí quando é eu me abaixei para passa a cerca quando passei levei um passo assim eu violei assim que o meu irmão que estava ali a gente correu para fechar ele levou o tiro fatal de um fazendeiro daquilo e saiu derrotado da faeg cadeira e deu tiro ele caiu e se levantou de novo é então aí levou dois tiros a outro tiro no amendoim aí ele caiu [Música] vamos trabalhar com certeza vou lutar pela fé [Música] o dobro perto da boca não vai quebrar a arbitragem não foi identificado [Música]
foi um grupo de produtores mais de 200 produtores que foram lá para tirar os vinhos da propriedade e e nessa nessa atitude de virar os em novo confronto agora após esse confronto aí sim os índios tomaram a atitude que fica aí cometendo vários atos de violência invadir as propriedades puseram fogo nas casas entre os vídeos levar 10 fogo nas casas e matar as vagas de leite marcar os carneiros queimar um caminhão queimar uma colhedeira tomar a viatura dos policiais de caarapó bater nos policiais de caarapó quem agrediu quem que criou o conflito se a vida
inteira em harmonia eles morando na reserva eo produtor ao lado eles não estão entrando em uma propriedade que é deles até então não é deles parceiro dele tem que ser passado por um estudo antropológico você homologado e tal aí seria outra situação mas até então é uma propriedade privada a empreender aqui o médio fogo vizinho lá prenderam o jesus camacho prender o tomonaga que nem lá nem que já estava fazendo os mil e poucos hectares plantão 11 militar e emprega 400 mil pessoas e pega quase 400 pessoas aqui hoje é de 11 plantas 70 anos
na cadeia e nenhum julgado e ouvi dizer que a prisão dos índios quando virei me levantei assim quando a família assim escutei um barulho também pegou um besouro besouro que estava mais é quando falei com a minha mão assina embaixo da camisa 9 que é meu sangue nestas ainda outro tiro que acertar nem eu sei que eu não morri porque eu estava na minha frente aí o próximo tiro que acertou nem me queimar a média de 30 mota que no canto é queimar mais um pouco na sede da aiea onde começaram a atacar a caminho
com a violência política ela nem tiro de borracha que tinha uma arma de bala de borracha mas a maioria são era bala verdadeira - que mais nenhum motivo foi lhe pede né que prova que ele levou na cabeça 9 411 do mundo no tórax e na barriga que mais de morte foi com um jejum de 12 anos e tem na barriga o fórum tida como tórax jesus depois a barriga também do rivaldo foi dentro da escola [Música] até final do meu povo nós vamos trazer um corpo e fazer o que a gazeta fazenda [Aplausos] juntava
vendendo [Música] [Aplausos] [Música] [Música] teve o conflito lá nós não sabia de nada a imaginava isso foi uma terça e na quarta-feira já tentaram o suicídio da gente nessa leva a a a devastar tudo aí na sexta-feira que nós conseguimos chegar lá a recuperar o que tinha de ir pra mais nada aí foi só acredita também que a súmula a disputar pela força nacional de tudo o que se pensar numa casa tim geladeira forno elétrico em freezer tv som é jogo de quarta um novo mergulho de compra e vende para o novo meta pra nós
já tinha comprado último montar uma cozinha nova com nós também é um tudo o que você pensar israel turno difícil é porque fiquei desempregado repente tinha uma renda um trabalho e deve vencer fica sem nada do dia pra noite minha filha parou de fazer faculdade porque não tinha mais condições de pagar a escola pra ela e o ensino vai voltar um ano letivo de novo e ela provou não vai voltar para a faculdade que não tem condições vamos no sítio do meu pai quando cheguei lá não gosta de falar porque tristeza você chega no mercado
a mãe contado suas fotos de criança queimada na porta da sala você ainda vai que ele passou a ver sangue paulo o que eles machucando os animais é muita tristeza muita tristeza a vontade é sair do canal aposta em outro lugar começou nove [Música] ele ele conhece e que portanto para nós não se tem aqui então ele ele que faz assim ele que retirar um de nós então nós não voltarmos aqui eu eu o confio confio em deus que eu aí vai dar tudo certo [Música] essa semana passada uma a enfermeira a sesai eles pesaram
as criança todo o terreno tido as crianças estão morrendo de desnutrição porque não têm comida né e não têm água potável às comunidades criança todo mundo bebe numa água suja acorda d'água que a gente consumimos é desse tipo que essa água que a maioria a família consomem porque a água o rio fica muito longe daqui quase dois quilômetros né a gente passando o nosso limite pra lá e pra cá e pra lá a gente corre é o risco de as mulheres não vai porque tem medo de estupro hoje a conseqüência é o que está acontecendo
essas crianças estão morrendo de fome enquanto os bhoys né estão engordando cada vez mais nem quando as crianças está aqui morrendo de fome [Música] [Música] [Música] [Música] eles ganham cesta básica em para quem trabalha não tem dúvida se fosse trabalhar que nem a lavoura de plantar sua lavoura lei pelo poder comer perante nada é tão certa baixo então quem está só para comandar o governo então das estreias ensinar a trabalhar na não sei por que apoiassem vagabunda não sei não estão vendo ali que não produz né diz que nos estados unidos e matar todos os
índios se for falsa então já matava do casal tem de trabalhar na saída do canal som eu sou o sombra que nós me contou um vendedor de veneno seria que o invent emergente que tá pra entrar na lavoura pra ele né naquelas que era que só tem cara o novo tempo todo eu sinto mais inteligente né assim o conteúdo no veneno ele está acontecendo é melhor que o problema dele só passava por nós aqui não tem mais isso não tem mais peixe não tenho mais mato não tem mais lixo ou ainda tem que viver é
é com o produto a produção que nós temos aqui é diferente eu acho que ele tem está produzindo na aldeia produzir um número que nós produzindo também é soja milho nós temos aqui ainda que trabalham na usina nós temos 11 de cana tem um fazendo 401 trabalhando na usina vai conversar com esses índios vai ver o que eles querem eles querem casa sequer celular e até carro que é moto ele quer viver na sociedade eu acho que resolver a solução do nosso vizinho que a situação seria trazer o índio pra sociedade eo windows é considerado
um cidadão como é o cidadão eu considero o índio como cidadão [Música] [Música] [Música] d [Música] [Música] [Música] [Música] confinados em reservas começam a perder a identidade cultural o índice de alcoolismo e uso de drogas não pára de crescer sem perspectiva muitos encontram na morte a única saída num período de 35 anos mais de 1.100 guaranis caiuás cometem suicídio a maioria eram jovens e crianças [Música] a ajuda [Música] [Música] o dia todo é aqui o nosso técnico ratto liberar o local do massacre e onde resultou na morte do nosso foco de hoje o menino deu
a sua vida para garantir a nossa fé e no celular eu não sei como vocês e vocês a lei bond vez um menino trabalhador o menino que tem um futuro deixou a família de sua esposa deixou os parênteses pai à mãe terra é o direito do nosso povo à terra pra nós é o nosso tekoha que significa um lugar onde se vive onde a gente vivemos de acordo com nossa cultura o nosso modo de vida onde andré có que para nós tem um significado muito importante na nossa vida para continuar sobrevivendo nós não atiramos a
vida de ninguém mas eles não o que eles fazem tirou a vida do nosso colégio amanhã ou depois ele vai ter a indenização por direito deles e nós queremos a demarcação que o direito nosso que está garantido na constituição a lei não fala há garantia de terra para o povo indígena a lei não fala organização do povo agora tia da organização do povo em vigor e por que não está falando mas saldo nessa situação nós plantamos menino aqui mas nasceram vários guerreiro milhões de guerreiro por causa desse nível [Música] o governo tem que fazer necessariamente
é fazer um processo de reparação né as comunidades ou seja devolvido aos seus territórios de origem eles nunca deixaram de reivindicar eu acredito que uma dada uma das soluções seria com certeza a indenização né a essas terras tituladas de boa fé a indenização cabo problema agora é muito comum o governo fazer cortesia com o chapéu dos outros né não vamos tomar a decisão dá pra esse pronto tá boa história cada um quer seu organismo tem direito à terra e pelas pessoas que foram ilhas de forma legítima é receber um título legítimo do governo estadual ou
federal chega a reparação [Música] né [Música] eu fui em brasília no caso da demarcação da terra cuidar ao carro mas quem fica pra ninguém fala pra mim olha o gráfico nós vamos marcar ninguém resolveu pra mim foi lá aparece passeando mas não foi graças a deus fui defeito da minha história lá [Música] [Música] [Risadas] [Música] [Aplausos] tite o japão o estado da sua forma deu certo [Aplausos] não ae al [Música] o [Música] o [Música] [Música] a minha esperança já está curto parece uma criança chorando pedindo do governo no senado o ministro à justiça nem onu
resolveu parece não tem autoridade parece não tem gente que resolvem da noite a situação nossa é de total abandono por parte do estado né do governo federal ou por parte do governo estadual o pai do ministério da justiça é de total abandono porque não tem uma resolução nem para os indígenas nem para os produtores chegaram até a mais alta corte do país para pedir a demarcação das terras e lá os guarani caiu a ouviram o que não podiam fazer provar que ocupavam seus territórios até 5 de outubro de 1988 data da promulgação da constituição conheceram
ali a tese do marco temporal é uma tese que ela tem tudo para se consolidar de forma definitiva e essa tese ela não resolve sou o caso do mato grosso do sul a tendência ela criar efeito pra todos os problemas é de demarcação de terra indígena pautada na pós pretérita existentes no brasil e um marco temporal ele foi colocado de uma maneira muito clara porque teve uma data em 88 foi o que tinha se tinha indígena nesta área nesta data que tem direito a área se aqui não tinha ninguém não tinha nenhum indígena nessa nesta
data neste local ele não era terra para cse de marcar e 15 de outubro que o marco temporal é de 88 tinha gente aqui não tinha mas tem que entender porque não tinha porque eles não estavam aqui não estavam aqui porque não gostaram mas aqui não estavam aqui porque resolveu abandonar esta terra não foi não estava aqui porque eles foram removidos eles sofreram um processo longo de várias décadas de violência de de remoção de ameaça até que a união se dispõe a comprar uma nova terra pra dar esses indígenas têm que voltar para as terras
de origem é o caso clássico do be irá colocar a nu carregar o carro não tinha uma decisão relativa o marco temporal foi considerado que os indígenas foram retirados né da da área e não empreender as medidas jurídicas é capazes de voltar ora até 88 os indígenas eram tutelados o spi até 67 um regulamento que punia com remoção a crise índios que eram julgados por mal o mau procedimento então como uma pessoa que era disciplinada dessa forma o dia e de alguma forma persegui qualquer tipo de direito na justiça o poder judiciário será compelido a
emitir uma ordem e despejar aquelas pessoas daquela área que não pertence ao ente público não pertence à união federal só falta agora o show está ordem para despejar o lixo que chega a gastar muito dinheiro com isso todo mundo gastou graças a deus ela continua difícil ou é duro quem gasta não consegue nada [Música] [Música] vamos lutar nosso direito vamos lutar se não sair a demarcação baluta sair vivo não vão sair porque nem não tem pra onu então tem que matar todo lugar çom já morreu o pai ea mãe humana tão matar tudo [Música] [Música]
o [Música] [Aplausos] [Música] [Música]