Trovadorismo - Cantigas [Prof. Noslen]

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Professor Noslen
A poesia dos trovadores é chamada de “cantiga”, pois era feita para ser cantada, acompanhada por ins...
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e aí pessoal eu já usei inteiramente o seu dispor para que para falarmos dos gêneros literários do turismo o melhor para falarmos do tipo de produção literária que nós temos o favoritismo agora lá sob a via [Música] foi também lançada a moçadinha mostrar é que estão de novo agora para falarmos desses gêneros literários o jeito que o trovador fundo o seu texto gente que o homem trovadorismo fazia o seu texto certo ea gente vai ter que lembrar já indicara caso da última hora falei para vocês que ele trabalhava muito focado aí nas provas que são
digamos aí poesias beleza tem outros gêneros têm também tem a a prova em si mas de modo geral o grande foco do trovador é sim a poesia beleza muito bem dentro disso na época eu não pensei para serem cantados então imagina treinados a galera se encontra na rua e tocando violão usam pedindo uma grana ou no metrô tem a galera do cantão pensa que o trovador é um cara e se der eu tava tocando por aí também esperando que marilyn e taka matou mas tinha tudo matemática por trás desse esquema então toda a poesia do
amadorismo é feita pra ser cantada certo lembra dos fatos bruno nona certo então tenho gravadora aí pra cantar e acompanhado do que necessitara de viola flauta lira e até mesmo a roupa né então os principais instrumentos que acompanhavam o trovador pra fazer sua poesia cantada aí dentro disso a divisão aí desses poemas têm uma divisão entre eles por exemplo eu tenho um refrão e terá maestria no refrão no refrão nós vamos ter a lírica amorosa e aí as poesias aqui na lei e amorosa tem dois tipos celeiro e amorosa falar de amor mas são dois
tipos específicos uma delas chama-se cantigas de amor ea outra cantigas de amigo são cantigas de amor cantigas de amigo falaram de amor certo cantigas de amor que eu tirei amigo lírica amorosa refrão tem a maestria que daí tem as satíricas ou seja eu tenho aí as poesias satíricas que são divididas em duas também a satírica pode ser cantigas de escárnio ou cantiga de ao dizer importante lembrar que cada uma delas tem características diferentes então tive amor de uma característica que eu tive um amigo tem outra mas estão junto da lei e amorosa cantigas de maldizer
e cantigas de escárnio cultivo escárnio e maldizer tem cara que os diferentes uma da outra mas fazem parte da sátira casas beleza vai ver cada uma delas e eu vou fazer uma coisa muito bacana que o que eu acho bacana não sei se vai ser bacana você mas espero que seja eu vou tentar fazer uma caracterização de cada uma delas as principais características certo além das principais características mostrar um tipo modelo é de texto da época do amadorismo certo que seja e de cantigas de amor de amigos carne mal dizer e eu vou trazer uma
música atual que tem características dessas cantigas para você tentar fazer um paralelo e que olha até hoje rola e uns trovadorismo de vez em quando aí nas características nós temos por aí beleza então a primeira delas vamos falar das da lei que amorosamente cantigas de amor características da cativa de amanhã 1º quem tinha de amor tem como um sujeito o trovador assumiu o eu lírico masculino então é um elenco masculino que eu lírico mesmo eu lírico é digamos a pessoa que está na poeira lama não é quem escreve e literalmente mas a pessoa que está
no poema então o eu lírico masculina quando o discurso do poema é masculino beleza então aí discurso masculino beleza com o objeto de da intenção de fazer campanha pra quem ou seja para quem quer o que o anunciador da quem que é o primeiro receptor no setor é um lírico masculino que o receptor dessa cantiga uma mulher novamente a dama a senhora é nisso tudo na cantiga de amor beleza depois quem era é se esse cara que produzir o texto ou seja o livro masculino tinha uma característica também quais são as características do elenco masculino
dessa cantigas de amor primeiro ele é um cara sofredor é o cara aflito e enlouquecido por essa mulher então é um coitado sofria por essa mulher que ele não consegue a chegar nunca então eu tenho um amor impossível aí e já vou para a caracterização da mulher essa mulher é idealizada é uma mulher realizada uma qualidade física lindamente linda qualidade moral e é uma qualidade social também uma mulher perfeita e esse cara sofria por ela por isso que nós temos aí nessa cantiga de amor a tal da coita que é a coisa coisa não é
que tá pensando não deu certo conta é o sofrimento é daí que vem a palavra coitado então o eu lírico masculina era um coitado sofria por essa mulher é um coitado não tenha coisa amorosa e ele sofre por essa mulher idealizada que nunca consegue chegar perto de você chegar e não consegue ficar nessa área esse desespero e aí eu tenho aí como o principal expressão dentro da poesia a uma mulher que é inacessível e ele se torna tipo serve essa mulher 11 vassalo lembrou do feudalismo passá-lo suserano senhor feudal certo então eu tenho uma vassalagem
amorosos e coloca como se fosse um escravo das mulheres e um homem que são service ups só que essa quer servir ela serve esse amor que nunca vai conseguir chegar a certo então tem a vassalagem amorosa quem é esse homem tentando fazer o máximo que pode para essa mulher que é inacessível certo e além de tudo isso o cenário e que rola essa todo esse sofrimento esse amor todo aí é a corte certo e aí por isso origem provençal quando era corte credit provençal beleza tranquilo então isso é crítica de amor muito bem então vamos
a falar a cantiga da ribeirinha uma cantiga de amor para você entender percebam que a escrita está conforme a linguagem da época e eu falei para vocês na outra aula de trovadorismo que lá estava rolando galego português que é um processo inicial da língua portuguesa não vê que tem palavras ainda com a escrita do galego portuguesa ainda tá então vai ter uma vida diferente mas depois vou tentar uma traduzida para você nesse poema olha lá no nome é e sei parelha entre fukumi vai caixa molho por voz e ai minha senhor branca e vermelha querer
diz que você trai a quando você ouve e saia mal dia me levantei que vos em tom novy fi m senhor desde aquele dia aime foi a mimo irmã e voz filho de um pai moniz e bem você milha da ver eu por vós guardar vai á pois eu me senhor da alfaia nunca de voz houve nem lei valia de uma correia pai usuários e tarefas como já falei pra vocês um dos mais importantes trovadores aí então muito bem que ele faz aqui nessa poesia e falou assim ah ah ah meu mundo não é nada
se você não é nada se você for um veículo vejo você ficou muito louco morro por você eu morro por você minha senhor e aí é só minha senhor é uma expressão que substitui a palavra senhora que naquela época não existia o pronome senhora então pra dizer senhora colocava mia senhor me senhor gosta em hora olha só então senhora branca e vermelha seja aquela fase rosadinha branquinha a meu deus me cuido e tenho o morro você mulher eu tô louco muito louco você quer que fique retraído exemplo que nunes no expresso que eu sinto por
você quando eu vejo vocês aí ficou muito 25 não posso te ver que eu fico maluco é que você tá falando aí o meu dia meu deus quando me levanto não te vejo meu dia ruim mas quando te vejo aqui beleza modifica lindo é isso que está falando ele continua me foi mal e voz filho de um pai que tem uma a uma belíssima beleza tem um status que tem 11 além de do pai ser o pai dela mesmo tem a questão do do pai celestial que tem que ter um centralismo aqui então eu sei
que é filho de deus maior talvez você é tão perfeita maravilha de deus fez a ele continua né você é semelhante ao uma musa obama algum ele vai vai do jano belo monte continua sai eu queria senhora poder fazer chega perto você quer que eu faça meu deus me deixa fazer algo mas ele termina dizendo olha nunca de voz houve nem lei vale para ocorrer nunca nunca de você partiu algo para que o mostrando que tivesse algum tipo de chance eu não tem chance nenhuma certo e é então assim totalmente né a vendeu usando essa
mina certo e aí pra poder fazer essa atualização eu fui atrás uma música que dissesse algo assim também que a pessoa tivesse totalmente é entregue parecer borboleta masculino dizendo para uma mulher o quanto ele deseja essa mulher que ele talvez é que ele não pode atingir a é pois bem só de sol você eu dançaria tango no terno eu nem parei os trilhos do metrô iria perto do rio a salvado eu aceitaria a vida como ela é viajaria prazo pro inferno marinha banho gelado o inverno você e eu deixaria de bebê você ficaria rico no
mês eu andaria de mim ar pra virar porque eu mudaria até o meu nome eu viveria em greve de fome desejaria todo dia a mesma mulher você e eu você você eu sei muito bem virar latente que dengue era cantável mesmo assim muito bem a beleza e entender o jeito então vejo que ainda existe características trovadorescas nos dias de hoje na atualidade e muitas músicas eu peguei uma específica isso pra você curtir mas tem várias outras que pôde colocar aqui que tem as mesmas características show de bola cantiga amor quem tinha de amigo antigo amigo
característica primeiro o trovador assumir o papel feminino tem um eu lírico feminino a não é que é uma mulher que escreveu não é um homem escrevendo com uma voz feminina então no poema quem fala no poema é uma mulher na vossa menina obviamente em direção aqui a ao amigo ao homem que ama entenda que é amigo como namorado então naquela época palavra amigo é servia para designar também namorado então aqui é uma mulher foram para o seu namorado primeiro essa mulher é muito bela formosa graciosa e camponesa mora no campo a mulher do eu lírico
desse poema e amigo do tipo de amigo mora no campo e ela fala com o seu homem o seu namorado que é um mentiroso um traidor porém o bonitão não entendeu é um mentiroso e traidor mas é pura e tão certo beleza esse é a as duas relações aí o que eu tenho aqui ela sofre como temática do poema né ela sofre por sentir saudades do seu namorado do seu amigo certo ela chora pelo abandono porque o namorado abandonou por algum motivo não foi pra guerra ou partir para um outro lugar para ir para o
mar fazer essas navegações estava rolando na época também certo e se ao me abandona ela ou por alguma situação certo então é essa angústia é e sempre tem um ambiente pastoril no meio do campo bucólico né ou campo até mesmo marcar então sempre rola a ad gama assim é encenado esse poema ou acontece com um fundo pano de fundo mário de ambiente camponês pastoril até mesmo do mar beleza e aí eu tenho 1 a 1 com o nome disso galaico-portuguesa tranquilo muito bem então vamos ver uma criança comer uma cantiga de amigo também lá diz
assim ai flores as flores do verde pinho saberes novas do meu amigo ai deus joé reflores as flores do verde roubos saber diz novas do meu amado aí deus e o é saber dos novos do meu amigo aquele que mente do que pôs comigo aí deu se o é saber diz mal do meu amado aquele que mentiu do que me a jurado a deus que o é se segue a cantigas de amigo muito bem essa quem pensa e dont nisso também outros points do trovadorismo veja que dom dinis escreveu como eu lhe digo feminino e
ela falou que aí ela tava lá no campo correndo florzinhas ela falou assim o flu ela conversa com as flores zona que bonitinho olha que fofinho ela converse com as flores as flores as flores verdinhas bonitinhas sejam ver meu namorado não sabe do meu deus não sabe ela fica conversando com a profundidade do namorado resolver o meu namorado ai flores do verde ramos e saber do novo meu amado não sabes não sabe de nada me contem ai deus não sabe ela fica chorando na ilha das flores dizia perguntando a florzinha cadeira amarrada velho e ela
fala a esse crime tio ó sabendo nada do meu amigo e mentindo que pôs comigo a deus ele mentiu pra mim foi embora e me deixou a saber dele conta mesmo tendo atraído tendo omitido ela continua amando essa cara show de bola muito bem e podemos atualizar isso podemos poder visualizar isso muito bem a opção na terceira me acabo não lembrar da gente fazendo amor nada mal mas ele não tocaram se fosse ligação à sua voz e érika no seringa no hu o o cachorro louco dvd que essa moda faz sofrer cobrança no poeta desse
jeito você me diz morte cada dose cara conta os 10 por cento aumenta gastão crocco tv tem essa montar faz o freio coração não aguenta ver esse jeito você me diz mota o cara toscana contra os 10% aumento semi repentista e o coração não aguenta e os 10% aumento [Música] muito bem pessoas show de bola tranqüilo muito bem aí eu tenho das outras duas que é a crítica de escárnio e maldizer e é isso gente na parte da sátira certo nessas técnicas muito bem primeira delas quem tira de escárnio primeiro característica crítica indireta seis cargos
em sátila ela vai criticar beleza e ela é uma crítica indireta à crítica indireta sendo crítica indireta à pessoa satiriza a outra e não identifica outro que estava utilizando então é uma sátira ou genérica sem mas tenham endereço certo apesar de não identificar na sua antiga além disso linguagem bem trabalhada tem muitas sutilezas ironia trocadilho ambigüidade porquê porque tem uma crítica indireta e direta olha ai dona feia post voz queixar que vos nunca louvo e meu cantar mas hora quero fazer um cantar que vos louvarei toda a vida e vídeos como você quer levar dora
feia velhos andia joão garcia dignidade olha só fala que o fiuza deixar que eu não faço música pra você que num canto que não te louvo na mesma músicas mas hora eu vou fazer uma música pra você então que eu vou te inovar por toda a vida olha só como futebol vá agora o ferro fala vento como eu quero te louvar veja bem eu quero te louvar essa minha música ele faz a rima dona feia velha e sandia ou seja o povo não vai você de uma feia velha e luca vai ser cartão azul não
era totalmente tão veja como funciona essa cantiga descarga mas ele não diz que é a dona feira mas ele tem endereço certo na feira pois bem então feijão como funciona aqui atualizando isso pai e parabéns pra você que me fez entender que minha paixão não é você obrigado por e mostrar esse amor farfus e parabéns pra você me fez entender que minha paixão não é você obrigado por emma está descendo falso e parabéns pra você que me fez entender que minha paixão não é você obrigado por demonstrar esse amor falvo foi também é a vila
lessa só que não é muito bem pessoas foi bola tranqüilo e aí eu tenha cantigas de maldizer que aí ao contrário da cantina descargas aqui devo dizer aqui uma crítica direta e indireta ela geralmente fala o nome da pessoa a quem está sendo definido disse referindo falar você tal fulano de tal faz isso você falou edital é bonito é feio então tem a crítica direta a li certa revelado com a intenção de difamar outra pessoa de jogar pessoa por água baixo deu é essa a idéia que eu tenho a dizer é a linguagem também é
trabalhada e é como uma agressão verbal até algumas vezes palavrões o negócio aqui é fight night declarado vamos lá uma cantiga de mal dizer pra vocês roy queimado morreu com amor em seus cantares por santa maria por o a dona que grande bem queria e por cima tempo mais inovador porque ele ela não quis o bem fazer é seu e seus cantares morreram mas ressurgiu depois vou tecer dia muito bem pedro garcia blue galês vejo que aqui ele já começa falando o nome da pessoa roy foi o da pessoa foi queimado ou seja o rock
morreu queimado queimar a cara com seu amor mas quem não se queimou com amor em seus cantares por santa maria né ea elite nacional desde que não tenha que hotel centrismo né santa maria por uma dona que tanto queria ele bem queria que ele queria tanto ele não tava lá luvango a mulher que queria e por se meter mais trovadores então por se achar trovador quis fazer uma prova para a mulher e ela não quis saber dele é ótimo né tô nem aí pra você e aí ele fez eu cantar e se acabou se queimando
acabou morrendo dizendo assim ó tá queimando a cara tentando cantar essa mulher está dando sua porta e você vem essa idéia aqui nessa cantiga então depois que ele se queimou com essa mulher que ele foi lá e a pessoa que está fazendo essa quantia que o pedro garcia ele tá zoando fla e mão ficando em cima da mulher lá cantando se acham treinador ó tomar a cabeça né aí morreu agora restou o terceiro disco é todo de jesus aí ficar rezando para santa maria x mas no final eu estava de olho na outra mulher aí
a mão na cabeça é certo é isso que ele fala que nós aquele da cantiga pois bem obviamente temos uma atualização disso só o sal [Música] foi racional o que ela fez mas vou deletar sua insensatez renata ingrata trocou o meu amor por uma ilusão renata ingrata quem planta sacanagem cali solidão oi também deu show de bola e olha só pronto falamos das quatro cantigas que nós temos um trovador mesmo é a ser realidade trovadorismo duas aulas bem divididas não se poder entender melhor como funciona o modernismo show de bola parada nas ruas ai que
estudou o ano muito bem e assim agora vai que vai salvar e literatura uma atrás da outra maravilha pessoas não esqueça de clicar no ninho clicar na anterior também não esqueça de mandar pra galera mim e me perguntavam trovadorismo e literatura no canal profundo aí passa também lá no nosso estádio rubro sobre o impasse no facebook fan page no finalzinho e na nossa plataforma pessoas em ponto com ponto br valeu obrigado até a próxima
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